PDA

Ver Versão Completa : ENVESA



caj
22/09/2004, 22:02
olá amigos
o site do envesa é :
www.envesa.com

Luiz Claudio
22/09/2004, 22:58
Caj,

Outro dia passei o site da Envesa pra um amigo aqui do fórum só que coloquei um .br no final.

Localizei o tópico e já fiz a devida correção...

Valeu!!!

[]'s...

Beto
23/09/2004, 09:00
Quem estiver interessado em envesa, vai uma no ibira hj. que está vendendo, é do Carlão e está anunciada aqui no forum. Detalhe as da foto do site é a dele.

caj
23/09/2004, 21:43
olá amigos
eu tinha mandado um e-mail para o pessoal da envesa e me responderam que a capota de aço é só para outubro. Espero que lançem mesmo. é verdade que as molas traseiras da suspensão são um pouco mais deitadas do que os outros engesas? a altura de carroceria em relação ao chassi também é mais alta, não?
abraços

NeRo
03/10/2004, 10:32
a altura de carroceria em relação ao chassi também é mais alta, não?
Fala Caj!
A única Envesa que conheço é a do Carlão e ela é alta sim... uns putas calços de carroceria! :D
Mas como o próprio Carlão disse. A viatura dele era de exposição da Envesa, então foi feita alta para impressionar mesmo. Não sei dizer das outras... mas procurarei observar...

thiagoloco
03/10/2004, 20:16
Eu já vi outra, tirando a do Carlão, e ela tb é bem alta.....

Eduardo Chaves
03/10/2004, 21:22
PessoALL,

Eu acho que todos os Envesas são alltos, devido à solução deles na instalação do conjunto motor + câmbio, da forma que fizeram, não foi necessário retrabalhar o chassis para caber a T-Case da Toyota, pois ela está por cima do mesmo...

Essa solução na minha opinião não é legal, pois o CG da viatura ficou bem mais alto, devido tanto ao calço da carroceria como ao fato do powertrain tb estar mais alto e acho tb que o ângulo dos cardans na saída da T-Case tb acabaram ficando maiores...

[]'s...

NeRo
03/10/2004, 21:28
Eu acho que todos os Envesas são alltos, devido à solução deles na instalação do conjunto motor + câmbio, da forma que fizeram, não foi necessário retrabalhar o chassis para caber a T-Case da Toyota, pois ela está por cima do mesmo...

Ah! Todos os Envesas têm T-case Toy? Não sabia. Achava que usavam T-case Engesa mesmo...

[]s, precisando estudar mais sobre Envesas :?

caj
03/10/2004, 22:21
olá amigos
o envesa tem as molas da suspensão mais deitadas do que no engesa, dizendo que serve para dar mais conforto. Isso é verdade? e a estabilidade como fica?
abraços

Eduardo Velo
03/10/2004, 22:49
As molas do Envesa tem perfil com diam. maior que Engesa e mais dura , é menos confortável por isso , mas é muito melhor pra trilha ...
O berço fica um pouco fora em relação ao Engesa pq usa eixos F75 , por isso parece mais deitada ...
Se andar num Envesa numa trilha não vai querer outro carro , é o bicho ..

[]s...

CRW
04/10/2004, 09:24
olá amigos
o envesa tem as molas da suspensão mais deitadas do que no engesa, dizendo que serve para dar mais conforto. Isso é verdade? e a estabilidade como fica?
abraços

As molas dianteiras são elo 17, quando da Engesa são elo 14. As tazeiras são as mesmas e realmente com um grau mais acentuado do que da Engesa. Acredito não ser por motivo de conforto, mas sim por performance no fora de estrada, a abertura da suspensão é bem superior à abertura da Engesa.

Quanto ao conforto, ela é dura, exatamente pela característica do off-road, mas seu conforto é muito superior ao de um Willys.

Um problema que a Envesa tem é a falta de peso na trazeira (muito leve) que arrasta facilmente numa frenagem. Eu resolvi o problema colocando uma válvula de contenção e colocando freio a disco na trazeira.

Do resto é um verdadeiro Jeep.

Sds

Eduardo Chaves
05/10/2004, 15:38
Carlão,

17 e 14 são a quantidade de elos ou o diâmetro do fio ?

Será que são os mesmos do Engesa diesel ?

[]'s...

CRW
05/10/2004, 15:50
Carlão,

17 e 14 são a quantidade de elos ou o diâmetro do fio ?

Será que são os mesmos do Engesa diesel ?

[]'s...

É o diametro do elo, por isso ela é mais durinha. Quando conversei com o Rosnel ele disse que colocou uma mola mais forte na dianteira, primeiro para suportar maior peso do motor diesel e, também para dar ao Jeep uma maior estabilidade, evitando que ele emborgue nas curvas.

Originalmente, a mola da Engesa Diesel é a mesma da utilizada nos motores gasolina. Há quem troca e reforça na adaptação do motor diesel.

Vi também comentários sobre o T-case da Envesa ser mais elvado e que aumentaria o ângulo dos cardãns prejudicando o funcionamento. Na minha Envesa não cheguei a verificar se os ângulos dos cardãns são iguais aos da Engesa, mas tenho a comentar que se fossem mais acentuados ou exagerados, teria problemas quando da abertura e trabalho da suspensão , o que não ocorre e, olha que a suspensão da Envesa trabalha com muito mais abertura do que a da Engesa.

Sds

Eduardo Chaves
05/10/2004, 16:14
Vi também comentários sobre o T-case da Envesa ser mais elvado e que aumentaria o ângulo dos cardãns prejudicando o funcionamento. Na minha Envesa não cheguei a verificar se os ângulos dos cardãns são iguais aos da Engesa, mas tenho a comentar que se fossem mais acentuados ou exagerados, teria problemas quando da abertura e trabalho da suspensão , o que não ocorre e, olha que a suspensão da Envesa trabalha com muito mais abertura do que a da Engesa.

Saudações Carlão...

Realmente, esta era uma dúvida que eu tenho, ou melhor, tinha, pq pelo fato de a T-Case ficar mais alta, o ângulo dos cardans tb fica mais acentuado, mas se não ocorre limitação por este motivo beleza...

Com relação às molas, acho que fui enganado pela Rota entaum, pois logo que comprei meu Engesa, comprei molas do diesel lá... :((

[]'s...

CRW
05/10/2004, 16:57
Com relação às molas, acho que fui enganado pela Rota entaum, pois logo que comprei meu Engesa, comprei molas do diesel lá... :((

[]'s...[/quote]

Saudações

Não consideraria que foi enganado pois, como as Engesas Diesel arreiavam a suspensão mais rapidamente, houve quem adaptasse da F-1000 e/ou outro utilitário e assim, o mercado acabou por adotar uma mola mais adequada ao peso da Engesa Diesel, o que funciona muito bem.

Sds

Eduardo Velo
05/10/2004, 18:59
Carlão e All -
Molas no meu Fase III :
Dianteiro - 11 elos - diam= 16 mm
Traseiro - 08 elos - diam = 16 mm

Obs.- qdo vazio fica alinhado , qdo carregado (cx ferr. , sobress. , kit salva-vidas + kit salva-jipes , etc...) a tras. fica arriada , não sei se é por isso ... , mas tem uma estabilidade muiiiito boa em curvas ." SAI DA FRENTE ... "

[]s... não sabendo o q é e o q ñ é original ENGESA ...

CRW
06/10/2004, 14:59
Edu.

Pelo que sei, até 1.987 ou 1.988 não existia Jeep Engesa à Diesel, original de Fábrica. Não sei em que ano a Engesa lançou a versão diesel nos Jeeps, aliás, nem sei se chegou a lançar essa versão, nos fases I e II. (???)

A fase III, seguramente deve ter saido com uma versão diesel, dada que a iniciativa de sua fabricação, ser em docorrência da exigência do Mercado Exterior.

Agora, as molas utilizadas na sua Engesa, com certeza são mais robustas que as da fases i e II. Se considerarmos o pequeno peso da sua viatura, não poderia ser diferente né, eh eh eh.

Sds