PDA

Ver Versão Completa : 2ª e 3ª difíceis de engatar

Raposo
15/12/2008, 16:37
Amigos, Boa tarde!
Levei a Natasha ao meca para trocar os óleos (transmissão, CT e diferenciais). O que acontece: a 2ª e a 3ª agora estão difíceis de engrenar (as outras marchas e a CT não). Será que foi o óleo? Coloquei na caixa de transmissão Castrol ATF (atende as especificações Mercon e Dexron).
Alguém pode dar uma dica? Nem que eu tenha que trocar o óleo novamente. Estou levando o maior "couro" no trânsito do Rio.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 17:00
Amigos, Boa tarde!
Levei a Natasha ao meca para trocar os óleos (transmissão, CT e diferenciais). O que acontece: a 2ª e a 3ª agora estão difíceis de engrenar (as outras marchas e a CT não). Será que foi o óleo? Coloquei na caixa de transmissão Castrol ATF (atende as especificações Mercon e Dexron).
Alguém pode dar uma dica? Nem que eu tenha que trocar o óleo novamente. Estou levando o maior "couro" no trânsito do Rio.
Abraços.

Isso só pode ser a embreagem ou relacionado a ela...

DieselPower
15/12/2008, 20:03
A Hilux do meu sogro apresentou uma certa resistencia em entrar as marchas, principalmente a primeira. Desmontamos a caixa e descobrimos que o problema era com os "cachorrinhos". Após trocados e a caixa remontada, está perfeita como na época em que saiu da concessionária!
Abraço!

Anthoniusnikos
15/12/2008, 20:20
Se antes da troca de óleo as marchas engatavam sem problemas, com a troca deveria ficar melhor e não pior. A não ser que colocaram um gato na CM ou CC, ou tenha acontecido uma grande coincidência (Caso raro!) de alguma peça ter quebrado.
Abs
Antho

Guilherme A. Araújo
15/12/2008, 22:41
Tive o mesmo problema quando comprei a minha, pois no dia seguinte mandei trocar todos os oleos, porém fui sentir que ela ficou meio esquisita no segundo dia depois da troca.
Posteriormente o pedal da embreagem ficava muito lá embaixo, o que caracteriza problemas no cilindro mestre.
Fui na ford e condenaram minha embreagem completa alegando que se eu trocasse somente o atuador a embreagem nao iria aguentar...
Resultado: R$3.000,00 gastos sem necessidade e muita dor de cabeça.

Troque o cilindro mestre, acho q uns R$ 400,00.
Se nao ficar normal, aí eu já num sei!!!

Edintruder
16/12/2008, 10:13
A minha também começou e ficar ruim de trogar as marchas, mas não para engatar a 1a ou ré, mas sim para fazer as trocas. Não é nada grave que incomode, mas eu notei. O óleo está bom ainda e bem clarinho como no dia que coloquei.
A embreagem está ótima e o acionamento aparentemente funcionando bem. Não vou nem mexer e esperarei ver se piora ou melhora. Se piorar eu mexo, se ficar como está ficarei sossegado.

Walter L. L. Casitta
16/12/2008, 11:38
Pessoal, engate difícil é problema na embreagem. Se a troca esta difícil é porque o câmbio está tendo dificuldade pra sincronizar e endurece tentando se proteger. Ele foi feito pra se comportar assim mesmo.

Quando estiver arranhando ou escapando marchas ou com algum ruído anormal aí então vocês podem desconfiar do câmbio ou do óleo...

Miguels
16/12/2008, 12:24
Anéis de sincronização não é. Eu tive problema similar com a 1ª, troquei o atuador e a 1ª ficou boa, mas a 2ª piorou um pouco; então troquei o óleo ATF (vermelho) da caixa, e a 2ª melhorou bastante, mas está longe de ficar perfeita... Tem que entrar na rotação certa, aí facilita.

Miguels
16/12/2008, 12:34
Disel, "cachorrinhos" que vc falé são os sincronizadores?

A Hilux do meu sogro apresentou uma certa resistencia em entrar as marchas, principalmente a primeira. Desmontamos a caixa e descobrimos que o problema era com os "cachorrinhos". Após trocados e a caixa remontada, está perfeita como na época em que saiu da concessionária!
Abraço!

Raposo
16/12/2008, 18:48
Pessoal, engate difícil é problema na embreagem. Se a troca esta difícil é porque o câmbio está tendo dificuldade pra sincronizar e endurece tentando se proteger. Ele foi feito pra se comportar assim mesmo.

Quando estiver arranhando ou escapando marchas ou com algum ruído anormal aí então vocês podem desconfiar do câmbio ou do óleo...
Walter, embreagem não pode ser porque eu troquei tem apenas alguns meses disco, platô, atuador e cilindro do pedal (tem até um tópico que eu criei sobre esta troca). As marchas ficaram ruins logo após a troca do óleo, eu acompanhei o serviço, mas como as marchas (2ª e 3ª) só ficaram duras depois do conjunto ter rodado um pouco (tipo motor quente) e era sábado perto do meio dia não pude voltar no meca porque domingo voltei para o Rio (a oficina fica em Cabo Frio).
Eu vou assumir o prejuízo: vou comprar 03 litros de mercon ATF Motorcraft na Concessionária da Ford e vou trocar novamente :twisted:. Depois eu relato se ficou bom ou não.
abraços.

Walter L. L. Casitta
16/12/2008, 20:44
Walter, embreagem não pode ser porque eu troquei tem apenas alguns meses disco, platô, atuador e cilindro do pedal (tem até um tópico que eu criei sobre esta troca). As marchas ficaram ruins logo após a troca do óleo, eu acompanhei o serviço, mas como as marchas (2ª e 3ª) só ficaram duras depois do conjunto ter rodado um pouco (tipo motor quente) e era sábado perto do meio dia não pude voltar no meca porque domingo voltei para o Rio (a oficina fica em Cabo Frio).
Eu vou assumir o prejuízo: vou comprar 03 litros de mercon ATF Motorcraft na Concessionária da Ford e vou trocar novamente :twisted:. Depois eu relato se ficou bom ou não.
abraços.

Não precisa ir na concessionária. Coloca o ELF mesmo ELFMATIC D2 ATF ou ELFMATIC G3. A maioria dos postos ALE vendem isso...

Miguels
16/12/2008, 21:00
Também serve o LUBRAX OH 49, que é ATF compatível com o mercon e o dextron III. Acha nos postos BR.

Mad Dog
16/12/2008, 21:25
qual o óleo que a ranger leva no câmbio???

e qual óleo q vc colocou??? (fabricante, viscosidade)

:pipoca:

Roodrigo HC
16/12/2008, 21:41
Amigo, acabei de colocar um tópico parecido com o seu, mas até onde estou estudando o meu caso, acredito que o seu seja a embreagem. Já me deram um conselho e vou passar pra vc, se for tirar a embreagem, troca logo tudo (kit + atuador). A M.O. aqui em Vitória - ES pra trocar a embreagem é de 500,00 (por isso o conselho), principalmente porque me parece que esse atuador é de plastico.

Anthoniusnikos
16/12/2008, 22:17
Durante a troca da embreagem, platô, atuador, etc., voces pediram para o meca dar uma inspecionada (o certo seria trocar) no rolamento do eixo prisma do volante ? Quando começa a ficar ruim, os primeiros sintomas é que a 2a. e 3a. não entram, depois vai piorando até que não entra mais nada. Custa uns R$ 30,00.
Abs
Antho

Walter L. L. Casitta
16/12/2008, 22:25
Durante a troca da embreagem, platô, atuador, etc., voces pediram para o meca dar uma inspecionada (o certo seria trocar) no rolamento do eixo prisma do volante ? Quando começa a ficar ruim, os primeiros sintomas é que a 2a. e 3a. não entram, depois vai piorando até que não entra mais nada. Custa uns R$ 30,00.
Abs
Antho

Também pode ser sujeira ou ferrugem no eixo piloto. Coisas simples de revolver não fosse o trabalho que da baixar a caixa...

Raposo
17/12/2008, 17:13
Não precisa ir na concessionária. Coloca o ELF mesmo ELFMATIC D2 ATF ou ELFMATIC G3. A maioria dos postos ALE vendem isso...
Valeu Walter, vou fazer isso.
Abraços.

Raposo
17/12/2008, 17:15
qual o óleo que a ranger leva no câmbio???

e qual óleo q vc colocou??? (fabricante, viscosidade)

:pipoca:
No manual fala no Motorcraft MERCON ATF (2,6 litros).
Coloquei Castrol ATF (atende as especificações FORD e GM).
Abs.

rogeriomasih
18/12/2008, 00:25
E aí, mudou o óleo?
Resolveu o problema?

Raposo
19/12/2008, 15:24
E aí, mudou o óleo?
Resolveu o problema?
Ainda não, Cara!
Dia de semana não dá vou fazer isso amanhã (sábado)
Abs.