PDA

Ver Versão Completa : Meu novo CJ5..ajudem-me, por favor!!!

bianca
16/12/2008, 10:27
Oi rapazes!!!

Estou montando um novo 4x4...

Este será meu primeiro CJ5... enfim... estou pensando em juntar: Chassi CJ5 + motor AP 1.8 FLEX (2005) + câmbio CLARK 5 marchas (C20) ...

O que vcs acham dessas adaptações?? Será que terei problemas??...

Estou esperando só a "aprovação" de vcs, rsrssr...

Obrigada pela atenção... beijocas!!!
Bianca

Amauri Marques Farias
16/12/2008, 10:48
eu acho que e muito cambio para pouco motor ... boa sorte na empreitada

Duda Lopes
16/12/2008, 11:03
Bianca,

Qual será a finalidade do Jeep?

Passeios? Trilhas Pesadas? Asfalto? Dia-a-dia?

Duda.

rubensx
16/12/2008, 11:15
Oi rapazes!!!

Este será meu primeiro CJ5... enfim... estou pensando em juntar: Chassi CJ5 + motor AP 1.8 FLEX (2005) + câmbio CLARK 5 marchas (C20) ...

Bianca

se for 2.0 melhor mas 1.8 até empurra (o cambio e o motor aguenta e funciona normal pois jah vi 1.6 totalflex andando o que num acho muito bom mass) como o Duda disse ali em cima

depende da utilidade

jotinha4x4
16/12/2008, 11:20
Oi rapazes!!!

Bianca

ei bianca parabens pela compra!!!
com relaçao a adaptaçao vc nao teria problemas, a configuraçao e boa sim..... mas conforme a moçada ja citou isso vi depender muito do que vc quer fazer com o jeep.

CJ 60
16/12/2008, 11:40
Oi rapazes!!!

Bianca

Be Welcome !!

Bom se for partir de motor AP, cambio do chevette é suficiente, e fica com o engate das marchas identico a carro de passeio, agora ao que vc diz "montar" poderia definir melhor.. seria comprar chassi, carroceria tudo separado? se for o conselho é o seguinte pense bem pois no final vai ficar bem mais caro do que comprar um carro andando "montado" e so trocar motor e câmbio como vc disse...

boa sorte, precisando só gritar :concordo:

bianca
16/12/2008, 15:29
Muito obrigada pelas valiosas opiniões...

O processo já está engatilhado... Fui juntando algumas peças de outros carros que já tive, mas como não entendo muita coisa, conto com a ajuda de vcs...

Vamos lá... será meu carro de expedição e eventualmente, usarei em trilhas pesadas (tipo Castelhanos - Ilhabela-, Praia Brava -Boiçucanga-... nada muito pior que isso...

Terei ciúmes de judiar muito, qdo ele ficar pronto...

Me disseram para cortar o chassi e alongar a carroceria em + ou menos uns 15 cm, para ganhar espaço.

Tenho medo de cortar o chassi:shock:... O QUE VCS ACHAM??? Será que vai comprometer a estrutura do carro???

Ai rapazes... nem sei como agradecê-los!!! Depois de pronto, postarei fotos para que vejam!!
Beijocas
Bianca

rubensx
16/12/2008, 16:07
Muito obrigada pelas valiosas opiniões...

O processo já está engatilhado... Fui juntando algumas peças de outros carros que já tive, mas como não entendo muita coisa, conto com a ajuda de vcs...

Vamos lá... será meu carro de expedição e eventualmente, usarei em trilhas pesadas (tipo Castelhanos - Ilhabela-, Praia Brava -Boiçucanga-... nada muito pior que isso...

Terei ciúmes de judiar muito, qdo ele ficar pronto...

Me disseram para cortar o chassi e alongar a carroceria em + ou menos uns 15 cm, para ganhar espaço.

Tenho medo de cortar o chassi:shock:... O QUE VCS ACHAM??? Será que vai comprometer a estrutura do carro???

Ai rapazes... nem sei como agradecê-los!!! Depois de pronto, postarei fotos para que vejam!!
Beijocas
Bianca

Moça.. vc está prestes a ver muito dinheiro ir pro ralo e ter muita alegria com isso, mas terá de ter muita paciência e gente capacitada pra fazer tudo isso... vamos lá

Ilhabela etc são trilhas medianas e não tem nada de pesado demais, dependendo da época do ano é tranquilo mas exige do conjunto

algumas pergutnas a mais

1- vc quer mais espaço para que?? se não tiver muita necessidade não entre na de alongar chassis, só faça se sua necessidade muito lhe convir (vc ser muito alta tipo ana rickman ou pensar em leva ra familia toda e mais um pouco). Esticar chassis não tem problema desde que feito por algum profissional ou mesmo se vc souber fazer bem com muito cuidado, cortes no chassis em ângulos e solda mig e reforços (coloque sinta de reforço pro baixo do chassis), é caro mas vale a pena pela estabilidade da viatura, mas dai eu te aconselho a mexer tb nos eixos (colocar de rural) e molas de toyota... sai uma graninha...

2- as peças que vc tem são boas? estão em bom estado ou são recuperáveis?? motor 1.8 flex até leva o conjunto mas num sei se é o melhor pra algo um pouco mais pesado, se for 2.0 melhor, mesmo asism cambio de chevete melhor custo beneficio rpa vc, se já tiver o clark de c20 ótimo use ele se não procure do chevette.

Digo essas cosias pois eu estou ha 1 ano e 4 meses parado com meu jeep pois resolvi esticar chassis dai foram inumeras alteraçÕes rpa fazer justament eo que vc tb quer fazer...

esticar chassis se vc esticar exatos 37cm vc pode ir nesse site e ligar pro Frederico www.fiber4x4.com.br e pedir uma carroceria alongada já pronta com 37cm a mais de fibra, muito boa!

molas - procure kit de toyota te dará mais conforto

eixos - procure os de rurla mais largos e te darão mais estabilidade em deslocamentos

motor - precisa ter procedencia pra colocar no doc

chassis - com doc procure algum que num vá te dar dor de cabeça e por favor esticar não é dificil e não tem misterio MAS que seja feito com critério e porque sabe fazer e deixar reto, alinhado, reforçado e com acabamento decente pra não te trazer problemas

procure na pesquisa do forum todos esses assuntos foram discutidos exaustivamente e tem mutia informação, mas não esqueça se está pensando nesses tipos de alteração não pense que vc terá de gastar apenas 15 mil reais pra ter um jeep assim, pode elevar esse valor e veja se isso é relamente o seu objetivo

derepente com um samurai em bom estado resolve seu problema

abraços

bianca
16/12/2008, 16:40
Moça.. vc está prestes a ver muito dinheiro ir pro ralo e ter muita alegria com isso, mas terá de ter muita paciência e gente capacitada pra fazer tudo isso... vamos lá

Ilhabela etc são trilhas medianas e não tem nada de pesado demais, dependendo da época do ano é tranquilo mas exige do conjunto

algumas pergutnas a mais

1- vc quer mais espaço para que?? se não tiver muita necessidade não entre na de alongar chassis, só faça se sua necessidade muito lhe convir (vc ser muito alta tipo ana rickman ou pensar em leva ra familia toda e mais um pouco). Esticar chassis não tem problema desde que feito por algum profissional ou mesmo se vc souber fazer bem com muito cuidado, cortes no chassis em ângulos e solda mig e reforços (coloque sinta de reforço pro baixo do chassis), é caro mas vale a pena pela estabilidade da viatura, mas dai eu te aconselho a mexer tb nos eixos (colocar de rural) e molas de toyota... sai uma graninha...

2- as peças que vc tem são boas? estão em bom estado ou são recuperáveis?? motor 1.8 flex até leva o conjunto mas num sei se é o melhor pra algo um pouco mais pesado, se for 2.0 melhor, mesmo asism cambio de chevete melhor custo beneficio rpa vc, se já tiver o clark de c20 ótimo use ele se não procure do chevette.

Digo essas cosias pois eu estou ha 1 ano e 4 meses parado com meu jeep pois resolvi esticar chassis dai foram inumeras alteraçÕes rpa fazer justament eo que vc tb quer fazer...

esticar chassis se vc esticar exatos 37cm vc pode ir nesse site e ligar pro Frederico www.fiber4x4.com.br e pedir uma carroceria alongada já pronta com 37cm a mais de fibra, muito boa!

molas - procure kit de toyota te dará mais conforto

eixos - procure os de rurla mais largos e te darão mais estabilidade em deslocamentos

motor - precisa ter procedencia pra colocar no doc

chassis - com doc procure algum que num vá te dar dor de cabeça e por favor esticar não é dificil e não tem misterio MAS que seja feito com critério e porque sabe fazer e deixar reto, alinhado, reforçado e com acabamento decente pra não te trazer problemas

procure na pesquisa do forum todos esses assuntos foram discutidos exaustivamente e tem mutia informação, mas não esqueça se está pensando nesses tipos de alteração não pense que vc terá de gastar apenas 15 mil reais pra ter um jeep assim, pode elevar esse valor e veja se isso é relamente o seu objetivo

derepente com um samurai em bom estado resolve seu problema

abraços
Rubens, meu querido!! Obrigada pelas dicas!!! Vou estudar mais no fórum, depois do que vc me disse.

Tbém tenho receio de mexer no chassi...

Pelo que eu tô vendo, é difícil encontrar uma carroceria de CJ5 de ferro, né??? Vc tem alguma dica??? Brigadão e beijocas!!!

Skull Crusher
16/12/2008, 17:31
Olá Bianca! Sobre a carroceria de ferro (aço), tem sim, na Iron Parts http://www.ironparts.com.br/ (http://www.ironparts.com.br/)
De fibra de vidro, tem a Fiber 4x4 http://www.fiber4x4.com.br/ (http://www.fiber4x4.com.br/)

Sobre motorização, cuidado para não optar por um motor com pouco torque em baixa rotação e de manutenção cara. Qualquer coisa, pode contar com a gente aqui do Forum, ok?

Skull

Luiz_Fernando
16/12/2008, 17:34
Bianca,

CJ5 com Ap 1.8 injetado + C-20 é a configuração que tenho. Sobre o que eu acho: espetáculo!

Tocalopau!!!

Skull Crusher
16/12/2008, 17:38
Bianca, dá uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30370 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30370)

É um ponto de partida para você se embasar e formar uma opnião e não ficar vendida ao assunto. Faça uso da ferramenta aqui do forum "Pesquisar". Irá ajudá-la ainda mais.

Vamos que vamos!

EduMendes
16/12/2008, 19:14
Bianca,

Tambem acho que AP 2.0 injetado + chevete é uma boa configuração. Não recomendo alongar o chassi, pode ser um buraco sem fim...... Montar um Jeep tambem pode ser um buraco ainda maior.

Apenas gostaria de lembrar alguns itens que aprendi na jornada de reforma do meu CJ5 e que no ínicio não dei muita importancia.

- Relação diferencial > dependendo da configuração esta relação pode fazer o conjunto ficar xoxo ou super reduzido, a ponto de chegar na 3 marcha em menos de 40km/h. Se não for viajar muito e colocar um AP injetado eu iria da cambio 4M.

- Escapamento > tambem é algo que não prestei atenção, deixei para a mecanica onde troquei o motor fazer :parede::parede:..... Nossa, nunca vi um cano retorcer tanto.... ficou muito ruim. Tive que refazer todo o escape, desde o coletor, e olha que deu uma super diferença, não só no ronco como no desempenho.

- Suspensão > recomendo muito as molas de Toyota como recomendado pelo Rubens, realmente fizeram a diferença no meu CJ5.

Se for realmente partir para uma montagem do zero, :shock: parte eletrica, refrigeração do motor, etc...

Qualquer coisa estamos aí, reforço o que os amigos já falaram : ESTE FORUM AJUDA MUITO.

Abraço

Duda Lopes
16/12/2008, 19:30
Bianca,

Acho que existem 2 fatores principais que o pessoal já citou, então sugiro você pensar:

1) Quanto você quer gastar? (É pra ter uma base de que configuração o seu Jeep terá, tipo: mecanica, acessorios, freios, guincho, etc, etc, etc)

2) Você já tem algum profissional para tocar a empreitada? Se sim, conhece o serviço dele?

É isso, precisando estamos aí.

bianca
16/12/2008, 20:48
Bianca,

Acho que existem 2 fatores principais que o pessoal já citou, então sugiro você pensar:

1) Quanto você quer gastar? (É pra ter uma base de que configuração o seu Jeep terá, tipo: mecanica, acessorios, freios, guincho, etc, etc, etc)

2) Você já tem algum profissional para tocar a empreitada? Se sim, conhece o serviço dele?

É isso, precisando estamos aí.
Duda... não pretendo gastar uma fortuna, rsrsrsr, como já disse, tenho alguma coisa por aqui....

Qto aos profissionais, conheço alguns, mas eles adoram tentar fazer de boba uma jovem com jeito de desentendida (e desentendida, ahauhau), por isso é que agradeço muito a juda que vcs estão me dando!!!
Obrigada e beijocas

bianca
16/12/2008, 20:52
Obrigada pelos toques importantíssimos que vc me deu!!! Com certeza, pesquisarei bastatnte e prestarei atenção nesses "detalhes" indicados por vc!! E claro, pesquisarei bastante aqui no forum!!!
Brigadão e beijocas

bianca
16/12/2008, 20:57
Bianca,

CJ5 com Ap 1.8 injetado + C-20 é a configuração que tenho. Sobre o que eu acho: espetáculo!

Tocalopau!!!

Luiz!!!!

*O seu motor AP 1.8 é flex ???
*Qual o consumo na cidade???
*Os diferenciais são do jipe original ??? Que ano é o seu carro???
*Vc tem direção hidráulica???
*Sua suspensão é de Toyota ou é a original do jipe???

Poxa, muito obrigada pela ajuda!!! Beijocas

bianca
16/12/2008, 20:59
Bianca, dá uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30370 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30370)

É um ponto de partida para você se embasar e formar uma opnião e não ficar vendida ao assunto. Faça uso da ferramenta aqui do forum "Pesquisar". Irá ajudá-la ainda mais.

Vamos que vamos!

Skull...

Cara, obrigada pela ajuda!!! Pesquisarei no link que vc enviou. Já entrei na página do IRON PARTS e é lá que eu vou, ehehehe...

Vc sabe a média de preço de uma carroceria de aço???

Brigadão e beijocas

bianca
16/12/2008, 21:11
Rapaziada...

Ouvi falar que seria ótimo colocar molas de Toyota no meu CJ5...

O que vcs acham sobre isso?? Elas são as mais indicadas mesmo???

Hum.....

Vcs recomendam alguém que seja BOM MESMO na solda MIG pra chassis (quero soldar o berço e o apoio da caixa de câmbio)

Beijocas

Bi

Skull Crusher
16/12/2008, 21:32
Bianca, quando eu tive que me decidir se iria de fibra ou aço, fui na Iron parts conhecer o trabalho do Rui de perto...é impecável! Você vai se surpreender com a qualidade deles! Também fui na Fiber 4x4 ver de perto o trabalho do frederico...putz, a carroceria é muito bem feita, super resistente, não é toa que fala bem dela! Eu confeço que tinha um preconceito enorme sobre fibra...mas acabou! rs....hoje tenho uma e estou indo para a segunda! rs...pense com carinho, custos, uso, adaptabilidade ( a de fibra já sai com o túnel do motor que você irá usar, o que é uma p...vantagem )...mas tudo tem prós e contras..ah, o mais difícil pra decidir é que o custo das 2 é praticamente o mesmo....na época paguei R$4500,00 pela de fibra e a de aço custava exatamente a mesma coisa! fique atenta sobre outras de fibra ou aço de menor custo e também de resistência e acabamento inferiores.

Qualquer coisa, pergunte e reponderemos, nós aqui do Forum estamos pra isso!

Skull

sandro prata
18/12/2008, 12:45
Olá Bianca! Tenho um cj5 1.8 totalflex, câmbio de chevette 5 marchas, turbina T2 pequena, bico suplementar com gerenciador digipulse, relação 43x8, pneus 31, posso te garantir que consegui configurar meu jeep em todos os sentidos, uso dia dia e faço trilhas moderadas, poís e meu xodô, sei que existem várias opiniões adversas poís também já fui contra à adptação do motor Ap em Cj5, mas à questão é o custo beneficio do conjunto, poís diesel muito caro muitas mudanças e preço do óleo diesel inviável, motor de opala muito bom mas gastão e tecnologia ultrapassada, e o OHC idem, por favor não atirem pedras poís como já comentei também já fui contra mas todo investimento tem que ser analizado para não ter arrependimentos posteriores e como consequência insatisfação e perca de dinheiro, aproveitando o tópico vou colocar meu jeep nos classificados logo mais com muita dor no coração poís tenho um revenda de automovéis e nem preciso justificar meus motivos, não querendo me gabar mas meu jeep e muito 10, com vários acessórios de primeira e com toda mecânica documentada inclusive flex no documento.
Bianca se precisar de alguma dica à respeito desta configuração tenho certeza que posso ajudar e caso queira fazer um teste drive para ter certeza se é isto que você espera do conjunto é so falar, Valeu!

bianca
18/12/2008, 20:16
Olá Bianca! Tenho um cj5 1.8 totalflex, câmbio de chevette 5 marchas, turbina T2 pequena, bico suplementar com gerenciador digipulse, relação 43x8, pneus 31, posso te garantir que consegui configurar meu jeep em todos os sentidos, uso dia dia e faço trilhas moderadas, poís e meu xodô, sei que existem várias opiniões adversas poís também já fui contra à adptação do motor Ap em Cj5, mas à questão é o custo beneficio do conjunto, poís diesel muito caro muitas mudanças e preço do óleo diesel inviável, motor de opala muito bom mas gastão e tecnologia ultrapassada, e o OHC idem, por favor não atirem pedras poís como já comentei também já fui contra mas todo investimento tem que ser analizado para não ter arrependimentos posteriores e como consequência insatisfação e perca de dinheiro, aproveitando o tópico vou colocar meu jeep nos classificados logo mais com muita dor no coração poís tenho um revenda de automovéis e nem preciso justificar meus motivos, não querendo me gabar mas meu jeep e muito 10, com vários acessórios de primeira e com toda mecânica documentada inclusive flex no documento.
Bianca se precisar de alguma dica à respeito desta configuração tenho certeza que posso ajudar e caso queira fazer um teste drive para ter certeza se é isto que você espera do conjunto é so falar, Valeu!
Sandro

Poxa vida... sinto muito pelo seu jeep... mas não fique triste não.... Após o segundo semestre de 2009, as coisas melhorarão e vc montará um muiiiiito melhor, com motor flex 2.0, vc vai ver!!!

Muito obrigada pelas dicas!!! Assim que tiver mais dúvidas (são milhares, ahauhauha) eu te pergunto!!!
Beijocas!!

sandro manoel dos s.b
19/12/2008, 06:44
Ola manda na chassisforce ele e bom www.chassisforce.com.br (http://www.chassisforce.com.br) Bianca vc vai gostar do trabalho , solda com mig alinha ,corta estica faz reforço bariado todo por cima e por baixo uma solda bonita e um otimo acabamento.espero ter ajudado vc a ele tambem coloca as molas .

ai vai uma foto de um chassis reformado por eles.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/fotosdochassisdejipe_003.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//501/medium/fotosdochassisdejipe_050.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//501/medium/fotosdochassisdejipe_056.jpg

rubensx
19/12/2008, 08:24

tudo bem para carro de dia a dia até acho o AP razoável, mas desculpa... desculpa mesmo pois terei de descordar e muito caso seu carro for pra andar só nos finais de semana

Isso proque a "economia" que vc acha que tem para manter um motor AP e colocar alcool, gas ou qualquer outra coisa (no seu caso foi colocado até turbina o que de modo algum economiza nada) sãos e sutenta sendo que vc roda apenas 2 dias por semana e sacrificou torque em baixa d eum motor de opala, ohc ou outro maior por uma economia que não terá!

Dependendo da manutenção o motor de opala é mais barato que o AP totalflex logo não vi economia

Usa rum willys no dia a dia é totalemnte possivel mas exige que vc abra mão de certos e economia é um deles, não tme como ter um exímio offroad e economia são "potencias opostas" quando vc vai rpa um lado eprde o outro isso na qualidade também.

Não digo que o motor AP não ande no jeep, ele anda, bem até, mas tudo depende da aplicação, turbina ahco bom pra elevar gasto e potencia é relativa no momento que vc precisar de torque vc terá de socar o pé pra subir giro e vai gastar mais combustivel numa trilha do que um motor opala 4cc ou um 6cc

Enfim, ma so AP encara bem a coisa, tudo depende da relação que se usa nos diferenciais, o tamanho dos pneus e peso do carro, o jeep é uma folha d epapel em brnaco vc "desenha" ele como quer, mas tem seus limites...

nunca economia é igual a eficiência num offroad, infelizmente mas dá rpa achar um meio termo sempre

Sobre molas de toyota é sim o mais recomendado existem kits, procure o posto de molas FF

www.molasff.com.br

o kit veio com molas fabrini e tudo de primeira

oberdan4x4
19/12/2008, 08:44
Bianca,
Tenho experiencia em adaptações em viaturas off road, no CJ5 em questão, por mais que você faça, continuará sendo um CJ5 , ou seja , desconfortavel , principalmente para longas expedições. Se queres mesmo o CJ5, tente adaptar o menos possivel, pois gastará bem menos e terá uma viatura razoavel
abraços
Oberdan

Charles_Curitiba
19/12/2008, 13:35
Ola Bianca, muitas informações voce tera de varias pessoas sobre como montar seu Jipe. A realidade é que, se voce quer o jipe pra Trilha, voce terá que fazer um recall geral desde o chassi. Não adianta fazer "jeito", fica bom na hora mas com o tempo voce perceberá que gastou um saco sem fundo de dinheiro.

Quando eu fiz o meu, tinha 2 opções. Trilha ou Passeio (passeio inclui asfalto, terra, areia, enfim), quando falamos em Trilha nos referimos a trilhas do tipo a do Telégrafo (os amigos jipeiros devem conhecer), esta trilha é o inferno pra um jipeiro...11 dias pra andar 40 km.....pois bem.

Se for a 2a. opção (passeio), voce pode tranquilamente montar seu CJ5 de forma original, com um toque esportivo (banco alto, pneus e rodas mais largas talvez uma medida 31 x 10,5 no maximo pra não pesar a direção demais) enfim....o motor pode ser o mesmo 6 cilindros original ou, o que eu recomendaria seria tentar achar um motor 4 cilindros da Ranger antiga a gasolina. Colocar motor VW, caixa Chevrolet..isso é gambiarra, na minha opinião voce acabará tendo um Boggy ao invés de um Jipe com essas mudanças, procure ficar dentro da linha com peças Ford-Willys. Mas voce que escolhe.

Eu tenho o meu há 10 anos, ando na estrada, é 6 cilindros original 4x4, ando na terra e areia, ja atravessei riachos leves...e o bolido ainda é com platinado. Não pego trilha pesada, pois ele nao é preparado pra isso.

Boa sorte com seu novo brinquedo
Charles

Oi rapazes!!!

Bianca

sandro prata
19/12/2008, 14:44
Boa tarde Rubens! é com comentários advesos que conseguimos trocar opiniões e indicarmos nossa preferência, o que quis passar para Bianca é à satisfação de quem já tem um jeep rodando com à configuração desejada, pois já tive diversos jeeps com motor de opala 4cc, 6cc, OHC, bf, cada um com seus prós e contras, à ideia dela é objetivar o uso parecido com meu por isso quis me identificar à ajudar, jeep bom de trilha é o velho bf 6cc tinindo, 3 marchas, relação 43x8, bloqueio de difencial, guincho mecânico, uma boa gaiola, chuteiras em dia no máximo 31, coragem e várias latinhas de SKOL bara amenizar à adrenalina.
AHH! ia me esquecendo quanto ao consumo da turbina vou tentar esclarecer o que fiz nesse brinquedinho, à turbina é uma T2 pequena com 800 gramas enche com 1.800 rpm, no entanto pega muito em baixa, consequentemente um excelente torque, meus 4 bicos na flauta são originais, no entanto pela maneira correta de dirigir ele anda aspirado fazendo em media 5.5km por litro de alcool na cidade e 8.5km na estrada com velocidade média de 110 à 120km, agora se quiser ver os 160cv que se escondem por trás do bico suplementar gerenciado por um digipulse é so pisar fundo más aí realmente não vai ser nada ecônomico, resumindo Rubens toda e qualquer adptação tem que ser feita por profissional capacitado o que graças à Deus eu tive à oportunidade de ter ao meu lado e se algum dia quiser terei o maior prazer em recebe-lo para comprovar à performance e trabalho realizado para chegar em tudo o que estou te declarando, Valeu!

Charles_Curitiba
19/12/2008, 14:56
ao amigo Sandro,e ao amigo Rubens, desculpe a intromissão mas apesar de voces terem feito o espaço da Bianca para trocar farpas sobre o que a porra de uma turbina faz ou deixa de fazer, se esqueceram do velho ditado que "quem tem um jipe faz mais amigos", ou ainda "é melhor um dia ruim de jipe do que um dia bom de trabalho", e pra finalizar "minha namorada disse que se eu não vendesse meu jipe ela me largaria:....puxa que saudades dela"...hauehaeuaheuaheuah

rubensx
19/12/2008, 15:30
amigo charles

não é farpa não foi só esclarecer pontos de vista, pelo que vi é novo no forum e vai entender melhor o tom aqui logo mais não foi esse objetivo não, foi só esclarecendo ;-)

Sandro AGORAAA etendi o tamanho da turbina, mesmo assim acho que num é bme economico assim (pro objetivo de nossa amiga) mas claro que entendi que vc citou ter a turbina mas nÀo que seja pra ela fazer isso ;-)

minha configuração é um motor OHC com injeção eletronica programável PANDOO, supercharger a 0.8bar de pressão rodando a alcool e mais umas traquitanas como cambio da rnager 5 marchas e t-case da ford explorer (é uma ranger vestida de jeep).

devido a feixes de molas de toyota e etc é possivel rodar no dia a dia, não que seja o ideal pois temos SEMPRE um jeep nas mãos... o maior problema do jeep na minha opnião para conforto do memso é devido a distancia de entre-eixos, largura deles e a suspensão feixes de mola (que mesmo sendo do toyota é um pouco ruim em uns pontos mas são indiscutivelmente boas em offroad) meu jeep é 37cm a mais alongado (no entre-eixos) e tem eixos mais largos da rural...

O conselho que dou é não seguir minha receita porque montei ele ao meu modo de guiar e meu ponto de vista, mas para um usduário comum de jeep é muita eletronica embarcada e se der uma pane mais complexa somente quem motnou sabe resolver (tipo eu)...

para expedições eu creio ser dificil usar um CJ5, passeios eu acho mais viável...

enfim

benvindos vcs 3 ao forum e somente cuidado com a area HARDCORE ok?

;-)

Charles_Curitiba
19/12/2008, 20:04
então, na verdade sou novo só no forum pq não tinha me interessado muito em bater papo por aqui até ver alguns pedidos de outros a respeito de problemas e tal...ai eu fiz alguns comentaros...fiz minha inscrição aqui há um bom tempo mas nunca tinha conversado com a galera mesmo, agora que me interessei mais....sobre o tom da conversa realmente não havia entendido mas tudo bem, vou me acostumar...abçs

Charles_Curitiba
19/12/2008, 20:04
o que é o HARDCORE ?

Charles_Curitiba
19/12/2008, 20:09
Alem da iron parts sugiro voces darem uma olhada no site www.cinfel.com.br (http://www.cinfel.com.br) fica em Londrina-PR, a minha é deles..tentei comprar da Iron mas os caras não fizeram muita questão pq disseram que davam exclusividade somente pra lojistas e tal...aquelas baboseiras....comprei o meu da CInfel e estou muito satisfeito..logico, não é original precisa fazer as furações da carroceria e tal...mas estou muito satisfeito.

Riptide
19/12/2008, 21:38
Oi rapazes!!!

Bianca

Boa Noite pessoal,

Eu iria abrir um novo tópico, mas vou aproveitar esse da Bianca.

Sou novo no fórum, mas já passei algumas madrugadas (e ainda passarei mais algumas) lendo posts e mais posts sobre o CJ5 willys aqui no fórum.

Faz 2 anos que tenho vontade de adquirir um Jeep, mas em virtude do trabalho acabo postergando o sonho pra ter mais tempo de planejar.
Pretendo comprar um agora e já estou indo ver alguns veículos neste final de semana. Já li alguma coisa sobre os motores, sobre peças originais, preços de Jeep e etc...
Como estou indo ver este final de semana, gostaria de algumas dicas sobre o que reparar no Jeep?

Pretendo ver mtos e após avaliar os que mais gostar, levaria um mecânico junto pra ver o que os meus olhos não vêem.

Moro no Rio e pretendo usar o Jeep pra ir a praia Gávea-Barra-Gávea. E as vezes (2 vezes na semana) ir pro trabalho Gávea-Centro-Gávea.

Procuro um Jeep original e minha idéia seria colocar um pneu e um banco bacana e um suporte pra levar um longboard.

Alguém pode me dar umas dicas?

Haron
19/12/2008, 22:46
ola Bianca..

olha,esta tudo otimo,so tem um problema....o motor..coloque um de opala,motor ap nao dá muito certo nao..falo isso por experincia propria!!!

coloque um de opala 4cc,vai bem melhor,olha,o motor 4cc do opala com esse cambio que vc quer!!!da uma bela dupla!!

o seu jipe ficara otimo assim:

Motor de opala 4cc(coloque a injeçao do gol,ficara super perfeito)com cambio clarck 5 marchas,nao exagere no pneu,coloque no maximo 33,deixe relaçao curta,pois o cambio de 5 da uma deslanchada boa no conjunto!

assim vc nao forçara o jipe,NAO FICARA NA MAO,e tera CUSTOXBENEFICIO,e manutençao barata!!!

espero ter ajudado...

até +

sandro prata
20/12/2008, 09:22
Bom dia Rubens e Charles! Charles concordo plenamente como Rubens poís só com comentários e discusões (entre aspas) e que conseguimos explorar ás experiencias de companheiros que já fizeram à empreitada da adptação, poís como já disse tive vários jeeps com mecânica diferente e amo todos de paixâo; minha familia era de sitio e sempre tivemos o bruto como carro do dia à dia no entanto pra min conforto é ter o prazer de chegar no topo da montanha e ter o prazer de ficar mais próximo de Deus e da natureza, resumindo bicho do mato! e Charles à pauta no tópico da Bianca ainda vai dar muito o que falar vá se acostumando, Rubens bela máquina à sua me tira uma duvida, á unica coisa que me incomoda na minha turbina é que quando reduzo à sensibilidade do acelerador fica quase incontrolável em trechos de muitos solavancos e irregularidades de alto grau de dificuldade, já sei que é pelo tamanho da turbina mas no seu caso usa o supercharger tem o mesmo comportamento. Valeu à todos.

Elmer_Jeep
20/12/2008, 12:23
ola Bianca..

olha,esta tudo otimo,so tem um problema....o motor..coloque um de opala,motor ap nao dá muito certo nao..falo isso por experincia propria!!!

coloque um de opala 4cc,vai bem melhor,olha,o motor 4cc do opala com esse cambio que vc quer!!!da uma bela dupla!!

o seu jipe ficara otimo assim:

Motor de opala 4cc(coloque a injeçao do gol,ficara super perfeito)com cambio clarck 5 marchas,nao exagere no pneu,coloque no maximo 33,deixe relaçao curta,pois o cambio de 5 da uma deslanchada boa no conjunto!

assim vc nao forçara o jipe,NAO FICARA NA MAO,e tera CUSTOXBENEFICIO,e manutençao barata!!!

espero ter ajudado...

até +

Não existe receita perfeita, tudo vai depender do gosto e do bol$o de cada um.

Não adianta ficar dizendo, faz isso, faz aquilo, compra isso, compra aquilo. O melhor que devemos fazer é orientá-la a pesquisar, ler bastante e trocar idéias pra chegar à uma decisão final.

[]'s

rubensx
20/12/2008, 12:54
Bom dia Rubens e Charles! Charles concordo plenamente como Rubens poís só com comentários e discusões (entre aspas) e que conseguimos explorar ás experiencias de companheiros que já fizeram à empreitada da adptação, poís como já disse tive vários jeeps com mecânica diferente e amo todos de paixâo; minha familia era de sitio e sempre tivemos o bruto como carro do dia à dia no entanto pra min conforto é ter o prazer de chegar no topo da montanha e ter o prazer de ficar mais próximo de Deus e da natureza, resumindo bicho do mato! e Charles à pauta no tópico da Bianca ainda vai dar muito o que falar vá se acostumando, Rubens bela máquina à sua me tira uma duvida, á unica coisa que me incomoda na minha turbina é que quando reduzo à sensibilidade do acelerador fica quase incontrolável em trechos de muitos solavancos e irregularidades de alto grau de dificuldade, já sei que é pelo tamanho da turbina mas no seu caso usa o supercharger tem o mesmo comportamento. Valeu à todos.

Aháaaaa chegou no ponto que eu queria... hehehe

Esse é o problema primordial de uma turbina seja ela pequena ou grande (grande, claro que sentirá isso menos proque ela demora mais pra pressurizar).

O motivo de eu escolher o supercharger foram os seguintes

1- queria torque em baixa
2- queria poder ir até fim de giro (proximo a isso) sem precisar aliviar o pé pra não explodir turbina
3- ter torque GRADUAL (ao contrário da turbina que libera 100% da potencia dela de torque na faixa de giro que ela é dimensionada e desestabiliza o carro, principalemnte se tração trazeira)
4- manutenção de uma turbina me irrita as eternas regulagens e retificas
5- barulho chato de TCHIIII que nunca gostei
6- poder usar o escape dimensionado que eu quiser com o coletor que eu quiser.

Dai já se tem idéia o porque criei o meu supercharger, com o ele vc tem torque em baixa e ele surge gradualmente com o giro do motor, diferentemente da turbina que despeja toda a potencia duma vez (o que claro no 4x4 num faz tanta diferença a não ser a patinada absurda e parecer um caranguejo de lado na lama) mas no momento que vc está 4x2 terá problemas da traseira DANÇAR.
No caso o supercharger tem limite de pressão e ele se desenvolve junto com o motor até o fim de giro sem correr o risco de explodir tudo no final (não que eu queira esguelar 7mil direto pelo contrário).

Dai em vista disso tudo claro temos desvantagens do supercharger:

1- usa correia poli-V que precisa ser bem adaptada se não ela pode patinar e perder potência!
2- barulho que uns gostam e outros detestam de correia do supercharger (eu acho muito legal)
3- se comparado a uma turbina do mesmo tamanho, sempre teremos menos potencia que na turbina, não que isso seja ruim ou prejudicial, mas depende do dimensionamento do projeto
4- é verdade que o Supercharger quase não se tme manutenção alguma, salvo correia e se quebrar algo... SE quebrar claro... pode ser que saia caro pois depende do Supercharger que vc possui não tem peças no mercado nacional.
5- não server, (ou não é tão bom) em provas de arrancada se comapraod com uma turbina, simples... digamos que uma turbina em 3 mil giros despeja 100% da potencia dela de uma só vez (ou quase 100% alçançando sua totalidade nos proximos 500 a 800 giros depois de entrar em fase de pressurização), numa arrancada é o essencial o carro sai "pulando" na frente onde você não necessita absolutamente quase nada de controle já que seria uma linha reta e o supercharger como é gradual você não teria esse pulo de potência instantânea o que vai claro te deixar pra trás até chegar no "deslanche" de final...

Enfim achoq eu consegui exemplificar bem o que fazem os dois, não existem melhor ou pior, como disse o Elmer tudo depende da aplicação, se vc quer fazer trilha ir devagar curtindo e não indoor, melor seria um supercharger

caso queira ler mais sobre esse tipo de prepartação tme umt exto muito bom aqui:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

minha receita de preparaçao do meu motor é muito semelhante, salvo que uso um bom escape dimensionado e injeção eletrônica com alcool o que me rende uns pocotós a mais e mais torque do que um 4.1 250S original... (mas tudo tem um custo... motor é gastão)

bianca
21/12/2008, 22:13
Queridos Rubens X, Elmer (pra mim, "Cocodilo", ahuahau), Sandro, Sandro Manoel, Haron, Riptide, Charles e Oberdan...

Quero agradecer de coração, por todas as opiniões e dicas que vcs me deram!!

Li tudinho, com muita atenção e já estou correndo atrás do que acho mais plausível pra minha situação...

Beijocas a todos!!!
Bia

Haron
22/12/2008, 00:03
Não existe receita perfeita, tudo vai depender do gosto e do bol$o de cada um.

Não adianta ficar dizendo, faz isso, faz aquilo, compra isso, compra aquilo. O melhor que devemos fazer é orientá-la a pesquisar, ler bastante e trocar idéias pra chegar à uma decisão final.

[]'s

Elmer....ela pediu a opiniao de todos sobre o conjunto motorxcambio...e eu apenas dei a minha opiniao...e por experiencia propria..e como vc mesmo comentou,PRECISAMOS ORIENTA-LA,e estou orientando-a!!!

obrigado

sandro prata
22/12/2008, 08:53
Legal Rubens! Velho fico feliz quando à receita aplicada no brinquedo satizfaz nós crianças eternas, poís até me emociono o quanto à gente se diverte com esse vôvo dos automóveis tão fiel às nossas vontades, sabe meu maior prazer é a admiração das crianças com os velhos guerreiros poís aonde vou uma criança chama atenção dos país; Olha paí um Jeep, então isso é o significado dessa loucura que fazemos para deixa-lo da forma que quisermos, resumindo continuamos brincando como crianças e defedendo nossos perfis e diferenças.
Então e isso aí galera continuem nossa Historia o importante é a realização dos nosso sonhos, melhor aínda se for junto de um Jeep, quero desejar um feliz Natal e próspero Ano Novo à todos poís estarei saindo de férias hoje e indo á serra da canastra com meu velho e querido amigo Jeep. Valeu!

chassisforce.com.br
22/12/2008, 23:31
Boa moite .
Bianca
Agora vamos trocar peças como vc esta querendo montar uma viatura nova a galera vai estar a dispoziçao.
procure troca de peças.

SmootH_
23/12/2008, 12:38
ja pensou em montar um cj6, em vez de alongar o chassis de um cj5?
acho valido, ja que não tera emendas no chassis e etc
quanto a motorização, um diesel tem os pros e contras
eu particularmente nao gosto
mas sei que são maioria em expedições e etc
cambio, é valido um de 4 ou 5 marchas
dependendo da potencia do motor
se omotor for menos forte, é bom usar 4 marchas, pra ter a primeira mais curta, e a quarta pra obter mais velocidade. ou então de 5 marchas pra ter a primeira mais curta ainda.
se quer um motor um pouco mais parrudo, dependendo do caso vai ter mais gasto de combustivel, mas podera usar 3 marchas tranquilamente
como se fossem a terceira, quarta, e quinta marcha de um carro normal
ja que teria força de sobra pra arrancar em terceira marcha(ou seja, a primeira do cambio de 3 marchas)
se te importa com economia de combustivel, vai ter que ser muito bem pensado teu conjunto motor/cambio
caso contrario, tanto um opala 4 quando um V8 podem fazer a media de 4 ou 5 km por litro, talvez ate mais
espero ter ajudado pelomenos um pouco
[]´s