Ver Versão Completa : Dúvida - S10 ou Ranger
editor.curitiba
10/12/2008, 20:38
Olá amigos! Sou novo aqui no forum. E entrei porque gostaria da ajuda de todos vocês. Quero trocar meu carro(um celta 2003) por uma caminhote. Achei estes dois modelos. S10 2.2 EFI - 1997 e Ford Ranger XL 1997. As duas com valores similares. Nunca tive caminhote, mas quando dei a primeira volta, foi amor a primeira andanda...
Agora tenho , tenho algumas duvidas:
- as duas estão com + ou - 150000km, dizem que isso não é muito para estas caminhotes, isso é verdade?
- O IPVA é mais barato que um carro de passeio?
- Essas caminhotes são de manutenção fácil, ou por causa do ano de fabricação terei dificuldade com as peças, etc...
- As duas são a gasolina, compensa colocar gas? Rodo em média 30 km por dia.
Me ajudam, dando dicas, conselhos, etc.
Obrigado
Roberto
marc7767
11/12/2008, 01:19
Olá, Editor:
Procure no fórum, que há diversos tópicos anteriores, semelhantes a este. Você vai encontrar as informações que precisa.
Abraços,
Marcelo.
Dieselboy
11/12/2008, 14:42
- as duas estão com + ou - 150000km, dizem que isso não é muito para estas caminhotes, isso é verdade?
Verdade em parte, pois dependerá muito do estado de conservação e dos cuidados dispensados à elas pelos antigos proprietários.
Depende, em relação à qual carro de passeio? se for a um popular até 2005, com certeza, agora se for em relação a um sedan médio ou luxo, aí a história é outra.
- Essas caminhotes são de manutenção fácil, ou por causa do ano de fabricação terei dificuldade com as peças, etc...
Isso não é uma verdade absoluta! há peças insignificantes como por exemplo, buchas e calços de suspensão e cabine da Blazer 2000 que, na prática não se encontram no mercado, nem no paralelo! :shock: digo isso com conhecimento de causa, então é bom pensar muito bem neste aspecto, antes de entrar numa "barca furada" :putz:
Por míseros 30 km!?!?! não compensa! :shock: Na boa, 30 km/dia dá para rodar tranquilo até de bike! :mrgreen: e, dependendo do condicionamento físico, até mais rápido que se fosse de carro! :twisted:
duardobruno
11/12/2008, 15:38
E ae cara. Já tive uma S10 97 Cabine dupla, 2.2 EFI. É um bom carro. Suspensão meio molenga, mas não é um carro ruim não. Bem bacana pra quem quer começar nesse mundo de pickups. O IPVA, vai depender da sua região. 150.000 é um chãozinho pra um motor a gasolina, mas a minha eu vendi zerada com 190.000. Pelo menos não fumava, nem baixava óleo. Não é tem uma super desenvoltura não, é meio lerdona pra sair, mas se vc não faz questão de velocidade, tem um excelente custo benefício. Quanto as peças, nunca tive dificuldade de achar peças de motor não. O motor é o mesmo do vectra, omega 4 cilindros, etc. Agora, suspensão, já dá um trampinho a mais, contudo, nada de outro planeta não. Dependendo de onde vc mora, vai conseguir com certa facilidade, ou não. Mas quanto ao carro, é bom sim. A minha era completinha. Se fosse 4x4, tirava 10.
DEMUNER-ES
11/12/2008, 18:44
Ae cara. Tenho uma S-10 1999, porem a minha é a diesel. 120000 rodados. e o motor segundo um mecanico de confiança esta otimo. Olha não tenho nada do que reclamar da S-10.
E com relação a Ranger, as duas são otimas. Ai vai depender da ultilidade do carro. a s-10 e um carro mais macio e mais confortavel, entao se o carro e so pra passeio eu a recomendo, mas se for pra exercer algum tipo de serviço mais pesado recomendo a ranger.
espero lhe ser util
tenho algumas duvidas:
150mil km é considerável pra um carro a gasolina, verifique motor, embreagem, caixa, suspensao
IPVA: Sei que o da minha S10 CE 97 é mais caro que do celta 2005. Na verdade vai depender do valor do popular e da cilindrada.
S10 no RJ: Manutenção barata e todas as peças muito faceis de se achar. Consulte a Accioly (http://acciolygm.bigsolutionsidc.com.br/)
30km/dia + gás: vai demorar um bom tempo a compensar o investimento de um bom kit instalado. A minha faz em média de 7.5 a 8.5km/l na gasolina (cidade), ja levando em conta os pneus maiores e o BL.
pick ups desse porte é facil encontrar ja c/ kit gnv instalado, qdo procurei a minha dei preferencia por uma ja instalada, assim não precisa correr atras vistorias, documentação e principalmente um gasto de +- 2000,00
de quebra aqui em SP gnv da desconto de 25% no ipva
Carlos Jacomini
12/12/2008, 09:21
Em relação a sua dúvida, comprei minha Ranger 99 no ano passado. Estava com + ou - 100.000km. Depois de 2 semana o óleo do motor simplesmente desapareceu e não estava vazando. levei na loja e foi constatado que o motor deveria ser feito. Felizmente foi tudo na garantia e eu acompanhei o processo para me certificar que as peças e o serviço fossem de qualidade, mesmo assim a loja gastou cerca de $4.500. Mesmo assim ainda tive despesas com suspensão, amortecedores e blanceamento do cardã, disco de freio e rolamentos.
A quilometragem que você citou está sim muito alta para motor a gasolina. Os da GM tem vida útil em torno de 80 a 100 mil km (4 cil) e o da Ford (2.5 Gasol) até 110 mil. Depois disso é muito raro encontrar um em bom estado. Muito provavelmente vc terá que mexer nisso em breve caso compre.
Minha sugestão é a seguinte: as empresas que fazem vistoria para o Detran fazem um vistoria chamada Vistoria de Compra/Venda. Nela são verificados o estado geral do veiculo. Custa cerca de R$80,00 em Curitiba. Quando vc encontrar um veiculo que te agrade, leve para vistoria, pelo menos assim você saberá extamente como está o estado geral (folgas, freios, amortecedores, escapamento, eletrica), e tudo de acordo com os parâmetros do Inmetro.
Daí dá até pra negociar com o vendedor...
Procura os mesmos veiculos com motor 6 cilindros.
O 6cc é incomparavelmente melhor e 150 000Km é kilometragem de zero para os 6cc
Dieselboy
12/12/2008, 14:25
Procura os mesmos veiculos com motor 6 cilindros.
O 6cc é incomparavelmente melhor e 150 000Km é kilometragem de zero para os 6cc
x2! :concordo:
Os da GM tem vida útil em torno de 80 a 100 mil km (4 cil) e o da Ford (2.5 Gasol) até 110 mil.
Essa vida útil encurtada ocorre por um fato simples. Não há odômetro de veículo usado, comprado em garagista ou concessionária, que não tenha sido adulterado. E se mudou de dono muitas vezes, é bem possível que tenha sido adulterado tantas vezes quanto.
[]'s
Carlos Jacomini
14/12/2008, 14:30
Discordo, mas respeito, da afirmação acima. O odometro analógico (com velocimetro de ponteiro) quando adulterado altera o funcionamento e marcação do ponteiro do velocimetro. Normalmente quando o ponteiro parece ter uma folga na marcação é quase certo que há adulteração. O contrário também vale, ou seja, quando ele está firme, marcando sem ocilar (pular) é quase certo que não houve adulteração. claro que podem haver exceções.
Então, ao dar uma volta com o veiculo acelere e mantenha a velocidade constante por uns instantes, se o ponteiro ficar firme provavelmente não há adulteração.
Um detalhe: só funciona para odometro analogico, aquele que gira o numeros. Se for o digital a adulteração é eletronica e não afeta o velocimetro...
Mas afirmo uma coisa, 150.000 km é sim, e também, muita quilometragem inclusive para motores 6cc. E não se deve pensar só no motor, lembre-se que o restante do veiculo também já rodou 150 mil km e também precisa de (cara) manutenção...
Essa km só pode ser considerada baixa para motores diesel, mas ai não é mais minha praia....
abraços
Walter L. L. Casitta
14/12/2008, 18:38
Discordo, mas respeito, da afirmação acima. O odometro analógico (com velocimetro de ponteiro) quando adulterado altera o funcionamento e marcação do ponteiro do velocimetro. Normalmente quando o ponteiro parece ter uma folga na marcação é quase certo que há adulteração. O contrário também vale, ou seja, quando ele está firme, marcando sem ocilar (pular) é quase certo que não houve adulteração. claro que podem haver exceções.
Então, ao dar uma volta com o veiculo acelere e mantenha a velocidade constante por uns instantes, se o ponteiro ficar firme provavelmente não há adulteração.
Um detalhe: só funciona para odometro analogico, aquele que gira o numeros. Se for o digital a adulteração é eletronica e não afeta o velocimetro...
abraços
Carlos, você esta enganado. Essas modificações são corriqueiras e raramente deixam rastro. Eu mesmo alterei o velocímetro da minha Ranger pra ficar compatível com os pneus 33" e não ficou folga nem oscilação. Funciona como se nunca tivesse sido mexido...
Carlos, você esta enganado. Essas modificações são corriqueiras e raramente deixam rastro. Eu mesmo alterei o velocímetro da minha Ranger pra ficar compatível com os pneus 33" e não ficou folga nem oscilação. Funciona como se nunca tivesse sido mexido...
como que faz esse alteração? sei que nas antigas bastava trocar o pinhãozinho que vai no cambio, mas e numa S10? a minha marca quase 10% a menos do que a real pois tem pneus maiores que o original e depois de 3 fotinhos de radar:putz:acho que ta na hora de consertar....
Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 08:31
como que faz esse alteração? sei que nas antigas bastava trocar o pinhãozinho que vai no cambio, mas e numa S10? a minha marca quase 10% a menos do que a real pois tem pneus maiores que o original e depois de 3 fotinhos de radar:putz:acho que ta na hora de consertar....
No da Ranger retirei o ponteiro e recoloquei na posição correta.
duardobruno
15/12/2008, 11:14
Amigos, esse negócio de 150.000 é muito, depende viu! :stop: Eu sei que é, mas não quer dizer que é uma contagem regressiva e o motor vai pro pau antes dos 155.000. Digo isso pq pode ter acontecido por exemplo de pegar um carro que fez o motor aos 130.000. Agora ele tem um motor novo que rodou apenas 20.000. Eu ia vender minha ranger e comprar uma mais nova. Mas fiz o motor e rodei 15.000 km. Pensei entao em não vender:pensativo:, pq ela é mais confiável q eu pegar uma 2004, que sei lá como está o motor. Mas vai que eu dou a doida e resolvo mudar de carro, pegar uma 2.8... O cara que está comprando meu carro não pode dizer q a minha ranger 2000/2001 é rodada demais e há um risco do motor ir pro pau.
Companheiros, o bizú é procurar procedência. Em 2005 comprei uma S10 97, que pertencia a uma senhora, que só utilizava pra ir a uma chácara a 9 km da sua casa. Era completa e nunca me deu problemas. Tem que ver a procedência do carro. De preferência uma que tenha feito o motor recentemente.
Abraços:concordo:
Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 11:48
Meu irmão tem uma Ranger 2.5 gasolina com mais de 150.000Km. O motor ta perfeito e ainda convertido pra andar alcool...
Meu irmão tem uma Ranger 2.5 gasolina com mais de 150.000Km. O motor ta perfeito e ainda convertido pra andar alcool...
Tem Santana aqui no trabalho com mais de 200.000 rodados e o motor lacrado. Porém, rigorosa troca de óleo e filtros. A questão é a execução da manutenção preventiva (que nem todos fazem).
Com relação à comparação S10 X Ranger, ambas 97: Walter essa S10 não é aquela que tem problemas no eixo traseiro? E a Ranger é aquela pequena (anterior à reestilização em 98)?
Para ser sincero, não compraria nenhuma das duas.
Abs.
Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 16:16
Tem Santana aqui no trabalho com mais de 200.000 rodados e o motor lacrado. Porém, rigorosa troca de óleo e filtros. A questão é a execução da manutenção preventiva (que nem todos fazem).
Com relação à comparação S10 X Ranger, ambas 97: Walter essa S10 não é aquela que tem problemas no eixo traseiro? E a Ranger é aquela pequena (anterior à reestilização em 98)?
Para ser sincero, não compraria nenhuma das duas.
Abs.
Essa já é modelo novo, não tem problema nenhum e com certesa vai passar do 200.000Km.
Meu coroa tem uma Ranger do modelo antigo, ano 97, motor 2.3, 4 cilindros, 8 velas, mosca "quase" branca. Já rodou 150.000 Kms e o motor ainda tem muito para andar. Tbem passa fácil dos 200.000 Kms.
Sobre a adulteração de odômetros, conheço pessoas que trabalham e outras que trabalharam em concessionária, e não há uma que não mexa nos odômetros. Aqui no RS é fácil perceber essa adulteração, se vc procurar um usado 2004, nenhum terá mais do que 65.000 Kms rodados. Vais encontar com as pedaleiras gastas, o volante revestido com couro para esconder o desgaste, um pneu de cada fabricante, mas com apenas 60.000 Kms. Incrível! :-)
[]'s
[]'s
Edintruder
16/12/2008, 00:25
Em relação à adulteração, outro dia fui ver uma Hilux SRV 2004 num garagista e os dois primeiros dígitos marcadores do odômetro estavam nitidamente arranhados por chave de fenda fina. O cara que fez isso foi tão relaxado que não se prestou a desmontar o painel e fazer essa alteração por trás. Quando eu vi esse detalhe, mostrei pro garagista virei as costas e fui saindo. Ele que estava me oferecendo iniciaalmente R$36.000,00 na Ranger pulou pra R$40000,00 e eu ainda reafirmei os R$43000,00, porém como não tinha certeza da kilometragem de nenhuma caminhonete dele mesmo ele pagando R$45000,00 na minha Ranger euu não negociaria com ele... Claro que não iria vender a minha Ranger, mas tinha tempo sobrando e fui fazer algo para passar as horas...