Ver Versão Completa : L200 - Tração 4x4 dúvida.
Olá pessoal,
Estou com uma dúvida. Sempre acionei a 4x4 em chuva forte no asfalto, em outros 4x4 que tive, e a estabilidade melhora MUITO, pricipalmente ao passar em poças à 80-100km/h.
porém agora com a L200, lí no manual que a 4x4 não deve ser acionada em pistas pavimentadas, ok.
Mas, e em chuva forte, será que pode?
abraços :pensativo:
F. França
17/12/2008, 09:04
Mad Dog, Qual Seria O Modelo De Sua L200?
Abraços
Mad Dog, Qual Seria O Modelo De Sua L200?
Abraços
Sport HPE 2005/2005 Mecânica.:rolleyes:
lealrenato
17/12/2008, 16:00
Sport HPE 2005/2005 Mecânica.:rolleyes:
mad dog
se tiver bem escorregadio, asfalto molhado por exemplo.
pode não, DEVE.
juliotecnicoinfo
24/09/2009, 23:53
Olá pessoal,
Estou com um problema: quando aciono a tração da minha L200 e tento fazer uma curva as rodas dianteiras travam.
O que pode ser?
Obrigado.
Julio
L200 GLS 2004/5 (Quadradinha)
Aproveitando o topico, a 4x4 só pode ser acionada ate 100km/h né, mais depois de acionada eu posso passa dos 100km/h ou esse é o limite maximo com a 4H ligada?
Obrigado.
Julio,
1- Elas travam a ponto do carro parar? ou
2- Vc sente que algo está segurando o carro?
Se a sua resposta for a 1, acho que você deve procurar um mecânico.
Se a sua resposta for a 2, isto é considerado "normal". E pq o normal entre aspas? Pois o 4x4 da L200 e de todas as outras pkps fabricadas no BR não pode ser utilizado em pisos de grande aderência, pois não existe um diferencial central para permitir que as rodas girem em velocidades diferentes.
Portanto, quando se está em baixa velocidade e tenta-se fazer uma curva fechada com a tração 4x4 acionada, a força é transferida exatamente a 50% para cada eixo e como nesta situação as rodas tendem a girar de forma diferente entre si, o sistema de transmissão acaba sendo todo forçado. Portanto, nunca faça isto em pisos com aderência.
Eu costumo fazer o seguinte: está chovendo? Aciono o 4x4 mesmo no asfalto. Porém se sei que vou precisar fazer uma curva fechada, eu desligo o 4x4 antes, pois nesta situação vai forçar muito o sistema. Este é um assunto muito discutido e muito polêmico. Vão existir pessoas que irão concordar comigo e outras não. Porém nunca tive problemas usando estes procedimentos.
Um abraço,
Aproveitando o topico, a 4x4 só pode ser acionada ate 100km/h né, mais depois de acionada eu posso passa dos 100km/h ou esse é o limite maximo com a 4H ligada?
Obrigado.
Pode sim. Eu usava constantemente a tração 4x4 em velocidades muito superiores a 100 km/h. Só que fazia isto sempre que estava chovendo. Eu diminuia a velocidade para uns 80, acionava a tração e mandava bala. Isto eu fazia tanto na L200, no Troller ou na Hilux.
Um abraço,
Marcelo-HPE
25/09/2009, 13:34
Se for fazer uma curva fechada com o 4x4 ,principalmente a reduzida acionados, o veículo tende a ficar preso mesmo , como se as rodas estivessem travadas isto é, em pisos aderentes como asfalto etc .
È uma características das picapes 4x4 , é tudo como o AKPG explicou .
Tá lá escrito no manual do proprietário .
abs
Pode sim. Eu usava constantemente a tração 4x4 em velocidades muito superiores a 100 km/h. Só que fazia isto sempre que estava chovendo. Eu diminuia a velocidade para uns 80, acionava a tração e mandava bala. Isto eu fazia tanto na L200, no Troller ou na Hilux.
Um abraço,
Opa, obrigado pelo esclarecimento.
Abraço! :mrgreen:
juliotecnicoinfo
28/09/2009, 02:03
Julio,
1- Elas travam a ponto do carro parar? ou
2- Vc sente que algo está segurando o carro?
Se a sua resposta for a 1, acho que você deve procurar um mecânico.
Se a sua resposta for a 2, isto é considerado "normal". E pq o normal entre aspas? Pois o 4x4 da L200 e de todas as outras pkps fabricadas no BR não pode ser utilizado em pisos de grande aderência, pois não existe um diferencial central para permitir que as rodas girem em velocidades diferentes.
Portanto, quando se está em baixa velocidade e tenta-se fazer uma curva fechada com a tração 4x4 acionada, a força é transferida exatamente a 50% para cada eixo e como nesta situação as rodas tendem a girar de forma diferente entre si, o sistema de transmissão acaba sendo todo forçado. Portanto, nunca faça isto em pisos com aderência.
Eu costumo fazer o seguinte: está chovendo? Aciono o 4x4 mesmo no asfalto. Porém se sei que vou precisar fazer uma curva fechada, eu desligo o 4x4 antes, pois nesta situação vai forçar muito o sistema. Este é um assunto muito discutido e muito polêmico. Vão existir pessoas que irão concordar comigo e outras não. Porém nunca tive problemas usando estes procedimentos.
Um abraço,
Olá amigo, sua explicação foi legal, mas não mencionei que, quando acionado o 4x4 deixei ela parada em uma pequena descida, com as rodas totalmente para um lado qualquer, desengatei a marcha (deixei em ponto morto) descí e tentei empurrar - travada mesmo. Se estou andando, sinto o motor pesar muito, daí penso que ela pode quebrar algo.
Obrigado
Julio
juliotecnicoinfo
28/09/2009, 02:11
Olá amigo, sua explicação foi legal, mas não mencionei que, quando acionado o 4x4 deixei ela parada em uma pequena descida, com as rodas totalmente para um lado qualquer, desengatei a marcha (deixei em ponto morto) descí e tentei empurrar - travada mesmo. Se estou andando, sinto o motor pesar muito, daí penso que ela pode quebrar algo.
Obrigado
Julio
Outro detalhe: Há um tempo fiz uma geral na suspensão, inclusive o mecânico tirou as rodas para engrachar os cubos. Utilizei a tração algumas vezes e nunca havia acontecido isso.(pelo menos não percebí)
Depois disso tive um problema de vazamento na caixa de cêmbio da tração. O mecânico só trocou o retentor do cardan que sai da caixa de tração.
Um tempo depois precisei usar a tração e percebí o problema. Voltei ao mecânico (5 meses depois) e ele disse que só mexeu no retentor e falou ainda que este problema pode ser na roda livre. Como eu estava com muita pressa, ainda não pude voltar para ver o problema, mas gostaria de saber o que ocasiona este tipo de problema antes de voltar lá ou em outro e não ser enganado ou ser esfaqueado com um valor absurdo de peças e mão-de-obra.
Obrigado
Julio
F. França
29/09/2009, 15:47
Picapes com 4x4 sem diferencial central é loucura engatar em pisos com grande aderencia.
Adeus caixa de transferencia!
Abraços!
leobarroso
30/10/2009, 14:11
Um abraço,
E aquele pado de "engate a tração e de uma ré de 5m"
sao so nas antigas ?
Como funciona a tração das L200?
Voei agora !
:parede:
E aquele pado de "engate a tração e de uma ré de 5m"
sao so nas antigas ?
Como funciona a tração das L200?
Voei agora !
:parede:
:pensativo: :pensativo: Acho que isto é somente nas antigas. A minha era uma Outoor 2007...
NilsinhoRox
31/10/2009, 09:31
Outro detalhe: Há um tempo fiz uma geral na suspensão, inclusive o mecânico tirou as rodas para engrachar os cubos. Utilizei a tração algumas vezes e nunca havia acontecido isso.(pelo menos não percebí)
Depois disso tive um problema de vazamento na caixa de cêmbio da tração. O mecânico só trocou o retentor do cardan que sai da caixa de tração.
Um tempo depois precisei usar a tração e percebí o problema. Voltei ao mecânico (5 meses depois) e ele disse que só mexeu no retentor e falou ainda que este problema pode ser na roda livre. Como eu estava com muita pressa, ainda não pude voltar para ver o problema, mas gostaria de saber o que ocasiona este tipo de problema antes de voltar lá ou em outro e não ser enganado ou ser esfaqueado com um valor absurdo de peças e mão-de-obra.
Obrigado
Julio
Julio
Pelo seu relato:
Vc usa mto pouco a Tração??? Se esse é o caso, está extremamente errado!!! O sistema necessita de lubrificação pra não emperrar, e não adianta apenas trocar a graxa, tem que rodar acionado, conselho até do chefe da mecanica da Brabus (Gustavo).
O correto é engata-la no minimo a cada 15 dias e rodar (um bom periodo), dando tempo do sistema se auto-lubrificar!!! Nas Rangers por ex. se vc passa mto tempo sem usar a Tração ela tende a emperrar ja que seu acionamento é elétrico...
Não é aconselhavel o uso da tração no asfalto, na minha opinião é um crime com a caixa de transferencia!!!
MAS se vc não tem costume de passar por estradas de pouca aderencia... Pega uma rua ou avenida que não tenha curvas e rode com a tração ligada. Sem fazer curvas!!!
NUNCA FAÇA CURVA TRAÇADO NO ASFALTO... Vc com certeza pode quebrar as homocinéticas ou a ponta do semi-eixo!!!
E uma outra coisa, traçado a vtr tende a ir sempre reto, mesmo em curvas... Cautela!!!
[]'ssss
NilsinhoRox
31/10/2009, 09:34
Picapes com 4x4 sem diferencial central é loucura engatar em pisos com grande aderencia.
Adeus caixa de transferencia!
Abraços!
X2
Loucura mesmo!!!
[]'s