PDA

Ver Versão Completa : Bomba de vácuo da Ranger

Miguels
14/12/2008, 22:14
Alguém sabe onde comprar uma bomba de vácuo da Ranger 2.8 a um preço "razoável" ? Em que faixa rola? Ela está fazendo bastante barulho e não quero ser pego desprevenido numa viagem... O barulho some quando solto a mangueira que vem dela, assim deu para diagnosticar o misterioso ruido narrado em outro tópico: não é turbina, nem bomba d'água, é bomba de vácuo. Felizes festas a todos.

Walter L. L. Casitta
14/12/2008, 23:21
Poderia ser algum rolamento no alternador.

Uma bomba completa na autorizada Ford custa R$800,00, mas acredito na autorizada MWM custe menos.

Existe também o jogo de reparos na autorizada Ford por menos de R$80,00

Anthoniusnikos
15/12/2008, 20:35
Miguels ou Casitta, poderiam me reproduzir, ou me informar por semelhança, qual é o barulho que uma bomba de vácuo faz quando está ruim ?
Abs
Antho

Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 21:03
Miguels ou Casitta, poderiam me reproduzir, ou me informar por semelhança, qual é o barulho que uma bomba de vácuo faz quando está ruim ?
Abs
Antho

Nunca vi bomba de vácuo barulhenta. O alternador sim, quando os rolamentos estão ruins. Como os dois são juntos o barulho poderia estar vindo o alternador...

Anthoniusnikos
15/12/2008, 21:15
Os periféricos do motor da minha estão também provocando um pouco de barulho que começa a incomodar. Penso em trocar:
a) o rolamento do esticador da correia poly-V.
b) a bomba d'água.
c) os rolamentos do alternador.
Abs
Antho

Edintruder
16/12/2008, 00:33
Eu troquei os rolamentos do meu alternador e te digo que estavam tão barulhentos que me encomodava ao dirigir. Troca os rolamentos, escovas e retentor de óleo do alternador quando mexeres na bomba de vácuo. Tudo isso é coisa barata. Procura uma autorizada MWM International qque acredito que a bomba original nova não saia mais que R$400,00.
Um exemplo, a bomba da DH na Ford custa cerca de R$1600,00, paguei cerce de R$400,00 na autorizada MWM International.

Miguels
16/12/2008, 12:44
Antho,
O barulho é difícil de descrever, é como se fosse um "nhuUUmmnhuUUm" cíclico, com picos mais intensos. Creio que podem ser as aletas no interior da bomba de vácuo, que ao serem solicitadas na sucção atritam no interior da carcaça e dá esse barulho. Retire a ponta da mangueira que vem da bomba do encaixe e ouça, se o barulho acabar e começar de novo ao fechar a entrada de ar com o dedo, é a bomba de vácuo.

Abs
Antho

RIODADOS
16/02/2009, 00:12
sou novo aki, e revolvi me cadastrar neste forum porque vi muitas duvidas esclarecidas, tenho uma RANGER 2.8 2002/2003, e ela resolveu dar um monte de problemas de uma só vez, lá vão minhas dúvidas.

1º - Ela apresentou vazamento da BOMBA DE VACUO, porém, a impressão que tive é que o oleo vaza da bomba e cai dentro do alternador, ou seja, não vaza na união e sim pelo eixo.

2º - Ela também esta ruim para pegar na partida, um amigo me disse que a bomba alimentadora esta permitindo o retorno do oleo p/ o tanque de combústivel, esse amigo ainda me disse que é possível trocar apenas o "REPARO DE RETORNO DA BOMBA ALIMENTADORA", gostaria de saber se é possível, onde encontro esse reparo e qual valor aproximado..

Espero que possam me ajudar....

Obrigado

Como faço para resolver esses problema.

Anthoniusnikos
16/02/2009, 10:13
Caro amigo Rios, dê uma olhada na página http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50078 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50078) , você terá uma boa dica sobre a bomba de vácuo.
Nota: Vazamento pelo eixo, pode ser apenas o retentor.
Quanto a dificuldade de partida, pode ser uma poção de coisas, mas se for o reparo da bomba injetora, acho melhor levar num bombista (oficina especializada).
Se for de mexer nas ferramentas, vá desmontando o que acha que pode, verificando os problemas, que o pessoal vai ajudando nos passos para os reparos.
Abs

Anthon

Oidagua
27/03/2009, 21:05
sou novo aki, e revolvi me cadastrar neste forum porque vi muitas duvidas esclarecidas, tenho uma RANGER 2.8 2002/2003, e ela resolveu dar um monte de problemas de uma só vez, lá vão minhas dúvidas.

1º - Ela apresentou vazamento da BOMBA DE VACUO, porém, a impressão que tive é que o oleo vaza da bomba e cai dentro do alternador, ou seja, não vaza na união e sim pelo eixo.

2º - Ela também esta ruim para pegar na partida, um amigo me disse que a bomba alimentadora esta permitindo o retorno do oleo p/ o tanque de combústivel, esse amigo ainda me disse que é possível trocar apenas o "REPARO DE RETORNO DA BOMBA ALIMENTADORA", gostaria de saber se é possível, onde encontro esse reparo e qual valor aproximado..

Espero que possam me ajudar....

Obrigado

Como faço para resolver esses problema.

Eu já tive esses dois problemas com minha 2.5. O vazamento se dava porque o retentor estava estourado ( o dito cujo custou R$ 8,00 na revenda bosch). O fato de estar ruim para pegar (e também entrava ar com 1/4 de combust.) era porque o "cachimbo", não sei se o termo é esse mesmo, tinha se despedaçado dentro do tanque de combustível e os pedaços menores estavam entupindo o cano de sucção de combustível, fabriquei um novo e acabaram-se os problemas (ver topico manutenção do tanque da ranger)

Eliakym
17/07/2017, 10:39
Eu já tive esses dois problemas com minha 2.5. O vazamento se dava porque o retentor estava estourado ( o dito cujo custou R$ 8,00 na revenda bosch). O fato de estar ruim para pegar (e também entrava ar com 1/4 de combust.) era porque o "cachimbo", não sei se o termo é esse mesmo, tinha se despedaçado dentro do tanque de combustível e os pedaços menores estavam entupindo o cano de sucção de combustível, fabriquei um novo e acabaram-se os problemas (ver topico manutenção do tanque da ranger)
Amigo não sei se você pode me ajudar mas é o seguinte, a minha é uma 2.5 Diesel 4x4 2000, ela tá com alguns probleminhas, meu pai disse que não posso deixar o tanque baixar de 1/4 para não entrar ar no sistema, só que o marcador de combustível dela tá muito doido, uma vez fiz uma pergunta aqui no fórum e disseram que tava normal, ela não marca direito, as vezes coloco 20 reais estando em 1/4 e o tanque fica entre 1/2 e 1/4, aí as vezes coloco 20 reais e o tanque não sobe quase nada, enfim é complicado saber o quanto ela tem de combustível, já percebi que muitas vezes o tanque está em 1/2 e demora sair do lugar e quando rodo e desligo o carro ele abaixa o que não abaixou com o carro andando, sem falar que na estrada o marcador praticamente não baixa, aí quando paro ele baixa muito, nunca da pra confiar no tanque, fico fazendo média de acordo com o hodômetro. Outra coisa é que quando coloco em um aclive o tanque se tiver em 1/4 vai para 1/2 e em um declive se tiver em 1/4 ele vai para a reserva, isso é muito chato, pois mesmo com o carro andando ele fica oscilando muito a posição do combustível. Isso é normal ? Outra coisa é um vazamento que ela tá tendo, o óleo do motor baixa muito rápido e o mecânico falou que ela tá com vazamento na Junta da Tampa de Tucho, procurei na internet mas não nada parecido de problema e muito menos a peça pra vender, poderia me ajudar?

Francisco Casal
17/07/2017, 14:13
Amigo, o tanque da ranger é estreito e comprido, e a bóia ta no meio, se estiver descendo ou subindo, o diesel fica nas pontas do tanque marcando pouco mesmo, por isso de não deixar com menos de 1/4 de tanque. Já em relação ao vazamento, troca a junta de borracha que vai na tampa de válvulas, troque as mangueiras de retorno do óleo e lave ou troque a válvula PCV (anti chama) que para esses vazamentos.

Eliakym
18/07/2017, 15:38
Amigo, o tanque da ranger é estreito e comprido, e a bóia ta no meio, se estiver descendo ou subindo, o diesel fica nas pontas do tanque marcando pouco mesmo, por isso de não deixar com menos de 1/4 de tanque. Já em relação ao vazamento, troca a junta de borracha que vai na tampa de válvulas, troque as mangueiras de retorno do óleo e lave ou troque a válvula PCV (anti chama) que para esses vazamentos.
OK amigo, muito obrigado e em relação ela não marcar direito quando tá na estrada, o que você acha? Quando o carro tá andando demora baixar e quando paro ele desce muito, será que ta normal mesmo assim ? Não seria bom trocar a boia de combustível ? Em relação o vazamento vou trocar a junta, o mecânico pediu pra trocar e depois da troca fazer uma lavagem geral no motor, aí quero ver se tem algum vazamento a mais. Vou aproveitar e trocar correia dentada e também as pastilhas de freio, em relação á óleo, filtro de óleo, de ar e combustível troquei mês passado, outra coisa que fiz foi a regulagem de válvulas e tuchos, minha Ranger tava fazendo pow pow pow na trabalhada do motor em marcha lenta e esse barulho era bem forte ali onde fica o filtro de ar, aí o cara resolveu e foi baratinho, 105 reais. Tou tentando deixar a viatura um brinco kkkk. Valeu amigo.

Francisco Casal
18/07/2017, 21:43
Amigo, não sei em relação a marcar o diesel, pois a minha comprei com o marcador pifado, e ainda não arrumei🙈🙈. O pessoal quer uns 150 de mao de obra mais uns 200 da peça e tal, com esses 350 eu rodo o mes em diesel.

Eliakym
19/07/2017, 09:35
Valeu então amigo, seja feliz com sua Ranger também, tudo de bom sempre

Macuxi Ranger
18/11/2017, 15:32
Olá pessoal,
eu estava procurando a provável causa desse vazamento, e ao ver o post dos colegas sobre o retentor, procurei um vídeo. E foi difícil encontrar, por isso quero compartilhar. Segue o vídeo sobre TROCA DO RETENTOR DO ALTERNADOR COM BOMBA DE VÁCUO. Só não descobri ainda a especificação do retentor; e já que a gente prefere comprar antes de desmontar o carro, quem souber, deixa a dica ai!

sacar reten alternador bosch con depresora - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Lu3l2KroM74)

Abraço!

Caro amigo Rios, dê uma olhada na página http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/50078-bomba-de-vacuo-maxion.html , você terá uma boa dica sobre a bomba de vácuo.
Nota: Vazamento pelo eixo, pode ser apenas o retentor.
Quanto a dificuldade de partida, pode ser uma poção de coisas, mas se for o reparo da bomba injetora, acho melhor levar num bombista (oficina especializada).
Se for de mexer nas ferramentas, vá desmontando o que acha que pode, verificando os problemas, que o pessoal vai ajudando nos passos para os reparos.
Abs

Anthon

Seu Geze
02/10/2025, 08:12
Bom dia pessoal. Por acaso alguém substituiu a bomba de vácuo da Ranger 3.0 2008? Estou precisando somente de uma peça da bomba que foi extraviada. Caso alguém tenha sobrando, estou em busca dessa peça. Obrigado.
582714

Edumar
06/10/2025, 14:39
Você precisa do que, exatamente? Desse eixo?