Ver Versão Completa : eixos para samurai feixe
Natanael Junior
09/12/2008, 14:42
Pessoal, no calango trophy de 2007 torci o eixo ( a carcaça e o semi-eixo esquerdo traseiro) do samucaco.
No calango trophy 2008 quebrei o semi-eixo dianteiro esquerdo.
Pensando em alternativas, já que ainda não existe por aqui uns semi-eixos de "cromomolibicoisa" pro samuca, fiquei encafifado e por isso me socorro dos especialistas do fórum.
Não queria algo muito "pra fora" e acho a largura atual boa ( uso eixos originais, rodas 8 com off set original e espacadores de roda de 2 pol.).
Acho os de rural ou troller muito largos para meu uso.
Quais seriam as opções???
Os dana 44 de willys são mais estreitos que o do samuca, mas é possível deixar próximo do que tenho hoje usando espaçadores e trabalhando com off set de rodas. A dúvida: são resistentes o suficiente para pneus maiores que 31 pol ( 32 ou no máximo 33)? Manteria até os 31, não fosse o tamanho da bola do diferencial...
De toyota é largo como os de troller??
Pensei nesses dois (willys e toyota) por causa do tanto de acessórios no mercado (flutuantes, bloqueios, freios, etc.).
Iluminem essa mente doentia, por favor...
Abraço,
diogo ludovico
09/12/2008, 15:05
Se o limitante para voce é a largura, então vá de willys com espaçador, mas escolha os canela grossa.
Pessoalmente eu indico o de rural ou troller, pois já que os 33" erguem muito o carro, o aumento de bitola compensa a altura, melhorando a estabilidade em inclinações acentuadas.
Um samurai com eixo de willys, mesmo configfurado para ficar na largura do samurai original, ficaria muito alto porem estreito, aumentando o risco de capotamento.
Bem esta é a minha opinião....
Samurai verde com eixo de willys ( que sao cerca de 80mm mas ESTREITOS que os de samurai), esta montado com kit flutuante traseiro ( aumenta a bitola em 20mm) + espacador de roda de 50mm + roda com aro virado e pneus 34 x 12.5"
o grande problema que tivemos nessa montagem é que as foi usado discos ventilados + pincas de S10 que sao ENORMES e nao cabia dentro do aro da roda, entao foi necessario usar os espacadores e virar o ar...
já o samurai azul tá com eixo de willys, kit de freio a disco comum ( pinca de kombi) e foi preciso apenas virar o aro da roda.. a bitola ficou praticamente a mesma do conjunto original + roda tala 7" com offset -25
Natanael Junior
10/12/2008, 13:36
Beleza Fabil e Diogo.
Como já uso espaçadores, acho que vou em busca dos eixos de willys canela grossa. A idéia é usar os SBD, algum bloqueio full na traseira (provavelmente um whitemartins ou smashweld, se é que me entendem, e um macrotorque na dianteira).
Como funciona esse flutuante??
Outra coisa.
Uso configuração SPOA com jumelos revolver. Seria o caso de, já que estou mexendo, mandar o eixo dianteiro um pouco mais pra frente e usar feixes de mola maiores?? Quais??
Obrigado.
se vc for usar pneus 33" é uma otima ideia ideia jogar o eixo p/ frente, uns 50mm já é suficiente p/ nao pegar caixa de rodas... dai eu já aproveitaria a empreitada p/ usar feixe de mola mais comprido ( alongando uma mixaria do chassis na frente) p/ dar mais curso e macies na suspensao dianteira
dá uma conferida nos de bandeirante ou traseiro de S10
T+
diogo ludovico
10/12/2008, 14:46
Natanael, ai em bsb tem um samurai branco com 33" e eixos de rural spoa.
O cara teve que alongar o chassis e colocaou feixes de band se não me engano.
As fotos estão em casa, e depois te passo.
Quanto ao flutuante, é o sistema de semi-eixo que evita que na quebra do rolamento todo o conjunto roda+freio+semi-eixo saiam.
já viu um willys sem uma das rodas, quando sai o semi eixo inteiro junto?
Pessoal, no caso de uso de pneus "normais", vamos dizer até 235/75/15, ficaria "inviável" por causa da altura da bola? Porque tenho planos bem distantes de colocar um ap envenenado... e temo que o conjunto original não aguente... e como é de indoor, nada de spoa, nem pneu grande, nem grandes alterações em altura....
abraço
com certesa se colocar um AP mexido os originais nao vao durar muito tempo, mas como é indoor, vao livre nao interessa tanto néh? os outros willys que correm no indoor nao usam pneus pequenos com D44 ?
Natanael Junior
10/12/2008, 15:47
Natanael, ai em bsb tem um samurai branco com 33" e eixos de rural spoa.
O cara teve que alongar o chassis e colocaou feixes de band se não me engano.
As fotos estão em casa, e depois te passo.
Quanto ao flutuante, é o sistema de semi-eixo que evita que na quebra do rolamento todo o conjunto roda+freio+semi-eixo saiam.
já viu um willys sem uma das rodas, quando sai o semi eixo inteiro junto?
Conheço esse samuca, Diogo.
Era do Sandro, um amigo jipeiro velho e aposentado (sumiu, hehehe) daqui. Se não me engano usava feixes de toyota mesmo e o dianteiro era beeem pra fente.
Ele vendeu o samuca.
Valeu!
Natanael Junior
10/12/2008, 15:49
e esses dana 44 de willys "güentam" pneus 33 com rodas com off set pra fora e espaçadores sem dar piti nos semi-eixos??? Senão vou trocar seis por meia dúzia.
Alexandre X
10/12/2008, 16:13
Opiniao do X:
Mantenha o eixo dianteiro, coloque um highsteer decente tipo esse http://www.sky-manufacturing.com/new/detaproduct.php?id=179
Um lockright PT1530 (com planetarias de 26 estrias) e um kit de semi-eixo refoercado da Spidertrax.
Sou novo, mas que kit de semi-eixo reforçado da Spidertrax é este, onde se encontra, qual bitola de pneus ainda é "seguro" usar com estes semi-eixos, tem ideia de valor, mantem a carcaça original do eixo samurai? Desculpe se falei muita besteira, mas só vamos se entender conversando. Comprei eixos da toyota bandeirante, para colocar no samurai, mas não vou ganhar nada em altura com pneus 33 (ja tenho as rodas 6 furos), claro q vai diminuir a chance de quebra, mas sera q vai valer a pena? Estou arrrumando os freios e depois pretendo colocar feixe de mola (duas laminas ) da toyota no lugar dos originais, seria uma boa receita para trilhas pesadas, tenho ja instalada a red. X-Crawler, e a relação do dif é praticamente a mesma, o restante tudo original.Obrigado por enquanto.
Alexandre X
10/12/2008, 22:02
É um kit de homocineticas mais fortes e semi-eixos feitos em aço cromo 4330, na teoria daria para rodar com um pneu 33". Mas o fusível pode mudar de lugar... eu chutaria o conjunto coroa e pinhão. Se você já comprou os eixos da Band não volte atras, são muito mais fortes a coroa tem 9" contra 6.8" do Samurai. O semi-eixo de 30 estrias na ponta que entra no diferencial contra 22 do Samurai, da para rodar pneus 35" sem mexer em nada (exceto relação) e com boas chances de upgrade para rodar pneus de 40".
Vc ta no caminho certo.
Vou continuar na minha ideia então, obrigado por enquanto X , depois de pronto falo como ficou ate +
Natanael Junior
11/12/2008, 13:04
Opiniao do X:
Mantenha o eixo dianteiro, coloque um highsteer decente tipo esse http://www.sky-manufacturing.com/new/detaproduct.php?id=179
Um lockright PT1530 (com planetarias de 26 estrias) e um kit de semi-eixo refoercado da Spidertrax.
vende no makro?? heheheh
O eixo de band é tão largo quanto os de troller ou rural??
E a posição dos diferenciais? é compatível com o samuca?
Obrigado mais uma vez.
Alexandre X
11/12/2008, 13:51
Tem anos que o eixo de band e centralizado e outros a direita. Mas nenhum e incompativel com o samuca.
Se usar eixo com bola central e a saida da tcase a direita nao da xabu. O que nao pode e usar eixo com bolota a esquerda.
Natanael Junior
11/12/2008, 16:48
Tem anos que o eixo de band e centralizado e outros a direita. Mas nenhum e incompativel com o samuca.
Se usar eixo com bola central e a saida da tcase a direita nao da xabu. O que nao pode e usar eixo com bolota a esquerda.
então tá então.
E porque raios vc não veio pro calango???
Foi duca e assim que estiver com o relato pronto vou fazer um tópico sobre o calango 2008.
em http://picasaweb.google.com.br/todatrilha/CalangoTrophy# tem fotos da equipe Pé-de-Pano nessa e nas edições passadas também.
Abraço pensando em eixos....
Alexandre X
11/12/2008, 18:18
Nada saiu como planejado e tu sabe que participar do calango e um sonho antigo.
Se o @#*@! do mecanico nao montar o @#*@! do meu motor, vou rancar tudo duma vez e comprar na suzucar um conjunto completo de GV 2.0
então tá então.
E porque raios vc não veio pro calango???
Foi duca e assim que estiver com o relato pronto vou fazer um tópico sobre o calango 2008.
em http://picasaweb.google.com.br/todatrilha/CalangoTrophy# tem fotos da equipe Pé-de-Pano nessa e nas edições passadas também.
Abraço pensando em eixos....
joão k. chikui
11/12/2008, 19:53
Natanael , Por largura de eixo , em ordem decrescente fica assim:
Troller , Hilux até 94, Rural , Band, Samurai e CJ5.
Quanto ao seu projeto de eixo de Band , ficaria inquebrável , mas , a bola é grande , em facões pode enroscar , e só tem 2 possibilidades de relação , ambas muito longas (3,7:1 e 4,11:1). Se for eixo acima de 82 , tem as bolas deslocadas para a direita como no Samurai. Se for das picapes , é flutuante (vantagem maior apenas para peso, pois os semi-flutuantes também são inquebráveis e muito mais em conta)
Eixo de Hilux é muito bom , tem opção de bloqueio também , relação mais curta (tem 4,56:1) , bolas relativamente pequenas , mas o traseiro é central.
Qual motor é o seu e qual reduzida?
vende no makro?? heheheh
O eixo de band é tão largo quanto os de troller ou rural??
E a posição dos diferenciais? é compatível com o samuca?
Obrigado mais uma vez.
ô Joao.. se nao me engano os eixos da hilux mais mais estreitos que de rural... pouca coisa mas é..
é uma pena que aqui no Brasil tenham pouquissimos eixos de hilux pois eles fazem um casamento perfeito p/ Samurai...heheeh
inclusive esse topico aqui esclarece melhor as bitolas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937
T+
Natanael Junior
12/12/2008, 11:18
meu motor é o original ( por enquanto, pois tenho a idéia de colocar um maior - ap 1.8 ou 2.0 ou ainda um 2.2gm, ou sei lá.)
Tenho a redução Xcrawler.
dúvidas:
1- Não existe relação para eixo de band semelhante à original do samuca ou mais reduzida?
2- Para eixos de band no samuca o ideal é o traseiro antigo com bola central e o dianteiro com bola deslocada à direita, estou certo??
Abraço encafifado....
2- nao... se vc vai continuar usando a Tcase original do samurai o ideal seria vc usar os eixos de band mais novos com a bola deslocada a direita...
1- a relacao original de samurai até 95 é 3.7:1, ou seja.. a mesma da band descrita acima pelo joao... mas obvio se vc vai usar eixos de band imagino que vá usar pneus grandes né? no minimo 33".. dai vc terá de usar obrigatoriamente a 4,11:1 e mesmo assim ela vai ficar longa um pouco longa
T+
2- nao... se vc vai continuar usando a Tcase original do samurai o ideal seria vc usar os eixos de band mais novos com a bola deslocada a direita...
1- a relacao original de samurai até 95 é 3.7:1, ou seja.. a mesma da band descrita acima pelo joao... mas obvio se vc vai usar eixos de band imagino que vá usar pneus grandes né? no minimo 33".. dai vc terá de usar obrigatoriamente a 4,11:1 e mesmo assim ela vai ficar longa um pouco longa
T+
Alexandre X
12/12/2008, 12:43
Tem muita coisa pra eixo de band nos usa.
Coroa e pinhao tem 4.88 e 5.29 tem bloqueio automatico e selecionavel, tem semi-eixo e homocinetica reforcada entre outros.
meu motor é o original ( por enquanto, pois tenho a idéia de colocar um maior - ap 1.8 ou 2.0 ou ainda um 2.2gm, ou sei lá.)
Tenho a redução Xcrawler.
dúvidas:
1- Não existe relação para eixo de band semelhante à original do samuca ou mais reduzida?
2- Para eixos de band no samuca o ideal é o traseiro antigo com bola central e o dianteiro com bola deslocada à direita, estou certo??
Abraço encafifado....
joão k. chikui
12/12/2008, 22:04
Pois é , Fabil . Estava na duvida . É que meu amigo tem os eixo de Hilux no Samurai dele , mas , como tá com um pneu 3k 35" , para não perder esterçamento , colocou alargador , aí ficou bem largo.
ô Joao.. se nao me engano os eixos da hilux mais mais estreitos que de rural... pouca coisa mas é..
é uma pena que aqui no Brasil tenham pouquissimos eixos de hilux pois eles fazem um casamento perfeito p/ Samurai...heheeh
inclusive esse topico aqui esclarece melhor as bitolas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937)
T+
Alexandre X
13/12/2008, 00:24
Pois é , Fabil . Estava na duvida . É que meu amigo tem os eixo de Hilux no Samurai dele , mas , como tá com um pneu 3k 35" , para não perder esterçamento , colocou alargador , aí ficou bem largo.
Eu passei por um aperto recentemente, tinha um espacador de 1.5" da spidertrax para a bitola ficar identica a traseira. As novas rodas nao serviram pq pegavam na pinca, com aruelas eu resolvia o problema da frente, e a traseira ia ficar 1,5 mais larga com o espacador, dai eu ignorei :mrgreen: coloquei um espacador de 3" na frente, tem que ver o naco de aluminio que e... :mrgreen:
Natanael Junior
09/02/2009, 14:06
what does a fart mean for those who are "shitted"?!
ou mió: o que é um peidin pra quem tá kgado??
pensando nisso, e também em freios a disco, flutuantes e relações possíveis para D44,
bati o martelo: EIXOS DE TROLLER.
Devem chegar hoje.
o desenrolar da novela em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=806513&posted=1#post806513
Abraço e SOCORRO!!!!
All,
Uma outra dica para usar no samurai seria eixos de Engesa.
É maior que eixo de CJ, mas é menor que Rural. Eliminaria a necessidade dos mal falado espaçadores.
Se procurar eixo traseiro de fase 1 tem inclusive a bola do diferencial deslocada e de quebra ainda tem opção de freio a disco, flutuante, bloqueio e tudo mais.
O lado ruim é as peças desses eixos são um pouco mais caras que as usadas na linha willys.
Abs pensando M,
GuTo_Cerulli
10/02/2009, 11:56
Pois é , Fabil . Estava na duvida . É que meu amigo tem os eixo de Hilux no Samurai dele , mas , como tá com um pneu 3k 35" , para não perder esterçamento , colocou alargador , aí ficou bem largo.
João,
Se for o Samurai do Luiz, o espaçador dianteiro é para "corrigir" a bitola doeixo, uma vez que o eixo dianteiro é da Hilux pick-up e o traseiro é de uma SW4 v6 (tem uns 100mm de diferença entre os dois eixos...) - tudo isso porque não achamos o par original no desmanche.:mrgreen:
[]'s
diogo ludovico
10/02/2009, 12:03
Tendo em vista a facilidade de manutenção e aquisição de peças, eu ficaria com a linha troller e rural/willys.
Do band fica muito forte, porem pelo tamanho das batatas só colocando pneus de 35" pra cima!
eixo de engesa tem dois problemas
1- sao 6 furos, entao vai ter que trocar o jogo de rodas
2- o dianteiro é D30, vai precisar trocar o miolo p/ D44 se quiser rodar com 35"
na minha opniao e se nao usa o samurai p/ o dia-a-dia ( por conta da bitola enorme que vai ficar), o melhor custo x benefico é de rural..
T+
Alexandre X
10/02/2009, 18:57
Se o motivador do "upgrade" sao as quebras, hoje acredito que o eixo original com alguns upgrades e a melhor solucao.
X,
E quais seriam esses upgrades???
Teria idéia de custo???
[]'s
Natanael Junior
16/02/2009, 15:39
X,
E quais seriam esses upgrades???
Teria idéia de custo???
[]'s
Opiniao do X, na página 2 desse tópico:
"Mantenha o eixo dianteiro, coloque um highsteer decente tipo esse http://www.sky-manufacturing.com/new...uct.php?id=179
Um lockright PT1530 (com planetarias de 26 estrias) e um kit de semi-eixo refoercado da Spidertrax."
Abraço encafifado com o tamanho dos eixos de troller...
raphaelmacae
16/02/2009, 16:34
eu tambem deixaria do jeito que esta, compra eixos de samurai e coloca no lugar dos que quebrou...
se for ter que trocar de eixos, vai inventar moda e botar freio a disco nas 4, kit ensimec, roda livre manual avm e etc so ai vai quase 5mil!!!! vai por mim que ja fiz esse upgrade e nunca mais faria novamente...
Natanael Junior
20/02/2009, 16:47
achei que tivesse ido o semi-eixo e foi-se a homocinética...
nunca tinha visto abrir desse jeito...
vejam a foto dela quebrada abaixo.
O eixo de troller com roda 16, dependendo do pneu, acho que não vai ficar tããão pra fora assim. Arrastamos um para baixo do samucaco hoje e é capaz de só os gomos da lateral do pneu ultrapassarem os "bussuvacas".
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