PDA

Ver Versão Completa : TURBINA x VIDA ÚTIL DO MOTOR

bebetobandeira
15/12/2008, 07:39
Oi Galera!

Acredito q muitos têm essa dúvida, ou não:?: Ouvi vários mecânicos dizerem q TURBINA diminui a VIDA ÚTIL DO MOTOR, é verdade? Mesmo no motor preparado?
Aguardo respostas dos colegas entendidos no assunto:!:

Byby:!:

Bebetobandeira.

DieselPower
15/12/2008, 10:44
No motor ciclo diesel, muitas vezes a turbina até aumenta a vida útil, pois com um maior torque disponível em rotações mais baixas, você acaba acelerando menos e mantendo uma rotação mais baixa, já que não precisará reduzir marchas em qualquer subidinha.
Uma das formas de avaliar o desgaste do motor, é através das "horas de uso" (igual aos trataores), que é calculada através das RPM do virabrequim (100.000 RPM = 1 hr, se eu não me engano), sendo assim, um motor turbinado fará o mesmo trajeto com uma soma total de RPM menor que outro motor identico, porém turbinado.
Porém, existe o outro lado da moeda, um motor comprimido, gera maior potência e torque, e isto (principalmente o torque) irá gerar maior força sobre o conjunto, as peças que mais sofrem com isto são as bielas.
No geral, acredito que um motor turbinado de maneira correta, utilizando pressões menores que 1 kgf/cm2, deverá apresentar uma durabilidade muito próxima de um aspirado.
Abraço.

Mad Dog
17/12/2008, 00:17
Outro quesito MUITO importante é a lubrificação, passar a usar óleos semi sintéticos e 100% sintéticos, minerais só de extrema qualidade e troca a cada 5.000km

Obs: óleo para motor diesel, não quer diser q seja óleo de caminhão, pickup não é caminhão é pickup (light truck) ou caminhão leve.

bebetobandeira
31/12/2008, 00:07
No motor ciclo diesel, muitas vezes a turbina até aumenta a vida útil, pois com um maior torque disponível em rotações mais baixas, você acaba acelerando menos e mantendo uma rotação mais baixa, já que não precisará reduzir marchas em qualquer subidinha.
Uma das formas de avaliar o desgaste do motor, é através das "horas de uso" (igual aos trataores), que é calculada através das RPM do virabrequim (100.000 RPM = 1 hr, se eu não me engano), sendo assim, um motor turbinado fará o mesmo trajeto com uma soma total de RPM menor que outro motor identico, porém turbinado.
Porém, existe o outro lado da moeda, um motor comprimido, gera maior potência e torque, e isto (principalmente o torque) irá gerar maior força sobre o conjunto, as peças que mais sofrem com isto são as bielas.
No geral, acredito que um motor turbinado de maneira correta, utilizando pressões menores que 1 kgf/cm2, deverá apresentar uma durabilidade muito próxima de um aspirado.
Abraço.

Caro DIESEL, :dance:

E c eu Turbinar o motor "só por fora" o q ocorre? O correto é "Turbinar tb por dentro" como dizem?

cRiPpLe_rOoStEr
31/12/2008, 00:44
se turbo reduzisse a vida útil dos motores não estaria se tornando uma séria opção para conter a poluição através do downsizing... vale observar que um serviço de instalação do turbo feito sem critério vai moer o motor por dentro, tem que ajustar injeção, ignição (não aplicável em motores a diesel), coletores de admissão e escape, dutos do cabeçote e eventualmente até o comando de válvulas para trabalhar com o novo fluxo do motor e aumento da compressão... um amigo meu que tem um gol gt 1.8 com preparação aspirada vai até trocar o motor para poder turbinar sem problemas em função da taxa de compressão absurda que atualmente usa...

bebetobandeira
31/12/2008, 01:03
se turbo reduzisse a vida útil dos motores não estaria se tornando uma séria opção para conter a poluição através do downsizing... vale observar que um serviço de instalação do turbo feito sem critério vai moer o motor por dentro, tem que ajustar injeção, ignição (não aplicável em motores a diesel), coletores de admissão e escape, dutos do cabeçote e eventualmente até o comando de válvulas para trabalhar com o novo fluxo do motor e aumento da compressão... um amigo meu que tem um gol gt 1.8 com preparação aspirada vai até trocar o motor para poder turbinar sem problemas em função da taxa de compressão absurda que atualmente usa...

Amigo!

Mas só precisa mexer nisso pra c Turbinar adequadamente:?:

Bebetobandeira.

cRiPpLe_rOoStEr
31/12/2008, 01:51
Amigo!

Mas só precisa mexer nisso pra c Turbinar adequadamente:?:

Bebetobandeira.

não né... se quiser cair matando mesmo é bom usar pistões e bielas forjadas, sem falar nas molas e balanceiros de válvulas, bomba de óleo, radiador e o diabo... lembra daquele gol 1.0 turbo? as válvulas, não lembro se de admissão ou de escape, têm um reservatório de sódio líquido para refrigerar, como no novo corvette zr1 supercharger...

cRiPpLe_rOoStEr
31/12/2008, 01:53
afinal, motores com maior capacidade volumétrica tendem a ser mais aptos para desenvolverem potências e torques mais elevados por não ficarem tão sobrecarregados, e em motores menores isso deve ser compensado de alguma maneira para que seja possível ficar livre de problemas, seja usando comandos de válvulas mais eficientes, melhorando a refrigeração e lubrificação ou outras coisas que possam ser melhoradas...

bebetobandeira
03/01/2009, 10:18
afinal, motores com maior capacidade volumétrica tendem a ser mais aptos para desenvolverem potências e torques mais elevados por não ficarem tão sobrecarregados, e em motores menores isso deve ser compensado de alguma maneira para que seja possível ficar livre de problemas, seja usando comandos de válvulas mais eficientes, melhorando a refrigeração e lubrificação ou outras coisas que possam ser melhoradas...

Amigo Cripple Rooster, agredeço pela aula e acredito q muita gente ñ sabia desses detalhes tão importantes referentes a Turbina:palmas:

Bebetobandeira

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 18:54
eu sempre tive preferência por motores grandes e aspirados, valorizando mais a cilindrada que a tecnologia agregada ao motor... mas em tempos de valorização maior da ecologia devemos nos atentar mais para o potencial dos motores turbo... a propósito: amanhã começa o vestibular da ufrgs, que eu estou fazendo para o curso de engenharia mecânica...

Amigo Cripple Rooster, agredeço pela aula e acredito q muita gente ñ sabia desses detalhes tão importantes referentes a Turbina:palmas:

Bebetobandeira

eu sempre gostei de mecânica, e com 1 ano e 6 meses eu ja gostava de mexer no fusca que o meu pai tinha na época... mas mesmo sem ter tanto contato com motores turbo, sempre gostei de ir em oficinas e acabava aprendendo algumas coisas, até sobre turbo...

SÉRGIO HOLANDA
03/01/2009, 19:59
bebeto,

você tem de saber qual a utilização que este motor terá...é pra praticar indoor, trilhas, apenas uso em cidade, vai andar muito nas estradas, etc...tudo vai depender da utilização...o turbo pode dimnuir ou até melhorar a vida útil do motor, tudo vai depender da sua utilização.

Abrs,

Sérjão

Caro DIESEL, :dance:

E c eu Turbinar o motor "só por fora" o q ocorre? O correto é "Turbinar tb por dentro" como dizem?

bebetobandeira
03/01/2009, 21:42
Caro Cripple, boa sorte a vc nessa sua empreitada, pois o q realmente importa é sua vocação, sucesso!

Bebetobandeira.

bebetobandeira
03/01/2009, 21:46
bebeto,

você tem de saber qual a utilização que este motor terá...é pra praticar indoor, trilhas, apenas uso em cidade, vai andar muito nas estradas, etc...tudo vai depender da utilização...o turbo pode dimnuir ou até melhorar a vida útil do motor, tudo vai depender da sua utilização.

Abrs,

Sérjão

Ok Serjão, vou utilizar mais em expedições e viagens em estradas mesmo, mas pegarei algumas trilhas, claro:!:

Byby.

Bebetobandeira