PDA

Ver Versão Completa : Relações de diferencial



manolo
24/09/2004, 11:36
Por acaso eu escutei sobre uma firma em SP que fabrica relações de diferenciais para todos os carros, inclusive JPX e melhor de tudo isso é que essa firma faria relações mais longas para o jota, utilizando o diferencial carraro mesmo, Alguém sabe se isso é verdade? Segundo me foi passado, inclusive essas relações já foram testadas.
Estou esperando que um amigo aqui do jipe Clube me arrume esse bendito telefone.

Marcelo R. A. da Cunha
29/09/2004, 08:08
Manolo,

O telefone da Mevi e 11 6941-1577 ou www.mevi.com.br, nao sei se foi testado sei que foi calculado e as duas possiveis relacaoes eram a 44/10 ou 40/10, acho que com o 33 vc deveria usar a 44/10, ou ate um pouco mais reduzido no seu caso.

um abraco

Marcelo Cunha

carlosee
29/12/2004, 00:48
Salve Amigos...

Possuo (na verdade é do meu "sogro" :roll: ) um JPX 94 com motor original, mas o turbo foi tirado. Estamos pensando em substituir o motor por um de maior potencia (provavelmente um MWM...) alem de todo o conjunto. O principal problema, é o "rombo" no orcamento em torno de 10 a 15 mil lts. Por este motivo :idea: , jah que o motor original dele jah foi mexido, e esta excelente (dentro do possivel), pensamos em trocar a relacao de diferencial, pra ele ficar mais ligeiro, e nao sofrer tanto na trilha, principalmente em morros, pois dependendo do mesmo, o J berra, berra... e nao consegue subir, tendo que algumas vezes apelar para a reduzida :oops: . O problema eh que as pecas originais sao italianas, da marca carrara, e ficaria um tanto inviavel importar estas... alguem sabe se existe alguma marca nacional ou de mais facil aquisicao que sirva no diferencial do jeep!? Será que vai melhorar bastante a arrancada da viatura? Alguma sugestao?

Um forte abraco, e um feliz 2005 a todos... :wink:

cristiano
29/12/2004, 08:15
Carlos, eu tenho lido muito sobre Engesas aqui e pelo que eu entendi, esse motor original sem turbo é uma caca... sugiro recolocar o mesmo ou a trocar do motor...

Tem gente querendo colocar motor de L200...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6902

Pelo motor MWM da S10...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1919

Outros
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4617
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1461

carlosee
29/12/2004, 12:35
Grande Cristiano!!!

Valeu pelos links... estes de adaptação dos engesas eu ainda nao havia visto! Estamos estudando a troca... mas antes de qualquer alteração no motor, gostariamos de mexer na relacao do diferencial, pra ver se surte algum efeito "satisfatorio". Alguem conhece algum jogo de engrenagem que sirva no diferencial do JPX que seja fácil de encontrar? Já fizeram esta modificação???

[]´s aguardando ansioso pela resposta

Martin Melcop
29/12/2004, 15:25
Carlos,

no eixo carraro, vai ser dificil vc mudar as relações!!!

E mudar as relações não vai adiantar muito não, o motor com turbo já é ruim para andar com o carro, sem turbo não deve andar nada, se vc encurtar a relação, vai ficar com o carro mais esperto, porém muito lento, ele já lento com turbo e relação normal, se vc quer alongar o carro vai ter que sair de primeira reduzida pois o carro não vai ter força para nada.

Vc está querendo tapar o sol com a peneira, vc quer mudar alguma coisa onde o seu probelma é totalmente outro.
Se vc não quer gastar no diesel coloca um AP 2.0 a alcool ou gasolina, mantem as mesmas relações e fica feliz. Vai gastar uns 5K
Se quiser gastar no diesel (eu particularmente desaconcelho) vc vai ter que mudar eixo, Dana 44 de Rural pelo que vi são os melhores... mas vai gastar nessa adpatação uns 20K

Com 15K de diferença vc roda muitos e muitos km

gvogetta
30/12/2004, 17:39
Caro Carlos,


Concordo com o Martin quando fala nas dificuldades em mexer nas relações de diferencial... Existem 2 empresas no Brasil que fabricam relações para os eixos Carraro originais dos JPX: a Mevi Engrenagens e a Coniflex (só esta última fabrica relações mais longas), mas o preço é alto e, em pequenas quantidades não compensa... É mais fácil ($) mexer na motorização para obter melhor desempenho.

Se for para mexer nas relações de diferencial, a melhor opção (cu$to x benefício) sem dúvida recai nos Dana 44, que oferecem grande quantidade de opções de relação. Eu uso estes diferenciais no Panzer e ficaram muito bons, especialmente agora que estarei rodando com nova motorização (Maxion HS 2.5) e relação mais longa.

Espero ter ajudado...

saudações,

manolo
06/01/2005, 18:47
fala getulio, me diga uma coisa, vc colocou o motor com cooler!!, o meu está com o cooler de l200 e motor maxion 2.5 ranger. tentei a mevi, mas não achei muito legal! me diga uma coisa? qual relação que vc tá usando no dana44 e como ficou a adaptação, usou o dif completo da rural e colocou freio a disco?

gvogetta
14/01/2005, 02:49
Caro Manolo,

Na adaptação que estou fazendo estou usando um Maxion HS 2.5 e um intercooler especialmente dimensionado para ele. Como ainda não está pronto :evil: não posso te dizer ainda como ficou. As relações hoje são 43/8 mas depois de pronto vou testar relações mais longas, talvez uma 47/11 ou 45/11...

Os eixos são hídridos, adaptados, com o diferencial (bolas) Dana e as mangas do Carraro, com os freios originais do Jota, mas esta adaptação não fui que fiz, já peguei meu jota assim, por isso não tenho detalhes de como foi feita...

Saudações,

rogeriomasih
02/03/2010, 22:59
Estou procurando um pinhão (10) para o diferencial traseiro do JPX de um amigo.

Algum dos companheiros tem para vender ou pode me indicar um local onde posso encontrar?