Ver Versão Completa : Dana ISF 44 X calço nas molas X cambagem
Tio Eddie
14/12/2008, 19:09
PessoAll,
Após uma garimpada inicial ainda não encontrei uma resposta mais precisa a minha dúvida...
O diferencial dianteiro da minha F1000 4x4 é um Dana ISF 44, com braços panhard e molas helicoidais.
As molas já estão calçadas em 1" e a cambagem está no limite para os pneus 31' que estou usando. (com os 33" os pneus tinham um pequeno desgaste na parte externa por conta da cambagem).
Pretendo levantar a suspensão dianteira em cerca de +4" para compensar a subida da suspensão traseira após ter refeito o molejo (hj tem uma diferença de 5" entre a traseira e a dianteira, medida no centro do para lamas, no eixo do pneu, com o carro no plano). Estes calços da suspensão dianteira serão limitados pela existência de porcas de ajuste da cambagem.
Obviamente a base dos amortecedoes (Monroe turbogás da F250) serão elevadas proporcionalmente.
Pergunto:
Consigo um calço de 5"nas molas de um DANA ISF 44 sem comprometer compeltamente o curso da suspensão? Ou desmonto o feixe de molas traseiro e diminuo o arqueamento para nivelar o carro?
Minha idéia é de usar pneus maiores um pouquinho na próxima troca, algo entre 35" ou 37". Será que o diferencial dianteiro dá conta?
Além do ajuste da suspensão vem um BL entre 2" e 4" a ser decidido depois que a vtr for nivelada.
Desde já agradeço
Abraços
Eddie
Walter L. L. Casitta
14/12/2008, 20:33
Tá tudo errado:
Os pneus gastaram assim não por culpa do camber. O que fez isso deve ter sido a convergência. Com esse caço nas molas as rodas ficam mais convergentes e você deveria ter compensado ajustando para que as roda ficassem um pouco mas divergente.
Quanto aos calços de 5" vai fuder com toda a geometria da suspensão. O truque pra fazer um lift da suspensão, no caso com 5" tem que rebaixar em 5" no chassi todos os pontos de fixação das peças da suspensão para que todas fique na mesma posição, mas 5" abaixo do que ficam originalmete.
Tio Eddie
14/12/2008, 22:05
Tá tudo errado:
Quanto aos calços de 5" vai fuder com toda a geometria da suspensão. O truque pra fazer um lift da suspensão, no caso com 5" tem que rebaixar em 5" no chassi todos os pontos de fixação das peças da suspensão para que todas fique na mesma posição, mas 5" abaixo do que ficam originalmete.
Walter, antes de mais considerações, obrigado pela pronta resposta!
Vamos lá, com os 31" não tem nenhum desgaste fora do esperado, o desgaste era apenas com os 33".
Se eu entendi bem o que vc disse, eu deveria inserir os calços entre o chassi e os pontos de apoio da suspensão, não debaixo das molas :pensativo:.
Vi várias F1000 4x2 com calços enormes embaixo das molas dianteiras e a cambagem acaba sendo corrigida nos braços da tesoura da suspensào dianteira e no parafuso de regulagem. Além disso o meca que "cuida" da pkp disse que o calço poderia ser uma solução. Como achei fácil demais, resolvi pedir ajuda, antes de fazer M* e jogar $$ fora,
A F1000 4x4 é cerca de 100mm mais alta que as 4x2 (já vem de fábrica assim), tanto que os 33" cabem sem nenhum tipo de alteração.
No meu caso, aconteceu o seguinte:
Depois que instalei o guincho, a frente ficou mais pesada e consequentemente um pouco mais baixa.
Quando refiz o molejo traseiro, acrescentei a segunda mola que faltava, coloquei mestras novas e retrabalhei o feixe. Além disso, com o molejo na bancada, a parábola mede, originalmente, da bancada ao centro da mola 22 cm, pedi que o feixe fosse dobrado com 23,5cm. este 1,5 cm a mais rendeu pelo menos 13cm a mais de altura em relação a frente da pkp.(já acomodou após 600km com 1000kg na caçamba, ficando com 11 cm a mais que a frente.
Troquei as molas helicoidais e amortecedores, mantendo o calço debaixo das molas dianteiras, e mesmo assim a pkp continua embicada (frente mais baixa)
Antes de partir para o BL, preciso corrigir e nivelar a PKP, dai a idéia dos calços. Outra opção seria trocar as molas de F1000 por molas de F250/350, que são 1,25 voltas mais compridas e também são mais duras....ou ainda, compensar no molejo traseiro, mas não posso desconsiderar o guincho...
Sei que o post é longo, mas sem a visão geral do caso, fica dificil de "advinhar" o que acontece.
Abraços
Eddie
Walter L. L. Casitta
14/12/2008, 23:12
Walter, antes de mais considerações, obrigado pela pronta resposta!
Vamos lá, com os 31" não tem nenhum desgaste fora do esperado, o desgaste era apenas com os 33".
Isso é estranho, a forma de desgaste deveria ser igual tanto no 31" quanto no 33". Será que alguma coisa não mudou?
Se eu entendi bem o que vc disse, eu deveria inserir os calços entre o chassi e os pontos de apoio da suspensão, não debaixo das molas :pensativo:.
Na F1000, calços grandes nas molas tende a zerar o caster, então pra evitar isso você teria que abaixar os suportes dos tirantes da suspensão e assim por diante todos os suporte das peças da suspensão inclusive os suportes das duas metades dos eixos e até das barras de direção.
Vi várias F1000 4x2 com calços enormes embaixo das molas dianteiras e a cambagem acaba sendo corrigida nos braços da tesoura da suspensào dianteira e no parafuso de regulagem. Além disso o meca que "cuida" da pkp disse que o calço poderia ser uma solução. Como achei fácil demais, resolvi pedir ajuda, antes de fazer M* e jogar $$ fora,
Os caras também tem feito isso nas Ranger antigas e sempre aparece uma falando que ficou bom, mas não fica não. Eles se preocupam com o câmber porque é aparente e dá na cara, mas esquecem completamente do caster e da convergência porque não da pra notar nada na aperencia, piora muito o comportamento da direção e não da alinhamento nunca mais.
A F1000 4x4 é cerca de 100mm mais alta que as 4x2 (já vem de fábrica assim), tanto que os 33" cabem sem nenhum tipo de alteração.
No meu caso, aconteceu o seguinte:
Depois que instalei o guincho, a frente ficou mais pesada e consequentemente um pouco mais baixa.
Quando refiz o molejo traseiro, acrescentei a segunda mola que faltava, coloquei mestras novas e retrabalhei o feixe. Além disso, com o molejo na bancada, a parábola mede, originalmente, da bancada ao centro da mola 22 cm, pedi que o feixe fosse dobrado com 23,5cm. este 1,5 cm a mais rendeu pelo menos 13cm a mais de altura em relação a frente da pkp.(já acomodou após 600km com 1000kg na caçamba, ficando com 11 cm a mais que a frente.
Troquei as molas helicoidais e amortecedores, mantendo o calço debaixo das molas dianteiras, e mesmo assim a pkp continua embicada (frente mais baixa)
A traseira não poderia ter ficado alta de mais? A frente poderia estar com a altura normal. Você poderia colocar um caço na frente com uma espesura suficiente apenas para compensar o peso do guincho e conferir a suspensão traseira, mesmo assim acho difícil um guinco arriar a suspensão dianteira da F1000 com aquele motor de 400Kg.
Antes de partir para o BL, preciso corrigir e nivelar a PKP, dai a idéia dos calços. Outra opção seria trocar as molas de F1000 por molas de F250/350, que são 1,25 voltas mais compridas e também são mais duras....ou ainda, compensar no molejo traseiro, mas não posso desconsiderar o guincho...
O BL sim seria o ideal. Quase zero de efeitos colaterai.
Acho que o problema é que você tá tentando corrigir o problema do lado contrário. Talvez no lugar de tentar subir mais a frente deveria baixar a traseira. Tenta descobrir se atraseira não tá alta de mais e ai então parte logo pro BL. Putz aí essa F1000 vai virar um show...
Tio Eddie
14/12/2008, 23:38
Isso é estranho, a forma de desgaste deveria ser igual tanto no 31" quanto no 33". Será que alguma coisa não mudou?
Bem, faço alinhamento em média entre 5 e 8 mil km, pode ter corrigido algo.. além disso rodei apenas 10mil km desde que troquei os pneus, além de terminais, braços de direção novos, molas e amortecedores novos, buchas ovais e borrachas dos tirantes da panhard. ou seja, tudo novo!!
Devo ir para algo mais simples e mais efetivo...a suspensão da F1000 é um show, tanto que ando junto com CJs, Trollers e afins...
[quote=Os caras também tem feito isso nas Ranger antigas e sempre aparece uma falando que ficou bom, mas não fica não. Eles se preocupam com o câmber porque é aparente e dá na cara, mas esquecem completamente do caster e da convergência porque não da pra notar nada na aperencia, piora muito o comportamento da direção e não da alinhamento nunca mais.
Rodo muito, e não vou sacrifcar minha segurança e conforto por alguns cm a mais de altura, mesmo pq os 33" são plug'n play
Realmente a traseira subiu muito, muito mesmo para apenas 1,5 cm e duas molas novas...mas com 1000kg de carga a pkp ainda ficou um tanto embicada....Vou ver se consigo umas molas de F250/350 para fazer um teste, sei que a pkp vai ficar um pouco mais dura, mas talvez acabe compensando...
[quote=O BL sim seria o ideal. Quase zero de efeitos colaterai.
Acho que o problema é que você tá tentando corrigir o problema do lado contrário. Talvez no lugar de tentar subir mais a frente deveria baixar a traseira. Tenta descobrir se atraseira não tá alta de mais e ai então parte logo pro BL. Putz aí essa F1000 vai virar um show...
Walter, o BL vem com toda a certeza, e de pelo menos 2". Preciso trocar os coxins de cabine, e com a troca faço o BL de uma vez. Penso inclisive em ao invés de colocar apenas calços na caçamba (calços de tecnil custom), fazer com que os calços funcionem como coxins tb, acrescentando calços de borrracha em cima e em baixo dos calços de tecnil e abaixo do chassis, com parafuso transpassante de aço e porcas parloc, permitindo maior torção da caçamba tb....
Assim, se o conjunto aguentar e eu efetivamente passar a rodar menos, o próximo jogo de pneus deve ser 35" ou quem sabe uns 37".
Muito grato pela ajuda e troca de idéias
Abração
Walter L. L. Casitta
14/12/2008, 23:56
Walter, o BL vem com toda a certeza, e de pelo menos 2". Preciso trocar os coxins de cabine, e com a troca faço o BL de uma vez. Penso inclisive em ao invés de colocar apenas calços na caçamba (calços de tecnil custom), fazer com que os calços funcionem como coxins tb, acrescentando calços de borrracha em cima e em baixo dos calços de tecnil e abaixo do chassis, com parafuso transpassante de aço e porcas parloc, permitindo maior torção da caçamba tb....
O melhor mesmo é deixar o mais original possível. Onde existir coxins você deixaria-os por cima dos calços do BL. No caso da caçamba se não existirem coxins o melhor seria deixar sem mesmo. Eu aprendi que onde a gente modifica pela melhor das intenções é justamente onde aparecem os problemas.
O tecnil é um bom material, mas caro demais, você poderia usar o polipropileno que é ainda super dimensionado pra essa aplicação e barato.
Vai com 3" logo e boa sorte...
Tio Eddie
15/12/2008, 00:08
Bem lembrado, polipropileno é bem mais barato que o tecnil...
Vou seguir o conselho e manter o que é original, como é....
Assim que começar a mexer, coloco as fotos no tópico da Milona, no frota.
Abraços
Tio Eddie
15/12/2008, 21:06
Vamos ao desenrolar do dia...
S U R T E I !!!!
Garimpei todas as oficinas e ferros velhos da cidade em busca de uma solução, até ser convencido que um calço de até 4cm debaixo das molas dianteiras resolveriam o problema...(e por pouco mais de R$ 100,00) resolvi experimentar...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbU-jPWSGI/AAAAAAAAAH4/RXYEbEWnekk/s800/DSC08469.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
A esquerda, o calço que estava, e a direita o calço novo, com 4cm de altura...
mais uma imagem do calço...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbVAIdEgJI/AAAAAAAAAIA/4AZccfsNyy8/s800/DSC08470.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
mais uma imagem dos calços...
Montagem...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbWttvWn8I/AAAAAAAAAIU/qRBpmDQRRGg/s800/DSC08472.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
Resultado final (antes do novo alinhamento/cambagem)
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbWt1r5PXI/AAAAAAAAAIc/KmQRTESDfwk/s800/DSC08474.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
A dirigibilidade voltou ao que costumava ser e a diferença entre a traseira e a dianteira caiu de 13cm para apenas 6cm, o que é eliminado com uns 500-700 kg de carga...
Vamos ver a M* da cambagem amanhã, durante o novo alinhamento...
Abraços
Eddie
opala66joao@hotmail.com
25/09/2010, 09:21
Amigo,tem como você postar mais detalhes desse calço das molas(tecnil)? ... Você tem msn para trocarmos ideia a respeito das Fmil? O meu é opala66joao@hotmail.com ... Por favor dá uma ajuda to com uns 31 tala 9,5 preciso ergue pra dar pra rodar e gostei desse esquema do calço tecnil... Quero saber se ele vai preso em algum lugar ou só fica na pressão da mola e peso do veiculo. Abraços.
Tio Eddie
25/09/2010, 09:27
Opala,
Meu msn está do lado direito do cabeçalho dos meus posts e podemos conversar por aqui, via MP ou MSN mesmo.
EM tempo, qual o modelo da tua Femil?
[]s
opala66joao@hotmail.com
25/09/2010, 12:02
Amigo,
A minha é 93/94(serie super)... Eu participo da comunidade F-1000 e F1000(com e sem traço) lá do orkut,já fiz diversas mudanças na caminhonete,interior e exterior(até chegar a uma Super Serie ou XLT),agora quero saber mais detalhes desse lance do tecnil.
:dance:
Tio Eddie
25/09/2010, 15:12
A tua é 4x2 pelo que entendi certo?
E o que você pretende?
Erguer quanto? BL, SL ou ambos?
opala66joao@hotmail.com
15/10/2010, 12:55
Grande Tio Eddie.... O papo no msn tá adiantado,vou atualizar aqui tambem,é bom vai que ajuda algum outro Fmilzeiro afim de "ergue a bicha."
Pneus: Atualizei os quatro pneus por BFGOODRICH all-terrain 285/75 aro16.
Rodas: Original da F-1000 super (93/94) aro 16 agora com tala 9 polegadas.
Suspensão: Já comprei molas nova para a frente que já estavam cansadas e fiz dois calços de tecnil com 8cm cada um e parafusos maiores para a utilização,no molejo fui aconselhado antes de tentar algum tipo de calço,dar uma 'arquiada' pra ver se igua-la o tamanho mais alto dá frente pós-calços...
Vamos ver o que sai nessa... A F-1000 tá bruta,encheu o paralama,passou por uma funeca,pra tirar risquinho e amassadinhos,tá filé,agora vai desfila bunito!
Tio Eddie
15/10/2010, 13:15
João,
Não esquece das fotinhos da baita!
[]s
sallespickup
15/10/2010, 18:04
tio eddi
o problema do teu carro não é caster, pois é um diferncial inteiro, não as tesouras como nas 4x2, o que acontece é que as barras de direção sua estão muito em pé, pois ficaram muito altas frente ao terminal, o que acontece; quando a suspenção encolhe a roda fica divergente (abre) e quando estica as molas ela fica convergente (fecha), vc tera de mudar o sistema de barras imitando os dos engesa, uma barra de uma roda a outra e uma da caixa de direção a roda do lado direito, se vc não conseguiu compreender o problema leve teu carro ao alinhamento coloque as maquinas na roda e peça ao alinhador levantar a pickup pela travessa não pelo diferencial, de modo que a frente levante e as rodas fiquem no solo esticando as molas, aposto que nessa situação o alinhamento estara muito mais fechado que com o carro no solo, é por isso que comeu pneu por fora, faca o teste!!
carlos sallespickup
Perambulante
13/10/2011, 20:32
exatamente, mostre as fotos para dar uma idéia de como fica a suspensão.
João,
Não esquece das fotinhos da baita!
[]s
Tio Eddie
13/10/2011, 22:17
tio eddi
o problema do teu carro não é caster, pois é um diferncial inteiro, não as tesouras como nas 4x2, o que acontece é que as barras de direção sua estão muito em pé, pois ficaram muito altas frente ao terminal, o que acontece; quando a suspenção encolhe a roda fica divergente (abre) e quando estica as molas ela fica convergente (fecha), vc tera de mudar o sistema de barras imitando os dos engesa, uma barra de uma roda a outra e uma da caixa de direção a roda do lado direito, se vc não conseguiu compreender o problema leve teu carro ao alinhamento coloque as maquinas na roda e peça ao alinhador levantar a pickup pela travessa não pelo diferencial, de modo que a frente levante e as rodas fiquem no solo esticando as molas, aposto que nessa situação o alinhamento estara muito mais fechado que com o carro no solo, é por isso que comeu pneu por fora, faca o teste!!
carlos sallespickup
Interessante Salles! e só vi isso hoje.....
Tks
[]s
Carlos A. C. Azevedo
14/10/2011, 10:30
Perambulante tem umas fotos aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93946-ford-f-1000-1994-joao-fosgate.html
Perambulante
15/10/2011, 11:36
Vi as fotos e os videos. Realmente ficou muito bonita. Parabéns João.
Perambulante tem umas fotos aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93946-ford-f-1000-1994-joao-fosgate.html
Perambulante
15/10/2011, 12:41
Neste caso, aumentando a altura do calço, é necessário alterar o curso do amortecedor utilizando outro modelo de maior curso ou o recomendado de fabrica pode ser usado?
Vamos ao desenrolar do dia...
S U R T E I !!!!
Garimpei todas as oficinas e ferros velhos da cidade em busca de uma solução, até ser convencido que um calço de até 4cm debaixo das molas dianteiras resolveriam o problema...(e por pouco mais de R$ 100,00) resolvi experimentar...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbU-jPWSGI/AAAAAAAAAH4/RXYEbEWnekk/s800/DSC08469.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
A esquerda, o calço que estava, e a direita o calço novo, com 4cm de altura...
mais uma imagem do calço...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbVAIdEgJI/AAAAAAAAAIA/4AZccfsNyy8/s800/DSC08470.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
mais uma imagem dos calços...
Montagem...
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbWttvWn8I/AAAAAAAAAIU/qRBpmDQRRGg/s800/DSC08472.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
Resultado final (antes do novo alinhamento/cambagem)
http://lh3.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SUbWt1r5PXI/AAAAAAAAAIc/KmQRTESDfwk/s800/DSC08474.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">
A dirigibilidade voltou ao que costumava ser e a diferença entre a traseira e a dianteira caiu de 13cm para apenas 6cm, o que é eliminado com uns 500-700 kg de carga...
Vamos ver a M* da cambagem amanhã, durante o novo alinhamento...
Abraços
Eddie
Tio Eddie
15/10/2011, 15:03
Neste caso, aumentando a altura do calço, é necessário alterar o curso do amortecedor utilizando outro modelo de maior curso ou o recomendado de fabrica pode ser usado?
Perambulante,
Precisa aumentar (subir) a base do amortecedor na mesma proporção do calço ou usar amortecedor mais coprido.
[]s
Perambulante
15/10/2011, 16:04
Entendi, obrigado. Vi uns levantadores da Pro Comp, uma espécie de base metálica com três furos para parafusos. Mas olhando no meu carro não vi como colocar, porque tanto a parte inferior quanto a superior da mola espiral não lugar para fixar. Você já viu esta forma de levantar a dianteira?
Level Lift Strut Spacer (http://www.procompusa.com/prodDetail.aspx?partNo=EXP62200&catID=1&subCat=358&ptID=9333&plID=7142)
Perambulante,
Precisa aumentar (subir) a base do amortecedor na mesma proporção do calço ou usar amortecedor mais coprido.
[]s
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