Ver Versão Completa : TR4 Estalo da roda direta dianteira
Amigos,
Vi que há várias mensagens a esse respeito em diversos tópicos diferentes e por isso resolvi abrir um tópico específico. Parecer ser um problema crônico.
Quando manobro a TR4 esterçando a direção para a esquerda faz um estalo na roda direita dianteira, como se fosse um barulho de algo de soltando (um TAk ou TOK) por estar mal apertado.
Percebi esse barulho em manobras em baixa velocidade, geralmente em desnível (entrando e saindo da garagem por exemplo) e em marcha a ré. Com a tração bloqueada e reduzida o barulho é maior.
Se alguém percebeu algo parecido e/ou já resolveu, posta aqui. Estou esperando o diagnóstico da MIT a respeito.
Abs
Lindóia
AACL,
A minha fazia este barulho exatamente como você descreveu. Na 1a revisão o problema foi solucionado aqui na Tokio (Mit) em Brasília. Não souberam me explicar direito qual era o problema. Pesquisa no tópico de "TR4 alguém tem algo a falar" que tem a história completa. O nosso amigo de Fortaleza, Guillherme pode lhe responder melhor, pois ele quase enlouqueceu com este problema. Um cara de Natal também resolveu o problema na Mit de lá, parece que é uma bucha que fica embaixo do amortecedor, mas não tenho certeza.
Fala Eldon!
Valeu pela resposta. Eu vi os comentários no tópico que vc mencionou e a intenção desse tópico é abordar só esse assunto. Aquele tópico virou um tópico sobre tudo e como esse assunto parece ser importante e recorrente achei melhor dar o destaque e reunir aqui as experiências de todos.
Abraço,
lindóia
AACL,
Sua TR4 é de que ano? Tá com quantos km rodados?
Eldon,
A minha eu tirei zero, ano/modelo 2008/2009, e está agora com 1.444km. Mas o barulho eu percebi na primeira vez que eu saí de minha garagem (marcha a ré, desnível da calçada, esterçando pra esquerda).
Abs
Lindóia
MANFREDI
12/12/2008, 14:48
Legal esse tópico, já tinha solicitado se alguem lembrava de como um colega nosso tinha resolvido esse problema e ninguém se manifestou, espero que agora alguém ache o interruptor da luz do fim do tunél e nós consigamos resolver esse problema. Já perguntei pros mcanicos da Mitnorth em Sampa e eles não sabem doque se trata(?????). A minha é 2006 a/t com 28000km e queria resolver nessa revisão dos 30k.
AACL e Manfredi,
Pesquisei novamente aqui no forum e não consegui achar o post do cara de Natal. Mas achei este abaixo que fala do rolamento.
Vou ligar pro cara da Mit aqui de Brasília e perguntar o que foi feito na minha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=570014&highlight=estalo#post570014 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=570014&highlight=estalo#post570014)
Pessoal,
Achei o tópico:
Foi enviado por este forista: http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17472 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17472)
O nome dele é Cassius e é de Natal / RN. Ele enviou esta mensagem no dia 19/04/2008.
Guilherme e felizes proprietários da TR4 !
Olha , o problema do Guilherme realmente se não acontece com "todas" desde de zero, ao menos com 90% acaba aparecendo.
E olha que de muito conversar na Autorizada e graças a Deus descobrir uma forma de reproduzir o ESTALO ( parecido com um TAK ( BEM ALTO ) semelhante a uma tensão de um cabo de aço na dianteira do veículo ) os gênios, isso mesmo, os gênios da TOP CAR MITSUBISHI NATAL descobriram o problema e como resolver !!!!
Bem... vamos ao kit de soluções :
1 - Solicitar Lubrificação dos Rolamentos DIANTEIROS
2 - Lubrificação Coluna e Braços da Direção
e o fundamentalíssimo ( esse é o estalo ) :
3 - A base dos amortecedores ( todos os 4 viu ? ) tem um contato numa peça chamada de "prato" que é simplesmente FERRO COM FERRO.
Assim, vc deve solicitar que as bases das molas sejam cobertas com aquelas mangueiras de borracha ( somente na base ).
Originalmente existe a proteção para cima, mas na base é ferro com ferro no tal prato.
Olha, ficou 199%.
Eu replicava o problema qse como vc apresenta o problema Guilherme.
Primeiro eu estacionava o carro com a direção 2/3 virada para o lado esquerdo ( se ir até o máximo, ok ? ) .
Depois deixava o carro parado , tipo 1 a 2 h ( esse tempo faz com que haja acomodação das peças da suspensão ) , engatar a ré, e debrear enrolando a direção para o restante do lado esquerdo.
Meu o estalo era TAAAAAKKKKKKK.
Depois vi que num desnivel, numa ré, era batata... também.
E não é que na rampinha da autorizada fazia ! Sorte minha.
Bem... os mega gênios analisaram tudo detalhadamente e cara... acertaram.
Olha qq coisa liga pro pessoal em Natal e pergunta de quais são os procedimentos mais detalhados que a equipe de Fortaleza certamente vai fazer pra vc.
Sabe, tem problemas que a fábrica manda a receita de bolo, outro dependem da sensibilidade dos mecânicos. Só existe um erro no processo:
- nem todas soluções aprendidas são repassadas para todas autorizadas
Assim pode ocorrer o que aconteceu com vc.
E saiba, nosso forum tem muita informação técnica, real, que ajuda demais os mecânicos treinados na fábrica.
Bem, vai lá e resolve na paz. :palmas:
Abraço.
E ai AACL, viu minha resposta?
Amigos,
Vi que há várias mensagens a esse respeito em diversos tópicos diferentes e por isso resolvi abrir um tópico específico. Parecer ser um problema crônico.
Quando manobro a TR4 esterçando a direção para a esquerda faz um estalo na roda direita dianteira, como se fosse um barulho de algo de soltando (um TAk ou TOK) por estar mal apertado.
Percebi esse barulho em manobras em baixa velocidade, geralmente em desnível (entrando e saindo da garagem por exemplo) e em marcha a ré. Com a tração bloqueada e reduzida o barulho é maior.
Se alguém percebeu algo parecido e/ou já resolveu, posta aqui. Estou esperando o diagnóstico da MIT a respeito.
Abs
Lindóia
Caro AACL,
Não podemos afirmar nunca que o problema é o mesmo, embora os sintomas pareçam, mas ja apareceu na TR4 este barulho e depois de muita procura, identifiquei que era a bieleta do estabilizador que estava com folga no pivo.
Depois de desconfiar da bieleta, desconectei e ao andar com o carro, deixou de fazer a batida.
Encomendei duas novas na MIT e troquei.
Porem depois descobri que podia ser recondicionadas por um decimo do preço, que nao é baixo (em torno de 280,00 cada).
Sugiro que voce desconecte e verifique se persiste o ruido.
Abra~cos a todos
Julio Pinho
Carlo_TR4Flex
15/12/2008, 23:30
A minha esta com 15 mil km rodados de tempos em tempos acontece o tal TAK. Cheguei a ligar pra revenda de Natal e o mecanico de lá me explicou o defeito. O mecanico da DVM Santos falou que também sabia o que era mas só pode arrumar quando o tal TAK acontecer na mão deles porque a peça não tem como recolocar uma vez retirada. è a velha história de que a garantia só cobre defeito que tiver bem na cara ou que se deixa o carro parado. Deveriam fazer recall de um monte de coisas, só que vale mais($$$) a pena esperar o cliente pedir pra trocar(se quebrar).
Eldon e demais,
Vi as respostas mas não consegui ver com calma pq estou na correria de final de ano.
Peguei a TR4 na MITNORTH e eles disseram o básico: que não fez o barulho com eles, que não tem nada de errado. Então continuo com o carro em observação e vou tentar resolver isso na revisão dos 10milk. Até pq já viontem que o TAK continua...
Vou pedir pra eles seguirem as orientações dos links acima.
Continuarei postando aqui os resultados.
Abraço
Lindóia
Pessoal
Fica aqui uma dica, o único jeito de resolver estes problemas é colocar o chefe da oficina no carro e rodar com ele até ele ver e/ou ouvir o problema. Tive todos estes problemas na minha TR4 e só foram resolvidos quando fiz isto. Falar com o consultor técnico e deixar o carro não adianta nada. Tem que mostrar pro chefe da oficina e dizer para devolver o carro só quando o problema estiver solucionado. Senão fica essa novela mexicana...rsrsss!!!
Abs,
Pessoal,
Por duas únicas vezes, a minha TR4 apresentou este mesmo estalo que vcs estão comentando. Uma delas foi quando fiz uma "trilhazinha" e peguei uma subida bastante elameada, com curva fechada à direita. A outra vez foi subindo de ré numa lage de pedra, que havia descido para chegar até uma cachoeira, na Chapada Diamantina. Ao retornar da viagem, como já estava na época da revisão dos 10.000km, levei o carro para a Yen, no Rio de Janeiro, e comentei o fato com o chefe da oficina. De imediato, ele falou: "tem que encamisar as molas dianteiras, porque elas batem no prato quando sofrem um esforço maior". Resumindo, sem qualquer teste feito na Mit, eles providenciaram a correção a um custo de R$ 22,00. Até agora, não ouvi mais os estalos.
Abraço,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Pessoal,
Por duas únicas vezes, a minha TR4 apresentou este mesmo estalo que vcs estão comentando. Uma delas foi quando fiz uma "trilhazinha" e peguei uma subida bastante elameada, com curva fechada à direita. A outra vez foi subindo de ré numa lage de pedra, que havia descido para chegar até uma cachoeira, na Chapada Diamantina. Ao retornar da viagem, como já estava na época da revisão dos 10.000km, levei o carro para a Yen, no Rio de Janeiro, e comentei o fato com o chefe da oficina. De imediato, ele falou: "tem que encamisar as molas dianteiras, porque elas batem no prato quando sofrem um esforço maior". Resumindo, sem qualquer teste feito na Mit, eles providenciaram a correção a um custo de R$ 22,00. Até agora, não ouvi mais os estalos.
Abraço,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
João, eles não deveriam ter cobrado nada, seu carro está na garantia.
Tive problemas no cabo de vela da minha TR4 e fizeram o serviço na garantia, porém queriam cobrar as velas pois as velas a garantia não cobria. Dei risada na cara da consultora técnica e falei que o problema era dela, se um defeito fez com que as velas tivessem que ser trocadas não era problema meu e que não iria pagar. Enfim, não cobraram a vela, mas se eu não reclamasse ia pagar. Não é nem questão do valor e sim do que é certo!!
Abs,
Guilherme Studart
24/12/2008, 10:55
Caros colegas,
Desculpe se não respondi antes, mas é porque estive meio afastado do forum (nada pessoal).
Resolvi meu problema da seguinte maneira:
Entrei em contato com o SAC da MIT e lhes passei o problema (via internet e telefone).
Como eu já havia ido 8 vezes na oficina e não tinha resolvido, minha conversa foi mais ou menos o seguinte: ou vocês resolvem de vez ou vou entrar na justiça para pegar meu dinheiro de volta (tudo bem, foi um pouco menos direto que isso, mas, em resumo, foi isso).
Eles me ligaram, agendaram para a semana seguinte, alugaram um carro pra mim, trocaram algumas peças da suspensão (não me deram nenhuma via, mas vi que tinha mais de 2 mil de peças trocadas) e o problema parece que foi resolvido.
Digo parece, pois algumas vezes, quando dou ré, dá um pequeno estalo embaixo do carro (umas 4 vezes desde julho). É um estalo diferente, logo não sei se está relacionado ao problema anterior. Não fui na MITO resolver esse, pois acontece muito esporadicamente.
Resumindo, a impressão que tive foi que as concessionárias não estão nem aí. Pressione diretamente na fábrica, pois, ou eles já sabem qual é o defeito, ou se eles não souberem o que está acontecendo mandam trocar um monte de coisa até dar certo.
Espero ter ajudado.
ronaldopinto
29/12/2008, 23:00
Problema Resolvido
Ja faz algum tempo que leio comentarios neste forum, mas somente agora resolvi fazer meu primeiro post. Pois bem, minha TR 2004 vinha apresentando esse incomodo barulho (tok) nas mesmas condicoes apresentadas neste topico pelos demais participantes. Ontem consegui resolve-lo, e o barulho desapareceu mesmo da minha viatura. O que o mecanico fez? Uma "simples" lubrificação em toda a suspenção dianteira, seguida de um reaperto, bem como a troca de duas buchas (as unicas) que custaram nao mais que R$ 44,00). Pela mão de obra paguei R$ 120,00. Caro?! NÃO mesmo! Minha viatura ta uma maravilha, vamos ver agora o quanto dura isso. Postarei daqui um tempo depois das primeiras trilhas pós acerto. :smile:
Problema resolvido, fica so a lamentacao de que, apesar da competencia dos mecanicos das duas autorizadas daqui (foram escolhidas as melhores mit do brasil!), o preco cobrado para que fosse feito por la é ALOPRADO. Apesar de cobrarem preco igual nas buchas, essa mao de obra nao sairia por menos que R$ 500,00. Lamentavel... Principalmente sabendo que um mecanico de la não ganha 10% disso. :sad:
Ps. A troca das buchas não era necessaria, mas aproveitei o embalo...
Até mais pessoal!
Amigos,
Voltando para relatar minha experiência.
Na revisão de 10mil km (MitNorth) disseram que fizeram ajuste na direçao e o barulho não fez mais na saída da garagem (ré viradno a direção e com torçao).
Mas o barulho fez duas vezes na trilha (com reduzida).
Agora na revisão dos 20mil km (Cardinal) o diagnóstico foi que precisaria apertar o cubo de roda. Peguei o carro mas ainda não testei.
Abs
Lindóia
Del Carlo
11/07/2009, 05:58
Após fazer algumas trilhas e de preparar o carro inteiro, como lift, pneus mud 245 (bem maiores do que o normal), guincho escutei pela primeira vez o maldito TOK :shock::shock:
Fiquei assustado pois imaginei que todos os aparatos tivessem forçando alguma coisa ......
Vou verificar as buchas !!!!!!!!
Pretendo fazer outra trilha pesada no dia 25 não posso vacilar :discordo:
:pipoca: Não me lembro qual tópico, mas já relataram esse problema...
A solução da minha tb foi a mesma, trocaram uma bucha da suspensão ( uma barra que liga a carroceria até a ponta do braço da suspensão)
Até então sumiu o problema...
A minha é uma TR4 08/09 aut. com 13 mil, arrumaram na revisão dos 10 mil
sergio samurai
14/07/2009, 21:51
a minha tr4 é 06/06 tbm sinto esses estalos, principalmente quando to chegando no trabalho e tenho que sair de uma avenida e entrar numa rua secundaria, tem uma valeta na saida é e batata, nao acustumo toda vez e um susto, rsrsrsrs, abraços
Carlo_TR4Flex
21/06/2011, 11:59
Galera, vários pessoas relataram suas versões de TAK, TOK, CLACK etc, aqui. Hj vou adicionar uma versão.
O meu TR4 também veio com o famoso barulho quando esterça a roda. Alguns resolveram encapando a mola, outros trocaram bieletas, etc. No meu caso acabou que como era um barulho intermitente e depois de varias visitas a Mit deixei pra lá. Eis que com 80.000 km rodados estou descendo de uma calçada para fazer um retorno e ouço o tão famigerado ruido. Alguns dias depois resolvi investigar pela enesima vez a origem do barulho.
Tirei os protetores (Octavio) e o barulho parou. Opa! |Esta solução, pelo menos pra mim, é nova!
Notei que tinha umas marca no protetor feitas pela barra de torção. Fiz um chanfro e apesar de não bater mais a barra o barulho continuou. O suspeito passou a ser o protetor dianteiro. Olhando com o carro parado era bem improvável mas mesmo assim cortei um pedado do protetor. O barulho continuou mas mudou de intensidade! AHA! Pode ser isso! Pra tirar a duvida coloquei uma câmera presa no protetor e filmei em slow. Vendo o vídeo percebi que o barulho acontece quando o conjunto da roda "cai" e não quando a suspensão é comprimida! Por ultimo, levantei a dianteira direita do carro no macaco e estercei toda a roda para a esquerda. BINGO, o protetor fez até uma marca no pneu.
Não sei se isso acontece em Tr4 originais, meu TR4 saiu da loja já com BF AT 225/75 16, depois de um tempo coloquei o calço de 40mm e agora troquei os AT por MuD.
Apesar de parecer longe, o pneu pega no protetor e faz um barulho que me fez suspeitar da mola por muito tempo mas agora sei que no meu caso e acredito que em outras TR4 era o pneu batendo na protetor de cárter.
Essa teoria faz sentido na trilha quando esterçamos o volante ao cruzar erosões ou em rampas de garagem em curva, o que causa a suspensão descomprimir por completo fazendo o pneu bater no protetor.
Se alguém quiser testar a teoria é só levantar o carro e esterçar a roda.
Valeu.
Marcelo-HPE
21/06/2011, 18:17
Por aqui pela região, esse estalo na TR4 era ocasionado por ponta de mola , quando se esterçava ,a base da mola se movia em cima do prato e estalava , foi resolvido se encampando a mola com uma mangueira de borracha no Ø do elo da mola.
abs
diogolamberg
01/09/2011, 22:24
Alguem ai percebeu perda de alinhamento do carro quando ocorre esse estalo? A minha TR4 não pega alinhamento desde que saiu da conssecionaria e faz o estralo tambem. Ela é 2008/2009 e só semana passada após fazer um alinhamento percebi que após o estralo o carro perdeu o alinhamento.
Obrigado a todos.
Depois dessa revisão o carro não fez mais o estalo. Já está com 70mil km.
Abs
Lindóia
Amigos,
Voltando para relatar minha experiência.
Na revisão de 10mil km (MitNorth) disseram que fizeram ajuste na direçao e o barulho não fez mais na saída da garagem (ré viradno a direção e com torçao).
Mas o barulho fez duas vezes na trilha (com reduzida).
Agora na revisão dos 20mil km (Cardinal) o diagnóstico foi que precisaria apertar o cubo de roda. Peguei o carro mas ainda não testei.
Abs
Lindóia
romeo_tr4
06/01/2014, 15:20
Caros,
Adquiri recentemente uma TR4 MT 2005 com apenas 80.000 km rodados... O carro nunca fez trilhas, conforme pude atestar ao trocar o silencioso final, está absolutamente impecável por baixo...
Após adquiri-lo já fiz uma revisão trocando velas e todos os fluídos: câmbio, fluídos de freio, motor, arrefecimento etc... Foi substituída também a correia dentada do danado...
O que pega é que o carro começou a "bater" a suspensão dianteira... Incomodado, levei até a oficina e foi constatada a necessidade de substituição da articulação do lado esquerdo. Eis que foi feito o serviço, mas, após uma curta viagem, percebi que continua um certo ruído exatamente no lado esquerdo da suspensão dianteira... O ruído é menor bem menor, como se algo estivesse fofo...
Enfim, alguma sugestão do que eu deva dar atenção para tentar solucionar o problema?
fernandotf
06/01/2014, 19:02
Olha, a suspensão da TR4 sempre vai ter um monte de "PLOC PLOC". Vc pode trocar tudo ou pegar uma viatura 0km na concessionária que na primeira buraqueira de verdade eles aparecem. A boa notícia que pode andar tranquilo que nunca vai ficar na mão... mas se vc for encarar estrada de terra frequentemente, sugiro desencanar dos PLOCS PLOCS da suspensão!
Rafael_Pitangui
06/01/2014, 21:02
É normal até certo ponto, mas dependendo do barulho pode ser coxim estourado. Comprei os meus esses dias, troquei com 115.000 km.
Caros,
Adquiri recentemente uma TR4 MT 2005 com apenas 80.000 km rodados... O carro nunca fez trilhas, conforme pude atestar ao trocar o silencioso final, está absolutamente impecável por baixo...
Após adquiri-lo já fiz uma revisão trocando velas e todos os fluídos: câmbio, fluídos de freio, motor, arrefecimento etc... Foi substituída também a correia dentada do danado...
O que pega é que o carro começou a "bater" a suspensão dianteira... Incomodado, levei até a oficina e foi constatada a necessidade de substituição da articulação do lado esquerdo. Eis que foi feito o serviço, mas, após uma curta viagem, percebi que continua um certo ruído exatamente no lado esquerdo da suspensão dianteira... O ruído é menor bem menor, como se algo estivesse fofo...
Enfim, alguma sugestão do que eu deva dar atenção para tentar solucionar o problema?
romeo_tr4
07/01/2014, 08:19
É normal até certo ponto, mas dependendo do barulho pode ser coxim estourado. Comprei os meus esses dias, troquei com 115.000 km.
Caros,
obrigado pelas sugestões, fico mais tranquilo já que é comum os ploc-ploc (risos)!
Outra curiosidade, a TR4, tal qual alguns outros utilitários, tem graxeiras??
Eu sou meio neurótico com barulhos no carro...
Ja cheguei a desmontar as portas de um ex Gol q eu tinha, tirei tudo fora, revesti com akela fita espumada, botei feltros onde tinha contato de plastico com lata.. aehuaehuaehaeuhae..
Na TR4, a unica solução que eu vi foi..................... Instalar um som potente.. kaheuaehuaehae
Mas, não sei se eu q sou azarado.. mas em 2 anos de TR4 já troquei bieletas e terminal axial por 2 vezes.. e to achando que vou p terceira... pois alem de fazer barulho volta e meia sinto que o carro ta meio "bambo".. parece instável na frente... mas pode ser neura minha... nas minhas férias em Fevereiro vou dar um trato geral na minha "Pérola Negra".
romeo_tr4
09/01/2014, 19:38
Eu sou meio neurótico com barulhos no carro...
Ja cheguei a desmontar as portas de um ex Gol q eu tinha, tirei tudo fora, revesti com akela fita espumada, botei feltros onde tinha contato de plastico com lata.. aehuaehuaehaeuhae..
Na TR4, a unica solução que eu vi foi..................... Instalar um som potente.. kaheuaehuaehae
Mas, não sei se eu q sou azarado.. mas em 2 anos de TR4 já troquei bieletas e terminal axial por 2 vezes.. e to achando que vou p terceira... pois alem de fazer barulho volta e meia sinto que o carro ta meio "bambo".. parece instável na frente... mas pode ser neura minha... nas minhas férias em Fevereiro vou dar um trato geral na minha "Pérola Negra".
Caros,
levei o carro ao meca, e após uma criteriosa verificação, constatou-se que nada mais é do que um grande e profundo nada. Conforme vcs me alertaram, os ruídos são apenas uma "característica".....
Peruch,
também detesto ruídos, já desmontei o painel inteiro de um Palio que tive para descobrir um barulho que infernizava.... enchi a coisa de espuma e tudo parou... carros tem de ser silenciosos ao rodar!
Abraços
Fala pessoal, estou eu aqui com minha Tr4 2014/2015 e o estalo na roda direita dianteira também acontece. Minha viatura é toda original, ou seja, não há qualquer tipo de alteração na suspensão.
Estou em BH-MG.
E aí, o que temos de conclusões finais para esse problema?
Abração a todos e parabéns/obrigado pelos relatos de todos, muito bons!
Problema resolvido. Fui no Paulo, mecânico na Rua Cercadinho no bairro Jardim América em Belo Horizonte-MG e ele deu jeito. Cara mexe com jipe desde 1900 e guaraná com rolha. Top, ficou 100%.
Abraço!
Problema resolvido. Fui no Paulo, mecânico na Rua Cercadinho no bairro Jardim América em Belo Horizonte-MG e ele deu jeito. Cara mexe com jipe desde 1900 e guaraná com rolha. Top, ficou 100%.
Abraço!
e oque foi feito pra resolver ?
Na TR4 da patroa o estalo só ocorria de manhã, na roda direita, ao esterçar o volante para a direita. Na conce$$ionária o problema não apareceu. O Chefe de oficina topou fazer o teste lá em casa e, quando o estalo ocorreu, matou a charada. O rolamento da roda foi trocado e nunca mais o estalo apareceu.
mark_4x4
13/09/2017, 21:39
No meu caso, esse estalo forte na roda dianteira que só acontecia quando se esterçava o volante, foi resolvido reapertando a suspensão, principalmente o amortecedor dianteiro direito, que segundo o mecânico estava bastante bambo.