Ver Versão Completa : Laranja Mecânica - CJ-5 1965
Antes tarde do que nunca...
Resolvi iniciar o ano de 2008 com o pé direito e, depois de alguma procura, comprei meu primeiro Jeep no dia 1o. de janeiro deste ano...
Digo alguma procura, pois vi apenas uns 4 ou 5 carros e acabei sendo levado pela emoção, pois como a maioria aqui, sempre quis ter um CJ, desde criancinha...
O CJ estava bonito e o antigo proprietário havia acabado de fazer o BF-161, porém havia uma série de coisas a fazer, pois co carro estava "indirigível".
Como estava morando em outro estado, por conta de trabalho, acabei usando muito pouco o CJ, então acabei por dar um trato na direção (instalei de santana) e dei uma revisada nos freios (originais), suspensão (troca das buchas de P.U.), amortecedores e pneus.
A partir daí, já dava pra curtir o CJ (nos meus míseros 4 dias por mês que passava em casa), mas ahvia ainda muita coisa a fazer...
Em agosto, voltei para o Rio e resolvi dar uma nova "guaribada" no bicho. Preendia dar um trato na carroceria, que apesar de bonita, estava igual a uma pizza, de tanta massa.
Além disso, não existiam calços, então a carroceria estava diretamente apoiada no chassis, o que fazia o carro parecer uma batedeira....
A partir daí virou aquela história do "já que"....
Seguem as fotos do bicho quando comprado.....
Na garagem com os novos pneus.....Armadillos da Tatu....
O que foi feito:
Estética, Segurança e Conveniência:
- Reforma geral da carroceria e pintura em Laranja
- Revisão e Pintura do Chassis
- Colocação de Calços de carroceria de 1,5" em P.U.
- Troca do Santo-Antonio
- Troca Retrovisor
- Instalação de capota Atlantida Mascote
- Instalação de relógios Cronomac (óleo, nível do tanque e temperatura)
- Instalação de Cintos de 4 pontos
- Instalação de Retrovisores Wrangler
- Instalação Suporte Galão e Estepe
- Troca do Tanque (o antigo estava furado)
- Instalação de quadro de para-brisas com 3 limpadores (não aparec nas fotos....tenho q atualizar....)
MECÂNICA (vamos ao que interessa!!):
- Revisão motor (carburador, distribuidor, velas, etc...)
- Troca dos retentores e Ajuste dos cardãs (estavam com folga e vazamentos)
- Revisão eixo dianteiro, troca das juntas, (rolamentos já haviam sido trocados), ajuste da pré-carga dos munhões e troca das rodas-livres automaticas por AVM 401.
- Revisão do Câmbio e T-case (troca dos rolamentos, sincronizadores, retentores e engrenagem da ré)
- Instalação de Freio a Disco (Berga) na dianteira (j[a havia instalado pedaleira suspensa e servo-freio)
- Instalação de BLOQUEIO ENSIMEC FULL-LOCK FASE IV e semi eixos flutuantes T-REX BONE, também da ENSIMEC, no eixo traseiro.
- Troca das Rodas de Liga Leve por Mangels Aro 15 de aço.
- Instalação de Direção Hidráulica de Opala
- Instalação de Guincho Elétrico MILE MARKER PE-8000
- Instalação de Alternador de Golf 90Ah.
- Toda a parte elétrica foi refeita com colocação de caixa de fusíveis.
Seguem algumas poucas fotos que tenho da reforma....
Fotos do início da reforma..... desmontando tudo.....
Olha a situação do caixote....
1- Refazendo as travessas
2- Pintura nova e eixo traseiro com a flange, só espeando os semi-eixos da ENSIMEC
3- Mais uma da discreta cor nova....
Essas são as ultimas que tenho......vou ficar devendo as da caixa de direção, quadro do parabrisas, painel e o que mais interessar...
a frente estava apenas pré-montada....ainda falta alinhar tudo.....o guincho tb só estava apoiado.....
AS FOTOS SÃO DE CELULAR..ENTÃO AS CORES ESTÃO UMA M.....
RABUGENTO
08/12/2008, 16:35
Tá bacana!
Será visto de bem longe se você se perder na mata :)
Domingo os jipeirosdo petroleo estarão pelas serras de Macaé e região.
Aproveite e apareça por lá.
Martalgf
08/12/2008, 18:27
Tá Muito lindo....:dance:
Adorei sua dedicação :)
Assim que acabar vamos cair na lama.... :)
Mil beijos
Marta e Suzy ( suzuki )
Tá Muito lindo....:dance:
Adorei sua dedicação :)
Assim que acabar vamos cair na lama.... :)
Mil beijos
Marta e Suzy ( suzuki )
Segundo o meca o Jeep sai da oficina na 5a feira.....é esperar para ver.....
Não aguento mais a espera......já são 4 meses no estaleiro....
Assim que sair, posto fotos melhores e mostrando todos os detalhes....
RABUGENTO
09/12/2008, 07:32
Marta,
Você vai mesmo sujar o jipe do aareal?
Paulo_CW
09/12/2008, 07:33
AAREAL.........
Muito bacana a cor q vc escolheu, eu particularmente acho show de bola e já tive um CJ5 na cor laranja.... era o "tangerina".....hehehe
Veja ae como fica bacana essa cor.....
Realmente ficou legal....melhor até do que eu esperava....
Até sexta feira eu posto mais fotos...
Naldinho.4x4.Habeck
13/12/2008, 02:05
aareal, ta lindo seu jeep cara, poste mais fotos!
Ta ficando gringo o negocio!!
Parabens pelo bom gosto cara! Ficou 10 a combinaçao de cores e os acessorios escolhidos sao extremamente funcionais...
[]´s
RABUGENTO
13/12/2008, 10:16
Estou esperando para ver "funcionando" :)
E aí aareal? Como ficou o jeep?
Acabei de comprar o mesmo e estou passado por tudo que vc passou. O meu tb estava indirigível. Aos poucos vou fazendo uma coisa e e jaque outra. Vc reformou o seu aqui no Rio?
abs,
Bernardo
RABUGENTO
04/03/2009, 06:57
Não sei o que aconteceu. :(
O aareal sumiu.
O povo de Macaé está combinando uns passeios e ele bem que poderia comparecer. :)
aareal, Está tudo bem com você?
raphaelmacae
15/03/2009, 14:05
Aqui em macaé tinha um com apelido de MIXIRICA (pra quem não sabe é como alguns chamam a tangerina por aqui).
o carro realmente ta ficando show!
quero ver ele andando te espero no passeio de marica pra arraial do cabo pela areia...
www.jipeirosdopetroleo.com.br
Hoje a noite, sem sono nenhum, resolvi desenterrar o tópico.
Como a maioria daqui já sabe, ter jeep é muito bom, te proporciona momentos incríveis e te leva a lugares alucinantes, mas nem tudo são flores: Toda vez que você para para reformar é um parto!!!
Desde minha última atualização do tópico, o CJ sofreu diversos upgrades e mudanças, começando pelo nome.
O Rui, grande amigo da Equipe do Chapéu rebatizou o CJ de Prematuro, pois precisei de 9 meses para conseguir finalizar a 1a. reforma, feita em uma ALFICINA que prefiro nem comentar e nem mais existe. Detalhe, saiu de reboque, diretamente para a oficina do Chapéu, que em menos de 15 dias colocou meu jeep pronto para a trilha.
Já faz muito tempo, mas vou tentar fazer uma "mais ou menos" linha do tempo.
Nesta época a configuração era:
Motor BF-161 fumegante
Direção Hidráulica de Opala
Freios a disco dianteiros do Berga e tambores traseiros
Bloqueio Ensimec Full Lock e semis T-Rex Bone na traseira
Pneus 31" Armadillos
Guincho Mile Marker PE8000 (devagar e sempre...)
Alternador de Golf de 90 Ah
e váááárias perfumarias, como galão da cor do jeep, capota, etc etc...
355730355731355732355733
Depois disso, começou o processo de destruição da carroceria e foram feitos mais upgrades na parte mecânica:
Troca de motor para GM151
DIS da Motorspice (ignição sem distribuidor)
Bloqueio da Dianteira (outro Full Lock)
Semis T-Rex dianteiros
Freios a disco traseiros do Berga
Servo-freio
Reservatório de Expansão e ventoinha elétrica para desligar a chaleira
Kit MKrawler 3:1 na reduzida
As fotos são praticamente iguais, pois os up´s foram mecânicos, exceto pela carroceria que cada vez ficava pior....:odedo:
355735355736355737355738
A 3a. etapa também foi sofrida!!!! Por que eu não aprendo que mecânica de Willys tem que ser feita no Chapéu e insisto em me aventurar por aí?!?!
Esses upgrades não foram muito extensos, porém foram quase tão sofridos e demorados quanto a 1a. reforma:
Construção da Gayola
Construção de para-lamas tubulares (os meus pareciam papel amassado)
Pneus 35" Creepy Crawler
Alteração da posição dos jumelos dianteiros
Amortecedores Procomp de maior curso
Instalação de Jumelos revolver
Instalação de espaçadores de rodas
Seguem fotos da bagaça:
355750355751355752
Depois dessa guaribada, apenas troquei meu bloqueio dianteiro automático por um ARB com compressor Heavy Duty....
Usei e abusei do jeep até ficar com medo de a carroceria se desprender dos chassis em uma curva por aí, pois o estado dos calços estava deplorável....
Com isso, parti para a 4a grande empreitada: reforma da carroceria e pintura.
Desta vez fiz na oficina de um amigo, já que o Chapéu não faz lanternagem.... Demorou? Sim, mas o serviço ficou muito bom e eu já estava psicologicamente preparado para o prazo.....
Fotos da carroceria:
355763355764355765
Dá uma olhada no chassis.....
355766355767355768355769
Aí as coisas foram melhorando:
Reforma do chassis:
355770355771
Reforma da carroceria:
355772355773355774355775355776355777
Continuando com a lanternagem e pintura:
355779355778355780355781
Quase saindo da concessionária:
355783355782355784
Montado e pronto para a nova destruição......:odedo:
355785355786
Neste momento o CJ está lá no Chapéu para uma verificação geral e não aporrinhar mais do que o normal na sua reestreia...
Agradeço a todos os envolvidos.
Abraços a todos,
Ficou show mesmo! Nao vejo a hora de tirar meu samuca da oficina pra gente cair nas trilhas!
Ficou show mesmo! Nao vejo a hora de tirar meu samuca da oficina pra gente cair nas trilhas!
Semana que vem, com certeza dá para rolar uma trilha para depois vermos o Anderson Silva encher o falastrão Sonnen de porrada!!!:cool:
Fotos do 1o teste após a remontagem...
Duka heim!!!
Parabéns pela empreita, e achei que o primeiro teste seria numa rampa...
De shopingssss!!! kkkkkk
Tudo novinho da dó!
Dá um pouquinho, mas não tem jeito.....vai acabar estragando tudo novamente....mas gerando muitas alegrias!!!
Dá um pouquinho, mas não tem jeito.....vai acabar estragando tudo novamente....mas gerando muitas alegrias!!!
Isso é verdade!!!!!!!!
Alegria, e amizades!!