Conectar

Ver Versão Completa : Luz do Óleo

p.peleje
23/09/2004, 15:57
Doutores de Plantão,

Estou com um probleminha.

O meu motor BF 161, qdo dou partida a luz do óleo apaga normalmente, saio com ele na boa a luz continua apagada, porém qdo dou uma pisada mais forte no acelerador, ou com uma velocidade um pouco maior a luz se acende.

Estou usando óleo 25 50 da BR.

Estou sempre de olho no oleo e reparo que depois de rodar um pouco, uns 60km, o nível de óleo abaixa bastante, cerca de uns 20%.

Reparei tb que ele cospe óleo pela tampa de abastaecimento do óleo.

Eu estou usando tb aquele aditivo da bardhal que vende lá no Ibira, que diz ser para uso Off Road.

Esse motor ficou parado uns 6 meses.

Ele tá soltando fumaça pelo escapamento qdo estou parado e acelero, mas ñ está cuspindo óleo no filtro de ar e as velas embora fiquem bem pretas, ñ estão com óleo.

Eu imagino que possa ser a bomba de óleo, aliás quero acreditar que seja só isso.

Se alguém puder me dar uma ajuda do que pode estar acontecendo, agradeço desde já.

[]s

Peleje

Alessandro Henrique
23/09/2004, 16:13
Você pode estar com problema na bomba de óleo ou algum problema no pescador.
Quando o motor está frio, a pressão do óleo atinge valores superiores aos verificados como o motor aquecido!
Você também pode ter algum problema com o interruptor de pressão (pressostato) que é utilizado para o acionamento da lâmpada espia.
Em função dos demais relatos que você citou, me parece que seu motor já está "cansado", aproximando-se do momento de uma reforma!! Neste caso, acredito que seja a bomba!
Se possível, procure instalar um manômetro e verifique a pressão. Remova o bulbo (pressostato) e instale o manômetro ali.
A pressão deve ser de 6 psi à 600 rpm e de 20 psi à 2000 rpm.
Pode-se aumentar a pressão mediande ao acréscimo de pequenos calços na vávula reguladora de pressão.
A lâmpada acende quando a pressão situa-se abaixo de 5 psi.
Sds.

p.peleje
23/09/2004, 16:24
Alessandro,

Eu já comprei o manômetro, porém ainda ñ instalei.

Vou trocar o reparo da bomba de oleo, os flexiveis do óleo e o interruptor de pressão. Agora só ñ estou entendendo como ele tá consumindo tanto óleo sem ter vazamento algum, pelo menos enqto parado.

[]s

Peleje

Scacca
23/09/2004, 16:27
Acho que não se trata de problema no sensor, já q o motor está cuspindo óleo.
Então acredito se tratar da bomba mesmo.

[]’s

Jeep Amarelo
23/09/2004, 16:44
EU ACHO QUE ESSE TEU MOTOR JÁ TÁ NA CAPA DA GAITA COMEÇANDO A IR PRO SACO.

Alexandre Vaz Ferreira
23/09/2004, 18:19
EU ACHO QUE ESSE TEU MOTOR JÁ TÁ NA CAPA DA GAITA COMEÇANDO A IR PRO SACO.

É isso ai

Pensa bem Pelego, vai trocando reparo disso, junta daquilo, peçinha aqui, coisinha lá e quando viu gasto mais que se comprasse outro motor :wink: .

Além disso vai seguir com um motor mais velho que tu :shock:

Só falo isso porque já gastei demais com o meu BF e seguiu sendo BF :lol:

[] de 4.1 injetado

p.peleje
23/09/2004, 18:25
Fala ai Alexandre Vaselina,

Eu sei que ñ compensa, porém o que eu vou fazer....ai vc me diz..troca o motor...poe um mpfi....vc tá metido pra caramba.
E outra que o motor ainda tá andando. Qdo puder vou trocar.

[]s

Peleje

David Augusto
23/09/2004, 19:17
Caro p.pelege, no caso da lâmpada de ve ser algum problema na bomba do óleo. Mas só de você ter falado que o motor está passando óleo a solução é retifica. Te aconselho mandar abrir o motor e ver qual o problema, pode ser uma série de fatores que influenciam a passagem de óleo. Mas por favor não faça trabalho prcial, só em partes. Manda trocar tudo, porque quando começa não para. De qualquer maneira seu motor ainda roda muito até acabar de vez. Boa sorte!

Danniel Pizatto
24/09/2004, 00:29
Pode ser também a passagem de óleo até a cebolinha esteja entupida..

Cheque ali do outro lado, aonde sai o flexível pro filtro de óleo..

Sukys
24/09/2004, 00:54
Estou usando óleo 25 50 da BR.

Estou sempre de olho no oleo e reparo que depois de rodar um pouco, uns 60km, o nível de óleo abaixa bastante, cerca de uns 20%.

Esse motor ficou parado uns 6 meses.

Ele tá soltando fumaça pelo escapamento qdo estou parado e acelero...

Eu imagino que possa ser a bomba de óleo, aliás quero acreditar que seja só isso.

Motores antigos como o BF não se dão muito bem com óleo multiviscoso, ainda mais quando apresentam sintomas de fim de vida, como é o caso. Substitua (ou vá completando) com óleo monoviscoso, 40 e olhe lá... :?

Motor parado muito tempo requer cuidados especiais para voltar a ativa, no minimo uma troca de óleo, limpeza de carter, limpeza do circuito de arrefecimento, e algumas dezenas de segundos virando só no motor de arranque, com a ignição desligada. Alguns quilometros rodados e mais uma troca de óleo, garantindo que boa parte das encrustrações que se soltam quando um motor volta à ativa não danifiquem internamente o motor.

Fumaça quando acelera tem muito a ver com folga nas hastes de válvulas mas por aí o nível do óleo não baixaria tanto (20% ~ 60km) o que sugere que também tem folga nos anéis de segmento.

Antes de condenar a bomba seria interessante usar um óleo mais viscoso, mas tudo indica que o motor está precisando de retífica.

Abraços,

p.peleje
24/09/2004, 10:42
Fala Sukys,

Antes de eu por ele pra rodar novamente, tirei o carter, limpei ele, tirei toda a água do sistema de arrefecimento. Esse final de semana vou trocar novamente o óleo, a água e o fluído. Qto a colocar óleo monoviscoso, o problema é achar. Vc indica algum?

Qto a retificar eu acho que ñ vai compensar, fica muito caro para um motor antigo. E imagino tb que ñ compense trocar só anéis e pistões.

Estou mais propenso a colocar um GM 151, porém estou com receio que ele fique xoxo. Mas por enqto vou rodar assim, até a hora de aposentá-lo de vez, enqto isso já vou fazendo os preparativos para a troca.

[]s

Peleje

David Augusto
24/09/2004, 11:52
p.pelege, esse motor é um Sr. motor se vc quer saber. Teve uma época que meu motor etava igual ao seu. Aí colocava óleo Bardhal, trocava casquilo, depois era a bronzina, aí os anéis de segmento, então meu pai rancou o motor fora, encostou ele e colocou um AP 2.0. Esse motor é um b... não aguentou p... n... e em toda trilha ele fervia, comia embreagem, desregulava toda hora... Então meu pai pegou o motor original do jeep, mandou retificar e estamos com ele até hoje. Garanto que roada mais uns 30 anos. Está sequinho, novinho, não dá problema nenhum mais, é só cuidar. O motor BF retificado, com ignição eletrônica, retorno do combustível... Olha, na minha opinião é o melhor que tem. Ah, se vc for realmente for mexer, dê uma olhada também no bloco, pode estar trincado. Enfim é como lhe disse são N coisas que podem estar dando problemas. Bom, tomara que não seja nada disso, que seje apenas uma bomba de óleo. Boa Sorte!

Scacca
24/09/2004, 12:10
O motor BF retificado, com ignição eletrônica, retorno do combustível... Olha, na minha opinião é o melhor que tem.

Opá, mais um que gosta do BF como eu.

Não vou jogar pedra no motor de ninguém, tem gente q precisa de economia, outros de potencia, no meu caso o BF ta dando conta.

O BF realmente é um motor que dura muito, só saber cuidar, o meu vou trocar carburação pra cair um pouco o consumo, só isso.

Vai do q vc quer da vida.

[]'s satisfeitos

David Augusto
25/09/2004, 00:20

Não vou jogar pedra no motor de ninguém, tem gente q precisa de economia, outros de potencia, no meu caso o BF ta dando conta.

O BF realmente é um motor que dura muito, só saber cuidar, o meu vou trocar carburação pra cair um pouco o consumo, só isso.

[]'s satisfeitos[/quote]

[]'s satisfeitíssimos também.

Sukys
25/09/2004, 00:43
Qto a colocar óleo monoviscoso, o problema é achar. Vc indica algum?

Para um motor baixando óleo do jeito que está não existe grandes preocupações com marca de óleo.
Monoviscoso se encontra em qualquer autopeças que trabalhe com veículos com mais de 10 ~ 15 anos, mas se tiver dificuldades em encontrar faça uso de multiviscoso com menor variação de índice, 30/50, por exemplo.

Abraços,

leopoldo
25/09/2004, 11:37
Peleje, bom dia.

1-você já tentou medir a pressão de óleo (pressão baixa indica folga pra tudo que é lado)?
2-medir a compressão do motor (ai sim você percebe se tem problemas de aneis)?
3-percebe se fumaça sai continuamente (aneis) ou só na partida do motor (problema de cabeçote)?
4-escorre óleo pela tampa dinateira da coberta de engrenagem (retentor) ou pela caixa seca(selo do comando)?

Pelo sintoma já comentado por todos, eu diria, principalmente por estar saindo óleo pela tampa lá de cima que :

ou o respiro do seu carter está entupido ou, mais certamente os aneis estão folgados, principalmente o raspador de óleo, mas afinal de contas isso é troca de anéis mesmo. Só está estranho as velas não estarem meladas de óleo. Velas pretas indicam apenas mistura muito rica.

Mas vale a pena dar uma olhada no respiro:

para saber se o respiro do carter está entupido, retire a tampa lateral dos tuchos e limpe a grelha do respiro.......e o tubo também. Não esqueça de colocar junta nova, caso seja esse o problema.

bom, continuando......

perceba que existe uma possibilidade, mesmo que remota, de apenas trocar os aneis e descobrir que a camisa ainda aguenta mais uns anos.

teria que remover o carter e o cabeçote, inspecionar as camisas para ver se não estã muito espelhadas e se estiver, pode-se fazer uma operação chamada de glazing, removendo os pistões, e colocando aneis novos.

Mas se a camisa estiver muito acima (alargada) pode ser melhor mesmo retificar (alargar a camisa) e ir para um pistão sobre medida.

Dependendo do estado do girabrequim, eixo comando, tuchos e válvulas, eu tenho uma outra sugestão:

Use as peças desse motor, como caixa seca, espelho, coberta de engrenagem, suporte de motor, coletor de escape, e coloque tudo isso num motor de maverick 3.0.

Esse momento pode ser uma excelente oportunidade entre gastar numa retifica ou encontrar um motorzão desses, que é praticamente plug-play

Foi o que eu fiz na época do meu antigo BF e não me arrependí.

David Augusto
25/09/2004, 13:44
Ou então coloca um carburador DUPLO no seu motor após a retífica que terás um ótimo motor 3000!!!

leopoldo
25/09/2004, 14:07
Essa de carburador duplo eu não entendí.

Só se for no 3.0 mesmo.

No BF não adianta.

Luca
25/09/2004, 14:30
Peleje,
Acho que o Leopoldo matou. O consumo de óleo elevado é anel, sim. A lâmpada do óleo acendendo pode indicar desgaste generalizado.
Faça um teste de compressão e meça a pressão do óleo com um manômetro. Não custa nada. Daí vc mesmo concluirá o problema. Manda uma MP pro Jipeiro RR. Ele tem retífica. Poderá te ajudar muito.
E se vc tá contente com o BF, faça uma retífica. Ele ainda te dará muita alegria. Afinal, o projeto do motor 4.1 MPFI que equipa a Silverado é de pouco depois da 2a. Guerra. E é sonho de muito jipeiro. O fato do BF ser antigão não depõe contra ele.
[]´s

David Augusto
25/09/2004, 15:10
Se for anel! Tem é que retificar tudo mesmo, porque hoje é anel, amanhã é o casquilho, depois a bronzina, aí o bloco trinca... Amigo p.pelege, junta umas latinha$$$ e manda retificar. Mas não faça serviços por partes. Abraços, David.

andretomasi
25/09/2004, 22:26
Ou então coloca um carburador DUPLO no seu motor após a retífica que terás um ótimo motor 3000!!!

David, nada a ver, o carburador duplo não vai aumentar a cilindrada do BF (2600).. só se trocasse o motor por um de 3000 de Maverick. Carburador duplo é pra outro objetivo, como melhor alimentação nos cilindros, etc.. dá uma pesquisada pois já falaram muito nisso aqui.

[ ]´s

David Augusto
26/09/2004, 21:19
Ah, um Sr. aqui em minha cidade colocou no motor 2.6 dele e, ele também tem um jeep com motor 3.0, aí ele falou que ficou com o mesmo torque (mais potente). Bom, eu não discuti, pois, é antigo no assunto. Mas vou olhar com ele se é isso mesmo...

matrakaum
21/06/2008, 20:23
O meu está com um problema +/- parecido.
Ele não queima óleo e tb. não baixa, mas, qdo. ando mto com ele a luz acende em pto morto e depois, na aceleração, volta a apagar.
Um mecânico disse que ele tá "suspirando".
O que eu devo fazer?

Julinot
21/06/2008, 21:37
Alô, Sacca... explica essa de diminuir o consumo trocando a carburação, por favor. Não vai diminuir também o desempenho ?

Abraços a todos...

ps. Eu já "ouvi"aqui no fórum que um BF retificado fica uma maravilha mesmo, e compensa pagar bem por isso.

[]'s satisfeitos

Zé Renato
21/06/2008, 22:24
Luz do óleo acesa indica como todos sabem perda de pressão, que pode ser desde vazamento, problema na bomba ou na cebolinha. É muito comum a cebolinha vazar após o aquecimento, não necessáriamente na rôsca mas na parte central que é de plástico. Com isso quando o motor entra em funcionamento aquece, e o óleo vaza perdendo pressão. Trocando a mesma já se pode verificar se é aí o defeito.:concordo:

RBM
22/06/2008, 16:48
O meu quando quente acende a luz em marcha lenta, quando acelera apaga, coloquei um manometro da pressão do oleo para garantir.

RBM
22/06/2008, 16:57
Falando em oleo, e vazamentos... achei esse Wynn's Engine Stop Leak

• Formulado para eliminar vazamentos de óleo internos em retentores, anéis “O” e juntas que por efeito do calor e a oxidação dos lubrificantes, ressecam perdendo sua elasticidade e suas propriedades de vedação.

• Dilata componentes à base de borracha, controlando assim vazamento de óleo.

• Uma mistura de detergentes selecionados remove verniz e borras, permitindo que os produtos restauradores das borrachas atinjam os retentores.

• Limpa os retentores de válvulas, assegurando que o óleo não passe pelas guias para os cilindros do motor.

• Condicionadores de borracha devolvem a elasticidade normal a todos os retentores, juntas e anéis “O”.

• Reduz as emissões de fumaça azul ao melhorar a viscosidade do óleo.

• Diminui ruídos internos do motor devido a desgaste de componentes.
• Um frasco (325 ml) trata de 3 a 6lts de óleo.

matrakaum
25/06/2008, 14:02
Aonde encontro esta cebolinha do óleo.
Ah sim e tb. como faço para instalar o manômetro? Eu vou instalar uns relógios no Caroço, Temperatura, RPM e gostaria de aproveitar e colocar este de pressão do óleo.