PDA

Ver Versão Completa : Sportage MRDI 4x4 2.0 16v



ecpereira
15/12/2008, 17:55
Boa tarde,

Pessoal não sei mexer direito com esse lances de Forum, mas preciso da ajudar de vcs que já estão no meio 4X4, estou quase fechando negocio em uma sportage, mas quero saber se é uma boa compra pra iniciar a fazer trilhas, com relação a desempenho do veículo, custo de manutenção essas informações.

Se alguém puder me ajudar fico muito grato.:dance:

Obrigado!

dinamy
18/12/2008, 18:41
Comprei há pouco tempo uma Sportage do mesmo modelo, ano 98/99. É um carro excelente, confortável e forte - ainda mais pra quem estava acostumado a andar de Celta! :-D

Ainda não fiz nenhuma trilha com ela, mas algumas supresas que tive:

- Consumo: faz, na melhor das hipóteses, 7,4 km/l
- Manutenção cara - só o conjunto correia dentada, polia de suporte e polia tensora me custou mais de 500 reais
- Disponibilidade de peças na Kia não é das melhores (pelo menos em Campinas) e demora alguns dias pra chegar
- Seguro caríssimo!

Mesmo com tudo isso, eu adoro o carro e se algum dia vier a trocar é só porque é um pouco caro de manter se comparado a um modelo popular. Conversando com o mecânico também, ele comentou que, passada essa manutenção inicial, é um carro que não costuma dar problema.

De resto, é um pouco de sorte. Até os valores que eu paguei das peças, trocando idéia no forum, me falaram que foi caro, então de repente nem é tão ruim assim. Foi bobeira de marinheiro de primeira viagem mesmo.

Enfim, eu recomendo! :-D

Nava
18/12/2008, 20:25
Primeira coisa a ser levado em consideração que não é um carro nacional.
Se vc andou a vida inteira com um nacional, tudo será diferentge na sua vida com um importado, principalemente com 10 anos de uso...

Desculpe, mas vc tem de pesquisar mais antes de comprar. Faça uma boa checagem em tudo, e veja o que está ruim ou qdo isso vai precisar ser torcado e se planeje.

Tenho de mexer nos freios da minha. Gastarei 90 de pastilha e 120 de lonas. Flexiveis e burrinhos ok. Pergunto: num celta vc gastaria qto? Um pouco menos que isso, mas o celta é de plastico né...

Sempre pesquiso muito os preços de peças e comparo com suzuki e as de vitara nunca sao mais baratas. Aqui em Ctba temos duas kia e 3 lojas boa sde peças kia, encontra-se de tudo com o preço um pouco maior que em SP, mas a pronta entrega e dependendo do que for ainda tem desconto. A peça mais cara que comprei foi a ventoinha na KIA original por 270. Veja uma de vitara quanto é na GM!!!

Seguro da minha, completo custou 1140 reais, franquia de 3500. Na renoação agora colocarei franquia reduzida e boa.

Consumo: amigo, vc já viu qto um marea, um monza, um vectra, um tempra, um omega com motor 2.0 fazem na cidade? Tenho pneu agressivo de trilha e faço tranquilo 8km/l; Pisando bem com ar ligado faz 7. E olhe que meu motor tem só 7500 km. Agora vou revisar, trocar correias, oleos e velas. Cada correia 15 reais. Velas 60 o jogo, dentada é nova, mas vi o preço por 150 numa loja...

Dica: off-road é caro. A brincadeira consome uma boa parte da sua grana e isso é fato. Não se iluda. Se vc quer iniciar compre um carro bom, de preferencia preparado e de conhecido, vc gasta menos e ja sabe que o carro aguanta o tranco. Carro virgem vai mais grana ainda pra mexer e no off-road nunca é pouco pneu, guincho,proteções, parachoques, etc...a nao ser que vc vai pegar estrada de sitio como "trilha" e boa, o carro original vai durar muito e ainda vc vai se divertir um puco com umas subidas, pocinhas, etc.

Nava
18/12/2008, 20:31
A pior parte da sportage é sua fama, mas pra quem teve niva, estou no céu.

Outra coisa é a relação longa de marchas com motor 16V. Ela é chocha, não arranca, pouco torque, resumo, não anda bos#$% nenhuma, mas depois dos 3500 rpm na estrada ela vai muito bem. Na trilha reduzida seus 126CV tb fazem diferença.

Se acostuma com o tempo. O meu celta andava 30X mais na cidade e fazia 13km/l, mas nao subia canteiro, nao era imponente no transito, nao tinha ar, direção, não passava em poça de chuva...

Vanessa Carvalho
19/12/2008, 13:52
ecpereira

Seguinte, eu tenho uma Sportage MRDI 2.0 16v 99/00 gasolina - Carro muito bom, forte, confortavel, completissimo... porem... carros assim tem seu preco.

Consumo cidade 7 km/l
Consumo estrada 10 km/l
Seguro R$ 1.900 (no meu cep, um dos mais caros do RS), porem já estou na classe 6 de bonus do seguro.
Manutenção: muita cara

Opiniões: Meu mecânico disse para mim que é um otimo carro.
Meu conselho: Há mecânicos que adoram o carro outros que dizem que é uma bomba, mas a questão toda da sportage é cuidar sobre o aquecimento dela (ferve o motor e pode confiar, ferve mesmo). Para isto há meios de tu se precaver, instalar sensores auxiliar (como eu fiz), manter o carro sempre em dia, cuidar água e radiador ver se está tudo certinho, etc e tal.
Dá uma olhada nos assuntos no forum sobre o que o pessoal fez para se precaver do aquecimento da camionete e seja feliz.

dinamy
19/12/2008, 18:12
Fiquei com inveja do valor do seguro de vocês! Aqui em Campinas é muito, muito mais caro! 1100 reais é o que eu pagava do Celta!

Mas concordo com tudo que o Nava e a Vanessa falaram! Só acho importante comentar tudo pra você não sair com aquela impressão de "Poxa vida, fui enganado!"

O carro é excelente, forte, imponente... mas tudo tem seu preço!

Nava, você tem como me passar o contato das lojas que você compra? Só pra você ter idéia, por essas bandas não encontrei pastilha por menos de 150. Valeu!

Nava
20/12/2008, 15:52
Opa, não tenho os fones mas é fácil de pegar na net ou google:

Ponto K - loja kia
Vidi Imports (ou importados)
Alvorada Auto Peças
FASA distribuidora e auto peças.

Abraço