PDA

Ver Versão Completa : Bomba dágua troller é a 3 que eu troco...

holandeis voador
09/12/2008, 11:41
Companheiros tenho um troller 3.0 e é a terceira bomba dágua que tenho que trocar... quando entro em algum rio que a agua esteja um pouco mais funda ou tenha uma correnteza mais forte estora a bomba dágua.. alguma sugestão?

abreu
09/12/2008, 13:12
Companheiros tenho um troller 3.0 e é a terceira bomba dágua que tenho que trocar... quando entro em algum rio que a agua esteja um pouco mais funda ou tenha uma correnteza mais forte estora a bomba dágua.. alguma sugestão?

Eu levaria ele numa igreja, uma misssa de descarrego talvez...

Caso não resolva, troque de mecanico, provavelmente estão montando errado ou te vendendo gato por lebre...

Não consigo ver nenhuma explicação lógica para a bomba d`água parar de funcionar 3 vezes por conta de água funda...

Abraços.

PAULO CARECA
09/12/2008, 20:39
Da uma checada em todo o seu sistema de arrefecimento, vc usa aditivo? Ja teve a curiosidade de inspecionar as bombas para ver o que quebra? Ela é formada de uma carcaça de aluminio com retentor em borracha, eixo e rolamento blindado de aço e rotor em plastico (que geralmente quebra devido a ferrugem que incha o eixo e faz ela partir)

holandeis voador
10/12/2008, 10:43
Bom dia, pois o interessante é que quebra o corpo da bomba dágua. eu acho que é a hélice que ocasiona pois quando quebrou no rio a hélice acertou o radiador e ai quebrou a bomba dágua.. liguei na concessionária e me falaram que pode ser a regulagem do radiador que está muito para trás... eu uso aditivo e sempre estou limando o radiador e inclusive pela frente do mesmo pois tenho 2 amigos que já quase ferveram por causa do radiador sujo.. mas obrigado pela dica. um abraço

PAULO CARECA
10/12/2008, 20:37
Bom dia, pois o interessante é que quebra o corpo da bomba dágua. eu acho que é a hélice que ocasiona pois quando quebrou no rio a hélice acertou o radiador e ai quebrou a bomba dágua.. liguei na concessionária e me falaram que pode ser a regulagem do radiador que está muito para trás... eu uso aditivo e sempre estou limando o radiador e inclusive pela frente do mesmo pois tenho 2 amigos que já quase ferveram por causa do radiador sujo.. mas obrigado pela dica. um abraço

Acho meio dificil de ser a helice pois ela e de plastico e o corpo da bomba aluminio, quanto a regulagem do radiador não tem nada a ver porque a polia e a correia fica bem antes da bomba d'agua protegendo. Poderia ser a correia muito apertada mas ela tem uma regulagem automatica por mola. "ENIGMA"

JEFFCATUNDA
11/12/2008, 00:02
Colega.
Acho que vc tá realmente precisando trocar de macânico....qual é mesmo o ano da sua viatura?????

Pedro-GO
11/12/2008, 00:11
essa tua helice não ta travada???

JORIS
11/12/2008, 12:48
essa tua helice não ta travada???

Pedro, mesmo que a hélice esteja travada, poderia quebrar a hélice e furar o radiador, más a bomba d´água, acho que não nada haver!

[]´s.

rafaelfernandez
11/12/2008, 22:21
Ja que vais ter que trocar a bomba novamente, tenta troca-la em outro meca. Como ja falaram, isso ta com cara de amarração do meca.

[]´s
Rafael

holandeis voador
12/12/2008, 11:35
o ano do troller é 07, a primeira bomba dágua estragou com o primeiro dono ainda na garantia.. mas só estragou a ''hélice'' interna...

Mas as outras 2 quebraram o corpo da bomba.. como disse nosso companheiro MISTÉRIO...:parede:

rafaelfernandez
12/12/2008, 19:38
Excesso de torque nos parafusos de fixação!? Acredito que isso poderia ocasionar uma quebra desse tipo, ou nao!?

[]´s
Rafael

PAULO CARECA
13/12/2008, 21:08
Excesso de torque nos parafusos de fixação!? Acredito que isso poderia ocasionar uma quebra desse tipo, ou nao!?

[]´s
Rafael

Quebraria apenas as orelhas onde teria excesso de aperto.

Holandeis, o unico motivo para essa quebra, e que vc entra na agua com muita velocidade e a agua entra com muita força, forçando as pas (elas podem estar muito flexiveis) da helice para traz e ela toca na correia forçando sua mola do esticador até o final e força a polia/eixo da bomba quebando sua carcaça (a correia esta mais resistente que a carcaça da bomba). Se não for isso so com reza forte como falou nosso amigo Abreu.
Sds.

AKPG
13/12/2008, 21:28
Apenas para deixar registrado, tive problemas com a bomba d'água do meu 3.0 2007 este ano. O carro estava com uns 22 mil km. Começou a fazer um barulho estranho no motor e ainda usei o carro por uns 200 km quando ela não aguentou mais e quebrou de uma vez.

PAULO CARECA
13/12/2008, 23:53
Apenas para deixar registrado, tive problemas com a bomba d'água do meu 3.0 2007 este ano. O carro estava com uns 22 mil km. Começou a fazer um barulho estranho no motor e ainda usei o carro por uns 200 km quando ela não aguentou mais e quebrou de uma vez.

Conforme varios relatos aqui no Forum, é em torno desta kilometragem que tem dado problemas nas bb d'água do NGD 3.0, o meu foi com 25 mil.

PAULO CARECA
14/12/2008, 01:07
Pedro, mesmo que a hélice esteja travada, poderia quebrar a hélice e furar o radiador, más a bomba d´água, acho que não nada haver!

[]´s.

Acho que tem muito haver sim, com a pressão da água empurrando a pá da hélice ela pode estar envergando e pegando na correia ou outra parte e fazendo alavanca forçando o inclinamento do eixo e forçando a quebra da carcaça da bomba. A charada pode estar ai tambem, agora é só questão de analizar. Acho que não vai precisar de reza forte.
Faça um teste: gire a helice para ambos os lados com o motor frio e desligado, se ela girar livremente esta ok, se estiver travada ou pesada esta com defeito. Depois faça do mesmo jeito com o motor quente e desligado ela deverá ficar travada ou muito pesada para girar, se estiver livre esta com defeito. Com o motor frio e em marcha lenta vc consegue parar sua rotação até com seu proprio punho isso quer dizer que ela está ok. Com o motor quente e em alta rotação ela vai arrancar sua mão.
Resumindo: Motor em baixa rotação helice praticamente destravada, motor quente e em alta rotação quase ou totalmente travada.
Sds

PAULO CARECA
14/12/2008, 01:12

[]´s.

Acho que tem muito haver sim, com a pressão da água empurrando a pá da hélice ela pode estar envergando e pegando na correia ou outra parte e fazendo alavanca forçando o inclinamento do eixo e forçando a quebra da carcaça da bomba. A charada pode estar ai tambem, agora é só questão de analizar. Acho que não vai precisar de reza forte.
Faça um teste: gire a helice para ambos os lados com o motor frio e desligado, se ela girar livremente esta ok, se estiver travada ou pesada esta com defeito. Depois faça do mesmo jeito com o motor quente e desligado ela deverá ficar travada ou muito pesada para girar, se estiver livre esta com defeito. Com o motor frio e em marcha lenta vc consegue parar sua rotação até com seu proprio punho isso quer dizer que ela está ok. Com o motor quente e em alta rotação ela vai arrancar sua mão.
Resumindo: Motor em baixa rotação helice praticamente destravada, motor quente e em alta rotação quase ou totalmente travada.
Sds

ESMJ
15/12/2008, 15:22
Bom, possuo 02 Troller um 06/07 e 07/08 posso relatar que troquei a bomba d"agua do 06/07 com 18.000km, como também tive problemas naquela tampa do motor onde fica a bomba de óleo.

holandeis voador
15/12/2008, 16:24
Paulo, acho que é isso mesmo... ou tudo isso que os demais falaram ao mesmo tempo... mas eu tb acredito que possa ser a velocidade aliada a grande profundidade da água.. e o motor quente nesses dois casos em que ela quebrou tinha tudo isso, a primeira vez fui atravessar um rio depois de uma chuva onde o mesmo chegou a arrastar um vitara uns 3 metros e o vitara só saiu pq uma pedra o segurou.. e na segunda vez foi fazendo um raid onde o apoio mandou acelerar forte se não nao passava e a impressao era que o riozinho era raso, mas na verdade era bem fundo... rsrs mas obrigado pelas dicas todos um abraço

bleles
20/07/2009, 18:00
O meu é 2008, 26.000 km, tive um problema anteontem, qdo toda a água do reservatório de água (do radiador) vazou em algum lugar perto da polia da bomba dágua... pelo q estou vendo é esse o problema que atinge os tollers 2008 com 20 e poucos mil km? Se for problema na bomba mesmo, onde posso comprar uma boa e barata? Ou se puderem dizer qual é o modelo exato para q eu possa comprar. Se alguém puder ajudar, obrigado.

Abraço a todos.

JORGE DELMANTO
20/07/2009, 18:18
Como advogado, vou dar uma dica de jipeiro!

Há um topico aqui na seçao troller onde pessoas estao relatando os problemas com o motor 3,0.

Esse problema da boma parece ser cronico nos motores eletronicos.

Por que vcs nao fazem um abaixo assinado e mandam para a International pedindo explicações sobre tal problema?

Nao mandem para a Troller pois o atendimento pos venda quase inexiste e é pessimo...quem sabe nao alertam a fabrica do motor sobre a necessidade de um recall???

So nao vamos discutir neste topico qual é o melhor motor , 2,8 ou 3,0.....ok?

Abç felizes com meu 2,8...

PAULO CARECA
20/07/2009, 21:03
O meu é 2008, 26.000 km, tive um problema anteontem, qdo toda a água do reservatório de água (do radiador) vazou em algum lugar perto da polia da bomba dágua... pelo q estou vendo é esse o problema que atinge os tollers 2008 com 20 e poucos mil km? Se for problema na bomba mesmo, onde posso comprar uma boa e barata? Ou se puderem dizer qual é o modelo exato para q eu possa comprar. Se alguém puder ajudar, obrigado.

Abraço a todos.

Talvez não seja defeito na bomba, com a vibração do motor os parafusos podem ter frouxado, a vedação é feita somente por um anel de borracha fininho, se for por aí, troca o anel e coloca junto estas juntas emborrachada tipo pasta que estão usando agora, ela veda e cola. Os defeitos relatados nestas bombas é o rotor (de plastico) que parte mas não vaza agua. Uma boa e barata vc só vai achar original, com preço melhor numa auto peças autorizada MWM/INTERNATIONAL, aqui no Rio deve estar menos de $ 300,00 o modelo vc diz que é para o seu modelo de motor é unica. Lá no GERAL 4x4 tem um topico especifico com varios relatos sobre esse motor, posta lá.:concordo:

bleles
27/07/2009, 16:52
Só para deixar claro, já consertei o problema da bomba dágua, o qual foi gerado por uma ventuinha quebrada que vibrava muito e percebi que tanto a bomba como a ventuinha são as mesmas da ranger. Inclusive, na ventuinha do troller, o número referência de engenharia foi raspado intencionalmente pelo fabricante, apenas para que compremos as peças fornecidas pelas autorizadas troller (evidentemente mais caras).
Já li relatos dizendo q isso ocorre com outras peças tbm.
Q jogada suja da troller, acho q eles não precisavam disso.

Abraço a todos.

PAULO CARECA
28/07/2009, 13:33
Só para deixar claro, já consertei o problema da bomba dágua, o qual foi gerado por uma ventuinha quebrada que vibrava muito e percebi que tanto a bomba como a ventuinha são as mesmas da ranger. Inclusive, na ventuinha do troller, o número referência de engenharia foi raspado intencionalmente pelo fabricante, apenas para que compremos as peças fornecidas pelas autorizadas troller (evidentemente mais caras).
Já li relatos dizendo q isso ocorre com outras peças tbm.
Q jogada suja da troller, acho q eles não precisavam disso.

Abraço a todos.

E qual foi o problema da bomba d'agua? A ventuinha quebrada que vc diz, é uma das pás da helice que ventila o motor? Quanto as peças do motor NGD 3.0E os melhores preços vc vai achar nas Auto peças autorizadas MWM/INTERNATIONAL, na TROLLER e FORD é caro mesmo.:concordo:

rogeriomasih
28/07/2009, 14:15
Algum dos senhores já abriu um tópico na área de picapes 4x4 para ver se este problema acontece tb com as ranger 3.0?

PAULO CARECA
28/07/2009, 15:02
Algum dos senhores já abriu um tópico na área de picapes 4x4 para ver se este problema acontece tb com as ranger 3.0?

Este topico foi aberto exclusivamente para os problemas relacionados a este motor.
Ngd/internacional 3.0 Pesquisa De Vida útil E Problemas: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)

bleles
29/07/2009, 15:18
E qual foi o problema da bomba d'agua? A ventuinha quebrada que vc diz, é uma das pás da helice que ventila o motor? Quanto as peças do motor NGD 3.0E os melhores preços vc vai achar nas Auto peças autorizadas MWM/INTERNATIONAL, na TROLLER e FORD é caro mesmo.:concordo:

Isso mesmo, Paulo.
A ventuinha tinha 2 das pás quebradas, o que desbalanceou a mesma e ao girar vibrava muito. Essa vibração danificou o corpo da bomba e começou a vazar água do arrefecimento. Posso dizer que a quebra da ventuinha aconteceu e eu rodei quase 10.000 km até que quebrasse a bomba. Até que aguentou bastante...
Não acredito que seja uma problema crônico, a ponto de deixar todos os proprietários desse motor preocupados. É bom ficar atento para a ventuinha, trocar ela é bem mais barato que trocar a bomba.

Abraço.

bleles
29/07/2009, 15:20

Não deve ser um problema crônico, como disse acima.

marcelorsr
16/11/2012, 19:32
Bom galera estou com uma dúvida tbm. Meu carro qndo pego uma serra ou fico com ele por um tempo(5 min) a mais de 110 km/h ele parece que entra em modo emergência e desacelera até os 60 km/h e só depois retoma a velocidade, já levei no meca pra ver a bomba d'água, mas ele insiste em dizer que a mesma não está ruim. Outro mecânico me disse que as vezes vc não consegue ver o defeito a olho nu. E o carro está consumindo 1l de água por semana. Alguém tem alguma sugestão ?

homerohermida
16/11/2012, 19:51
Se não for realmente um vazamento, desmonte a "famosa" caixa da distribuição. Tem vários posts aqui sobre isto.

PAULO CARECA
16/11/2012, 22:24
Bom galera estou com uma dúvida tbm. Meu carro qndo pego uma serra ou fico com ele por um tempo(5 min) a mais de 110 km/h ele parece que entra em modo emergência e desacelera até os 60 km/h e só depois retoma a velocidade, já levei no meca pra ver a bomba d'água, mas ele insiste em dizer que a mesma não está ruim. Outro mecânico me disse que as vezes vc não consegue ver o defeito a olho nu. E o carro está consumindo 1l de água por semana. Alguém tem alguma sugestão ?

Minha sugestão, é, que, é a bomba d'água!
Se vc fizer uma pesquisa, no Forum, vai achar as dicas.
Mas vou te adiantar algo, o ar quente está funcionando normal? Se não estiver é bomba, fez o teste de retorno para o expansor? o jato está forte? Se não estiver é bomba, "Desconecta o plug do sensor de temperatura, se não cortar mais potencia, é bomba, mas não fique muito tempo com ele desligado. Quanto ao que o colega homero citou, veja se está saindo agua, no pé da carcaça da valvula Termostatica, se não estiver pode está vazando na bomba, só quando está em funcionamento, reza para que seja a bomba dágua. Fique esperto com seus mecanicos. Sds

marcelorsr
16/11/2012, 23:23
Paulo e Homero, obrigado pelas dicas !

O jato de retorno, não é um jaaaaaaaato, a água sai como uma " mangueira ligada na bica normal, e não como uma mangueira ligada numa bomba" a pressão teria que ser relativamente forte ? O ar quente do meu carro foi isolado antes mesmo de eu comprar, vou fazer o teste com o sensor de temperatura desligado, é esse que fica em cima da bomba ? Vou dar uma olhada na caixa de distribuição... Mas estou rezando para ser bomba... Alguém sabe me dizer se realmente as vezes o defeito da bomba não é visível ?

PAULO CARECA
17/11/2012, 12:11
Marcelo, todas as vezes que tive proplemas com a esta bomba, o unico sintoma foi exatamente os que vc está tendo, corte de potencia, o sensor é este da valv. termostática, aqueça até dar o probl., então desliga o sensor e da um calor, se não cortar potencia, grande chance de ser bomba. Qual o ano e Km do seu?

marcelorsr
18/11/2012, 15:14
2006 e 102 mil rodados, até então nunca tinha tido nenhum problema referente a motor. Está comigo desde os 40 mil. Como ele está "consumindo água" outro dia fiquei mais de uma semana sem olhar e o nível zerou e ele deu exatamente o mesmo defeito só que não retornou ao normal, ficou em "emergência" até que eu colocasse água no reservatório. Provavelmente deve ser a bomba mesmo, vou trocar logo.

homerohermida
18/11/2012, 21:33
Marcelo, todas as vezes que tive proplemas com a esta bomba, o unico sintoma foi exatamente os que vc está tendo, corte de potencia, o sensor é este da valv. termostática, aqueça até dar o probl., então desliga o sensor e da um calor, se não cortar potencia, grande chance de ser bomba. Qual o ano e Km do seu?
Paulo,
mas quando a bomba falha, o nível da água baixa?

JEFFCATUNDA
18/11/2012, 23:12
Paulo,

Quando ela quebra mesmo, quase sempre vaza água...

PAULO CARECA
19/11/2012, 19:34
Paulo,

Só vaza liquido pela bomba quando, retentores do eixo esta com defeito e/ou anel de vedação da carcaça da bomba tambem com defeito.
O defeito principal desta bomba é, rotor de plastico que trinca e roleta na estria do eixo, sem empurrar os liquidos, não vaza liquido com este defeito, mas pode apresentar os dois defeitos ao mesmo tempo, trinca/quebra do rotor e retentor do eixo vazando.
O resto que ouvirem é lenda.
Já troquei 2 bombas, todas com rotor partido/trincado, mas sem vazamentos.

Daril camassola
19/11/2012, 20:09
Paulo Careca

Me diz uma coisa dava algum barulho na bomba quebrada ?? qual o sintoma ?/

Jorgao
19/11/2012, 21:44
Só vaza liquido pela bomba quando, retentores do eixo esta com defeito e/ou anel de vedação da carcaça da bomba tambem com defeito.
O defeito principal desta bomba é, rotor de plastico que trinca e roleta na estria do eixo, sem empurrar os liquidos, não vaza liquido com este defeito, mas pode apresentar os dois defeitos ao mesmo tempo, trinca/quebra do rotor e retentor do eixo vazando.

Igual nos Passat alemão. Bomba d'água original era exatamente assim. A do paralelo é toda de alumínio. Se já não existe uma toda de alumínio/ferro pro NGD, em breve existirá.

JEFFCATUNDA
20/11/2012, 00:36

A minha começou a "gritar" como rolamento de compressor de ar condicionado, ou correia ressecada.... Piava e parava, eu lubrificava as correias e as polias e o barulho sumia.... Passou uns 15 dias assim, eu leveu no mecânico que achou que era correia, disse para eu voltar outro dia porque já estava tarde, não voltei, passou mais uns dois dias e comecei a ver uns pinguinhos de água bem embaixo da bomba... dai vi o nível do reservatório e estava uns 2 dedos abaixo do mínimo, e a piadeira retornou com força total... Troquei sem nunca ter esquentado... mas bem que ela gritou muito que tava ruim... heheheheh

JEFFCATUNDA
20/11/2012, 00:37
Nunca esquentou, nunca cortou rotação ou acendeu luz alguma de advertência...

PAULO CARECA
20/11/2012, 20:44
Camassola, quando o problema é no rotor, o sintoma é o ja citado, a bomba não faz circular liquido e faz o superaquecimento sem vazamento, ou barulho, cortando potencia para proteção do motor.
Quando é nos retentores do eixo, como cita o Jeff, vaza liquido, dependendo da quantidade, não faz superaquecimento, quanto ao barulho citado pelo Jeff, são os rolamentos contaminados/engripados, pela falha da vedação dos retentores que fica entre o liquido e os rolamentos. Toda essa materia de superaquecimento por problema de bb d"agua, já foi amplamente discutida aqui no Forum, basta fazer uma pesquisa.

Daril camassola
21/11/2012, 22:56
Camassola, quando o problema é no rotor, o sintoma é o ja citado, a bomba não faz circular liquido e faz o superaquecimento sem vazamento, ou barulho, cortando potencia para proteção do motor.
Quando é nos retentores do eixo, como cita o Jeff, vaza liquido, dependendo da quantidade, não faz superaquecimento, quanto ao barulho citado pelo Jeff, são os rolamentos contaminados/engripados, pela falha da vedação dos retentores que fica entre o liquido e os rolamentos. Toda essa materia de superaquecimento por problema de bb d"agua, já foi amplamente discutida aqui no Forum, basta fazer uma pesquisa.
Valeu guri mto obrigado

FGarcia
05/03/2013, 00:18
Pessoal, aproveitando o tópico, percebi que toda a vez que dou uma acelerada, quando tiro o pé do acelerador ouço um zunido no motor. Isto esta acontecendo há 2 semanas, porém não consegui identificar o motivo. Somado a isto, quando ligo a vtr de manhã, ou o veiculo frio, percebo que falta alguma lubrificação no sistema, ou água, pois ouço um barulho alto vindo do motor, porém após alguns minutos andando com o carro, o mesmo some. Estes sintomas tem algo a ver com bomba d'água ?

Vinícius-RS
11/03/2013, 22:08
Buenas moçada! Comprei um Troller ontem, 2007 3.0, com 34 mil km e está com a bomba d'água vazando... Na concessionária Ford é um absurdo, mais de mil reais. E no paralelo, que marca colocar?
[]'s

homerohermida
11/03/2013, 22:55
Buenas moçada! Comprei um Troller ontem, 2007 3.0, com 34 mil km e está com a bomba d'água vazando... Na concessionária Ford é um absurdo, mais de mil reais. E no paralelo, que marca colocar?
[]'s
Uma opção seria entrar no site da MWM e comprar em uma autorizada. Original! Aqui custa menos de 300 reais. Fora ML, Toroff road, Ação4x4, etc... Ccs Ford, nem pensar!

JEFFCATUNDA
11/03/2013, 23:14
Uma opção seria entrar no site da MWM e comprar em uma autorizada. Original! Aqui custa menos de 300 reais. Fora ML, Toroff road, Ação4x4, etc... Ccs Ford, nem pensar!

É isso ai, a original é menos de 300 reais,e na CCs acho que custa próximo de 600...

John1532Jr
12/03/2013, 07:38
FGarcia,

Se seu carro é um 3.2TGV, existe informação de leve ruído da turbina voltando pelo snorkel passada por alguns proprietários.

Quanto ao ruido maior que você ouve quando liga pela manhã, pode ser a hélice do radiador que ainda não foi liberada pelo fato do acoplamento viscos não ter aquecido até a temperatura de trabalho. Com a hélice do rdiador girando, o barulho de sopro do ar é significativo, principalmente quando você chega até os 2.500 giros. Isto é normal.

Eu tenho um 2008 NGD3.0 que faz exatamente isto. Não sei se os novos usam o mesmo acoplamento.

No entanto, se os barulhos que você menciona são exagerados, vale a pena investigar mais profundamente.

Um abraço...

Martinelle
17/09/2013, 16:41
acabo de trocar a bonda dágua...tava vazando por ela...Rotor de alumínio na nova.

homerohermida
17/09/2013, 17:09
Martinelle
Vazava pela junta? A nova é original?
obrigado

FGarcia
17/09/2013, 20:24
John, valeu pela dica. O meu e' 3.0 e o barulho quando esta frio e' do viscoso mesmo ! Quanto ao zunido, o pessoal da concessionária esta me dizendo que e' da mangueira de combustível ??? Que quando eu acelero, o combustível passa pela mangueira e aumenta o zunido. Segundo eles o 3.2 possui uma mangueira com melhor revestimento e isto não acontece. Bom, se isto for verdade, então e' só trocar a mangueira pela do 3.2. Alguém pode me confirmar isto ? Valeu.

jrmotta
24/09/2013, 23:22
acabo de trocar a bonda dágua...tava vazando por ela...Rotor de alumínio na nova.

Martinelle,

Qual a marca dessa bomba que você comprou?

Obrigado.

andres-tavares
25/09/2013, 22:55
Martinelle,

Qual a marca dessa bomba que você comprou?

Obrigado.

Tambem tenho interesse em saber, obrigado

Martinelle
27/09/2013, 21:00
Martinelle
Vazava pela junta? A nova é original?
obrigado

desculpe a demora... sim vazamento pela junta...comprei na Comando auto peças aqui em Brasília agora não lembro a marca.

homerohermida
27/09/2013, 23:44
desculpe a demora... sim vazamento pela junta...comprei na Comando auto peças aqui em Brasília agora não lembro a marca.
Legal! A minha já vazou pela junta também. A bomba em si estava em perfeitas condições, então troquei a junta de silicone e recoloquei no lugar. Tempos depois, vazou pela junta do "pescoço" da entrada de água no motor. Fiquei meio apavorado pensando se tratar da maldita caixa de distribuição mas ficou perfeito também após a troca da junta. Até agora (aproximadamente uns 30.000km), tudo bem!

Carlos_bass
02/06/2016, 18:18
Boa tarde. Pessoal, minha bomba vaza pela junta faz 1 mes. Agora ela deu folga (bateu rolamento), vou troca-la. Lendo os tópicos o ideal é colocar uma de rotor de metal. Tem varias marcas no mercado, qual marca recomendam?

Sergio c
03/06/2016, 00:13
Um pouco de preguiça de pesquisar e se alguém tiver fotos, o que seria essa caixa de distribuição no motor 3.0 do Troller????

urso branco
06/06/2016, 14:06
a bomba de agua da empresa Schadek e bom ! Tudo em metall ! Comrei um ...a qualidade e bom .

ABS Jurgen

FernandoT4
04/07/2016, 10:36
Bom dia! recentemente fiz a troca da bomba d'água no meu troller, também coloquei a de metal! a duvida é a seguinte, logo que montamos ficou vazando um pouco sem mesmo ligar, o mecânico disse que era normal até ela esquentar, continuou vazando, dei uma andada boa e realmente parou de vazar! alguém já passou por isso? pode acontecer mesmo?? obrigado.

urso branco
06/07/2016, 04:38
e normal... porque o redentor ..que fica im frente da bomba de agua pode ser um pouco "seca"..depois algumas kilometros o redentor fica "molhada"...e pode funcionar bom

Abracos Jurgen

Obs... bomba de agua do METALL completo e um boa !

BACANÃO
19/08/2016, 15:07
Troller 2010 3.0 com 74000 KM. A exatamente um mês troquei todo o liquido do sistema, coloquei água desmineralizada e aditivo Petronas Coolant UP de cor laranja, na troca, junto com o mecânico, observamos que o liquido estava limpo e em boas condições. Ontem a bomba d'água foi para o espaço, será que usei o aditivo errado? Na retirada do liquido para a troca da bomba observamos que ele esta com a cor meio castanho, essa seria a cor dele após ser misturado com água desmineralizada? Att

homerohermida
19/08/2016, 21:21
Sempre usei esse. A MWM recomenda também. A bomba d'água estraga assim mesmo... Quanto a cor castanha, não faço ideia. Ferrugem talvez?

BACANÃO
21/08/2016, 01:19
Grannnde Homero, como sempre ajudando. O liquido anterior estava em ótimas condições e era esverdeado, não tinha indicio de ferrugem. Lendo aqui no fórum coloquei esse da Petronas Laranja (orgânico), + - 30 dias depois da troca do liquido a bomba quebrou e na troca da mesma verifiquei que o liquido esta com cor estranha tipo guaraná, acho que não é ferrugem devido o liquido anterior estar limpo. Verificamos também que o bloco esta sem ferrugem. Estarei ligado se caso vc descobrir alguma coisa. Outra coisa que fiquei cabreiro, falta um pedaço da parte plastica da bomba, deve estar dentro do bloco do motor, será que pode entupir alguma via prejudicando o resfriamento e danificar o motor??? Obrigado Homero.

homerohermida
21/08/2016, 10:37
Já deixei alguns pedaços de bomba d'água bloco a dentro também... Em duas ocasiões... Relaxa e entrega pra Deus! 😂

BACANÃO
26/08/2016, 08:59
Vou isolar a válvula do ar quente, estou pensando em usar 2 joelhos de 1/2 " e cano aquathermi da Tigre, vc acha que fica bom? O que vc usa para isolar a válvula do ar quente?? Vc sabe o numero e fabricante do sensor de temperatura do painel do Troller 2010?? Valeu, Homero.

homerohermida
26/08/2016, 09:50
Vou isolar a válvula do ar quente, estou pensando em usar 2 joelhos de 1/2 " e cano aquathermi da Tigre, vc acha que fica bom? O que vc usa para isolar a válvula do ar quente?? Vc sabe o numero e fabricante do sensor de temperatura do painel do Troller 2010?? Valeu, Homero.
Acho que a temperatura máxima de trabalho do Aquatherm Tigre é 80∘C… e o motor trabalha acima disto… Eu isolei o ar quente usando a propria válvula original do carro: calcei o eixo do solenoide dela para permanecer fechada em definitivo.
Quanto ao sensor, não faço idéia...

BACANÃO
26/08/2016, 10:08
E se desligar ela, desconectando o plug, será que dá certo???

homerohermida
26/08/2016, 10:41
Pode dar ou não, dependendo da posição onde o solenoide esteja. Se estiver na posição fechado, pode ser... Só testando...

BACANÃO
26/08/2016, 10:49
Vc calçou o eixo com que?

homerohermida
26/08/2016, 12:40
Uma arroelinha ou um pedacinho de borracha de tapete velha... Desmontando o solenoide é fácil entender como obstruir a passagem de água pra dentro do painel. Aí basta calcar o eixo com qualquer coisa!

BACANÃO
27/08/2016, 07:52
Obrigado Homero.