PDA

Ver Versão Completa : Abrir bomba

niw
09/12/2008, 13:38
Estou pensando em abrir um pouco a bomba de combustivel da minha Hilux para ganhar um pouco de potencia
Quero saber se tem algum porem além da fumaça e aumento do consumo
Estou pensando em um kit turbo futuramente, não instalo agora por falta de verba e por isso estou pensando em alguma outra forma de ganhar potencia sem gastar muito (coisa quase impossivel)
E ai, vale a pena abrir um pouco a bomba?

igneis alves demelo
09/12/2008, 13:50
Ola Amigo. quando comprei minha hilux 2000 eu tambem não tinha verba ai abri uma volta na bomba e ganhei alguma potencia sim, mais só depois que coloquei o turbo e o intercooler é que o bixo pegou. um grande abraço.

Leonardo Dic
09/12/2008, 18:13
Niw, acho muito pouco o ganho em potencia, em relação ao aumento exagerado da fumaça preta e tb do consumo.

Eu acho que não vale a pena.
Agora o turbo sim, transforma ela em outro carro e diminui o consumo.

Abraço

niw
09/12/2008, 22:04
Valeu pela ajuda! Vou abrir a bomba para ver como fica. Se eu não gostar volto ao normal. Alguém pode me explicar como posso faZer isso em casa? Já que o mecânico quer 50 reais para fazer a regulagem, o que já estou achando caro pelo serviço que aparenta ser bem simples...

mecamaniaco
10/12/2008, 13:31
Valeu pela ajuda! Vou abrir a bomba para ver como fica. Se eu não gostar volto ao normal. Alguém pode me explicar como posso faZer isso em casa? Já que o mecânico quer 50 reais para fazer a regulagem, o que já estou achando caro pelo serviço que aparenta ser bem simples...
Lembre-se que o seu motor possui uma turbina de pressão regulada, ou seja, se você aumentar o débito de Diesel você não vai ganhar tanto desempenho, prq a pressão continuará a mesma, e ela vai fazer bastante fumaça!!!!

Vai melhorar apenas em baixa prq a turbina vai entrar mais cedo!!! e só isso !!!!!!!!!

laserman
10/12/2008, 13:36
Meu Caro,
Vá testando a abertura, medindo desempenho e consumo até encontrar a ideal !
Na minha 95 aspirada acelerei até 140 /h só com regulagem de bomba e bicos !

Boa lama,

Estou pensando em abrir um pouco a bomba de combustivel da minha Hilux para ganhar um pouco de potencia
Estou pensando em um kit turbo futuramente, não instalo agora por falta de verba e por isso estou pensando em alguma outra forma de ganhar potencia sem gastar muito (coisa quase impossivel)

niw
10/12/2008, 17:32
Lembre-se que o seu motor possui uma turbina de pressão regulada, ou seja, se você aumentar o débito de Diesel você não vai ganhar tanto desempenho, prq a pressão continuará a mesma, e ela vai fazer bastante fumaça!!!!

Vai melhorar apenas em baixa prq a turbina vai entrar mais cedo!!! e só isso !!!!!!!!!

A minha é aspirada (por enquanto!)

Meu Caro,
Vá testando a abertura, medindo desempenho e consumo até encontrar a ideal !
Na minha 95 aspirada acelerei até 140 /h só com regulagem de bomba e bicos !

Boa lama,

Opa, o que você fez nos bicos? Hoje liguei para a Bodiesel (uma autorizada da bosch aqui da minha cidade) e sai 150 reais fazer limpesa dos bicos e regulagem da bomba
Mas eu queria aprender a mexer na bomba para não ter que ficar testando e pagando mecanico para regular!

Mad Dog
10/12/2008, 18:23

Olá amigo,
vc até pode aumentar o fluxo em 5-10%, acima disso não recomendo pois o ganho será infimo, e vc corre o risco de encharcar os bicos injetores devido a má queima do combustivel.

Abraço

laserman
11/12/2008, 13:05
Caro Toyoteiro,
Aconselho vc pagar uma vez e observar para aprender !

Boa lama,

A minha é aspirada (por enquanto!)

Opa, o que você fez nos bicos? Hoje liguei para a Bodiesel (uma autorizada da bosch aqui da minha cidade) e sai 150 reais fazer limpesa dos bicos e regulagem da bomba
Mas eu queria aprender a mexer na bomba para não ter que ficar testando e pagando mecanico para regular!

DieselPower
14/12/2008, 21:37
A regulagem é realizada atravéz de um parafuso (débito) da BI. Este parafuso esta escondido por um lacre metálico, você deve rompe-lo utilizando uma alicate e gira-lo no máximo meia volta. Depois recoloque o lacre (mesmo rompido) sobre o parafuso, para evitar problemas com a lei...
Mas já lhe aviso que o ganho com ela aspirada não será muito considerável, já o aumento de fumaça...
Em relação ao consumo, provavelmente não deverá alterar-se, muitas vezes inclusive melhora.
A Hilux do meu sogro estava soltando muita fumaça, resolvi "fechar" um pouquinho a bomba, resultado, perdeu um pouco de desempenho (bem pouco), diminuiu a fumaça e o consumo na estrada caiu aproximadamente 1 km/l... Ou seja, com menos diesel sendo enviado ao motor ele fica mais "fraco", precisamos acelerar mais, e com isso acaba ocasionando uma média de consumo menor.
Mas depis de turbinado este motor (3L) fica realmente muito bom.
Abraço.

PS.: Eduardo, já desisti de esperar seu tópico a respeito do "antes e depois" da turbina... Abraço!

niw
16/12/2008, 16:14
A regulagem é realizada atravéz de um parafuso (débito) da BI. Este parafuso esta escondido por um lacre metálico, você deve rompe-lo utilizando uma alicate e gira-lo no máximo meia volta. Depois recoloque o lacre (mesmo rompido) sobre o parafuso, para evitar problemas com a lei...
Mas já lhe aviso que o ganho com ela aspirada não será muito considerável, já o aumento de fumaça...
Em relação ao consumo, provavelmente não deverá alterar-se, muitas vezes inclusive melhora.
A Hilux do meu sogro estava soltando muita fumaça, resolvi "fechar" um pouquinho a bomba, resultado, perdeu um pouco de desempenho (bem pouco), diminuiu a fumaça e o consumo na estrada caiu aproximadamente 1 km/l... Ou seja, com menos diesel sendo enviado ao motor ele fica mais "fraco", precisamos acelerar mais, e com isso acaba ocasionando uma média de consumo menor.
Mas depis de turbinado este motor (3L) fica realmente muito bom.
Abraço.

PS.: Eduardo, já desisti de esperar seu tópico a respeito do "antes e depois" da turbina... Abraço!

Muito obrigado pela ajuda! :concordo:
Agora tenho mais um problema HUAHUAHU
Aonde fica a bomba ingetora? Se não for muito abuso teria como você tirar uma foto da bomba injetora do seu sogro mostrando a localização?

DieselPower
16/12/2008, 16:59
Aonde fica a bomba ingetora? Se não for muito abuso teria como você tirar uma foto da bomba injetora do seu sogro mostrando a localização?

Até o final da semana envio as fotos.
Abraço.

niw
21/12/2008, 21:18
Até o final da semana envio as fotos.
Abraço.

Obrigado!
Estou na espera das fotos! :mrgreen::mrgreen:

DieselPower
13/01/2009, 22:32
Niw,
Desculpe a demora, estava de dérias e fiquei sem acessar a internet.
Vou tirar as fotos esta semana, na Hilux do meu sogro e posto aqui!
Abraço!

joaodopet
14/01/2009, 00:12
Tenta localizar aí.
Olha a mangueira do radiador e segue ela até a vávula termostática.
Aí perto(mais pro fundo) você vai ver a bomba, nela tem o cabo do acelerador.
Espero que tenha sido útil e que consiga entender asuhasuhashusauhs
Se o carro estivesse aqui eu tirava uma foto agora mesmo, só que tá na oficina trocando a junta do cabeçote pois ela foi pro saco :/

niw
14/01/2009, 13:53
Acho que ja achei
Achei um parafuso que tem um lacre enrolado nele
To na duvida agora
Minha Toyo ta gastando muito (7,5km/l media)
Sera que se eu abrir um pouco consigo deixar ela mais economica?

niw
14/01/2009, 14:13
Fui lá tirar uma foto agora e percebi que são dois parafusos com lacre
Se são esses, qual dos dois devo frouxar?
http://i107.photobucket.com/albums/m296/niw_2006/Imagem057.jpg

Leonardo Dic
15/01/2009, 07:19
É o nº 2 pois o 1 é o limitador da rotação maxima.

Agora, duvido que abrindo a bomba vc deixe ela mais economica.

Pra isso é só um kit turbo com o alongamento da transmissão.

Abraço

Peo 12
17/08/2017, 17:53
boa noite não achei nada falando sobre isso fiz o motor completo da minha hilux 97 troca do cabeçote e válvulas pistão biela camisa tudo medida original vira brequin retificado primeira vez troca reparo dos bicos e bomba regulada ai com tudo novo não deu muito certo 1,2kg não aguento queimo junta kit spa completo turbina t2 rodei 200 km e queimo o cilindro 4 e 3 e fico marcado o 1 e 2

isso foi a segunda vez a primeira que estalei o kit deu falta em 2 bico tava travado ai frito o cabeçote e coloque um novo marca mando jogo de junta mando tbm
foi tudo verificado e colocado cabeçote novo e não aguento

alguém tem uma receita pra não ter dor de cabeça