PDA

Ver Versão Completa : Direção hidráulica da L200.



Marcelo-HPE
15/12/2008, 18:26
Salve amigos ;
A algum tempo venho notando uma leve vibração no volante da minha
l 200 outdoor em pisos irregulares e estradas de chão severas .
Como aqui não tem MIT levei-a num mecânico aqui da cidade , e ele desacoplou o braço pitman do terminal de direção deixando o braço pitman
acoplado somente no eixo vertical estriado que sai da caixa de direção .
Mexendo no braço pitman vimos que existe uma pequena folga neste eixo veritcal que sai da caixa de direção para o braço pitman
Aí o mecâncio ajustou um parafuso que existe em cima da caixa de direção . e a direção ficou mais pesada um pouco , diminuindo essa folga , porem ainda dá prá notar um pouquinho mexendo no eixo da caixa e depois de montado em pisos irregulares .
Agora será que o mecânico agiu certo ? será que ele ajustou a folga dos rolamentos da caixa de direção . ou não ?
Será que essa folguinha na caixa de direção é nornal ?
A caixa de direção da l200 é do tipo esferas recirculantes .

Grato pela Ajuda .

Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 18:40
Salve amigos ;
A algum tempo venho notando uma leve vibração no volante da minha
l 200 outdoor em pisos irregulares e estradas de chão severas .
Como aqui não tem MIT levei-a num mecânico aqui da cidade , e ele desacoplou o braço pitman do terminal de direção deixando o braço pitman
acoplado somente no eixo vertical estriado que sai da caixa de direção .
Mexendo no braço pitman vimos que existe uma pequena folga neste eixo veritcal que sai da caixa de direção para o braço pitman
Aí o mecâncio ajustou um parafuso que existe em cima da caixa de direção . e a direção ficou mais pesada um pouco , diminuindo essa folga , porem ainda dá prá notar um pouquinho mexendo no eixo da caixa e depois de montado em pisos irregulares .
Agora será que o mecânico agiu certo ? será que ele ajustou a folga dos rolamentos da caixa de direção . ou não ?
Será que essa folguinha na caixa de direção é nornal ?
A caixa de direção da l200 é do tipo esferas recirculantes .

Grato pela Ajuda .

Essa folga aparece em todas picapes com setor de direção. As novas agora tem caixa com pinhão e cremalheira igual nos automóveis e isso não acontece mais. Fabricadas hoje além de F250 só a S10 e L200 usam setor de direção.

O meca fez a coisa certa, mas eu acho que ele apertou de mais. Não poderia ter chegado ao ponto da direção ficar mais pesada. Um pouquinho de folga sempre vai existir e essa trepidação pode ser folga em outro terminal ou junta esférica da direção. Juntas esféricas devem ser 6 ou 7 ao todo...

Marcelo-HPE
15/12/2008, 19:10
Pôxa Walter !!! muito obrigado pela atenção .
Realmente já estava ficando preoculpado e pensando em viajar amanhã mesmo para Sendai em Vitória que fica a 500km daqui para mostrar essa folga a eles.
Vou voltar lá e pedir para ele folgar um pouco esse parafuso e dar uma checada nas juntas esféricas( Pivô e terminais etc)

Agora esse ajustagem desse parafuso tem alguma coisa haver com os rolamnetos da caixa ? pelo que eu notei quando mexi na braço pitman parece ser folga de rolamento
entre pista exterma - esfera ou rolele - pista interna .
Obrigado mesmo Walter , vou dormir até mais tranquilo hoje rsrsrsr .

Marcelo-HPE
15/12/2008, 19:13
Amigos, quem quizer dar mais uma força pra mim aí , serei grato tb
abs .

DieselPower
15/12/2008, 20:41
Fala Marcelo,
A minha Sport tem uma folga razoável...
Esta folga é realmente maior que na minha anterior Frontier e também que na L200 GLS 2002 que possui...
Perguntei a respeito dela na concessionária e me disseram que é normal, mas acredito que foi má vontade do mecânico, afinal, como uma Sport 2005 pode ter uma folga maior que uma GLS 2002?
Desisti de tentar resolver este problema, já acostumei com a folguinha... Para quem andava todos os dias com uma MB 608 com meia volta de folga a Verdona ta "justinha"!
Mas faço votos que consiga resolver, e depois posta aqui para que eu possa copiar!
Abração!

Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 21:07
Agora esse ajustagem desse parafuso tem alguma coisa haver com os rolamnetos da caixa ? pelo que eu notei quando mexi na braço pitman parece ser folga de rolamento
entre pista exterma - esfera ou rolele - pista interna .
Obrigado mesmo Walter , vou dormir até mais tranquilo hoje rsrsrsr .

Isso mesmo, Esse ajuste compensa a folga no rolamento que fica naquele eixo. A pista externa do rolamento é a carcaça da caixa e o eixo é a pista interna e o rolamento, é cônico de agulhas e com o tempo tem que ajustar mesmo.

Marcelo-HPE
15/12/2008, 21:26
Walter , Diesel ,obrigado amigos .
O mecânico tb suspeitou de um ponteira ( junta esférica ) do braço Pitman.
Quase cheguei a comprar um braço Pitman novo , no novo eu notei que a esfera desliza com mais interferência na junta , em quanto no meu usado a esfera desliza com mais folga.
Fiquei na dúvida que a minha picape ainda vai fazer 14.000 km. muito cedo para esse tipo de desgaste .
abs

Everton Júnior
15/12/2008, 22:33
a minha tambem tem essas pancadinhas na direçao, levei na mito, regularam o parafuso que tem em cima da caixa de direçao e diminuiu, mas nao sumiu por completo. ja ate me acostumei.

Edintruder
16/12/2008, 10:24
A minha criou uma folga na junta articulada da coluna de direção junto do acoplamento com o setor. É pouca coisa mas como é chato isso...
Ainda não procurei se tem kit de reparos para isso.

Marcelo-HPE
16/12/2008, 19:19
A suspenção está ok segundo o Mecânico que trabalha com picapes aqui . ele não encontrou folgas .
Ele me disse que essa pequena vibração pode ser tb alguma folga na coluna de direção .
Agora como seriam os mancais da apoio da coluna de direção da l 200 , seriam rolamentos ou buchas ?
será que a coluna de direção tb tem algum ajuste como a caixa ?
Amanhã se Deus quizer vou leva-la para um mecânico que só trabalha com direção hidráulica ..
abs .Grato

Mad Dog
16/12/2008, 21:22
Olha Marcelo,
não sei se ajuda, mas.... eu estava com um barulhinho xato no cambio e um outro barulhinho muito xato que vinha da suspensão dianteira lado esquerdo.

Quando eu fazia curvas p/ a direita em pisos irregulares, vinha um barulho como se algo estivesse pouco solto. O meca deu uma olhada geral e trocou quatro buchas e tudo voltou ao normal.

Como sua pickup é bem nova, acretito que sejam algumas buchas frouxas ou com desgaste, mas só isso.

Abç :rolleyes:

Marcelo-HPE
16/12/2008, 21:48
Valeu Mad.
A minha só tá com essa vibraçãozinha chata no volante .
não tá fazendo barunlho .
Tomara que seja somente buchas mesmo .
Abração amigo .

Marcelo-HPE
17/12/2008, 20:52
É isso aí amigos !!
A coluna de direção está com uma pequena folga . o meca especializado em direções hidráulicas me mostrou hoje . Ele me disse que não é nada de mais .mas como eu sou enjoado , Quando eu for fazer a próxima .
revisão vou pedir prá eles corrijirem esta folga .
A caixa de direção e suspenção estão OK .
abs.

Marcelo-HPE
17/02/2009, 19:00
Salve Amigos !!
Resolvido o problema da folga na coluna de direção da l200,
Essa pequena folga que ocasiona pequenas batidas e trepidações no volante quando a picape passa em pisos irregulares, é proviniente de um acoplamento tipo macho/fémea estriado que fica localizado logo após o acoplamento tipo abraçadeira que sai da caixa de direção.
para ter acesso a esse acolpamento estriado é preciso deslocar a coifa de borracha que protege o mesmo. depois é preciso balançar transversalmente a coluna que vcs verão a folga , enquanto a coluna é balançada ( peça a alguem para balançar a coluna) e fique no volante que da pra sentir a trepidação e as batidas .
A solução me custou 3 latinhas comprei 02 abraçadeiras e fixei em cima do acoplamento estriado . e pronto a folga sumiu juntamente com a trepidação e as batidas no volante , ja andei em algumas estradas de chão por aqui e Graças a Deus a direção esta justinha sem trepidação e batidas, depois com uma chave de fenda .ainda consegui vestir a coifa por cima das abraçadeiras mas tem que ser abraçadeira pequenas .acho que de 1"
quem estiver com esse problema vale a pena verificar .
e que tive alguma ideia ou solução melhor é só postar aí pra gente.
abs

GREG
03/03/2009, 12:57
Olá amigo Marcelo,

Tudo Bem ?

Retornei do Carnaval e encontrei sua mensagem sobre a folga na coluna da direção da L200. Eu ainda não resolvi por completo o mesmo probleminha que tenho na minha que comprei em Janeiro.

Como está indo a solução que você deu para o problema ? Você recomenda ? Será que a médio/ longo prazo as abraçadeiras não estragam o acoplamento ?

Abração,

GREG

Walter L. L. Casitta
03/03/2009, 14:40
Temem cuidado com essas modificações. Essa pode ser a parte da coluna feita para retrair em caso de um choque na dianteira...

Raposo
03/03/2009, 16:44
Temem cuidado com essas modificações. Essa pode ser a parte da coluna feita para retrair em caso de um choque na dianteira...
X2! Ainda mais se a luva for deslizante.
Abs.

Marcelo-HPE
03/03/2009, 17:14
São abraçadeiras bem simples . e eu não cheguei arrochar mesmo . , dei só um apertinho para anular a vibração do acoplamento estriado .se arrochar muito pode vir a travar a luva deslizante mesmo .
ainda esta com as abraçadeiras já peguei algumas estradas de chão e a vibração não voltou .
esse acoplamento deslizante tb possui uma arruela trava tipo pressão ,responsável pelo aperto do conjunto . vai na MIT e pede para olharem se não esta fora de posição. a minha estava depois que foi recolocada a vibração diminuiu 90% , com as abraçadeiras parou por completo .
abs

Eduardo Eustaquio
30/10/2010, 17:22
Prezados,

Achei este tópico e vou colocar o que ocorreu com a L200 outdoor HPE do meu filho. Ele comentava que desde os 15.000 quilômetros sentia algo parecido com o que o forista Marcelo-HPE descreve. Porém, agora na revisão de 30.000 descobriram um vazamento na caixa de direção.

O Resultado da folga e este vazamento é a troca do conjunto completo. Essa revisão foi iniciada na última terça-feira e o veículo será entregue nesta próxima segunda-feira com tudo coberto pela garantia da Mitsubishi.

Prezado Marcelo, depois destes procedimentos que você executou na sua, houve o retorno desta folga?

Lembrando que das L200 que tive, apenas 1 teve uma v

Marcelo-HPE
30/10/2010, 17:35
Olá Sr Eduardo ;
A trepidação tipo folga não retornou, estou com as abraçadeiras até hoje.
Nas autorizadas MIT eles tb resolvem esse problema , retirando a coluna e preenchendo a folga do acoplamento estriado com uma cola especial , eu já ví eles fazendo isso na MIT Sendai em Vitória ES, O mecânico estava até com um manual da fábrica ensinado como executar o serviço.
Pena que não deu tempo de fazer na minha, e como a autorizada MIT mais próxima fica a 500km de onde moro , resolvi com as abraçadeiras , mas não pode apertar muito senão danifica os rolamentos da coluna .
abs

Eduardo Eustaquio
30/10/2010, 17:40
Nossa, você já respondeu.

Marcelo, obrigado. Talvez isso já seja um procedimento padrão, não? De qualquer forma estou passando essas suas instruções ao meu menino para ele questionar junto ao consultor.

Muito obrigado.

Marcelo-HPE
30/10/2010, 17:51
È um procedimento padrão sim Sr Eduardo , O manual do mecânico da Sendai tinha até desenhos e esquemas para a execusão do serviço .
abs

Bruno cf
10/05/2011, 16:57
Marcelo agradeço por retrubir conosco esse experimento, estou quase processando a Mit Brabus da Nações Unidas por falta de capacidade em resolver o problema da minha Sport 2010 com 15.000 km, vou passar esse link para o consultor para ver se ele resolve o meu problema. Agradeço.

coelho09
26/11/2011, 20:36
Boa noite pessoal,
Hoje estava andando na minha Triton e do nada a direção ficou dura nas curvas e quando faço a curva ela nao volta , alguem pode me ajudar.
Desde de ja agradeço a atenção

SAPO-BOMBA
26/11/2011, 23:27
Já olhou o nível de óleo da direção? É a primeira coisa que tem relação direta com a dureza nas manobras e falta de retorno do giro.

Rones Jr
27/11/2011, 01:34
sei não...mas verificou se a correia da DH está no lugar?

coelho09
27/11/2011, 08:51
Verifiquei sim , esta no lugar sim , conferi tambem oleo e acredito que não seja nada de hidraulica , sera que pode ser a barra da direção

Imperador!
27/11/2011, 09:46
Pode ser a caixa de direção.
Se fosse a barra daria problema toda vida.

SAPO-BOMBA
27/11/2011, 11:19
Ou é caixa de direção ou é óleo baixo ou ar no sistema hidráulico ( que tb emperra e endurece a direção ). Não vejo outras possibilidades além dessas...

Carlos A. C. Azevedo
27/11/2011, 12:57
Como foi esse do nada ai? teve algum estalo, vibração, mexeu alguma coisa no volante ?

coelho09
28/11/2011, 12:31
Realmente do nada estava andando no carro e fiz uma curva e vi a dureza , parei no posto para conferir óleo de direção , correia , etc...
Fui em uma Hidráulica de um amigo meu , ele conferiu e não acho nada , hoje andei no carro e não apresentou nada mais , parece ser algo mecânico

Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 12:53
Por acaso, tu não tava com a tração ligada não né?

coelho09
28/11/2011, 20:14
Não , a tração não estava ligada

coelho09
28/11/2011, 20:17
O problema parece que desapareceu , estou preocupado porque pretendo ir ao Paraguay trocar os pneus e não gostaria de viajar com o carro assim , na semana que vem vou interna-la e assim que tiver uma resposta do problema coloco no forum

elmo2011
17/01/2012, 21:15
Meu caro,

Tenho o mesmo problema irritante na coluna de direção, passo por piso irregular fica o toque-toque. Desculpe a ignorância, mas por onde eu tenho acesso a esse local, por dentro do carro? Pela parte de baixo?

Agradeço a resposta.


Salve Amigos !!
Resolvido o problema da folga na coluna de direção da l200,
Essa pequena folga que ocasiona pequenas batidas e trepidações no volante quando a picape passa em pisos irregulares, é proviniente de um acoplamento tipo macho/fémea estriado que fica localizado logo após o acoplamento tipo abraçadeira que sai da caixa de direção.
para ter acesso a esse acolpamento estriado é preciso deslocar a coifa de borracha que protege o mesmo. depois é preciso balançar transversalmente a coluna que vcs verão a folga , enquanto a coluna é balançada ( peça a alguem para balançar a coluna) e fique no volante que da pra sentir a trepidação e as batidas .
A solução me custou 3 latinhas comprei 02 abraçadeiras e fixei em cima do acoplamento estriado . e pronto a folga sumiu juntamente com a trepidação e as batidas no volante , ja andei em algumas estradas de chão por aqui e Graças a Deus a direção esta justinha sem trepidação e batidas, depois com uma chave de fenda .ainda consegui vestir a coifa por cima das abraçadeiras mas tem que ser abraçadeira pequenas .acho que de 1"
quem estiver com esse problema vale a pena verificar .
e que tive alguma ideia ou solução melhor é só postar aí pra gente.
abs

Anthoniusnikos
18/01/2012, 11:43
Pela parte de baixo, e em cima do eixo.

Athon

elmo2011
18/01/2012, 14:07
Valeu Athon.


Pela parte de baixo, e em cima do eixo.

Athon

Marcelo-HPE
18/01/2012, 18:42
Então meu amigo, como o athon explicou, vc vai por traz da roda do lado do motorista , pela parte de acima do eixo mais para esquerda , vc vai dar de cara com uma para barro de borracha . retire esse para -barro . que vc vai ver a coluna de direção acoplada na caixa de direção , na coluna exite uma coifa de borracha que é a cobertura do acolpamento estriado . mova esse coifa longitudinalmente no sentido do volante para ter acesso ao acoplamento estriado.
abs

elmo2011
20/01/2012, 14:08
Prezados,

Na tentativa de resolver o treco na direção levei a viatura na concessionário Miwah, aqui em Salvador, conversei com o técnico e ele falou o seguinte: o problema não gera qualquer dano a direção, não há qualquer risco, a não ser a vibração no volante; a primeira solução é a aplicação de uma cola (silicone) na coluna de direção no valor de R$720,00 (somente mão-de-obra), salientou que com o tempo o problema poderá voltar, e teve a cara de pau de falar que não dá garantia para esse tipo de serviço (não existe CDC para eles); a segunda solução é a troca da coluna de direção $$$$.
Assim, vou partir para a solução dada pelos nobres. Abs.

Marcelo-HPE
20/01/2012, 17:00
Só não aperte demais as abraçadeiras , vai apertando levemente até anular a vibração .

elmo2011
20/01/2012, 17:12
Obrigado pelas dicas Marcelo.


Só não aperte demais as abraçadeiras , vai apertando levemente até anular a vibração .

Kleber SIlva
22/01/2012, 20:04
Prezado Elmo2011;

Também estive na Miwah de Salvador e me deram as mesmas propostas, você já resolveu seu problema? fez sozinho ou levou a algum mecânico de sua confiança? dá pra fazer com o carro no chão ou precisa elevar?

Grande abraço!!!

Kleber SIlva
23/01/2012, 19:31
Prezado Elmo;
conseguiu resolver seu problema? fez sozinho ou levou para alguém de sua confiança?
verifiquei a folga da forma que o Henrique fez.

Obrigado pelas dicas Marcelo.

elmo2011
23/01/2012, 22:17
Caro Kleber,

Ainda não tive tempo para realizar o serviço.


Prezado Elmo2011;

Também estive na Miwah de Salvador e me deram as mesmas propostas, você já resolveu seu problema? fez sozinho ou levou a algum mecânico de sua confiança? dá pra fazer com o carro no chão ou precisa elevar?

Grande abraço!!!

ROGER56
24/08/2012, 13:58
Boa tarde Marcelo,

Coloquei as abraçadeiras como indicado e o tec,tec acabou.
Muito obrigado por sua dedicação em resolver o problema e dividir a solução fórum.

Um grande abraço.

cjsn
25/08/2013, 00:53
Esse procedimento resolve esse mesmo problema na Pajero Full 2011 ?

Eduardo Prado
14/11/2013, 08:23
:safari-rig: Folga na direção


Salve Amigos !!
Resolvido o problema da folga na coluna de direção da l200,
Essa pequena folga que ocasiona pequenas batidas e trepidações no volante quando a picape passa em pisos irregulares, é proviniente de um acoplamento tipo macho/fémea estriado que fica localizado logo após o acoplamento tipo abraçadeira que sai da caixa de direção.
para ter acesso a esse acolpamento estriado é preciso deslocar a coifa de borracha que protege o mesmo. depois é preciso balançar transversalmente a coluna que vcs verão a folga , enquanto a coluna é balançada ( peça a alguem para balançar a coluna) e fique no volante que da pra sentir a trepidação e as batidas .
A solução me custou 3 latinhas comprei 02 abraçadeiras e fixei em cima do acoplamento estriado . e pronto a folga sumiu juntamente com a trepidação e as batidas no volante , ja andei em algumas estradas de chão por aqui e Graças a Deus a direção esta justinha sem trepidação e batidas, depois com uma chave de fenda .ainda consegui vestir a coifa por cima das abraçadeiras mas tem que ser abraçadeira pequenas .acho que de 1"
quem estiver com esse problema vale a pena verificar .
e que tive alguma ideia ou solução melhor é só postar aí pra gente.
abs

Marcelo, ate o momento não percebi o barulho na direção, somente uma folga, esse conserto serviria pra essa folga também ou teria que tomar outra providencia ???

marcos-x5
21/11/2013, 17:33
Então meu amigo, como o athon explicou, vc vai por traz da roda do lado do motorista , pela parte de acima do eixo mais para esquerda , vc vai dar de cara com uma para barro de borracha . retire esse para -barro . que vc vai ver a coluna de direção acoplada na caixa de direção , na coluna exite uma coifa de borracha que é a cobertura do acolpamento estriado . mova esse coifa longitudinalmente no sentido do volante para ter acesso ao acoplamento estriado.
abs
Ola Marcelo....estou com duvidas......o seu carro eh uma l200 triton ou uma hpe?

marcos-x5
21/11/2013, 17:37
Eu tive o mesmo problema com a minha l200 triton 2010.....foi resolvido o problema com o silicone na concessionária BRABUS/SP a 8 meses atraz...mas agora voltou a fazer o barulho na direção....a sua tbem eh uma l200 triton? obrigado pela dica

Marcelo-HPE
21/11/2013, 23:20
Marcos , eu tinha uma outdoor 2008 HPE e troquei numa l200 triton , as abraçadeiras só servem para l200 outdoor.
abs

fillipemaxxi2010
25/01/2014, 22:37
Marcos , eu tinha uma outdoor 2008 HPE e troquei numa l200 triton , as abraçadeiras só servem para l200 outdoor.
abs
Bom marcelo to com este mesmo problema ja gastei oque podia e nao podia, vi q vc ultlizou uma otima soluçao preciso saber de voce se essa abraçadeira pode ser usada na l200 triton hpe ate o seu ultima msg eu achei q vc tinha uma triton so q vc falou q isso so da pra ser feita na outdor, na minha triton nao da pra usa essa soluçao das braçadeiras me informe por favor to no desespero ja meu amigo a mit nao resolve nada so sabe cobra caro tudo q eles fazem e por sinal muito mal feito

Gilter
26/01/2014, 00:49
Amigos,

Já que o tópico esta ativo, gostaria de relatar um problema que tive que poderia ter sido solucionado mas fui a diversos mecânicos e ninguém dava a solução correta, no meu caso é a velhinha L200 GLS 2002.

Bom, desde que a comprei percebia muita vibração na direção, sentia todos as imperfeições da estrada na minha mão, ficava sempre intrigado porque a outra que tive não era assim, no tempo que ainda levava carro em mecânico levei em alguns e um falava que era caixa de direção, outro falava outra coisa... no fim acabei trocando braço pitman, braço auxiliar terminais de direção e até alguns pivôs ( ate cogitei trocar a caixa de direção)... e a vibração continuava, alem disso tinha uma folga meio alem do normal. Uma vez, aproveitando que fui fazer um alinhamento pedi que apartassem o parafuso de cima da caixa de direção pra ver se eliminava a folga e o resultado foi que apertaram demais quase não consegui chegar em casa e a bendita vibração continuava, pedi que afrouxassem um pouco o parafuso e ok... quase dois anos se passaram e o problema foi se agravando e alem disso a bomba começou a fazer uns ruídos mais fortes (coisa que já acontecia um pouco antes, mas nem suspeitava de ar no sistema hidráulico ou óleo velho, pois, quando a comprei fiz revisão e me cobraram pela troca... e sempre foi assim, disseram que era "normal). Pois bem, agora ha 15 dias resolvi eu mesmo trocar o óleo da direção, e para minha surpresa o óleo já não era mais óleo, parecia uma coca-cola cheia de bolhar de ar e nada viscoso. usei usn 3 litros de óleo, tirei o retorno e lavei todo o sistema com óleo novo até sair óleo limpo durante um tempo no retorno,para terminar, completava o reservatório esperava um pouco dava uma partida para sair as bolhar de ar, repeti umas 10 vezes até ficar tudo OK. Reconectei o retorno, verifiquei nível e fui dar uma volta para testar, o carro ficou outro, sem rangidos, direção leve e o melhor, a folga desapareceu e as vibrações também (verifiquei novamente o nível). Porém, no dia seguinte viajando de Aiuruoca para São José dos Campos, 2 minutos após descer a serra cheia de curvas, o carro deu uma travada, começou a subir fumaça do capô e a direção hidráulica parou de funcionar (por Deus eu estava em uma reta). Aconteceu que a bomba da direção hidráulica travou e chegou até a dar uma boa queimada na correia. Conclusão minha, não sei se correta, o parafuso da caixa de direção que havia sido regulado quando ainda estava óleo muito velho, com o óleo novo passou a forçar mais o sistema e isso fez com que a bomba travasse. Ainda no caminho soltei a regulagem da caixa de direção e a bomba começou girar mais livre e consegui terminar a viagem. Fora isso agora direção esta perfeita.

Resumo, eu havia confiado em mecânico e todo o problema era apenas óleo a coisa mais simples, cobraram e não trocaram, andei todo esse tempo com direção ruim, forçando bomba hidráulica e caixa de direção achando que não tinha nada mais a fazer e tudo isso quase custou a minha vida e a de minha noiva que estava comigo.

Lamento o texto longo, mas acho importante compartilhar essas coisas, e assim como eu aprendi com muitos por aqui, espero que o que eu disse seja útil a algum colega.

abraços a todos!

Marcelo-HPE
26/01/2014, 12:51
Bom marcelo to com este mesmo problema ja gastei oque podia e nao podia, vi q vc ultlizou uma otima soluçao preciso saber de voce se essa abraçadeira pode ser usada na l200 triton hpe ate o seu ultima msg eu achei q vc tinha uma triton so q vc falou q isso so da pra ser feita na outdor, na minha triton nao da pra usa essa soluçao das braçadeiras me informe por favor to no desespero ja meu amigo a mit nao resolve nada so sabe cobra caro tudo q eles fazem e por sinal muito mal feito

Amigo , eu tinha uma l200 outdoor 2008 e troquei numa l200 triton , as abraçadeiras só servem para a l200 outddor na l200 triton a solução é outra como explicado no tópico abaixo ,
Abs.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/127370-folga-na-coluna-de-dircao-da-l200-triton.html

Junior-L200Power
15/05/2014, 14:02
Salve Amigos !!
Resolvido o problema da folga na coluna de direção da l200,
Essa pequena folga que ocasiona pequenas batidas e trepidações no volante quando a picape passa em pisos irregulares, é proviniente de um acoplamento tipo macho/fémea estriado que fica localizado logo após o acoplamento tipo abraçadeira que sai da caixa de direção.
para ter acesso a esse acolpamento estriado é preciso deslocar a coifa de borracha que protege o mesmo. depois é preciso balançar transversalmente a coluna que vcs verão a folga , enquanto a coluna é balançada ( peça a alguem para balançar a coluna) e fique no volante que da pra sentir a trepidação e as batidas .
A solução me custou 3 latinhas comprei 02 abraçadeiras e fixei em cima do acoplamento estriado . e pronto a folga sumiu juntamente com a trepidação e as batidas no volante , ja andei em algumas estradas de chão por aqui e Graças a Deus a direção esta justinha sem trepidação e batidas, depois com uma chave de fenda .ainda consegui vestir a coifa por cima das abraçadeiras mas tem que ser abraçadeira pequenas .acho que de 1"
quem estiver com esse problema vale a pena verificar .
e que tive alguma ideia ou solução melhor é só postar aí pra gente.
abs
Pessoal desculpe estar desenterrando o tópico novamente, mas taí um tópico muito bacana aberto pelo Marcelo-HPE, a respeito de um problema na L200 que muita gente desconhece ainda(inclusive eu não sabia), mas passa pelo problema sem saber que a solução é muito simples!!
Conforme as fotos, acho que não é preciso falar muita coisa...essas abraçadeiras resolvem o problema da folga e do tec tec na direção da L200 Outdoor ou Pajero Sport...
No meu caso foi um pouco mais grave, além dessa folga no eixo estriado, tem uma cruzeta com folga que precisa ser trocada...é a cruzeta que fica junto da parede corta fogo, entre o cofre e a cabine!! Mas na maioria dos casos essas abraçadeiras resolvem o problema que tanto incomoda muitos!!
Quem se interessar dá uma verificada, é muito simples de acessar o local e de fazer o serviço!!

Abraço pessoal!!

henry mor
22/05/2014, 21:03
Ola a todos,

Minha l200 tem 6 meses

Percebo uns estalos e barulhos na direção de uns dias para cá

Levei na Mit Virage Mogi das Cruzes, e o mecanico andou comigo e disse que não sentiu nada ???

Mas, continuo sentido sim o desconforto, que antes nao sentia nada.

O que aconselham fazer, ?

O mecanico disse que se continuasse a sentir isso era pra deixar ela la 1 dia todo, que eles iriam verificar o que pode ser

Achei estranho, porque carro zero praticamente dar esse problema

Nao to gostando disso!

Marcelo-HPE
22/05/2014, 21:13
Se os estalos forem na capa do air-bag no centro do volante , peça eles reapertarem os parafusos laterais que prende a capa no volante.
abs

henry mor
22/05/2014, 21:18
ola marcelo

os estalos vem de lá de dentro, sinto no volante, mas, vem do interior mesmo, como se fosse na barra de direção, geralmente quando faço curvas, ou ate mesmo andando no astalto liso normal, sinto trepidar o volante, e estalos mesmo, mas, nao são na superficie do volante, vem de dentro mesmo.

Sera que a MIT sabe resolver, ?

Paulo HLS
26/08/2014, 13:19
henry mor,

Estou com o mesmo problema em uma triton 2013 com 10.000 km.

Hj entrará na cc pela 3 vez por conta disso.

Vc resolveu a sua?

AAssis
14/11/2014, 20:17
pajero sport v6 2000 ..mesmo problema... bracadeira resolve ??

marcio affonso
13/12/2014, 10:41
Amigos,

Pois bem, agora ha 15 dias resolvi eu mesmo trocar o óleo da direção,

abraços a todos!


Gilter , vou testar colocar abraçadeiras, depois se não perceber melhoras vou trocar o oleo .
caso nao funcione terminal de direção pivo etc e tals . . .

posto infos depois.

leovid
29/03/2015, 20:49
Prezados alguém com esse problema de batidas no volante conseguiu resolver fazendo alguma coisa além das braçadeiras?




Gilter , vou testar colocar abraçadeiras, depois se não perceber melhoras vou trocar o oleo .
caso nao funcione terminal de direção pivo etc e tals . . .

posto infos depois.

marcio affonso
01/04/2015, 16:57
então , silicone nas estrias e ou abraçadeira. mas tem dois pontos... um visivel e outro interno.

braços de direção troquei e borracha de estabilizadora. acabei colocando dois amortecedores zero por estarem 250 o par. na mit.

acabou todo e qualquer tipo de barulho .
ficou zeroooo ...

Rfgomesrn
01/04/2015, 19:17
Amigos comprei uma pajero sport e lendo aqui no forum vi que era exatamente o problema que eu tinha.

Instalei as tais abraçadeiras e parece mágica, acabou completamente a folga, ficou perfeito.

Abraço a todos,

Roberto Gomes
Pajero Sport 2010 V6

Roberto.

edivan galdino de araujo
01/03/2016, 19:18
parabens e obrigado, ja me ajudou muito, tava quase loko com a minha ja, esta com mesmo problema, so uma pergunta: essa pela fica em baixo do painel ou la fora no motor?
obrigado.

GUSTAVOBULCÃO
19/07/2016, 20:30
Olá gurizada, sou novo por aqui e já venho pedir ajuda aos novos amigos. Bom, comprei a pouco, uma Pajero Sport 2008. Logo, nos primeiros dias, percebi que a mimosa apresentava folga na direção. Ao analisar a coluna da direção descobri que a folga fica logo a cima da barra deslizante. Gostaria de saber se há possibilidade de tirar a folga de alguma maneira ou somente trocando a peça inteira? Será que alguém pode me ajudar? Segue abaixo a foto indicando o local onde encontrei a folga.532839532840

Marcusrique1
28/07/2016, 10:34
Alguém já adaptou uma cx de direção de cremalheira na l200 outdoor. Do tipo da que vem nas tritobs por exemplo??? Cá pra nós o mode de setor não é eficiente , tem pessimo giro de manobra, abre folga com frequência.... Caso alguém tenha feito ajude-me por gentileza. Abraço

pedropanizza04
11/12/2016, 22:38
Caro amigo, nao consegui fazer igual voce fez.

a minha triton é 2008 e ao tirar a roda e os tampoes, nao tive acesso a barra igual a voce teve

enfrento esse problema há 8 anos

pirata666
23/04/2017, 23:16
desenterrando o tópico , alguém descobriu o segredo da vibração?
alguém já fez regulagem que tem na caixa de direção ?

Fabio Pajero Sport hpe
08/04/2018, 21:12
Boa noite Marcelo, li seu artigo sobre a pajero sport hpe e por isso entrei em contato, acabei de comprar uma 2007 e gostaria de saber os principais cuidados. Ela tambem está com uma folga grande na direção...parece kombi..rs
Um abraço

mnishio
14/11/2018, 18:20
Estou com a mesma folga na Pajero Sport 2008. Isso é perigoso? Ou é só o incomodo da folga?
Obrigado.

Dutti
16/01/2019, 08:28
Salve Amigos !!
Resolvido o problema da folga na coluna de direção da l200,
Essa pequena folga que ocasiona pequenas batidas e trepidações no volante quando a picape passa em pisos irregulares, é proviniente de um acoplamento tipo macho/fémea estriado que fica localizado logo após o acoplamento tipo abraçadeira que sai da caixa de direção.
para ter acesso a esse acolpamento estriado é preciso deslocar a coifa de borracha que protege o mesmo. depois é preciso balançar transversalmente a coluna que vcs verão a folga , enquanto a coluna é balançada ( peça a alguem para balançar a coluna) e fique no volante que da pra sentir a trepidação e as batidas .
A solução me custou 3 latinhas comprei 02 abraçadeiras e fixei em cima do acoplamento estriado . e pronto a folga sumiu juntamente com a trepidação e as batidas no volante , ja andei em algumas estradas de chão por aqui e Graças a Deus a direção esta justinha sem trepidação e batidas, depois com uma chave de fenda .ainda consegui vestir a coifa por cima das abraçadeiras mas tem que ser abraçadeira pequenas .acho que de 1"
quem estiver com esse problema vale a pena verificar .
e que tive alguma ideia ou solução melhor é só postar aí pra gente.
abs

Fala marcelo.. Sei que você comentou sobre esse problema na caixa há mais de 10 anos rsrsrs mas falando sobre a questão da abraçadeira na coluna da direção, consegue-se colocar a coifa de borracha normalmente na posição dela depois? Abraço.

erick almeida
22/05/2019, 11:31
Alguém saberia dizer as dimensões da porca do eixo da caixa de direção que segura o braço pitman? M24? rosca fina? pois a minha já está nas últimas e não vende nas casas de peças, tenho que ver uma loja de parafusos e preciso das especificações da porca.

jose marcelo marins macha
08/12/2019, 21:24
Parabens, resolveu minha dor de cabeça.

Junioreis98
29/08/2023, 10:22
Algum amigo já teve problema na bomba de direção? A base da bateria encostou no tubo que vem do reservatório de óleo hidráulico e acabou vazando todo óleo e a direção ficou dura, achei estranho a montagem, a camionete nunca sofreu nenhuma colisão, será se é uma montagem errada de fábrica, pois o tubo fica muito encostado na base da bateria.