Conectar

Ver Versão Completa : Troca Oleo Ranger

Roodrigo HC
15/12/2008, 12:55
Pessoal, comprei uma Ranger xlt 2.8 04/05 e estou querendo trocar todos os oleos (cx marcha, diferencial diant, traseiro, freio, direçao). Já consegui trocar da cx marcha o fluído de freio e direção. Os diferenciais podem ser trocados em oficinas, em postos de gasolinas ou só em concessionária? Essa é minha primeira caminhonete, por isso estou meio perdido. E esse negocio de graxeira, lubrificação..... não entendi se tem na ranger ou não? Desde já agradeço. Abraços, Rodrigo.

Raposo
15/12/2008, 15:42
Boa tarde Rodrigo! Você utilizou o manual para efetuar as trocas? Foi você mesmo que trocou das caixas? A Ranger não tem pontos de graxeira.

Roodrigo HC
15/12/2008, 20:21
Fui em dois postos de gasolina perto de casa um o frentista quis colocar o mesmo oleo no diferencial diant. e traseiro, ai mandei parar pois o manual dava especificação diferente para cada um. No outro perguntei o frentista qual a diferença entre cx de trasnferência e cx de transmissão e o caro engasgou engasgou e não respondeu. Achei melhor não fazer nada. No terceiro o frentista me mostrou o oleo da cx de marcha e a especificação bateu com a do manual, ai mandei trocar. Ou seja, esta faltando diferencial dianteiro e traseiro.

Roodrigo HC
15/12/2008, 20:23
Obrigado pela dica da graxeira.

Anthoniusnikos
15/12/2008, 20:27
Não vá na conversa de frentistas. Poucos deles sabem alguma coisa, ou são honestos o suficiente para confessarem que não sabem (vão empurrando o que tem). Vá pelo Manual do Proprietário, e procure nos tópicos já discutidos aquí no Forum.
Se tiver paciência a gente vai dizendo.
Abração
Antho

Rodrigo Cisne Cid
15/12/2008, 21:00
Rodrigo a minha não tem graxeira para lubrificação, os demais oleos é só verificar no manual do proprietário.

Anthoniusnikos
15/12/2008, 21:06
Qual é a sua pickup Rodrigo CC ?
Abs
Antho

Edintruder
16/12/2008, 00:30
Os diferenciais até 2001, o óleo é 80W90 para os dois, porém se for 2002 em diante, no diferencial traseiro tem um aditivo para trabalhar com o sistema de LSD do diferencial.
Para testar basta levantar a picape e com ela desligada e engatada, tuu giras alguma roda traseira, se a oposta girar no sentido contrário sem resistência o diferencial não possui LSD ou está desgastado e poderás usar o óleo 80W90, se tiver uma grande resistência ao giro devido a marcha estar engatada, então tem LSD operante e deverás colocar esse aditivo. Eu não sei o nome pois a minha não tem LSD.

kavlac
17/12/2008, 00:50
Olá pessoal.
O manual da Minha ranger diz que o motor leva 9l de oleo mas a vareta diz que o motor aguenta só 8.5. Alguem sabe se tem problema colocar os 0.5L adicionais e passar a marca maxima da vareta? Estou um pouco preocupado com isso pois vou fazer uma viagem de 4000Km e queria o motor trabalhando bem lubrificado.

Agradeco

RGamaJr_4x4
17/12/2008, 09:53
Acho melhor se guiar pela vareta e não deixar em hipótese alguma passar da marca máxima.

A minha 2.5 o manual diz que pega 6,5L, com troca de filtro. Semana passada fiz isso com 6L e a marca já tá quase no limite. Nem coloquei o 1/2 litro.

Raposo
17/12/2008, 17:26
Acho melhor se guiar pela vareta e não deixar em hipótese alguma passar da marca máxima.

A minha 2.5 o manual diz que pega 6,5L, com troca de filtro. Semana passada fiz isso com 6L e a marca já tá quase no limite. Nem coloquei o 1/2 litro.
X2! Troquei com filtro e pegou 6 litros (motor 2.5)
Abs.

Duda Sousa
17/12/2008, 17:35
Troquei semana passada, pegou 6,5 litros e ficou exatamente na parte mais alta da marca indicadora. Motor PS 2.8.

Walter L. L. Casitta
17/12/2008, 18:45
Eu sempre coloque 7 litros, passa um pouquinho do máximo...

kavlac
17/12/2008, 18:46
Obrigado pela dica Rogerio. vou seguir seu conselho.

Rodrigo Cisne Cid
20/12/2008, 21:54
Oi Antonio, a minha picape é uma Ford Ranger XL 4X4 TDI cabine dupla ano 2000.

Anthoniusnikos
21/12/2008, 00:45
Olá Rodrigos. Primeiro sejam bem-vindos ao Fórum.
Obedeça a marca da vareta. Se passar um pouco após a troca, abra o bujão do carter e escorra o excesso. Se trocar o filtro são mais 1/2 litros.
Para a troca do óleo do diferencial vai precisar tirar a capa, pois não tem bujão para a drenagem, só o de reposição.
Sempre que possível, recomendamos o acompanhamento dos serviços. Não confie demasiadamente nos mecas, a maioria são verdadeiros porcânicos.
As especificações dos óleos e fluídos devem ser levadas a sério. Verifique o Manual do proprietário. Se não o tiver, dê uma geral aquí no Fórum, que vai encontratrar tudo.
Mas, na dúvida pergunte. Nem sempre se pode responder logo em seguida.
Se o eixo (dianteiro=1,4 litros) e (traseiro=2,4 litros) for VISTEON pode usar o óleo SAE 80W90 ou o 75W140 sintético.
Depois de aplicar a borracha de silicone: vermelha ou preta, deixe a secar por 15 minutos. Feche a tampa e aperte gentilmente os parafusos da tampa. Depois de mais 30 minutos, dou o aperto final. Se a quantidade de borracha aplicada estava na quantidade correta, não estará nem faltando, nem sobrando material nas bordas.

Abs
Antho

Edintruder
21/12/2008, 09:54
Para colar a tampa do diferencial serve até cola de junta de motor da 3M.
Da última vez que abri o meu diferencial eu soldei uma porca externa na tampa bem em baixo e abri um furo. Depois sóo fechar com um parafuso e uma arruela de alumínio. No diferencial dianteiro não dá para fazer sem tirar o diferencial pois é muito encostado do agregado da suspensão no chassis.

MAURI DE
18/11/2011, 02:04
alo, pessoal, sou novato no forum.

tenho uma ranger 2.5 xl supercab ano 2001 motor maxion.

pergunta: preciso trocar o oleo da caixa do diferencial a cada quantos mil km ? alguem pode me ajudar aki ?

abs

Imperador!
18/11/2011, 10:37
Eu troco a cada 40.000km. Mas eu acredito que no manual tem essa informação.

BRAVOECONOVEMBER
19/11/2011, 21:07
Do manual da ranger americana, para veículos 4X4, a troca de fluído de caixa de transferência e diferenciais deve ser feita com 60.000 milhas, o que dá 96560 km, arredondando, 100.000 vai...
Isso para uso normal. Para uso severo, fora de estrada, o programa de manutenção manda reduzir alguns tempos de inspeção de freios e lubrificação da suspensão, bem como troca de óleo e filtros de motor, para metade da quilometragem. Mas não diz nada a respeito dos fluídos de CT e diferenciais.

Imperador!
19/11/2011, 21:21
Olhadinha aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/43807-manuais-de-manutencao-dana-eixos-30-44-60-e-70-a.html#post1073697

Luiz Augusto FL
26/05/2017, 10:46
Pessoal, comprei uma Ranger xlt 2.8 04/05 e estou querendo trocar todos os oleos (cx marcha, diferencial diant, traseiro, freio, direçao). Já consegui trocar da cx marcha o fluído de freio e direção. Os diferenciais podem ser trocados em oficinas, em postos de gasolinas ou só em concessionária? Essa é minha primeira caminhonete, por isso estou meio perdido. E esse negocio de graxeira, lubrificação..... não entendi se tem na ranger ou não? Desde já agradeço. Abraços, Rodrigo.

Sei que o post é antigo, mas acredito que vale o complemento para aqueles que pesquisam na net por aí.
Não dá pra ir em conversa de frentista, "mecânicos" e achismos pois muitos vão indicar o que tem disponível e/ou que ouviram falar que é bom... O melhor mesmo é seguir as especificações indicadas pelo manual e pesquisar marcas de óleo (de acordo com as especificações indicadas) com o preço que vc pode pagar.
Vou deixar registrado aqui quais óleos usei para cada parte da Ranger 2.8 ano 2004 seguindo as especificações do manual:

- Motor: Lubrax Top Turbo 15w40 CI-4 (especificação desse óleo é superior ao indicado no manual)
- Diferencial traseiro: Valvoline Synpower 75w90 Limited Slip (indicado para diferenciais auto-blocantes, como é o caso da ranger)
- Diferencial dianteiro: Lubrax 80w90 GL-5
- Transmissão: Eaton Dexron III - ATF (a Eaton é a empresa que fabrica a transmissão da ranger e fornece o próprio óleo)
- Caixa de transferência (4x4 e reduzida): Eaton Dexron III - ATF

Vale lembrar, como já citado anteriormente, que as Rangers mais antigas não possuem dreno de diferencial e caixa de transferência sendo necessária a remoção das tampas para retirada do óleo velho.
Para retirar o óleo da caixa de transferência usei uma bomba de transferência (que comprei pelo ML) para succionar o óleo velho e a mesma bomba para colocar o óleo novo.
A transmissão tem o dreno magnético, que é necessário limpar retirando as limalhas de ferro antes de fecha-lo novamente.
Diferencial traseiro retirei a tampa, drenei todo o óleo, limpei tampa e extremidades para aplicação da cola, fechei e adicionei o óleo novo.
O diferencial dianteiro foi o único procedimento que não consegui fazer em casa, devido a falta de espaço causado por todo o agregado de suspensão para retirar a tampa frontal. Levei a uma troca de óleo do bairro para retirar, também por sucção, pois a máquina deles tem o cano bem fino (a minha bomba a mangueira é grossa, não coube) e consegue adentrar no sistema e retirar todo o óleo.

Adicionados todos os óleos novos, estou rodando até hoje sem problemas nem vazamentos. Vale lembrar que é bom respeitar os períodos de troca que constam no manual.

Espero ter ajudado.

Danilo Garcia
30/05/2017, 23:19
Sei que o post é antigo, mas acredito que vale o complemento para aqueles que pesquisam na net por aí.
Não dá pra ir em conversa de frentista, "mecânicos" e achismos pois muitos vão indicar o que tem disponível e/ou que ouviram falar que é bom... O melhor mesmo é seguir as especificações indicadas pelo manual e pesquisar marcas de óleo (de acordo com as especificações indicadas) com o preço que vc pode pagar.
Vou deixar registrado aqui quais óleos usei para cada parte da Ranger 2.8 ano 2004 seguindo as especificações do manual:

- Motor: Lubrax Top Turbo 15w40 CI-4 (especificação desse óleo é superior ao indicado no manual)
- Diferencial traseiro: Valvoline Synpower 75w90 Limited Slip (indicado para diferenciais auto-blocantes, como é o caso da ranger)
- Diferencial dianteiro: Lubrax 80w90 GL-5
- Transmissão: Eaton Dexron III - ATF (a Eaton é a empresa que fabrica a transmissão da ranger e fornece o próprio óleo)
- Caixa de transferência (4x4 e reduzida): Eaton Dexron III - ATF

Vale lembrar, como já citado anteriormente, que as Rangers mais antigas não possuem dreno de diferencial e caixa de transferência sendo necessária a remoção das tampas para retirada do óleo velho.
Para retirar o óleo da caixa de transferência usei uma bomba de transferência (que comprei pelo ML) para succionar o óleo velho e a mesma bomba para colocar o óleo novo.
A transmissão tem o dreno magnético, que é necessário limpar retirando as limalhas de ferro antes de fecha-lo novamente.
Diferencial traseiro retirei a tampa, drenei todo o óleo, limpei tampa e extremidades para aplicação da cola, fechei e adicionei o óleo novo.
O diferencial dianteiro foi o único procedimento que não consegui fazer em casa, devido a falta de espaço causado por todo o agregado de suspensão para retirar a tampa frontal. Levei a uma troca de óleo do bairro para retirar, também por sucção, pois a máquina deles tem o cano bem fino (a minha bomba a mangueira é grossa, não coube) e consegue adentrar no sistema e retirar todo o óleo.

Adicionados todos os óleos novos, estou rodando até hoje sem problemas nem vazamentos. Vale lembrar que é bom respeitar os períodos de troca que constam no manual.

Espero ter ajudado.

Show de explicaçao Luiz! Aqui na minha cidade SBC SP o dono da casa de oleo disse que minha ranger 2009 3.0 4x4 nao tem blocante automatico.
Levei o manual e colocamos
Dif tras - 75W90 - ele usou sucçao para retiar e injetou ar comprimido via extintor vazio.
Dif diant - 80W90 - mesmo processo acima
Cx Transmissao - Mercul 5
Cx Transferencia - Mercul 5
Oleo motor Ursa TDX Premium

Gastei total de 500 reais.