PDA

Ver Versão Completa : Erro na Suspenção Dianteira Willys HELP...

Naldinho.4x4.Habeck
09/12/2008, 22:16
Eae pessoal, espero estar criando um topico novo, se nao será fechado logo...

Seguinte preciso muito da ajuda de vcs, "experts", pois mandei arquear as molas do meu jeep Willys 1970, e colocar sobre o eixo, ficou legal, alto, parecendo um skate, pois os pneus sao da D20.

vamos ao que interessa...

quando estou andando, ele dah uma guinada pro lado que quase sai da estrada, isso ah uns 30 por hora "como se willys corresse mais", sem contar o perigo ele ta parecendo uma patrola quando eu disterso ele, a roda deita, eh como se o eixo estivesse souto nao apenas as rodas giram como o eixo tambem vai um pouco para o lado, dando este efeito nele, mesmo segurando o volante "sem folga" bate em um buraco e ele dah uma entrada brusca pra fora da estrada, tenho uma trilha neste proximo domingo dia 14-12-08. galera me ajuda aih! ;-)

rubensx
09/12/2008, 22:55
pelamordedeus

num vai asism nÀo, seguinte veja se vc nào rotacionou o cardã sem mexer no angulo de CASTER (ou seja praticamente vc está virando as rodas pra baixo nÀo de um lado pro outro) e parece que estão soltos os grampos

DESFAZ isso já! e ou faça direito (mudando caster para rotacionar o cardã) grmapos decentes etc ou nào faça isso que senào vc pode gerar um acidente enorme

procure sobre SPOA que vc acha muita coisa auqi no forum

(o bill que o diga)

desculpaaaaaa :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Naldinho.4x4.Habeck
09/12/2008, 23:57
rubensx, cara seguinte boiei na tua explicação mais vamos lah...

o cardã ficou mal posicionado, porem e baitola do mecanico deu uma girada no eixo, posicionando o diferencial em diagonal, ou seja de $#%# pra lua, / ...
disse q nao mudaria a lubrificação, mudaria apenas a noçao sobre o nivel...
assim ele nao ficou mais travando o cardã na cruseta da caixa de marcha "dianteiro".

analizei algumas imagens de molas sobre eixos, encontrei uma um pouco diferente, aquele eixo "ferro" estabilizador q passa de uma roda para outra, originalmente eh por baixo, junto com o amortecedor, e a barra de direçao "lateral" lembrando q segundo algumas pessoas aqui, a minha é do maverick "semi-hidraulica" nao sei se estou falando besteira, soh sei q eh bem mais leve que mecanica. pois eh, nesta foto unica coisa que tem diferente é que o amortecedor "direção" e essas barras horizontais sao sobre o feixe de mola, o no meu ainda continuam a baixo do feixe, confesso q ficou em uma posiçao bem diagonal... help.....

aareal
10/12/2008, 00:08
rubensx, cara seguinte boiei na tua explicação mais vamos lah...

o cardã ficou mal posicionado, porem e baitola do mecanico deu uma girada no eixo, posicionando o diferencial em diagonal, ou seja de $#%# pra lua, / ...
disse q nao mudaria a lubrificação, mudaria apenas a noçao sobre o nivel...
assim ele nao ficou mais travando o cardã na cruseta da caixa de marcha "dianteiro".

analizei algumas imagens de molas sobre eixos, encontrei uma um pouco diferente, aquele eixo "ferro" estabilizador q passa de uma roda para outra, originalmente eh por baixo, junto com o amortecedor, e a barra de direçao "lateral" lembrando q segundo algumas pessoas aqui, a minha é do maverick "semi-hidraulica" nao sei se estou falando besteira, soh sei q eh bem mais leve que mecanica. pois eh, nesta foto unica coisa que tem diferente é que o amortecedor "direção" e essas barras horizontais sao sobre o feixe de mola, o no meu ainda continuam a baixo do feixe, confesso q ficou em uma posiçao bem diagonal... help.....

Cara, seu meor problema é o cardan....

Se não corrigir esse caster seu jeep vai ficar sem nenhuma dirigibilidade mesmo.

Quando o eixo foi rotacionado para evitar o estrangulamento do cardan, foi alterada a inclinação do pino mestre..aí está seu problema....

Os munhões têm de ser rotacionados também (na outra direção) para manter os angulos do caster...

Dá uma pesquisada em SPOA no forum que vc vai achar tudo sobre o assunto....

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 00:50
cara dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" e encontrei algumas coisas, mais até agora nada sobre meu problema, mais valeu a dica...

ah, diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo, e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes, e disco de freio e taus?

pô cara to pagando maior mico aqui, primeiro por ser MEMBRO MIRIN. pode? rss, depois por nao saber alguns dados tecnicos, mais é assim mesmo, continuo aguardando ajudas, se alguem tiver fotos aih, posta pra mim. vlw.

Luciano SHAKALL
10/12/2008, 06:08
" ... mandei arquear as molas do meu jeep Willys 1970, e colocar sobre o eixo ... quando estou andando, ele dah uma guinada pro lado que quase sai da estrada ... quando eu disterso ele, a roda deita ... mesmo segurando o volante "sem folga" bate em um buraco e ele dah uma entrada brusca pra fora da estrada ... "
" ... dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" ... diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo,
e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes ... "Naldinho, primeiramente, BEM-VINDO ao NOSSO Forum (agora SEU também) :concordo: !

"Segundamente" :mrgreen:, a primeira dica que costumo dar pro pessoal, é o botão "Pesquisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)", que fica "lá em cima", mas pro lado direito . . .
Esse é o MAIOR Forum sobre 4x4 da América Latina: IMAGINA O TAMANHO E A RIQUEZA DESSE "BANCO DE DADOS" que o FORUM 4x4 BRASIL é!
Sim, os tópicos são TODOS armazenados, justamente para pesquisas futuras (embora muita gente pense que isso aqui é um "Chat" :twisted: )

A respeito da sua dúvida, vou te dar "de bandeja" um "presente de boas vindas" :mrgreen: :

SPOA, é um termo em inglês que significa Molas SOBRE o Eixo (SPRINGS OVER AXLE),
ou seja, o contrário de SPUA (SPRINGS UNDER AXLE, ou molas SOB o eixo).

Arquear os feixes, apesar de "comum", NÃO é uma boa solução para levantar o veículo :discordo: (assim como Jumelos grandes também não),
muito menos quando se faz SPOA: Primeiro por que "NÃO PRECISA" (não acha que com o SPOA já ficou alto o suficiente não :pensativo: ? ),
e depois, porque deve-se usar feixes "mais planos" para ganho de curso ;) .

Em todo caso, essas molas arqueadas é "o menor" dos problemas com a sua suspenção :roll: :

Ao fazer SPOA, uma série de outras modificações são recomendadas, pois (como você mesmo percebeu)
a saída do cardã ficou apontada pra cima (o eixo foi "girado" para apontar para a tranmissão),
então hé que se "girar os munhões" para que as rodas não deitem ao invés de girarem quando esterçar.

A barra de direção deve ficar o mais horizontal possível, e ao "SPOAR", deve-se utilizar um artifício chamado Hi-Steer.

Faz o seguinte: Vai lá nesse botão que eu mencionei ( Pesquisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) ) e procura por esses termos:

:arrow: SPOA

:arrow: Hi-Steer

:arrow: Bumpsteer

Vai aparecer muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa a respeito, mas muuuuuuuita mesmo...
repeti-las aqui seria até "impossível" :mrgreen: pela quantidade de informação existente :concordo: .
Não é má-vontade não :discordo:, longe disso :oops: . . . Espero que compreeda, e BOA LEITURA :concordo: ! ! !

[]'s

Elmer_Jeep
10/12/2008, 12:23
Tem muita gambi reunida ai, tem que ver a posição dessa caixa, tem quer ver a posição desse amortecedor de direção e tem que ver a posição dessas barras e terminais, o maior problema aí é bumpsteer e o caster mesmo, como o aareal falou o pino mestre girou juntamente com o pinhão e o caster está positivo, assim as rodas não estabilizam.

Leia esse tópico aqui e ensine o mecânico como fazer: Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)

e lembre-se de utilizar a PESQUISA pois assim evitamos uma chuva de tópicos repetidos e incompletos

Marcos ET
10/12/2008, 12:46
Daeh Naldinho, blza? Bem vindo ao Fórum!!!

Cara, vou contar uma coisa pra vc... por favor nao fique chateado ou aborrecido, pois oq vou falar pra vc é não é para nada além de sua segurança e diversão ok?

Lendo seus relatos eu percebi que vc nao tem muito conhecimento sobre a mecânica de Jeeps e também de suas adaptações. Percebi também que o mecânico que vc levou seu jeep entende menos ainda e isso sim é MUUUUUITO perigoso!

Assim como o Luciano falou, vou entregar mais um pouco de informação pra vc para que nao reste dúvidas quanto ao seu problema, pois isso pode até matar vc! tome cuidado....

Veja algumas considerações:

cara dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" e encontrei algumas coisas, mais até agora nada sobre meu problema, mais valeu a dica...

Na verdade, vc pode nao ter encontrado algo sobre seu problema por nao saber identificar exatamente oq está acontecendo, por isso vou falar só um pouco para que v consiga pegar o "fio da meada" ok?

O Jeep tem suas características próprias que foram projetadas para determinado rendimento, toda vez que você altera algo, melhora um pouco alguma coisa, mas piora outra... nao existe possibilidade de melhorar, por exemplo, o desempenho off-road sem piorar o desempenho em estrada... Entao, se vc for dar uma pesquisada sobre arquear molas, vai ver que isso nao é nem um pouco saudável, pois compromete a estrutura da mola, torna ela mais dura e com o tempo ela volta sempre para o arqueamento original (ou seja, seu $$ foi para o ralo).

Já falamos também sobre jumelos altos (acho até que tem um tópico só disso aqui). Se vc aumenta muito o tamanho dos jumelos (aquela parte articulada entre a mola e o chassis), aumenta também a alavanca entre a mola e o chassis, entao quando vc entra numa valeta (por exemplo), a mola "torce" para os lados acompanhando o eixo. Daih, como o jumelo é maior, alavanca maior... vao começar a aparecer trincas no seu chassis. Além do mais, por serem maiores, sua suspensao deve ficar mais dura também. "Além do mais" (tem um monde de "alem do mais"), como sao maiores, ficam mais instáveis, dobrando para os lados. Este movimento de "dobrar para os lados" joga seu eixo de um lado para o outro... no caso do eixo dianteiro isso é pior ainda, pois quando o eixo vai para um lado, o conjunto de direção joga a roda para outro lado, causando estas guinadas que vc falou...

Quanto ao SPOA, bom... aih que o bixo pega mesmo! veja que se já existem dois fatores prejudicando a dirigibilidade de seu jeep, "SPOAR" ele nestas condições vai potencializar ainda mais o problema... Falar sobre spoa em um único tópico é impossível mesmo! pois sao diversas variáveis a considerar antes, durante e depois do serviço, por isso vou falar resumidamente para vc encontrar mais fácil as informações necessárias:

1. Para SPOAR, vc DEVE usar jumelos pequenos (de preferencia os originais do jeep), e o feixe de molas deve estar o mais próximo do original possível (se vc ler alguns tópicos, vai ver que tem quem use molas "cansadas", com as molas retas... SEM arqueamento).

2. Para SPOAR, na desmontagem dos suportes das molas e tudo mais, quem for montar o conjunto dos eixos sob as molas DEVE MANTER o eixo na mesma inclinação (ou seja, a "bola" do diferencial DEVE - obrigatóriamente - permanecer IGUAL a inclinação original), pois assim nao há alteração no angulo de cáster (angulo que as rodas giram quando vc esterça para os lados). Qualquer alteração neste angulo vai mudar radicalmente o comportamento direcional do jeep... se o eixo "girou" a bola do diferencial para frente (tampa do diferencial "olhando" para o chao e ponta do cardan olhando para cima), o angulo de cáster também girou e isso matou completamente a estabilidade do eixo, pois as rodas vao querer ficar girando para os lados (dando guinadas) e esta "vontade" delas de ficar girando para os lados vai ser transmitida para as molas, que estao fixas pelos jumelos... ou seja, se molas e jumelos estiverem fora da posição, um problema multiplica o outro....

3. Seu eixo cardan DEVE ser aumentado, pois se o eixo ficou mais distante do jeep, quando a suspensao "torcer" o cardan nao vai alcançar a luva, daih eles desacoplam (a nao ser que seu jeep seja um CJ2, Cj3 ou qualquer outro CJ5 com jumelos dianteiros virados para frente...

4. Seu sistema de direção DEVE ser revisto, nao existe a menor possibilidade de mudar para SPOA e nao ter que mudar nada na direção... sabendo disso e lembrando que todo o conjunto sofrerá maiores esforços, é totalmente DESACONSELHAVEL usar o terminal duplo ou qualquer outra artimanha (a nao ser a que o Leopoldo montou no jeep dele) para a direção. Para resolver isso, vc TEM que instalar um braço Hi-Steer no castelo do munhão... como esta instalação é muito delicada e exige um bom conhecimento sobre o tema, vc TEM que ler o tópico inteiro pra entender os motivos desta instalação....

ah, diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo, e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes, e disco de freio e taus?

Pois é... parece que vc percebeu um pedacinho do problema... mas isso é uma parte mínima mesmo! tem como girar sim, mas o trabalho é muito grande, o mecanico NAO PODE ser este que vc levou (tem que ser alguem com muuuuuuuita experiencia) e além de tudo isso, as chances maiores é que o serviço nao de certo... entao, melhor nao pensar nesta hipótese a nao ser que vc tenha um conhecimento muito bom sobre o tema. E que seu torneiro mecanico tenha muito, muito muito mais conhecimento ainda.... isso daih de girar o tubo é porque a cruzeta nao está dando conta de transmitir o movimento do cardan porque está muito inclinada?, bom, para este problemas existem as "CV"... mas acho mesmo que se vc corrigir os problemas com jumelos e com as molas, nao vai ter que mudar muito a parte de cruzetas....

pô cara to pagando maior mico aqui, primeiro por ser MEMBRO MIRIN. pode? rss, depois por nao saber alguns dados tecnicos, mais é assim mesmo, continuo aguardando ajudas, se alguem tiver fotos aih, posta pra mim. vlw.

...é assim mesmo! vc tem que ler muito para poder ter condições de avaliar as alterações que quer fazer em seu jeep! oque nao pode acontecer é vc ver uma adaptação, gostar, e meter as caras sem saber oq está fazendo... o pior é que vc parece ter levado a um mecanico que também nao tem a menor idéia doque faz, e isso vai acabar matando vc ou, pior ainda, matando alguem...

Montar um Jeep com adaptações é nosso maior passatempo! é ótimo alguem chegar pra vc e falar "nossa! ficou ótimo!!", mas até chegar lá, temos que passar um tempão sentados diante de um computador, pesquisando MUUUITO na internet (nao só aqui no Fórum, mas em páginas "gringas" e tudo mais). Nós TEMOS que juntar MUUUITO conhecimento sobre a adaptação que queremos, pois quem vai explicar para o mecanico como montar, oq soldar, como vai funcionar... tudo isso quem sabe é o dono do jeep... é muito raro encontrar um meca que saiba oq vc quer... daih, se vc nao souber, ele monta de qualquer maneira (pois nao é a vida dele que tá em perigo) e depois vc fica sofrendo pra dirigir o jeep... depois, ainda mais, vai ter que desmontar tudo, desfazer tudo.... pra começar do zero, da maneira correta... daih é mais $$ jogado fora.

Uma coisa é certa: se eu fosse vc, NAO ia nesta trilha de domingo, pois os estragos em seu jeep podem ser maiores ainda... se eu fosse vc, perguntava para os outros amigos da cidade onde vc mora qual o melhor meca pra corrigir os erros de montagem que existem no seu jeep... se eu fosse vc, mesmo sabendo do melhor mecanico e das coisas que estao erradas e sem ir na próxima trilha, eu parava para ler muito sobre o tema, para estar seguro que tudo foi feito da maneira como deve ser feito...

mas eu sou eu... e vc é vc! rsrsrs por isso estes sao só alguns conselhos ok?
Boa sorte!!

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 13:26
Caralho...... isso é o que eu chamo de uma resposta.

primeiramente, gostaria de elogiar, os donos do site, pois sou usuario anonimo dele a tempos, soh quando tive o problema "burrice" quer resolvi me cadastrar, segundo, a paciencia e atençao dos usuarios masters, caras vcs sao mesmo fera....

ET. seguinte cara, os jumelos sao origi ainda, outra coisa meca num presta aqui nao, sao tudo atoa, se nao vier pronto, num rola! outra coisa sas molas estavam muito cançadas, e como gostaria de deixa-lo mais alto resolvi fazer o SPOA, olha q chique aprendi oq significa!

pessoal, mais uma coisa, eu sinceramente pesquiso, pesquiso muito mesmo, sobre este assunto, vcs falam comigo como se eu fosse um tapado! nao sou, apenas nao encontrei ninguem com um mecanico burro e de má vontade, q fez de um jeep uma patrola. intao resolvi postar minhas duvidas, e estou gostando dos results, a atençao esta sendo enorme. sobre chat, eu sei a diferença BLZ? é interessante esta parte sobre ver uma adaptaçao e nao poder meter ela sem estudar antes, isso chega a ser obvio, porem, vcs que sao feras em fazer isso, podem concordar comigo, que se nao tem experiencia teórica intao o correto é fazer 1000 vezes até conseguir, só q se for para mim esperar um meca que intenda pelomenos 10% de 4x4 aqui no PARÁ, melhor mesmo eu comprar um carrinho de rolemã e desser barranco a baixo.

galera pra vcs terem uma ideia, o cara me entregou o serviço com o cardã travado na caixa de marcha, e ficou puto de raiva porq teve q corrigir, intao ele teve q mudar o angulo do diferencial " A CAGADA", e eu alí no pé, depois disso, ele me entregou o serviço com o jeep girando apenas para a direita, nao virava para a esquerda, e nao queria corrigir, botou dificuldade, disse q deveria mandar pra alguem autorizado q mecha com direçao e taus, só q nao sou taoooooooo BURRO, e mandei arrumar lah, pois vi q era simples. falei sobre isso, pra vcs verem a dificuldade que é aqui em redenção, pq aih no BRASIL, vcs levam em um mecanico e eles sabem jah oq fazer, ou ja ouviram falar, aqui é um saco, em todo lugar q paro vem um querendo comprar. é raro 4x4 aqui, soh hilux, l200 etc...

mas continuando...

vlw por enquanto aih pessoal vou dar uma mexida nele hj, aceito os concelhos, vou dar uma estudada, e digo a vcs, logo logo, estarei com um projeto diferente no willys e gostaria muito que vcs vissem as fotos quem sabe de ibope, e eu deixe de ser MIRIN. kkkk..

enquanto isso se alguem tiver mais dicas to aguardando,

ah alguem poderia postar tambem sobre alongador de roda, pois acredito q vou precisar, e como aqui nao tem pra vender gostaria de saber qual a medida maxima, jah que o jeep ficou mais alto, as chances de uma capotagem eh eminente.

Elmer_Jeep
10/12/2008, 13:32
Tem muita gambi reunida ai, tem que ver a posição dessa caixa, tem quer ver a posição desse amortecedor de direção e tem que ver a posição dessas barras e terminais, o maior problema aí é bumpsteer e o caster mesmo, como o aareal falou o pino mestre girou juntamente com o pinhão e o caster está positivo, assim as rodas não estabilizam.

Leia esse tópico aqui e ensine o mecânico como fazer: Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)

e lembre-se de utilizar a PESQUISA pois assim evitamos uma chuva de tópicos repetidos e incompletos

Mais dicas:
Volante não retorna. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=6867#post6867)

[]'s

rubensx
10/12/2008, 13:38
viu?? eu disse era caster... só que é o caster + caixa, mais instalação + mecanico podre ;-)

ehehehe cheguei tarde pra poder explicar com mais clareza

mas os mestres ai jah debulharam o assunto eheheh:concordo:

Sergio Rocha
10/12/2008, 14:30
Alongador de roda = ESPAÇADOR DE RODA.

Procure na Donatti, na Gama, ou na Garra, use o google.

Realmente vc vai precisar.

[]'

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 14:42
foto de como ficou o angulo do diferencial, positivo.
direçao para direita e para esquerda.

patrola pura...

rubensx
10/12/2008, 15:43

patrola pura...

jesuismariajosé por favor muda isso já... essa barra ai por baixo de roda a roda (isso gera acidente em trilha muito cuidado).

o cara rotacionou o eixo pra acertar o cardan, masss esqueceu do caster...

Gustavo de Olliveira
10/12/2008, 15:49
Amigo Naldinho, estou sem palavras...
O mecânico que fez "isso ai" não em conhecimento nenhum referente a jeep.
Já que procurou ajuda do Forum, te darei duas idéias:
1º desfaça toda essa mer## que foi feita, aproveite que as sapatas originais estão no lugar e volte do jeito que estava, só vai precisar de equipamento para remover a sapata que foi soldada. o resto vc mesmo faz e pelo histórico dos mecas que tem porai essa é a melhor solução para vc poder usar teu jipe logo.
2º depois de estudar bastante sobre SPOA, começe a "importar" todas as peças para faze lo corretamente.
OBs. Não ande com o jipe nestas condições , realmente a chance de acidente é grande
Um abraço

rubensx
10/12/2008, 16:21
a indagação certa pro seu mexânico ai seria...

"VOCÊ É DUENTE? VOLTA ESSA P#$%& NO LUGAR AGORA!"

serio... eu nem tirava isso da oficina!!!

Elmer_Jeep
10/12/2008, 16:47

patrola pura...

Vejam na seta inferior o quanto o pino mestre está fora do alinhamento

E na seta superior bumpsteer ao vivo.

:pipoca:

Cara, faz um favor pra vc mesmo, tira esse jumelão e coloque um par de tamanho original com buchas novas, retire algumas laminas do feixe ou troque logo o feixe e mande prensar pra ficar quase plano e pra finalizar mande corrigir o caster desse eixo.

Sergio Rocha
10/12/2008, 17:00
Conselho é de graça. Desfaz a lambança, estuda bem o assunto e faz direito depois.
Não sei porque vc fez SPOA, mas pelos seus pneus eu acho que vc não precisa disso.

[]'

rubensx
10/12/2008, 17:24
Conselho é de graça. Desfaz a lambança, estuda bem o assunto e faz direito depois.
Não sei porque vc fez SPOA, mas pelos seus pneus eu acho que vc não precisa disso.

[]'

acho que vc tem razão, se é pra fazer SPOA que pelamordedeus num seja só estética, se for pra isso, é preferivel investir em feixes de toyota antes que são mais usuais e esteticamente mais bontios do que adaptar algo sem nenhuma base somente pra ficar bonito...

aliás o bonito ai (que não ficou) pode sair caro (impagável se considerar o acidente que pode gerar).

Se não vai passar alagados enormes, se não vai colocar pneus 35 pol. pra cima, se não vai colocar eixos de rural pra melhor estabilidade eu acho que é bom nem tentar SPOAR a coisa eheheh

sei que não é necessário os eixos de rural, mas pela largura do original ficaria meio "bambo" a coisa

Marcos ET
10/12/2008, 18:11
... se nao tem experiencia teórica intao o correto é fazer 1000 vezes até conseguir, só q se for para mim esperar um meca que intenda pelomenos 10% de 4x4 aqui no PARÁ, melhor mesmo eu comprar um carrinho de rolemã e desser barranco a baixo.

Naldinho, cara... as coisas nao sao bemmmmm assim.... veja o Elmer, que mora em Roraima, ou mesmo eu, que tou aih perto (Palmas - TO). Tanto aqui, como aih, temos um problema sério com mecanicos, peças e tudo mais... o problema de testar 1.000 vzs até consequir é que tem coisas como limpador de para-brisas, filtro de ar, sistema elétrico, bancos que podemos tentar até acertar... mas tem outras como freios, direção, suspensão... que nao dá, pois um erro e vc já era... nao vai viver pra tentar novamente sacou? quando mais vc testar estas coisas, menos chances terá de viver para ver o resultado... por isso é melhor ir com calma.

Eu conheço sua cidade... sei que aih tem muito meca que sabe fuçar em Pick-up (alias, nem vi carro pequeno ai, só L-200 pra cima! rsrsrs), entao vejo que os caras estao "meio" habituados com utilitários médios e pesados.... a única coisa que eles tem que aprender é como ADAPTAR as coisas....

Realmente, pelas fotos que vc postou, a coisa tá séria! primeiro pq o jeep ficou muuuuuuuuito alto (alto até dmais para os eixos que vc usa), segundo pq o eixo dianteiro tá muuuuuuuuuuuuuito errado....

Pra vc nao perder o serviço todo do mecanico.... verifica como está o eixo traseiro primeiro... veja se está tudo alinhado e tudo mais.... retira umas laminas (veja aqui no fórum as melhores combinações das laminas do feixe, vc pode tirar intercalando os tamanhos, para que o feixe fique homogeneo no escalonamento das molas) e se as molas ficarem quase ou totalmente retas, ótimo pra vc! o duro é que vc vai ter que ir tirando aos poucos... e montando pra ver como fica... se for pra "chutar" um número, deixa com umas nove laminas... (aeh! pessoALL, ajuda aqui, pois nao uso mais estes feixes!!!)

No dianteiro também, a mesma coisa... diminui a quantidade de laminas e veja se elas voltam a ficar no arqueamento correto até quase ficarem retas.... os teus jumelos dianteiros nao sao originais, sao modelos maiores que os originais, dá uma procurada que eu acho que aqui no fórum tem o tamanho correto deles.

Tira o cardan dianteiro fora e foca sua atenção na incinação do eixo... se vc tiver outro jeep original pra tirar medidas, melhor (pois o meca pode entender melhor), mas se nao tiver, encontra aqui no fórum o angulo de cáster correto (que pode ser medido até pelo angulo da chapa que prende o castelo do munhão), depois, manda o meca tirar as soldas novamente e soldar o eixo com o angulo de cáster correto....

Só que tudo isso nao é o seu maior problema... vc vai ter que comprar (via internet) ou entao mandar fazer (se tiver um EXCELENTE torneiro mecanico) um Hi-Steer para ligar seu braço de direção (aquele que vai do munhão direito até o setor de direção). Sem ele, nada feito! vc nao vai conseguir esterçar para a direita.... veja um tópico chamado "Uma idéia para estabilizar o Hi-Steer", tem um monte de coisa sobre esta peça!

Depois de tirar laminas do feixe, depois de trocar os jumelos, depois de voltar o cáster para o angulo original, depois de instalar o Hi-Steer, depois de TESTAR pra ver se ficou bom, daih, SO DEPOIS vc vai ter que colocar o cardan no lugar... vendo o tamanho que ele vai ter que ficar (quase certo que vai ter que mudar o tamanho do cardan)...

Cara, jeep é assim mesmo! tem que ter paciencia pra fuçar e "manha" pra usar... é isso que mais diferencia um Jipeiro de um motorista...

E aih? vc só fica aih mesmo no Pará? ou aparece dvz em quando no Tocantins? hehehe Ou será que já foi de Jeep até Juarina, ou mesmo até Colinas do Tocantins? rsrsrss

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 18:56
:shock:
Galera estou sem palavras, acho q em toda minha vida nunca foi dado tanta atençao pra mim, rsrs :oops:...

vcs sao realmente incriveis, concordo ET. em relaçao a enumeras tentativas erradas, chances de tentar dinovo "morte" e taus, porem vc ah de convir que nao me meti a besta de ir pra fora da estrada com ele assim, vim logo pedir ajuda aos mestres! e sobre as dificuldades que temos aqui no norte, L200 vc esta certo mesmo, aqui tem muitas, porem nao sao adaptadas, eh tudo comprado novo, mecanico bom aqui é luxo, estou triste pacas, pois gostei da estetica do jeep, imponencia diria, soh que notei a kgada quando tirei da oficina, e se nao tirasse o filho da #$%# do chefe dos mecanicos iria acabar colocando meu jeep na rua! o cara tirou 420,00 em 2 dias de trabalho e me disse q tava levando prejuizo, fico puto com isso... mais larga ele de mao.

pelo que me parece devo desfazer o serviço e começar dinovo, é dolorido pensar nisso, mas, nao saio com ele enquanto nao tiver a segurança de dirigibilidadeadeadeadeadeadeade. ET, conheço sua cidade e suas rotatorias, rsrs, gostei daih, inclusive tenho um tio meu que foi praih essa semana, quem sabe vcs nao trocam uma ideia aih, e meu jeep soh trafego aqui mesmo, tenho um rancho a 37km na beira do rio pau d'arco, e nosso belissimo prefeito nao arrumou a estrada esse ano, intao jah viu, pra lah soh de 4x4, 1:30 hr de viagem, uffa...

o cardã foi alongado alguns centimetros, parece q no final terei q fazer dinovo modificaçoes nele ne!?

outra pergunta, nao teria como eu apenas modificar o eixo? rotacionando ele? pra ser mais especifico, apenas as pontas, pois nunca mexi nesta parte, "como se fosse novidade pra vcs" Elmer na tua regiao tambem é complicado peças e mao de obra?

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 19:49
jesuismariajosé por favor muda isso já... essa barra ai por baixo de roda a roda (isso gera acidente em trilha muito cuidado).

o cara rotacionou o eixo pra acertar o cardan, masss esqueceu do caster...

primeiro gostaria de uma pequena explicação, vc diz q o problema da barra por baixo de roda a roda? vc diz esta barra estabilizadora eh? pois pode quebrar e BUMMMMMM. certo?
segundo esqueceu do caster, :?: terceiro oq eh caster? quarto tem soluçao? rsrs

Sergio Rocha
10/12/2008, 20:37
Naldinho

Vamos lá.
Essa barra q liga uma roda a outra, não é uma barra estabilisadora.Ela faz parte do sistema de direção do teu jeep.
Repare que da caixa de direção sai um braço (chamado pitman) que liga em uma das rodas.Quando vc esterça a direção ela aciona esse braço, que faz uma roda virar, que por estar ligada a outra por essa barra faz ambas virarem.Sacou ?

Essa barra que vai do pitman para a roda, deve ser o mais paralela possível com aquela que liga uma roda a outra.Senão, ocorre esse problema de em qualquer buraco o teu jeep mudar sozinho de direção.
No seu jeep essas duas barras estão fazendo um put@ ângulo, o que está completamente errado.
Em tempo esse efeito na direção, chama-se bumpsteer

[]'

Naldinho.4x4.Habeck
10/12/2008, 23:02
Essa barra que vai do pitman para a roda, deve ser o mais paralela possível com aquela que liga uma roda a outra.Senão, ocorre esse problema de em qualquer buraco o teu jeep mudar sozinho de direção.
No seu jeep essas duas barras estão fazendo um put@ ângulo, o que está completamente errado.
Em tempo esse efeito na direção, chama-se bumpsteer

[]'

ok, intedi, agora a pergunta...

no caso poderia fazer uma breve correçao alongando o braço do pitman até mais em baixo, para tirar este angulo? ou nao resolveria, pois mesmo que eu corriga o eixo voltando-o para o padrao, o pitman ficara mais alto.

obrigado por enquanto.

Flavio Miranda
10/12/2008, 23:45
Naldinho,

Vc acha que só na sua terra tem essas barbaridades é !?

Então veja o mais novo sistema de suspensão que veio no CJ3 que eu comprei : TOYLINK ou se preferir LINKOTA.....!!!

Sistema de LINKS feitos com UMA LAMINA DA TOYOTA CORTADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas calma... tem os amortecedores para segurar o eixo no lugar e as molas helicoidais presas na base !!!! Além da super barra de ponta a ponta...!!!!!!

Preciso dizer como está a dirigibilidade do veiculo ?
Preciso dizer o quanto os amortecedores estão enforcados ?
Se conseguisse chegar até uma subida ingreme com o jeep, acho que ele tomba para trás !!!

Ou seja, estude bastante e antes de largar o jeep na mao de qualquer um, discuta o projeto e veja se o cara sabe como fazer. Em geral, um bom mecanico lhe dirá muito mais problemas do que solucoes, com as alteracoes que vc pretende. Em seguida vem o tempo e $$$ para fazer o que vc quer do jeito certo.

[ ] s sem inventar muita moda...

folgado
11/12/2008, 08:06
Naldinho, veja sobre o bumpsteer aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66)

Para passar a barra de direção para cima do feixe de molas você vai precisar de um hi-steer
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30225&highlight=hi-steer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30225&highlight=hi-steer)

Sergio Rocha
11/12/2008, 10:03
ok, intedi, agora a pergunta...

no caso poderia fazer uma breve correçao alongando o braço do pitman até mais em baixo, para tirar este angulo? ou nao resolveria, pois mesmo que eu corriga o eixo voltando-o para o padrao, o pitman ficara mais alto.

obrigado por enquanto.

se vc aumentar o tamanho do pitman, sua direção vai ficar igual a de um fórmula 1.Com meia volta de volante chega no batente.

[]'

Marcos ET
11/12/2008, 12:26
... além de ficar absurdamente pesada ...

Naldo, nao adianta fuçar no pitman, melhor mesmo instalar um Hi-Steer no munhão direito que é a unica soluçao que vc vai ter... eu mesmo tentei nao colocar o hi-steer, mas depois de apanhar muuuuuuito procurando outra solução, constatei que ela simplesmente nao existe! pois quando o eixo vai para debaixo das molas, a lamina de mola do lado direito (passageiro) fica bem no meio do caminho entre o olhal de direção do munhão direito e o pitman do setor de direção... daih nao tem pra onde correr... além do mais, como o hi-steer fica no topo do munhão, preso no castelo, esta diferença de altura compensa a distancia do eixo ate o jeep -> ou seja -> a barra de direção fica muuuuuito menos inclinada e vc fica praticamente livre do tal "bumpsteer"...

Nao é pq fui eu quem iniciou este tópico aqui, mas acho que vc devia ler ele com muuuuuuita atençaõ ok? e se vc aparecer em Palmas, manda uma MP ou e-mail pra que possamos trocar idéias.... sexta feira é a reuniao do jeep clube, entao qqr coisa é só dar um toque!, veja aqui o tal tópico que eu abri:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44926

leia e veja que nao tem mto pra onde correr....

gde abraço!

rubensx
11/12/2008, 15:56
bah eu nem quero explicar mais nada eheheheh

o pessoal jah explica tudo... :-p

hehehe

mas é isso o problema é que precisa de um histeer (pra subir a barra e o pitman do tamnhoe angulo correto) e vc quando mudar o angulo de caster (rotacionar os suportes de munhão do eixo) e vc passa a ter o munhão com os "bracinhos" retos e nÀo apontaods para baixo, com a saida do cardan no angulo que quiser, mas isso tme de ser feito muito bem feito senão jah viu a meleca

Kim
11/12/2008, 16:40
Caro Naldinho.4x4.Habeck!

Só apareceu nego fera em seu tópico, então, não vou alisar...

Na foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147953&d=1228927216 observe o grampo que segura as molas!

Viu?

Na parte de baixo do tubo do diferencial (onde o grampo está fazendo a volta), tem o assento de mola original.

Viu?

Ele está inclinado!!!!:putz:

Deveria ficar em paralelo com o chão!!!!!

Caramba!!!!

O meca não viu?

Deixou completamente fora o angulo de cáster!!
http://http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif

Arruma isso aí!

O cardam é a última coisa a se preocupar!

Abraços.

Kim.

aareal
11/12/2008, 17:49
Cara,

Depois das fotos só posso te dizer uma coisa:

DESFAÇA ISSO LOGO!! E, DE PREFERÊNCIA, VÁ AO MECA COM UM REBOQUE PLATAFORMA!!!

Boa sorte...

Naldinho.4x4.Habeck
12/12/2008, 20:22
pô galera, to desanimado.

vou comprar um carrinho de rolemã, e desser a ladeira.

cara num dah pra disfazer tudo, fica meio contra mão...

mais acho que tem soluçao pra essa kgada...

tem um mecanigo amigo meu, que eh acostumado com carro velho, ops "antigos". ele me deu uma soluçao, ou pelomenos quase, intao vim perguntar a vcs.

ele disse que bastava cortar o eixo um pouco fora das sapatas, de ambos os lados, no torno, realinhar as pontas, voltando ao angulo original, e soldar novamente, tomando por base um outro willys.

eae? oque vcs acham?

segue uma foto aih da possivel correção...

vermelho corte, e giro para angulos corretos
azul um possivel "alongamento" da quele "negocio" onde fica o pitman, kkk muito burro mesmo, num sabe nem o nome! mais isso talvez nem precise. dê ideias aih pessoal...

chassisforce.com.br
12/12/2008, 21:15
boa noite :
Meu caro amigo.
vc pode mudar,so girando na carcaça do diferencial,tirando as mangas .
Tem umas que sao soldadas eprençadas, outras que sao prençadas e pinadas ,no pino e soldado.tem que desmontar com cuidado.E na prença e tem que cortar a solda com plasma ou maçarico.
vc tambem pode girar o diferencial na sapata,nao e o correto mais costuma dar certo mude tambem o furo do oleo para o nivel do oleo nao ficar baixo.

Kim
12/12/2008, 21:16
Esse serviço de "rodar os munhões" funciona, mais deve tomar muito cuidado na angulação.

Aqui no fórum, é um serviço comum.

Não corte o eixo!!!!

Se observar, nas pontas do eixo, tem a solda que liga o munhão.

O munhão tem uma luva que encaixa cerca de uns 5cm no eixo.

Então, deve retirar a solda (com cuidado para não chegar no tubo do munhão)
e rotacionar o munhão com uma alavanca (mais tem que medir os graus).

Olhe a seqüencia de fotos a seguir: http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785618

Vai andando na seta, que verá como medi o cáter de meu engesa.

Não rotacionei o munhão, mais o princípio é o mesmo.

Espero ter ajudado!

Abraços.

Kim.

Naldinho.4x4.Habeck
12/12/2008, 21:19
Ola caro amigo;
porque vc vai faser essa solda de sapata ,trocou o diferencial, ele e maior esta torto ?seu chassis esta com diagonal ou lateral.
qual e seu problema.

arqueie as molas e fiz um SPOA, mola sobre eixo, porem na hra de engatar tração, a cruzeta estava travando, dianteira, intao o mecanico fez um angulo positivo, posicionando o diferencial para cima para alinhar o cardã, e nisso as rodas ficaram doidas, tipo patrola... tenho algumas fotos nas paginas anteriores, da kgada...

Naldinho.4x4.Habeck
12/12/2008, 21:28
ajudou sim kim, porem quero saber o seguinte, posso rotacionar o munhão apenas? ou seja nao preciso cortar o eixo? abraço.

Kim
12/12/2008, 21:40
Isso mesmo, corta somente a solda, com cuidado para não pegar o tubo do munhão, depois com uma alavanca, faz o munhão girar no eixo.

Vai lá e olha a solda que te falei, irá entender.

Aqui tem uma solda que ira entender:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=71871&postcount=2

Abraços.

Kim.

Naldinho.4x4.Habeck
12/12/2008, 22:04
kim, to com vergonha cara, mais vou dar minha cara a tapa. la vai!

o que é exatamente o munhao? rs, nao vi essa dita solda nem na foto, sera que vou conseguir arrumar com todo esse vasto conhecimento????

e cara tu ta com aquele engesa branco? ta lindao ein!!! parabens.

chassisforce.com.br
12/12/2008, 22:06
So cortar a solda.eu vi as fotos do kim ele esta certo.agora tambem e bom vc ver cardans alinhamento .

Kim
12/12/2008, 22:33
kim, to com vergonha cara, mais vou dar minha cara a tapa. la vai!

o que é exatamente o munhao? rs, nao vi essa dita solda nem na foto, sera que vou conseguir arrumar com todo esse vasto conhecimento????

e cara tu ta com aquele engesa branco? ta lindao ein!!! parabens.

Munhão:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m149.gif

Repare nesta imagem:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m150.gif

Ache os nºs 23 e 24, só como referencia.
OLhe o desenho logo abaixo, verá o tubo do munhão encaixado no eixo.

Nesta foto do eixo de seu jeep:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=148244&d=1229123681

Onde vai ligada a barra de direção, é o munhão, onde colocou a barra em vermelho no eixo, próximo ali fica a solda que falei.

Não tenha vergonha de falar ou perguntar, estamos todos aqui aprendendo e, ensinando.

Também não sabia o que era munhão, t-case, bumpster, dentre outras coisas mais, hoje, já sei alguma coisa, foi perguntando!!!

Pergunte, sane suas dúvidas, aprenda, pois um dia começará a ensinar!

Abraços.

Kim.
Só uma coisa, não retenha seu saber, ensine aos outros, mais nunca use seu saber com arrogância!!!!

aareal
12/12/2008, 22:41
pô galera, to desanimado.

vou comprar um carrinho de rolemã, e desser a ladeira.

cara num dah pra disfazer tudo, fica meio contra mão...

mais acho que tem soluçao pra essa kgada...

tem um mecanigo amigo meu, que eh acostumado com carro velho, ops "antigos". ele me deu uma soluçao, ou pelomenos quase, intao vim perguntar a vcs.

ele disse que bastava cortar o eixo um pouco fora das sapatas, de ambos os lados, no torno, realinhar as pontas, voltando ao angulo original, e soldar novamente, tomando por base um outro willys.

eae? oque vcs acham?

segue uma foto aih da possivel correção...

vermelho corte, e giro para angulos corretos
azul um possivel "alongamento" da quele "negocio" onde fica o pitman, kkk muito burro mesmo, num sabe nem o nome! mais isso talvez nem precise. dê ideias aih pessoal...

Quanto ao caster, já está mais do que explicada a correção, girando os munhões.

Agora, não faça aquela alteração no sistema de direção (em azul), pois vai gastar dinheiro à toa, mais uma vez. Parta logo para o high steer...não invente a roda!!

É importante, também, dar atenção aos jumelos (muito altos) e às molas (muito arqueadas)

Abraços e boa sorte.

Naldinho.4x4.Habeck
12/12/2008, 23:05
Parta logo para o high steer...não invente a roda!!

Abraços e boa sorte.

nossa, essa foi bruta. rsrs

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 01:35
kim, chassisforce, and so on...

nao encontrei esta dita cuja "solda"... nao sei se deu pra reparar nas fotos, que nas pontas dos eixos tem tipo uma bola... o eixo apesar de estar todo chuviscado de solda, do meca "miserento", nao dah para ver nenhuma solda, e esta dita bola fica dentro do munhão "olha ta vendo como to aprendendo os nomes", rs...

chassisforce vc disse para mim girar na carcaça do diferencial tirando as mangas! isso seria, como? poderia ser um pouco mais especifico, de preferencia uma foto? imagino que seria girar aqueles *tubos que ficam ligados no diferencial e gira-los, porem acho q num rola! pq? talvez pelo pino mestre segurar tudo, ah caras nao sei, HELLLLLP...

Elmer_Jeep
13/12/2008, 10:32
Cara, tá bom de vc parar de lamentar um pouco e ler mais isso aqui, na primeira página indiquei vários tópicos com soluções mas vc continua repetindo as mesmas perguntas...

Vou indicar mais uma vez um tópico sobre esse assunto e que tem os endereços de outros tópicos pra ajudar a resolver os problemas que tem aí no seu Jeep:
Ângulo do cardã/diferêncial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49300)

Sobre o corte na solda pra girar as bolotas de munhão:

Esse cordão de solda pode ser retirado num torno ou com um arco de serra(que vc mesmo pode operar). Deve-se cortar apenas a solda em uma profundidade de aproximadamente 5mm em volta da carcaça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/49b302d8a165111940a87de5c44074d2.jpg

Agora que vc já conhece o que é munhão e cáster leia esse tópico aqui desde o início novamente pra filtrar as respostas e leia os demais tópicos que foram indicados nestas páginas.

[]'s

JCJ
13/12/2008, 11:49
Naldinho,

Vc ta tendo muita colher de chá para esse assunto. A paciência do pessoal acaba com a mesma velocidade que chegaram para ajudar !

De uma olhada neste link ou na minha assinatura, a partir da mensagem # 189, tem bastante foto assim vc visualiza o que precisa fazer da maneira correta ! Caster, Hi-steer, etc !!
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38528&page=19)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38528&page=4

Também tive que aprender aqui no fórum para fazer, nenhum mecânico aqui na cidade sabia disso !! Então não é desculpa estar em Redenção !

As vezes tem mecanico capacitado, mas não sabe o que precisa fazer, então cabe a vc passar o serviço para o cara, pode ser que o mecânico não consiga girar o munhão por falta das ferramentas certas, então vc deve levar um serviço para um torneiro mecânico (meu caso) !!

O ideal é que se faça um gabarito antes de cortar (para sua sorte as sapatas originais ainda estão nos eixos) usando os suportes originais como referencia, depois posiciona as novas sapatas e usa a mesma referencia para posicionar o munhão !! O cáster fica perfeito !

Segue um foto do serviço que foi executado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131955&d=1218334296

Boa sorte e pesquise bastante !

[]´s
JCJ

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 11:52
Pô elmer, calma comigo aih cara, tem gente q eh burro por natureza mesmo!

li todos os artigos q me mandou, e conserteza absorvi varias coisas, nao encontrei esta parte soldada aih, mais eh porq foi cortado com solda as sapatas, e o eixo esta todo respingado, soh q com essa foto q vc me mandou, soh nao faz se for burro mesmo ne!?

agradeço a vcs a paciencia e atençao, estarei sim postando duvidas e sugestoes, pois acredito que seja pra isto este forum, vlw galera, semana q vem resolvo este probleminha, e caso dê certo posto as fotos, caso nao, posto as duvidas...

Kim
13/12/2008, 12:01
Naldinho.4x4.Habeck!

Bem, agora achará a solda!! rsrsrs

É que ela tem o cordão bem feito, se não passar a escova de aço, não a verá.

Agora é mão na massa, deixa esse jeep pronto para o combate!

Abraços.

Kim.
ps.: Boa literatura, leia os lincks que te passaram, essa galera aí é fera!!!!!

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 12:13
fera? fera é pouco, vcs mandao pra caramba, minha kbeça ta quase explodindo de tanta informaçoes. rsrs

uma foto daquele tamanho como nao encontrar a solda ne!? kkkkk

vlw, após a correção posto fotos!

Marcos ET
13/12/2008, 19:13
Amigo Naldo, faz um favor pra vc mesmo...

NAO CORTE AS MANGAS DE EIXO...
NAO TENTE CORRIGIR UM ERRO SOBRE OUTRO ERRO...
NAO FAÇA NADA QUE COMPLIQUE AINDA MAIS A SOLUÇÃO DE SEU PROBLEMA...

Cara, na boa, lendo suas perguntas mais recentes também achei (como o Elmer falou) que vc nao leu muito bem os vários e vários tópicos que indicamos pra vc! nao tou falando que vc nao clicou neles pra ver doque se trata, mas acho que só um "passar de vistas" nao vai resolver seus problemas.

Nao me leve a mal, mas acho que a questao aqui é ler, ler novamente, ler mais uma vz... ler tanto até decorar (e entender) os prós e contras de cada coisa que vc quer fazer... Veja que a solução que o Elmer e o JCJ apontaram aplica-se a casos diferentes do seu caso...

Vou repetir mais uma vez (nem vou postar o link da mensagem):

1. Remova os suportes de molas que o seu mexânico soldou errado
2. Solda eles no lugar certo (com o angulo do eixo na posição correta)
3. Instala o Hi-Steer (nao tem como fugir, isso é uma REGRA! passou para SPOA, tem q ter Hi-Steer... a nao ser que vc mude a suspensão por completo)
4. Retire altumas laminas do feixe de maneira intercalada (coloque o feixe quase reto).
5. Coloque jumelos do tamanho original (pode até ser o mesmo que vc usa, com furação menor)
6. veja como ficou o cardan (depois destas alterações, corre o risco de vc ver que nao vai ter que girar a bola do diferencial. PORQUE SERÁ QUE 99% DAS PESSOAS QUE MONTAM SPOA NAO TEM QUE CORTAR O TUBO DO EIXO?)

Amigo, mais resumido que isso nao tem como... e repare que este caminho que indico dá pra aproveitar uns 70% do que já foi feito....

boa leitura!

Marcos ET
13/12/2008, 19:17
Elmer, JCJ e Kim...

Pessoal, nada contra a adaptação de girar a "bola" do diferencial sem girar os munhões... mas acho que pela experiência, tanto do meca quanto do proprietário do jeep, estes ainda estao muito aquém do mínimo necessário para uma empreitada destas... bem provável que ele acabe com um cáster muuuuito diferente do outro... daih, nem quero pensar nas consequencias....

Marcos ET
13/12/2008, 19:35
Naldo, veja que meu jeep nao tem jumelos grandes, nao tem "tubo do eixo cortado" nao tem nada além de um SPOA, molas de band e um Hi-Steer...

O que vc quer SPOAndo seu jeep? curso de suspensão? vão livre central? "buniteza"? cara, veja que meu jeep tá um pouco mais alto que uma F.250 e pra mim tá bom dmais.. .sem contar que nao tive 1/5 das dores de cabeça que vc está tendo... por isso torno a falar:

NAO CORTE OS EIXOS, apenas proceda na sequencia que indiquei...

PessoALL, se alguem discorda, pode expor aqui os motivos ok!

Gde abraço.

Sergio Rocha
13/12/2008, 19:44
Elmer, JCJ e Kim...

Pessoal, nada contra a adaptação de girar a "bola" do diferencial sem girar os munhões... mas acho que pela experiência, tanto do meca quanto do proprietário do jeep, estes ainda estao muito aquém do mínimo necessário para uma empreitada destas... bem provável que ele acabe com um cáster muuuuito diferente do outro... daih, nem quero pensar nas consequencias....

x2

Ele pra não entender nada, ainda tem que aprender muito.:mrgreen:

[]'

rubensx
13/12/2008, 20:06
Galera na boa, eu nào inventava mais

volta pra SPUA e deixa de complicação, tudo isso vai ser sempre complicado ai e se nego num fizer direito é um perigo...

na boa, deixa SPUA memso e muda algumas outras coisas, calços de carroceria, etc... nào estou subestimando nem criticando quem faz só que meu jeep que chega a ter 4 a 5x mais adaptações nem me preocupei e pouco me importo em fazer SPOA... acho simplesmente desnecessário e não vejo vantagem nenhuma a não ser pra por pneus maiores que 35" mesmo assim, sei lá...

enfim é só uma dica... quer deixar mais alto muda coisas mais interessantes e que vait e causar menos dor de cabeça porque tá me parecendo ser bem como o sergio disse, logo NÃO INVENTA QUE VC VIRA ESTATÍSTICA

nem preciso comentar denovo um rapaz que chegou aqui falando em 900cv no motor AP e isso e aquilo e no final apareceu anunciando

ESTOU MATANDO O WILLYS ANTES QUE ELE ME MATE

o memso está 6 meses de cadeira de rodas...

cada um sabe onde o sapato ap[erta mas seja inteligente e num vire estatística

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 20:43
diante disso, estou mais confuso doq antes!
nao pelo fato de nao saber oq fazer, pois diante de todo este conteudo, acredito que tenho total conhecimento sobre oq fazer, e como fazer, o unico problema agora é:

qual decisão tomar, pois devo escolher mander SPOA, ou SPUA, custo, mao de obra qualificada and so on! e galera, me sinto como se estivesse enchendo o saco de vcs, nao é essa minha intençao, cada um com seu cada um, e no meu caso "pouco conhecimento" eu busco sempre a exaustao, pois se trata de correçao de erro, e se existe uma coisa q nao suporto, e errar 2x, ou corrigir erro sobre erro, buscarei uma solução, e agradeço muito a atençao, criticas, sujestoes, e paciencia, gostaria de ter amigos assim, pois vcs se importam tanto com meu assunto, q por um momento eu penso em nao mexer no jeep, pois vcs podem achar ruim, "como se fossem de vcs", e isso é imensurável, obrigado mesmo galera.

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 20:50
Elmer, JCJ e Kim...

[]'

x2

Ele pra não entender nada, ainda tem que aprender muito.:mrgreen:

[]'

Eu poderia ter ido dormir sem essa! serio!:(

rubensx
13/12/2008, 21:00
fala naldinho, pelo contrário ninguém aqui está incomodado em responder é que todo mundo fica muito puto ou chateado de ver maus profissionais fazendo merda nos tão amados willys e preocupadissimos em ver alguém adaptando algo que sabemos por vezes "dar merda"...

tipo vc ver alguém indo a 20km/h correndo 600 metros pra cair num penhasco e ficar assistindo e nÀof azer nada entende?

serio eu prefiro pecar por ser chato e amnter originalidades que te aconselhar a fazer o mundo ai sem recursos e sem tanto conhecimento do assunto e depois ver mais um topico como aquele do mato o willys antes que ele me mate

dai nego fala que jeep é ruim, não nào é, a maioria dos donos são incosequentes, desinformados e acham que adaptações porcas ou baixo custo resolve problemas graves....

lembre-se sempre em QUALQUER adatação vinculado a suspensão, freios e direção...

- o custo está intimamente ligado a qualidade
- qualquer erro nesses 3 pode te custar a vida ou de mais alguém
- toda adaptação em um desses três invariavelmente afeta o outro e exige redimensionamento dos três
- NUNCA pense em fazer algo nessa parte aproveitando peças usadas e de má qualidade
- tudo tem um porque de existir, nenhum engenheiro que criou o jeep cursou anos de faculdade (na época sofridos de se cursar) desenvolveu calculos e projetos durante anos por pura burrice ou por falta do que fazer, então pense TUDO TEM UM PORQUE ESTAR DAQUELE JEITO NAQUELA SITUAÇÃO.

Adaptações são possiveis desde que vc pense no carro como um todo, nào apenas suspensão... freios, eixos e angulos separados, sempre vc sentirá diferenças em outras partes e comportamento do carro

Avalie bem o custo e beneficio disso tudo e não perca dinheiro, vidas e tempo com bobagens... seja coerente e saiba o quanto gastar com a coisa certa!

enfim espero ter ajudado

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 21:19
ajudou sim rubensx, vou acatar seus concelhos, e intendi oq vc quis dizer, mais gostaria de saber mais uma coisa. o problema inicial foi pq o cardã dianteiro nao girou! por isso a mudança no angulo. tem como voltar as sapatas e os angulos, mas continuar com SPOA, "teoricamente sim" pois estava assim, desdeque eu tire o cardã e nao use 4x4, porem praq ter um willys sem tração e redução, intao, o cardã nao girou, teria soluçao mais pratica, neste caso? vlw...

estou colocando isso em pauta, pois é uma opção...

Sergio Rocha
13/12/2008, 21:19
Naldinho

Pode estar certo que vc ouviu muito poucas críticas, diante da merd@ que fizeram no seu jeep.

Lá no início do tópico eu questionei a sua necessidade de fazer Spoa.
Então vamos lá.Vamos checar os motivos que levam alguém a fazer SPOA.

1- pneus no mínimo 35'
2- maior curso de suspensão
3- ficar bonitinho

Pelas fotos que vc colocou, vc não usa pneus grandes.Pelo que vi das sua dúvidas, devem ter poucos jipeiros na sua cidade.Vc não deve fazer trilhas radicais, que precise de muito curso de susp. Então só restou o ficar bonitinho.

Para te ajudar na decisão de manter ou não o SPOA, vamos pensar nas desvantagens de ter jipe alto
1- Instabilidade, seu jipe agora tomba mais fácil tanto lateralmente como longitudinalmente.
2- Pra melhorar ou acabar com esse problema vc tem que trocar seus eixos por outros mais largos, como os de Rural ou F75.

Decida o que vc deseja e parta para executar, como está é que não pode ficar.

[]'

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 21:39
ok sergio rocha, acredito q voltarei ao ponto 0.
SPUA, unica modificação q farei, eh cortar o cardã, pois ele foi alongado ao "SPOAR"... apesar de minha ignorancia, quis manter tudo original em caso de nao ficar bom, ou me arrepender! ou seja, voltar ao ponto 0, SPUA...

vlw pessoal.

folgado
13/12/2008, 21:56
Marcos, você disse que tem hi-steer, mas na sua quarta foto a barra de direção está embaixo do feixe de molas. Não entendi...

Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 22:07
folgado, desculpe a correção, e principalmente se eu estiver errado, pois pelo que eu aprendi aqui, hi-steer, consiste apenas em uma barra que sai do pitman ateh a roda passando sobre o feixe de molas, q no caso do SPOA, corrigiria o "bumpsteer", e se for isso, o jeep do ET, esta correto, tem sim hi-steer. ajuda aih pessoal. pra ninguem me zoar sozinho!

folgado
13/12/2008, 22:30
reparando melhor na foto, ele está sim com hi-steer, só a barra ficou embaixo das molas.

Sergio Rocha
13/12/2008, 22:37
folgado, desculpe a correção, e principalmente se eu estiver errado, pois pelo que eu aprendi aqui, hi-steer, consiste apenas em uma barra que sai do pitman ateh a roda passando sobre o feixe de molas, q no caso do SPOA, corrigiria o "bumpsteer", e se for isso, o jeep do ET, esta correto, tem sim hi-steer. ajuda aih pessoal. pra ninguem me zoar sozinho!

Hi steer, é a peça que se coloca no munhão para ligar o braço que sai do pitman.

[]'

rubensx
14/12/2008, 00:43
ajudou sim rubensx, vou acatar seus concelhos, e intendi oq vc quis dizer, mais gostaria de saber mais uma coisa. o problema inicial foi pq o cardã dianteiro nao girou! por isso a mudança no angulo. tem como voltar as sapatas e os angulos, mas continuar com SPOA, "teoricamente sim" pois estava assim, desdeque eu tire o cardã e nao use 4x4, porem praq ter um willys sem tração e redução, intao, o cardã nao girou, teria soluçao mais pratica, neste caso? vlw...

bom eu não entendi bem... o que aconteceu é que vc girou o eixo e mexeu no caster

vc teria de mandar mudar as pontas que vão no munhão e endireitar o caster dele, não é complicaod mas dependendo pode sair caro e tme de alinhar muito bem...

sobre as sapatas se vc por mexer só noc aster dá pra manter elas onde estão (logico caster e highsteer) mas não sei se não pretende pneus acima de 35 desfaz isso, volta as sapatas pro lugar e coloca os eixos em SPUA

a grana que vc gastar fazendo isso de suspensão vc pode coloca rum guincho lega, mudar cambio ou motorização, descolar uma capota da bestop decente ou mesmo partir rpa adaptações mais legais

Só um conselho

Kim
14/12/2008, 00:49
rubensx!

Por tudo que verifiquei neste tópico, o mecânico do Naldinho.4x4.Habeck, foi fazer SPOA, e não observou o cáster, somente o ângulo do focinho do diferencial, com o cardam.

Ali ficou certo, mais o cáster...

Por isso que foi ventilado a possibilidade de somente girar o munhão!

Mais como foi escrito anteriormente, deve-se saber o que está fazendo, senão, nunca mais acerta o bendito cáster!

Abraços.

Kim.

sandro manoel dos s.b
14/12/2008, 21:55
Karo kim .
Nao e melhor ele voltar pra o que estava antes, de faser a cagada.
se o caster esta fora alem de puxar tambem vai comer todo os pneus ,ele esta com problemas de convergencia e cambagem.

ele teria de por no computador p/ver caster camber e convergencia.num alinhamento computadorizado.
Ai ele vai poder ver quanto esta fora.

e melhor ele voltar do começo, p/que ele tem problema de cardam alinhamento do eixo esta tudo emforcado .tem n defeitos .

rubensx
15/12/2008, 08:34
Karo kim .
Nao e melhor ele voltar pra o que estava antes, de faser a cagada.
se o caster esta fora alem de puxar tambem vai comer todo os pneus ,ele esta com problemas de convergencia e cambagem.

ele teria de por no computador p/ver caster camber e convergencia.num alinhamento computadorizado.
Ai ele vai poder ver quanto esta fora.

e melhor ele voltar do começo, p/que ele tem problema de cardam alinhamento do eixo esta tudo emforcado .tem n defeitos .

é o que estou dizendo desde o começo...

volta pra original e só faça o SPOA se tiver alguém capacitado pra executar o serviço senão vc vai se arriscar a toa, só pela "beleza"

Luciano SHAKALL
15/12/2008, 15:46
TALVEZ nem precise necessariamente desfazer o SPOA :pensativo: ,

SE ele substituir os jumelos por outros menores (que mesmo sem SPOA, NÃO deveriam ser usados :discordo: );

SE ele "desarquear" essas molas, desfazendo arqueamento feito, e até mais, deixando-as relativamente planas
(mesmo sem SPOA, os feixes NÃO deveriam ser arqueados com o intuito de levantar o Jipe :discordo: )

Aí, mesmo voltando o eixo à posição original para corrigir o Cáster (RECOMENDADO), PODE SER que o Cardã (e cruzetas) não dêem mais problema,
mesmo sem está alinhado com o pinhão (lembrando que o proprietário mencionou que "alongou" o cardã) :concordo: . . .

[]'s

Marcos ET
15/12/2008, 17:18
Marcos, você disse que tem hi-steer, mas na sua quarta foto a barra de direção está embaixo do feixe de molas. Não entendi...

Falae Folgado! blza?
Cara, na verdade como vc viu, eu uso Hi-Steer só em um dos munhões... tudo isso pcausa de uma loooooooonga história sobre um tal "ângulo de Ackerman" que é a resultante das combinações de cáster, cambagem e convergência... se vc alterar este angulo Ackerman, seu jeep até fica alinhado nas retas, mas muda bastante a geometria nas curvas. Rsumindo? quando vc vira a curva, vai arrastar um dos pneus.... como eu nao queria alterar a geometria em curvas, resolvi manter a barra maior no lugar original.

Amigo Naldo... cara, é por aqui que eu acho que vc nao tá lendo com a devida atenção as coisas que estamos falando com vc.... veja só:

... gostaria de saber mais uma coisa. o problema inicial foi pq o cardã dianteiro nao girou! por isso a mudança no angulo. tem como voltar as sapatas e os angulos, mas continuar com SPOA, "teoricamente sim" pois estava assim, desdeque eu tire o cardã e nao use 4x4, porem praq ter um willys sem tração e redução, intao, o cardã nao girou, teria soluçao mais pratica, neste caso? vlw...

... olha, de acordo com as fotos, para voce voltar tudo ao original, basta tirar os grampos das molas, retirar os suportes que seu meca soldou errado e montar tudo no lugar inicial.... depois vc ve como fica o tamanho do cardan.

MAS, vamos lá, depois daquela mensagem, vc postou esta:

ok sergio rocha, acredito q voltarei ao ponto 0.
SPUA, unica modificação q farei, eh cortar o cardã, pois ele foi alongado ao "SPOAR"... apesar de minha ignorancia, quis manter tudo original em caso de nao ficar bom, ou me arrepender! ou seja, voltar ao ponto 0, SPUA...
vlw pessoal.

Bom, só lembrando, eu havia indicado pra vc, caso queira aproveitar o SPOA, o seguinte:

Vou repetir mais uma vez (nem vou postar o link da mensagem):

1. Remova os suportes de molas que o seu mexânico soldou errado
2. Solda eles no lugar certo (com o angulo do eixo na posição correta)
3. Instala o Hi-Steer (nao tem como fugir, isso é uma REGRA! passou para SPOA, tem q ter Hi-Steer... a nao ser que vc mude a suspensão por completo)
4. Retire altumas laminas do feixe de maneira intercalada (coloque o feixe quase reto).
5. Coloque jumelos do tamanho original (pode até ser o mesmo que vc usa, com furação menor)
6. veja como ficou o cardan (depois destas alterações, corre o risco de vc ver que nao vai ter que girar a bola do diferencial. PORQUE SERÁ QUE 99% DAS PESSOAS QUE MONTAM SPOA NAO TEM QUE CORTAR O TUBO DO EIXO?)

Amigo, mais resumido que isso nao tem como... e repare que este caminho que indico dá pra aproveitar uns 70% do que já foi feito....
boa leitura!

... como vc pode perceber, já havia indicado pra vc uma alternativa que aproveitasse o serviço que vc já fez, mas além desta alternativa, o Rubens e o Sérgio tbem deram outra saída, que era voltar o sistema para SPUA... em ambos os casos o cardan é sua ultima preocupação e, sem dúvida, vai funcionar certim... como eu disse antes, no seu caso o cardan nao girou pq vc (seu mecanico) exagerou dmais na altura do jeep... sacou?

Eu poderia ter ido dormir sem essa! serio!:(

Meu amigo, nao é nada disso...! nao fique chateado achando que nós estamos falando que sabemos tudo e que vc nao sabe nada, pois nao é esta nossa intenção! Veja bem, eu tenho o mesmo jeep a muuuuuuuuuuuito tempo, passei boa parte da minha vida apertando os mesmos parafusos e tudo mais... mas só mês passado eu me senti seguro para abrir por completo o cambio e mesmo assim porque meu sogro (mecânico de jeep desde garoto) tava do meu lado... a vida é assim mesmo! como vc mesmo falou! vivendo e aprendendo! Pelas tuas mensagens, chegamos à conclusao que vc ainda tem que juntar um pouco mais de "quilometragem" pra poder ter mais segurança nas adaptações que faz, mas isso nao é vergonha nem motivo para sentir-se mal com a situação! muito pelo contrário, se vc tem disposição para continuar buscando informações, é porque quer saber como montar da melhor maneira o seu jeep. Só tome cuidado para nao começar justo com as adaptações mais complicadas. Para SPÒAr meu jeep, fiquei um ano e meio "discutindo a relação" aqui no fórum, até saber qual a melhor fórmula para o meu caso específico...

Naldinho.4x4.Habeck
16/12/2008, 15:08
ET, cara, digo dinovo! eu leio! nao digo q intendo tudo, mais um pouco intendo sim, fora q sou bastante curiozo neste assunto.

pesquiso sim! me reservo o direito de ficar chateado, quando alguns experts, masters, e etc... dizem q pra mim nao saber nada, ainda tenho q aprender muito! isso foi pesado, mais tudo bem, nao foi uma critica construtiva, foi uma observação q talvez seja ateh verdade! acho q como 99% das pessoas q lêm o forum ou são participantes aciduos, tinham sonho de obter um 4x4 desde criança "ou na puberdade", o meu caso é q desde criança quis um willys, e graças a Deus hj tenho, nao vou mau dizer essa maquina por erro dos outros, ou ateh mesmo erro meu! porem acho melhor, SPUAR, pois mantive as sapatas originais jah para isso! AIH GALERA VIU COMO NAO SOU TAO burro!

rubensx. SPOAR soh quando tiver alguem capacitado? foda cara, por isso vou SPUAR, e me informar e me capacitar. esperar por meca? num rola! na verdade era oq eu deveria fazer! mais isso é um outro caso, pois faço parte da galera q mais intende de 4x4 da america latina 4X4BRASIL.COM.BR

agora aproveitando o insejo, gostaria de fazer uma perguntinha sobre jumelos, disseram q meus jumelos nao sao originais! intao sao mairoes? gostaria de saber oq ganho e o q perco com os jumelos, pois na minha "KBEÇA" os jumelos ajudam o curso dos feixes, algum concelho aih? grandes pquenos? como disse o ET, devo intao usar o mesmo, porem soh mudar a furação incurtando ele!

vlw galera, desculpa-e mais uma vez...

rubensx
16/12/2008, 15:51
rubensx. SPOAR soh quando tiver alguem capacitado? foda cara, por isso vou SPUAR, e me informar e me capacitar. esperar por meca? num rola! na verdade era oq eu deveria fazer! mais isso é um outro caso, pois faço parte da galera q mais intende de 4x4 da america latina 4X4BRASIL.COM.BR

calma meu veio... num estou julgando ninguém nem desmerecendo méritos aqui pelo contrário e4stou ACONSELHANDO tomar cuidado pois vc pode se machucar ou fazer um acidente, eu mesmo quando nào entendo do assunto a fundo mesmo estudando procuro alguém capacitado mais conhecedor pra me mostra ro caminho e algumas as vezes quando vejo o trabalho do profissional prefiro que ele o faça... exemplo se eu osse fazer um 4 link que eu SEI fazer por tantas informações recolhidas eu mesmo assim prefiro que o BILL faça por simplesmente ter mais experiência prática do que eu, ai sim vejo ele fazendo, olho aprendo se puder ajudar ajudo e depois faço isso no meu ou algo assim

sei que o pessoal pegou pesado e até eu pareci meio mal na historia mas é serio vc vira estatistica se bricna com essas partes do carro suspensão, freios, direção e pneus não se brinca nem se aventura sem saber o que vc está fazendo, não é à toa que o detran proibe rebaixar veiculos que somente aquilo já afeta demais a capacidade de um carro corrigir uma curva mal feita, quem dirá um SPOA

o conselho foi que vc faça sim (ao contrário do que pensa de não fazer) mas faça pensando em gastar a verba certa (sem ir pelo lado do mais baratinho e do vizinho que viu fazer e vai te cobrar 10 reais) e faça com um profissional que caso vc tenha alguma cidente ou algo quebrado vc tem a quem cobrar do que sentar numa cadeira com o peso na consciência de ter "cavado a propria cova"

é só conselho e é de graça se quiser acatar beleza, não estou dando deméritos a você, estou apenas ORIENTANDO o que fiz durante muito tmepo sobre offroad para pessoas que me procuravam e procuram até hoje mesmo não trabalhando especificamente com isso

enfim

chega de mimimi espero que entenda que foi pro seu bem e pra vc além de estudar e conhecer pensar se não é mais viável com toda a informação necessária pegar um bom profissional e pedir pra ser feito (e com o conhecimento poder corrigir caso algo de errado) mas no momento não ande com o carro nesse estado ok?

abraços

Marcos ET
16/12/2008, 15:57
Blza Naldo, melhor mesmo voltar ao original, já que vc praticamente nao terá nenhum trabalho em reposicionar tudo no lugar certo... vc vai ver que só o fato de ter arqueado (vai ficar duro e com o tempo vai voltar ao normal, mas vc pode aproveitar enquanto ainda está arqueado) e usar jumelos maiores já vai dar uma grande diferença... depois de voltar tudo para o lugar, daih vc mede e coloca o cardan no tamanho correto... uma dica? quando vc arqueia a mola, o cardan dica mais para fora da luva, entao se vc voltar o cardan para o tamanho certo pode ser (90% de chance de acontecer) que ele solte da luva toda vez que a suspensao trabalhar perto do limite... por isso convém que ele fique um pouco maior... só que se ficar maior dmais, daih corre o risco dele travar em "fim de curso" quando a suspensao trabalhar no outro sentido.... portanto vá com calma e medindo todas as posições pra saber o tamanho exato que vc vai ter que ter de cardãn...

Quanto a questao dos jumelos, nao lembro bem, mas tem um tópico aqui que fala muuuuuito disso! putz! foi um tópico muuuuito grande! rsrsrsrsrs

Agora, cara, mais uma vez vou falar pra vc nao levar a mal o lance de ter que aprender muito! veja que praticamente todos aqui tem a consciencia de que temos (*todos nós) que aprender muito pra perceber que ainda nao sabemos nada! nós passamos meses discutindo aqui uma adaptação e no final percebemos que nao funcionou tao bem quanto pensávamos.... qdo falamos que vc tem que aprender muito pra ver que nao sabe nada, lembre-se que vc nao é o único!

Ah! uma pergunta...
Qual o motor Diesel que vc colocou na sua viatura?

Luciano SHAKALL
16/12/2008, 16:25
" ... sou bastante curiozo neste assunto ... "Essa (a curiosidade) vai ser sua principal ferramenta ! :concordo:
A 2ª, é a "força de vontade" ;) . . .

" ... disseram q meus jumelos nao sao originais! intao sao mairoes? ... gostaria de saber oq ganho e o q perco com os jumelos ... grandes pquenos? como disse o ET, devo intao usar o mesmo, porem soh mudar a furação incurtando ele ... "Naldinho, existem muitos "artifícios para "erguer" um Jipe. Uns mais adequados que outros, e alguns - apesar de usual - são totalmente desaconselhaveis :rolleyes: . . .

"Jumelão" é um deles... Pelas fotos, me parece que os seus são maiores que os originas, mas a galera dos Willis já já confirma isso pra você, inclusive postando o tamanho original :concordo: !
O problema dos Jumelos longos, primeiramente, é que o ganho em altura com ele não é proporcional ao tamanho maior, e sim, geralmente "metade", pois ele tende a forçar o feixe pra baixo desarqueando-o e diminuindo o ganho obtido. Ou seja: Além de quase não adiantar (para erguer o Jipe), ele traz outros inconvenientes, como forçar mais os pontos de fixação no chassis e nos próprios feixes, podendo ocasionar trincas (Jumelo maior = "alavanca" maior = maior pressão nesses pontos); por forçar os feixes, também tendem a deixar o Jipe mais duro, o que não é só prejudicial ao conforto, mas também ao curso da suspensão; outra que, por ser maior, a tendência modificar seu ângulo de trabalho, já que - apesar de forçar as molas - elas não vão compensar essa maior "distância" sem modificar a angulação... Resultado? Alteração na geometria da suspensão, podendo ocasionar Shimmy :putz: . . .

Conselho? Sobre os Jumelos? CURTOS!!!!!!!!!!!!!!! :concordo:

[]'s

Luciano SHAKALL
16/12/2008, 16:27
K.C.T. . . . Enquanto eu escrevia (digitava :mrgreen: ), já rolou uma aula por aqui :oops: . . .

[]'s

Marcos ET
16/12/2008, 17:47
K.C.T. . . . Enquanto eu escrevia (digitava :mrgreen: ), já rolou uma aula por aqui :oops: . . .
[]'s

é que aqui é assim! escreveu, "num" leu....

Sergio Rocha
16/12/2008, 18:17
pesquiso sim! me reservo o direito de ficar chateado, quando alguns experts, masters, e etc... dizem q pra mim nao saber nada, ainda tenho q aprender muito! isso foi pesado,

Naldinho

Fui eu que disse isso.Vc no dia que chegou aki, não sabia NADA sobre suspensão de jeep.Hoje vc aprendeu um pouquinho, mas é muito pouquinho mesmo.Eu estou nessa a alguns anos e posso dizer com orgulho que sei a diferença entre uma suspensão de feixe e outra helicoidal.:mrgreen:
Aprendi muita coisa, mas muita coisa mesmo.E não sei nada.
Se tivéssemos passado a mão na sua cabeça, vc poderia ter se matado ou matado alguém com esse jeep.
Temos por aki alguns mestres, e se vc for humilde, com eles poderá aprender muito, como fizemos eu e a maioria dos que tentaram te explicar sobre SPOA.

A decisão, de desmontar ou corrigir o que tá feito no seu jeep, é só sua.Pensa no uso que vc vai dar e daí resolve qual a melhor configuração.

Mas não fique achando que vc é burro.Vc cometeu os mesmos erros que todos que iniciam no off road.Jumelos altos.arquear mola, fazer spoa sem saber, etc

A vantagem, é que existe esse fórum pra vc aprender, no nosso tempo não tinha e fomos nós mesmos que fazendo mil cagadas fomos aprendendo e colocando aki todas as nossas experiencias e com isso ajudando a criar o maior fórum sobre off road do Brasil.

[]'

Marcos ET
16/12/2008, 18:52
veja eu, por exemplo.. ACABEI de descobrir como postar assinatura com figura! rsrsrsrs e olha que tou neste fórum a uns quatro anos e meio! puutz....

Elmer_Jeep
16/12/2008, 18:55
A vantagem, é que existe esse fórum pra vc aprender, no nosso tempo não tinha e fomos nós mesmos que fazendo mil cagadas fomos aprendendo e colocando aki todas as nossas experiencias e com isso ajudando a criar o maior fórum sobre off road do Brasil.

[]'

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Naldinho.4x4.Habeck
16/12/2008, 20:27
veja eu, por exemplo.. ACABEI de descobrir como postar assinatura com figura! rsrsrsrs e olha que tou neste fórum a uns quatro anos e meio! puutz....

kkkkkkk...

tive que parar de ler pra comentar, quase morro de rir!

sem contar q ficou muito bom seu banner "parabens".

Naldinho.4x4.Habeck
16/12/2008, 20:41
shakall, valeu pela aula e atenção...

rubensx, obrigado cara, concelho é de graça sim! mais o pior cego é aquele q nao quer ver! e concerteza eu acato o concelhos de todos, inclusive sobre nao andar no jeep assim, em corrigir logo, e taus, eu realmente nao sabia nada sobre suspençao, nadinha mesmo, agora to quase sabendo nadão, mais jah é um começo, vcs sao feras, e simplismente falam sem papas na lingua, e é exatamente isso q nos inesperientes precisamos... e estatistica nao quero virar...

Sergio rocha, sou humilde cara, pode notar no que eu disse, e me corrigir se estiver errado, e digo!... vc esta certissimo cara! e digo mais, tenho plena conciencia sobre o forum, eu daria uma nota 10 pra vcs criadores, moderadores, patrocinadores, usuarios anonimos, "MIRIN", masters, experts, e essa bagaceira toda, jah participei de outros foruns, porem nunca jamais em nenhum outro desta galaxia, quiça do universo, chegou a me dar 0,1% de atenção, e solução para todo e qualquer tipo de questão, duvida, and so on...

parabens a todos, nota 10 para cada um, desde criticas, puxao de orelha, concelhos, atenção, dicas, e todo tipo de comentario aqui postado neste topico, e Elmer, fiquei com medo de vc fechar esse topico assim q criei, mais como nao havia achado nada parecido resovi dar minha cara a tapa e criar, ah, aquele topico q vc fechou sobre suspenção independente, cara foi mau, eu havia errado, acho q queria falar sobre 4 links, tipo pra mim passar em pisca caixa de ovo! sabe como é ne?! carroceria reta, pneu lah em baixo, quase rock crawling, EU POSSO TA FALANDO BESTEIRA, mais acho q intendeu!

obrigado galera, obrigado mesmo, gostaria de convidalos para serem amigos! quem topa? me convidae!

ah, jah comecei a refazer a Kgada, estou SPUANDO, é o melhor mesmo, parte trazeira jah esta em baixo, amanha dianteira!

Naldinho.4x4.Habeck
16/12/2008, 20:50
Ah! uma pergunta...
Qual o motor Diesel que vc colocou na sua viatura?

Cara quando comprei ele jah estava diesel...

aih busquei busquei busquei, e achei...

é um TK, Termo King, o mesmo usado em caminhoes frigurificos...

a adaptaçao q foi feita nele ficou até boa, tem 4 cilindros pequeno, porem, a caixa de marchas foi aproximada, ficou umas 2 polegadas mais pra frente, quase encosta no painel quando engato a Ré ou 3ª, o cambio é de 3 marchas, intao de primeira quase nao anda, segunda ele quase apaga quando engata, e terceira ele soh mantem a velocidade, vi em outro topico aqui, q isso é de fato normal pra cambio de 3 marchas, acharia muito bom um de 4 marchas, willys ou toyota, bem isso eu nem sei se dah pra adaptar, inclusive tem um cara vendendo um cambio 4 marchas willys por 300,00, e cambio do niva, por 800,00 "ferro velho", mais é outro assunto...

o jeep nao tinha potencia, intao levei pra regular bomba-injetora e os bicos, o cara fez uma alteraçao nos elementos colocou do caminhao 1113, ele ficou bem melhor, e gastando um pouquinho mais, se alguem tiver interessado em fazer esse tipo de adaptaçao com esse motor, é soh me falar, q eu tiro algumas fotos e posto... blz?

Marcos ET
17/12/2008, 16:47
... a caixa de marchas foi aproximada, ficou umas 2 polegadas mais pra frente, quase encosta no painel quando engato a Ré ou 3ª, o cambio é de 3 marchas, intao de primeira quase nao anda, segunda ele quase apaga quando engata, e terceira ele soh mantem a velocidade, vi em outro topico aqui, q isso é de fato normal pra cambio de 3 marchas...

Sem querer mudar o foco do tópico, se esta sua caixa é a original do jeep 3 marchas, deve ter ido muito para frente mesmo! embora nao tenha sido vc quem montou o conjunto, se um dia for "arrumar", vc pode compensar a diferença de distancia entre o motor e o cambio com uma fange entre a capa seca e o cambio... mas para isso vc teria que abrir seu cambio para alongar o eixo piloto e daih vai gastar uns $$ com isso... no final, voltam as alavancas para o lugar.

Quanto às relações de marcha... bom, acho que se o seu motor nao é tao potente, vc pode usar uma relação de diferenial mais curta para compensar...

Naldinho.4x4.Habeck
17/12/2008, 19:14
ET. só não sei qual relação de diferencial colocaria, mais vou pesquisar pra ver como é isso! porem se quiser dar uma dica agradeço. vlw pela ideia free sobre correção no cambio!

invejei de vc ET, e resolvi colocar um banner na assinatura tambem, rsrsrs.

jeisonk
17/12/2008, 19:25
Naldinho, que motor "Termo King" é esse?
É usado em que veículo originalmente?
Que potência e torque tem?

[]'s

Naldinho.4x4.Habeck
17/12/2008, 19:41
Naldinho, que motor "Termo King" é esse?
É usado em que veículo originalmente?
Que potência e torque tem?

[]'s

cara, este motor é usado em caminhões frigurificos "fui informado", ele não é originalmente para carros, e sim para aqueles baús frigurificos... no entanto foi adaptado, e tem um bom desenvolvimento, potencia ele nao tinha, se bem q depende de varias coisas ne?! mas, quando foi feito a alteração dos elementos da bomba injetora, "colocando do caminhão 1113" a potencia dobrou!

ai vão umas fotos de quando eu dei revisão nele, "detalhe, nas fotos ele está sem o cárter!" e desculpe pelo erro ortográfico nas respostas anteriores, pois não é TERMO KING, e sim THERMO KING... fotos do motor TK - Thermo King C201 Isuzu, porém eu acho q o correto mesmo seria um motor ISUZU C201, acredito q não fui informado direito. rsrs... este seria o preço dele ((( isuzu c201 - $ 2.350,00 ))).

dê uma olhada ai neste site http://thermoparts.com/isuzu_diesel_engines_repair_c201.html

jeisonk
17/12/2008, 19:48
Pois é, a primeira coisa que me veio em mente foi os baús com maquinário Termo King, mas pensei, cara, lógico que não deve ser aquilo. :lol::lol:

Vivendo e aprendendo

Abraços

Charles_Curitiba
19/12/2008, 14:39
e porque voce, ao invez de por a mola sobre o eixo, não colocou jumelos mais altos já que voce queria altura?

Eae pessoal, espero estar criando um topico novo, se nao será fechado logo...

Seguinte preciso muito da ajuda de vcs, "experts", pois mandei arquear as molas do meu jeep Willys 1970, e colocar sobre o eixo, ficou legal, alto, parecendo um skate, pois os pneus sao da D20.

vamos ao que interessa...

quando estou andando, ele dah uma guinada pro lado que quase sai da estrada, isso ah uns 30 por hora "como se willys corresse mais", sem contar o perigo ele ta parecendo uma patrola quando eu disterso ele, a roda deita, eh como se o eixo estivesse souto nao apenas as rodas giram como o eixo tambem vai um pouco para o lado, dando este efeito nele, mesmo segurando o volante "sem folga" bate em um buraco e ele dah uma entrada brusca pra fora da estrada, tenho uma trilha neste proximo domingo dia 14-12-08. galera me ajuda aih! ;-)

Amauri Marques Farias
19/12/2008, 15:17
opa opa alguem escreveu isuzu aqui?//
ehehehe
mas deste moto nao sei d nada..
:(
abraços

Elmer_Jeep
19/12/2008, 16:03
e porque voce, ao invez de por a mola sobre o eixo, não colocou jumelos mais altos já que voce queria altura?

E porque vc não lê o topico inteiro ou se informa mais um pouco pra saber que jumelo alto só serve pra prejudicar o trabalho dos feixes de mola :parede:

Marcos ET
19/12/2008, 17:02
"Poizé" Charles, os problemas com a instalação do Naldo foram vários! vc pode conferir todos eles (dos mais diversos angulos) aqui mesmo no fórum... tenha um pouco de paciencia e leia ele por completo que vc vai ver até mesmo a resposta para esta sua pergunta!

Gde abraço! bem vindo ao fórum!!

Naldinho.4x4.Habeck
20/12/2008, 14:07
Clarles como foi dito aí por Elmer e ET, foram varios problemas, e o primeiro deles foi a minha falta de conhecimento e ecesso de "INGONORÃNÇA" mesmo rs, achando q willys é brinquedo. rs... a maior lição q vou levar deste topico, é que não se faz nada em um 4x4 "amado" sem se informar antes, e saber o que fazer, e onde mexer. sem meia-boca, tudo nos conformes e bem feito! (pra nao virar estatistica). quanto aos jumelos, nops. não daria a mesma aparencia, e iria me encomodar mais ainda com os feixes de mola...

Pô Amauri, achei que ia receber uma aula isuzu... rss

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 14:30
falae galera, estou hj aqui simplesmente para agredecimentos....

valeu pela força que me deram, pois o problema está resolvido!
o jeep está definitivamente "SPUADO", unico problema mesmo é que vou ter que diminuir o cardã, já que foi alongado no SPOA.

aí pessoal!!! Muito obrigado a todos, quando tiver duvidas, garanto que postarei-as, masssssssssssss, vou pesquisar antes, e ler bastante :D... OBRIGADO a TODOS...

Marinaldo Habeck Diogo de Faria..

jeisonk
02/01/2009, 16:30
Naldinho, agora abre um tópico sobre tua viatura, assim todos acompanham a evolução e você usa como canal para dúvidas e bate-papo.
Não esqueça de deixar aqui o link para o tópico.

Abs

joão k. chikui
02/01/2009, 17:36
Rapaz muito educado esse Naldinho :palmas::palmas:

Errou ao escolher um mau profissional , teve a humildade de dar a cara para bater , sempre educado e ,no fim , ainda agradeceu a todos que o ajudaram.

Naldinho , depois poste fotos do Jeep já corrigido do terrível SPOA que que tinham feito(em mais de 10 anos de jipeiro , jamais tinha visto tamanha aberração )

Feliz ano novo e boas trilhas

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 19:29
Naldinho, agora abre um tópico sobre tua viatura, assim todos acompanham a evolução e você usa como canal para dúvidas e bate-papo.
Não esqueça de deixar aqui o link para o tópico.

Abs

Desculpe a ignorãncia mas.... eu posso abrir um topico apenas para falar sobre o que estou fazendo sobre meu jeep? tipo "DA ABERRAÇÃO A EVOLUÇÃO, WILLYS 1970, UPLOADING...." ? :mrgreen:

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 19:32
Rapaz muito educado esse Naldinho :palmas::palmas:

Errou ao escolher um mau profissional , teve a humildade de dar a cara para bater , sempre educado e ,no fim , ainda agradeceu a todos que o ajudaram.

Naldinho , depois poste fotos do Jeep já corrigido do terrível SPOA que que tinham feito(em mais de 10 anos de jipeiro , jamais tinha visto tamanha aberração )

Feliz ano novo e boas trilhas

vlw cara, com educação chegamos a qualquer lugar! o céu é o limite!

estarei em breve postando fotos da correção... mas se quiser existem algumas fotos em meu album, link está na minha assinatura... porém, ele estava SPOA. vlw....

Kim
02/01/2009, 19:54
Caro Naldinho.4x4.Habeck!

Vejo que teve boas atitudes, conseguirá muita coisa aqui no Fórum!

Sobre sua viatura, vá ao Geral, e depois em frota:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=45

Nomei sua viatura, todo jipeiro é meio louco, e crie uma página para ele.

Caso precise de algo, estou a disposição.

Abraços.

Kim.

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 20:16
Obrigado KIM,

de engenheiro e louco todo jipeiro tem um pouco, não é mesmo? :D:D

obrigado pela disposição, pude contar com você antes, fique tranquilo que vou encher sua paciência quando precisar de um help.... grato desde já...

ah, meu jeep se chama HULK, acredito que já esteja cheio de jeeps com esse nome! mais qualquer coisa compro os direitos autorais. kkkkk.

copyright...

vlw amigo. feliz 2009. pra vc e todos os jepeiros do brasil. principalmente os amigos do 4X4BRASIL.... um show de forum, um show de 4x4.

Sergio Rocha
02/01/2009, 20:22
Naldinho

Parabéns,:dance: foi a decisão correta.Vai lendo e aprendendo que vc vai poder fazer um Spoa como deve ser feito.

[]':palmas::palmas::palmas:

jeisonk
02/01/2009, 20:36
Desculpe a ignorãncia mas.... eu posso abrir um topico apenas para falar sobre o que estou fazendo sobre meu jeep? tipo "DA ABERRAÇÃO A EVOLUÇÃO, WILLYS 1970, UPLOADING...." ?

Pode não, deve, mas lá na seção "Frota 4x4"

Abraços

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 20:39
Sergio, vlw por as ajudas anteriores, mas agora vou para um outro passo... isso futuro, um 4 link talvez... quem sabe??? a crise mundial acabou comigo, eu tinha 10 centavos aplicado na bolsa de nova york aih lascou. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

putz, brincadeiras a parte... se tiver algo sobre 4 links mandae pra mim? alguem, pra mim ler e me especializar, para saber antes como se deve ser feito, pois no dia que for fazer, ja tenha uma boa noção doq se trata... grato.

jeisonk
02/01/2009, 20:44
Naldinho, se o pessoal daí não conseguiu fazer um SPOA descente, pode esquecer a 4 link.
Capricha na configuração SPUA mesmo que vai poder aproveitar muito a viatura.

[]'s

Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 20:52
jeisonk valew pelo conselho, concordo com vc...
mas, pra tudo tem um geito, nem que eu mande pra fora, ou me especialize mesmo.

mas fique tranquilo, não vou dar um pingo de solda se não tiver certeza de que estou fazendo corretamente. O que realmente não pode acontecer, é desistir de nossos sonhos, acredito que falo por você, e por todo jipeiro que se prese!

Sergio Rocha
02/01/2009, 22:49
Sergio, vlw por as ajudas anteriores, mas agora vou para um outro passo... isso futuro, um 4 link talvez... quem sabe??? a crise mundial acabou comigo, eu tinha 10 centavos aplicado na bolsa de nova york aih lascou. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

putz, brincadeiras a parte... se tiver algo sobre 4 links mandae pra mim? alguem, pra mim ler e me especializar, para saber antes como se deve ser feito, pois no dia que for fazer, ja tenha uma boa noção doq se trata... grato.

Comece por ler toda a área hardcore aki do fórum.

[]':concordo:

JCJ
02/01/2009, 23:22
......mas agora vou para um outro passo... isso futuro, um 4 link talvez... quem sabe ???

... se tiver algo sobre 4 links mandae pra mim? alguem, pra mim ler e me especializar, para saber antes como se deve ser feito, pois no dia que for fazer, ja tenha uma boa noção doq se trata... grato.

Naldinho,

Vc não vai para o próximo passo ! Ainda não deu nenhum certo !

Tentou fazer SPOA e fez errado por falta de informação então teve que voltar SPUA devido a quantidade de problemas que apareceram !

Se não conseguiu fazer SPOA, acho melhor vc parar de ficar viajando nessa de 4-link !

Monte o tópico da sua viatura lá no Frota, ponha umas fotos.

Leia e pesquise tudo o que tem curiosidade no forum, antes de perguntar !

Senão este seu tópico vai ter mais pedradas que a Hardcore !

[]'s falando para o seu bem !
JCJ

Luciano SHAKALL
03/01/2009, 03:43
" ... vou para um outro passo... isso futuro, um 4 link talvez... quem sabe??? ... se tiver algo sobre 4 links mandae pra mim? alguem, pra mim ler e me especializar, para saber antes como se deve ser feito, pois no dia que for fazer, ja tenha uma boa noção doq se trata ... "Naldinho, concordo com os CAmaRAdas aí em cima: Não vai nessa de 4-Link não :discordo: ... Pelo menos, não agora :pensativo: !
Pra fazer (bem-feito), há uma série de variáveis a serem consideradas, e é serviço pra "especialista" mesmo :putz: . . .
Bem mais complicado que SPOA (pra seu mecânico :parede: ), pra 'cê ter uma noção :shock: . . .

A título de curiosidade, se quiser se informar sobre o 4-Link,
tem um tópico beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longo a respeito :lol: . . .
O tópico é 4 link calculator (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10266) :concordo: e deve ser lido com calma e atentamente:
Nada de passar uma vista rapidamente e perguntar o mesmo em outro tópico :mrgreen: . . .

Sugiro até que você abra o tópico na versão "ARQUIVO
(Link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-10266.html )
e imprima pra ler com calma, mais confortavelmente que na tela do PC :concordo: . . .

VALEU ! ! !

[]'s

Naldinho.4x4.Habeck
03/01/2009, 10:57
Certo galera, realmente nao dei nenhum passo! JCJ...

mas postarei as fotos logo, para vc ver como ele era, ai você verá que dei alguns passos, não fui feliz com SPOA, por burrice minha mesmo! e garanto não farei nada, se não tiver certeza do que estou fazendo, apesar de a maioria dos erros são feitos com você tendo certeza de que fará o certo ou o melhor, mas nem sempre é assim...

vou ler sim Sergio, e lerei com calma SHAKALL, e se não der para fazer, não farei!!! por isso disse futuro.

galera se eu postar aqui minhas ideias, é bem provável que vocês me excluirem do forum. hahauhauhauah, mas, a vida é assim não é? vlw pelos conselhos....