Ver Versão Completa : Aumentando Entre Eixos Do Cj3 Sem Alongar A Carroceria
Sergio Rocha
08/12/2008, 16:45
A dúvida é qual seria a melhor maneira de alongar um cj3, em 10 polegadas, sem alongar a carroceria.Seria alongando na dianteira ou na traseira ?
Sem alongar não quer dizer sem cortar as caixas de roda, certo???
ramiro_eli
08/12/2008, 17:03
No Devasso alonguei os entre eixos em 3 etapas.
1- movendo somente o eixo traseiro 6': Melhorou bastante a tendencia de empinar em subidas, mas o eixo perdeu tração no plano e em marcha ré.
2- joguei o eixo diant 4' para frente e o traseiro mais 3' para tras: Melhorou muito. Passava por locais onde CJs originais ficavam quicando
3- joguei tudo fora e a Spider aumentou para 108' o entre eixos. :mrgreen:
Se for aumentar somente 10' e o orçamento for limitado, jogue somente o eixos traseiro para tras.
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:03
Sem alongar não quer dizer sem cortar as caixas de roda, certo???
Não. Estou falando em emendar o jeep no meio.Cortar as caixas de roda não seria problema.
[]'
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:07
No Devasso alonguei os entre eixos em 3 etapas.
1- movendo somente o eixo traseiro 6': Melhorou bastante a tendencia de empinar em subidas, mas o eixo perdeu tração no plano e em marcha ré.
2- joguei o eixo diant 4' para frente e o traseiro mais 3' para tras: Melhorou muito. Passava por locais onde CJs originais ficavam quicando
3- joguei tudo fora e a Spider aumentou para 108' o entre eixos. :mrgreen:
Se for aumentar somente 10' e o orçamento for limitado, jogue somente o eixos traseiro para tras.
Inicialmente pensei em alongar na traseira, mas analisando de perto, estou pensando que na parte dianteira seria mais fácil.Além de não precisar mexer na carroceria, basta chegar a caixa de direção pra frente, o peso fica mais bem distribuído.O motor vai ficar mais "entre eixos ".Acredito que o desempenho melhore.será ?
[]'
[]'
Primeiro escreve......
A dúvida é qual seria a melhor maneira de alongar um cj3, em 10 polegadas, sem alongar a carroceria.Seria alongando na dianteira ou na traseira ?
e depois.......
Não. Estou falando em emendar o jeep no meio.
Tá recebendo visita do A.L. Ziemer aí?????........:mrgreen:
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:11
Estou usando uma fórmula do Sandro. Entre eixos de 2,6 vezes o diam do pneu.O cj3 tem 80 polegadas , passando ele para 90 polegadas posso usar pneus de 34,6 polegadas.
Hj uso pneus recapados crossde 33 que tem 34 polegadas.
[]'
Elmer_Jeep
08/12/2008, 17:13
Tio Sérgio, aqui tem algumas dicas:
Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37988)
[]'s
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:17
Primeiro escreve......
e depois.......
Tá recebendo visita do A.L. Ziemer aí?????........:mrgreen:
Abraços,
Bill
To falando em aumentar sem cortar a carroceria no meio. Somente alongando o chassis na frente ou atrás.
O que não quero é emendar no meio, por que aí teria que cortar a carrroceria e aumenta-la. tb.
aumentar atrás, tenho que cortar as caixas de rodas traseiras.Se alongar na frente não preciso cortar as caixas de roda. Não estou preocupado em cortar as caixas de roda.O que quero saber é se tanto faz para o desempenho aumentar na frente ou atrás.
Entendeu ou quer que desenhe ?:mrgreen:
[]'
ramiro_eli
08/12/2008, 17:17
Inicialmente pensei em alongar na traseira, mas analisando de perto, estou pensando que na parte dianteira seria mais fácil.Além de não precisar mexer na carroceria, basta chegar a caixa de direção pra frente, o peso fica mais bem distribuído.O motor vai ficar mais "entre eixos ".Acredito que o desempenho melhore.será ?
[]'
[]'
Depende do que vc quer melhorar o carro.
No meu caso eu queria melhorar a tração em subidas, pois o jeep empinava tanto que o eixo dianteiro ia para a trilha praticamente somente para passear.:mrgreen:
Depois que joguei o eixo para tras, melhorou muito.
Ante de fazer a modificação, identifique o que quer melhorar.
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:23
Depende do que vc quer melhorar o carro.
No meu caso eu queria melhorar a tração em subidas, pois o jeep empinava tanto que o eixo dianteiro ia para a trilha praticamente somente para passear.:mrgreen:
Depois que joguei o eixo para tras, melhorou muito.
Ante de fazer a modificação, identifique o que quer melhorar.
Quero exatamente isso.Diminuir a tendencia de empinar.Daí a dúvida, do que seria melhor, se chegar o eixo dianteiro pra frente ou chegar o de trás pra trás.
[]'
To falando em aumentar sem cortar a carroceria no meio. Somente alongando o chassis na frente ou atrás.
O que não quero é emendar no meio, por que aí teria que cortar a carrroceria e aumenta-la. tb.
aumentar atrás, tenho que cortar as caixas de rodas traseiras.Se alongar na frente não preciso cortar as caixas de roda. Não estou preocupado em cortar as caixas de roda.O que quero saber é se tanto faz para o desempenho aumentar na frente ou atrás.
Entendeu ou quer que desenhe ?:mrgreen:
[]'
Agora sim, veio anarfa carioca..........:mrgreen:
Em termos de facilidade, atrás é muito mais fácil. Montanheiras reposicionadas, molas e cardan maiores, pedaços de viga U soldados no chassi e boa. Mas em termos de performance, na frente ganha. O peso do motor se distribui melhor entre os eixos. Além disso, consegue preservar as lindas e redondas caixas de roda de um CJ3......:concordo:
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:36
Em termos de facilidade, atrás é muito mais fácil. Montanheiras reposicionadas, molas e cardan maiores, pedaços de viga U soldados no chassi e boa. Mas em termos de performance, na frente ganha. O peso do motor se distribui melhor entre os eixos. Além disso, consegue preservar as lindas e redondas caixas de roda de um CJ3......:concordo:
Abraços,
Bill
puta que pariu, levei seis meses estudando isso.E valeu a pena, acertei.:dance::dance::dance::dance::dance::dance: :dance::dance::dance:
Eu imaginei que na frente seria melhor.Quanto a dificuldade, não vejo problema não. Uma coisa compensa a outra.O trampo de não cortar a carroceria pelo de reposicionar a caixa de direção.
Valeu.
[]'
samukanvas
08/12/2008, 17:43
Abraços,
Bill
X2!!!!
Só que o sergião pensa em usar a mola mestra de rural (traseira) pra compensar o novo tamanho. Fazendo isso ele só mexe na caixa de direção e cardan. Nem nos suportes ele toca...
Bjs
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:45
X2!!!!
Só que o sergião pensa em usar a mola mestra de rural (traseira) pra compensar o novo tamanho. Fazendo isso ele só mexe na caixa de direção e cardan. Nem nos suportes ele toca...
Bjs
:concordo:
[]'
Só que o ganho em entre eixos será muito pequeno, não???
samukanvas
08/12/2008, 17:56
Só que o ganho em entre eixos será muito pequeno, não???
Daria essas 10". O feixe da rural é grande pacaraio... Seria um pacote de molas praticamente novo. Aproveitaria os suportes originais e as buchas.
Eu acho uma economia porca do caraleo... Um 4link seria bem mais prático de fazer :mrgreen:
Sergio Rocha
08/12/2008, 17:59
Daria essas 10". O feixe da rural é grande pacaraio... Seria um pacote de molas praticamente novo. Aproveitaria os suportes originais e as buchas.
Eu acho uma economia porca do caraleo... Um 4link seria bem mais prático de fazer :mrgreen:
Se eu fizer tudo de uma vez, qual a graça ?
Vamos botar só a cabecinha, e por aí vai....
[]'
samukanvas
08/12/2008, 18:05
Se eu fizer tudo de uma vez, qual a graça ?
Vamos botar só a cabecinha, e por aí vai....
[]'
E pau tem ombro? Depois que a cabeça entra vai tudo.... :mrgreen:
Duda Lopes
08/12/2008, 18:14
E pau tem ombro? Depois que a cabeça entra vai tudo.... :mrgreen:
Kkkkkkk, tô me mijando de rir com essa porra...
Feixe Rural tem 20" a mais que o do CJ3??? Nem fudeno........:discordo:
Quanto a economia, acredito que neste caso não seja o motivo. O cara é veio.......veeeeeeeeeeiiiiiiooooooooo. E como o cara mora no Rio e tem Jeep aberto, só pode ter segurança privada em outro carro do lado. Logo, é rrrrrrrriiiiiiiiiicooooooooooo também.
Veio gosta de coisas veeeeeeeiiiiiiaaaaaas, num tem jeito.
:mrgreen:
Abraços,
Bill
samukanvas
08/12/2008, 21:14
Feixe Rural tem 20" a mais que o do CJ3??? Nem fudeno........:discordo:
É verdade.... O sergião acabou de descobrir isso.... Ele tem um manual de feixes com medidas, mas como ele é veeeeeeeeeelhoooo pacaraio deve ter se confundido :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sergio Rocha
08/12/2008, 21:15
Não sou nem veio nem rico.:evil:
Sou apenas um pouco usado.:mrgreen:
Minha segurança é feita por um vira latas pulguento que anda comigo no jeep.
Vc tem razão, a mola da Rural não tem o comprimento que eu preciso.:parede:
Vou adaptar outra, que tenha a mesma largura da do cj.Eu só preciso da mestra.
Conhece alguma ?
[]'
Amigo VDI, Você está dizendo que vai aumentar o chassi do seu CJ em 20" para ganhar 10" de entre-eixos???
Estuda a posibilidade em reposicionar as montanheiras...
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
08/12/2008, 21:34
Amigo VDI, Você está dizendo que vai aumentar o chassi do seu CJ em 20" para ganhar 10" de entre-eixos???
Estuda a posibilidade em reposicionar as montanheiras...
Abraços,
Bill
Querido ADI
O problema de reposicionar a montanheira, é a curvatura do chassi.Daí o meu problema.
[]'
Sergio Rocha
08/12/2008, 21:54
Sou muito ruim pra desenhar, mas arrumei uma imagem do chassis.
O problema é que a montanheira fica justamente aonde o chassi começa a fazer a curva pra cima,reposicionando 10" pra frente ela ia "subir"ficando mais alta.
Teria q fazer um suporte ou outra coisa pra acertar a altura dela.E isso seria uma puta alavanca forçando o chassi.
[]'
Vou esperar as outras opinioes para mi manifestar melhor mas acho que terá que mexer na suspa traseira tambem.
Quanto a mola mestra, poderia ser utilizada a da Toyota Band pkp traseira. Que eu mi saiba ela é bem maior que a do CJ-3 mas nao confirmo ser 20" maior.
[]´s
E a gente acha o Leo um pouco "lerdo".............:putz:
Sérgio, qual é o seu plano para fixar a OUTRA PONTA deste feixe ao chassi, considerando que ele possui 20 POLEGADAS a mais que o original??? Se você deixar a montanheira "traseiro do eixo dianteiro" (se me entende) no local original, terá de ter uma solução para essa pequena inconveniente....
Minha opinião...... Se quiser 10" a mais de entre-eixos, ou terá de mexer nos 02 eixos, tipo 4" na frente e 6" atrás OU pular para links....
Em tempo, quando falo em reposicionar a montanheira, não estou falando em trazer ela mais para frente, estou dizendo em levar para trás!!!!
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
08/12/2008, 22:23
Deve ser a convivencia.:mrgreen:
Sérgio, qual é o seu plano para fixar a OUTRA PONTA deste feixe ao chassi, considerando que ele possui 20 POLEGADAS a mais que o original??? Se você deixar a montanheira "traseiro do eixo dianteiro" (se me entende) no local original, terá de ter uma solução para essa pequena inconveniente....
A solução seria um feixe maior em 20 ".
Minha opinião...... Se quiser 10" a mais de entre-eixos, ou terá de mexer nos 02 eixos, tipo 4" na frente e 6" atrás OU pular para links....
Ou aumentar o chassi no meio.Aumentando tb a carroceria.
Em tempo, quando falo em reposicionar a montanheira, não estou falando em trazer ela mais para frente, estou dizendo em levar para trás!!!!
Isso não entendi.
Abraços,
Bill
Resumindo;
Não posso simplesmente modificar a posição da montanheira.
Ou 4 links ou nada.
[]'
samukanvas
08/12/2008, 22:32
Vou esperar as outras opinioes para mi manifestar melhor mas acho que terá que mexer na suspa traseira tambem.
Quanto a mola mestra, poderia ser utilizada a da Toyota Band pkp traseira. Que eu mi saiba ela é bem maior que a do CJ-3 mas nao confirmo ser 20" maior.
[]´s
:paulada:
:paulada:
samukanvas
08/12/2008, 22:35
Resumindo;
Não posso simplesmente modificar a posição da montanheira.
Ou 4 links ou nada.
[]'
http://smiley.onegreatguy.net/banana2.gif http://smiley.onegreatguy.net/cancan.gif
Sergio Rocha
08/12/2008, 22:44
Não desisti ainda.
A carta na manga é aumentar na parte traseira.Alongando antes da montanheira traseira.
[]'
Elmer_Jeep
08/12/2008, 23:38
[]´s
:putz: :parede: :parede: :parede:
powrr@, o cara falou na mensagem #23 que queria uma mola com A MESMA LARGURA das molas do CJ, mola de band é muito mais larga :!:
Elmer_Jeep
09/12/2008, 00:05
bom, por acaso eu to navegando essa hora e encontrei o tio Sergio aqui no msn.
Daí falei pra ele que ja li e reli tudo aqui e não entendi P.N. , sei que conversamos e expliquei mais ou menos pro véi o que pode ser feito pra deslocar o eixo dianteiro.
Tenho aqui no galpão uma rural, uma F75 e um chassi de CJ3B, amanhã vou medir tudo pra comparar o tamanho dos feixes, por enquanto salvei a imagem que o tio Sergio anexou na pagina anterior e fiz o detalhe que tentei explicar pra ele no messenger.
Ve aí véi, amanhã eu vejo as medidas aqui.
[]'s :pipoca:
Sergio Rocha
09/12/2008, 00:11
bom, por acaso eu to navegando essa hora e encontrei o tio Sergio aqui no msn.
Daí falei pra ele que ja li e reli tudo aqui e não entendi P.N. , sei que conversamos e expliquei mais ou menos pro véi o que pode ser feito pra deslocar o eixo dianteiro.
Tenho aqui no galpão uma rural, uma F75 e um chassi de CJ3B, amanhã vou medir tudo pra comparar o tamanho dos feixes, por enquanto salvei a imagem que o tio Sergio anexou na pagina anterior e fiz o detalhe que tentei explicar pra ele no messenger.
Ve aí véi, amanhã eu vejo as medidas aqui.
ALELUIA, E FEZ-SE A LUZ
Nada como lidar com gente inteligente.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen:
[]'
Daí falei pra ele que ja li e reli tudo aqui e não entendi P.N. , sei que conversamos e expliquei............
Então somos dois, ainda não estou entendendo PN do que ele está pensando em fazer.........:parede::putz:
Sergio Rocha
09/12/2008, 12:09
Então somos dois, ainda não estou entendendo PN do que ele está pensando em fazer.........:parede::putz:
Vou tentar ser bem claro.
Quero aumentar o entre eixos em 10”.
Não quero aumentar o chassi no meio , para não ter que cortar e emendar tb a carroceria.Quero aumentar na ponta.Ou na dianteira ou na traseira.Como o resultado seria melhor se o aumento for na dianteira, optei por ser aí.
Para aumentar sómente na dianteira tenho um problema.Como o chassi não é reto, a montanheira ( parte fixa) se for levada para frente, vai ficar posicionada na parte curva do chassi.Terei então que fazer um suporte para posiciona-la na altura correta.Será que com isso, essa montanheira não irá fazer uma alavanca sobre o chassi ocasionando possíveis trincas ?
Quanto ao jumelo não tenho problema ele vai ser fixado na parte emendada, que será reta.
A outra solução seria trocar o feixe, por um 20” maior.Com isso a montanheira ( parte fixa) não precisaria mudar de lugar.O inconveniente dessa solução, seria aumentar o chassi em 20 “para ter 10 “de aumento de entre eixos.
O desenho acima, no post do Elmer, mostra o suporte para a montanheira.
[]'
samukanvas
09/12/2008, 12:14
"Parte curva do chassis" = Curva que o chassis faz na caixa de roda.
http://www.thesmilies.com/smilies/surprised/duck.gif :mrgreen:
Abs
Sergio Rocha
09/12/2008, 12:25
"Parte curva do chassis" = Curva que o chassis faz na caixa de roda.
http://www.thesmilies.com/smilies/surprised/duck.gif :mrgreen:
Abs
Isso aki.
[]
Elmer_Jeep
09/12/2008, 12:55
Velinho, desculpe a demora mas aqui não tem horário de verão...
Tirei as medidas entre os suportes de feixe trazeiros de uma Rural, F75 e CJ5;
Rural: 50,5" ou 128cm
F75: 51" ou 129,5cm
CJ5: 45" ou 114,5cm
Detalhe, a largura dos feixes é diferente, nos CJs mede 4,5cm e na Rural e F75 tem 6cm...
A não ser que vc consiga os suportes dos feixes da rural/F75 mas dai vai perder os revolver que tem ai...
[]'s
Sergio Rocha
09/12/2008, 13:37
Velinho, desculpe a demora mas aqui não tem horário de verão...
Tirei as medidas entre os suportes de feixe trazeiros de uma Rural, F75 e CJ5;
Rural: 50,5" ou 128cm
F75: 51" ou 129,5cm
Detalhe, a largura dos feixes é diferente, nos CJs mede 4,5cm e na Rural e F75 tem 6cm...
A não ser que vc consiga os suportes dos feixes da rural/F75 mas dai vai perder os revolver que tem ai...
[]'s
Valeu pela informação.Vou passar num moleiro, para verificar se tem diferença no feixe devido ao ano da Rural.Eu tinha visto que o da Rural tinha tb 4,5 de largura.
[]':concordo:
Vou tentar ser bem claro.
Quero aumentar o entre eixos em 10”.
Não quero aumentar o chassi no meio , para não ter que cortar e emendar tb a carroceria.Quero aumentar na ponta.Ou na dianteira ou na traseira.Como o resultado seria melhor se o aumento for na dianteira, optei por ser aí.
Para aumentar sómente na dianteira tenho um problema.Como o chassi não é reto, a montanheira ( parte fixa) se for levada para frente, vai ficar posicionada na parte curva do chassi.Terei então que fazer um suporte para posiciona-la na altura correta.Será que com isso, essa montanheira não irá fazer uma alavanca sobre o chassi ocasionando possíveis trincas ?
Quanto ao jumelo não tenho problema ele vai ser fixado na parte emendada, que será reta.
A outra solução seria trocar o feixe, por um 20” maior.Com isso a montanheira ( parte fixa) não precisaria mudar de lugar.O inconveniente dessa solução, seria aumentar o chassi em 20 “para ter 10 “de aumento de entre eixos.
O desenho acima, no post do Elmer, mostra o suporte para a montanheira.
[]'
Você tentou ser mais claro e...........
CONSEGUIU!!! Parabéns Veio, sabíamos que era capaz!!!!.............:mrgreen:
Agora entendendo o que você quer, pensei numa outra possibilidade. Já que vai usar jumelos articulados, poderia se pensar em instalar molas com o pino descentralizado.Não sei quanto tem as molas dianteiras originals do CJ3, mas vou assumir 43". OK, sabendo que as da F-75 tem 51" de comprimento, se utilizasse elas montadas na montanheira fixa no local original, o eixo iria 4" para frente. Se fizesse a mola com o pino descentralizado em 4", o eixo iria 8" para frente. E melhor, o chassi só precisaria crescer em 8" também...
Sacou??
Abraços,
Bill
samukanvas
09/12/2008, 14:12
Editando...
Sergião, pede a conta e vamo embora.... acho que já resolveu o pobrema...
abs
Editando II:
Bill, o eixo descentralizado assim não prejudicaria o angulo do pinhão?
abs
Tá definido mesmo???????
Ainda assim eu partiria para 4 links..... :mrgreen:
Sergio Rocha
09/12/2008, 14:32
:palmas::palmas::palmas::palmas:
:dance::dance::dance::dance::dance:
Caveso vsf
[]'
Bill, o eixo descentralizado assim não prejudicaria o angulo do pinhão?
abs
Porque???.......
Elmer_Jeep
09/12/2008, 16:04
Não sei quanto tem as molas dianteiras originals do CJ3, mas vou assumir 43".
Medi isso tb, tem 35"... 89cm
OK, sabendo que as da F-75 tem 51" de comprimento, se utilizasse elas montadas na montanheira fixa no local original, o eixo iria 4" para frente. Se fizesse a mola com o pino descentralizado em 4", o eixo iria 8" para frente. E melhor, o chassi só precisaria crescer em 8" também...
Sacou??
Abraços,
Bill
Foi praticamente isso que expliquei pra esse véi ontem no messenger, desconsiderando o cálculo que vc fez seria isso, dividir essas 10" que ele tanto quer, uma parte no comprimento do feixe e outra parte no prolongamento do chassi.
[]'s
samukanvas
09/12/2008, 16:13
Porque???.......
Porque como a mola é um arco e o meio o lugar mais baixo, se vc descentralizar o pino pra frente a tendência não seria o pinhão apontar pra baixo?
Escolhe a pedra mais leve, por favor... http://www.thesmilies.com/smilies/surprised/duck.gif
Porque como a mola é um arco e o meio o lugar mais baixo, se vc descentralizar o pino pra frente a tendência não seria o pinhão apontar pra baixo?
Escolhe a pedra mais leve, por favor... http://www.thesmilies.com/smilies/surprised/duck.gif
Uma vez que o cara decidir num projeto desses, não tem muito problema em soldar os berços (e munhões) numa posição que compense isso.
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
09/12/2008, 17:38
Se o pino for descentrado pra frente,a altura da montanheira traseira do feixe, pode minimizar essa inclinação do arco do feixe ?.:mrgreen:
Pedras de isopor please.:parede:
[]':pipoca:
samukanvas
09/12/2008, 19:08
Sugiro remoção do tópico da área hardcore porque feixe original e manter suportes originais não é hardcore.
Mande esse tópico para a área de gays e afins.
Sem mais...
Cara, tô rindo pacaraio aqui, to vendo que é como se pede, só paulada :mrgreen:
Sérjão, aumenta um pouco em cada lugar, assim tem mais selvissu pro Rodrigo e fica bacana, e também o fato das autopeças, empresas de cardã, etc, lucrarem mais, fica bom pra todo mundo :mrgreen:
Desde que a palhaçada e a gozação vierem acompanhadas por conteúdo técnico que agrega algo à conversa, tá valendo e vou participar. O Fórum ERA assim há alguns anos, depois se tornou terapia em grupo..........:roll:
Vamuvê...........;-)
Abraços,
Bill
Sugiro remoção do tópico da área hardcore porque feixe original e manter suportes originais não é hardcore.
Mande esse tópico para a área de gays e afins.
Sem mais...
Após ler o tópico todo eu iria sugerir isso.....
Mas como não tenho conhecimento, otoridade, pneus acima de 35" e nem coragem, resolvir calar-me... :mrgreen:
Predrada no véio!!!!!!!!!!!!!!
meu pitaco rs, qndo botei a suspensão da blazer no meu cj, o pino de centro não é exatamente no centro. existem 2 opções,como eu prefiri manter o suporte do jumelo original , eu recoloquei o suporte fixo, andei ele pra frente , mas vc pode fazer o contrario, substituir o suporte dos jumelo e alongar na traseira e na dianteira . o feixe é mais largo que o do cj ,tem uns 80 mm de largura. a distancia do pino de centro ao olhal da mola no lado menor é igual a do cj poderia ser feito ate sem aumentar o chassi , poderia fazer um jumelo articulado que cumpra essa função acredito eu . sem pedradas por favor , sei que não é hardcore , mas pelo menos eu mudei os suportes de posição rs
samukanvas
09/12/2008, 23:11
http://smiley.onegreatguy.net/brick.gif
http://smiley.onegreatguy.net/pile.gif
Vc num leu o tópico?
precisa tanto tijolo rs ? li sim , mas fazer isso com as molas do cj/rural/f75 acho meio dificil .
Sergio Rocha
09/12/2008, 23:17
Desde que a palhaçada e a gozação vierem acompanhadas por conteúdo técnico que agrega algo à conversa, tá valendo e vou participar. O Fórum ERA assim há alguns anos, depois se tornou terapia em grupo..........:roll:
Vamuvê...........;-)
Abraços,
Bill
Concordo plenamente.Abri esse tópico porque quero fazer essa modificação da melhor maneira possível.Se eu tivesse conhecimento suficiente para saber das implicações técnicas fazia sem perguntar.
Como vc sempre disse "não existe almoço grátis" e eu estou querendo descobrir o preço desse pequeno lanche.:mrgreen:
Não quero tornar o jeep indirigível.Costumo rebocar ele , e se fizer merda na suspensão dianteira não vou conseguir mais fazer isso.:putz:Já vi alguns jeeps que não conseguem ser rebocados com towbar, o meu até hj anda q nem cachorrinho.Não posso perder isso.
E porrada em quem entrar aki pra falar besteira ou só fazer piadinha.
[]'
samukanvas
09/12/2008, 23:44
O mais legal desse novo fórum até agora é que o bill voltou a postar....
Faz uma falta do caraleo esse gringo....
Abs
Sergio Rocha
09/12/2008, 23:46
Abs
x2
tem mais gente ainda.
[]'
samukanvas
09/12/2008, 23:49
x2
tem mais gente ainda.
[]'
Tem sim... "Se construir eles virão....." :mrgreen:
Se vc mantiver a geometria original, que podemos medir antes de cortar, teu carro tende a ficar igual ao que está hoje.
Bjs
Sergio Rocha
09/12/2008, 23:53
Tem sim... "Se construir eles virão....." :mrgreen:
Se vc mantiver a geometria original, que podemos medir antes de cortar, teu carro tende a ficar igual ao que está hoje.
Bjs
retificando: DEVEMOS
[]':mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Duda Lopes
10/12/2008, 12:52
Abs
x3,
Do achando bem legal.:pipoca: :palmas:
Já começou a cortar??????? :pensativo:
Sergio Rocha
10/12/2008, 14:01
Já começou a cortar??????? :pensativo:
Segunda feira o gato vai subir no telhado.
Até lá decidimos o que fazer.
[]'
Sergio,
Até que enfim acabei de ler este tópico...
Vou passar um pouco do que eu fiz no chassi do meu CJ3B.
1- Retirei os suporte das molas originais;
2- Alonguei o chassi nas pontas sem me preocupar com o comprimento final;
3- Reposicionei os novos suportes centrais das molas (Toy) o mais próximo possível das curvaturas centrais;
4- Posicionei os suportes das molas externos (das pontas do chassi) de acordo com o tamanho das molas do Toy;
5- Cortei o excesso das pontas do chassi e instalei os Para-choques;
Com tudo isso, deu aproximadamente 100 mm a mais na dianteira e 100 mm na traseira do chassi, agora o entre eixos não chegou nem a pau em 10".
Segue algumas fotos...
Qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços,
Dirceu
Sergio Rocha
11/12/2008, 09:52
Dirceu
Se meu jeep estivesse desmontado, essa seria uma solucão.
[]'
GuTo_Cerulli
19/12/2008, 13:07
Detalhe, a largura dos feixes é diferente, nos CJs mede 4,5cm
Elmer,
Essa mola é de algum ano específico ou todos CJ-5 usasm essa medida? Ai meus duendes...:putz:
[]'s
Elmer_Jeep
19/12/2008, 13:12
medi num cj5 original que tá fazendo manutenção aqui na oficina;
[]'s
Já cortou o chassis do vermelhinho????? :pensativo:
GuTo_Cerulli
19/12/2008, 14:02
[]'s
Vlws...
[]'s
samukanvas
19/12/2008, 18:48
[]'s
O MDI, vc mediu arqueada? :pensativo:
abs
samukanvas
19/12/2008, 18:50
Já cortou o chassis do vermelhinho????? :pensativo:
amanhã.... nhã..... nhã.......
Quase que ele comprou a idéia dos links... por pouco :mrgreen: Só não deu porque o chassis tem 14cm pro eixo e teria que ficar muito mais alto que o original pra caber mola descente... Mas foi quaaaaase.... rrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooonaaaaaaalllldooooo!!!!!!! !!!!!!
measure once cut twice....:odedo:
abs
Elmer_Jeep
19/12/2008, 19:02
O MDI, vc mediu arqueada? :pensativo:
abs
Pra ser sincero não medi o feixe, :odedo:
As medidas postadas foram tiradas entre os suportes de montagem do feixe.
[]'s
Elmer_Jeep
19/12/2008, 19:13
Falando nisso
Catalogo de Feixes de Mola Fabrini (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626)
[]'s
samukanvas
19/12/2008, 20:44
Falando nisso
Catalogo de Feixes de Mola Fabrini (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626)
[]'s
Xooooouuuuu!!!! 8)
Sergio Rocha
19/12/2008, 21:26
amanhã.... nhã..... nhã.......
Quase que ele comprou a idéia dos links... por pouco :mrgreen: Só não deu porque o chassis tem 14cm pro eixo e teria que ficar muito mais alto que o original pra caber mola descente... Mas foi quaaaaase.... rrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooonaaaaaaalllldooooo!!!!!!! !!!!!!
measure once cut twice....:odedo:
abs
Subir o jeep 16 cm, pra botar uma mola de 30 cm, ia ser um serviço bem porco.
O certo seria cortar o chassis na altura do calço do motor, e fazer tudo novo.Suspendendo toda essa parte nova, a grade dianteira ia ter a metade da altura.Assim daria pra colocar uma mola decente.Um puta trampo pra melhorar a susp dianteira.Não vale a pena.E não é esse o objetivo.
Vamos voltar ao projeto inicial que é equalizar melhor a relação largura/altura/comprimento.
Quem sabe no futuro ?
[]'
Falando nisso
[]'s
Ducaraio isso!!!
right click / save as
Abraços,
Bill
GuTo_Cerulli
20/12/2008, 17:57
Ducaraio isso!!!
right click / save as
Abraços,
Bill
Idem! 8)
[]'s
Alexandre X
23/12/2008, 22:10
Eu achava que feixe de molas em Jipes fosse assunto para Gauchos, Lesbicas e Simpatizantes, nao topico para o Hardcore 4x4 :mrgreen:
Como eu sou Gaucho, e minha merda branca vai ser roots, entao vai continuar com feixes so que sem aquela coisa de macho bruto tipo jumelos revolvers.
Como faço tudo no olho (aprendi com o bill) comprei as molas primeiro pra adaptar depois, e to quase convencido que essa merda nao vai trabalhar direito, mas foda-se, é meu e tá quitado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sergio Rocha
23/12/2008, 22:19
Tá andando.
[]'
Vai ter guincho?????? :pensativo:
Sergio Rocha
24/12/2008, 08:54
Vai ter guincho?????? :pensativo:
Akilo ali é pra prender o isopor com as latinhas.
[]':mrgreen:
Elmer_Jeep
24/12/2008, 10:44
É isso que tava faltando por aqui, tirar as idéias do papel (ops, do monitor).
Tio Sérgio, esse suporte ai não está mais baixo que o original(baixo em relação ao nivelamento do chassi com o solo) ou é impressão minha devido à posição da foto ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=149759&d=1230077920
[]'s
Sergio Rocha
24/12/2008, 12:00
Foi criteriosamente medido.O jeep está inclinado.:concordo:
Até nível de pedreiro foi usado para conferir a altura do furo.:mrgreen:
[]'
pelo visto entao vc preferiu mover o suporte p/ frente, vc tinha mencionado o fator resistencia, se o chassis iria aguentar o novo esforco, vc chegou a "encaixotar" essa parte da longarina?
T+
Sergio Rocha
24/12/2008, 16:47
O chassi, nesse lugar, é fechado por dentro.E estamos pensando na possibilidade de colocar uma longarina de um lado ao outro.
[]'
Rodrigo Baratti
25/12/2008, 20:00
Sérgio,
Quantos cm alongou no frente?
[]
Sergio Rocha
25/12/2008, 21:27
Sérgio,
Quantos cm alongou no frente?
[]
São 20 cm.Estamos chegando as montanheiras pra frente 20 cm.
[]'
Rodrigo Baratti
25/12/2008, 22:58
Estou analisando como colocar os feixes de toy (112 cm) sem mexer muito no chassi e sem diminuir o entreeixos.
Pelas minhas contas vou mexer 11,5 cm (112 - 89 / 2) cada suporte, mas pretendo deixar o suporte dianteiro bem no limite e devo alongar na frente 8 a 10 cm e atras 12 a 15 cm.
O limitante é manter o eixo traseiro alinhado com a curva da caixa de roda do cj3.
bom sem fotos mas com algumas experiências
colocando feixes de toyota eu sempre (se possivel) esticaria alguma coisa o entre eixos, não é estética é eficiência, conforto e projeto... nem que for apenas pra cortar o paralamas traseiro e dianteiro, melhor que nada...
outra coisa é posição de jumelo, eu aconselho a usar o jumelo do feixe dianteiro na parte de trás como são os cj5 originais e não acompanhando o cj3b, na verdade num tenho teoria muito formada nisso (o Elmer me socorre) mas a minha impressão é sofrer menos impacto dessa forma e ter uma suspensão mais eficiente a impactos em certa velocidade em ruas normais.
agora eu esotu em duvida nos jmelos ainda num decidi os melhores de material, tamnho será original mas queria material mais resistente sme ser revolveres
Sergio Rocha
25/12/2008, 23:39
Se vc pretende conforto, jumelos diant. atrás, mas se quer eficiencia coloque na frente.Com revólver tem q ser na frente.
[]'
Sergio Rocha
25/12/2008, 23:42
O projeto está parado, nos dias de festas natalinas, assim que tiver sinal verde vamos continuar.
Na verdade ainda pretendo fazer o mesmo na traseira, só não sei quando.
No futuro air fux na traseira.:pensativo:
[]'
Elmer_Jeep
26/12/2008, 11:06
outra coisa é posição de jumelo, eu aconselho a usar o jumelo do feixe dianteiro na parte de trás como são os cj5 originais e não acompanhando o cj3b, na verdade num tenho teoria muito formada nisso (o Elmer me socorre) mas a minha impressão é sofrer menos impacto dessa forma e ter uma suspensão mais eficiente a impactos em certa velocidade em ruas normais.
Rubens:
Jumelos Dianteiros (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31362)
Leia os tópicos do post #5, tem gente que não chega à conclusão nenhuma, eu deixei a minha opinião lá :odedo:
[]'s
Rodrigo Baratti
26/12/2008, 19:27
mas se quer eficiencia coloque na frente.Com revólver tem q ser na frente
Sérgio,
A idéia é essa, colocar os jumelos revolver e amortecedores com maior curso.
O jeep vai ficar curto (original) e com maior curso de suspensão, depois penso em alongar para ganhar um pouco de conforto para meus 1,93 e no rodar.
leovalle
27/12/2008, 08:19
Bill
VSF
Sergio Rocha
28/12/2008, 19:49
Serviço quase pronto.
Detalhe da montanheira traseira e da dianteira
[]'
Caraio, não é que ficou muito bom isso????...........:mrgreen:
Parabéns Sérgio. Não apenas pelo serviço bem feito, mas pelo "coragem" de meter maçarico e solda no Jeep, coisa ainda muito rara por aqui.........
Abraços,
Bill
....e pela coragem ainda maior de deixar o Rodrigo cortar............e soldar!
Ficou ducaraio!! :palmas: :palmas:
hardcorehomemade
Sergio Rocha
28/12/2008, 22:24
Caraio, não é que ficou muito bom isso????...........:mrgreen:
Parabéns Sérgio. Não apenas pelo serviço bem feito, mas pelo "coragem" de meter maçarico e solda no Jeep, coisa ainda muito rara por aqui.........
Abraços,
Bill
A ideia foi minha e do Rodrigo.
A execução foi do mascarado.:mrgreen:Está colocando em pratica tudo que tem aprendido últimamente.
To pensando em mudar o nome do jeep para "COBAIA" :mrgreen:
[]' não elogia senão ele vai ficar metido
leovalle
28/12/2008, 23:02
muito bom caco véio :concordo:
Elmer_Jeep
28/12/2008, 23:23
Taí, ficou irado a cara do cj3 com o eixo deslocado.
Final das contas o entreeixos foi pra quanto tio Sérgio ?
[]'s
samukanvas
29/12/2008, 01:08
Taí, ficou irado a cara do cj3 com o eixo deslocado.
Final das contas o entreeixos foi pra quanto tio Sérgio ?
[]'s
Grande Elmer, se não me engano - 87 ou 88 pol. Aumentou 20cm no total.
bjs
Powertrain virá junto ou só o cardã?
Agora é sério: o mascarado é o rodrigo ou o bruno? :pensativo:
Sergio Rocha
29/12/2008, 13:02
Agora é sério: o mascarado é o rodrigo ou o bruno? :pensativo:
Pqp, quem vc acha ? Vou te dar uma ajuda.
O que não faz nada está deitado no pneu.:mrgreen:
[]'
O que não faz nada está deitado no pneu....o que ajuda o bruno está de pé..... :mrgreen:
Rodrigo, como vai ser feito o suporte da caixa térmica?
Vai ser refrigerado ou é só no gelo mesmo?
O Sérjão terá problemas com o ângulo de entrada com esse acessório na frente?
Como fica se ele resolver fazer SPOA?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=150244&d=1230579021
:odedo:
Foto by poeckster
Sergio Rocha
29/12/2008, 18:39
PQP descobriram meu plano.:parede:
Serjão quebrando a cabeça com o setor de direção e o novo gênio do fórum resolveu o problema fácil e definitivamente: setor de corcel rulez!!!!!
Só não sei se corcel 1 ou 2......
Sergio Rocha
29/12/2008, 19:20
Serjão quebrando a cabeça com o setor de direção e o novo gênio do fórum resolveu o problema fácil e definitivamente: setor de corcel rulez!!!!!
Só não sei se corcel 1 ou 2......
:stop:
samukanvas
29/12/2008, 21:10
Rodrigo, como vai ser feito o suporte da caixa térmica?
Vai ser refrigerado ou é só no gelo mesmo?
O Sérjão terá problemas com o ângulo de entrada com esse acessório na frente?
Como fica se ele resolver fazer SPOA?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=150244&d=1230579021
:odedo:
Foto by poeckster
Caro Sr. Jeison,
O suporte será fixo e substituirá o guincho, já que o freezer puxará o mesmo tanto de energia.
Sim, será refrigerado e a hélice do radiador ajudará a trocar calor.
O ângulo de entrada não será problema, já que nosso amigo nem pregas tem mais. Acredito que mesmo na posição coqueirinho invertido ele aceitará bem qualquer coisa na entrada.
O spoa eu vou perguntar ao bill...
abs
Sergio Rocha
29/12/2008, 21:13
Caro Sr. Jeison,
O suporte será fixo e substituirá o guincho, já que o freezer puxará o mesmo tanto de energia.
Sim, será refrigerado e a hélice do radiador ajudará a trocar calor.
O ângulo de entrada não será problema, já que nosso amigo nem pregas tem mais. Acredito que mesmo na posição coqueirinho invertido ele aceitará bem qualquer coisa na entrada.
O spoa eu vou perguntar ao bill...
abs
não se preocupe com o angulo de entrada, porque p@u não tem ombro então entra em qualquer angulo.
Sergio Rocha
31/12/2008, 11:50
Genios e Duendes da mecanica em geral
Se aumentar o comprimento do pitman, a direção além de mais "rápida" fica tb mais pesada ? Exige mais esforço para esterçar ?O tamanho atual é de 20 cm passaria para 30 cm.
A solda sei que é muito problemática.
Teriam outras consequencias ?
Podem dar pedradas e xingar a vontade, desde que resposdam.:parede:
[]':pipoca:
Elmer_Jeep
31/12/2008, 12:06
Tio Sérgio, 10cm é muito.
Vai ficar mais lenta e mais pesada.
Já vi algumas viaturas com pitman soldado, eu usaria se fosse feito por mim ou se pelo menos acompanhasse o serviço e soubesse de experiencias positivas de quem fez o serviço e já utilizou.
No mais, VSF e feliz 2009!
bao.. sem fazer conta nenhuma, mas vc tá querendo aumentar o comprimento em 50%, pode esperar que a direcao vai ficar MUITO mais pesada...
ô Elmer, nao seria o contrario nao?? a direcao ficaria mais rapida, uma vez que o mesmo grau de giro no volante com o pitman mais longo o deslocamento na barra seria bem maior do que ele curto?
T+
Sergio Rocha
31/12/2008, 12:32
Tio Sérgio, 10cm é muito.
Vai ficar mais lenta e mais pesada.
Já vi algumas viaturas com pitman soldado, eu usaria se fosse feito por mim ou se pelo menos acompanhasse o serviço e soubesse de experiencias positivas de quem fez o serviço e já utilizou.
No mais, VSF e feliz 2009!
Tem o efeito de uma alavanca, ao contrário.A alavanca vai funcionar do munhão pra caixa.
A solda eu iria procurar um especialista.
Mas será que fica MUITO mais pesada ? A minha direção é hidráulica, esse mais pesado chegaria a forçar demais a caixa ? Eu nunca vi ninguém fazer.
FELIZ ANO NOVO
[]':parede::parede::parede:
Sergio Rocha
31/12/2008, 12:34
bao.. sem fazer conta nenhuma, mas vc tá querendo aumentar o comprimento em 50%, pode esperar que a direcao vai ficar MUITO mais pesada...
ô Elmer, nao seria o contrario nao?? a direcao ficaria mais rapida, uma vez que o mesmo grau de giro no volante com o pitman mais longo o deslocamento na barra seria bem maior do que ele curto?
T+
Tb acho que é ao contrário.
[]'
Elmer_Jeep
31/12/2008, 12:47
Cara, vi isso na prática na Camper do Loras, a DH da camper é de opala.
Adaptamos nela barras e terminais do MB608, o pitman original não tinha material suficiente pra colocar um terminal de direção maior, daí encontrei outro pitman mais reforçado só que alguns cm mais longo que o original, instalamos tudo e deu uma baita diferença na direção, ficou mais lenta e mais pesada.
[]'s
O Pitman que vem no setor opala dos engesas (mesmo da camper) é bem curtinho mesmo (mais que o do opala) e tem um outro furo para o amortecedor de direção...
Da série offtopic: Qual pitman você adaptou na do Loras, Elmer????
Tô querendo trocar as barras do meu também...
Elmer_Jeep
31/12/2008, 13:53
O pitman da camper era do modelo abraçadeira, tirei esse outro de uma dh de opala que estava adaptada num cj5 com terminais originais.
E pra não prolongar o off topic aqui tem um tópico sobre a diferença entre os pitmans de opala: Braço pitman da caixa de Dir. Hid. Opala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38454) :odedo:
[]'s
Valeu Elmer!!!!!
revirei procurando esse tópico e não achei.. :parede:
Sergio Rocha
31/12/2008, 19:20
Senhores
Um feliz ano novo repleto de paz, saúde e felicidade.
[]':concordo:
Valeu serjão!!!!!!!
Desejo um ótimo 2009 a você e todos aqui do fórum que me toleram tanto!!!!
Sergio Rocha
13/01/2009, 21:14
Senhores
Fiquei devendo o resultado da empreitada.
Tudo pronto,chassi aumentado em 20 cm,tem alguma coisa minha que mede isso :pensativo:, aproveitada a DH (parece que é de ranger), sem alterar o pitman, tudo montado, faltando o principal.Um test drive.
[]'
leovalle
13/01/2009, 21:25
:palmas::palmas::palmas:
Shou muxiba!
Sergio Rocha
13/01/2009, 21:31
:palmas::palmas::palmas:
Shou muxiba!
thanks
[]'
:palmas::palmas:
aeeeee mais um com espaço decente de entre-eixos!
parabéns...
agora... e ai andou? fez o test drive?
leovalle
13/01/2009, 22:06
:palmas::palmas:
aeeeee mais um com espaço decente de entre-eixos!
parabéns...
agora... e ai andou? fez o test drive?
só falta trocar os pneus juninho :mrgreen:
samukanvas
13/01/2009, 23:11
só falta trocar os pneus juninho :mrgreen:
Leo, arruma venda pro kit que tá no eixo dele pra poder parar de arrumar desculpa de colocar uns de rural e uns links. :concordo:
Abs
Pra quem é e quem fez, ficou bão dimais!!!!! :mrgreen:
Bibas cariocas: vocês são ducaraio!
:palmas: :palmas:
Sergio Rocha
17/01/2009, 16:58
Hj foi feito o test drive definitivo da nova configuração do jeep.
Foi escolhida uma trilha bem radical, Maxilulu.
Foram dois cj3, ambos bloqueados.Enquanto o outro jeep empinou diversas vezes o meu não tirou a roda dianteira do chão.
A diferença no comportamento do jeep foi muito melhor.O desempenho ficou bem acima do esperado.Apesar de ainda não estar a costumado com o novo comprimento, fica bem claro o melhor desempenho.O outro cj3 era o do Chapéu, um jipeiro mais experiente do que eu e que sofreu pra ultrapassar certos obstáculos, empinando e perdendo tração.Enquanto eu passava bem mais fácil e com as 4 rodas no chão.
Ficou muito bom.E por incrível que pareça, as soldas não quebraram.:mrgreen:
[]'
Parabéns Sergio
é isso que queria saber
quantos cm a mais foram de distancia no entre eixos?
além de melhor desempenho ficou bonito pra kct!
faltou fotos da trilha tb ehehehhe
poeckster
17/01/2009, 18:46
http://picasaweb.google.com.br/poeckster/MaxLulu (http://picasaweb.google.com.br/poeckster/MaxLulu)#
fotos
samukanvas
17/01/2009, 22:04
Sergião é o meu herói. Foi a única pessoa macho o suficiente pra andar no carro depois de pronto :mrgreen:
Abs
poeckster
18/01/2009, 10:10
Sergião é o meu herói. Foi a única pessoa macho o suficiente pra andar no carro depois de pronto :mrgreen:
Abs
Macho e forte pra kct... puxa jipe pedra acima só com um braço...:shock:
meu deeeuuuussss
é o chuvázenéger!
Sergio Rocha
18/01/2009, 12:08
Macho e forte pra kct... puxa jipe pedra acima só com um braço...:shock:
Pode sacanear, mas era o tostão que faltava.Se eu não puxo ele não passa.
[]':odedo:
http://picasaweb.google.com.br/poeckster/MaxLulu (http://picasaweb.google.com.br/poeckster/MaxLulu)#
fotos
http://picasaweb.google.com/angelo.areal/Maxilulu090117 (http://picasaweb.google.com/angelo.areal/Maxilulu090117)#