PDA

Ver Versão Completa : Transmissão Rural original



jdutra
24/09/2004, 12:57
Galera,

Possuo uma Rural 3m 4x4 1963. A minha dúvida é a seguinte: como é a distribuição de força entre os eixos dianteiro é traseiro na configuração original da Rural?? É 50% para cada ou o dianteiro recebe menos força?
Gostaria de saber se a distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro funciona da mesma força do que a distribuição entre as rodas direita e esquerda no caso de blocante 100%.

Valeu

Pedro Bachir
24/09/2004, 18:31
Galera,

Possuo uma Rural 3m 4x4 1963. A minha dúvida é a seguinte: como é a distribuição de força entre os eixos dianteiro é traseiro na configuração original da Rural?? É 50% para cada ou o dianteiro recebe menos força?
Gostaria de saber se a distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro funciona da mesma força do que a distribuição entre as rodas direita e esquerda no caso de blocante 100%.

Valeu

50% pro diantero e 50% pro trazeiro........... :wink:
quanto a segunda parte da pergunta eu não intendi...... vc poderia explicar melhor???/ :roll:

jdutra
25/09/2004, 13:14
A pergunta era só essa mesmo....eu que compliquei. Valeu tirou minha duvida.

Ja aproveitando o tópico, já que a força é distribuida 50% para cada eixo podemos dizer que a camionete perde força. Vamos dizer que apenas a frente esta pegando traçao, a camionete tera a metade da força não é?

Pedro Bachir
25/09/2004, 21:10
A pergunta era só essa mesmo....eu que compliquei. Valeu tirou minha duvida.

Ja aproveitando o tópico, já que a força é distribuida 50% para cada eixo podemos dizer que a camionete perde força. Vamos dizer que apenas a frente esta pegando traçao, a camionete tera a metade da força não é?

Ela um pokinho de força, a força que eh dissipada pelas engrenagens...... :roll:

axo que não....... axo que ela terá a mesma força....... mas deixo pros mais entendidos confirmarem ou não......... :roll:

jdutra
25/09/2004, 22:23
Pq esse motor original BF161 com a caixa 3m a primeira marcha é muito fraca. Hj fui subir um morro cmo tração 4x2 ....foi indo blz...dai patinou e tal....tudo bem...engatei as 4x4 (sem reduzida)....como com 4x4 a camionete pegava tração, nao patinava, ela nao tinha força pra arrancar...ta cert oque o morro era forte, mas o minimo era arrancar em primeira marcha. Dai com a reduzida resolvi o problema, mas o que vejo é que com a caixa original 3m e o motor original na rural que é bem pesada, a tração 4x4 sem reduzida é muito pouco utilizada pois deixa a camionete muito fraca....
Alias quantos % de força a camionete ganha engatando a reduzida??
Andar em terceira marcha reduzida é mais forte que em primeira 4x4 sem reduzida??

Valeu!!

ps: desculpe pelas muitas perguntas....

Pedro Bachir
25/09/2004, 22:59
Pq esse motor original BF161 com a caixa 3m a primeira marcha é muito fraca. Hj fui subir um morro cmo tração 4x2 ....foi indo blz...dai patinou e tal....tudo bem...engatei as 4x4 (sem reduzida)....como com 4x4 a camionete pegava tração, nao patinava, ela nao tinha força pra arrancar...ta cert oque o morro era forte, mas o minimo era arrancar em primeira marcha. Dai com a reduzida resolvi o problema, mas o que vejo é que com a caixa original 3m e o motor original na rural que é bem pesada, a tração 4x4 sem reduzida é muito pouco utilizada pois deixa a camionete muito fraca....
Alias quantos % de força a camionete ganha engatando a reduzida??
Andar em terceira marcha reduzida é mais forte que em primeira 4x4 sem reduzida??

Valeu!!

ps: desculpe pelas muitas perguntas....

Tu sabe qualé a relação do teu dif???
Creio que não tinha força pq parava de patinar.........
A relação da t-case willys eh de 2,46 : 1, para saber qual a relação de cada marcha com a reduzida engatada, eh soh vc pegar a relação da marcha e multiplicar por 2,46, por ex, a terceira do câmbio 3 marchas, vale 1(1:1) em terceira reduzida, será: 1x2,46=2,46, e a primeira vale 2,80 então a primeira normal tem mais força do que a terceira reduzida........ :roll: :wink:

qualquer coisa estamos ae!!!!!!!! :)

jdutra
25/09/2004, 23:18
Os dados que eu tenho são esses

1a velocidade 2,798:1
2a velocidade 1,551:1
3a velocidade 1:1
Ré 3,544:1

Diferencial

Modelo 8222 (4x4) 5,38:1

Reduzida 2,46 (como você ja tinha dito)

Com esses dados tem como fazer uma tabelinha por ordem de força das marchas?

Tipo faço 2,798 x 2,46 pra obter a força da primeira reduzida?

E pra que serve o valor 5,38 do diferencial ?? uso pra que calculo?

jdutra
25/09/2004, 23:19
Outra coisa: sei que a ré é mais forte que a primeira marcha (até pelos numeros e valores informados anterioremente podemos ver isso).
Mas ao mesmo tempo como é mais forte ja ouvi dizer que quando necessitamos de muita força.....tipo puxar um carro atolado ou sei la o que....nao puxar de ré pois as engrenagens são mais fracas e podem quebrar....isso é real?

andretomasi
25/09/2004, 23:34
Pra puxar um atolado ou quando precisar de mais força, tem a reduzida; usando-a, poupa o resto da transmissão que seria forçada se não reduzisse. Usar a reduzida também evita ficar queimando embreagem.

[ ]´s

andretomasi
25/09/2004, 23:36
Relação do diferencial vai determinar, entre outras coisas, a velocidade final, a arrancada e a força que vais ter no veículo.. dá uma olhada aqui, acabei de postar a fórmula em outro tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=60492#60492

[ ]´s

jdutra
25/09/2004, 23:50
A reduzida não usa embreagem?

Essa é outra duvida, pois uma vez a embreagem tava patinando numa trilha por causa do barro e não cnosegui andar direito, dai com a reduzida parecia normal.

Eita...topicozinho se alongando...pelo menos to tirando as minhas duvidas...

Valeu galera...

Pedro Bachir
25/09/2004, 23:50
Os dados que eu tenho são esses

1a velocidade 2,798:1
2a velocidade 1,551:1
3a velocidade 1:1
Ré 3,544:1

Diferencial

Modelo 8222 (4x4) 5,38:1

Reduzida 2,46 (como você ja tinha dito)

Com esses dados tem como fazer uma tabelinha por ordem de força das marchas?

Tipo faço 2,798 x 2,46 pra obter a força da primeira reduzida?

E pra que serve o valor 5,38 do diferencial ?? uso pra que calculo?

Com esses dados, vc pode fazer uma tabela de relações de marchas, com reduzida e normal....... :wink:

Na verdade eh para obter a relação........... :wink:

Eu soh perguntei por curiosidade...... mas com esses dados, vc pode brincar com um punhado de fórmulas!!!!! :lol: :wink: :roll:

Realmente não eh recomendável arrastar ninguem de ré!!!! :roll:

Pedro Bachir
25/09/2004, 23:52
A reduzida não usa embreagem?

Essa é outra duvida, pois uma vez a embreagem tava patinando numa trilha por causa do barro e não cnosegui andar direito, dai com a reduzida parecia normal.

Eita...topicozinho se alongando...pelo menos to tirando as minhas duvidas...

Valeu galera...

Usa sim!!!!!! o que acontece eh que usando a reduzida a embreagem eh menos forçada a patinar............. :wink:

Pedro Bachir
26/09/2004, 00:05
Pra puxar um atolado ou quando precisar de mais força, tem a reduzida; usando-a, poupa o resto da transmissão que seria forçada se não reduzisse. Usar a reduzida também evita ficar queimando embreagem.

[ ]´s

Eh verdade!!!! me da uma aflição fika veno os outros queimarem embreagem!!!!! quando tentar uma vez sem reduzir e não der, engata a reduzida ao invés de tentar passar queimando embreagem!!!! :roll: :lol:

dickvigarista
03/10/2004, 01:10
8) Minha cx transferencia era de jeep com duas
palancas, mas estou substituindo por motivo de quebra,
por uma de f-75 com uma palanca. Gostaria de saber
se alguém já colocou esta palanca no assoalho
e como adaptou. Valeu. :lol: