Ver Versão Completa : Bate-papo e dúvida
Daniel Cecílio
10/12/2008, 17:52
Caros Joteiros, ainda não possuo meu jipe, mas estou bastante inclinado a escolher um JPX, pois acredito que ele é o que mais atende as minhas necessidades, além do seu custo X benefício. Essa compra é uma meta para 2009 e quando eu estiver em condições de adquirir o meu, já quero ter o máximo de certeza e conhecimento possível para não errar na minha escolha. Participo como "ouvinte" do fórum já tem algum tempo e agora quero sair "a campo" para conhecer melhor o Jota. Existe algum Joteiro aqui do fórum que more em Campinas e tenha a disposição de trocar umas idéiais a respeito do veículo ou, em outras palavras, me ensinar algo a respeito do JPX? Quero conhecer o J. mais de perto.
Aproveitando o espaço: vi um anúncio de um Jota em que o vendedor informava que a coroa e o pinhão de diferencial são alongados. O que significa isso e quais os benefícios e desvantagens dessa alteração? :pensativo:
Grato pela atenção. :concordo:
Daniel
joão k. chikui
10/12/2008, 19:13
Daniel
A relação original do JPX é 8:43 , pois seu motor é fraco e tem alta rotação, por isso o cardã precisa dar 5,38 voltas para fazer as rodas girar 1 vez.
A relação alongada para JPX é 10:41 , onde com apenas 4,1 voltas já dá uma volta nas rodas . É utilizada qdo se adapta motores mais torcudos e , normalmente com a potencia máxima em regime mais baixo.
Daniel Cecílio
10/12/2008, 20:08
João, vi isso em um Jota com motor APTD1.9 TurboDiesel Volkswagen com intercooler. Essa modificação, portanto, torna-se mais vantajosa em que situação, trilhas ou uso diário (cidade/estrada)? Qual é o significado 10:41?
Sou iniciante mesmo, mas estou querendo aprender.
Valeu.
Daniel
joão k. chikui
11/12/2008, 06:58
O pinhão tem 10 dentes , a coroa tem 41.
Esse motor , apesar de ser 1.9 é muito forte , por isso teve que ser alongado , aproveitando melhor a força extra.
Eduardo Tescarollo
11/12/2008, 08:55
Bom dia,
Não sou de campinas, mais estou bem perto, em Itatiba, se quizer vir aqui dar uma olhada, fique a vontade, só me avise.
Abs
Daniel Cecílio
11/12/2008, 09:07
João:
Grato pelas informações. Aproveitei e fiz uma pesquisa na internet para saber mais a respeito de coroa, pinhão e diferencial. Começou a clarear a cachola. Valeu.
Eduardo:
Em breve entrarei em férias e farei um contato com você para te fazer uma visita. Grato pela disposição.
Abraços
Daniel
André Pereira
11/12/2008, 09:48
João (e demais),
Você conhece a relação 10 x 41, para jota, da Coniflex? Tem a seu respeito alguma informação?
Preciso de informações sobre a relação, especialmente sobre sua resistência e confiabilidade, além, é claro, de notícias sobre o custo de sua adaptação.
Obrigado,
André
André Pereira
11/12/2008, 11:52
Daniel,
Pode me fornecer o contato do proprietário do jota com motor VWTD w relação 11x40?
Preciso conversar com alguém que já tenha feito essa experiência para colher umas impressões.
Obrigado,
André
Daniel Cecílio
11/12/2008, 16:02
André, o nome dele é Giovane e seu e-mail é tegecon.obra@itelefonica.com.br.
Abs
Daniel
joão k. chikui
11/12/2008, 19:20
André
Normalmente se utiliza a Coniflex ou a Mevi 10:41 com motores bem torcudos , tipo Maxxion , MWM ou Hilux . Seu motor é o 1.9 Sdi ou APTD ?
Sei que este do Giovanni era um eletrônico que foi mecanizado , mas , turbo/intercooler ainda ficou canhão. Teve que ser alongado para se aproveitar melhor o incremento de torque.
Diria que cada Jg de relação(e são duas) custa proximo de 700. E , fica bem mais resistente. Só não mande montar em quem não é especializado em Jota. Fica muito bom .
Agora , se teu motor é dos antigos Golf , melhor ficar com a 8:43.
João (e demais),
Você conhece a relação 10 x 41, para jota, da Coniflex? Tem a seu respeito alguma informação?
Preciso de informações sobre a relação, especialmente sobre sua resistência e confiabilidade, além, é claro, de notícias sobre o custo de sua adaptação.
Obrigado,
André
Daniel Cecílio
12/12/2008, 08:52
João, bom dia.
Você conhece esse Jota do Giovane? Dá para você me falar como ele está? É uma boa compra? Se ele não vender logo, tenho planos de comprá-lo no início do ano que vem.
Outras perguntas: você disse que o dele "era um eletrônico que foi mecanizado".
1) O que significa isso?
2) Qual a vantagem e desvantagem desta modificação?
3) O turbo e o intercooler interferem na vida útil do motor e no consumo de diesel?
Grato pela paciência e pelos ensinamentos.
Daniel
joão k. chikui
13/12/2008, 09:52
Daniel
Não conheço pessoalmente o JPX do Giovane , apenas que foi preparado pelo mesmo mecanico que preparou meu 1º JPX com AP2000 Alcool e Clark e o JPX da minha esposa.
1) Esse motor era eletrônico ,fabricado para equipar os Golf diesel argentinos e Chilenos, mas , por falta de chicote , módulos e pessoal especializado , foi transformado para bomba injetora mecânica.
2)Na verdade nem se pode chamar de vantagem . Era a unica forma de fazer funcionar sem entrar em modo de segurança. Atualmente já tem pessoal instalando chicote do Golf e desbloqueando o APTD. Pode-se dizer que fique mais simples de mexer.
3)Na verdade se a relação de cambio/diferencial está compatível com a nova potencia/torque, o consumo é compatível com o diesel aspirado. A vida util , se usado como deve , também é próxima . Mas , se , por ter um canhão na mão fica "tirando racha em toda saída de farol" , lógicamente que vai durar menos.
Mas ,a comparação do aspirado com o turbo/intercooler de fábrica é como vc guiar um carro 1000 da geração 96 , monoponto , e passar para um Golf Gti ou vectra 2.4, porém com o consumo do 1.0.
Por falar em consumo , não se deve pensar que por fazer 20 km/L num Golf , com seu baixo peso e baixíssimo arraste aerodinâmico , vá render algo perto disto , afinal estará empurrando um jipe bem mais pesado e com grande arraste.
Daniel Cecílio
14/12/2008, 15:33
Legal João, compreendi tudo.
Qual ao Jota do Giovane, estou concluindo que, pelo menos quanto a motorização, está bem adaptado, pois ele preparou os Jotas da sua família.
Abraços
Daniel