PDA

Ver Versão Completa : Veículo para expedição!

Vinicius Hauagge
22/09/2004, 10:44
Pessoal, to com umas ideias meio malucas, de fazer uma viagem para a patagonia em julho do ano que vem (eu e minha namorada) e para isso estava pensando em adquirir um vitara (nao sei se duas ou quatro portas)... A principio sou mais propenso ao 4 portas, em razao do espaço, mas um amigo meu tem uma loja de automoveis e disse que para vender depois o 2 portas é bem mais facil...
A ideia era a seguinte... comprar o veículo (pagar no maximo uns 17000) dar uma revisada e fazer a viagem...
Chegando aqui, venderia a viatura.... Pensei justamente no vitara por ser um carro relativamente barato, resistente, economico e 4x4...
Será que é uma boa alternativa ou é loucura?
Descarto desde já as hipoteses relativas aos veiculos com motores diesel, tanto pelo preço, como pelo custo do seguro!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
22/09/2004, 10:46
Até pensei na hipotese de ir com minha ranger, mas como ela é muito bebada, descartei a opção!

Vinicius Hauagge
22/09/2004, 11:17
Dei uma fuçada e encontrei os seguintes precos da gasolina na argentina (buenos aires) e a diferenca das mesmas diz respeito a octanagem

ultra super comum
Shell 1.964 1.864 1.684
Esso 1.944 1.864 1.684
Petrobras 1.949 1.864 1.684

Entao o combustivel lá tá mais barato que aqui (se for o comum...)

Scacca
22/09/2004, 11:58
Entre Vitara e Samurai eu fico com o Samuca

[]'s

Caio
22/09/2004, 12:01
Estou com umas ideias a esse respeito, quem sabe a ideia não amadurece......

[ ]´s Querendo rodar uns 15.000 km

Nando
22/09/2004, 12:09
Salve Vinícius,

Havia planejado uma viagem para la nesse começo de ano, iria até San Pedro de Atacama e depois iria descendo até Ushuaia pelo Chile e voltaria pela Argentina.

Deixa eu te dar primeiro um toque meio fundamental: julho é inverno, ou seja muuuuita neve, gelo, frio que pode chegar a -20 e muitas estradas interditadas. Se vc for pensar em cruzar os andes nesta época vai precisar de muito mais logistica e investimento, e ainda corre o risco de ficar preso no meio de uma tempestade... Ou seja, não seria tanto uma viagem mas uma baita expedição e uma prova de sobrevivência, algo tipo cruzar o atlantico a Remo... De Viatara então, sozinho e com um budget limitado.... algo tipo cruzar o atlântico a nado. Em uma expedição deste tipo, vc simplesmente não pode econimizar, pois pode sair muuuuuuuito mais caro no final.

Quer uma dica, va em dezembro que tudo fica bem mais fácil e da pra ir de Vitara sem muitos incrementos. Mas ainda assim tome cuidado, pois uma quebra no meio da Ruta Austral pode sair bem caro. Como disse pra mim uma vez o Tito Rosemberg, leve metade da bagagem e o dobro de dinheiro que vc prevê gastar. Tome cuida do com o carro que vc vai comprar, revise muito bem e leve peças sobresalentes, um step a mais e de preferência um galão de gasosa reserva. Escolha uma rota mais tranquila e seje feliz!

Abraços

Vinicius Hauagge
22/09/2004, 13:00
É verdade, acho que o melhor é ir no verao mesmo....
Já fiz essa viagem, quando tinha 16 anos e achei o máximo e por isso pensei em ir no inverno.... fomos até santiago, descemos para osorno no chile e depois passamos para bariloche e subimos em direcao a buenos aires...
Na volta, passamos em montevideu e punta del leste....
Mas realmente, se for para chegar ate a patagonia, no inverno nao dá mesmo....Já vi aqui no forum que um pessoal foi de ranger pra patagonia...
Bem, o plano continua, mas acho que sera necessario mudar a data.....
Ou mudar totalmente de rumo, em direcao ao norte do Brasil (lencoes maranhenses, chapada da diamantina, etc...)
Abraço,
Vinicius!

Beto Lacerda
22/09/2004, 19:14
Entre Vitara e Samurai eu fico com o Samuca

[]'s
Scacca samuca pra longas viagens ??? vc num tem dó do colega ???sou fã do samuca , minha namorada tem um , mas recomendar samuca pra expedição é sacanagem :lol:
vinicius vc deveria ver se num vale a pena ir de ranger mesmo , pense qto vai gastar em revisão do novo veiculo , transferencia , seguro ,perda na venda , etc e ve se num da mais que a diferença na economia de combustivel ao abandonar a Ranger , mas se ta afim de um zuki pra VIAJAR VAI DE VITARA , se a grana der um grand vitara , o Marcelo (megajabiraca) teve um e tirando a desvalorização com a saida da zuki do brasil o carro foi só alegria
[]'s

Nando
22/09/2004, 20:58
Concordo com o Beto, Samuca não tem espaço suficiente para duas pessoas fazerem uma viagem dessas decentemente. Eu tb iria de Ranger, mas trocaria esses Muds por Ats. Se for o caso, procure alguns parceiros, tipo a Ford ou a Petrobrás.

Abraços

Martin Melcop
22/09/2004, 22:45
ihhh mais um para se juntar ao grupo que quer ir ao Ushuaia!!!!!!!

Bem vindo

Quanto a motorização estou entre um Trolha ou uma L200 (que mandaria colocar intercooler)

PS. No inverno vc corre grande risco de não conseguir chegar lá devido as nevascas na estrada.

Caio
23/09/2004, 09:35
Xiiiii!!!!!

Tá começando tomar forma a primeira Expedição 4X4 Brasil Ushuaia :shock :shock: :shock:

[ ]´s pensando seriamente no assunto..........
Toyota : Pronta para ir no supermercado ou até o fim do mundo :twisted:

Vinicius Hauagge
23/09/2004, 09:50
Se depender de mim, dá pra combinar algo sim!
(até rimou)! :D :D :D

Martin Melcop
23/09/2004, 13:35
minha previsão inicial é dez 2005/jan 2006

A princípio teria de 3 a 4 carros saindo aqui do Rio (2 Trolha, 1 Hilux e 1 Xterra) tempo estimado de viagem 27 a 30 dias

[]s quase comprando um carro para ir ao fim do mundo.

Caio
24/09/2004, 09:54
Um ano dá para economizar umas latinhas :wink: :wink:

Será que dá para montar uma planilha com uma estimativa dos custos básicos.

Combustivel
Alimentação
Revisão da viatura (bateria, freios, filtros, etc...)
Estadia

Muita gente já fez o percurso e tem muitas dicas a respeito

[ ]´s juntando os trocos

Nando
24/09/2004, 10:09
Lembro de ter visto um relato que tinha todos os custos da viagem, se não me engano no site da revista Fora de Estrada, deem uma pesquisada.

Abraços

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 10:27
Estava fazendo umas contas e realmente nao seria uma má idéia ir com a ranger mesmo...
Na hipotese de rodar 8.000km fazendo 6 km/l, seriam gastos 1333 litros de combustivel :shock: :shock: :shock: :shock: ... ou seja, algo em torno de R$ 2.700,00....
A grande vantagem é que a ranger esta comigo há 4 anos e sei que o carro está impecavel e que nao vai deixar na mão....
Levando-se em conta os gastos com aquisição e desvalorização de revenda do outro veiculo, manutenção preventiva, transferencias, despachante, etc. nao fica inviavel ir com a ranger nao....
Alem disso, tem a vantagem do amplo espaço da cacamba, que dá pra levar um monte de coisas....
Mudando de assunto, ouvi historias de que são frequentes assaltos lá pelos lados da patagonia e por isso nao aconselham a viagem sozinho... Alguem sabe se essa informacao procede?
Abraço,
Vinicius.

Martin Melcop
24/09/2004, 10:27
Caio,

da uma olhada nesses links, acho que esse são os mais detalhados, o casal gastou da seguinte forma
A- Recursos financeiros:
· Total de combustível: R$ 1398,39
· Total de pedágio: R$ 363,50
· Total de alimentação: R$ 1380,40
· Total de hotel: R$ 1860,60
· Total de outros gastos: R$ 2570,98
· Total geral: R$ 7573.87

B- Distâncias percorridas:
· Total de estrada de rípio: 1688 km;
· Total geral: 17382 km

http://www.nomad.com.br/destinos/viagem.asp?pag=0&id=179&id_hist=720
http://www.nomad.com.br/destinos/viagem.asp?pag=0&id=179&id_hist=721
http://www.nomad.com.br/destinos/viagem.asp?pag=0&id=179&id_hist=722

Nando
24/09/2004, 10:58
Isso ai deve estar por pessoa... não tem como gastar só 1300 Reais de combustivel em 15000kms.... Estava planejando levar US$1300 só para diesel, mas estava indo sozinho.

Sobre assaltos, sei que o pior trecho é no Paraguay, nunca ouvi dizer de assaltos na Patagonia, mas...

Abraços

Martin Melcop
24/09/2004, 11:17
A viagem desse casal foi em 2003

Po a minha ideia de roteiro não é nem passar no Paraguai
Sair em Foz e ir direto para o sul

Vinicius do Rio Até Ushuaia vc tem uma distância média de 6500 km, então 8000 Km vc está prevendo está um pouco incorreta, tb não sei se é até o Ushuaia que vc quer ir.

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 11:25
Fiz o cálculo só da ida.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Caio
24/09/2004, 11:26
Muito detalhado o report deles vale a pena ler.
Pelo visto tem que se pensar no parabrisa e farois :x :x :x

Pior que as pedradas do Forum :shock: :shock:

[ ]´s começando a por moeda no cofrinho........

Nando
24/09/2004, 13:05
Pneus tb.... aquele cascalho da ruta austral adora rasgar pneus.

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 13:39
Viram que ele faz um relato de um comandante da vasp aposentado que fui para o ushuaia de honda biz :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: !!!!
E o que é mais maluco ainda! puxando um trailer!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Martin Melcop
24/09/2004, 13:48
manda o link ai Vinicius!!!!

Vamos fazer as contas quem tá pensando em ir e quando para ver se conseguimos organizar a primeira expedição do 4x4brasil

[b]Nome:[/b]
[b]Viatura:[/b]
[b]Período:[/b]

Nome: Martin
Viatura: a definir
Período: Dez 2005 - Jan 2006

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 13:56
O link é esse, já informado no topico..
http://www.nomad.com.br/destinos/viagem.asp?pag=0&id=179&id_hist=720

E a minha disponibilidade para ir seria em dezembro de 2005 e janeiro de 2006 mesmo....
Estava pensando em julho do ano que vem, mas fica inviavel por causa do frio!
Abraço,
Vinicius!

E quanto ao veículo, nao sei... ou a minha ranger (dependendo do $$$$ irei trocá-la no maio do ano que vem por uma pajero TR4 ou algo assim, ou ainda comprar um vitara 4 portas 94 ou 95 so para a viagem....)

Caio
24/09/2004, 14:59
Dez 05 a jan 06 cai bem na alta temporada de férias $$$$$

Que tal primavera ????? out 05 a nov 06

Preciso começar a parcelar a revisão da viatura, nada muito absurdo.

Freios 80,00
Pneus (pelo custo vai ter que ser os originais mesmo 215 80 16 Firestone :x :x :x ) 1400,00
Bateria 100,00
Protetor de parabrisa e farois (gostei da historia da placa de policarbonato colado com dupla face e silver tape) ??????
Doi galões (20+20+65) 940km autonomia 100,00

[ ]´s 4X4brasil Ushuaia

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 15:05
Bem, foi só uma ideia....
O problema é que tenho ferias em julho, metade de dezembro e janeiro...

Martin Melcop
24/09/2004, 15:55
Caio,

como protetor tava pensando em uma grade na frente mesmo, desmontável

A alta temporada eu acho que é inverno, mesmo sendo alta temporada o que mudaria de valores seria hospedagem, que poderia ser facilmente contornado como o proprio casal fez (hospedagem em casa de família) pelo que li existe bastante isso.

De resto não vejo grandes alterações.

[]´s procurando um carro para ir ao fim do mundo e conseguir ir lá!!!!

Vinicius Hauagge
24/09/2004, 16:29
Estamos falando da viagem para o ano de 2005 , ne?

guilhermeabreu
25/09/2004, 13:41
Caro ULISSES e outros, sou de CAMPOS no norte do Est. do Rio de Janeiro. Tenho 51 anos, mas com todo vigor fisico e disposiçao. Havia falado com dona garrucha, que EU nao iria morrer antes de conhecer USHUAIA. Mas nao tinha viatura para isto e cascalho ($) para isto.
Hoje, graças a DEUS tenho uma BONEQUINHA ( hilux sw4 turbo ) e um CORAÇAO VALENTE ( engesa 87 F-1 com MWM 2.8 etc. etc. etc. etc. e tal um baita de um carro).
Quando estava transformando meu SASSA MUTEMA em CORAÇAO VALENTE , um amigo transformista que estava fazendo sua RURAL 58 ( considerada a mais bonita do brasil ) virar uma PAGERO SPORT 2004 com 141 Hp., isto na mecanica completa; sendo que permaneceu a mesma BELA lata ( desing ). ELE que e caminhoneiro, me falou que agora ele iria realizar o sonho dele; que seria descer a cordilheira dos Andes pelos caracoles. Ai falei que ele teria um parceiro; mas porque nao iriamos ate USHUAIA? perguntei! Ele falou que nao compensaria pq iriamos andar +ou- uns 2500 Km so de deserto sem beleza alguma. SUGERIU que fossemos ate BARILOCHE, subiria pelo CH ILE, desceria ate SANTIAGO, iria a VALPARAISO (terra dos frutos do mar ), voutaria a subir as cordilheiras, e desceria pelos CARACOLES, chegando a MENDOZA, ai viria embora por FOZ DO IGUAÇU. Daria para fazer em torno de 25 dias, com custo menor de combustivel.
O que voces acham? Estou com voces tambem.
SERIA muito importante se soubessemos a despesa de cada carro com 2 pessoas.

guilhermekrug
25/09/2004, 18:15
DEzembro de 2005 ou janeiro de 2006 podem contarcom meu Troller.

Se o pessoal fechart mesmo uma expedição vamos tentar patrocínio, tipo pagar um estepe a mais e o gas de todos... :D
Tem um cinegrafista do Sportv que talvez vá...

Martin Melcop
25/09/2004, 18:20
Galera já resolvi o meu problema de viatura!!!!

Vou para o Ushuaia de Trolha :)

Tenho um ano para prepara-lo!!!

Nando
26/09/2004, 14:04
Receita pra calcular quanta grana levar:

Numero de Kms planejados X Custo do Combustível
+ Numero de Dias planejados X Pretenção diaria de hospedagem
+ Numero de Dias planejado X Pretenção diaria de alimentação
( Obs: da pra comer e dormir por menos de US$20 por dia, mas ai é barraca e miojo)
+ Custo do Seguro Para terceiros (R$600 em média)
+ Manutenção do carro (segundo step, galão de combustível, peças sobressalentes, troca de oleo, etc.) - R$2500 pelo menos
+ Grana pra presentinhos pra tia, namorada, esposa, filha, etc.

Tudo isso vezes 2. Porque SHIT HAPPENS!

Abraços

nepomuk
10/05/2005, 01:15
Pessoal,
Após achar esse tópico quando estava pensquisando sobre pneus :shock: :mrgreen: ... achei interessante revitalizá-lo só para dar minha palavra de apoio e me candidatar à "tropa".

Fui no final do ano passado até Bariloche passando pelo chile e resumo a viagem como a melhor experiência automotiva que um ser humano pode ter. Apesar do desgaste físico e psicológico, o final é mais que gratificante.

Estou com planos de ir à Ushuaia nesse fim de ano (Jan 06) e se conseguissemos juntar um comboio iria ser bem interessante.

Vamos maturando essa idéia ao longo do ano enquanto preparamos nossas "naves".

Se o problema geral é curtir muito e gastar o mínimo, sugiro irmos e voltarmos pela Argentina. O custo chega a ser 50% menor que no chile!!! :D

Abraços,

nepomuk
22/01/2006, 04:16
Pessoal, não sei se este tópico ainda está aberto, mas teho mais algumas dúvidas a serem sanadas pelo Sandro (q já esteve lá).

Vendi meu Vitara e agora estou de Samuca, porisso preciso de outro veículo para a expedição que (com certeza) irei realizar nesse fim de ano (os que estavam combinando desanimaram?).

Tem condições de se chegar a Ushuaia com uma caminhonete 4x2 (tipo F-1000 ou D-20), ou imprescendivelmente é necessário tração nas quatro?

Digo isso pois é infinitamente mais fácil de encontrar uma caminhonete desse porte em bom estado do que um 4x4 que seja, devido a recente onda de off-road na qual todos querem testar seus jipinhos e SUV's urbanos ao limite, deixando-os um caco.

Se alguém que já foi puder me esclarecer as condições de estrada eu agradeço.

OBS: Pelo que li, o pior de tudo é o rípio, fora isso qualquer 4x2 com boa altura é capaz.

Obrigado.

Nando
22/01/2006, 15:00
Cara, conheço um pessoal que foi de Kombi pra Ushuaia... E tb conheço gente que foi de Defender e nem encostou na alavanca da reduzida. Não precisa de 4x4 pra chegar la, é só estrada de chão, de 4x4 da pra ir mais rapido mas de 4x2 chega sem problema.

Giovani
23/01/2006, 21:21
Se alguém que já foi puder me esclarecer as condições de estrada eu agradeço.

OBS: Pelo que li, o pior de tudo é o rípio, fora isso qualquer 4x2 com boa altura é capaz.

Nada melhor do que a opinião de quem já fez essa viagem. No site do Inema tem muitos relatos, de quem foi de 4x4, 4x2 e moto. Pelo que eu já li, o único trecho ruim é a tal Ruta 40, sobretudo com chuva. Se um cara passou por ela, na chuva, com uma V-max + garupa + mochilas... Qualquer um passa... :lol:
Numa revista antiga que tenho aqui, mostra um indo de Fusca e outro com uma Fiorino LX... :roll:
http://inema.com.br/buscas/ListaMat.asp?s_Area=&s_Assunto=&s_Conteudo=&s_Localizacao=Ushuaia&s_Resumo=&s_FonteNome=&s_Fonte=

Boa leitura! :concordo:

[]'s

Cícero Franco
15/02/2006, 14:30
Ae, foram??? Tem uma excursão dos off roaders argentinos para a Patagônia agendada para agora em fevereiro. Eles me convidaram para encontrá-los abaixo de Bariloche, mas faltou grana prá arrumar alguns detalhes da Potranca, principalmente suspensão e ter grana para as despesas de viagem. Mas a minha vontade é ir pelo litoral do RS, pegando a Lagoa dos Patos, a Lagoa Mirim e as outras menos cotadas, Banhado do Taim, descer pelo litoral uruguaio até Punta, Montevidéu e Colônia. Aí atravessar de Ferry para BsAs e seguir até Bariloche, talvez via Mar del Plata, sei lá. Mas preciso de grana!!!! Putz! :pensativo: :pensativo:

Giovani
15/02/2006, 17:00
Eles me convidaram para encontrá-los abaixo de Bariloche, mas faltou grana prá arrumar alguns detalhes da Potranca, principalmente suspensão e ter grana para as despesas de viagem.
Fala Cícero!!!!

Lendo seu comentário e o título desse tópico, lembrei de algumas lições, que aprendi ao longo do tempo...
Para resumir um pouco, o que importa é vc ir, fazer a viagem. Pouco importa se é de busão ou montado num Defender 110 com tudo em cima!
A vida é uma só, o tempo vai passando, e se esperarmos até ter uma viatura 100% para começar à fazer as viagens que sonhamos, corremos o risco de ficar admirando esse maravilhoso veículo, capaz de passar por cima de tudo, parado na garagem!

Fiz muitas trilhas com meu jeep, mas hoje, é uma Tornado que me leva onde não posso ir de jeep. O que importa realmente, é que eu vou! :concordo:

[]'s ainda cansados da viagem do fds... 8)

Cícero Franco
15/02/2006, 17:24
Isso aí, Giovani! Tem que se aproveitar a vida para fazer o que se quer como se conseguir.

mega
14/10/2007, 18:26
eu estou pensando em ir atá bariloche com a SPTG, mas queria ir no inverno, o roteiro seria, UBERLANDIA-FOZ IGUAÇU- MENDOZA- BARILOCHE- BS.AS.- UBERLANDIA, ja li muito sobre esse trajeto, será que a SPTG, aguenta o tranco, no inverno, mas precisamente em julho de 2008.

abraços

jeisonk
15/10/2007, 18:51
UATAFÃQUINRREL é essa tua SPTG?

Talvez a gente talvez possa te ajudar se souber disso.

[]'s

Gildo Antônio
15/10/2007, 21:44
Só pode ser uma sportage, uai. Se não for realmente é indecifrável.

Abraços, em especial ao conterrâneo Uberlandense Mega.

Gildo.

mega
15/10/2007, 23:34
auheuaeheuhuaeh,:putz: foi mal pessoal, e sim uma SPORTAGE, abraços

RHL
18/10/2007, 01:00
Fiz uma longa viagem pelo Atacama e Patagônia com meu Ford Ka em Janeiroi de 2007, nenhum pneu furado :p
Meu blog: http://pantanalpatagonia.zip.net

na próxima irei de Feroza :p

qualquer dúvida estou aqui para ajudar....

abraços

mega
18/10/2007, 09:01
Fiz uma longa viagem pelo Atacama e Patagônia com meu Ford Ka em Janeiroi de 2007, nenhum pneu furado :p
Meu blog: http://pantanalpatagonia.zip.net

na próxima irei de Feroza :p

qualquer dúvida estou aqui para ajudar....

abraços
Que bom saber que posso contar com sua ajuda, eu jja percebi que o problema não e nem o carro, em um outro relato aqui da net, fizeram o mesmo roteiro que eu pretendo porem num celta, o real problema e a epoca do ano, pois eu quero mesmo ir no inverno, alguem ja fez esse roteiro ou algum parecido no inverno?