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Ver Versão Completa : Adaptando High Steer no D60



Elmer_Jeep
08/12/2008, 13:45
Boas galera, seção nova, idéias novas, nada como um tópico novo. :pipoca:

Instalei o D60 dianteiro da F250 4x4 no meu projeto de Jeep, o problema agora está em adaptar o high-steer, inicialmente pesquisei pelo google buscando alguma idéia e logo de cara vi que é complicado pelo fato desses munhões serem "ball joint style". Kits gringos existem mas se lá os caras também fazem adaptação no munhão original pq não fazer aqui tb, conversei com meu pai mostrando as fotos que encontrei na net e depois peguei algumas dicas com o Billj por email e resolvi dar início ao processo, abaixo segue um pouco sobre as dúvidas e possíveis soluções:



Subject: Knuckles Dana 60

...estou instalando na viatura um Dana 60 dianteiro da F250 4x4 ano 2007.

Queria saber se vc tem relatos ou se sabe de algum site com dicas de alguém que tenha modificado os knuckles pra usar high steer.

A dúvida é, existe alguma forma de adaptar high steer nesses knuckles ou somente trocando por algum kit gringo... ?

Obrigado por enquanto.
[]'s



Subject: Re: Knuckles Dana 60

Elmer,

Jeito fácil não tem, pois como os knucles não são "flat top", não possuem superfícies usinadas para a fixação dos braços high steer. Mas isso não quer dizer que não podem ser usinados para isso.

Acredito que o jeito mais seguro de afixar braços, seria de usinar os munhôes em 02 faces. A primeira seria em cima externamente, entre o pivô superior e o disco de freio. Pelas fotos, parece que se consegue 02 parafusos lá. A segunda face seria o vertical, logo em cima do braço original. Quatro parafusos lá.

Daí, o braço em sí sairia deste "L" formado, na altura que você quer.

É aconselhável utilizar "cone washers" nos parafusos, iguais que tem em braços Toyota....

Abraços,

Bill


Bom dia cara.

Olhando as fotos e lendo a explicação acho q entendi como proceder.
Tenho aqui na retífica uma plaina de superficies que serve pra usinar face de cabeçotes e blocos de motor, posso projetar algum tipo de gabarito pra fixar os munhões e usinar corretamente.

Encontei na net algo do tipo, parece que estes foram usinados também pra receber os braços do high-steer, veja só:
http://image.4wheeloffroad.com/f/9696060/131_0805_09_z+rock_jock_iii_dana_60_axle+caliper_b rackets

Na minha opinião falta um pouco mais de apoio nessa parte frontal:
http://image.4wheeloffroad.com/f/9696066/131_0805_12_z+rock_jock_iii_dana_60_axle+knucles.j pg

É isso ai, se tiver com tempo pra verificar as paginas acima e depois comentar te agradeço bastante pela consultoria.

Muito obrigado.

Elmer.



Se fosse meu eu substituiria aquele parafuso grande indo até o pivô original por uma outra chapa grossa soldada à +/- 60 graus no braço novo e parafusada na face frontal do munhão. Obviamente, esta face teria de ser usinada...

Abraços,

Bill

Elmer_Jeep
08/12/2008, 13:56
To saindo pro rango agora, a tarde vou anexar umas fotos do serviço que meu pai está fazendo aqui.

Se alguém tiver mais idéias pra compartilhar o tópico está aberto.

[]'s

billj
08/12/2008, 15:49
No mais, já que vai fazer a coisa de forma correta, não deixe de se preocupar com o Ackerman. Conhece a teoria disso, né???

Abraços,

Bill

Kim
08/12/2008, 17:26
Grande sábio guru Elmer!

Olha o cara aqui!

Elmer_Jeep
08/12/2008, 17:37
To saindo pro rango agora, a tarde vou anexar umas fotos do serviço que meu pai está fazendo aqui.

Se alguém tiver mais idéias pra compartilhar o tópico está aberto.

[]'s


Meu pai comprou dois braços pitman de MB 1113 que estão sendo retrabalhados pra futuramente encaixar na parte superior da carcaça de munhão.

Vamos às fotos do trampo feito agora pela manhã:

1 - Braço pitman MB cortado pra aproveitar a parte que interessa
2 - retrabalho inicial pra encaixar no topo do munhão
3 - Munhão D60 "ball joint style"
4 - Braço na posição de trabalho(ainda faltam ajustes e reforços) :roll:
5 - Barra e terminais de MB 1113 :twisted:

Por enquanto é isso.

[]'s

Elmer_Jeep
10/12/2008, 18:46
Bill, esse respiro vai me atrapalhar pois aí na face superior é onde vai ser usinado pra assentar o braço do high-steer.

Posso vedar essa p... ou devo mantê-lo desviando a trajetória do furo. :?:

[]'s

billj
10/12/2008, 19:42
Bom, fica difícil avaliar nas fotos, mas acredito que o melhor seria de tampar este furo e abrir outro em lugar que não atrapalhe e que chegue naquele mesmo diâmetro interno.

Abraços,

Bill

samukanvas
10/12/2008, 20:20
Elmer,

Quando diz usinar quer dizer plainar o munhão pro pitman da 1113 ter mais base? Esse teu recurso não vai pesar por estar muito próximo do pivô do munhão, tipo ficar frágil?

Solda essa porra cara...

Abs

Elmer_Jeep
10/12/2008, 23:59
Elmer,

Quando diz usinar quer dizer plainar o munhão pro pitman da 1113 ter mais base? Esse teu recurso não vai pesar por estar muito próximo do pivô do munhão, tipo ficar frágil?

Solda essa porra cara...

Abs

Tem muito material no topo desse knuckle ai cara, a superfície é meio irregular devido à fundição da peça portanto a planagem vai ser apenas pra favorecer o assentamento do high-steer(que será plainado tb).

Pretendo parafusar e soldar :twisted:

[]'s

Elmer_Jeep
11/12/2008, 00:04
Bom, fica difícil avaliar nas fotos, mas acredito que o melhor seria de tampar este furo e abrir outro em lugar que não atrapalhe e que chegue naquele mesmo diâmetro interno.

Abraços,

Bill

Pesquisando sobre a roda-livre das F250 4x4 encontrei a seguinte informação:


FONTE: http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/f250-4x4-1.htm
A roda-livre dianteira é automática e bloqueia-se sempre que a tração 4x4 é acionada, seja em modo normal ou reduzido. Para isso, a função Auto nos cubos deve ser usada em caráter permanente. Mas a roda-livre pode ser anulada se o motorista desejar, girando-se o comando para Lock. Nessa condição o veículo se comportará como um 4x4 em modo 4x2 e que não tenha roda-livre, ficando semi-árvores, diferencial e cardã dianteiro em movimento o tempo todo.
A trava pelo botão Lock serve também para o evento de falha no sistema automático, como ao abrir uma trilha e um galho arrancar a mangueira de vácuo que comanda o sistema, deixando o eixo dianteiro em roda-livre.



O que me leva à crer que o tal duto serve pra canalizar o vácuo pra roda livre ;-)
Vou desconsiderar esta função já que não quero que o conjunto dianteiro fique rodando atoa quando tiver em 4x2 então vou remover o ressalto da conexão e vedar o furo :pipoca:

[]'s

joão k. chikui
11/12/2008, 12:54
Elmer , que bom que conseguiu os D60 . Estes dias encontrei o Loras e este me disse que ainda não tinha conseguido.
Em Blumenau tinha uma picape Marrua do bombeiro, com o eixo traseiro D60.

Elmer , como vcs andam muito em alagados , este furo não poderia ser adaptado para manter uma leve pressão positiva nos rolamentos ?

PS: Tá ficando massa!

Elmer_Jeep
11/12/2008, 13:49
Elmer , que bom que conseguiu os D60 . Estes dias encontrei o Loras e este me disse que ainda não tinha conseguido.
Em Blumenau tinha uma picape Marrua do bombeiro, com o eixo traseiro D60.

Elmer , como vcs andam muito em alagados , este furo não poderia ser adaptado para manter uma leve pressão positiva nos rolamentos ?

PS: Tá ficando massa!

Fala João,

semana passada vi uma picape marruá aqui numa feira agropecuária, entrei de baixo pra olhar a mecânica, o eixo trazeiro é Dana 70 e o dianteiro 44.3 com cubos de roda 8 furos...

Pois é, o Loras estava viajando e ainda não sabia que eu tinha conseguido o D60 dianteiro aqui.

Sobre o lance da pressão positiva é uma idéia interessante, mas esses cubos de roda do D60 tem rolamentos blindados.
http://seven.three.superdutypsd.com/images/BJWU_hub%20out.jpg

[]'s

Elmer_Jeep
15/12/2008, 11:06
Trampo de sábado a tarde.

Bom, o braço do high-steer (pitman do MB1113) iria deixar a barra de direção muito alta se mantivesse sua curvatura original, portanto tive que deixá-lo reto. Se alguém tem ressalvas ou alertas sobre o procedimento favor comentar (mas agora a m... já está feita) :mrgreen:


Após isso a superfície inferior do braço foi aplainada no esmeril e a face superior dos munhões fiz no disco de policorte instalado na esmerilhadeira.
Aquele duto de vácuo que comentei com o Bill foi isolado, meu pai achou aqui no "estoque" um pino de centro (sabe lá do que) que tinha a mesma rosca da conexão original, daí foi só enroscar até dar aperto e depois cortei e desbastei junto com a plainagem feita na face do munhão :mrgreen:

Vamos às fotos:

1 - Aquecimento e prensagem pra eliminar as curvaturas :odedo:
2 - Braço após prensagem
3 - Pino de centro pra vedar o duto de vácuo
4 - Munhão plainado e duto "lacrado"
5 - Outro angulo da descrição acima

(mais fotos no proximo post)

billj
15/12/2008, 11:25
Ixi, calor e prensa naquele braço forjado.............:parede:


Não tem acesso à uma fresa não??? Lembre-se que a fixação segura deste braço no munhão (e qualquer outra montagem deste tipo) não é atravez dos parafusos, mas pelo contato perfeito das duas superfícies. Se tiver imperfeições, o braços vai se mexer referente o munhão e os parafusos vão quebrar....


Abraços,

Bill

Elmer_Jeep
15/12/2008, 12:04
Mais fotos:

Braço posicionado e na ultima foto o desenho indicando o local de mais um ponto de apoio que será soldado.

[]'s

Elmer_Jeep
15/12/2008, 12:12
Ixi, calor e prensa naquele braço forjado.............:parede:


E então, o braço sifú ? :pensativo: :cry:



Não tem acesso à uma fresa não??? Lembre-se que a fixação segura deste braço no munhão (e qualquer outra montagem deste tipo) não é atravez dos parafusos, mas pelo contato perfeito das duas superfícies. Se tiver imperfeições, o braços vai se mexer referente o munhão e os parafusos vão quebrar....


Até tenho, mas pra chegar nela a burocracia é grande, mas acho que vai ser o jeito...

O que tu acha de apenas soldar tudo, sem a instalação de prisioneiros :?:

[]'s

billj
15/12/2008, 13:16
E então, o braço sifú ? :pensativo: :cry:

Não sou expert em metalurgia, mas com certeza o seu processo mexeu muito com o tratamento térmico da peça, uma peça projetado para NÃO fazer o que você fez com ele, ou seja, de dobrar.




Até tenho, mas pra chegar nela a burocracia é grande, mas acho que vai ser o jeito...

O que tu acha de apenas soldar tudo, sem a instalação de prisioneiros :?:

[]'s


Soldar peças forjadas até dá, mas existem técnicas especiais para isso, novamente para preservar as características de peças forjadas. Eu não arriscaria, justamente por não conhecer estes procedimentos. Direção não é brincadeira não.......:discordo:

Abraços,

Bill

Elmer_Jeep
19/01/2009, 17:59
Fui começar agora tenho que finalizar ne :pipoca:

Os braços foram soldados e o reforço está sendo finalizado, sim a solda do reforço está horrível, aço fundido com aço carbono :parede: mas amanhã eu termino e coloco umas fotos melhores :odedo:

[]'s

Afonso Carlos
19/01/2009, 19:11
OK, Elmer pode ficar sussa que não quebra nem a pau, nem o braço nem a solda, experiencia própria!

Abração.

samukanvas
19/01/2009, 22:21
Tb achei legal!! Qual chapa que usou nele?

Abs

Fabiano-SL
20/01/2009, 00:25
Elmer,

Que eletrodo tu utilizou para aquela solda?

Segue um arquivo interessante sobre solda em ferro fundido.
Apesar de nao ser especialista em solda, sei que este tipo de solda requer procedimentos especificos, eletrodos específicos e etc...

Elmer_Jeep
20/01/2009, 10:38
OK, Elmer pode ficar sussa que não quebra nem a pau, nem o braço nem a solda, experiencia própria!

Abração.

Valeu Afonso, isso me deixa um pouco mais confortado pois estou fazendo esse trampo somente na solda por teimosia do meu pai...

OffTopic: aquelas barras anti-rolagem finalmente chegaram. Obrigado!

[]'s

Elmer_Jeep
20/01/2009, 10:45
Tb achei legal!! Qual chapa que usou nele?

Abs

1/2" :twisted: foto em anexo

E ai, quais foram os comentários à respeito do reforço que o Timmay fez naqueles knuckles http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=743130&page=5 :?:

[]'s

Elmer_Jeep
20/01/2009, 10:52
Elmer,

Que eletrodo tu utilizou para aquela solda?

Segue um arquivo interessante sobre solda em ferro fundido.
Apesar de nao ser especialista em solda, sei que este tipo de solda requer procedimentos especificos, eletrodos específicos e etc...

Obrigado pela apostila, salvei aqui pra utilizar em outra ocasião pois as peças que estou trabalhando não são ferro fundido e sim aço fundido(ou forjado).

Usei eletrodo UTP 65 de 3mm (o famoso cromo-niquel) e alguns banhos de diesel pra conter as trincas (ou pra destemperar também :parede: )

Vou la terminar uns detalhes no munhão esquerdo e começar o direito, final da tarde trago novas fotos. :pipoca:

[]'s

Elmer_Jeep
20/01/2009, 16:37
Legal, feriadão, acabou o eletrodo e não tem nenhuma loja aberta :evil:

Pelo menos um lado ficou pronto :concordo:

[]'s

rubensx
20/01/2009, 16:54
Legal, feriadão, acabou o eletrodo e não tem nenhuma loja aberta :evil:

Pelo menos um lado ficou pronto :concordo:

[]'s

óoooo tá ficando gringo....

parabéns, serviço bem feito tem de ser feito pelo dono mesmo ahuahuahuahu

percebam como tá lisinho igual a careca do elmer ehehehe

brincadeira à parte, tá du carai

Afonso Carlos
20/01/2009, 17:53
Legal, feriadão, acabou o eletrodo e não tem nenhuma loja aberta :evil:

Pelo menos um lado ficou pronto :concordo:

[]'s

Elmer se quiser te mando os eletrodos, rápido como as barras!!!!! Calma brincadeira......!!!!!

abração.

Elmer_Jeep
02/02/2009, 19:18
Finalizado o trampo do high-steer, agora meu pai ta fazendo o ajuste das barras e terminais do MB 1113 :twisted:

[]'s

samukanvas
03/02/2009, 01:08
Elmer, isso tá uma merda... Se quiser eu troco meus eixos pelos seus sem custo.

Sem mais.

:odedo: