Conectar

Ver Versão Completa : Roteiro de Viajem: Grand Cherokee na Neve! É possível... Fotos Anexas

rogeriosf
09/12/2008, 13:33
Para estimular aos Jeepeiros:

Nesta temporada de inverno fui com o meu Jeep Grand Cherokee Laredo para o Chile. Foi d+!

Em resumo:

Roteiro
. 1 dia - São Paulo - Porto Alegre
. 2 dia - Porto Alegre - Buenos Aires (com escala no Chui para trocar os pneus do JEEP - comprei Yokohama Geolandar A/t USD 130,00 cada)
. 3 dia - Buenos Aires - Mendoza
. 4 dia - Mendoza - Santiago
. 5 dia - Santiago - El Colorado (1 hora de viagem) e ski.....

Retorno - o roteiro foi o mesmo, sentido inverso, sendo que fiquei 2 dias em B. Aires e 1 dia em Porto Alegre para passear.

Comentários:

- As estradas são muito boas e o pior trecho é o SP - Paraná
- Eu planejei a saida de São Paulo de modo a chegar em Mendoza junto com uma tempestade de neve (sabendo do risco de encontrar a fronteira fechada)
- Atravessei a fronteira com neve e gelo - o carro respondeu incrivelmente acima das minhas expectativas
- viajamos em 3 pessoas na ida e em 4 na volta - todos confortavelmente acomodados
- a gasolina na Argentina é muito barata
- a média de consumo foi entre 7 e 9,5 KM/L
- comprei o kit Ski - porta ski's para a cherokee para 4 equipamentos (cheguei a levar 6 no rack = 4 no porta ski + 2 no rack)
- comprei as correntes com rompe gelo e não as utilizei (quem sabe as ocuparei na transamazonica na epoca das chuvas :-))
- Oficinas e pecas de reposição disponíveis no Chile e na Argentina em fartura (comprei 3 jogos de pastilhas de freio mopar por 80 USD, filtros de ar e oleo por 1/2 duzia de tustões...)

Vejam as fotos....

Abraços e vamos compartilhar roteiros e aventuras...

BlackJeff
09/12/2008, 14:35
Muito legal esse passeio. Qual a temperatura média e mínima que vc enfrentou? O carro pegava legal pela manhã? Muito boa a sua média, a minha 5.2 faz 5,5 km/l no pau da goiaba. Abraços brother.

samukanvas
09/12/2008, 14:36
Cara, muito legal as fotos!!!

Estarei indo em julho ao chile tb, só que mais pro norte e não devo pegar tanta neve, mas será tb divertido...

Como fica o comportamento do carro com a gasolina pura da argentina e chile?

abs

rogeriosf
09/12/2008, 14:39
Blackjeff, A temperatura média foi na casa dos 10 graus e a mínima foi -8 graus no meio da madrugada.
Aluguei uma casa na neve e o carro ficava exposto as nevascas da madrugada sem proteção.
Na manhã, o carro pegava sem problema algum! O único cuidado que tive foi dimensionar o aditivo do radiador para estas temperaturas.
Quanto ao oléo do motor, o Helix da shell azul que acho que é 10W40 - não estou seguro!
Abraços,
Rogério

rogeriosf
09/12/2008, 14:43
Cara, muito legal as fotos!!!

Estarei indo em julho ao chile tb, só que mais pro norte e não devo pegar tanta neve, mas será tb divertido...

Como fica o comportamento do carro com a gasolina pura da argentina e chile?

abs
O carro não alterou o comportamento por conta da gasolina.
Eu sempre abasteci a vtr com a gasolina intermediária (acho que é a super 95 octanas) e a Cherokaa se portou super bem!
Na Argentina você vai achar a gasolina muito barata. Dica - leve $$$ em espécie na argentina pois a maioria dos postos de estrada não aceitam cartão ou te cobram sobre preço de 20%. No Chile, a gasolina é parelha com o Brasil.
A viagem é incrível!

Não se esqueça dos equipamentos obrigatórios exigidos na argentina e do seguro carta verde. Se quiser mais detalhes me escreva...

Abraços,

juliano muller
09/12/2008, 22:16
Parabens pelo passeio! Ainda vou encarar uma dessas tbém com minha esposa e filha! Elas adoram viajar!

abraço...:palmas::palmas:

BADIA
09/12/2008, 22:42
Rogerio, quanto de $$ custou a gasoza dessa viagem e quantos kms percorridos?
Abração,
Badia
PS.: Posta essa tua viagem também no tópico trilhas on-road o pessoal adora essas dicas.

Blackjeff, A temperatura média foi na casa dos 10 graus e a mínima foi -8 graus no meio da madrugada.
Aluguei uma casa na neve e o carro ficava exposto as nevascas da madrugada sem proteção.
Na manhã, o carro pegava sem problema algum! O único cuidado que tive foi dimensionar o aditivo do radiador para estas temperaturas.
Quanto ao oléo do motor, o Helix da shell azul que acho que é 10W40 - não estou seguro!
Abraços,
Rogério

Mausja
10/12/2008, 11:01
Caro Rogerio, belas fotos! Tinha também a intensão de fazer este roteiro...mas amarelei por causa dos dias (só tinha 10 dias e achei que fosse pouco) e também pelos relatos de viajantes que tiveram vários problemas com o policiamento (com os hermanos argentinos é claro, pois os carabineiros são quase incorruptíveis) e tiveram que ficar dando propinas. Qual foi sua experiência, quais são os equipamentos obrigatórios de segurança e como fez para tirar o seguro carta verde? Abs!

Rones Jr
10/12/2008, 12:13
Cara...animal tua viagem! E ai? Vc tava com ou sem válvula termostática? rssss! Na boa...viu GNV na Argentina e Chile?

marcelo_manaloa
10/12/2008, 14:44
Para estimular aos Jeepeiros:

Nesta temporada de inverno fui com o meu Jeep Grand Cherokee Laredo para o Chile. Foi d+!

Em resumo:

Roteiro
. 1 dia - São Paulo - Porto Alegre
. 2 dia - Porto Alegre - Buenos Aires (com escala no Chui para trocar os pneus do JEEP - comprei Yokohama Geolandar A/t USD 130,00 cada)
. 3 dia - Buenos Aires - Mendoza
. 4 dia - Mendoza - Santiago
. 5 dia - Santiago - El Colorado (1 hora de viagem) e ski.....

Retorno - o roteiro foi o mesmo, sentido inverso, sendo que fiquei 2 dias em B. Aires e 1 dia em Porto Alegre para passear.

Comentários:

- As estradas são muito boas e o pior trecho é o SP - Paraná
- Eu planejei a saida de São Paulo de modo a chegar em Mendoza junto com uma tempestade de neve (sabendo do risco de encontrar a fronteira fechada)
- Atravessei a fronteira com neve e gelo - o carro respondeu incrivelmente acima das minhas expectativas
- viajamos em 3 pessoas na ida e em 4 na volta - todos confortavelmente acomodados
- a gasolina na Argentina é muito barata
- a média de consumo foi entre 7 e 9,5 KM/L
- comprei o kit Ski - porta ski's para a cherokee para 4 equipamentos (cheguei a levar 6 no rack = 4 no porta ski + 2 no rack)
- comprei as correntes com rompe gelo e não as utilizei (quem sabe as ocuparei na transamazonica na epoca das chuvas :-))
- Oficinas e pecas de reposição disponíveis no Chile e na Argentina em fartura (comprei 3 jogos de pastilhas de freio mopar por 80 USD, filtros de ar e oleo por 1/2 duzia de tustões...)

Vejam as fotos....

Abraços e vamos compartilhar roteiros e aventuras...

mais umas no gelo...
parabens pela viagem...

rogeriosf
16/12/2008, 11:21
Rogerio, quanto de $$ custou a gasoza dessa viagem e quantos kms percorridos?
Abração,
Badia
PS.: Posta essa tua viagem também no tópico trilhas on-road o pessoal adora essas dicas.
Eu tenho a planilha com as despesas e postarei em breve.
No total rodei +/-9000km.
A viagem eh fantastica.
Abracos,
Rogerio

rogeriosf
16/12/2008, 11:31
Caro Rogerio, belas fotos! Tinha também a intensão de fazer este roteiro...mas amarelei por causa dos dias (só tinha 10 dias e achei que fosse pouco) e também pelos relatos de viajantes que tiveram vários problemas com o policiamento (com os hermanos argentinos é claro, pois os carabineiros são quase incorruptíveis) e tiveram que ficar dando propinas. Qual foi sua experiência, quais são os equipamentos obrigatórios de segurança e como fez para tirar o seguro carta verde? Abs!
Ola Mausja,
Eu acho que o "risco" 'e o mesmo de termos problemas no brasil.
Eu ja realizei esta viagem 3 vezes e nunca fui assediado por um policial corrupto. Fui parado inumeras vezes, os equipamentos obrigatorios foram inspecionados e nao tive problemas.
Claro que o importante e' nao dar bobeira, nao dar espaco e deve-se evitar cometer infracoes. Eu costumo dizer que nao pode se ter o comportamento de turista deslumbrado...
Eu trafegava entre 110 e 140/150km e o a unica enquadrada que levei foi quando pulei um canteiro com a Cherokee no Puerto Madero para encurtar caminho. Em 2 min fui abordado pelos policiais, questionado, e humildemente expliquei que eu achei que era permitido trafegar pela calcada para estacionar/manobrar, pedi desculpas, contei historias e tudo ficou bem.... :-)
Abracos,
Rogerio

rogeriosf
16/12/2008, 11:33
Cara...animal tua viagem! E ai? Vc tava com ou sem válvula termostática? rssss! Na boa...viu GNV na Argentina e Chile?
Eu estava com o carro original... Por que a pergunta da valvula termostatica? O carro foi projetado para estas condicoes....
No chile os postos estao sem GNV ha mais de 1 ano... Alias, gas 'e um grave problema que o chile tem por conta das brigas com a argentina e bolivia.
Na argentina tem gnv mas a gasolina e' muito barata... O que eu escutei eh que os bicos sao diferentes nos postos... nao sei se procede...

alexborba
28/12/2008, 22:04
Eu estava com o carro original...
Na argentina tem gnv mas a gasolina e' muito barata... O que eu escutei eh que os bicos sao diferentes nos postos... nao sei se procede...

olá rogério, xará!

quando vc acabar, sem pressa, posta a planilha aqui, já que citou-a... estou muito interessado em fazer esta viagem, mas preciso saber se não é "viagem" demais da minha cabeça, entende?! risos

se vc puder comentar ou responder, sem invadir sua privacidade, por favor!, algumas perguntas que podem ser coletivas seria ótimo!

- quanto vc gastou só com o carro, fora o combustível? em contratempos de surpresa, se houve algum...

- a compatibilidade dos bicos de gnv pode ser um problema. tenho 21m3 e a autonomia das cherokas não é muito alta... dá pra passar perreio ou é sussa?

- cada viagem tem um tempo certo e fazer em dez dias me pareceu meio apertado... se pudesse ir curtindo um pouco mais todo o trajeto, faria em quantos dias a mesma viagem?

- vc se revezou em quantos motoristas em cada perna: sp > poa; poa > ba? não pretendo chegar lá pra esquiar esgotado da viagem, entende?

- quanto tempo antes de viajar vc começou o planejamento da parada?

- um gps é indispensável ou tem placa por todo lado?

- teve algum lugar que vc gostaria de ter ido mas não foi e recomendaria para eu ir ao invés de seguir sem desvios para santiago?

- pratico skate, street. vc viu gente andando durante sua trip?

- vc tem alguns "locais" pra indicar. mecânico, caseiro, lan house, torta de amora... dicas tipo come em tal posto ou foge daquela pocilga

- vc viu wifi nos lugares ou é melhor comprar uma plaquinha 3G pro laptop que funcione tb como celular nos três países?

perguntei pra caralho, desculpe.
pior ainda não ter perguntado nada de trilhas, lama e tal.
desculpe moderador tb!

se preferir, responda em mp.
um abraço e boa sorte e saúde em 2009, 10...
b