PDA

Ver Versão Completa : [DÚVIDA] Fixação e regulagem da antena

rogeriomasih
15/12/2008, 22:46
Caros colegas,

tenho um rádio Yaseu 1802 instalado na minha ranger.

A antena que estou utilizando é:
http://www.aquario.com.br/?action=produto/detalhe&c=3&s=32&p=75

Bom, a base da mesma foi fixada na capota de fibra, logo atrás da cabine. A dúvida é a seguinte: este tipo de antena precisa de aterramento?

As recomendações do manual de instalação estão em anexo.

Outra dúvida, o manual recomenda realizar o teste de ROE e fazer o ajuste fino do comprimento da antena. Alguém pode me orientar sobre como faze-lo?

Abraços e obrigado pela atenção.

JEFFCATUNDA
16/12/2008, 01:00
Caros colegas,

tenho um rádio Yaseu 1802 instalado na minha ranger.

A antena que estou utilizando é:
http://www.aquario.com.br/?action=produto/detalhe&c=3&s=32&p=75

Bom, a base da mesma foi fixada na capota de fibra, logo atrás da cabine. A dúvida é a seguinte: este tipo de antena precisa de aterramento?

As recomendações do manual de instalação estão em anexo.

Outra dúvida, o manual recomenda realizar o teste de ROE e fazer o ajuste fino do comprimento da antena. Alguém pode me orientar sobre como faze-lo?

Abraços e obrigado pela atenção.
Rogerio cara..
deixa de ser mão de vaca e leva a ranger lá no arnóbio que ele dá o grau...e talvez nem cobre nada colega....vai lá!

Mas acho eu que vc deve fixar no final da carroceria, ainda no metal....antena detesta fibra e vidro.....

rogeriomasih
16/12/2008, 21:38
Foi ele que instalou na capota de fibra...por isso a minha dúvida.

Mas vou passar por lá sim e pedir para ele dar uma olhada.

Valeu.

marc7767
17/12/2008, 00:35
Olá, Rogério:

1 - Sim, precisa de aterramento, como qualquer antena.

2 - Para medir a estacionária, você tem que ter o aparelho adequado (e no seu caso, são duas frequências), que custa bem mais do que mandar alguém profissional medir e consertar o que está incorreto.

Um abraço,

Marcelo.

rogeriomasih
18/12/2008, 00:55
Oi, Marcelo.

Obrigado pelas dicas.

Mais uma dúvida: o aterramento é feito pela própria base da antena? nesse caso, tem que furar a lataria ou raspar a pintura?

marc7767
19/12/2008, 16:21
Não, você pode puxar um cabo discretamente, escondido, e prender ele a qualquer parafuso na lataria do veículo.

Abraços.

Alexandre Banana
23/12/2008, 23:36
Instalei um rádio na minha viatura hoje ... e não tem esse fio fazendo aterramento não ... só o suporte no porta malas mesmo ... e o rádio está funcionando q é uma MAGAVILHA

JEFFCATUNDA
24/12/2008, 07:38
Instalei um rádio na minha viatura hoje ... e não tem esse fio fazendo aterramento não ... só o suporte no porta malas mesmo ... e o rádio está funcionando q é uma MAGAVILHA
Em viaturas com teto em chapa metálica realmente não precisa colega...O problema do Rogério é que ele instalou em uma base muito proxima doa cobertura de fibra da ramger dele, bem como em um local baixo....

O que o outro colega falou sobre um aterramento, segundo ele, melhoraria a transmissão em viaturas com muita fibra ...ou com grandes areas envidraçadas....

rogeriomasih
25/12/2008, 01:33
O problema do Rogério é que ele instalou em uma base muito proxima doa cobertura de fibra da ramger dele, bem como em um local baixo...

muito próximo não...exatamente na tampa de fibra, sem nenhum contato com a chapa.

JEFFCATUNDA
25/12/2008, 01:58
muito próximo não...exatamente na tampa de fibra, sem nenhum contato com a chapa.
Rogério...
O Arnobio pediu para vc levar a viatura lá para ele dar uma olhada....

rogeriomasih
26/12/2008, 06:24
OK.

vou levar logo hoje, antes de viajar.