Conectar

Ver Versão Completa : AP 2.0 - Luz do óleo acende em baixa rotação

evandro421197
07/12/2008, 20:45
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

Elmer_Jeep
08/12/2008, 12:24
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

Bom dia, desde a hora que li o título do tópico eu já sabia qual era o problema.

Vamos lá, mande desmontar o motor novamente e:

1- retirar dois selos(tampinhas de metal) que tem logo acima do eixo intermediário, um está na frente e outro atrás do bloco;

2- após retirá-los passe um arame grosso atravessando o bloco pra retirar uma possível limalha ou borra de oleo que esteja obstruindo o duto de lubrificação.

Observe que neste duto é onde vão fixados os 4 jet cooler, mais conhecidos como borrifadores de óleo.

3 - remova também os borrifadores e observe se há alguma obstrução(entupimento) neles e nos parafusos de fixação, utilize um arame mais fino. Se não tiver jeito substitua os quatro.

4 - Passe o arame também nos canais de lubrificação dos mancais em direção ao duto principal.

Caso tenha encontrado obstrução nesses pontos causada por limalha ou borra de óleo é esse o problema do seu motor, após o serviço descrito acima lave o bloco com játo dágua de alta pressão observando se sai agua nos furos dos mancais e lave os borrifadores + parafusos com gasolina ou thinner.

Sobre essa história de não encontrar os borrifadores pra vender eu não acredito pois tenho eles aqui na minha loja, o código VW é 053 103157A INJETOR DE ÓLEO, consulte numa revenda VW que vc vai encontrar sim.

Agora é só colocar novos selos pra fechar o duto principal, tem pra vender em autopeças, a medida é 12,20mm, daí montar o motor novamente :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
08/12/2008, 12:31
Lembrei de outros detalhes, antes de desmontar novamente o motor verifique aqui na tabela a pressão de óleo indicada para esse motor:
Tabela Pressão de óleo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45508)

Peça pro seu mecânico testar com um manômetro de pressao, se ele não tiver leve numa oficina que tenha ou consiga um emprestado pra conferir.

Se estiver abaixo da especificação recomendada aí sim, é questão de desmontar o motor e desobstruir os canais de lubrificação.

[]'s

evandro421197
09/12/2008, 11:22
Elmer, e quanto a tal válvula de alívio, que o mecanico disse que não tem nesse motor o que vc me diz...veja foto na figura que achei na net....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=361&pictureid=2120
Obviamente esse motor deve ser diferente do meu até porque o formato do cárter é diferente, mais vc sabe precisar se esse motor meu ap 2.0 ten a tal válvula.....

Em caso positivo vc tem essa válvula ou o código dela aí...

evandro421197
09/12/2008, 11:44
agora sim a foto que editei

evandro421197
09/12/2008, 11:55
vi na net que todo sistema de lubrificação tem esta tal válvula no momento nao estou conseguindo o site para eu te mostrar, mais e aí, o que vc acha..

Elmer_Jeep
09/12/2008, 12:05
calma ae, ja eu respondo.

[]'s

evandro421197
09/12/2008, 19:09
muito bem Elmer, nas minhas andanças pelas oficinas agora à tarde eu perguntei a um mecânico a respeito da tal válvula e ele abril a parte agregada que fica o filtro e foi realmente confirmada que este motor 2.0 ap nao tem essa tal válvula de alívio.
Entretanto, quanto aos Injetores de óleo ele terá que abrir o cárter para ver se está realmente entupido.
Procurei tais injetores nas lojas mais renomadas de auto-peças e até desmanches ninguém tem. Sabem o que é mais não tem.
Você disse que tem aí na sua loja, qual o preço? sedex para 45-045-090. Forma de pagamento

evandro421197
09/12/2008, 19:17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/newattachment.php?t=49523&poststarttime=1228857362&posthash=113b7bde50d6f726130698660f16651f (http://www.4x4brasil.com.br/forum/newattachment.php?t=49523&poststarttime=1228857362&posthash=113b7bde50d6f726130698660f16651f)

Elmer_Jeep
09/12/2008, 19:53
Pois é, fui pesquisar aqui também e vi que o AP não tem valvula de alívio.
Por isso que volto a dizer que seu motor está com alguma obstrução no circuito de lubrificação, mande testar a pressão de óleo antes pois pode ser um simples defeito de fábrica na bomba de óleo. Qual a marca desta bomba? AP tem vários modelos que são intercambiáveis mas podem não funcionar corretamente, verifique isso antes de desmontar, se nao for aí o problema tem que desmontar completo e fazer o procedimento que descrevi no inicio do topico.

Só vou ter os borrifadores, não tenho os parafusos, amanhã eu vejo o preço pra vc.

[]'s

evandro421197
10/12/2008, 08:18
sobre o preço dos
VW é 053 103157A INJETOR DE ÓLEO
Selos pra fechar o duto principal - medida : 12,20mm
se vc os tem, quanto custa. tem foto para mim madar para conferir se são esse mesmos.
qual valor para cep 45045090.
Já se que estão ruins porque o mec disse que dois dos quatros estão entupidos. por isso vou abrir somente o cárter e trocá-los para ver se resolver.
abraços

Elmer_Jeep
10/12/2008, 11:16
sobre o preço dos
VW é 053 103157A INJETOR DE ÓLEO
Selos pra fechar o duto principal - medida : 12,20mm
se vc os tem, quanto custa. tem foto para mim madar para conferir se são esse mesmos.
qual valor para cep 45045090.

Segue foto dos borrifadores e dos selos.

Os selos(tampinhas amarelas) não tenho na medida correta, estes da foto são apenas pra mostrar o tipo da peça.

Os borrifadores custam R$=20,00 cada e os selos geralmente saem por R$=1,00 cada.

Já se que estão ruins porque o mec disse que dois dos quatros estão entupidos. por isso vou abrir somente o cárter e trocá-los para ver se resolver.
abraços

Vc está trocando 6 por meia dúzia, já te falei pra mandar testar a pressão de óleo antes de desmontar, o fato dos borrifadores terem entupimento ou restrição na vazão não influi na queda da pressão de óleo visto que os motores AP até 1996 não tinham borrifadores e funcionavam numa boa. A adição de borrifadores nestes pontos do motor seve apenas pra refrigerar os pistões pois o jato é direcionado à parte inferior do pistão.

Volto à afirmar que o problema está no circuito de lubrificação e possivelmente até na bomba de óleo, vc não me respondeu ainda qual a marca da bomba utilizada...

evandro421197
10/12/2008, 14:36
os borrifadores já me quebra um galhão. Estou no aguardo do preço. valeus....
uma das bombas é:
schadek
10505/of.05
j04
marca das outras 2 está na oficina eu não sei, só sei que bomba não é porque éssa já é 2ª vez que trocam para sanar e não resolveu...

Elmer_Jeep
10/12/2008, 16:28
Schadek é a pior marca do mercado...

As melhores são ANROI e BROSOL.

evandro421197
10/12/2008, 21:17
Vou seguir sua orientação e ver o que acontece.

1 - abrir cabeçote conferir de novo medidas e comandos etc.;

2 - Colocar uma bomba nova melhor marca que tiver na loja;

3 - testar pressão de óleo (após fazer as alterações);

Porque pela sua orientação vejo que os borrifadores não é causa do problema.
Se o fato de os borrifadores estiverem entupidos não influir na queda da pressão, vou por essa opção agora, está me parecendo mais lógica, valeus.

Se só serve apenas pra refrigerar os pistões pois o jato é direcionado à parte inferior do pistão, então não faz sentido trocá-los agora. O principal agora é atentar para o problema da pressão depois verei esses borrifadores.

evandro421197
10/12/2008, 21:22
Vou seguir sua orientação e ver o que acontece.

1 - abrir cabeçote conferir de novo medidas e comandos etc.;

2 - Colocar uma bomba nova melhor marca que tiver na loja;

3 - testar pressão de óleo (após fazer as alterações);

Porque pela sua orientação vejo que os borrifadores não é causa do problema.
Se o fato de os borrifadores estiverem entupidos não influir na queda da pressão, vou por essa opção agora, está me parecendo mais lógica, valeus

Se só serve apenas pra refrigerar os pistões pois o jato é direcionado à parte inferior do pistão, então não faz sentido trocá-los agora. O principal agora é atentar para o problema da pressão depois verei esses borrifadores

Elmer , Deus lhe pague pela orientação nem sem como agradecê-lo

Treme Terra
10/12/2008, 23:16
Não estou entendendo nada, se o borrifador esta entupido acho que não tem nada a ver com queda de pressão de oleo em marcha lenta.

A proposito, parece que seu motor sofreu uma retifica parcial, o virabrequim foi retificado?
Queda de pressão de oleo em marcha lenta pode ser o seguinte tambem:

Folga nos casquilhos do mancal do virabrequim,
Folga nos casquilhos da biela,
Folga nos assentos do eixo de comando de valvula,
Folga nos casquilhos do eixo de acionamento do distribuidor e bomba de gasolina.

Abraços,

evandro421197
11/12/2008, 10:51
o motor sofreu uma retífica total. De qualquer forma,
valeus pela orientação, sua colocação é muito válida vou mandar verificar isso tb...

Allan Nielsen
11/12/2008, 13:55
Evandro,

siga a orientação do Elmer, 1° meça a pressão!! depois escolha o caminho.

boa sorte

evandro421197
11/12/2008, 20:17
Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que mim ajudaram nesta maravilha de :concordo:Forum 4x4Brasil, especialmente a Elmer, os passos e caminhos indicados aqui RESOLVEU meu problema. A luz do óleo parou de acender quando o carro esquenta. Só através das orientações aqui postadas é que resolvi procurar outro mecânico e não ficar esperando os tals de jeet coller eternamente.:grin::palmas:

:pipoca:O mecânico não quiz me dizer de que forma resolver o problema, apesar de eu tê-lo informado os passos indicados por vcs, ele fez mistérios à cerca do problema, dizendo que era "segredos da profissão".
Apenas me disse que o probelma estava no cabeçote.
As palavras deles foram mais ou menos essas:
:parede: "Estes cabeçotes mais modernos tem um furo que precisar ser desobstruídos e tem que saber regular senão ele faz com que a pressão do óleo não chega legal até em cima e a pressão do óleo cai." :cry: :pensativo:
Alguém tem uma sugestão? :idea:O que teria sido?:rolleyes:
pedir a ele para medir a pressão depois do problema resolvido, mais ele disse que não era necessário que estava tudo ok, o que acham disso? Está certo?
Mais, tudo bem, ele resolveu meu problema e era isso que eu estava tentando a algum tempo.
:palmas:Mais o importante mesmo é que as orientações :arrow:aqui postadas foram decisivas para que eu partisse para tomar uma decisão com relação ao meu problema. :parede: :roll: :pensativo:Foram muitas noites sem dormir direito, só pensando nesse problema, que, ao meu ver era insolúvel, porque até então, para mim, em todo mecânico que eu fosse iria me dizer a mesma coisa: - compre os jeet cooler -. Mais não era isso. :dance:Em fim em paz.
Por enquanto, ainda vou botar o bruto na estrada e sentar o pé para ver se não apresenta o problema em longas distâncias. Depois lhes digo como foi o teste.
Abraços galera. Qualquer novidade postarei aqui.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palm as::palmas:

Elmer_Jeep
12/12/2008, 11:58
Véi, por favor, escreve direito pq é um saco ficar editando esse carnaval de cores e fontes aqui.

Odeio essa conversa de "segredo profissional"... na verdade esse cara não sabe qual era o problema e tá enfeitando a história com esse papo de "cabeçotes modernos" pq o circuito de lubrificação dos AP é tudo igual, o que pode acontecer lá em cima no caso dos que usam tucho hidráulico é se o tucho estiver desgastado ai não segura a pressão e o óleo desce antes da hora. Pq não mediu a pressão? É algo tão simples de se fazer e qualquer profissional que se preze DEVE fazer esse teste pra saber que está tudo ok, eu não confiaria somente numa luzinha... mas, cada um cada um...

E no final das contas, será que resolveu mesmo ?

Fique de olho no comportamento do motor quando botar na estrada, confira o sensor e marcador de temperatura, seria bom também se vc instalasse um indicador da pressão de óleo. Outro detalhe também é lembrar que seu motor está em fase de amaciamento e não terá o mesmo desempenho de um motor rodado.

[]'s e boa sorte

evandro421197
12/12/2008, 20:57
vou seguir o seu conselho agradeço pelos esclarecimentos valeus. Amanha vou testar na pista fazendo uma viagem. Qualquer dúvidas postarei aqui.

evandro421197
13/12/2008, 19:43
o motor comportou-se normalmente, sem barulhos anormais, sem sinais de bateção de tucho etc. A temperatura também ficou blz, as ventunhinhas (duas) dispararam normalmente no tempo certo.

No entanto, aconteceram alguns "percalços" entre eles:

1 - Antes de viajar: "alegria de pobre dura pouco" (o cabo do acelerrador soltou e tive um trabalhão para colocar no lugar;

2 - Antes de viajar a cebolinha (sensor de temperatura) deixou de marcar e (o carro estava esquentando e não marcava nada) mais eu estava atento quanto a isso porque Elmer me deu a dica. Corri ao eletricista que identificou eTrocou, ficou blz.

3 - :pensativo: O pior de tudo é que depois disso tudo voltei feliz, mas por descarrego de consciência (por que Elmer me deixou :putz:encucado com dizendo "será que resolveu") - resolvi levar a outra oficina para medir a tal pressão. Surpresa; pressão em marcha lenta = 0, acelera sai um pouco a mais do zero. "E agora josé". O que dizer de um problema que estava resolvido agora digamos: "problema camuflado". Será que foi "mascarado o problema". Meu Deus. Ajudem-me. Please.

evandro421197
14/12/2008, 15:54
Vou tentar solucionar isto com o mecânico amanhã-segunda, mas estou pensando em abrir ou incorporar a um novo tópico sobre "pressão de óleo do motor baixa." Achados da net:

"Baixo nível de óleo no cárter; tubo de retorno e/ou tela entupidos devido ao excesso de contaminação e/ou depósitos; óleo do motor muito denso ou viscoso para ser sugado pela bomba de óleo; filtro de óleo excessivamente restrito; válvula reguladora de pressão parada na posição aberta."

fonte: http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=3137 (http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=3137)

-----------------------------------------------------------------------

"08-01-2007, 12:34
num conheco a bomba, mas nos AP tem um tipo de um selo(tampinha) embaixo dela, ai voce tira e poe um calco atraz da mola, pode ser uma moeda de 10centavos, arruela. Com isso voce aumenta a pressao porque fecha mais o bypass, mas diminui um pouco a vazao.
Voce ta medindo a pressao aonde? cabecote do filtro?"

"Caro amigo, se ainda não resolveu o problema da bomba de óleo, pressão baixa. Ha uma maneira muito simples de resolve-lo.
Ao lado da bomba de oleo existe um parafuso bem maior que os de fixação da mesma. Retire-o e ali dentro voce encontrará a mola que regula a pressão do óleo.
Retire a mola e alongue-a cuidadosamente, recoloque e teste. Se ainda continuar com a pressão do óleo baixa, refaça a operação.
Abraço.
Petali."

fonte:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-24066.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-24066.html)

Elmer_Jeep
15/12/2008, 21:37
3 - :pensativo: O pior de tudo é que depois disso tudo voltei feliz, mas por descarrego de consciência (por que Elmer me deixou :putz:encucado com dizendo "será que resolveu") - resolvi levar a outra oficina para medir a tal pressão. Surpresa; pressão em marcha lenta = 0, acelera sai um pouco a mais do zero. "E agora josé". O que dizer de um problema que estava resolvido agora digamos: "problema camuflado". Será que foi "mascarado o problema". Meu Deus. Ajudem-me. Please.

Na primeira página postei um topico que tem a tabela de pressão de óleo.

Isso não pode marcar zero, ainda tem alguma coisa errada ai, quando o motor está na temperatura normal de trabalho a coisa fica pior porque o óleo perde a viscosidade.

Elmer_Jeep
15/12/2008, 21:44
Vou tentar solucionar isto com o mecânico amanhã-segunda, mas estou pensando em abrir ou incorporar a um novo tópico sobre "pressão de óleo do motor baixa." Achados da net:

"Baixo nível de óleo no cárter; tubo de retorno e/ou tela entupidos devido ao excesso de contaminação e/ou depósitos; óleo do motor muito denso ou viscoso para ser sugado pela bomba de óleo; filtro de óleo excessivamente restrito; válvula reguladora de pressão parada na posição aberta."

fonte: http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=3137 (http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=3137)

-----------------------------------------------------------------------

"08-01-2007, 12:34
num conheco a bomba, mas nos AP tem um tipo de um selo(tampinha) embaixo dela, ai voce tira e poe um calco atraz da mola, pode ser uma moeda de 10centavos, arruela. Com isso voce aumenta a pressao porque fecha mais o bypass, mas diminui um pouco a vazao.
Voce ta medindo a pressao aonde? cabecote do filtro?"

"Caro amigo, se ainda não resolveu o problema da bomba de óleo, pressão baixa. Ha uma maneira muito simples de resolve-lo.
Ao lado da bomba de oleo existe um parafuso bem maior que os de fixação da mesma. Retire-o e ali dentro voce encontrará a mola que regula a pressão do óleo.
Retire a mola e alongue-a cuidadosamente, recoloque e teste. Se ainda continuar com a pressão do óleo baixa, refaça a operação.
Abraço.
Petali."

fonte:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-24066.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-24066.html)

Isso tudo ai não está relacionado ao sistema de lubrificação do AP.

evandro421197
16/12/2008, 15:49
:parede:outro mecânico me prometeu resolver a pressão do óleo no motor. Se ele não resolvesse não precisaria pagar nada. Acho que vou dar uma carta de crédito a ele, já que fui num dos melhores em motores dessa cidade (anos em retífica e etc) e não resolveu. Estava pensando em colocar numa autorizada VW, mais antes vou ver esse mecânico que pareceu um pouco confiável. Na autorizada se torna muito caro.

Instalei um medidor de pressão de óleo. pressão normal=1 bar, quando esquenta o ponteiro colar no zero e só sai um pouquinho quando acelera. ou seja, quanto mais o ponteiro da temperatura sobe mais cai o ponteiro da pressão. Que diabos!.

evandro421197
18/12/2008, 15:08
alguém tem uma solucao

Elmer_Jeep
18/12/2008, 16:19
Po véi aí ta dificil hein, não adianta ficar pedindo ajuda aqui se vc não quer ser ajudado.

evandro421197
22/12/2008, 09:34
suporte filtro de óleo motor ap 2.0 com válvula de alívio santana 2000
só serve com válvula de alívio. Porque o meu tem o suporte mais não tem a válvula de alívio e nem tem onde adptá-la porque é um suporte do santana antigo e não usava essa tal válvula.
Os suporte desses motores mais modernos ap 2.0 já vem com a válvula embutida e é substituível. É que meu motor quando esquenta acende a luz do óleo e a pressão cai, porque sem válvula de alívio o óleo não segura no cabeçote. flw...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=383&pictureid=2243

valdir rainer
23/12/2008, 00:54
alguém tem uma solucao

Olá Evandro,desculpe me intrometer,mais nesses bicos que joga óleo nos pistões vai um parafuso para prender eles no bloco.
Esse parafuso é uma válvula,e muitos mecânicos quando assopram eles, acha que estão entupidos, e acabam enfiando arame dentro dele e o estragando ,muito pelo contrario,quando assoprado eles não podem passar ar.
Porque são eles que regulam a pressão de óleo.
Na minha oficina já peguei alguns com esse defeito,e só foi sanado com a troca desses parafusos.
Talvez não seja o teu caso ,mais ta ai uma dica.

Um abraço.

Elmer_Jeep
23/12/2008, 10:33
Se tivessem entupidos seria melhor pq dai a pressão não baixava.

Já vi gente que retira os borrifadores e coloca um parafuso comum pra vedar o furo e o motor continua funcionando numa boa.

valdir rainer
23/12/2008, 13:43
Se tivessem entupidos seria melhor pq dai a pressão não baixava.

Já vi gente que retira os borrifadores e coloca um parafuso comum pra vedar o furo e o motor continua funcionando numa boa.

É isso que eu quis falar,tem muitos mecânicos que acha que estão entupidos e acaba prejudicando a peça.e como consequencia acaba perdendo ma pressão de óleo.

Tb já vi e fica muito bom.

evandro421197
03/01/2009, 13:36
as dicas de todos são válidas. Instalei um manometro de pressão. O carro está funcionando como antes, sem nenhum problema aparente, a não ser a maldita pressão do cabeçote que qnado esquenta vai a zero, mais eu vou seguir os seus conselhos e passos, vou aguardar um pouco, estou aguardando os tais injetores e vou ter um pouco de paciencia. não adianta nada agora até colocar estas peças novas.

Mais se alguém tiver qualquer idéia "boba que seja" poste aqui ficarei muito agradecido, quanto mais idéias melhor flws....

mrcrema
04/11/2009, 16:54
Posso reabrir esse tópico e contar minha história ? Posso, rsrsrsrsrsrss

Estive a um mês na Fazenda Santa Rosa com meu Jeep, muita lama, muito barro. Estou com motor AP 1.6 Totalflex 2006 com kit turbo, turbina kkk16. Entrei em um atoleiro e sai sem problemas, virei o jeep e fui puxar um troller que parou na metade, percebi que tinha alguma coisa batendo no motor, desliguei ele e deixei um tempo parado, quando liguei o barulho parou, quando esquentou começou de novo, nem reparei em pressão de óleo, em luz, em nada, abri o capó e vi que estava sem a tampa de óleo, resumo, deve ter puxado barro pra tudo que é lado.
Voltei para SP sendo puxado por uma l200 Savana (Nilsinho), levei a uma oficina, liguei o jeep depois de alguns dias e nada de barulho, nada de fumaça, não tinha nada de diferente, porém quando esquentou voltou o barulho, era a bomba de óleo que estava batendo, foi trocada, bomba, óleo e filtro, parou o barulho, ficou zero, quando esta frio, rsrsrsrsrs
Troquei óleo e filtro mais uma vez e nada, continua igual. Quando esquenta o motor e o óleo afina, a pressão cai a zero na marcha lenta e acende a luz do óleo.

Vamos ver se entendi direito

Possível causa :

- Bronzinas de mancal com folga, não segura a pressão com o óleo fino e não manda para o motor inteiro ?
- Tuchos entupidos de barro ?

Será essa a causa ?

Lembrando, entrou barro no motor por cima, onde coloca o óleo, algum frentista deve ter deixado a tampa mal fechada

por onde começar Mestre Elmer ? Quero encostar o jeep na segunda e resolver esse problema.

[]´s

Elmer_Jeep
05/11/2009, 13:12
Troquei óleo e filtro mais uma vez e nada, continua igual. Quando esquenta o motor e o óleo afina, a pressão cai a zero na marcha lenta e acende a luz do óleo.

Vamos ver se entendi direito

Possível causa :

- Bronzinas de mancal com folga, não segura a pressão com o óleo fino e não manda para o motor inteiro ?
- Tuchos entupidos de barro ?

Será essa a causa ?

Lembrando, entrou barro no motor por cima, onde coloca o óleo, algum frentista deve ter deixado a tampa mal fechada

por onde começar Mestre Elmer ? Quero encostar o jeep na segunda e resolver esse problema.

[]´s

Motor é uma caixinha de surpresas, depois que abrir vc vai saber o resultado.

Algumas recomendações:

Verificar a medida do virabrequim, caso esteja abaixo da tolerancia tem que retificar;
Verificar o alinhamento dos mancais do bloco, caso o tenha folga tem que usinar;
Desobstruir os dutos do circuito de lubrificação do bloco(falei sobre na primeira pagina)
Verificar as buchas do eixo intermediário, estas quando gastam prejudicam a pressão de óleo;
Verificar medida do eixo comando e dos mancais do cabeçote;
Verificar os tuchos, se forem do tipo hidráulico, recomendo substituir.
Procure comprar a bomba de óleo dos APs 2.0 que tem as engrenagens maiores;

[]'s

mrcrema
05/11/2009, 13:21
Motor é uma caixinha de surpresas, depois que abrir vc vai saber o resultado.

Algumas recomendações:

Verificar a medida do virabrequim, caso esteja abaixo da tolerancia tem que retificar;
Verificar o alinhamento dos mancais do bloco, caso o tenha folga tem que usinar;
Desobstruir os dutos do circuito de lubrificação do bloco(falei sobre na primeira pagina)
Verificar as buchas do eixo intermediário, estas quando gastam prejudicam a pressão de óleo;
Verificar medida do eixo comando e dos mancais do cabeçote;
Verificar os tuchos, se forem do tipo hidráulico, recomendo substituir.
Procure comprar a bomba de óleo dos APs 2.0 que tem as engrenagens maiores;

[]'s

Elmer

tudo anotado, lição completa

vou ver isso no sabado com um mecanico de perto de casa

valew e qualquer coisa estamos ai.

[]´s

Elmer_Jeep
05/11/2009, 19:28
Elmer

tudo anotado, lição completa

vou ver isso no sabado com um mecanico de perto de casa

valew e qualquer coisa estamos ai.

[]´s

Aproveita que vai abrir o motor e verifica os cilindros, aneis e bielas também.

No cabeçote conferir folga das guias de válvula.

[]'s

mrcrema
10/12/2009, 10:23
Aos Expert´s no assunto motor AP.

Tenho um Ap 1.6 total flex 2006 no meu jeep, com problema de pressão de óleo, quando esquenta a pressão cai a zero, já tentei algumas soluções e nada :
- troca de bomba de óleo;
- troca de filtro e óleo varias x;
- mandei fazer o cabeçote na retifica;
- aumento pressão de bomba de óleo;
- troca de bronzinas de mancal e biela;
- troca dos tuchos;
- etc, etc. seguindo uma receita passada pelo Elmer.
Minha duvida :
Tenho na mão uma parte de baixo do motor do AP 2.0 Golf 2003, consigo montar esse motor usando todos os agregados do motor AP 1.6 total flex 2006 ? Modulo, I.E., coletores de escap e admissão, flauta, bicos, etc, etc ?
Grato

Elmer_Jeep
10/12/2009, 11:12
Marcio, chegaram a verificar o que foi falado nesse tópico sobre esguichos, bucha de comando e duto da galeria de lubrificação ?

Sobre o AP do golf creio que não vai dar certo pois os coletores de ADM/ESC são diferentes, a não ser que vc utilizasse um cabeçote do AP2.0 nacional.

[]'s

mrcrema
10/12/2009, 11:21
Elmer

aqui em Sp existem mecanicos e mecanicos, sabe o que vou fazer ? Esperar atê janeiro quando o Edson Magrão (4x4Garage) voltar de férias e largar na mãe dele, ai sim a coisa anda pra frente.

tudo que pedi para os dois mecanicos que ficaram com o carro fazer, eles falaram que foi feito, mas não sei, tenho certeza que não

valew pela força

estou aproveitando essa fase e brincando com a Explorer, rsrsrsrsrsrs

Alexandre Banana
26/04/2010, 21:56
Galera não sei nem se aqui seria o lugar certo para fazer minha pergunta. Mas como existem mais Jeeps com motor ap do que Suzukis .. resolvi postar aqui para ver se algum amigo sabe a resposta para meu mistério....

Então aí vai ... tenho um AP 1.8 dentro do cofre do meu Suzuki Samurai ...

Nesse feriado fui tirar o carro da garagem e notei um grande vazamento de óleo. Quando fui examinar estava vazando óleo pela borda do filtro de óleo. Puxei o carro para uma oficina vizinho de onde eu estava, mandei trocar o filtro de óleo apertar ... troquei o oleo ..

Quando dei na chave ... BUMMM .... a borracha que faz a vedação do filtro sacou para o lado e la vai óleo pra todo lado... em uma pressão MUITO FORTE ... resolvi guinchar o carro pra oficina onde sempre faço serviço ...

Estavamos suspeitando da valvula de alivio da bomba de oleo. Então trocamos a bomba ... completamos o oleo ... quando demos na chave ... BUMMM a mesma coisa.

Será que os amigos da comunidade tem alguma dica aí ????

Aguinaldo guga
08/05/2010, 22:53
Caros colega a um tempo atraz perdi duas cambotas por problemas de lubriificaçao, bem parecido com o de vcs, seguinte motor frio pressao la em cima esquentava luz acendia em baixa resultado retifica, resolvi o problema trocando a bucha de bronze do comando de distribuiçao o mesmo que puxa o distribuidor depois de trocado ja levou uns paus motor caladinho e eu feliz da vida verifiquem.

Marcos Vaz
29/06/2010, 18:52
Lembrei de outros detalhes, antes de desmontar novamente o motor verifique aqui na tabela a pressão de óleo indicada para esse motor:
Tabela Pressão de óleo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45508)

Peça pro seu mecânico testar com um manômetro de pressao, se ele não tiver leve numa oficina que tenha ou consiga um emprestado pra conferir.

Se estiver abaixo da especificação recomendada aí sim, é questão de desmontar o motor e desobstruir os canais de lubrificação.

[]'s

Amigo Elmer, estou com o mesmo problema do Evandro. A luz do oleo acende quando o moro esquenta um pouco, sendo que meu motor é 1.8, carburado, não tem os injetores de oleo para refrigeração das bielas e está adaptado em uma Sportage.
Já troquei bomba de oleo, e bubo de preção, mas não resolveu. O motor não esquenta mas a luz acendendo é uma coisa que incomoda.
O que devo fazer?

Obrigado

Elmer_Jeep
29/06/2010, 20:21
Amigo Elmer, estou com o mesmo problema do Evandro. A luz do oleo acende quando o moro esquenta um pouco, sendo que meu motor é 1.8, carburado, não tem os injetores de oleo para refrigeração das bielas e está adaptado em uma Sportage.
Já troquei bomba de oleo, e bubo de preção, mas não resolveu. O motor não esquenta mas a luz acendendo é uma coisa que incomoda.
O que devo fazer?

Obrigado

Ja testou com um manômetro pra aferir se a bomba está atingindo a especificação ideal ?

O motor faz algum barulho estranho ?

Troca oleo e filtro com que frequência ?

Marcos Vaz
01/07/2010, 10:51
Amigo, ainda não usei o manômetro.
O motor não faz barulho algum que não seja o seu barulho normau.
Nos últimos dois meses já troquei bomba de oleo, bubo de oleo, filtro e o oleo propriamente dito umas três veses.
O engraçado é que com esta perda de preção o motor deveria estar aquecendo, ou estou enganado? Mas ele não está.
Será que devo varetar os dutos de oleo?

Abraços

Elmer_Jeep
01/07/2010, 11:02
Marcos, como ja falei antes neste tópico o ideal é começar pelo mais simples, verificar a pressão da bomba com o manômetro é o primeiro passo. Sabendo isso vc pode até desencanar da luzinha piscando ou então partir para uma inspeção mais profunda.

Durante essas trocas de óleo que foram feitas vc observou se tinha alguma limalha ou particulas metálicas no óleo que foi retirado do motor ?

Marcos Vaz
02/07/2010, 14:59
Marcos, como ja falei antes neste tópico o ideal é começar pelo mais simples, verificar a pressão da bomba com o manômetro é o primeiro passo. Sabendo isso vc pode até desencanar da luzinha piscando ou então partir para uma inspeção mais profunda.

Durante essas trocas de óleo que foram feitas vc observou se tinha alguma limalha ou particulas metálicas no óleo que foi retirado do motor ?

Não tinha nada no oleo, somente estava queimado, mas ele estava "limpo".

Dinastiadiniz
16/01/2013, 12:04
Bom dia,
estou com uma dúvida... meu gol g3 16v acabou de fazer o motor porem nenhuma bomba de oleo nova deu a pressão correta somente a bomba velha deu a devida pressao. No entanto a luz de oleo chegou a acender uma vez e o mecanico disse que iria interromper os jet coollers para dar mais pressão. Isso é correto?
Grande abraço e obrigado!

Elmer_Jeep
16/01/2013, 12:43
Bom dia,
estou com uma dúvida... meu gol g3 16v acabou de fazer o motor porem nenhuma bomba de oleo nova deu a pressão correta somente a bomba velha deu a devida pressao. No entanto a luz de oleo chegou a acender uma vez e o mecanico disse que iria interromper os jet coollers para dar mais pressão. Isso é correto?
Grande abraço e obrigado!

Esse problema é bem comum e ronda sempre as oficinas.

O procedimento de isolar os jets é gambiarra, não permita que o mecânico faça isso.

Foi feito a retífica completa ?
Foi trocado o pescador(captador) de óleo ?
Foi trocado o jogo de tuchos ? (tem gente que acha caro e acaba não comprando, mas não existe milagre).
Foi trocada a válvula de retenção do óleo que fica localizada no cabeçote ? (é uma peça que a maioria desconhece sua existência)
Foi feito limpeza nos dutos do circuito de óleo que ficam no bloco do motor ?
Foi colocado um sensor de óleo novo ?
Foi testado a pressão com manômetro pra conferir o valor correto?

antonio umino
16/01/2013, 14:05
Elmer. Boa tarde...
Tenho uma Parati 1.6 motor ap a alcool.
Acontece o seguinte. Fiz o motor da Parati.....
até a primeira troca do motor não aconteceu nada.
Após a troca do oleo (Br Sj) e do filtro. e após mais ou menos 2 a 3000 km.... e quando fica parado por muito tempo (uma semana). ao dar partida a luz do óleo não apaga. E desliga o motor e dá outra partida e a luz não apaga.... Foi pro mecancico no reboque. Foi trocada a bomba de óleo e também o filtro de óleo... Novamente na mesma kilometragem volta o defeito. Outra bomba. foi colocada.....E acho que tem outros veiculos com o mesmo defeito. E revendo todo este defeito.. Foi constatado que o filtro de óleo era do motor de 1.8 e 2.0. que tem duas valvulas no filtro..... E o meu motor não aceita este tipo de filtro (duas valvulas) somente a de 1 valvula...Para poder funcionar quando a luz do óleo fica acesa. deram um palpite de soltar o filtro de óleo e dar partida(joga o oleo fora) desliga e reaperta o filtro de óleo e aí a luz apaga....
Será que é poblema da bomba ,,, ou tem alguma coisa a ver com o cabeçote.
O amigo tem alguma idei a respeito??
Obrigado.... abçs

Elmer_Jeep
16/01/2013, 16:44
Elmer. Boa tarde...
Tenho uma Parati 1.6 motor ap a alcool.
Acontece o seguinte. Fiz o motor da Parati.....
até a primeira troca do motor não aconteceu nada.
Após a troca do oleo (Br Sj) e do filtro. e após mais ou menos 2 a 3000 km.... e quando fica parado por muito tempo (uma semana). ao dar partida a luz do óleo não apaga. E desliga o motor e dá outra partida e a luz não apaga.... Foi pro mecancico no reboque. Foi trocada a bomba de óleo e também o filtro de óleo... Novamente na mesma kilometragem volta o defeito. Outra bomba. foi colocada.....E acho que tem outros veiculos com o mesmo defeito. E revendo todo este defeito.. Foi constatado que o filtro de óleo era do motor de 1.8 e 2.0. que tem duas valvulas no filtro..... E o meu motor não aceita este tipo de filtro (duas valvulas) somente a de 1 valvula...Para poder funcionar quando a luz do óleo fica acesa. deram um palpite de soltar o filtro de óleo e dar partida(joga o oleo fora) desliga e reaperta o filtro de óleo e aí a luz apaga....
Será que é poblema da bomba ,,, ou tem alguma coisa a ver com o cabeçote.
O amigo tem alguma idei a respeito??
Obrigado.... abçs

Qual o ano do carro ?

Já vi esse problema do filtro também, tem um modelo que não segura o óleo no circuito, mas se seu motor for de tucho hidráulico e os mesmos não foram substituídos o problema pode estar lá.
Foi substituído o sensor da pressão de óleo?
A pressão foi testada com manômetro pra saber se esta dentro da especificação ?

antonio umino
18/01/2013, 10:38
Não sei te informar se mediram a pressão do óleo, mas tinha um relogio ligado no motor.
a parati é o do ano 87 1.6 a alcool.
O motor é o original. e foi feita retifica completa..
Como uso o filtro de uma válvula nunca mais aconteceu. se descuidar e colocar o filtro de 2 valvulas acho que não abre...
Obrigado Elmer pela resposta...
Ok. um abraço.

silviopc
19/01/2013, 20:30
Por favor, alguem ai sabe qual a pressão de oleo correta desse motores AP 1.8 e 2.0, quando estão em marcha lenta e em temperatura de trabalho?

Elmer_Jeep
21/01/2013, 10:35
Por favor, alguem ai sabe qual a pressão de oleo correta desse motores AP 1.8 e 2.0, quando estão em marcha lenta e em temperatura de trabalho?
Aqui tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/45508-tabela-pressao-de-oleo.html

[]'s

silviopc
22/01/2013, 08:40
Obrigado Elmer.

Richard Lima
06/09/2015, 14:11
Fala pessoal...

Tudo bem?

Galera reabrindo o tópico, por obséquio, estou passando por um problema parecido no meu Fiesta Rocam 2004.

A luz do óleo só acende em baixa rotação, motor do carro continua silencioso.

Foram trocado cebolinha original da Ford, o óleo e o filtro.

O mecânico chegou a abrir o motor e a princípio não viu nada de anormal.

Ainda não mediu a pressão do óleo, porque no momento não estava com o manômentro, mas após o feriado (7 de setembro) irá medir.

Alguém tem alguma dica, pertinente ao Zetec Rocam?

Obrigado!

Elmer_Jeep
06/09/2015, 19:58
Fala pessoal...

Tudo bem?

Galera reabrindo o tópico, por obséquio, estou passando por um problema parecido no meu Fiesta Rocam 2004.

A luz do óleo só acende em baixa rotação, motor do carro continua silencioso.

Foram trocado cebolinha original da Ford, o óleo e o filtro.

O mecânico chegou a abrir o motor e a princípio não viu nada de anormal.

Ainda não mediu a pressão do óleo, porque no momento não estava com o manômentro, mas após o feriado (7 de setembro) irá medir.

Alguém tem alguma dica, pertinente ao Zetec Rocam?

Obrigado!

Qual a viscosidade e marca do óleo que vc usa ?

Pelo ano talvez tenha alguma obstrução na galeria de óleo do bloco do motor, na frente e na traseira do bloco tem um bujão que pode ser removido pra ser feita a limpeza, o cabeçote também tem um duto central que costuma acumular sujeira, em último caso a tela do pescador de óleo pode estar com algum vestígio de borra, isso foi verificado ?