Ver Versão Completa : Coisa normal ou devo me preocupar?
E aí pessoal, tudo tranquilo!?
Recentemente comprei um Vitarinha 93 único dono (quem dera, rsrs), e estou começando a ajeitá-lo para pegar umas trilhas leves/médias - as outras virão com o tempo. Ele está com rodas originais, pneus Michelin 215/75/15 LTX A/T, pára-choques e retrovisores originais e sem qualquer proteção, bem Cabacim (ou não!). Esse aliás é seu nome de guerra provisório da viatura, até a patroa descobrir. ;)
Antes de colocar qualquer proteção, como os famosos "rocksliders" do Fabiano, ou fazer "upgrades", preciso dar uma geral na mecânica e me aclimatar com o carro. No fim de semana passado eu dei uma inspecionada de leve nele, como podem ver pelas fotos (http://picasaweb.google.com/delboni/Vitarinha93#). Preciso da ajuda de vocês em alguns pontos, já que não sou (ainda) muito bom em mecânica (portanto, perdoem os deslizes). Vamos a eles:
- A1,A2,A3: Além do escapamento, amassado só havia nessa travessa da suspensão dianteira. Isso é normal? Há alguma proteção para essa parte? Esses amassados podem comprometer de alguma forma a dirigibilidade?
- B1, B2, B3, B4: Não encontrei trincas no chassi, mas na parte traseira de ambas as longarinas existe essa massa branca esquisita. Alguém sabe do que se trata, devo me preocupar?
- C1,C2,C3: O único vazamento que encontrei foi na caixa de direção (?), mas não sei se é óleo, fluído ou ambos. Isso é tranquilo de arrumar?
- D1,D2: os apoios traseiros próximos às caixas de roda estão com uma beirada pra fora. Isso é normal ou devo me preocupar?
- E1,E2: dentro da carroceria, embaixo do banco traseiro e do porta-malas está cheio de trincas. Isso é normal ou devo me preocupar?
- F1,F2: olhei vários Vitaras antes deste e, em quase todos, essa peça plástica entre o volante e o painel estava bem lenhada. Qual a explicação?
- G1: esses quatro parafusos estão muito estranhos. Será um dispositivo anti-furto Tabajara para o rádio e o relógio?
Fora isso, as outras observações são:
- Direção:
1. Em um piso plano, usando 4x2, rodando em círculos com o volante todo esterçado, para ambos os lados, a viatura faz um movimento de altos e baixos, como se estivesse passando por ondulações. Fiz esse teste no estacionamento do Extra Belvedere, portanto, num piso bem liso. Não faço idéia do que possa ser... :(
2. Tá com uma folguinha de uns 2,5cm. É aceitável, né?
- Freios: não achei muito eficiente, talvez precise trocar as pastilhas. Em morros acentuados o freio de estacionamento segura bem.
- Embreagem: dura e muito "alta". É assim mesmo?
- O banco do motorista tá com um dos apoios que vão no trilho quebrado, é preciso trocar ou soldar. Preciso de uma dica de onde fazer o serviço.
Um grande abraço a todos!
- C1,C2,C3: O único vazamento que encontrei foi na caixa de direção (?), mas não sei se é óleo, fluído ou ambos. Isso é tranquilo de arrumar?
Não disse que não entendia de mecânica? Deixei a viatura em uma oficina perto de casa (Checkcar (http://www.checkcar.com.br)) e orçaram em R$ 800,00 o item REVISÂO SETOR DIREÇÂO, que nem lá seria feito, iam terceirizar. Claro que abortei. Aliás, tiveram coragem de me enviar um orçamento de quase R$ 6.000,00 onde cobravam, entre outros, absurdos R$ 1.500,00 por um cilindro mestre de freio e R$ 700,00 por um kit de embreagem. Amanhã de manhã pego o Cabacim de volta e bato um papo com o mecânico. Dúvido que me convencem de algo. Vou levar na República, a Minas Motors é meio fora de mão.
Leva no Fabil aki do forum que ele faz para vc..
Abraços,
luiztacco
11/12/2008, 08:44
Não tem como fugir muito disso não - República Off Road do Claudinho, Minas Motors do Edmur e pode olhar com o Fabiano também.
Gigantin Samurai
11/12/2008, 14:57
Não tem como fugir muito disso não - República Off Road do Claudinho, Minas Motors do Edmur e pode olhar com o Fabiano também.
Eu ficaria com as duas últimas opções...
1° o Edmur - teoricamente caro, porém o mecânico mais conceituado de suzuki em geral.
2º o Fabil - um olhar mais profundo e minucioso do estado da sua viatura.
O único problema do Edmur é que o pátio dele vive lotado, o que demanda mais tempo, fora isso é só alegria.
olhar "profundo"???? kakakak essa foi boa hein Gigantin?? heheh
ô Delboni
de tudo que vc relatou ae, só vejo dois pontos p/ vc realmente se preocupar:
1- trincas na lata no assoalho, provavelmente devem estar perto de onde vao os coxins de carroceria certo? se for, é bom levar num lanterneiro p/ reforcar e soldar, pois a tendencia é das trincas aumentarem até rasgar a lata toda.. fora a barulhada que deve ficar..
2- esse amassado na travessa dianteira.. leva num alinhamento e veja se nao esta interferindo na geometria da suspensao.. se nao tiver, deixa quieto e coloca um peito de aço que protege isso ae ( eu tenho peito de aço p/ vitara aqui) se por acaso seu carro nao tiver dando alinhamento e ou direcao puxando p/ os lados, dai vc terá de mandar desempenar essa travessa.
o resto é só perfumaria, o acabamento do painel resseca com o sol, vc pode lixar e pintar de preto com tinta p/ plastico.. ficará como novo...
T+
1- trincas na lata no assoalho, provavelmente devem estar perto de onde vao os coxins de carroceria certo? se for, é bom levar num lanterneiro p/ reforcar e soldar, pois a tendencia é das trincas aumentarem até rasgar a lata toda.. fora a barulhada que deve ficar..
O assoalho está TODO trincado. ;)
2- esse amassado na travessa dianteira.. leva num alinhamento e veja se nao esta interferindo na geometria da suspensao.. se nao tiver, deixa quieto e coloca um peito de aço que protege isso ae ( eu tenho peito de aço p/ vitara aqui) se por acaso seu carro nao tiver dando alinhamento e ou direcao puxando p/ os lados, dai vc terá de mandar desempenar essa travessa.
Vou fazer isso, acho que não será problema.
o resto é só perfumaria, o acabamento do painel resseca com o sol, vc pode lixar e pintar de preto com tinta p/ plastico.. ficará como novo...
E quanto à massa branca nas longarinas? Não sei o que é aquilo. Vc chegou a dar uma olhada nas fotos? Segue o link novamente:
[/URL][url]http://picasaweb.google.com/delboni/Vitarinha93# (http://picasaweb.google.com/delboni/Vitarinha93#)
Valeu pela ajuda!
só agora que prestei antencao na tal massa das fotos... isso tá me parecendo massa plastica... eu no seu lugar arrancaria fora p/ ver como esta por baixo dela... é bem provavel que o chassis tenha buracos de ferrugem o dono anterior porcamente meteu massa plastica p/ esconder.. por acaso a placa do seu carro denuncia que ele era carro de praia?
se for isso, aliado ao assoalho estar todo trincado, nao sei o quanto vc pagou nesse vitara, mas eu pensaria seriamente em desistir dele...
T+
se for isso, aliado ao assoalho estar todo trincado, nao sei o quanto vc pagou nesse vitara, mas eu pensaria seriamente em desistir dele...
Putz, animador! ;)
Não há qualquer indício de ser de praia, mas carro véio já viu, né? Vou tirar essa estória a limpo.
quais as letras da placa?
as trincas da foto E1 e E2 sao massa plastica??? se for eu nunca vi niguem passar massa plastica no assoalho de carro, até pq a lata do assoalho fica sujeita a torcao e a massa obvio iria trincar toda, exatamente como esta na foto..
porem , qual será o motivo p/ alguem cobrir o fundo de massa?
T+
Paulo Bittencourt
12/12/2008, 14:50
Amigo, pelas fotos seu carro não é "cabacim" a preparação do assoalho e longarinas são de carro que já foi usado sim em trilhas. O assoalho traseiro tenho que ver se é massa ou preparação de pintura mal feita. De lanternagem eu enteno um pouco mais que o Fabiano e posso te ajudar se precisar é só marcar que eu vejo o carro e falo onde e como foi reparado.
quais as letras da placa?
GPK, tá de boa.
as trincas da foto E1 e E2 sao massa plastica???
O assoalho traseiro tenho que ver se é massa ou preparação de pintura mal feita.
Galera, vcs tão me assustando. ;)
As trincas das fotos E1 e E2 são superficiais, só na pintura, não me parece ter massa ali. Mas também não entendo de funilaria pra afirmar 100%.
Nas longarinas sim (fotos B1, B2,B3 e B4) tem uma "massa", mas são apenas em um ponto, próximo ao eixo traseiro, nas duas longarinas. Essa massa tem uns 10~15 cm.
bom.. GPK é carro de minas..heheh a menos que ele já tenha ido dar uns mergulhos na praia é dificil ver carro mineiro enferrujado... sobre a massa no chassis, dê um jeito de remover p/ ver o que tem embaixo... de todo modo a massa foi colocada p/ esconder algo..
T+
bom.. GPK é carro de minas..heheh a menos que ele já tenha ido dar uns mergulhos na praia é dificil ver carro mineiro enferrujado... sobre a massa no chassis, dê um jeito de remover p/ ver o que tem embaixo... de todo modo a massa foi colocada p/ esconder algo..
T+
Peguei a viatura agora há pouco na República, onde foi fazer uma revisão. Aproveitei e bati um papo com o pessoal pra tirar várias dúvidas e eles só confirmaram o que eu já suspeitava: "O carro tá novim, difícil ver um igual", palavras do Cláudio. :D
Aquelas trincas no assoalho não são nada demais - não foi mexido, tá tudo original. Recomendaram passar uma espécie de selante pra evitar que poeira e humidade passem para baixo e comprometam a lata.
A massa na longarina só tirando pra conferir, mas ainda não fiz pois me disseram que não há com o que me preocupar.
Valeu pelas dicas pessoal! Em breve a gente se encontra por aí. Amanhã vou pra Lavras Novas no passeio do Armando, curtir o final de semana. 8)
Gigantin Samurai
12/12/2008, 23:06
olhar "profundo"???? kakakak essa foi boa hein Gigantin?? heheh
Olhar profundo no sentido de que você olharia o carro quase que exclusivamente, sem ter que olhar os outros 20/30 carros no pátio como é o caso do Edmur.
Sem dúvida a sua revisão seria mais minuciosa. :concordo:
Claro que uma revisão no Edmur também seria bem feita, porém com certeza mais demorada pelo volume de suzukis que ele atende.
Caro delboni!
Tô de boa aqui, e comecei a olhar o tópico que criou!
Sobre o portamalas, não se preocupe.
Originalmente, muitos veículos vem com uma preparação, vulgarmente chamada de "bate pedras" (o gol, tinha na borda do paralamas traseiro, e na caixa de ar), isso serve para proteger contra corrosão e pequenos impactos.
Com o tempo a massa resseca e encolhe, mais a tinta não acompanha, então o visual de trincado, minha esposa chama de craquelê!
Aquela massa, que mostrou, foi alguma batida, onde o funileiro resolveu esconder, mais o serviço ficou meio "seuvissço"!
Na travessa do câmbio/suspensão, são coisas da vida...
pinta de preto e boa!
Os quatro parafusos no painel, indica que havia px/py na sua viatura!
Abraços.
Kim.
Menos mal entao Delboni.... até pq por fotos é dificil a gente ver a realidade da coisa...
mas eu antes de tudo iria retirar a massa plastica do chassis p/ ver o que tem por baixo dela...
se for só amassado de trilha, passa uma tinta por cima e pronto ( até pq a massa plastica na primera pedrinha que bater na trilha ela vai cair)
mas se for furo de ferrugem ou emenda de longarina dai é bom dar um jeito de arrumar e reforcar
T+
mas eu antes de tudo iria retirar a massa plastica do chassis p/ ver o que tem por baixo dela...
Concordo, vou tentar olhar isso amanhã.
gpereira
16/12/2008, 10:12
Bom dia Delboni!! me indentifiquei com seu tópico pq tb tive muitas dúvidas quando peguei meu carro a pouco tempo, acredito que no seu caso o único cuidado maior seria com relação a massa plástica para ver o que tem embaixo, o resto acredito ser somente estético.Delboni vc poderia me ajudar e enviar uma foto da sua suspenção dianteira? mais especificamente dos batentes das molas?? é que eu precisaria ver um original para saber como é pq o do meu carro foi mexido...desde ja agradeço, obrigado
Delboni vc poderia me ajudar e enviar uma foto da sua suspenção dianteira? mais especificamente dos batentes das molas?? é que eu precisaria ver um original para saber como é pq o do meu carro foi mexido...desde ja agradeço, obrigado
Claro, sem problemas. Porem, soh poderei enviah-las mais pro fim da semana, pois a viatura nao estah na minha garagem, ok?