Ver Versão Completa : Adaptar eixos Unimog 411 no Engesa
Ramiro ,
Tenho um engesa sem eixo flutuante .
Tenho 2 unimog velhos .
Poderia me dar informação sobre adaptação de partes do eixo de Unimog no engesa .
Isto é possivel ?
Estava pensando em vez de gastar comprando KIT eixo flutuante , usar algumas partes do eixo Unimog , já que eles tem bloqueio e aquela caixa de redução nas rodas ( ponta de eixo ) .
Obrigado
Danilo
ddr54!
Ficará excelente essa montagem!
Não é tão complicado.
Te recomendaria comprar os suportes das barras longitudinais na Cínfel, aí ficaria mais fácil vender seus eixos...
ddr54!
Ficará excelente essa montagem!
Não é tão complicado.
Te recomendaria comprar os suportes das barras longitudinais na Cínfel, aí ficaria mais fácil vender seus eixos...
Kim ,
Não tenho a menor idéia como fazer .
Pode me dar umas dicas para min explicar para o mecanic ?
Danilo
ddr54!
Comece comprando os suportes do eixo, conforme citei no texto anterior.
De posse dos suportes, vem a parte mecânica:
Montará os suportes no eixo, observando todas as medidas do que estão em seu jipe.
A parte traseira não tem mistério, pois é só deixar o focinho do eixo relativamente reto com o cardam.
A parte dianteira, esqueça o focinho da bola do diferencial, terá que observar o ângulo do cáster.
Geralmente, digo geralmente, é 1º, 30' de angulação positiva.
Olhando do lado do motorista, deve ficar inclinado para traz. (</---<)(gostou do desenho <-frente; /-cáster)
Feito isso, tá pronto, mais observe o cáster, senão não consegue dirigir, fica completamente sem controle!!!!
Olhe no meu álbum de fotos, "troca do diferencial".
Abrços.
KIm.
Se eixos de Unimog 411 são mais estreitos que de Engesa qual os passos para tentar adapta-los em Engesa ?
ddr54
Retire os Danas e instale os Mogs.
Abraços resumidos,
Bill
E se tentar usar a suspensão original, se prepare para um sefu dos grandes.....
Elmer_Jeep
12/12/2008, 16:31
:pipoca:
Aqui no hardcore é assim, pague pra entrar e reze para sair :twisted:
Meus dois cents:
(foi um fâ de RWs que me mandou isso) :lol:
right click / save as
Abraços,
Bill
tipo...
imagina MUITO TRAMPO, mas dai vc imagina MUITO TRAMPO e um belo 4-link
dai no final como a cereja em cima do bolo arrume um belo powertrain senaum vc num sai do lugar.
por acaso vc já viu ou sentiu o peso de um eixo desses?? eheheheh
se a bitola do mog for menor que o do engesa esse será o menor dos problemas..heheheh basta mudar o off-set da roda, usar espacador, etc...
tem coisa muuuiiiitttooo mais complexa p/ vc pensar..
T+
FernandoRisso
12/12/2008, 18:17
Se quer sarna pra se coçar pode começar.
Vai ser uma rosca encaixar qq suspensão diferente de um 4link com coilovers em um engesa, mas gosto é como c*, cd um tem o seu.
Elmer, era a fase de estudos, mas esses eixos são muito frescos e muito caro$$$$$!
[]'s com os RWs!
será que fazer uns triangulos "a lá" JPX nao rola nao? inclusive com o triangulo dianteiro invertido p/ fugir do carter?
tipo...
dai no final como a cereja em cima do bolo arrume um belo powertrain senaum vc num sai do lugar.
Ô........
Precisará de menos motor que para os eixos originais. Caso não sabe, Mogs tem redução nas pontas de eixo........
http://i6.photobucket.com/albums/y209/carnuck/humour/intel_fail-dumbo.jpg
Abraços,
Bill
Ô........
Precisará de menos motor que para os eixos originais. Caso não sabe, Mogs tem redução nas pontas de eixo........
http://smiley.onegreatguy.net/brick.gif
....
Kim ,
Não tenho a menor idéia como fazer .
Pode me dar umas dicas para min explicar para o mecanic ?
Danilo
Vai ter que ensinar o mecânico a fazer?
Eita! Infelizmente o Bill errou. :shock:
O primeiro passo é:
MUDAR DE MECÂNICO.
Depois: Retira os Danas e instale os Mogs. :mrgreen:
No meio tempo, se revolver aprender, tem muito material no fórum. PESQUISE.
http://smiley.onegreatguy.net/brick.gif
....
tem gente que é má tá doido !!! uhauhauhauha
8):mrgreen:
billj Citação:
Postado originalmente por rubensx
tipo...
Ô........
Vamos por partes :
Muito instrutivo este topico .
Vocês ajudaram muito !
por acaso vc já viu ou sentiu o peso de um eixo desses?? eheheheh --> Tenho 4 deles .
Bill é americano , se não me falha a memoria .
Se não for ele entende assim mesmo : My friend , this is not a rocket science .
Finalmente em geral : Não subestime a inteligência alheia .
FY
ddr54
GuTo_Cerulli
13/12/2008, 20:57
Hum...
Lá vem pedrada...
sem abraço...
o SPOA o bill ensina bem...
Esse mola...
esse eixo...
:twisted:
e tudo no lugar
abraços de discípulo interessado!
ahuahuuhaauhuh
calma ddr54 acho que o tom aqui no hardcore é bem naipe... entrou é pra tomar pedrada :-D entra no clima e saia sorrindo (com uns dentes a menos talvez, mas ainda sim sorrindo)
let's ROCK man!
Ps - não subestimei se vc tinha ou não pois eu nem tenho esses eixos infelizmente, mas ao menos a minha impressão de não profundo conhecedor dos eixos portais era que se precisaria de um powertrain decente, que o bill tratou de rebater com classe ehehehe principalmente pela foto ueuhehuehue mas de toda forma eu estou aqui pra aprender e rir um pouco!
FYI
ddr54
Hum...:pensativo:
Devo traduzir como: Fuck You Idiot ???:?:
Tem certeza disso??? :?:
Na boa, pede pra sair. :mrgreen:
GuTo_Cerulli
13/12/2008, 21:57
ddr54
Lá vai uma resposta que acho que ajuda em alguma coisa...
Sobre colocar o eixo não é P&P não. Comece pensando em algumas coisas antes de suspensão e outras coisas, tem muito trabalho só no eixo:
- cardãs: vai lá nos MOGS que tem na sua garagem e já vai pensando como vai fazer a saída do cardã (eliminar o tubo) no pirate tem bastante informação. - serviço feito no Devasso
- freios: os do mog são "lindos" tambores de freio que só aceitam rodas 20", no caso do Devasso os freios são à disco
- revisão: já viu o valor dos rolamentos e retentores que esse eixo usa? Eles duram a vida toda, mas sabe-se lá por onde estes MOG passaram.
Resumo da história: pense se o investimento e trabalho vão ter utilidade na trilha, fora isto, a suspensão da viatura provavelmente vai ter que ser repensada...vamos que vamos...
[]'s
EDIT: tentei levantar o nível, mas eu quero ver mesmo o negócio pegar fogo!!!
Poderia me dar informação sobre adaptação de partes do eixo de Unimog no engesa .
Isto é possivel ?
Tudo é possível.
Basta vontade, capacidade e $$$$.
Estava pensando em vez de gastar comprando KIT eixo flutuante , usar algumas partes do eixo Unimog , já que eles tem bloqueio e aquela caixa de redução nas rodas ( ponta de eixo ) .
Na boa, pretende economizar $$$ fazendo essa adaptação?
Caminho errado. Vai sair MUITO, MUITO, MUITO mais caro. :parede:
Tem certeza de que precisa de eixos de mog? Qual o objetivo final?
Que tamanho de pneus vai usar? Que tipo de obstáculos pretende vencer?
Vai usá-lo no dia a dia também? :?: :twisted:
Se não postar algo com conteúdo PESQUISADO, ESTUDADO e REFLETIDO, dificilmente terá respostas melhores que as acima...
Sorte.
billj Citação:
Postado originalmente por rubensx
tipo...
Ô........
Vamos por partes :
Muito instrutivo este topico .
Vocês ajudaram muito !
por acaso vc já viu ou sentiu o peso de um eixo desses?? eheheheh --> Tenho 4 deles .
Bill é americano , se não me falha a memoria .
Se não for ele entende assim mesmo : My friend , this is not a rocket science .
Finalmente em geral : Não subestime a inteligência alheia .
FY
ddr54
Era só ler com atenção que, entre uma tiração de sarro ou outra, te dei duas dicas importantes para lhe ajudar nesta sua pesquisa. Primeiro, falei que não poderá usar a suspensão original. Segundo, falei que a motorização original dará conta do recado.
Em tempo, não subestimei de maneira alguma a inteligência alheia. Pelas perguntas feitas até agora, a minha estimativa inicial parece de ter sido correta......:mrgreen:
Afinal, não tem nada de "rocket science" aqui, qualquer um tira de letra. Alias nem sei porque está perguntando............
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
14/12/2008, 09:11
E. Primeiro, falei que não poderá usar a suspensão original. Segundo, falei que a motorização original dará conta do recado.
Bill
E o chassi vai ter que reforçar muita coisa ? Ou tem que fazer outro ?
[]'
só porque tem 4 eixos de unimog que não servem no teu engesa? DUVIDO VC COLOCAR PRA RODAR (agora foi!) ahuahuahuhua .
Amigo , colocar os eixos no engesa é uma questão de grana .
Se tem ... , tem como fazer .
A questão seria apenas se ficaria viavel rodar com o carro normalmente !
Outra opção é colocar para rodar como esta em uma gaiola projetada para este fim .
Considero o 4x4 Brasil um dos melhores e mais instrutivos sites 4x4 do mundo .
Acredito que a maioria que vem até aqui espera alguma coisa construtiva .
Se manter nesta linha a tendência é melhorar e ter mais adeptos a cada dia .
Aqui tem muitos que postam mas tem interesse direto pois trabalham no mundo 4x4 .
Nunca destrate um possivel cliente ( pode não ser eu mas alguém que procura ajuda ) .
Tem mais , se não puder usar os eixos não tem problema .Posso repassa-los a outro que pode fazer um melhor uso .
sds natalinas .
ddr54
jah que o guto e loras pediram ai vai!!!! heeheheh:mrgreen:
ah desencanei sempre tem um chorão nessa porra, eu tentei até pegar leve só que não vou engolir o mimimimi dele do FYI
nem sei se foi pro bill ou pra mim, de toda forma... só porque tem 4 eixos de unimog que não servem no teu engesa? DUVIDO VC COLOCAR PRA RODAR (agora foi!) :odedo: ahuahuahuhua
pesquisa e tenta colocar e bem vindo ao hardcore!
FY 2 sucker!
tem um jargão aqui muito interessante (e em portugues bem dito) que poderia servir bem pro hardcore!
"Se não aguenta, não desce pro play..."
pra bom entendedor...
Guto ,
Obrigado , finalmente uma ajuda construtiva !
ddr54
ddr54
Lá vai uma resposta que acho que ajuda em alguma coisa...
Sobre colocar o eixo não é P&P não. Comece pensando em algumas coisas antes de suspensão e outras coisas, tem muito trabalho só no eixo:
- cardãs: vai lá nos MOGS que tem na sua garagem e já vai pensando como vai fazer a saída do cardã (eliminar o tubo) no pirate tem bastante informação. - serviço feito no Devasso
- freios: os do mog são "lindos" tambores de freio que só aceitam rodas 20", no caso do Devasso os freios são à disco
- revisão: já viu o valor dos rolamentos e retentores que esse eixo usa? Eles duram a vida toda, mas sabe-se lá por onde estes MOG passaram.
Resumo da história: pense se o investimento e trabalho vão ter utilidade na trilha, fora isto, a suspensão da viatura provavelmente vai ter que ser repensada...vamos que vamos...
[]'s
EDIT: tentei levantar o nível, mas eu quero ver mesmo o negócio pegar fogo!!!
Apesar de ter outro veiculo 4x4 gostaria de ainda poder usar o engesa no dia a dia e trilhas ( mesmo com os eixos Mog ).
Mas já estou quase descartando esta opção e instalando eixos flutuantes ensimec mais bloqueio novo ( o anterior quebrou ) .
Em nenhum momento quiz pertubar o topico .Já li bastante somente instalação dos eixos .
Mas infelizmente sou a moda antiga , ainda prefiro usar a experiência de quem fez e discutir ao vivo pois acredito ser mais construtivo .
Inclusive na minha decisão de fazer ou não pois já estou com esses mog parados a 2 anos sem uso .
Pedi uma ajuda ao Ramiro no tópico dai gerou toda esta confusão .
Entendi que alguns tentaram mais atrapalhar que ajudar .
De qualquer modo se aqueles que eu entendi que estavam zoando estavam é tentando ajudar , foi mal ...
Mas lembrem-se não foi somente eu que entendi deste modo .
sds natalinas
ddr54
samukanvas
14/12/2008, 12:02
http://smiley.onegreatguy.net/boohoo.gif
ddr, acho que vc quase entendeu a proposta do hardcore...
eu num sabia muito e coloquei duvidas justamente pro bill responder ou o ramiro ou leopoldo enfim...
era pra ajudar tb... sempre fazemos isso mas acho que especificamente nessa parte do forum é tiração de sarro e coisas serias juntas...
ah e chega de mimimimi
GuTo_Cerulli
14/12/2008, 13:23
Agora sem mimimimi...
A mecânica do Engesa da conta, mas...a t-case tem saída pro lado contrário do diferencial do MOG, então tá ai mais uma coisa para pensar.
Se for pensar em colocar os freios à disco, já vai arrumando uns cubos de F250, pinças e discos da mesma, assim fica com rodas 8 furos (ai sim né Bill?)
O chassi do Engesa é bem larguinho, acho que vai ter que fazer uns "ajustes"...Assim já aproveita e faz uma nova suspensão. Amortecedores tipo coil-over ou tipo FOX seriam bem vindos.
Em resumo: vai ficar com uma máquina infernal, mas vê se o custo X benefício vale. Uma coisa que eu faria já que você tem 2 conjutos de eixo seria usar dois dianteiros assim seria o primeiro re-steer brasileiro. Vamos que vamos!!!
[]'s
ramiro_eli
14/12/2008, 17:04
Tirando o mimimi todo, até agora já tem bastante dica boa aqui.
Certamente o chassi do Engesa deverá passar por uma bela reforma nas extremidades, para tornar-se mais estreito ou então trocar o chassi todo, como feito no Devasso.
A largura útil destes eixos é onde termina a carcaça cental e onde são parafusadas as flanges laterais e munhões. Alem deste ponto fica bem complicado fixar os links ou susp. No Pirate tem um retardado que fez a fixação dos coilovers sobre os munhões, mas o carro ficou com 19mts de altura.:mrgreen:
Sobre os eixos:
Eu preferi mandar pra quem entende (Ensimec) fazer a reforma, mas se tiver paciência e algum conhecimento pode fazer em casa. Rolamentos são todos encontrados aqui no brasil, por um preço não muito camarada, retentores praticamente todos tb são encontrados, aqueles que não existem pode-se fazer adaptações.
O maior trabalho será a eliminação do torque-tube e freios.
Os freios do Devasso são discos de F1000 4x4 e pinças de Hilux montado sobre cubos furação Willys feitos pela Ensimec.
Peças específicas dos eixos são encontradas facilmente por um bom preço na Alemanha.
A única coisa que tô vendo de Hard aqui são as meninas se degladiando enquanto as outras ficam de fora com gritinhos. :putz:
Vamos ao que interessa, que é a parte TÉCNICA, o resto é conversinha.
[]s
FYI = For your information !
That´s all .
ddr54
Já que gosta de ingrês, algumas frases do Pirate4x4.....
============
- Hardcore is normal.
- If you have to ask, you don't need it.
- 36" tires are not big.
- Do it yourself if at all possible. If you can't do it yourself, find a friend to help. You'll figure it out between the two of you.
- This should be considered college level for wheeling, so don't post kindergarten level topics.
- If you are a spineless dweeb that thinks that our style is crass and unfair, or that we are a bunch of insensitive, insulting, cheap bastards that would laugh our asses off at your misfortunes, you're right. Develop thick skin, and an ability to dish it out, or go away. Remember this is the dark side.
- Search first before you look foolish.
- if you get your panties in a bunch from our fawking attitude........leave!
- If you have to ask how to calculate crawl ratio, yours isn't worth calculating.
- If ya don't know what´s broke, don't ask us how to fix it.
==========================
Pessoalmente, eu ADORARIA se o 4x4Brasil como todo fosse assim. Mas sei que isso não é possível, considerando o perfil do típico jipeiro brasileiro filho do papai, mimado, o mundo lhe deve satisfação, não sabe chave de fenda de máquina de solda, bla, bla, bla,........
Vamuvê se pelo menos este fórum possa evoluir de ser algo que preste para ler, pois os tópicos intermináveis de como corrigir caster já deu no saco.....
Abraços,
Bill
Isso posto.
ddr54, caso queira ajuda, demonstre pelo menos um piteco de iniciativa, de que pesquisou alguma coisa na Net, fazendo algumas perguntas específicas no lugar daquela pergunta patética que fez no início.........
Pelo jeito gosta de gastar o inglês, que tal faça uso dele???
Abraços,
Bill
A única coisa que tô vendo de Hard aqui são as meninas se degladiando enquanto as outras ficam de fora com gritinhos. :putz:
Vamos ao que interessa, que é a parte TÉCNICA, o resto é conversinha.
[]s
Polvora,
Infelizmente vamos ter que passar por esta fase, até os mané se tocam quanto ao espírito da coisa.....
Aquele jaca sua tá rodando???
Abraços,
Bill
[]'
Como falei, de tentar utilizar a suspensão original Engesa seria uma estupidez enorme. Os portais destruiriam tudo, pois as forças são concentradas em poucos pontos.
A melhor solução, diria até a única, seria uma suspensão 4-link. E quase por tabela, o chassi seria reforcado.
A questão de jogar fora o chassi original ou não depende principalmente em 03 fatores:
- o tipo de mola que pretende usar, coilover ou air shox = chassi novo
- o curso de suspensão desejado, curso grande = chassi novo
- a altura do carro desejada, carro baixo = chassi novo
Aprendi essas coisas com o Devasso........
Abraços,
Bill
I did !
Софт, новости, ИТ блог на
ddr54
Isso posto.
ddr54, caso queira ajuda, demonstre pelo menos um piteco de iniciativa, de que pesquisou alguma coisa na Net, fazendo algumas perguntas específicas no lugar daquela pergunta patética que fez no início.........
Pelo jeito gosta de gastar o inglês, que tal faça uso dele???
Abraços,
Bill
samukanvas
14/12/2008, 22:17
I did !
Софт, новости, ИТ блог на
ddr54
Tá bom chatão... Qual é o próximo passo? Abrir o tradutor do google e postar em árabe?
A regra aqui é simples: Posta alguma coisa descente ou leva na orelha.... Se quer postar besteira tem uma área só de engesa pra vc.
Na boa. Para de encher o saco.
Você gosta de fazer piadas com os outros mas quando faz com você , apela !
Donk !
Tchau ...
samukanvas
14/12/2008, 22:32
Você gosta de fazer piadas com os outros mas quando faz com você , apela !
Donk !
Tchau ...
http://www.ryanmcbain.com/forums/images/smilies/giveadamnprogress2mz.gif
Vamo ... que vamo !
Foi dificil mas consegui muita informação ( da internet já tenho em excesso ) .
Acho que teria sido mais facil tirar leite de pedra mas valeu .
Ou quem sabe votar a ajuda as montadoras americanas no senado ...
sds
ddr54
E você vai compartilhar esse bolo de infomação conosco, ou veio aqui somente para conseguir parte dele "de graça", sem trabalho?
Vai continuar com preguiça?:mrgreen:
Unf...:roll:
Abraço,
Você finalmente entendeu minha reclamação !!!
Foi muita enchenção se saco e firulas , mas não fui eu quem começei .
Simplesmente pedi ajuda e fui recebio com paus e pedras .
Posso conpartilhar informações sim e não vou chutar a canela de ninguem por isso .
Better together !
ddr54
Mais informações .
http://www.baixa.la/arquivo/9504174
http://www.baixa.la/arquivo/6787896
http://www.baixa.la/arquivo/7274219
sds
Vamos colocar zona nessa ordem, Phorraaa!!!!!!!!!!!
Todo mundo discutindo a forma, mas de conteúdo mesmo só li do Bill e do Ramiro...
Quem não sabe se quer e como colocar eixos Mog num engesa, não fique de mimimi (como eu) aqui, kct!!!!!!!!
Sergio Rocha
15/12/2008, 09:11
Como falei, de tentar utilizar a suspensão original Engesa seria uma estupidez enorme. Os portais destruiriam tudo, pois as forças são concentradas em poucos pontos.
A melhor solução, diria até a única, seria uma suspensão 4-link. E quase por tabela, o chassi seria reforcado.
A questão de jogar fora o chassi original ou não depende principalmente em 03 fatores:
Aprendi essas coisas com o Devasso........
Abraços,
Bill
em resumo : pra ficar bom chassi reforçado, pra ficar muito bom chassi novo.
[]':concordo:
Sergio Rocha
15/12/2008, 09:14
Pesquisar no google e depois botar aki os links, até eu sei fazer.:mrgreen:
Phodda é ler tudo e entender.:parede:
Para de falar bobagem , de postar em inglês. Se vc gosta tanto vai pro pirate, lá tem tudo que vc precisa.
[]'
Sergio ,
Os links foi eu quem os criei depois de muita pesquisa e leitura .
Não tem nada haver com pesquisar no google e colocar os links aqui .
Condensando as informações e colaborações dos amigos do 4x4Brasil .
Na boa, pretende economizar $$$ fazendo essa adaptação?
Caminho errado. Vai sair MUITO, MUITO, MUITO mais caro.
Tem certeza de que precisa de eixos de mog? Qual o objetivo final?
Que tamanho de pneus vai usar? Que tipo de obstáculos pretende vencer?
Vai usá-lo no dia a dia também?
Se eixos de Unimog 411 são mais estreitos que de Engesa qual os passos para tentar adapta-los em Engesa ?
Retire os Danas e instale os Mogs.
E se tentar usar a suspensão original, se prepare para um sefu dos grandes.....
A mecânica do Engesa da conta, mas...a t-case tem saída pro lado contrário do diferencial do MOG, então tá ai mais uma coisa para pensar.
Se for pensar em colocar os freios à disco, já vai arrumando uns cubos de F250, pinças e discos da mesma, assim fica com rodas 8 furos .O chassi do Engesa é bem larguinho, acho que vai ter que fazer uns "ajustes"...Assim já aproveita e faz uma nova suspensão. Amortecedores tipo coil-over ou tipo FOX seriam bem vindos.
Em resumo: vai ficar com uma máquina infernal, mas vê se o custo X benefício vale. Uma coisa que eu faria já que você tem 2 conjutos de eixo seria usar dois dianteiros assim seria o primeiro re-steer brasileiro.
Certamente o chassi do Engesa deverá passar por uma bela reforma nas extremidades, para tornar-se mais estreito ou então trocar o chassi todo, como feito no Devasso.
A largura útil destes eixos é onde termina a carcaça central e onde são parafusadas as flanges laterais e munhões. Alem deste ponto fica bem complicado fixar os links ou susp. No Pirate tem um retardado que fez a fixação dos coilovers sobre os munhões, mas o carro ficou com 19mts de altura.
Sobre os eixos:
Eu preferi mandar pra quem entende (Ensimec) fazer a reforma, mas se tiver paciência e algum conhecimento pode fazer em casa. Rolamentos são todos encontrados aqui no Brasil, por um preço não muito camarada, retentores praticamente todos tb são encontrados, aqueles que não existem pode-se fazer adaptações.
O maior trabalho será a eliminação do torque-tube e freios.
Os freios do Devasso são discos de F1000 4x4 e pinças de Hilux montado sobre cubos furação Willys feitos pela Ensimec.
Peças específicas dos eixos são encontradas facilmente por um bom preço na Alemanha.
A melhor solução, diria até a única, seria uma suspensão 4-link. E quase por tabela, o chassi seria reforçado.
Resumo da história: pense se o investimento e trabalho vão ter utilidade na trilha, fora isto, a suspensão da viatura provavelmente vai ter que ser repensada...
se a bitola do mog for menor que o do engesa esse será o menor dos problemas..heheheh basta mudar o off-set da roda, usar espacador, etc...
tem coisa muuuiiiitttooo mais complexa p/ vc pensar..
Comece comprando os suportes do eixo, conforme citei no texto anterior.
De posse dos suportes, vem a parte mecânica:
Montará os suportes no eixo, observando todas as medidas do que estão em seu jipe.
A parte traseira não tem mistério, pois é só deixar o focinho do eixo relativamente reto com o cardam.
A parte dianteira, esqueça o focinho da bola do diferencial, terá que observar o ângulo do cáster.
Geralmente, digo geralmente, é 1º, 30' de angulação positiva.
Olhando do lado do motorista, deve ficar inclinado para traz. (</---<)(gostou do desenho <-frente; /-cáster)
Feito isso, tá pronto, mais observe o cáster, senão não consegue dirigir, fica completamente sem controle!!!!
obrigado
ddr54
ô DDR... na boa cara... a galera que tá postando aqui, sao todos puta velha, a maioria já se conhece pessoalmente e todos estao acostumados a zoar a cara do outro..
vc é novatao, se quer se dar bem por aqui, é melhor baixar a bola e conversar numa boa sem querer tirar onda de fodao/ engracadinho pq senao os caras nao perdoam mesmo... depois que vc já se tornar "puta velha" dai sim, pode soltar a marreta.. hehehe
alguem lá atras perguntou o que vc pretendia fazer com seu engesa p/ justificar o uso de eixo de unimog... vc já tem essa resposta??
ví que vc disse que pretendia usar seu engensa com eixo de mog no dia-a-dia... se for isso mesmo. esquece... uma preparacao desse nivel vai deixar seu engesa com uso restrito a off-road
T+
Fabil ,
Beleza !
Conheço a maioria deles pessoalmente embora eles não me conheçam .
Mas não faça a minima questão . Conheço você também .
Não estou querendo tirar onda de fodão , nem zoar ninguém e não sou novato assim .
Decidi não vou mais mexer no engesa + Mog .
Vou apenas fazer uns up-grade no Engesa sem nada Mog.
Um Mog tá rodando .
Depois a gente tomas umas gelada .
ddr54
Acredito que a maioria já tem esta informação mas vou postar assim mesmo .
Não me marretem .
ddr54
Aquele jaca sua tá rodando ???
Ainda não :cry: pintou outro lance e o Mammoth foi pro final da fila :mrgreen:
[]s
GuTo_Cerulli
17/12/2008, 13:45
Pessoalmente, eu ADORARIA se o 4x4Brasil como todo fosse assim. Mas sei que isso não é possível, considerando o perfil do típico jipeiro brasileiro filho do papai, mimado, o mundo lhe deve satisfação, não sabe chave de fenda de máquina de solda, bla, bla, bla,........
Vamuvê se pelo menos este fórum possa evoluir de ser algo que preste para ler, pois os tópicos intermináveis de como corrigir caster já deu no saco.....
Abraços,
Bill
Isso eu sou obrigado a assinar embaixo...infelizmente! :? Ainda bem que não faço parte disso...mas demorou 10 anos juntando ferramentas, espaço adequado e muitas outras coisas...
[]'s
portuga4x4
17/12/2008, 14:29
ola ddr voce nao estaria interessado em vender um dos unimogs
Belas fotos !
Acredito que aqueles eixos não sejam Mogs não. Me parecem Volvos.......
Edit: Não são nem Volvos........ Até que os munhões tem semelhança aos Mogs, mas a bolota parece totalmente diferente....
Abraços,
Bill
Elmer_Jeep
17/12/2008, 16:17
ola ddr voce nao estaria interessado em vender um dos unimogs
está sim, ja tem topico de venda: Vendo Unimog 411 - dois (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49702)
ramiro_eli
17/12/2008, 16:23
Acredito que aqueles eixos não sejam Mogs não. Me parecem Volvos.......
Edit: Não são nem Volvos........ Até que os munhões tem semelhança aos Mogs, mas a bolota parece totalmente diferente....
Abraços,
Bill
São eixos MB Unimog da familia 406.
Os do Devasso são da familia 404.
Obrigado, doutô........:concordo:
Abraços,
Bill
A maioria quer comprar os eixos mas não quer o resto .
Alguns falaram , esta caixa é seca dente reto , cruz credo ...
Dai comentei com um colega na empresa sobre a caixa dente reto etc e tal .
Pô , o cara me deu uma aula das vantagens da caixa de dentes retos .
Logico que ela não serve para veiculo do dia a dia .
Para completar ele disse : formula 1 usa caixa de dentes retos ...
Pergunto : Procede ?
sds
ddr
PS ( Este cara tem um caminhão 6x6 sem similar no Brasil ) -Detalhe : ele que esta reformando a uns 5 ou 6 anos .
Marcelo A. Marchiodi
17/12/2008, 17:48
A maioria quer comprar os eixos mas não quer o resto .
Alguns falaram , esta caixa é seca dente reto , cruz credo ...
Dai comentei com um colega na empresa sobre a caixa dente reto etc e tal .
Pô , o cara me deu uma aula das vantagens da caixa de dentes retos .
Logico que ela não serve para veiculo do dia a dia .
Para completar ele disse : formula 1 usa caixa de dentes retos ...
Pergunto : Procede ?
sds
ddr
PS ( Este cara tem um caminhão 6x6 sem similar no Brasil ) -Detalhe : ele que esta reformando a uns 5 ou 6 anos .
Dentes retos eliminam o esforço axial na engrenagem, diferente da de dentes helicoidais, nessas é como se o esforço jogasse cada engrenagem para longe uma da outra, entende, nos dentes retos esse esforço não existe. Explicação meia boca mas basicamente é isso!
Carros de arrancada costumam usar dentes retos também.
os cambios "retos" de arrancada normalmente fabricados pela SAPINHO, são bem fortes, mas quase impossiveis de se usar na rua, além da barulheira e o desconforto no engate das marchas, não exatamente porque mas aquecem muito... o carro fica FERVENDO por dentro...
lindos eixos mesmo!
Luciano de Castro Teixeir
21/12/2008, 19:25
DDR,
Instalar eixos de MOG num jipe, é o sonho de qualquer um de nós, e sonho não obedece à razão.
Se fosse usar a razão, pensaria na péssima estabilidade dos MOGs devido ao centro de gravidade elevado. Mas isso você já conhece.
A razão também lembraria a velocidade final dos MOGS, bastante elevada para um trator, e muito lenta para um caminhãozinho. Conheci um MOG de combate a incêndios florestais que capotou a 40 km/h no pátio dos bombeiros. Sei de dois MOGs preparados para expedição, que ficam limitados à baixa velocidade final. E já vi comboio de MOGs dos anos 90, a caminho do campo de treinamento do EB, galeando (expressão de caminhoneiro) pelo asfalto bom, em velocidades baixas.
E tem a dificuldade para fazer esta instalação em qualquer chassi, seja de ENGESA, seja de WILLYS, seja de TOYOTA, e pior ainda, a impossibilidade de legalizar essa transformação.
Se eu fosse o felizardo que tivesse um monte de tranqueiras dessas, eu montava os eixos no chassi original do MOG, instalava uma cx de transferência de MB (eu tenho duas de reserva), botava um motor e câmbio de preferência a diesel, instalava uma carroceria qualquer mesmo que fosse inteiramente fabricada em casa, procurava emplacar como um caminhão desconhecido dos anos 50, e seria feliz andando a 65 km/h, velocidade compatível com esses eixos.
Se não conseguisse legalizar a coisa, ia ter mais trabalho para montar uma carreta que aguentasse carregar o MOG, puxaria o bicho com um caminhão até o início da trilha, e ia brincar até cansar.
Se desistir do projeto, vai deixar muito invejoso contente.
Se der continuidade ao projeto, desejo muito sucesso, mas sem passar de 65 km/h.
Lula
GuTo_Cerulli
21/12/2008, 20:19
Aqui é o Hardcore ou corte e costura?:shock::parede:
Luciano,
Procure por um CJ aqui do fórum de nome Devasso e veja do que um ótimo projeto com eixos mog é capaz.......
uma coisa ainda nao entendi...
o que diabos os eixos portais tem a vem com limite de velocidade? pq os EIXOS nao podem passar de 60km/h?? as engrenagens do sistema portico tem limite de giro?
acho que isso ae é balela.. se a suspensao e o sistema de direcao estiverem bem projetados dá p/ rodar a 80 ~100km sim,... ( logico, trasmissao bem escalonada tb).. afinal.. e os UNIMOGs 0km??? qual a velocidade de cruzeiro deles?
T+
ramiro_eli
22/12/2008, 12:07
uma coisa ainda nao entendi...
o que diabos os eixos portais tem a vem com limite de velocidade? pq os EIXOS nao podem passar de 60km/h?? as engrenagens do sistema portico tem limite de giro?
acho que isso ae é balela.. se a suspensao e o sistema de direcao estiverem bem projetados dá p/ rodar a 80 ~100km sim,... ( logico, trasmissao bem escalonada tb).. afinal.. e os UNIMOGs 0km??? qual a velocidade de cruzeiro deles?
T+
A velocidade cruzeiro recomendada pela Mercedes para os Unimogs é de 80km/h. Estes eixos tem problema de superaquecimento nas engrenagens dos portais, onde há apenas 300ml de lubrificante. O uso de óleo sintético ajuda a diminuir a temperatura.
No Devasso sempre fico de olho na temperatura dos portais, qdo ando trafego distâncias maiores de 50km.
Outro "pequeno" detalhe que limita a velocidade é a redução de 7,56:1:mrgreen:
blz... a reducao eu já imaginava, por isso citei uma transmissao bem escalonada..
sobre a aquecimento dos portais, será que MILITEC resolve o problema??? heheheeh
T+
Elmer_Jeep
22/12/2008, 12:37
Outro "pequeno" detalhe que limita a velocidade é a redução de 7,56:1:mrgreen:
:palmas:
É a resposta mais lógica e objetiva pra quem não sabe como funciona estes eixos. :odedo:
Luciano de Castro Teixeir
23/12/2008, 00:28
Um dono de MOG me disse que dá para trocar as engrenagens do pórtico para aumentar a velocidade final. Alguém já ouviu falar nisso?
Quanto ao Devasso, parabéns ao Ramiro. Não consegui ler as 240 páginas sobre seu tópico, mas deu de ver que é brinquedo de quem pode...
Estou com um eixo dianteiro de MB de reserva, sonhando em adaptar em algum caminhãozinho, trabalho muito mais fácil que a adaptação dos eixos do MOG.
cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 02:27
eu sou mais acostumado a mexer com suspensão de moto, então se fosse trocar os eixos de um engesa no mínimo faria subchassis para fixar os eixos novos...
Gostei da idéia !
O veiculo ficaria esta mais alto e poderia manter o resto do engesa .
A pensar ....
ddr
eu sou mais acostumado a mexer com suspensão de moto, então se fosse trocar os eixos de um engesa no mínimo faria subchassis para fixar os eixos novos...
YouTube - unimog climbs wall crazy
ddr
Gostei da idéia !
O veiculo ficaria mais alto e poderia manter o resto do engesa .
A pensar ....
ddr
ramiro_eli
23/12/2008, 16:47
Um dono de MOG me disse que dá para trocar as engrenagens do pórtico para aumentar a velocidade final. Alguém já ouviu falar nisso?
Quanto ao Devasso, parabéns ao Ramiro. Não consegui ler as 240 páginas sobre seu tópico, mas deu de ver que é brinquedo de quem pode...
Estou com um eixo dianteiro de MB de reserva, sonhando em adaptar em algum caminhãozinho, trabalho muito mais fácil que a adaptação dos eixos do MOG.
É possível sim alterar a relação dos portais. A Mercedes possui relações de 2,13:1 e 2,08:1. A diferença é tão pouca que acho que não vale a pena. Outra alternativa é mandar usinar novas engrenagens, com relação mais longa. Mas sinceramente se a intenção é utilizar o veículo para velocidades maiores, não utilizaria eixos Mog.
Estas são as engrenagens dos portais:
credo!!!! que coisinha pequena e delicada, parece até engrenagem de relogio... isso ae deve quebrar atoa..heheheheh
T+
Ramiro ,
Você comprou engrenagens novas para o eixo portal ?
Esta brincadeira deve ter ficado cara !
sds
Danilo
É possível sim alterar a relação dos portais. A Mercedes possui relações de 2,13:1 e 2,08:1. A diferença é tão pouca que acho que não vale a pena. Outra alternativa é mandar usinar novas engrenagens, com relação mais longa. Mas sinceramente se a intenção é utilizar o veículo para velocidades maiores, não utilizaria eixos Mog.
Estas são as engrenagens dos portais:
Ramiro ,
Você comprou engrenagens novas para o eixo portal ?
Esta brincadeira deve ter ficado cara !
sds
Danilo
acredite o DEVASSO inteiro num saiu nada mas nada barato...
se for calcular a màod e obra e tudo o que já foi feito virrgeeeee
só que eu tneho foto dele original ainda auhahuauhauh descendo uns barrancos ai :odedo::odedo::odedo:
ddr54,
Porque vc não alonga o chassi do mog, deixando-o igual (o entre eixos), ao engesa. Coloca a carroceria do engesa em cima e marca o chassi com o numero do chassi do engesa.
Continua usando a susp do mog, e seja feliz.
E se alguem perguntar anguma coisa, vc responde: " ... esse ano saiu assim!..." :mrgreen:
Falow!
Duda Lopes
24/12/2008, 06:20
ddr54,
E se alguem perguntar anguma coisa, vc responde: " ... esse ano saiu assim!..." :mrgreen:
Falow!
Kkkkkkk, essa foi ótima.:pipoca:
CARLOS MOREIRA
05/07/2015, 17:14
Retomando o tópico....
Afinal, saiu o Engesa com eixos MOG?????
CARLOS MOREIRA
21/11/2017, 16:28
Pessoall, algumas fotos da Camper com eixos MOG.