PDA

Ver Versão Completa : Relação 39x10 e 47x12 trava a alavanca do 4x4



FernandoPedro
09/12/2008, 12:00
Amigos:

Uma coisa intrigante está acontecendo com o meu Engesa.

Troque a t-case original do fase 1 por uma t-case do toyota bandeirante, e deixei as relações originais, 39x8 e 44x9 , porém numa trilha tive um problema e a coroa dianteira acabou quebrando alguns dentes, não sei se ela já estava ruim.

Como eu queria alongar um pouco mais a relação, resolvi trocar o conjunto de C&P dianteiro e traseiro, e acabei comprando as relações 39x10 D30 e 47x12 D44, depois disso percebí que a alavanca do 4x4 não desengatava quando a roda-livre estava posicionada no modo 4x4.

Levei no mecânico que me vendeu a t-case e no mecânico que instalou ela, a ambos disseram que essa relação, 3,90 D30 e 3,916 D44 apresentam esse problema, e que se eu usar o 4x4 mesmo na terra batida, acabarei quebrando um dos dois conjuntos de C&P.

Algum de vocês já passou por essa situação? Vocês poderiam me dar uma opinião sobre isso?

Abraços a todos.

Ralado/SP
09/12/2008, 17:06
Fernando,

tendo como parâmetro a diferênça que há, originalmente, entre as relações que a engesa utlizava nos eixos dianteiros (Dana 30) e traseiros (Dana 44), creio que essa diferença de 0,016 não seja tão significatica à ponto de quebrar C&P ou qq dano nesse nível. Porém sabendo dessa diferença, é bom sempre ficar de olho em algumas coisas que podem deixar essa diferença ainda maior: Diferenças entre as medidas dos pneus dianteiros e traseiros; desgastes desproporcionais; calibragem dos pneus - principalmente quando baixamos à olho nas trilhas; diferença de tala das rodas - tem gente que usa 10 nas traseiras e 8 nas dianteiras.

Teoricamente essa diferença que vc tem ou terá é minima e é aliviada pelo sistema diferancial do eixo durante o trajeto em pisos de baixa adereância - essa foi a explicação que me deram quando questionei a diferença original de fábrica dos engesas. O que ajuda a aliviar o desengate da tração é dar uma rézinha e puxar a alavanca com o carro ainda se movimentando ( lento mesmo ) e/ou desligar os AVM's andar um pouquinho e depois movimentar a alavanca.

Abraçones

Ralado

Kim
09/12/2008, 19:09
Concordo em termos com o Ralado S/P!

A única coisa que venho a discordar, é em relação à tala do pneu.

Essa medida, é com relação a area de atrito ao solo (mais largo), mais não interfere no diametro do pneu.

Tinha tala 8" e 10" no meu engesa.

Quando usava a relação original D30 e D44, apresentava o mesmo problema com a alavanca do 4x4, para desengatar, tinha que ir para frente e para traz.

Depois que coloquei o D44 na dianteira, podia engatar e dengatar andando, sem "raspar" as engrenagens.

Quanto a quebra, poderia já estar apresentando o problema...

Mais desgaste diferente de pneus, ou calibragens desiguais, podem contribuir, principalmente se somadas.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
09/12/2008, 20:15
AMIGO FERNANDOPEDRO

Nós estamos na mesma com os nossos ENGESAS com as mesmas configurações .

Só que o meu eu não podia usar a tração pq estava com problemas nos semi-eixos que estavam com a extria gasta , daí ele pulava os dentes e não podia usar a tração .

Mas como foi consertado esta semana e no fds fui fazer distribuição de cestas básicas e roupas para os desabrigados da enchente que esta tendo aqui , tinha muita lama .

A relação do meu esta tb com 10x39 na frente e 12x47 na traseira , E SÓ UTILIZAVA A TRAÇÃO 4X4 ´NOS MOMENTOS CRÍTICOS DE UTILIZAÇÃO DE 4X4 , SAÍA DO ENROSCO , TIRAVA A TRAÇÃO , mesmo assim tive dificuldades de destravar a alavanca de 4x4 para 4x2 , como já havia relatado aqui que já tive uma BAND 90 , tb tinha esta dificuldade , mesmo com a relação sendo iguais , FIQUE TRANQUILO , NÃO É DEFEITO NEM DA CAIXA DE REDUÇÃO ( T-CASE ) DA BAND que vc colocou NEM DA INSTALAÇÃO DO SEU MECANICO .

Na BAND que eu tinha a relalção era igual , mesmo assim travava , já no ENGESA esta dificuldade aumenta , SIMPLESMENTE PQ AS RELAÇÕES TEM ESTA MÍNIMA DIFERENÇA , PQ ESTA MÍNIMA DIFERENÇA SE VC FOR ANDANDO NUM PISO DE CHÃO BATIDO , AS RODAS NÃO ESCORREGAM E ESTA DIFERENÇA VAI AUMENTANDO ATÉ " TRAVAR OU QUEBRAR OS DENTES " .

por ísto que uso deste artifício de SÓ USAR A TRAÇÃO QDO FOR EXTRITAMENTE NESCESSÁRIO , E LOGO APÓS DESLIGO , fiz ísto várias vezes e várias vezes tive dificuldade de destravar . Utilizei dos seguintes artifícios para destravar :

1º - Ao sair do atoleiro , andando em linha reta bem devagar , forçava a alavanca para a frente , NA MAIORIA DAS VEZES SAIA .

2º - Qdo não saía , dava pequenas aceleradas e desaceleradas bem devagar mesmo , e neste instante do intervalo da acelerada e desacelerada , EMPURRAVA A ALAVANCA PARA A FRENTE aí saía , mas mesmo assim teve caso que não destravou .

3º - Se mesmo assim não destravasse , dava marcha a ré , acelerando e desacelerando e no intervalo empurrava a alavanca , mas mesmo assim teve hora que não destravou .

4º - E por último , neste caso que não destravou com tudo ísto , desci do carro destravei a roda-livre e andei dando pequenas aceleradas e empurrei a alavanca para a frente e DESENGATOU , NÃO FIQUEI NEM UMA VEZ SEM DESENGATAR .

Qdo tinha a BAND , teve dia que não quis desengatar de geito nenhum , aí eu desengatei a roda-livre , fiquei andando com ela e uma semana depois fui tentar de novo e saiu na hora sem fazer nenhum esforço , acredito eu que a temperatura elevada do conjunto ajuda a dificultar o desengate , daí de outras vezes qdo não queria desengatar , deixava para desengatar no dia seguinte de manhã e NUNCA TIVE DIFICULDADE DE DESENGATAR DESTA FORMA .

O que eu sugiro é : SE POR UM ACASO VC NÃO CONSEGUIR DESENGATAR FAZENDO TUDO ÍSTO QUE FALEI , DEIXE PARA DESENGATAR NO DIA SEGUINTE DE MANHÃ .

Não fique triste com este CONJUNTO MARAVILHOSO QUE VC TEM EM SEU ENGESA NÃO .

No meu é só alegria com este conjunto . Só tem que pegar estas manhas .

ABRAÇÃO

Ralado/SP
10/12/2008, 18:40
Grande Kim...

Como vai a recuperação meu caro... fico feliz que meus "Pitacos" estão melhorando - rsrsrs

Com relação a diferença de tala, que citei anteriormente, o negócio é o seguinte: Tem gente que utiliza 4 pneus de mesma medida, porém usa rodas de tala 10 na traseira e 8 na dianteira, por questões estéticas e/ou pessoais. Isso é muuuito comum de ver em Camper, pois a frente é um pouco mais fina que a traseira e com esse macete os pneus 33 ficam perfeitamente dentro dos paralamas. Porém isso acaba gerando uma diferença entre o diâmetro dos pneus dianteiros e traseiros.

Abraçones

Ralado

FernandoPedro
12/12/2008, 18:36
Pessoal:

Primeiramente agradeço a resposta de todos, como sempre, muito esclarecedoras.

Porém fico preocupado, pois entendo que eu não posso usar o 4x4 sempre que necessário, por exemplo para transpor uma erosão longa.

Me sugeriram que eu voltasse a configuração dos conjuntos de C&P para as relações originais, mesmo assim as relações continuarão com diferença. Estou com esse dilema, porém no fundo não acredito que a mudança nas relações irá resolver o problema de desengate.

O que vocês acham?

Abs.

Kim
12/12/2008, 18:43
Ralado S/P!

É que eu usei meu engesa assim durante um bom tempo, depois coloquei D44 na frente, aí acabou por completo a diferença, como relatei, engatava e desengatava andando, sem raspar.

Por isso relatei o ocorrido.

Mais está ficando bom nos "pitacos"!:concordo:

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
12/12/2008, 19:04
AMIGO FERNANDOPEDRO

Acabe com esta reura amigo , se vc colocar a relação original irá continuar com o memso problema pq elas tb tem uma pequena diferença .

Mas para transpor uma EROSÃO LONGA , tranquilo , pode usar sem susto .

O que ÑÃO PODE E NÃO DEVE , É ANDAR POR LONGOS TRECHOS , MAIS DE 5 KM EM PISO COM MUITA ADERENCIA COMO ASFALTO E CHAÃO BATIDO , uma erosão por mais longa que seja não chega a 500 metros , sem falar que numa erosão EXISTE O ESCORREGAMENTO , pois as paredes da mesma é frágil e desmorona com facilidade .

Fica com esta relação que vc esta que é a mesma do meu que é a 10x39 na frente e 12x47 atras e soca a bucha cara .

Para desengatar como já falei é questão de um pouco de tempo e pegar o jeito .

COMO FALEI TB , NUNCA DEIXEI DE DESENGATAR O 4X4 PARA 4X2 , FIQUE TRANQUILO . ESTE NOSSO CONJUNTO É 10 .

Angelo T. P.
12/12/2008, 20:25
Ola Fernando!
tenho a mesma configuração que a sua no meu Engesa!
Faz 5 anos que uso ela e nunca tiva problemas! Como o pessoal citou ai, as vezes nao desengata com tanta facilidade, mas nao a ponto de travar tudo. É só andar um pouquinho pra frente que ela desengata!
Pode usar com vontade na trilha que vc não vai ter problema!

Ralado/SP
15/12/2008, 17:15
Isso sem falar que em erosões, aí é que a diferença não se fará notável: as rodas patinam pra sair, pneu escorrega pra tentar subir... essa é a condição "ideal" - rsrsrsrs

Abraçones

Ralado

Eriksom Teixeira Lima
26/12/2008, 00:15
Minha camper tem os dois eixos toyota band com relações 37x9, mas mantive a caixa 240V com a transferência original. Sempre tive de dar uma balançada para destravar. Portanto ...... como disseram, fique calmo e goze 8)

FernandoPedro
26/12/2008, 19:10
Eriksom:
Valeu pelo relato.
Abs.

Robinson
07/01/2009, 14:24
Fernado,

Estou com a mesma configuração que você no meu Engesa (inclusive fizemos a adaptação da T-Case na mesma época) e não tenho todo este "pudor" em usar a 4x4. Eu uso pneu 35" com recape da 3K o que acredito que piora a situação. Quando entro na trilha eu ligo a tração e só desligo quando sei que não tem mais encrenca pela frente.
É claro que em estrada de terra ou algo semelhante eu não ligo, mas entrando na trilha eu uso o 4x4 e reduzida sem medo de ser feliz.
Eu só desengato se sei que terá um longo trecho sem encrenca.
Para desengatar é sempre uma loteria, mas eu vou tentando desengatar e uma hora sai e até o momento não demorou muito.
Conversei com amigos Toyoteiros e todos falaram que tem a mesma dificuldade e "é normal". "Vai tentando que uma hora desengata" eles dizem.

Um abraço,

Robinson
Engesa F1

FernandoPedro
07/01/2009, 16:23
Robinson:
Valeu pelas dicas, ainda não utilizei a t-case depois que criei este tópico, na próxima, vou seguir suas dicas.
Abs.