Conectar

Ver Versão Completa : Gaiola Interna...(Home made)

GuTo_Cerulli
22/09/2004, 16:34
Fala povo,

to precisando de um help pra fabricar a minha gaiola do CJ...então vamos lá:

O desenho já tenho, mas a dúvida é a especificação do tubo a ser utiliado, (já pesquisei por aqui e perguntei na faculdade - eng. mecânica...) mas só fique mais confuso, pois lá falaram de padrões das federações para carros de pista etc e tal, então HELP!!!!
Ano passado, falei com o Bill, lá no Ibira (dia que ele levou o Spider) e ele falou de encher os tubos de areia para dobrar...(Bill se você ler tem como me explicar...) lembrando que ajudas além destas, sempre são bem vindas...

PS: Tô com dobradeira e solda MIG em casa...(só falta os tubos hehehe...)

[]'s
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
atual: CJ-5 75 -"Flat Black"

Scacca
22/09/2004, 16:50
Ano passado, falei com o Bill, lá no Ibira (dia que ele levou o Spider) e ele falou de encher os tubos de areia para dobrar...
PS: Tô com dobradeira e solda MIG em casa...(só falta os tubos hehehe...)

[]'s

Ja ouvi falar de usar areia quando o processo é manual, mas com dobradeira ou curvadeira (acho que ambas são a mesma maquina) não conheço ninguem q usa.

No processo manual enchem o tubo de areia pra ele não amassar ou dobrar na hora de curvar.

Que tubo pretende usar ? (3", 2" ou 2,5")

Se não me engano os acessório da tração 4x4 são feitos com tubos de 2 mm de parede.

Pelo menos foi isso q o dono de lá falou pra mim quando fui equipar a Band.

[]'s

GuTo_Cerulli
22/09/2004, 20:49
Fala,

Tô pensando em tubos de 2" (a dobradeira só pega até esta medida...), a parede, tava pensando, em 3 ou 4mm (que podem variar de acordo com as normas...), mas acho que com as devidas triangulações, deve aguentar alguns esforços...(eita, não quero nem pensar...). Valeu a ajuda...

[]'s
Ex Samurai 93 -"Tropeço"
Atual CJ-5 75 -"Flat Black" - em construção

Luca
23/09/2004, 00:07
Guto, se você tem a dobradeira não vai precisar de encher tubo de areia. Além disso, com esse método da areia, só fica bom se já tiver muita prática. Se vc tivesse no meio do Mato Grosso, sem recurso nenhum e tivesse que "quebrar um galho" eu entenderia o uso da areia.
A espessura do tubo somente pode não significar nada. Tem que ver a especificação do aço (1020, 1040, ligado, etc.) o diâmetro externo, e a própria estrutura. Melhor conversar sem pressa com gente que fabrica gaiola. Consiga umas dez opiniões. Depois conta prá nois :)
[]´s

gnecchi
23/09/2004, 00:24
Guto,

Acabo de instalar gaiola no meu Engesa,,, quem realizou o serviço foi o Wanderlei da Wandecar !!!!

Dá uma ligada lá especula com ele que qual a especificação do tubo que ele utiliza. :wink: :wink:

Wandercar(tel 6946-8209 - Vila das Merces em SP) - (suporte guincho, gaiola, etc)

[]'s

GuTo_Cerulli
23/09/2004, 08:14
Povo,

Valeu pelas idéias...Vou ver se tenho um tempo hoje e do uma olhada nisto...

[]'s "Colhendo informações"
Ex Samurai 93 -"Tropeço"
Atual CJ-5 75 -"Flat Black" - em construção

billj
23/09/2004, 09:57
Algumas observações / dicas baseadas na minha experiência:

1) Se a dobradeira for deste tipo aqui

http://www.farex.com.br/art/fum114_sml.GIF

o cara utilizado o equipamento terá que ter bastante paciência e cuidado para dobrar os tubos sem amassá-los. É deste tipo que eu tenho. É uma máquina feito para dobrar cano d'agua Schedule, então as formas não encaixem perfeitamente em tubo estrutural que deveria ser utilizado em gaiola. Portanto, vai acabr tendo que usar calços debaixo das formas e outras gambiarras para obter resultados bons. E se o ângulo de dobra for perto de 90 graus, areia dentro do tubo ajuda em muito para manter a parede do tubo liso na parte interna da dobra........

Se a dobradeir for deste tipo:

http://www.farex.com.br/art/foto77_sml.GIF

Seus problemas são menores, pois esta máquina é para dobrar tubo estrutural e tem uma segunda forma que abraça o tubo por fora, assim minimizando distorção da parede.

Se for deste tipo:

http://www.farex.com.br/art/foto100_sml.GIF

não sei porque está perguntando aqui sobre dobrar tubo porque o cara que tem uma máquina CNC dessa deveria saber muito mais que qualquer marmanjo aqui........ :P

2) Quanto a especificação do tubo em si, parede de 2 mm não serve para nada além de enfeite. Se você estiver fazendo a gaiola pensando na possibilidade de um dia depender dele para te salvar, então o tubo dos arcos principais deveria ser no mínimo:

tubo HREW de 2" x 0,120"

Este tubo é tubo estrutural com costura, a sigla significa hot rolled electric weld". NÃO É TUBO SCHEDULE!!! TUBO SCHEDULE NÃO SERVE!!! ñão deixe o vendador te falar diferente...........

Um outro tubo que pode usar se chama de DOM (drawn over mandrel). É nada mais que um tubo HREW que passou por um processo adicional, um mandril foi passou por dentro do tubo, esmagando a solda. Por ter sofrido isso, este tubo tem um levíssimo aumento de resistência mecânica devido "work hardening", mas nada significativo.

Para os que tem grana sobrando, pode optar para tubos em alloy, tipo cromo, iguais que se use em carros de corrida Com esses tubos, pode usar paredes mais finas, assim economizando peso. Para jipes, não vejo o custo / benefício, já que o peso do veículo não é de tanta importãncia.......

3) Pode usar o melhor tubo do mundo, mas se o projeto da gaiola não for bom, tudo vai em vão, a estrutura vai entrar na tua cabeça do mesmo jeito. O segredo principal e triangulação. Estruturas paralelas proporcionam quase nada em resistência lateral. É neste requisito que os santo antônios comercializados por aqui pecam muito feio......

Sim, triangulação traz alguns inconvenientes. É realmente chato de ter que pular por cima de um tubo no diagonal para chegar no banco traseiro. Mas não tem almoço grátis, se é que quer uma gaiola resistente, triangulação interna é obrigatório........

Abraços,

Scacca
23/09/2004, 10:19
Alguém tem idéia de quanto ta saindo uma dessas?

http://www.farex.com.br/art/foto77_sml.GIF

Tenho muita coisa pra fazer no SNAKE ainda e sempre gostei de fazer eu mesmo (nem sempre fica perfeito, mas a pratica leva a perfeição).

[]'s

billj
23/09/2004, 10:39
Daria um bico em +/- R$ 2.500

Abraços,

Scacca
23/09/2004, 11:32
Daria um bico em +/- R$ 2.500

Abraços,
Pra quem se interessa em fabricar pra vender até vale a pena.
Mas pra fazer as próprias peças acho q não vinga não.

Valew Bill

[]'s

equipeminas4x4
23/09/2004, 16:44
Guto,

Primeiro precisa saber se vc vai usar esse jipe pra competição ou se é só trilhinha mesmo. Dá pra fazer um monte de coisa, agora se for colocar em um TRIAL por exemplo, aconselho a fazer um negócio mais bem pensado. Lembrando que qd tiver de cabeça pra baixo, a força mínima sobre a gaiola, será o peso do jipe. Outra coisa, de nada adianta fazer uma puta estrutura se ela tiver presa em uma latinha de 1mm de espessura.
Esses 2mm que te recomendaram para espessura da parede do tubo é pouco, em compensação se colocar espessura de 4mm vai ficar pesado pra kct.

Bill,

Se a estrutura tiver calculada, dá pra usar Schedule sim, agora que dá um trampo do kct usar essa dobradeira, ahhh isso é verdade, por experiência própria.

[]´s

billj
23/09/2004, 17:12
Bill,

Se a estrutura tiver calculada, dá pra usar Schedule sim, agora que dá um trampo do kct usar essa dobradeira, ahhh isso é verdade, por experiência própria.

[]´s

Beleza, é tua cuca.......

Porque não faz de PVC??.......... :roll:

Cano d'agua é para água, tubo estrutural é para estruturas. Cada material tem seu uso.........

Abraços,

equipeminas4x4
23/09/2004, 17:18
PVC é uma boa, deve ficar bem leve, além do mais dá pra levar cerva dentro da gaiola.... hehehe

PS.: Com esta cabeça dura vc não precisa de gaiola. hauhauhau.

[]´s...

Scacca
23/09/2004, 17:30
Esses 2mm que te recomendaram para espessura da parede do tubo é pouco, em compensação se colocar espessura de 4mm vai ficar pesado pra kct.

Na verdade os 2 mm não foram recomendados, só falei o material q usam nas gaiolas q temos pra vender por ai.

E se for pra fazer trilhinha... Ja vi jeep capotado com gaiola da keko e o cara ta muito bem hj.

Agora pra um lance mais nervoso tem q se pensar bem mais, consultar um engenheiro, sua cabeça ta em jogo.

Quanto a gaiola de PVC, fica a idéia para aqueles jeeps de exposição (vai ser só de enfeite mesmo). :twisted: :twisted:

[]'s esclarecedores

bruno_
02/10/2004, 02:21
Boa ideia a do cano de pvc pra leva alguma coisa pra beber!!!

E em relação a dobradeira, nós aqui fizemos uma gambi pra dobrar os canos do bajinha, pegamos uma roda velha de um fusquinha soldamos uma cantoneira entre uma borda e outra, e dá-lhe força.
Num ficou muito bem dobrado nao, mas quebrou um galhão.

Sei lá a idéia é meio ruim :oops: mas, vale como um relato.

GuTo_Cerulli
15/10/2004, 15:45
Grande Bill,

Demorei para responder, mas por que tava pensando em como fazer...A minha dobredeira é a primeira, mas só "pega" tubos de até 2 polegadas...realmente, é um pé dobrar sem amassar, mas tudo é possível!!!!! O Jeep vai ser utilizado em trilhas, então pensei em tubos com costura, 2" e paredes de 3mm (?), mas já que vou fazer, é melhor fazer algo que me salve mesmo...nunca se sabe...Quanto a triangulações, sem problemas, não tenho banco traseiro mesmo...hehehehe!!!! Só que tô com mais uma dúvida...Como vou fazer para ancorar esta "jaula" no assoalho?

[]'s - Muito agradecidos e perguntando mais...
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
atual: CJ-5 75 -"Flat Black

Rafael Floripa
15/10/2004, 22:46
Por falar em tubo de PVC carregando cerveja dentro, brincadeiras a parte, o representante daquele bloqueio brasileiro pneumatico (jah discutido em outros foruns, aquele que usa uma luva para conectar os dois semi-eixos) me deu uma dica interessante.

Se vc for instalar esse bloqueio, pode usar o santo-antonio/gaiola como reservatorio de ar. Eh soh isolar uma seçao, colocar um ventil para abastecimento e uma saida para o bloqueio. Pode ate para colocar um manometro.

(tem um topico discutindo esse bloqueio, vou postar essa dica lah tb)

[]`s

Rafael Andrade

billj
18/10/2004, 17:41
Grande Bill,

Demorei para responder, mas por que tava pensando em como fazer...A minha dobredeira é a primeira, mas só "pega" tubos de até 2 polegadas...realmente, é um pé dobrar sem amassar, mas tudo é possível!!!!! O Jeep vai ser utilizado em trilhas, então pensei em tubos com costura, 2" e paredes de 3mm (?), mas já que vou fazer, é melhor fazer algo que me salve mesmo...nunca se sabe...Quanto a triangulações, sem problemas, não tenho banco traseiro mesmo...hehehehe!!!! Só que tô com mais uma dúvida...Como vou fazer para ancorar esta "jaula" no assoalho?

[]'s - Muito agradecidos e perguntando mais...
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"

A fixação no assoalho se faz com duas chapas de aço, fazendo um sanduiche com a lata do jipe. O maior a área das chapas, melhor........

Abraços,

GuTo_Cerulli
18/10/2004, 23:21
Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas...agora com tudo esclarecido, vou dar uma melhorada no projeto e depois ponho umas fotos...

[]'s
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"

ortiz
18/03/2007, 22:34
Olá pessoal tinha um topico arquivado com um assunto sobre o uso de tubos (aqueles usados em energia eletrica), mas com uma mudança no computador não consegui mais achar, e tentei muitoa pesquisa e nada......... não me lembro oq eu falaram a respeito des tes tubos para serem usados nos santo antonio......
se alguem lembrar ou achar agradeço......

Cavalcante
18/03/2007, 23:31
ortiz, você está falando de eletroduto mesmo, dos que se usa em instalações elétricas? Se for, esqueça. Mesmo os série extra-pesada têm pouca ou nenhuma função estrutural. Aguentam menos ainda que os tubos de água, até porque são projetados somente para abrigar condutores, e não suportar qualquer força mecânica, seja tração ou compressão. Os de água pelo menos são feitos pra aguentar a pressão da água... Tenho uma barra aqui de 3/4" extra-pesada que minha empregada cisma em pendurar o tapete pra secar nela. Ela (a barra) já ganhou uma barriga de uns 5 cm em 3 m...

iNsAnE
19/03/2007, 20:09
Olá pessoal.
Eu e uns amigos fizemos uma gaiola, só que essas de chassi de VW a ar sabe.
Nós nao possuimos dobradeira de tubos, porem, uns amigos ficaram sabendo duma empresa aqui na minha cidade que dobrava tubos com uma maquina que segundo eles era " uma puta maquina grandona e automatica" entao imagino que seja aquelas CNC.
A unica coisa que a gente fez foi construir uma maquete em tamanho real da gaiola em madeira e mandar fazer em tubos de aço 1020 ^^
Eles queriam fornecer o aço, mas a gente achou mais seguro comprar os tubos (10 barras de 6m) de 1020 numa loja especializada e mandar dobrar apenas. Vai saber que tubo eles vao por né?
A gaiola tinha tubos de 2" e 3mm de parede.
Vou tentar anexar uma foto aqui.
Infelizmente a cor da gaiola nao foi da minha escolha.
Como era um projeto de final de curso... Patrocinador é que manda sacumé...
O cara pagou tudo, a gente montou e a gaiola ficou pra filha dele =P

leopoldo
19/03/2007, 23:45
....eletroduto mesmo, dos que se usa em instalações elétricas? Se for, esqueça. Mesmo os série extra-pesada têm pouca ou nenhuma função estrutural. Aguentam menos ainda que os tubos de água,

Se vc se refere ao série pesada, discordo totalmente.

O tubo serie pesada de 3 polegadas (2,5 mm de espessura) é um tubo razoável para fazer uma gaiola para um CJ5 e a preços acessíveis.

Não pesa um absurdo como alguns materiais que algumas pesssoas selecionam.

Para quem não tem dobradeira, pode-se comprar as curvas prontas e soldá-las, formando a gaiola.

A alguns anos, eu fiz uma gaiola para um colega com esse tubo e, desta forma, formando as curvaturas. E este passou por um belo crash-test. Ele rolou de cima de uma cachoeira em ilhabela e, de acordo com o testemunho, foram ums 10 capotadas seguidas sobre as pedras até chegar num rio. A carrocria desmanchou mas a gaiola formou uma célula de proteção .... e o jipeiro continua rodando por ai .... vivo.

Eletroduto de 3/4"(19 mm) de diametro por 3 m .... parece um fio e não um cano ... com uma carga de .... quantos kilos pesa o tapete molhado ?

leopoldo
20/03/2007, 20:14
corrigindo : o cano/curvas que eu uso para as minhas gaiolas é o eletroduto galvanizado serie pesada de 2".

ortiz
20/03/2007, 22:17
sabia que tinha visto isto em algum lugar, mas como disse perdi os favoritos qdo houve a mudança do forum (na boa, não estou reclamando, muito pelo contrario ficou muito bom e alguns ovos tem que ser quebrados para se fazer a omelete),
e agora ja estou pensando na gaiola, pois estou reformando a carroceria (trocando o assoalho e travessas do assoalho).

Leopoldo, vi no seu jeep um reforço que vc fez (pode-se dizer que são dois chassis para a carroceria de fibra, um interno e outro externo) e no tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754&page=6) vc fala de tubos (quadrados) de 2"x2"x4mm, só que não consigo estas medidas por aqui, o que consegui foi de chapa 13, e pensei num quadrado menor e estava pensando em fazer somente um reforço parecido com o seu interno, só que já soldado debaixo de toda a carroceria (carroceria de lata e não de fibra como a sua) e não faria o reforço interno que vc fez, somente este externo debaixo, anexado às travessas do assoalho (que tb seriam refeita com este tubo de chapa 13), e a gaiola de eletroduto seria presa neste reforço abaixo do assoalho (o assoalho de chapa 16 ou 14 tb seria todo preso neste reforço)....... o que vc acha? quais medidas devo usar? estes quadrados de chapa treze aguentariam (detalhe: seriam dois "U" que eu teria que unir com solda pra fazer o quadrado) e o assoalho qual chapa devo usar?
mais uma vez valeu

leopoldo
21/03/2007, 23:27
o que vc acha? quais medidas devo usar? estes quadrados de chapa treze aguentariam (detalhe: seriam dois "U" que eu teria que unir com solda pra fazer o quadrado) e o assoalho qual chapa devo usar?
mais uma vez valeu[/quote]

Considerações:

- chapa 13 = 2,25 mm num tubo menor, a primeira vista, ficará só cosmético.

- como será um acréscimo à sua carroceria de lata, poderia-se dizer que vc acrescentou uma certa resistência mecanica.

- só que por ser um tubo menor, vc terá sérios problemas de corrosão a longo prazo, inclusive pq vc se propõe a soldar esse tubo de chapa 13 na parte inferior da carroceria.

- eu decobri que esse tubo 2"x2"x 3 , 4 ou 5 mm é muito versatil por apresentar uma boa resistencia mecanica e possibilidade de se encaixar porcas e parafusos por dentro e com uma serra copo, fazer as devidas janelas de acesso.

- Tubos menores não apresentam esta versatilidade.

- Tubo de 5 mm é muito pesado, o máximo que eu recomentdo é 3,5 a 4 mm.

- Inclusive vc pode gerar rosca nesta parede.

- solda em assoalho apresentará ou agravará os problemas de corrosão.

- use o sistema de aparafusamento e buchas.

Cavalcante
22/03/2007, 00:33
Leopoldo, eu estava falando mesmo era do extra pesado (NBR5597). Nessa série o de 3/4" tem 2,80±0,40mm de espessura de parede e o de 2" tem 3,75±0,60 mm. E realmente não acredito que esse tipo de tubo se preste a esforços mecânicos, principalmente porque não foram dimensionados pra isso. Não manjo muito de estruturas não, na verdade quase nada, o pouco que sei foi lá do velho curso técnico, já faz um belo tempo, mas já vi e trabalhei em muitas obras e nunca vi estrutura nenhuma sustentada por eletrodutos ao invés de tubos mecânicos...
Sei lá que milagre salvou o rapaz do capotamento, mas... eu não encarregaria meu anjo da guarda com esse tipo de missão.
Continuo achando que, eletroduto é eletroduto, tubo mecânico é tubo mecânico.

Meu tapete molhado não deve pesar muito não. De 30 a 50 kg. Mas a catenária ficou lindona, de fazer gosto a muito matemático. Não é o melhor ensaio do mundo, mas é o que tenho na mão, hehe.

Por falar em ensaio, porque não botamos isso num Senai da vida e tiramos a prova? É até bom, porque de repente estamos de frente pra um material realmente barato e eficiente e não estamos vendo ou arriscando nossos pescoços sem saber.

Em tempo, eletroduto de parede de 2,5 mm em 2" é eletroduto leve (NBR5624). O pesado tem de ter 3,35±0,60 mm (NBR5597).

leopoldo
23/03/2007, 19:44
Cavalcante, boa noite.

1º - será que vc tem como colocar essas normas aqui?

2º - conheço o eletroduto galvanizado serie leve de 1,2 a 1,5 mm (aparentemente a KeKo usa este)
e o eletroduto serie pesada..................2,25 a 2,5 mm (a que eu uso)
ainda não ví o serie extra pesada.

e conheco os mecanicos, que apelidam de schedule

3º - Usar 3, 4 ou 5 mm penaliza CG e o consumo. Sto antonio simples, menos, gaiola completa ... haja peso.

4º - como eu falei, o crash test desta gaiola permitiu assegurar que 2,5 mm é o suficiente, uma vez que a carroceria do jeep desmanchou nas várias capotadas mas a gaiola não entortou e manteve a integridade mínima de sobrevivencia. Essa é a função dela.
Vou verificar se o rapaz tirou fotos depois do evento.
Nem as soldas romperam.
e observe que eu montei essa gaiola com cuvas soldadas com eletrodos. Lembre que uma coisa é um tubo de 3m com carga no meio e outra, é uma gaiola onde a carga se distribui.

Não temos uma instituição que se presta para colocar num jeep varios modelos de gaiola/sto antonio e rolar eles por aí, para avaliar um produto ou outro.

O meu relato é uma referência ...

A keko quebra em várias partes, uma mais espessa ainda aguenta bem, uma super ... não empenará

quem quer optar por mais espesso, quem tiver a sorte de ter uma dobradeira .....

Cavalcante
23/03/2007, 20:40
Leopoldo, seguindo a numeração ;):
1º) As normas em si eu não tenho aqui. Tenho a tabela retirada do "Instalações Elétricas - 3ª Edição - Ademaro Cotrim - Makron - 1992". Posto uma foto da página em anexo, por falta de escaner.

2º) Quem trabalha com instalações elétricas sabe que pra comprar eletroduto tem de sofrer. Se pedir pesado vem o leve. Se pedir o leve vem o vagabundo... Se pedir o extra-pesado, só por encomenda. Só quem especifica eletroduto extra-pesado são órgãos públicos em geral, para direcionar a concorrência, e instalações químicas e petro-químicas, por segurança.
Fato é que eletroduto de menos de 2,0 mm de parede, se for acima de 25 mm de diâmetro está fora de norma. Se a espessura da parede já não obedece a norma, quem dirá a qualidade do material????

3º) Não posso opinar sobre isso. Meu domínio termina nas instalações elétricas, e olhe lá ;)

4º) Quanto a diferenças entre o tubo de 3m com carga no meio e uma gaiola com cargas distribuídas estamos de acordo quanto às diferenças. Tanto é que eu falei que o que tenho aqui é uma belíssima catenária. Agora temos de concordar também quanto às diferenças entre esforços estáticos e dinâmicos, né? Ou falei bobagem? Se falei, por favor, sinta-se a vontade.

Quando eu falei de ensaio, quis dizer para ensair o tubo (eletroduto galvanizado, séries tais e tais) quanto a tração, compressão, cisalhamento, etc, etc. Não a estrutura. Se der algo próximo do tubo mecânico, guardadas as proporções, maravilha. Senão, vai pra gaveta, finito.

Putz, se a Keko usa eletroduto, eu inocente um dia sonhei em fazer um quebra-mato/suporte pra guincho em duralumínio pra poupar peso... Volto a dizer, acho que eletroduto é eletroduto, tubo mecânico é tubo mecânico, tubo hidráulico é tubo hidráulico, assim como cabo para energia é uma coisa, controle é outra, vídeo é outra, áudio é outra, etc, etc, etc.

leopoldo
23/03/2007, 23:52
1º) ...Posto uma foto da página em anexo, por falta de escaner.

2º) ... quem dirá a qualidade do material????

3º) ;)

4º) bobagem? ......se a Keko usa eletroduto

1-Muito obrigado.

2-isso é de arrepiar os cabelos mesmo. Na época que decidí usar esse material, era pela absoluta canseira de procurar tubos a preços módicos e sem aquela coisa de olhar para o vendedor e ouvir; só vendo uma tonelada no mínimo ... ou coisas deste tipo. O eletroduto veio a calhar inclusive pq não tinha uma dobradeira e quem tinha ... queira esfolar, fora o prazo .... nunca antes de 60 dias. O saco encheu, acreditei no tubo, nas curvas e fiz. Veja a oferta desta dobradeira de cano que um colega postou recentemente.

3- OK.

4- Não sei "exatamente" isso. As fotos que puzeram por aqui da gaiola semi-destruída de um jeep que apenas rolou impressionaram. Mas, até posso acreditar que usam porque o meu parachoque tubular KeKo pode mesmo ser um eletroduto por ser tipo tubo com costura e de parede fina ~1 mm.
Só de levantar o jeep pelo HighLift já afundou o tubo.
Agora a minha gaiola ....é outra coisa. Esse 1,5 mm a mais de espessura é respeitável. O saco é esmerilhar todas as bordas por causa do galvanizado, antes de soldar .... e a tinta teima em não "pegar".

Amanhã tiro as medidas do tubo

Cavalcante
24/03/2007, 08:59
Leopoldo, para a tinta pegar em materiais galvanizados use um fundo especial para galvanizados ao invés do primer. Esqueci o nome do fundo, mas uma das marcas chama de galvite. Se o tubo for galvanizado a fogo antes tem de dar uma bela passada de escova de aço pra tirar a encrustação de fica. Se for galvanizado a frio (eletrolítico) pode só dar uma "quebrada" de lixa e mandar ver o primer.

Nas soldas e cortes é legal dar uma demão de CRZ (composto rico em zinco) pra recompor a galvanização, mas como vai pintar depois, isso pode ser ignorado. Além de CRZ ser muuuuuuuuuuuiiito caro...

leopoldo
24/03/2007, 10:33
resolví de outra forma:

pintei só na região das soldas e recobri a gaiola com espuma de PU.

afinal

a gaiola não pode ficar sem forro de proteção senão a cabeça fica um alvo muito fácil

Ovelha
25/09/2007, 18:04
Alguem conhece essa marca, (Ferrari)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62924475-curvador-hidraulico-para-tubo-cht-12-profissional-veja-aqui-_JM

esse tipo de dobradeira vale a pena para gaiolas?

É a que o Bill chamou de tipo 1 né?

ortiz
30/03/2008, 17:06
Olá pessoal, estou começando a construir a gaiola........
achei estes tubos que são usados pra alta pressão (FOI O VENDEDOR QUE ME FALOU?????), é aço carbono especificação NBR 5580. Achei com 1 . 1/2", sendo isto de diametro interno, com parede de 03mm e peso de 3,3 kg/m. Tem a vantagem de possuir as conexoes e estas ja ate vem preparadas para a solda (possuem a parede chanfrada) evitando assim as dobradeiras (caras e dificeis de achar quem faça por aqui). O preço aqui no MT foi ate razoável R$ 87,00 a barra de 6 m e R$ 6,00 a curva de 90°. Possui "T", curva 45° etc...
ate tirei umas fotos.........

Ralado/SP
01/04/2008, 17:56
Olá all,

na mensagem do Bill que fala dos tipos de máquinas, não cosigo ver as imagens... alguém sabe me ajudar a resolver esse caso?????

Abraçones

Ralado

Loiro
01/04/2008, 18:23
Olá all,

na mensagem do Bill que fala dos tipos de máquinas, não cosigo ver as imagens... alguém sabe me ajudar a resolver esse caso?????

Abraçones

Ralado

Topico de recuperaçao de anexos no Suporte....
[]´s

Elmer_Jeep
01/04/2008, 18:44
ali nao tem como restaurar as imagens pois não constam mais no site original, estavam apenas hospedadas e não anexadas aqui no topico.

[]'s

felipemendes
15/09/2008, 09:26
Fui me meter a procurar este eletroduto curva e só encontrei dor de cabeça. Este negócio é mais difícil de achar que cabeça de bacalhau. Como solução alternativa, estou pensando em usar o próprio tubo para fazer as curvas, mas sem dobradeira: a idéia é cortar cunhas do tubo e soldar em ângulo. Imagino que, se feito com critério, seja tão eficiente quanto o eletroduto, além de me permitir ensaiar a gaiola antes de soldar tudo. Veja ilustração da curva comum e da solução proposta.
Alguém contra-indica?

maxdelta
15/09/2008, 20:43
Fui me meter a procurar este eletroduto curva e só encontrei dor de cabeça. Este negócio é mais difícil de achar que cabeça de bacalhau. Como solução alternativa, estou pensando em usar o próprio tubo para fazer as curvas, mas sem dobradeira: a idéia é cortar cunhas do tubo e soldar em ângulo. Imagino que, se feito com critério, seja tão eficiente quanto o eletroduto, além de me permitir ensaiar a gaiola antes de soldar tudo. Veja ilustração da curva comum e da solução proposta.
Alguém contra-indica?

A figura do desenho não mostra, que vc enfraquecerá o metal com tanta solda. Eu to fazendo um cano pra escapamento da minha band, e encontrei em ferro velho, bem como já vi em lugares onde vende tubos, um cano já dobrado que encaixa nos demais canos da mesma medida. É só colocar solda na outra ponta e não enfraquece tanto, só fica feio. Mas no caso do escapamento longo a parte de encaixe do cano de metal ficará o início da tela, então vai esconder.

Boa sorte!

felipemendes
16/09/2008, 16:46
Na verdade, a solda seria como escrevi: com critério. Mig com tempo de resfriamento entre as soldas. A única coisa mais difícil de fazer seria um recozimento geral depois. Acho que vou fazer um teste e, se funcionar vou em frente.

Estou vendo também uma oficina de escapamentos onde o dono falou que consegue dobrar tubo de 2" x 2,5mm, mas ainda não sei se consegue mesmo. Se conseguir, vai ser tudo dobrado! :concordo:

maxdelta
17/09/2008, 14:42
Bem vc tá no Rio de Janeiro, tem um rapaz aqui em Friburgo, Marcão, ele é mestre das gambiarras, ele tem dobrador de tubo, de santo antonio, ele me falou que é um dobrador do tipo mais industrial, só cano de muitos milimetros, tem outros aki em Friburgo com esta dobradeira, inclusive dobradeiras menores.

Se vc quiser resolver isto em Friburgo, e precisar de ajuda antes de subir me mande uma mp, que eu vejo quem q faz isso aki!

felipemendes
06/10/2008, 19:15
No final das contas, fiz a gaiola toda de escapamento, 2"x2.5mm galvanizado. Alguns pontos foram "emendados", mas achei que não compromente a resistência. A gaiola toda demorou 1 semana pra ficar pronta e custou 1500. O cara ainda fez um escapamento sob medida por mais 100,00.

Loiro
06/10/2008, 20:00
No final das contas, fiz a gaiola toda de escapamento, 2"x2.5mm galvanizado. Alguns pontos foram "emendados", mas achei que não compromente a resistência. A gaiola toda demorou 1 semana pra ficar pronta e custou 1500. O cara ainda fez um escapamento sob medida por mais 100,00.

O colega...
Nao é quere fla nda nao mas notei que falta triangulaçao na gaiola... Nao sei se estou flando bobagem mas seria melhor conferir isso...
[]´s

GustavoRisso
06/10/2008, 20:21
Gostei do retrovisor... :mrgreen:
Voltando a gaiola acho que vale a pena pelo menos uma triangulação atrás do banco...
[]'s

jeisonk
06/10/2008, 20:47
Gostei do retrovisor...

X2

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rodrigo, cadê tu homi? Venha cá aprender a fazer gaiola e aprender um pouco de custo-benefício também, afinal aquilo tudo por 1500 tá "xiki", não tá?

Felipe, dá o endereço do cara que fez o "selvissu", o Rodrigo vai querer ir lá pegar umas idéias, afinal ele está começando no ramo e falta-lhe muito conhecimento ainda. :mrgreen:

[]'s

samukanvas
06/10/2008, 21:07
X2

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rodrigo, cadê tu homi? Venha cá aprender a fazer gaiola e aprender um pouco de custo-benefício também, afinal aquilo tudo por 1500 tá "xiki", não tá?

Felipe, dá o endereço do cara que fez o "selvissu", o Rodrigo vai querer ir lá pegar umas idéias, afinal ele está começando no ramo e falta-lhe muito conhecimento ainda. :mrgreen:

[]'s

http://smiley.onegreatguy.net/fingers.gif

Ah....

X3..... :mrgreen:

Abs

Editando: Dá pra ver que o cara entende mesmo de escapamento :mrgreen:

Loiro
06/10/2008, 21:09
O colega...
Nao é quere fla nda nao mas notei que falta triangulaçao na gaiola... Nao sei se estou flando bobagem mas seria melhor conferir isso...
[]´s

Pelo jeito nao to totalmente viajando nao...:mrgreen:
É phoda o cara se novo ne! Aqui em RG um camarada la instalo uma gaiola sem triangulaçao nenhuma mesmo. Nao entendo mas qualquer um pode notar. Falei pro loko e ele nao respondeu nda ne corrigiu...
[]´s

CAVESO
06/10/2008, 23:32
Gayola ficou mil vezes melhor do que aquela que um forista dono de cherokee fez para um outro forista dono de um cj vermelho...

Isso sim é gayola de respeito!

Sergio Rocha
07/10/2008, 09:11
Quero sempre ser amigo de vcs e numa reunião ser o último a sair.

[]':mrgreen:

Sergio Rocha
07/10/2008, 09:12
Gayola ficou mil vezes melhor do que aquela que um forista dono de cherokee fez para um outro forista dono de um cj vermelho...

Isso sim é gayola de respeito!

E a minha, ainda por cima, custou mais caro.:parede::parede:

[]'

Elmer_Jeep
07/10/2008, 09:15
Cara, por metade disso que gastou comprava uma gaiola da Maceral com tubos de 2,5" e parede de 3mm...

[]'s

samukanvas
07/10/2008, 19:47
Caro moderador Elmer,

O senhor poderia banir os usuários CAVESO e SERGIO ROCHA, por gentileza?

E ficar de olho no JEISONK?

Desde já agradeço.

:mrgreen:

jeisonk
07/10/2008, 21:00
Ufa, escapei por pouco. :mrgreen:

Bruno Estruc
07/10/2008, 22:01
O Jeep ficou arrumado...

Bonita Gaiola, ta pensando em competir?

Abs

JCJ
07/10/2008, 22:21
Se a gaiola foi feita com cano de escapamento, provavelmete o escapamento foi feito com o cano que deveria ter sido feita a gaiola ???

Sera que é isso ?:pensativo:

[]'s
JCJ

CAVESO
07/10/2008, 23:03
Caro moderador Elmer,

O senhor poderia banir os usuários CAVESO e SERGIO ROCHA, por gentileza?

E ficar de olho no JEISONK?

Desde já agradeço.

Não há provas contra a minha pessoa, pois estava me referindo a outros foristas donos de cherokee e cj vermelho, respectivamente, e que tambem fazem gayola das loucas nos finais de semana....

Sergio Rocha
08/10/2008, 12:59
Não há provas contra a minha pessoa, pois estava me referindo a outros foristas donos de cherokee e cj vermelho, respectivamente, e que tambem fazem gayola das loucas nos finais de semana....

Ué tava falando de gaiola ? Pensei que fosse de espelhos retrovisores.

[]':mrgreen:

felipemendes
08/10/2008, 15:12
Cara, por metade disso que gastou comprava uma gaiola da Maceral com tubos de 2,5" e parede de 3mm...

Elmer, O problema destas gaiolas é que, além de não protegerem acima da cabeça do motorista (as duas barras são centrais e não nas laterais do jeep), não servem para os meus singelos 1,94 de altura. Também não protegem o banco de trás.

Caro moderador Elmer,
O senhor poderia banir os usuários CAVESO e SERGIO ROCHA, por gentileza? E ficar de olho no JEISONK?
Desde já agradeço.

Ué tava falando de gaiola ? Pensei que fosse de espelhos retrovisores.

Cara, vcs são hilários!!!! :mrgreen:
Já disseram aqui mesmo no fóum que os retrovisores iam ficar com cara de Dumbo, mas também achei muito bons. Em breve, ainda vou colar um retrovisor daqueles convexos. Pra quem gostou, são do MB 709.

CAVESO
08/10/2008, 16:34
Cara, vcs são hilários!!!! :mrgreen:

Somos (bem) pagos pra isso!!!!!!!

fernandão
08/10/2008, 16:49
Já disseram aqui mesmo no fóum que os retrovisores iam ficar com cara de Dumbo, mas também achei muito bons. Em breve, ainda vou colar um retrovisor daqueles convexos. Pra quem gostou, são do MB 709.

Quero ver eles na trilha :twisted::twisted:

[]´s

Alexandre Souto
08/10/2008, 17:37
Gayola das loucas eh phoDA....

Kd o dono ga gayola-escapamento???

Sempre quis fazer uma gaiola que tb serve de escapamento, hauhahuauhaaa, ele jah comecou o projeto... Me de dicas!!!!

uhauhauhahuhauaa....

Retovisor bem retrô hemmm..... hehehhe, parece uma espelho de banheiro de obra...

abrasssssss.....

samukanvas
08/10/2008, 17:40

Veio, num faz isso não pq essa concentração toda de luz num ponto só pode tocar fogo na mata... :mrgreen:

CAVESO
08/10/2008, 18:31
Único defeito que consegui observar: o cara tem 1,94 e o retrovisor fica a meio palmo do chão...

Torcicolo, desvio na coluna, escoliose, cifose......

Os fisioterapeutas agradecem pela ergonomia....

jeisonk
08/10/2008, 19:28
Veio, num faz isso não pq essa concentração toda de luz num ponto só pode tocar fogo na mata...

Tô rachando o bico aqui

Imaginei uma porrada de maneira de zoar, mas não passou nem perto disso, kkkkkkkkkk

felipemendes
10/10/2008, 16:51
Veio, num faz isso não pq essa concentração toda de luz num ponto só pode tocar fogo na mata... :mrgreen:

Espelhos convexos: espalham a luz refletida.
Espelhos côncavos: concentam a luz refletida em um único ponto. IAU!!!:twisted:

Alexandre Souto
10/10/2008, 19:44
uiii.....

ki lupa 8-) hemmmmmm......

samukanvas
10/10/2008, 23:58
Espelhos convexos: espalham a luz refletida.
Espelhos côncavos: concentam a luz refletida em um único ponto. IAU!!!:twisted:

Então é melhor vc comprar óculos escuros e protetor solar fator 100.... :mrgreen:

E evitar andar com o jipe de 9:00 as 16:00 :mrgreen:

rubensx
11/10/2008, 11:08
olha num sei se te avisaram mas eu vou avisar ok?

tipo seus retrovisores tão um pouco desproporcionais com o jeep (ehehehe ninguém disse isso ainda poxa) mas a parte boa é que o veiculo de trás na trilha pode utilizar seu retrovisor para pentear o cabelo ou ver como vai ficar bonito na foto (ou video)

bom a gaYola é um show à parte, eu só acho que tem gente que trabalha com construção civil e parque de diversões não podia muito se aventurar no off-road, mas cara... meu enteado de 9 anos adorou o TREPA-TREPA que montaram ai... já pensou até em montar a casinha em cima!

:-D

fantástica gaYola - trepa-trepa

Alexandre Souto
11/10/2008, 16:22
A questao dos retrovisores é gosto particular, sei lah se ele ta acostumado ou prefere mesmo pq acha bonito e tem melhor resultado com uma pentiadeira ali... (gosto eh igual * cada um tem o seu e faz oque quiser com ele).

Mas a gailora que ele fez nao pode deixar passar. Segurança voce nao tera amigo e seguranca é primordial na hora de praticar qualquer atividade de risco.

:concordo:

Escute algumas opnioes e tenha segurança!...

felipemendes
12/10/2008, 04:04
A questao dos retrovisores é gosto particular, sei lah se ele ta acostumado ou prefere mesmo pq acha bonito e tem melhor resultado com uma pentiadeira ali... (gosto eh igual * cada um tem o seu e faz oque quiser com ele).

Mas a gailora que ele fez nao pode deixar passar. Segurança voce nao tera amigo e seguranca é primordial na hora de praticar qualquer atividade de risco.
Escute algumas opnioes e tenha segurança!...

Pois é. Eu não achei o retrovisor feio, por isso eu não vi problema nenhum em usar. Quem achar feio ou se sentir agredido pelo visual e quiser me dar um par melhor de presente, tô aceitando...

Quanto às opiniões sobre segurança, ainda não ouvi nenhuma, só zoeira... Sinceramente, acho que poderia ficar melhor mas, como não vou competir nem é de meu interesse fazer trilha pesada, pra mim está bom. O importante agora é ter onde ancorar o cinto de segurança pra passar no vestibular do DETRAN. O resto se resolve depois.
Abraço!

jeisonk
12/10/2008, 10:25
Pois é. Eu não achei o retrovisor feio, por isso eu não vi problema nenhum em usar. Quem achar feio ou se sentir agredido pelo visual e quiser me dar um par melhor de presente, tô aceitando...

Dedadanozóio violenta, kkkkkk.

Felipe, liga não, é tudo zoação.

fernandão
12/10/2008, 10:53
Felipe
Não vou discutir a beleza de sua gaiola !!! pois o que é bonito pr uns pode não ser para
outro . Mas a segurança dela ! falata algumas triangulaçoes nela
tais como na parte traseira ( arco atrs do banco ao ultimo arco ) ,E tambem logo abaixo do para brisa tem que atravesar outro cano
de um lado pro outro e ligar esse Cano ao de cima com outro no meio
ligar o arco dianteiro ( para brisa ) e o traseiro ( Atras do Banco ) com um cano uqe passe proximo a porta não sei se vai ficar 100% mas vai ficar bem mais segura do que esta

[]´s dando palpite no trepa trepa :twisted: ( desculpe não aguentei )

Alexandre Souto
12/10/2008, 15:46
eu nao falei de zueira... soh tentei ajudar....

A minha gaiola vai ser de tubo de 2.5" com os reforços precisos!!!!

Seguranca acima de tudo...

du
12/10/2008, 16:13
Amigos,

Por favor, vamos manter a cordialidade. Se não desejarem ajudar com o tópico, por favor não postem aqui.

Obrigado.

Abraços Du.

Alexandre Souto
12/10/2008, 19:15
:concordo:

samukanvas
13/10/2008, 00:50
Eu acho que pela grana poderia ter saído coisa bem melhor.

Liga na spider4x4.com.br e veja quanto sai uma pra cj5 com nego que é expert em gaiolas. A sua está perigosa.

Abs

CAVESO
13/10/2008, 01:00
Falando sério: entre ter nenhuma e a sua gaiola, sou mais ela.

Entre a sua e uma gaiola segura, sou mais a última....

Tá perigoso mesmo, cara!

felipemendes
13/10/2008, 12:11
Não levei a mal a zoação, não! O problema é todo mundo zoar, falar que foi caro, malhar e ninguém falar como melhorar.

Entendi quase tudo. Então tá perigosa porque falta triangulação na traseira? Engraçado, sempre pensei que fossem reclamar mais de faltar triangulação vertical, atrás dos bancos. Bem que eu queria botar uma barra diagonal ali, mas não daria pra botar os bancos. Neste caso, uma barra vertical ajuda, embora não forme triângulo. Quanto a colocar triangulação na traseira, o cara falou que faz de graça, vou pedir pra fazer.

A idéia de uso do meu jeep será para uso no dia a dia, passeios (quando haverá passageiros no banco de trás) e trilhas leves (quando não haverá passageiros no banco de trás). Por isso optei por um relativo conforto em detrimento de um questionável aumento de segurança.

CAVESO
13/10/2008, 12:28
O problema está nas emendas também...

EU (disse eu) não faria com tubos emendados....

felipemendes
17/10/2008, 19:32
O problema está nas emendas também...
EU (disse eu) não faria com tubos emendados....

Entendi. Eu também não queria com tubo soldado, mas o cara me mostrou que ele alarga um tubo e coloca o outro encaixado por dentro (opa). O comprimento da luva é de uns 50mm, e depois ele preenche a emenda com solda. Fica bem justo.

Não vou tentar convencer ninguém que a gaiola é boa. Porém, mesmo sendo jeepeiro iniciante, tenho alguma experiência em montagens diversas e invenções em geral (fruto de anos de trabalho em plataformas de petróleo) e, sinceramente, a não ser que eu capote e outro jeep me caia em cima, esta gaiola vai suportar bem. Se não, eu seria um idiota de arriscar minha vida e das pessoas que gosto (só carregaria gente que não gosto se achasse a gaiola perigosa!) em um negócio arriscado.

Ainda assim, :concordo: pelas várias opiniões!

rubensx
17/10/2008, 20:35
Fala Felipão

desculpa a brincadeira lá em cima do trepa trepa...

bom mas é sério, essa gaiola dependendo da capotagem vai é piorar a situação do que te proteger, tá perigoso mesmo, o Bill é o mestre de gaiolas pode bolar uma bem legal tipo a do jeep do papai noel que ele fez achei bemmm legal...

mas essa que vc está usando se bobear era melhor uma daquelas keko ou maceral simplona do que do jeito que está...

veja direitinho isso pois ninguém deseja capotar, mas quando acontece sempre é bom estar bem amparado

fala com o bill da spider o cara é ninja

Alexandre Souto
17/10/2008, 20:46
Penso assim, se estiver numa trilha e capotar a gaiola terá de segurar o peso TODO do carro sobre a estrutura tubular, em gaiola interna ou externa.

Positivo???:concordo: :concordo: :concordo:

Nao sei a nomeclatura ou ISO ou qualquer caracteristica tecnica destes tubos, emendas e solda que usou, mas eles segurariam o peso do seu JEEP?

Qto pesa um JEEP desse?! 800-1200 kg??? :pensativo:

no seu caso estamos falando de tubo de condição de fluidos ou estrutural?

Na situação de bancos concha e cintos (4Pontos neh?) com estrutura fragil, acho perigoso aos ocupantes. Em caso de acidente, capotamento, e a estrutura nao segure a "onda" os ocupantes ficarão a dispo de qquer vala, toco de arvores e tudo mais ki o jeep atingir de ponta-cabeca qndo estiver rolando.

Só imaginei a situacão.... :stop:

E nesse caso eu nao ia curtir capotar.... e deve ser bom!!!!:dance:

Segurança no lazer!!!!

Loiro
17/10/2008, 21:12
Pra segurança é gaiolao trianguladao preso no chassi e bancos/cintos preso na gaiola. Com aquela espuma protegendo nada melhor...
Mas pelo jeito a gaiola esta boa para o uso do amigo!
[]´s

Fabil
11/12/2008, 12:13
bom... eu tenho uma dobradeira "asa delta" e estou pretendendo fazer uma gaiola ou sto. antonio p/ meu samurai, alias, mais tendencioso a fazer um santo antonio, pois no samurai 97 p/ fazer uma gaiola completa até o quadro de parabrisa vou ter que furar o painel, dificultar o acesso aos bancos e nao quero dispor do livre acesso aos bancos traseiros..

enfim.. sei que nao é o ideial mas já é alguma protecao evitando que o teto baixe até a minha cabeca em caso de capotar.. esse video exibe muito bem a situacao, esse samurai tem apenas um santo antonio prolongando numa gaiola somente na parte de tras e apesar do quadro de parabrisa ter cedido, a cabeca do piloto foi salva pelo arco da coluna B
YouTube - Zukimelt Samurai Rollover!!!

como meu samurai é metal, minha ideia é fazer um sto. antonio com um arco triangulado ancorando mesmo na parte de tras dos bancos traseiros

já lí bastante a respeito de gaiola no pirate e me parece que se usar tubos trefilados com custura de 1 1/2" com parede de 3mm seria suficiente. alguem pode opinar?

T+

samukanvas
11/12/2008, 12:28
Não sei se é uma boa fazer só o santo antônio não cara... No samurai a coluna mais forte é a B, então porque reforçar a mais forte?

Não sei se já viu uma foto do carro do zeca quando capotou fazendo rc em sp. A coluna A dele cobriu a cabeça... então, acredito que estará tão protegido com, quanto sem... No vídeo o cara rola em cima da B e veja quanto estrago fez na A.

Pra fazer, faz tudo logo. Se eu que sou bração fiz uma gaiola interna pra cj3, que é bem menor que samurai (no espaço para os pés e porta), qualquer um faz pra samuca.

Abs

Ronaldo B.
14/12/2008, 22:54
Fabil,

Eu não faria só o Sto Antonio. O risco que vejo não é só a possibilidade do teto afundar, mas também do quadro do parabrisa vir parar dentro do carro, no caso de um samurai canvas ou da parte frontal da capota amassar para dentro no caso de um MT. E se isso acontecer, só um Sto Antonio não vai proteger nada.

Observa na imagem anexa, a parte com o círculo vermelho, ali parece ter uma barra ligando o quadro do parabrisa ao Sto Antonio, e só por isso que esse quadro não foi parar totalmente dentro do carro. Esse tipo de reforço, junto com o Sto Antonio já foi usado no samurai original de fábrica, não acho que seja o mais correto ou o mais seguro, mas é melhor que nada.

[]´s

hercilio.neto
17/12/2008, 22:41
Pessoal,
Venho acompanhando atentamente este tópico, porque pretendo colocar uma gaiola no meu toyota de lona. Afinal faço trilhas com a família.
Legal que muitos colocaram especificações do material a ser usado e dicas sobre triangulação. Porém faltou fotos... exemplos... Aqueles que tem gaiola no jipe poderiam postar fotos?
Quem deseja fazer uma gaiola sob medida, por certo quer primeiramente, ver atendido o quesito segurança, mas é possível atender também a outras necessidades, tais como praticidade para embarque dos passageiros, funcionalidade como armação para a capota de lona e até mesmo a questão estética.
Alguns carros como o Troller, vem de fábrica com uma espécie de gaiola sem nenhuma triangulação e vejo em trilhas direto. Além disso, são carros que atingem velocidade razoalvel em estradas e o risco de capotamento sempre existe.
Será que não fizeram crash-test nos troller?
Para mim, a gaiola do Felipe ficou muito boa, creio que não dobraria em um capotamento, mas sei lá...
Acho que o assunto ainda pode ser mais explorado.

Um abraço a todos

HERCILIO NETO

fabioabe
18/12/2008, 01:33
Por acaso, alguem aqui chegou a efetuar calculos de resistencia para chegar a uma triangulação "perfeita"?
Eu tbm tenho pesquisado bastante para colocar uma gaiola interna na minha band Aço.
Porem me veio a seguinte ideia: Fazer um bagageiro mais reforçado e bem triangulado.
Será que para o meu caso, band aco curta, não seria uma solução viavel, tendo em vista que ela eh capota de aco? Ou estou viajando?

hercilio, pesquise pelas gaiolas da metaltech, eles tem uns "full cages" muito interessantes para band lona.

Att
Fabio

Luciano SHAKALL
18/12/2008, 15:11
" ... tenho pesquisado bastante para colocar uma gaiola interna na minha band Aço ... me veio a seguinte ideia: Fazer um bagageiro mais reforçado e bem triangulado ... seria uma solução viavel, tendo em vista que ela eh capota de aco? ... "Fabio, você pretende ancorar teu bagageiro ao Chassis ? :pensativo:

Posso está falando (digitando :mrgreen: ) m****, mas acho que em uma eventual capotada,
as "calhas" onde o bagageiro é fixo iriam ceder e este afundaria junto com o teto :shock: . . .

[]'s

A Leoni
18/12/2008, 17:06
Pessoal,

Em vários tópicos aparecem as especificações dos tubos para construção de gaiolas, tais como SCHEDULE, DOM, HREW, eletroduto, tubo de escapamento, PVC.... Quando vamos comprar os tubos o "empurrador", quero dizer, vendedor sempre diz que o que ele tem no estoque é o melhor, etc, etc....
Afinal, qual tubo tem sido usado para a fabricação das Gaiolas (com G maiúsculo) e onde é possível encontrar em São Paulo esse material em pequenas quantidades?
Por favor, postem também fotos das Gaiolas que foram fabricadas, pois assim temos como "copiar" (pagando royalts, naturalmente....) as boas idéias.

Grato desde já pela ajuda.

[]'s

JCJ
18/12/2008, 18:23
A Leoni,

Já deu uma olhada aqui :?:

Tubo 1-3/4" DOM .120 wall onde eu acho isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17845)

[]'s
JCJ

A Leoni
18/12/2008, 19:41
JCJ valeu!!

Já tinha visto sim. É que o pessoal fica tirando sarro um do outro o tempo todo e aí fiquei em dúvida se era esse o material que eles estavam usando... Como os primeiros posts são de 2006, a empresa que fornece o material continua a mesma?

[]'s

hercilio.neto
18/12/2008, 23:01
Fabio.
Sensacional o site.
Acho que temos um bom exemplo de gaiola... e é usada no rock.
http://metaltech4x4.com/Images/Mark_rustednail.gif

Por acaso, alguem aqui chegou a efetuar calculos de resistencia para chegar a uma triangulação "perfeita"?
Eu tbm tenho pesquisado bastante para colocar uma gaiola interna na minha band Aço.
Porem me veio a seguinte ideia: Fazer um bagageiro mais reforçado e bem triangulado.
Será que para o meu caso, band aco curta, não seria uma solução viavel, tendo em vista que ela eh capota de aco? Ou estou viajando?

hercilio, pesquise pelas gaiolas da metaltech, eles tem uns "full cages" muito interessantes para band lona.

Att
Fabio[/quote]

Fabil
19/12/2008, 12:42
fazer um bagageiro bem reforcado nao vai resolver nada... se capotar a teto inteiro vai afundar... as colunas de lata nao aguentam.. sem falar que um bagageiro reforcado vai ser um baita lastro encima do teto..

eu já me decidi.. vou fazer uma gaiola do meio p/ tras, nao é o ideal mas é melhor do que nada, ao menos minha cabeca nao vai achatar..heeh

T+

Bruno Machado
19/12/2008, 18:53
....
eu já me decidi.. vou fazer uma gaiola do meio p/ tras, nao é o ideal mas é melhor do que nada, ao menos minha cabeca nao vai achatar..heeh

T+

Fabil,

Do meio prá tras? :parede:
Vc vai reforçar o que menos precisa e deixar prá lá o ponto que mais precisa ser reforçado, que é a coluna "A'"?

Putsa serviço porco isso que vc está falando. Lembre-se que a gaiola ajuda a preservar o habitáculo de passageiros, não a carroceria. Essa "meia gayola" que vc está falando aí vai preservar os passageiros do banco de trás:putz: apenas, pois não reforça a coluna "A"... :parede:

O que? Ninguém anda no banco de trás do seu samurai em trilhas?:roll: Então prá que fazer essa p0rr@?:parede: Se quer fazer só meia gaiola, faz a metade da frente!
Olha o filme que vc postou, de novo. O quadro do parabrisa deita em direção ao rosto do motorista. :shock: O habitáculo dianteiro é comprometido:parede:, mas o traseiro fica bem preservado...:roll:

Quem vai fazer, vc mesmo? Ou vai mandar fazer?

samukanvas
19/12/2008, 20:54
O que? Ninguém anda no banco de trás do seu samurai em trilhas?:roll: Então prá que fazer essa p0rr@?:parede: Se quer fazer só meia gaiola, faz a metade da frente!

Bruno, eu acho que está errado!!!

É só o fabil pular pro banco traseiro e colocar o cinto quando o carro for capotar. Simples!

Abs :mrgreen:

CAVESO
19/12/2008, 22:04

Alguém deixa eu colocar só do meio pra trás???????????? :odedo:

Fabil
22/12/2008, 08:59
Fabil,

Do meio prá tras? :parede:
Vc vai reforçar o que menos precisa e deixar prá lá o ponto que mais precisa ser reforçado, que é a coluna "A'"?

Putsa serviço porco isso que vc está falando. Lembre-se que a gaiola ajuda a preservar o habitáculo de passageiros, não a carroceria. Essa "meia gayola" que vc está falando aí vai preservar os passageiros do banco de trás:putz: apenas, pois não reforça a coluna "A"... :parede:

Olha o filme que vc postou, de novo. O quadro do parabrisa deita em direção ao rosto do motorista. :shock: O habitáculo dianteiro é comprometido:parede:, mas o traseiro fica bem preservado...:roll:

Quem vai fazer, vc mesmo? Ou vai mandar fazer?

Bruno... vc já entrou num Troller???

como já disse antes, sei que meia gaiola nao é o ideal, mas é MELHOR do que nada.. no video que postei o quadro do parabrisa do samurai ( que no video era CANVAS ) ele amassa p/ tras sim.. mas nao a ponto de chegar na cara do motorista.. no meu samurai que é metal, tem ainda a estrutura e travessas laterias do teto p/ amassar junto com o quadro do parabrisa ( que é fixo ao invez de aparafusado como no canvas, portando creio ter um pouco mais de resistencia)

eu tenho dobradeira, eu mesmo irei fazer a gaiola

T+

Bruno Machado
22/12/2008, 18:39
Bruno... vc já entrou num Troller???

como já disse antes, sei que meia gaiola nao é o ideal, mas é MELHOR do que nada.. no video que postei o quadro do parabrisa do samurai ( que no video era CANVAS ) ele amassa p/ tras sim.. mas nao a ponto de chegar na cara do motorista.. no meu samurai que é metal, tem ainda a estrutura e travessas laterias do teto p/ amassar junto com o quadro do parabrisa ( que é fixo ao invez de aparafusado como no canvas, portando creio ter um pouco mais de resistencia)

T+

Troller? O que é isso? É daquele jipe que rolou barranco abaixo na última etapa da Copa Mineira e quebrou o teto todo, e que só tem um santantonio para proteger os passageiros? Se for desses já entrei em alguns.

MAS... o jipe é seu, a grana é sua, o pescoço também. Boa sorte no seu projeto. De verdade!

[ ]'s

Sergio Rocha
22/12/2008, 19:24
MAS... o jipe é seu, a grana é sua, o pescoço também. Boa sorte no seu projeto. De verdade!

[ ]'s

x2

A família do criente não vai ter com quem reclamar.:mrgreen:
[]'

samukanvas
22/12/2008, 23:47

T+

O melhor do que nada, nesse caso, pode ser o pior do que nada...

No vídeo o samurai rola de um jeito. Consegue me dizer se quando vc rolar com o seu vai ser igualzinho aquele? Tem controle sobre isso?

Não chegou na cara do motorista porque não rolou de frente. Passa uma reta do capô até a coluna B do teu samurai e depois imagina a quina que está pra cima (Coluna A) virada pra baixo...

Essa do quadro ser mais forte que o outro foi foda heim...

Cara, se quer só proteger a cara (não sei se vc é tão brad pitt assim) compra um capacete...

Abs

Fabil
23/12/2008, 08:38
Troller? O que é isso? É daquele jipe que rolou barranco abaixo na última etapa da Copa Mineira e quebrou o teto todo, e que só tem um santantonio para proteger os passageiros? Se for desses já entrei em alguns.

[ ]'s

sim... trolha... nos que já vimos TANTOS casos de trolhas capotando abismo abaixo ( de momento me lembro de 3, um no paredao da urubu rei, outro que caiu na ponte numa raid, e mais um que rolou barranco abaixo nao lembro onde e felizmente NINGUEM morreu, só tiveram ferimentos leves e alguns ossos quebrados e os trollers todos detonados), todos protegidos pela aquela 1/2 gaiola que nem triangulacao tem...

será que a 1/2 gaiolinha simples do troller é magica?

T+

Bruno Machado
23/12/2008, 11:48
sim... trolha... nos que já vimos TANTOS casos de trolhas capotando abismo abaixo ( de momento me lembro de 3, um no paredao da urubu rei, outro que caiu na ponte numa raid, e mais um que rolou barranco abaixo nao lembro onde e felizmente NINGUEM morreu, só tiveram ferimentos leves e alguns ossos quebrados e os trollers todos detonados), todos protegidos pela aquela 1/2 gaiola que nem triangulacao tem...

será que a 1/2 gaiolinha simples do troller é magica?

T+

Fabil,

Repetindo:

....

[ ]'s

Fabil
23/12/2008, 11:52
ô Bruno.. vc tb tem telhado de vidro néh??? já mandou dar uma jeito naquela sua gaiola cheia de emendas com parafusinhos sextavados de 6mm ? heheheh

T+

samukanvas
23/12/2008, 20:41
Pronto... começou o mimimi....

Fabil, santo antônio não é hardcore... vá procurar um tópico de samurai pra encher de comentários...

Se fizer uma full cage poste aqui.

:rolleyes:

billj
23/12/2008, 21:08
Daqui a pouco, o mula vai começar a escrever sobre eixos originais Suzuki........

Peraí, já fez............:parede::roll:

Abraços,

Bill

Fabil
24/12/2008, 13:37
aahhh é mesmo.. esqueci... aqui é só vale eixos reo ou mog... e gaiola inteira...kaakakakak

T+

Fabil
24/12/2008, 14:15
Daqui a pouco, o mula vai começar a escrever sobre eixos originais Suzuki........

Peraí, já fez............:parede::roll:

Abraços,

Bill

ue??? nao sabia que o sr. presidente Luiz Inacio Mula da Silva tem suzuki ...heheeh

T+

billj
24/12/2008, 15:41
aahhh é mesmo.. esqueci... aqui é só vale eixos reo ou mog... e gaiola inteira...kaakakakak

T+

Dana 44 só passa aqui porque são esses que eu tenho. Se eu tivesse D60s, os D44 não seriam permitidos..........

Agora, eixos Suzuki???..........
:parede::parede:

:odedo:

Abraços,

Bill

fugger
27/08/2009, 15:23
Moderadores

Seria possivel restaurar as fotos do início do tópico?

[]´s agradecidos

Elmer_Jeep
27/08/2009, 15:40
Fugger, notifica a mensagem que fica mais fácil.

Fui olhar na primeira pagina e vi um post do bill com algumas imagens dos modelos de dobradeiras, continua tudo la no texto original mas as imagens não aparecem pq eram fotos originais de outro site apenas hospedadas aqui e por algum motivo o site ou o link das imagens não funciona mais, fiz o teste aqui e abriu a pagina com a seguinte mensagem: The requested URL /art/fum114_sml.GIF was not found on this server.

[]'s

felipemendes
01/10/2009, 09:48
Pois é. Desde meu último post, mudei de casa, de emprego, trabalhei à beça (não no jeep), estou me preparando pro meu filho nascer (em Fevereiro próximo).
Depois de tantas respostas, comecei a bolar uma maneira de calcular a resitência da gaiola, usando a medição da força pra dobrar o tubo de escapamento e conservação de energia.
Também não consegui tocar o plano adiante, mas consegui fazer um teste real na gaiola: dia desses fui levantar o jeep com o macaco (o jeep estava na garagem) e, lá pelas tantas, o macaco começou a ficar pesado Achei estranho, e comecei a botar mais força.
Em resumo: forcei a gaiola contra o teto da garagem, e botei uma força do cacete no macaco. Achatou um pouco o tubo, mas de resto, continua tudo igual.
Hora dessas, vou fazer o cálculo de verdade, pra saber o quanto a gaiola aguenta.

FernandoRisso
01/10/2009, 14:22
Felipe,

Se achatou o tubo com a força de um macaco contra o teto, acho bom vc modificar algo.

[]'s

Duda Lopes
01/10/2009, 15:05
Felipe,

Se achatou o tubo com a força de um macaco contra o teto, acho bom vc modificar algo.

[]'s

Altera o teto da garagem e deixa a gaiola de cano de escapamento do jeito que esta.:mrgreen:

Leonardo L.
04/02/2010, 03:35
Senhores,

Entrando na discussão um pouco tarde, alguns pontos sobre o que já foi discutido:

1) Sobre a especificação dos eletrodutos, coisa que o Cavalcante e o Leopoldo estavam discutindo há algum tempo, encontrei o seguinte material da NBR pesquisando pelo Google, que cita algumas propriedades mecânicas (como resistência ao achatamento): http://www.scribd.com/doc/21350395/NBR-5597-MAR-1995-Eletrodutos-Aco

A maior parte das informações que encontrei deixa a entender que o material do tubo precisa ter uma certa maleabilidade, a ponto de não trincar nem rachar quando amassado (o que é uma característica boa para gaiolas também) mas não fala sobre outros requisitos, o que pode significar uma resistência bem variável a outros fatores - dependendo de lote ou empresa que fabrica.

Ainda vou pesquisar mais um pouco sobre o que dá pra inferir destes dados. :pensativo:

2) Sobre a gaiola montada com tubos de escapamento: pode ser uma opção bem interessante, assim como os eletrodutos, mas sem uma especificação fica difícil saber o quanto o material consegue aguentar.

Considerando que seja um material de boa resistência mecânica, o que eu teria feito diferente é usar tubos de pelo menos 3mm, que é a espessura de algumas gaiolas modelo competição (a exemplo da Maceral), e talvez colocar alguma triangulação a mais - mas não muita. Acredito que o excesso de triangulação só se justificaria em casos extremos, como de competições.

O fato dela amassar no topo quando pressionada contra o teto não quer dizer muita coisa: depende da força que você colocou, da multiplicação da força pelo macaco, e da área do tubo que ficou pressionada contra o teto. Se você fez uma "força do cacete" pode muito bem ter colocado mais de 2 toneladas de força contra o teto e contra uma área pequena do tubo. O importante é que dobrou a superfície do tubo, e não a estrutura. :concordo:

E por enquanto, é isso!

Leonardo

equipeminas4x4
05/02/2010, 16:25
Composição Química (%) e Propriedades Mecânicas - Tubos mais utilizados

http://www.pipesystem.com.br/Artigos_Tecnicos/Tubos_Aco/Quimica_Tubos/quimica_tubos.html

[]'s

Leonardo L.
06/02/2010, 01:40
equipeminas,

Show de bola! Isso já ajuda bastante na hora de escolher um tubo mais adequado. :concordo:

Pena que não tem nenhum NBR nesta lista.. :rolleyes:

Abraços,
Leonardo

JCJ
06/02/2010, 11:22
equipeminas,

Show de bola! Isso já ajuda bastante na hora de escolher um tubo mais adequado. :concordo:

Pena que não tem nenhum NBR nesta lista.. :rolleyes:

Abraços,
Leonardo

Agora tem ! :concordo:

Tubo 1-3/4" DOM .120 wall onde eu acho isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17845)

[]´s
JCJ

equipeminas4x4
06/02/2010, 19:53
Agora tem ! :concordo:

[]´s
JCJ
caraio, esse vc desenterrou mesmo hein??? Desde aquela época o hardcore já existia. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]'s

lmaimone
16/03/2010, 17:21
Pretendo colocar uma gaiola no meu Engesa, então li o tópico inteiro.

Nunca ri tanto lendo posts nesse fórum... achei ótimo :lol::parede::lol::parede:

lajos
07/01/2016, 22:25
Fabil!!!

sei que passou muito tempo...

vc fez a gaiola interna no samurai?

alguém teria fotos?

Pretendo colocar uma gaiola no meu Engesa, então li o tópico inteiro.

Nunca ri tanto lendo posts nesse fórum... achei ótimo :lol::parede::lol::parede: