Ver Versão Completa : TH 180 (Opala) + Dana 18
GuTo_Cerulli
08/12/2008, 21:18
Tem algum tempo que fiz isso ai, mas vai as fotos pro povo ver como é feito e parar de escrever 200 páginas só discutindo e não praticando...:mrgreen:
Fotos:
- "flange"
2- Todas as peças para fazer funcionar
3- Montagem
4- Idem
5- Idem
GuTo_Cerulli
08/12/2008, 21:22
Mais fotos:
1- Montagem
2- Idem
Guto,
Não precisou mecher no eixo do câmbio?
Com quantos "mm" ficou o conjunto todo (capa seca + CA + T- Case)?
E o Melhor o preço?
Falow!
Giuseppe
09/12/2008, 07:55
Fala Guto,
Qual o material do retentor? Qual a temp máx que aguenta?
Tem mais fotos da engrenagem?
Obrigado pelo tel do torneiro!!!
Valeu e abraço!!
GuTo_Cerulli
09/12/2008, 10:50
Guto,
Não precisou mecher no eixo do câmbio?
Com quantos "mm" ficou o conjunto todo (capa seca + CA + T- Case)?
E o Melhor o preço?
Falow!
Kako,
Respostas para as perguntas:
1- Nada mudou no câmbio, apenas soldei a chapa para prender a t-case, o resto tá original.
2- A capa seca faz parte do câmbio, a medida exata eu não sei, mas o conjunto montado (com um motor L6 de Opala) ficou justo na caçamba da ranger (curta = 6 pés)
3- Preço manda MP só para não tumultuar aqui...até porque esse foi o protótipo "00"
[]'s
GuTo_Cerulli
09/12/2008, 11:04
Fala Guto,
Qual o material do retentor? Qual a temp máx que aguenta?
Tem mais fotos da engrenagem?
Obrigado pelo tel do torneiro!!!
Valeu e abraço!!
Giuseppe, tudo beleza ai?
O material e temperatura não me lembro, só lembro que peguei num catálago de Elemac...Me preocupei com a temperatura pois, no Preto Véio até onde eu sei "fritou" tudo.
Fotos da engrenagem detalhadas eu não tenho, mas o processo foi o seguinte: parti da flange da junta elástica de um Omega (por ter o mesmo estriado - a peça me custou R$80,00 - foto abaixo) usinei a parte interna da engrenagem do câmbio X t-case original para acertar o diâmetro, depois de prensado o conjunto foi para o torno conferir se não tinha nada "torto" e em seguida solda...
Foi feita mais uma peça (na sequencia das fotos ela aparece entre a engrenagem e o parafuso (penúltima peça da direita para a esquerda) ela que segura o conjunto no lugar.
[]'s
Pedro Freitas
09/12/2008, 11:39
Guto esse conjunto TH180 mais t-case de willys fica bom?
Estou querendo montar um conjunto automático tambem porém estou pensando em utilizar uma C4 do landau com a t-case Hilux. Parece que tivemos carros com essa configuração rodando no Rockcrawling ano passado.
Renato Romera
09/12/2008, 19:18
E ae Guto blz, que jipe que vc ta aprontando q até agora eu não sei?
Sei que aqui não é o lugar, mas como vc não responde meus MP, vai aqui mesmo, já vendeu o jipe? oq vem com ele? Se preferi manda um MP que eu respondo.
Agora eu termino o jeep, to de férias, passei em tudo, inacreditível.
O jipão ja ta com problema na T case qdo passo em buraco na cidade mesmo, escapa a marcha e faz um barulho Horrivel na transferencia.
Vo atualiza o tópico com umas fotos entra lá e da uma ajuda to com umas duvidas.
Abraço
Guto.. dicas:
Usine uma tampa nova na saída de força e coloque rolamentos de apoio do eixo do câmbio... (no tópico do X-Viper tem umas fotos)
Faça um suporte de flange + t-case, e só depois os coxins, as soldas trincam com a torção do sistema...
Guto esse conjunto TH180 mais t-case de willys fica bom?
Estou querendo montar um conjunto automático tambem porém estou pensando em utilizar uma C4 do landau com a t-case Hilux. Parece que tivemos carros com essa configuração rodando no Rockcrawling ano passado.
Já montei alguns deses aí. Digo alguns, tanto t-case willys como t-case Hilux. Caixa Jeep funciona, mas não se compara a da Hilux, que é muito melhor....
Do câmbio, o que manda é o motor que está usando, a flange existe para juntar qualquer câmbio à qualquer t-case....
Abraços,
Bill
Pedro Freitas
10/12/2008, 16:39
Já montei alguns deses aí. Digo alguns, tanto t-case willys como t-case Hilux. Caixa Jeep funciona, mas não se compara a da Hilux, que é muito melhor....
Do câmbio, o que manda é o motor que está usando, a flange existe para juntar qualquer câmbio à qualquer t-case....
Abraços,
Bill
Bill,
Como a C4 se comporta com a t-case Hilux?
É preciso mecher no Stall para baixa rotacao?
[]'s
GuTo_Cerulli
10/12/2008, 17:43
Guto.. dicas:
Usine uma tampa nova na saída de força e coloque rolamentos de apoio do eixo do câmbio... (no tópico do X-Viper tem umas fotos)
Faça um suporte de flange + t-case, e só depois os coxins, as soldas trincam com a torção do sistema...
ADI,
Tá registrado...O suporte da flange + t-case é algo assim?
[]'s
GuTo_Cerulli
10/12/2008, 17:49
Abraços,
Bill
Essa observação foi de meeexxxxxxxtre!! Não podia ser melhor!
[]'s
Bill,
Como a C4 se comporta com a t-case Hilux?
É preciso mecher no Stall para baixa rotacao?
[]'s
Disso não sei, não.
Com uma redução original, é muito provável que não, mas se meter um 4,7, pode ser que o carro não pare mais no freio. No antigo Spider (hoje Uva Passa) era difícil segurar ele parado no freio com a caixa 4,87 ligada. Mas ligando a outra caixa 1,81 junto, aí não parava nem fudeno, só colocando o câmbio em N.
Abraços,
Bill
equipeminas4x4
28/12/2008, 15:12
Gutto,
Se precisar tenho uma flange TH180 - tcase Hilux pronta entrega. Tenho tb a tcase Hilux e a redução 4.7:1.
Ops, tenho tudo então, é só vc chamar.:mrgreen::mrgreen:
[]´s
O que é ruim na t-case willys?
Pra usar o carro no dia-a-dia?
Abs
equipeminas4x4
30/12/2008, 12:09
O que é ruim na t-case willys?
Pra usar o carro no dia-a-dia?
Abs
projeto antigo, faz barulho, não aceita up-grades, quebra (em alguns casos), folga na carcaça, etc.
Não deixa de ser opção barata, mas q tem coisa muito melhor no mercado, com certeza.
[]´s.
O problema é que as outras não aceitam PTO, correto?
equipeminas4x4
30/12/2008, 12:47
O problema é que as outras não aceitam PTO, correto?
de quais outras vc está falando??? Tem vários modelos que aceitam PTO no mercado, dentre as quais qualquer uma é melhor q a de Willys.
[]´s
de quais outras vc está falando??? Tem vários modelos que aceitam PTO no mercado, dentre as quais qualquer uma é melhor q a de Willys
Além da Willys, Land e Band, quais aceitam Marcel?
[]'s
projeto antigo, faz barulho, não aceita up-grades, quebra (em alguns casos), folga na carcaça, etc.
Não deixa de ser opção barata, mas q tem coisa muito melhor no mercado, com certeza.
[]´s.
Concordo, mas para o dia-a-dia e pequenos passeios, com kit de rolamento cônicos resolve os problemas!
Não há necessidade de up grades...
Entretanto não entendi o que seria folga na carcaça?
Abs
fernandão
31/12/2008, 09:56
Além da Willys, Land e Band, quais aceitam Marcel?
[]'s
x2 interesado nisso para não perder o guincho mecanico !!!!!
[]´s
equipeminas4x4
04/01/2009, 19:32
Srs.
Não estou querendo convencer ninguém a trocar a tcase, só estou dizendo que tem coisa melhor no mercado, acreditem ou não.
Dentre as citadas para o guincho mecânico, qq delas é melhor q a de Willys.
A falta do ponto de apoio na ponta do eixo do câmbio, ocasiona movimentos de flexão no eixo que acaba por aumentar folgas na carcaça (sede de rolamentos e eixos), levando em alguns casos à quebra. Por este motivo desenvolveram o kit para ponto de apoio do eixo, 1 deles é o prolong, já comentado aqui no fórum.
[]´s
Marcel, a pergunta foi só por curiosidade mesmo, da maneira que disse pensei ter alguma opção a mais das que eu sabia, que são as três aí de cima.
A curiosidade é pra saber justamente pra onde partir quando resolver tirar a tcase willys e ficar com o guincho mecanico, só.
Relaxa :mrgreen:
[]'s
fernandão
05/01/2009, 09:37
faço minhas as palavravas do Jeison :concordo:
eu sei dos prblemas da T case willys só que gosto muito do guincho mecanico
ate hoje pra o uso ue damos ao guincho não vi vantagen nehuma no eletrico
e portanto não gostaria de perder ele . e nas t case que recebem a pto nenhuma
tem o kit da Mkrawler então entre uma "mais melhor ":mrgreen: e uma willys mais reduzida
e recebendo pto eu fico com a willys mesmo sabendo de seus defeitos :shock:
[]´s
equipeminas4x4
05/01/2009, 10:47
não conheço direito essa porcaria de PTO :mrgreen:, mas num deve ser difícil adaptar 1 dessa em outra tcase, desde q a tcase tenha o mesmo conceito da tcase de origem. Por exemplo as tcases citadas, todas tem saída do cardan traseiro, pela lateral, é é exatamente no ponto central, ligado ao eixo do câmbio q é montada a PTO. Vc coloca o carro em neutro para q a transmissão não seja feita para os cardans e usa essa rotação do câmbio somente para o guincho.
Agora, se é barato isso ou se já existe alguma coisa pronta lá fora pra outra tcase, não tenho a menor idéia. Kd um opta pelo conjunto que melhor lhe atenda como custo/benefício, mesmo sendo a pior opção em termos de resistência, conceito, ruídos, etc, pode ser a melhor em termos de custo.
Cada caso é 1 caso.
[]´s
Só complementando
Vc coloca o carro em neutro para q a transmissão não seja feita para os cardans e usa essa rotação do câmbio somente para o guincho.
Não necessariamente precisa colocar no neutro, usa assim pra guinchar alguém, mas quando é pra tirar a própria viatura do enrosco é só deixar na reduzida mesmo pra trabalhar em conjunto, tração+guincho, como num elétrico.
Agora Marcel, outra coisa vem à cabeça, o fato da PTO ser ligada ao eixo do câmbio, como falou, não acaba com um problema da tcase willys que é justamente a falta de apoio para esse eixo? Se ele está após a tcase, como no meu caso (vide foto), ele acaba sendo um apoio, não?
Ou tô falando besteira.
Sinceramente não sei como é a ligação lá dentro, da tcase com a PTO.
[]'s
Puta off-topic que virou isso aqui :putz:
equipeminas4x4
05/01/2009, 11:27
Só complementando
Não necessariamente precisa colocar no neutro, usa assim pra guinchar alguém, mas quando é pra tirar a própria viatura do enrosco é só deixar na reduzida mesmo pra trabalhar em conjunto, tração+guincho, como num elétrico.
Agora Marcel, outra coisa vem à cabeça, o fato da PTO ser ligada ao eixo do câmbio, como falou, não acaba com um problema da tcase willys que é justamente a falta de apoio para esse eixo? Se ele está após a tcase, como no meu caso (vide foto), ele acaba sendo um apoio, não?
Ou tô falando besteira.
[]'s
com certeza a PTO cria 1 ponto de apoio no eixo, e minimiza 1 dos problemas da tcase.
E outra, pra aumentar o off-topic, não troco meu Warn 9.5XP por guincho mecânico nem phodendo.
[]´s
É assim, quando vc puxa a alavanca esta empurra uma luva que faz a ligação da saída da caixa com o eixo da PTO. Enquanto vc não aciona a alavanca não tem ponto algum de apoio no cambio.
[]´s
PS. Moderadores se quiserem mover isto para outro tópico mais apropriado, fiquem a vontade.
equipeminas4x4
05/01/2009, 21:33
boa. E viva meu Warn 9.5 XP.
[]´s
fernandão
05/01/2009, 22:11
boa. E viva meu Warn 9.5 XP.
[]´s
Marcel
Eu tambem colocaria um Warn no meu jeep se eu não tivesse que usar tanto o guincho quanto eu uso aqui :parede: pois tenho que guinchar todos os companheiros fora o meu jeep tem mais 2 guinchos 1 eletrico ( warn) e ouytro mecanico
então quando se usa muito o warn esquenta e para e o meu ta lá firmão trabaaindo :mrgreen: mas se eu usase guincho pra puxar meu jeep e talves 1 ou 2 numa trilha blz mas ja cheguei a puxar 12 jeeps ai não tem eletrico que continue trabalhando e olhe que eu ja tive eletrico :concordo: 1 warn 12000 com 2 baterias e altenador 120 A mas não deu conta não :twisted: er viva o guincho mecanico he.....he.....he :dance:
[]´s totalmente off topic mas :odedo:
Jack Jipeiro
06/01/2009, 00:46
Voltando ao assunto do TH180, alguem saberia quais as relaçoes dar machas dele, ou pelo da primeira?
Abraços...
Aqui é a mesma coisa, na verdade o problema não são os guinchos elétricos, o problema é que estamos mal de companheiros de trilha, isso sim :mrgreen:
equipeminas4x4
06/01/2009, 09:24
Aqui é a mesma coisa, na verdade o problema não são os guinchos elétricos, o problema é que estamos mal de companheiros de trilha, isso sim :mrgreen:
troca os companheiros de trilha q fica mais barato. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen:
[]´s
Alexandre X
07/01/2009, 00:12
Voltando ao assunto do TH180, alguem saberia quais as relaçoes dar machas dele, ou pelo da primeira?
Abraços...
1a - 2,400
2a - 1,466
3a - 1,000
Ré? Gaucho não usa isso :mrgreen:
Rafael Cavalheiro
08/01/2009, 14:18
Amigos, To com um jeep 4.1 injetado caixa de c10, to pensando em colocar uma caixa 3marcha automatica do opala, por motivo de meu tio ser deficiente fisico. o que os amigos podem me dizer a respeito. aguenta em trilha com esse motor é facil adptação?
Obrigado.;-)
equipeminas4x4
08/01/2009, 14:38
coloca o ZF4HP22, q é o câmbio auto 4 marchas do Opala e seja feliz.
[]´s
rafaelcardoso
12/09/2009, 19:49
Reativando o tópico! Gostaria de saber se o TH180 + opala L6 + tcase willys cabem num cj sem alongar o chassi? Estou com um TH180 e estou pensando em montá-lo no meu CJ porque meu BF está condenado, mas gostaria de saber qual motor de opala eu compro!
Abraços, louco pra andar de CA com 6cc sem alongar o Jeep!
Leonardo Raffi
12/09/2009, 20:07
Bem aproveitando estou com uma TH180 mas esta sem o tal flex.. se alguem souber de algum...
o projeto inicial éra montar numa rural com opala 4 mas vou esperar e colocar no jeep com opala 6... será q aguenta...