Ver Versão Completa : Ajuda Cambio
Gostaria de saber como identifica se o cambio do meu willys 64 é com 1 seca ou com 1 SINCRONIZADA os dentes estam gasto e estou querendo troca mas não sei que tipo é por favor me ajudem.
leopoldo
08/12/2008, 09:01
olha a tampa.
se nela há duas grandes porcas com cabeça abaulada e uma chapa torcida travando as mesmas é sincronizado.
se tem um calombo .. é seco.
Outra:
Vc consegue reduzir de 2º para 1º sem arranhar? é sicronizado, senão é seco.
eniomurara
08/12/2008, 13:57
Amigos...deixa eu aproveitar o tópico para uma pergunta.
Meu Jeep: CJ5/1960
Motor: 4CC Opala
Carburador: 2E
Dimensionado 4x2
Caixa: C10 - 3 marchas. Dizem q tem com 18 ou 17 dentes mas não sei ao certos qual a do meu CJ. "dizem"
Coroa/Pinhão: 44X9
Pneu: 750X16 (argentino).
Problema: Imaginem vcs darem um passeio com uma DT180, moto esperta, nervosa, boa pra brincar, e depois pegar uma BIZ/100. Pois é, meu CJ ta = uma BIZ em comparação a uma DT.
Rodei com outros 2 Jeeps, ambos dando prazer em dirigir, ja o meu, ta um saco ele tem as marchas muito longas. Em subidas então, ele pede uma primeira e não desenvolve.
Aguardo sugestões, exemplos de boas configurações de motor/caixa/relação.
Abraços...ENIO.
Milton Quindim
09/12/2008, 02:04
Amigo, primeiro confere ai se o câmbio é mesmo da c-10, existem os câmbios do galaxye que é identico e as vezes são confundidos com o da c-10 e são bem mais longos as marchas pode ser isso.
eniomurara
09/12/2008, 22:09
Cara vlw a dica, vou verificar.
Falei com outro meca ele me garante que é carburação, que esse carburador de opala não da muito certo que o do santana é que fica bom.
Ele tem um AP2.0 no cara de cavalo dele ele faz toda manutenção de mecanica jeep dele então vou confiar no taco dele, mesmo porque ele diz ter tanta certeza que resolve o problema que se o jeep não ficar bom, ele nem cobra a mão de obra.
Mas essa da caixa eu vou verificar, muito obrigado.
Abraço...ENIO
Gostaria de saber como identifica se o cambio do meu willys 64 é com 1 seca ou com 1 SINCRONIZADA os dentes estam gasto e estou querendo troca mas não sei que tipo é por favor me ajudem.
Vou deixar a minha contribuição, para aqueles que precisam "DO MÊCANICO",
não é um simples consertador das nossas viaturas Willys, Engesa, Toyota e
outros 4x4, ele é super competente Sr.Júlio, não conheço melhor profissional
para atender aos nossos 4x4 e a nós tbm, oficina equipada vários motores e
câmbios a sua disposição (Williys), ele fica na ZN de São Paulo. Detalhe o
preço da mão de obra é super competitivo em relação aos concorrentes.
Fone: 3975-6987 , tenho certeza que ele resolvera o seu problema.
Ligue para o Sr. Julio.
[ ]'s
klecius Santos
27/12/2008, 08:11
Caros
Também estou com um problema no meu recente cambio de c10 3m instalado no meu cj3, quando engreno a marcha em (4x2) a re e ando uns metros no momento que piso na embreagem uma das rodas traseiras trava e da um tranco no veiculo como de fosse uma freada forte e isto também ocorre quando piso no acelerador e solto o mesmo bruscamente, isto não ocorria antes da mudança do cambio, alguém sabe do que se trata?
leopoldo
27/12/2008, 08:28
Klecius, que tal olhar as sapatas de freio ?
parece que a sapata(lona) quebrou ou tem mola solta.
Sergio Rocha
27/12/2008, 09:22
Cara vlw a dica, vou verificar.
Falei com outro meca ele me garante que é carburação, que esse carburador de opala não da muito certo que o do santana é que fica bom.
Ele tem um AP2.0 no cara de cavalo dele ele faz toda manutenção de mecanica jeep dele então vou confiar no taco dele, mesmo porque ele diz ter tanta certeza que resolve o problema que se o jeep não ficar bom, ele nem cobra a mão de obra.
Mas essa da caixa eu vou verificar, muito obrigado.
Abraço...ENIO
Nunca as marchas podem ficar longas ou curtas por culpa do carburador.:parede:
Vc usa uma relação longa e pneus grandes.Por isso suas marchas são longas e não tem força.
[]'
klecius Santos
27/12/2008, 22:59
Caro Leopoldo
Meu jeep esta com freio a disco nas quatro rodas, a unica coisa que mudou do dia que ele parou para hoje foi a troca da caixa de marchas que era 3m original e trocamos para uma de C10, apos isto , no dia do primeiro teste com a caixa nova esta anormalidade apareceu.Náo consigo entender o que esta errado. Um colega me perguntou se não poderia ser a luva engatando outra marcha, mas isto é imposivel ,pois a luva engata primeira ou re exclusivamente.
Caro Klecius,
Tenho um CJ5 1960, motor OHC, 4 marchas, relação 43X8, e entre a roda e o câmbio há vários itens, sujeitos à quebra à qualquer momento, e do câmbio para a roda temos: reduzida, cruzeta, espiga, eixo cardã, cruzeta, caixa diferencial (coroa, pinhão, planetária), eixo, ponta de eixo, freio e roda. Há algum tempo atrás havia soltado o parafuso do grampo de fixação do pinhão, ficou bem esquisito e foi derepente. Se o câmbio estava revisado creio que deveria fazer o caminho que lhe mostrei para tentar achar o problema antes de qualquer atitude precipitada.
Boa sorte.
leopoldo
28/12/2008, 15:22
Klecius,
Para ser travamento em 4x2 uma das rodas, eu iniciaria a investigação no freio. Isso que está acontecendo, como não é freio, é péssimo sinal.
Já que são discos, e pelo que vc relata é tranco+travamento então passo para os seguintes testes:
Provoque o travamento. Quando acontecer de novo, e que seja em uma rua reta e plana, desliga o motor, puxa o freio, desce do jeep suba a roda que travou no macaco, solta o freio com uma outra roda calçada e:
1- verifique os rolamentos de roda. folga axial e logitudinal, e bamboleio do plano das rodas (empenamento). Levante a roda no macaco e gira na mão e diga o que acontece: roda macio ou estala.
2- deita em baixo do jeep. Investigue o diferencial externamente. solte o cardan e veja se o travamento da roda se desfaz.
3- verifique o cardan + cruzetas. Olha o cardan e cruzeta. Bom, se fosse encavalamento ele deveria vir antes como uma baita vibração. Seu jeep vibra ? pode ser angulo de cardan exagerado e ao brecar a cruzeta encavala.
Se vc matar a pane até aqui, é do cardan para baixo, senão a coisa complicou. ai eu preciso pensar mais um pouco
klecius Santos
28/12/2008, 21:40
Pessoal
Verifiquei o diferencial removendo a tampa e não encontrei nada de errado, fiz por desencargo de conciencia ,pois não faz três semanas que trocamos os rolamentos do pinhão do diferencial e o travamento ja ocorria antes desta intervenção.Fiz o procedimento ( dei re andei uns 5 m e pisei na embreagem) para ocorrer o "travamento" , coloquei em ponto morto e subi as rodas no macaco , verificamos que as rodas apos o tranco ficam soltas e não ha estalos ao gira-las nem excentricidades no giro. O eixo cardam gira sem problemas e não ha desgaste para ocorrer encavalamento das estrias que por sinal ainda estão bem novas com o polimero de amortecimento bem justos quando acoplados . Os rolamentos dos semi-eixos são novos trocados a menos de dois meses tambem estào ok.O interessante é que o travamento se comporta como um freio de contra-pedal das bicicletas antigas as rodas param mas não ficam travadas so ocorre um tranco.Quando passo a primeira e saio é como se nada tivese ocorrido anda normal.Outra coisa que ocorreu é que se acelerar e soltar o acelerador bruscamente as rodas dão o tranco e o motor para. Estive conversando com varios colegas jipeiros e todos recomedaram desmanchar a caixa de marchas , ja estamos meio com medo de fazer testes e estourar a caixa se for um problema por la.Por enquanto ainda é um misterio mas não desistimos.
Milton Quindim
29/12/2008, 10:21
Por acaso seu diferencial não tem um bloqueio? Pode ser aqueles de arruela ou mesmo de soldagem, pod3e ser que o antigo dono tenha feito isso e agora com a caixa mais longa ele atua mais rapidamente provocando o tal travamento.
Dá uma olhadinha lá.
klecius Santos
29/12/2008, 13:22
Infelizmente não tenho bloqueio no diferencial.Demos uma olhada dentro da caixa pela antiga abertura dos garfos e observamos uma quantidade de limalha fina no óleo apos muito pouco uso (menos de 30 km).Fiz os procedimentos para ocorrer o tranco enquanto olhávamos os movimentos dentro da caixa com uma das rodas suspensas e nitidamente ocorre um retrocesso no momento do tranco. Iremos desmontar tudo e verificar origem do desgaste, assim que tiver um diagnostico informo a todos. Agradeço a todos pelas dicas.