Ver Versão Completa : F75 muito carregada 'escapa' o cardã?
Luiz_Fernando
11/12/2008, 14:15
Rapaziada, boa tarde. Sou de Blumenau/SC uma das cidades mais atingidas do Vale do Itajaí pela enchente e deslizamentos. Nosso Jeep Clube ajudou na distribuição de cestas básicas. Ocorre que em uma das viagens carreguei demais a F-75 e ela dava alguns estralos... senti também que parecia que 'falhava' nesse momento.
Será que devido ao peso o cardã estava escapando? Talvez pela inclinação?
Ou será que foi o feixe de molas?
Depois que descarreguei voltou tudo ao normal!
Abraços
Amauri Marques Farias
11/12/2008, 14:50
pode ser tantaaa coisa.. mas como vc colocou muita coisa eu não sei se é possivel , mas pode ter dado final de curso no cardan , no amorteccedor..
mas parabens pela boa ação.
mecamaniaco
12/12/2008, 06:25
Parabéns pela boa ação!
jijoe_78
12/12/2008, 11:45
Ôpa!
Blz Luis Fernando?
Realmente depois que aconteceu aí na região a única coisa que ajuda é a solidariedade, pois até o exército estava com dificuldades de locomoção.
No caso do cardã, quando estalava o carro dava umas "engasgadas" como se perdesse tração? Isso acontecia em terreno plano ou só quando passava por alguma depressão ou colocasse os eixos em desníveis?
A luva do cardã deve cobrir toda a região de estria da ponteira quando o carro está sem carga com seu peso normal. Se estiver estria aparecendo, aí sim pode indicar uma possível soltura em alguma situação mais extrema de torção ou carga.
[]´s!
Luiz_Fernando
12/12/2008, 16:46
"No caso do cardã, quando estalava o carro dava umas "engasgadas" como se perdesse tração?" EXATAMENTE.
"Isso acontecia em terreno plano ou só quando passava por alguma depressão ou colocasse os eixos em desníveis?" ESTAVA ANDANDO NO ASFALTO E ERA PLANO, MAS QUANDO TINHA UMA DEPRESSÃO OU BURACO ELE DAVA O ESTRALO E PARECIA QUE PERDIA TRAÇÃO, POR ISSO ACHEI QUE FOSSE O CARDÃ !
"A luva do cardã deve cobrir toda a região de estria da ponteira quando o carro está sem carga com seu peso normal. Se estiver estria aparecendo, aí sim pode indicar uma possível soltura em alguma situação mais extrema de torção ou carga." BLZ, VOU VERIFICAR.
OBRIGADO JIJOE!
Zé Renato
22/12/2008, 10:59
Para o cardam escapar, das duas uma, ou seu cardam está curto ou seus feixes são maiores provocando maior movimento do eixo pra traz quando ficam totalmente flexionados pela carga. Não conheço outra hipótese para isso a não ser que sua suspenssão esteja sem os batedores, limitadores de curso.:concordo:
myke_rzd
05/01/2009, 15:48
Para o cardam escapar, das duas uma, ou seu cardam está curto ou seus feixes são maiores provocando maior movimento do eixo pra traz quando ficam totalmente flexionados pela carga. Não conheço outra hipótese para isso a não ser que sua suspenssão esteja sem os batedores, limitadores de curso.:concordo:
pessoal...o minha rural ocorria o mesmo problema e ontem chegou ao ponto de soltar a parte dianteira do carda.... o q pode ser?
tks
Augusto mattos
08/01/2009, 00:04
pode ser sim cardam curto, faz uma medição nas molas, mede do centro da mola até a parte dinteira da mola, no suporte onde a mola é fixada, e mede do centro da mola p traz se a parte da mola do centro p frente for maior vc pode inverter a mola; e mede as estrias do cardam q ficam para fora se a diferença for mais ou menos a mesma é só virar as molas mesmo; espero ter ajudado abraço.
akio nishikawa
09/01/2009, 23:16
Rapaziada, boa tarde. Sou de Blumenau/SC uma das cidades mais atingidas do Vale do Itajaí pela enchente e deslizamentos. Nosso Jeep Clube ajudou na distribuição de cestas básicas. Ocorre que em uma das viagens carreguei demais a F-75 e ela dava alguns estralos... senti também que parecia que 'falhava' nesse momento.
Será que devido ao peso o cardã estava escapando? Talvez pela inclinação?
Ou será que foi o feixe de molas?
Depois que descarreguei voltou tudo ao normal!
Abraços
Axle Wrap
Boa noite Luiz Fernando e demais amigos do forum...Além de tudo isso que foi dito pelos companheiros, também me arrisco a dizer que voce pode estar com problemas no feiche de molas da tua F-75. Dá uma olhada num vídeo que a revista Planeta Off-Road produziu. O problema foi nomeado com Axle-Wrap. Na edição número 15 da revista tem as sujestões prá resolver esse problema. Não coloco aquí pois são esquemas desenhados meio complicados, talvez vc ache alguma coisa na net.No vídeo voce pode ver com detalhes o efeito do Axle Wrap.
Espero ter ajudado com sua dúvida.
Grande abraço!
http://www.planetaoffroad.com.br/videos/video_axle_wrap.wmv
Augusto mattos
10/01/2009, 09:56
Axle Wrap
Boa noite Luiz Fernando e demais amigos do forum...Além de tudo isso que foi dito pelos companheiros, também me arrisco a dizer que voce pode estar com problemas no feiche de molas da tua F-75. Dá uma olhada num vídeo que a revista Planeta Off-Road produziu. O problema foi nomeado com Axle-Wrap. Na edição número 15 da revista tem as sujestões prá resolver esse problema. Não coloco aquí pois são esquemas desenhados meio complicados, talvez vc ache alguma coisa na net.No vídeo voce pode ver com detalhes o efeito do Axle Wrap.
Espero ter ajudado com sua dúvida.
Grande abraço!
http://www.planetaoffroad.com.br/videos/video_axle_wrap.wmv
realmente o video mostra uma situação q pode estar ocorrendo, teria q verificar (em locuo).
Zé Renato
10/01/2009, 19:57
É possível acontecer isso com o cardan do nosso amigo, mas teria que rodar o diferêncial no eixo ou fêixes incompletos(muito poucas molas) para acontecer eu acho. Fêixe se estiver completo com tôdas as molas é bem pouco provavel. Eu ficaria com a hipótese de cardan curto ou fêixe grande.:pipoca:
Dudu-JCER
12/01/2009, 07:47
E aí Luiz beleza !!!
Pelo que esta acontecendo com sua Pickup realmente é o que o pessoal aqui do tópico está falando, não tem outra...
Agora o motivo da mensagem é parabenizar a você e todos os Jipeiros aí de SC pela solidariedade e dedicação com todos esse desabrigados e afetados pelas chuvas...
Parabéns a todos vocês... :palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas:
Valeu
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