PDA

Ver Versão Completa : Comprando meu 1º 4x4, O Niva.

filipebond
07/12/2008, 19:36
Oi Pessoal, estou juntando dinheiro e procurando uma toyota bandeirante, enquanto isso não chega, decidi comprar um Niva pois tenho que ter um carro pro dia-a-dia, viagens a praia e pequenas trilhas.

Quem me conhece aqui do forum ja sabe que minha experiencia de 4x4 vem toda da leitura feita aqui... Hehehehehe.
Alguns ja me conhecem pois ja enchi o saco de muita gente nesse forum perguntando coisas sobre as toyotas bandeirantes, agora eu vim enher o saco de vocês.... :D

Ia comprar um GOL como carro pro dia-a-dia, mas comigo ele não vai durar muito tempo pois eu viajo pra lugares muito esburacados, atoleiros e beira de praia. Complicado pra um GOL !!!

Vcs acham que eu consigo um bom Niva por R$6000,00?
QUERO COMPRAR Um niva e colocar direção hidraulica, GNV e ar condicionado, sera q é muito caro? A D.H. é de maverick ou posso adaptar outros tipos?

QUAL O MELHOR ANO DO NIVA?

As pessoas me falam que quando eu comprar a minha bandeirante devo desmonta-la por inteiro pra verificar o eixo e os ferrugens da lataria, no Niva tb devo fazer isso?

Nunca dirigi um NIVA.
Preciso muita de ajuda pois sou um leigo em 4x4, tenho estudado muito aqui no site, mas quem melhor pode me passar são os verdadeiros donos dos veiculos.

Obrigado Galera,
Filipe

Marcio Rossetto
07/12/2008, 20:26
Ola Camarada .

Eu tenho um ap 2.0 a alcool BEM ADAPTADO.

Depois de 2 anos de pesquisa , numa quase desistência, descobri os pontos fracos da adaptação original para aplicação no 2 litrão e agimos na causa .

Eu lhe digo que agora nos últimos 8 meses , eu estou bem servido e tenho um Jipe muito confiável , como poucos .

Se vc encontar um 2.0 a alcool BEM ADAPTADO, já com um cambio de Chevette , vc está com um BELO JIPE .

Eu ja tive uma Toyota curta por 8 anos , 1988 ; um JPX por 2 anos , de fabricação 1995 e 2 Nivas .

SDS

filipebond
07/12/2008, 21:00
Eu encontrei um Niva 1.6 motor original com uns 120mil km. - a Gasolina. tem ainda quebra mato, estribos laterais, bagageiro, farois de milha, engate traseiro, cintos 3 pontos traseiros e dianteiros, revestimento interno em borracha, tapetes personalizados, tração reduzida e bloqueador ok, licenciado ok, pneus lameiros aro 16, suspensão ok, bateria ok, carburação revisada.

Ele diz que a parte de força tem q ser revisada, pois é original lada.. isso é bronca?

ele ta pedindo R$7500

Abraço,
Filipe

Girti
07/12/2008, 21:27
Oi Pessoal, estou juntando dinheiro e procurando uma toyota bandeirante, enquanto isso não chega, decidi comprar um Niva pois tenho que ter um carro pro dia-a-dia, viagens a praia e pequenas trilhas.

Quem me conhece aqui do forum ja sabe que minha experiencia de 4x4 vem toda da leitura feita aqui... Hehehehehe.
Alguns ja me conhecem pois ja enchi o saco de muita gente nesse forum perguntando coisas sobre as toyotas bandeirantes, agora eu vim enher o saco de vocês.... :D

Ia comprar um GOL como carro pro dia-a-dia, mas comigo ele não vai durar muito tempo pois eu viajo pra lugares muito esburacados, atoleiros e beira de praia. Complicado pra um GOL !!!

Vcs acham que eu consigo um bom Niva por R$6000,00?

Não meeeesmo, vai conseguir apenas comprar dor de cabeça! Um bom Niva, aqui em São Paulo, não custa menos do que uns R$12.000, em Recife os preços não devem ser muito diferentes.

QUERO COMPRAR Um niva e colocar direção hidraulica, GNV e ar condicionado, sera q é muito caro? A D.H. é de maverick ou posso adaptar outros tipos?

Não sai barato fazer estas adaptações e, por serem adaptações, é necessário que sejam muito bem feitas, senão viram "adaptraições". A direção do Maverick que é adaptada através de um kit fabricado em Curitiba não é DH, e sim manual. Apenas é mais desmultiplicada que a original do Niva, ou seja, são necessárias mais voltas de batente a batente, o que faz com que o esforço seja menor. Em compensação, dá mais trabalho... Há Nivas com adaptações da DH do Santana, do Vitara, do Galaxie, mas não sei quais os resultados.
O mesmo vale para o AC, é uma adaptação trabalhosa, e se não for bem feita...
O GNV vai tirar potência do motor que já é meio fraco, portanto leve isto em conta.

QUAL O MELHOR ANO DO NIVA?

Não há um "melhor ano", mas, é claro, houve melhorias ao longo do tempo. Até 94, houve poucas mudanças, apenas a ignição, que era com platinado até 92, passou a ser eletrônica em 93. Em 95, mudanças consideráveis, estéticas e mecânicas. Em 98, o Niva passou a vir com um motor 1.7 e injeção eletrônica

As pessoas me falam que quando eu comprar a minha bandeirante devo desmonta-la por inteiro pra verificar o eixo e os ferrugens da lataria, no Niva tb devo fazer isso?

Como em qualquer carro usado, é recomendável uma criteriosa revisão, após a compra.

Nunca dirigi um NIVA.
Preciso muita de ajuda pois sou um leigo em 4x4, tenho estudado muito aqui no site, mas quem melhor pode me passar são os verdadeiros donos dos veiculos.

Dirija muitos Nivas ,antes de se decidir pela compra. Assim, você poderá ter um idéia do que é o Niva, do que é um bom Niva, do que é um Niva ruim. Faça também uma pesquisa neste e em outros sites dedicados ao Niva, para ter melhor idéia de como é o carro

Entretanto, para ser muito honesto com você, me parece que você está esperando demais do Niva. Ele é um carro simples e espartano, se você sentir necessidade de adpatar AC e DH nele, talvez ele não seja o carro correto para você, vale a pena pensar em outras opções que já venham com estes confortos. Pense bem!
Mais uma coisa, também querendo fazer "jogo aberto", indo direto ao assunto: por R$6.000 você não vai encontrar nenhum 4x4 decente, talvez a opção de um Gol ou Uno antigos em bom estado, e a compra futura de um Bandeirante não seja uma má idéia! :concordo:

Obrigado Galera,
Filipe

Boa sorte!

shuther4x4
07/12/2008, 22:33
Filipe

Com um Niva de R$6.000 você nem precisa desmontá-lo para verificar se tem ferrugem. Ele têm ferrugem!!!!!:mrgreen: mesmo que você não veja!!!!

Brincadeiras a parte, seja bem vindo ao fórum filipe:concordo: e boa sorte na compra.
Abraços!!!

filipebond
07/12/2008, 22:44
Pensando bem... poderei gastar até uns 10mil, porem tem esse q o dono ta pedindo R$7500

filipebond
07/12/2008, 23:04
O "Jossman", aqui do forum esta vendendo a direção hidrualica original do Niva (R$1900,0) acho que vale mais a pena do q a do vitara, o q vcs acham?

BACALHAU
08/12/2008, 13:24
Felipe, seja benvindo.
Aqui no Nordeste, um NIVA por R$ 7.500,00 talvez (TALVEZ) esteja num estado aceitável. Pode ser também que o cara (vendedor) esteja precisando de grana (nestes tempos de vacas subnutridas, quem não está?:mrgreen:)
Mas por melhor que esteja, com certeza terá algumas coisas a serem feitas.
Olhe com calma e verifique:

Siga os Passos Abaixo na Compra do Seu Niva (Niva Clube Ceará)
1 - Boa Aparência, lata, vidros, interior, pneus, assoalho
2 - Com um mecânico, ande no carro, em asfalto, estrada de terra, buracos, devagar e rápido.
3 - Teste todas as marchas, teste a reduzida com todas as marchas, teste o bloqueio, se ele engata e se ele solta, normalmente.
Obs: Pegue um pequeno barranco de uns 60cm a 1metro, coloque o carro de frente e tente subir, quando as duas rodas dianteiras patinarem, ligue o bloqueio com carro parado e tente novamente da mesma maneira, se patinar só as duas rodas dianteiras, pode ter problema de diferencial central.
4 - Verifique folgas, direção, rodas, cardas, barras dianteiras e traseiras.
5 - Levante a frente do carro, com ajuda de um macaco, e acione o motor, com o freio de mão puxado, e as rodas traseiras calçadas, acelere de primeira marcha ate +- 3000 rpm, e solte o cambio em Ponto Morto, vc deve ir em cada roda e ouvir se aparece algum barulho estranho.
6 - Uma boa idéia para verificar as Homocinéticas e virar a direção totalmente para um lado e rodar com o volante nesta posição fazendo circulo, para ouvir os estalos que ela produz, uma homocinética recondicionada não sai por menos de R$ 150,00 fora a mão de obra, caso seja nova não sai por menos de R$ 350,00 fora mão de obra.
7 - Caso seja um carro já adaptado verifique com um original como era e como ficou, onde vc possa observar se a qualidade e a segurança da adaptação são de confiança.
8 - O motor não deve estar soltando fumaça ou fazendo barulhos estranhos, um motor original completo a base de troca recondicionado não sai por menos de R$800,00 fora a mão de obra.
9 - Um dica legal é testar o consumo, retire a mangueira do combustível no compartimento do motor entre o tanque e o filtro de combustível, coloque uma mangueira mais comprida e uma garrafa de Coca Cola descartável coloque 1 litro ou 2 de gasolina, ou faca o teste em separado, no asfalto e na terra, e veja quantos kms ele roda. Uma media aceitável no asfalto e de 7km/l e na terra de 4,5km/l ou cidade. Na trilha ai pode chegar ate 1 por 1 depende do gosto do freguês de acelerar e atolar.
10 - Documentação. Muitos Nivas ficam anos com documento atrasado, e para arrumar é caro pois ele é considerado um veiculo importado.
11 - Mas é legal saber que no Brasil agora qualquer 4x4 com caixa de transferência e reduzida (que é o caso do Niva) pode ter adaptação para motor a diesel com documentação legal, existe um procedimento burocrático, que no fim dá certo.
12 - Sistema elétrico, bateria, lâmpadas e alternador, e principalmente aarranque, teste tudo. De quatro partidas seguidas, ande com os faróis ligados, de a partida com tudo ligado, vc terá alguma idéia de como está.
13 - O Niva vibra um pouco, eu disse um pouco, no asfalto a +- 80km/h esta vibração é pequena bem pequena, se for grande pode ser várias coisas, cardã empenado, borrachas ou coxins estragados, rachaduras de lata e ou chassis.
14 - Quando for testar folga do sistema de direção verifique quais braços são e se a caixa também possui folga, o sistema em alguns casos pode chegar a R$ 400,00 facilmente para ser trocado.
15 - Amortecedores verifique os quatro.
16 - Coloque o carro em um local nivelado completamente reto, e verifique seu alinhamento de altura, verifique se ele esta torto para algum lado, caso esteja pode ser problema de molas ou empeno de chassis
17 - verifique os freios dianteiros e traseiros, o burrinho e a cuíca.
18 - Verifique o pedal de embreagem a mesma e o cilindro de baixo que aciona a embreagem, verifique se a vazamentos.
Obs, do lado do motorista, quando a vazamento do burrinho do pedal da embreagem, vc levanta o tapete e na reta do burrinho, ou seja do braço que sai dele, veja se a escorrido de fluido para o interior do carro, caso sim você tem 2 problemas concertar o vazamento e limpar pois o mesmo e corrosivo e ira retirar a tinta de proteção e o antiruido, aproveite e de uma espiadela no assoalho veja como esta.
19 - Dica importante, o Niva tem um defeito no Suporte de Bateria, algumas costumam vazar, e em conseqüência disto, fura o suporte que dá para dentro do carro, com o tempo, o dono não percebe e este maldito liquido venenoso entra pelas longarinas do lado do carona indo ate a rachar a lata e as mesmas, causando grande transtorno e prejuízo, observe por dentro debaixo do tapete e por baixo o estado destas e a caixa de ar do lado do carona, verifique se estão enferrujadas.
20 - Verifique se o vidro dianteiro esta trincado, o novo não sai por menos de R$200,00 e da multa se andar com ele trincado.
21 - Verifique quando estiver andando a pressão do óleo se ela e estável ou se oscila muito e a da temperatura, devem trabalhar uniformes.

É bom lembrar que o ideal, para verificar tudo isto acima, é estar acompanhado com um bom mecânico de confiança para poder chegar a alguma conclusão.
NOTA: Os valores acima não estão atualizados.

Espero não ter complicado e lembre-se: Não dá para avaliar um carro pelo preço, ou seja, um NIVA barato não quer dizer que esteja ruim , bem como um NIVA com preço elevado não significa um bom carro.

Zabumbas e Boa $orte.

BACALHAU

filipebond
08/12/2008, 18:49
Amigos,

Muito obrigado pela dica... Hj eu fui ver o carro.... ele acabou de fazer a lataria, o cara que fez era meio cavalo pois a pintura saiu meia ruim, mas pelo menos tirou os ferrugens da lataria, os vidros estão bons, o interior ele mandou emborrachar ele todo e ta todo filé.
Ele falou que acabou de fazer a parte de força do motor.. O carro ta na oficina, vou la conversar com o mecanico que fez o serviço.

Abraço,
Filipe

Alexandre Banana
08/12/2008, 21:05
Boa noite e seja bem vindo ao Time!

Realmente nossos amigos do sul e sudeste estão equivocados quanto ao preço dos nivas por aqui... Aqui no Ceara a média de preço eh 6mil.

Todo cuidado é pouco na hora de comprar um Niva. Esse fato de o dono "restaurou" ou "mandou pintar" é um perigo. Muitas vezes, não digo todas, mas muitas vezes mesmo o cara pinta de qualquer jeito. Até mesmo sem tirar os ferrugens e podres. Só para dar uma aparencia melhor ao carro sem gastar $$ para poder vender. Essa questão do piso que o cara mandou emborrachar ... tente retirar a borracha para poder ver o estado. As vezes sai mais barato mandar emborrachar o piso do que tirar os podres. Verifique toda a parte elétrica do carro. Vazamentos nos diferencias, cx de redução, cx bloqueio e motor. Verifique o funcionamento do freio de mão ( muitos nivas não funcionam ).

Coloque o cambio da redução no Neutro. Funcione o motor e engate todas as marchas, uma a uma, sem utilizar a embreagem. É para entrar todas as marchas sem arranhar e sem pular.

Verifique folgas... Cuidado com a suspensão, geralmente os nivas a venda estão com suspensao fudida....

Olhou isso tudo ... você já irá saber +/- como está o carro...

DICA MAIS IMPORTANTE: Não se precipite na compra. Olhe no mínimo 10 carros. Não adiantar ir na pressa. No valor que você quer gastar vai achar coisa boa, mas pode demorar um pouco. Aqui no Ceará tem uns 3 bons que eu conheço para vender. mas todos por 7mil.

No mais só tenho uma coisa a lhe dizer ... BOA SORTE!!

filipebond
08/12/2008, 21:26
Boa noite e seja bem vindo ao Time!

Realmente nossos amigos do sul e sudeste estão equivocados quanto ao preço dos nivas por aqui... Aqui no Ceara a média de preço eh 6mil.

Todo cuidado é pouco na hora de comprar um Niva. Esse fato de o dono "restaurou" ou "mandou pintar" é um perigo. Muitas vezes, não digo todas, mas muitas vezes mesmo o cara pinta de qualquer jeito. Até mesmo sem tirar os ferrugens e podres. Só para dar uma aparencia melhor ao carro sem gastar $$ para poder vender. Essa questão do piso que o cara mandou emborrachar ... tente retirar a borracha para poder ver o estado. As vezes sai mais barato mandar emborrachar o piso do que tirar os podres. Verifique toda a parte elétrica do carro. Vazamentos nos diferencias, cx de redução, cx bloqueio e motor. Verifique o funcionamento do freio de mão ( muitos nivas não funcionam ).

Coloque o cambio da redução no Neutro. Funcione o motor e engate todas as marchas, uma a uma, sem utilizar a embreagem. É para entrar todas as marchas sem arranhar e sem pular.

Verifique folgas... Cuidado com a suspensão, geralmente os nivas a venda estão com suspensao fudida....

Olhou isso tudo ... você já irá saber +/- como está o carro...

DICA MAIS IMPORTANTE: Não se precipite na compra. Olhe no mínimo 10 carros. Não adiantar ir na pressa. No valor que você quer gastar vai achar coisa boa, mas pode demorar um pouco. Aqui no Ceará tem uns 3 bons que eu conheço para vender. mas todos por 7mil.

No mais só tenho uma coisa a lhe dizer ... BOA SORTE!!

Esse cara ta pedindo R$7500... Vou dar uma olhada no que vcs estão falando e posto aqui.

filipebond
09/12/2008, 12:10
O Niva que eu fui ver esta muito bom de tapeçaria e etc. Mas ta precisando fazer a parte de força do motor, mudar camisa e etc.
De acordo com o mecanico, fazendo isso ele fica 100% e vou gastar uns R$500, sera q vale a pena pessoal?

Tambem tem um niva com motor de opala, sera q vale a pena?

filipebond
09/12/2008, 12:25
Outra coisa... o mecanico cobrou R$500 por uma direção francesa usada.... num ta caro não?
vou ficar com ela normal e procurando uma mais barata aqui no forum.

Abraço,
Filipe

filipebond
09/12/2008, 13:41
O Niva que eu fui ver esta muito bom de tapeçaria e etc. Mas ta precisando fazer a parte de força do motor, mudar camisa e etc.
De acordo com o mecanico, fazendo isso ele fica 100% e vou gastar uns R$500, sera q vale a pena pessoal?

Tambem tem um niva com motor de opala, sera q vale a pena?

Pessoal, o que ta precisando trocar são as 2 luvas da trasmissão e as cruzetas.

Marcio Rossetto
09/12/2008, 13:53
Sim camarada vale a pena . Se o Niva esta barato vale a pena .
Vc encontra peças usadas em bom estado e barato , também novas .
O importante é o cambio não estar escapando marchas , os diferencias em bom estado , o resto é barato .

Seja corajoso e compra o Niva e curta bastante e quando enjoar do
bom e fraco motorzinho, manda logo um ap 2.0 e seja feliz .

Pessoal, o que ta precisando trocar são as 2 luvas da trasmissão e as cruzetas.

filipebond
09/12/2008, 15:49
Sim camarada vale a pena . Se o Niva esta barato vale a pena .
Vc encontra peças usadas em bom estado e barato , também novas .
O importante é o cambio não estar escapando marchas , os diferencias em bom estado , o resto é barato .

Seja corajoso e compra o Niva e curta bastante e quando enjoar do
bom e fraco motorzinho, manda logo um ap 2.0 e seja feliz .

Caramba... me encorajando desse jeito eu endoido e compro logo.

Eita duvida da porra... :parede:

filipebond
09/12/2008, 23:30
Seguinte pessoal,

Na minha cidade Recife-PE, só conheço um mecanico que trabalhe exclusivamente com Niva, então eu to afim de colocar uma Direc. Hidraulica e ele fica botando pilha, e só quer colocar a francesa, fica reclamando que vai quebrar no primeiro solavanco, que n vai aguentar na trilha, que isso q aquilo.

Se eu levar pra outro mecanico de D.H. ele desenrola tranquilo?

Alexandre Banana
10/12/2008, 16:34
Filipe,

O ideal é que você leve para um mecanico que tenha vivência com Niva. Mas uma dica que fica melhor que a francesa é colocar a do Maverik. Elá não é hidráulica, mas é aliviada. A única desvantagem é que ela fica com mais voltas de batente a batente. Ex: para você fazer o giro completo para um lado, no lugar de dar 1,5 voltas, vai dar 2,5.

No meu não tenho interesse em mudar pq só uso ele para andar na areia. Então não faz muita falta uma direção leve.

Pinaudmaster
20/12/2008, 09:31
Seguinte pessoal,

Na minha cidade Recife-PE, só conheço um mecanico que trabalhe exclusivamente com Niva, então eu to afim de colocar uma Direc. Hidraulica e ele fica botando pilha, e só quer colocar a francesa, fica reclamando que vai quebrar no primeiro solavanco, que n vai aguentar na trilha, que isso q aquilo.

Se eu levar pra outro mecanico de D.H. ele desenrola tranquilo?

Filipebond,

Se mesmo ANTES de adquirir seu Niva você já está insistindo em instalação de DH e AC, sugiro fortemente que você NÃO O ADQUIRA, pois na hora de instalar os Airbags e os freios ABS com certeza surgirão problemas...

Espero ter ajudado.

Girti
20/12/2008, 10:25
Filipebond,

Se mesmo ANTES de adquirir seu Niva você já está insistindo em instalação de DH e AC, sugiro fortemente que você NÃO O ADQUIRA, pois na hora de instalar os Airbags e os freios ABS com certeza surgirão problemas...

Espero ter ajudado.

Sou obrigado a concordar com o Pinaudmaster!

Filipe, pense bem ANTES de comprar o Niva, para não se arrepender depois! A proposta do russinho é a de ser um carro simples e despojado, se a idéia é adaptar estes confortos dos quais você não abre mão, talvez seja melhor considerar a compra de outro 4x4, pois as adpatações são complicadas e podem não dar certo! Quem sabe um Samurai ou um Vitara não o sirvam melhor?

Pinaudmaster
20/12/2008, 11:30
Filibe Bond, se você tem vontade e $, tudo é possível, mas você revela grande desconhecimento das particularidades, características e possibilidades do Niva. Pior, desconhece itens básicos para um proprietário de um veículo automotor !

O Niva que eu fui ver esta muito bom de tapeçaria e etc. Mas ta precisando fazer a parte de força do motor, mudar camisa e etc. De acordo com o mecanico, fazendo isso ele fica 100% e vou gastar uns R$500, sera q vale a pena pessoal?

Outra coisa... o mecanico cobrou R$500 por uma direção francesa usada.... num ta caro não? vou ficar com ela normal e procurando uma mais barata aqui no forum.

1 - Significa que muito provavelmente há que se fazer uma retífica completa no seu motor. Você chegou a interpretar dessa forma tb ?

2 - Não Filipe. Esse preço informado é METADE do preço cobrado habitualmente no mercado brasileiro por uma caixa de direção "Francesa" usada. Caso não a queira, por favor, disponibilizar o telefone de quem a está vendendo por esse preço aqui no Fórum, pois com certeza tem gente querendo uma !

--->> Desculpe a franqueza. Li todo o tópico e claramente mermão, não é o Niva que atenderá sua expectativa em termos de veículo 4x4.

Girti já deu a dica !

Abraço !

maxdelta
24/12/2008, 09:28
É Filipe, o seu 4x4 ideal tá longe mesmo!

A direção do niva em bem macia não precisa de hidraulica, e não tem como colocar pneu largo, então vai continuar macia! Pela a descrição do que vc quer adaptar pq vc não pega o ecosport de novo? pega um com 4x4!

Ou então pega um vitara, ou jimmy!

O niva pra adaptar coisa nele só vale se for pra colocar um motor melhor, como ap!

Eu to pensando em pegar um niva pra trilha, eu tava querendo um cj, mas depois de pensar no que o niva já vem, bloqueio, reduzida; me inclinei ao Niva.

Filipe boa sorte! Freio ABS em trilha é uma merda! Air bag em trilha? Nem uso cinto!

Gustavo Niva
24/12/2008, 10:18
Maxdelta, complicado concordar com algo que tu disse :mrgreen:

A direção do niva em bem macia não precisa de hidraulica, e não tem como colocar pneu largo, então vai continuar macia!Quando tá rodando a direção é leve, agora, na hora de estacionar :parede: é muito pesada mesmo... e o meu tem pneus 215/80/16 (acho que é o máximo que dá pra botar sem muita adaptação), mas já vi com 235 (beleza, pra quem tem uma band isso deve ser pneu de bicicleta hehehe)

Ou então pega um vitara, ou jimmy!São opções legais mesmo...

O niva pra adaptar coisa nele só vale se for pra colocar um motor melhor, como ap!Olha... assim que comprei o niva eu logo de cara pensava em mudar o motor, pela fama de "quebralhão" do niva (ainda bem que não tinha $$)... mas após 3 anos, tive problemas com tudo :parede:, menos com o motor, que me leva a 120km/h no asfalto, e já chegou a 143km/h no plano (tá razoavel pra "jipe" né? :mrgreen:)

Tem muita coisa que eu adaptaria antes de pensar em trocar o motor...

Eu to pensando em pegar um niva pra trilha, eu tava querendo um cj, mas depois de pensar no que o niva já vem, bloqueio, reduzida; me inclinei ao Niva.Vai cj cara... niva pra trilha até vai, passa onde os outros passam, etc... mas vai te dar manutenção demaaaais... até mais do que um cj vai dar hehehe

[]s

Girti
24/12/2008, 11:44
... Nem uso cinto!

Erradíssimo, o cinto é absolutamente INDISPENSÁVEL, principalmente em trilhas, onde a possibilidade de um acidente é muito maior! E não adianta usar o argumento da baixa velocidade, um acidente em baixa velocidade, dependendo das circunstâncias, pode ser fatal ou causar graves ferimentos!

NUNCA deixe de usar o cinto de segurança, em qualquer percurso, curto ou longo, lento ou rápido!

maxdelta
24/12/2008, 12:33
Maxdelta, complicado concordar com algo que tu disse :mrgreen:
Quando tá rodando a direção é leve, agora, na hora de estacionar :parede: é muito pesada mesmo... e o meu tem pneus 215/80/16 (acho que é o máximo que dá pra botar sem muita adaptação), mas já vi com 235 (beleza, pra quem tem uma band isso deve ser pneu de bicicleta hehehe)

Eu acho macia, mas tb a niva que dirigi tinha pneu de carro, 195. A minha band tá com pneu 255 a diferença não é tão grande!

Olha... assim que comprei o niva eu logo de cara pensava em mudar o motor, pela fama de "quebralhão" do niva (ainda bem que não tinha $$)... mas após 3 anos, tive problemas com tudo :parede:, menos com o motor, que me leva a 120km/h no asfalto, e já chegou a 143km/h no plano (tá razoavel pra "jipe" né? :mrgreen:)

Legal

Tem muita coisa que eu adaptaria antes de pensar em trocar o motor...

Sério! Como o q?

Vai cj cara... niva pra trilha até vai, passa onde os outros passam, etc... mas vai te dar manutenção demaaaais... até mais do que um cj vai dar hehehe
[]s
Bom saber, então vou descartar o niva, volto para a opção do siderick. Só não pego um samurai que eu sei q é bom pra trilha pq eu cabo dentro dele. Só pego CJ em 2 opções ou ele tá pronto pra trilha ou tá muito barato!

Erradíssimo, o cinto é absolutamente INDISPENSÁVEL, principalmente em trilhas, onde a possibilidade de um acidente é muito maior! E não adianta usar o argumento da baixa velocidade, um acidente em baixa velocidade, dependendo das circunstâncias, pode ser fatal ou causar graves ferimentos!

Não deixo de usar cinto por argumento X ou Y é pq eu não gosto. Tem gente que vai pra trilha usa cinto mas enche os caneco de cerveja fica doidão, eu prefiro não usar o cinto e não beber em trilha! Já tombei de cinto e sem cinto, me machuquei menos quando estava sem cinto e o cinto quase decepou a cabeça.

NUNCA deixe de usar o cinto de segurança, em qualquer percurso, curto ou longo, lento ou rápido!

Só uso o cinto em 3 situações, quando vou passar por blitz, tiro assim que passo; rodovias, vc nunca sabe quando pega uma blitz de cara e quando eu sei de cidades enjoadas com esse negócio de cinto como teresópolis e niterói.

É uma questão de segurança, talvez seja mas.... fazer oq eu detesto!

Pinaudmaster
25/12/2008, 18:52
Não deixo de usar cinto por argumento X ou Y é pq eu não gosto. Tem gente que vai pra trilha usa cinto mas enche os caneco de cerveja fica doidão, eu prefiro não usar o cinto e não beber em trilha! Já tombei de cinto e sem cinto, me machuquei menos quando estava sem cinto e o cinto quase decepou a cabeça.

Só uso o cinto em 3 situações, quando vou passar por blitz, tiro assim que passo; rodovias, vc nunca sabe quando pega uma blitz de cara e quando eu sei de cidades enjoadas com esse negócio de cinto como teresópolis e niterói. É uma questão de segurança, talvez seja mas.... fazer oq eu detesto!

É por coisas assim que eu morro de medo de andar em estradas: Motoristas irresponsáveis, despreparados e ignorantes compartilhando a mesma via com os que não o são :?.
Depois culpam as Polícias ...
É um dos motivos pelos quais acontecem mais e mais MORTES no nosso trânsito. Sem contar o(s) dano(s) que um cara desses potencialmente pode causar à vida e patrimônio de terceiros.

Ler uma coisa assim, deliberada, aqui nesse Fórum tão bom, desanima.

shuther4x4
25/12/2008, 21:48
Eu to pensando em pegar um niva pra trilha, eu tava querendo um cj, mas depois de pensar no que o niva já vem, bloqueio, reduzida; me inclinei ao Niva.

Grande maxdelta, beleza:?:
Só pra vc não se decepcionar depois::stop:
Você sabe que o Niva é 4x4 integral:?:
E o bloqueio é o do diferencial central:?:

Se já sabe de tudo isso vai entender que o bloqueio dele funciona como todo 4x4 party time, que a reduzida a grande maioria tem.... Dessa forma, esses itens que vc colocou não são exclusivos do Nivinha.

Sobre o motor, quando comprei ele e era mais desinformado em relação a vtr, fiquei com a mesma idéia, mas depois de ler algumas coisas e pesquisar aqui no fórum, me desanimei. O ap sem dúvida é uma bela opção, mas pra mim deixou de ser interessante depois que fiquei sabendo das possibilidades do motor original (que para mim será o suficiente). Estude bem o assunto antes então.
Abraços e boa sorte

Girti
25/12/2008, 22:01

Só uso o cinto em 3 situações, quando vou passar por blitz, tiro assim que passo; rodovias, vc nunca sabe quando pega uma blitz de cara e quando eu sei de cidades enjoadas com esse negócio de cinto como teresópolis e niterói.

É uma questão de segurança, talvez seja mas.... fazer oq eu detesto!

Imaginemos a seguinte situação: você está dirigindo na cidade, em baixa velocidade, sem usar o cinto de segurança, tendo ao seu lado um passageiro, que está usando o cinto. Eis que, em um cruzamento, um outro carro, desrespeitando a sua preferência no cruzamento, atinge com violência a lateral de seu carro, tirando o mesmo de sua trajetória e, muito mais grave, tirando você do seu lugar de motorista. O carro, descontrolado, bate com força em um posta e o seu passageiro fica gravemente ferido ou morre. Como você se sentiria, sabendo que, caso estivesse usando o cinto, não teria perdido o controle do completo do carro, podendo executar uma manobra de emergência, desviando do poste, freando, ou algo parecido?
Isto não é uma situação de ficção, aconteceu comigo pouco depois que eu comecei a dirigir, quando, em um cruzamento onde eu tinha a preferencial, outro carro bateu lateralmente no meu carro, fazendo com que eu (que não estava usando o cinto de segurança, pois o mesmo não era de uso obrigatório na época) fosse jogado fora de minha posição de motorista e perdesse totalmente o controle do carro (volante e pedais) e batesse em um muro. Felizmente, eu vinha muito devagar, e não havia passageiros, sendo os danos apenas materiais. Entretanto, esta pequena batida me fez perceber como o cinto era importante, e passei a usá-lo sempre que entrava em um carro.

O fato de você gostar ou não de usar o cinto é completamente irrelevante, ao levar passageiros em seu carro, você passa a ser responsável por aquilo que acontecer a eles. Se eles se machucarem ou vierem a morrer em um acidente, seja você culpado ou não, além de carregar o remorso pelo resto de sua vida, você poderá ser responsabilizado por haver possibilitado o agravamento do acidente, ao deixar de usar o cinto de uso obrigatório.

BACALHAU
26/12/2008, 03:12
http://www.sarah.br/paginas/prevencao/po/03_02_cinto_de_seguranca.pdf

http://www.sarah.br/paginas/prevencao/po/02_04_o_cinto_de_seguranca.pdf

Girti
26/12/2008, 13:15
http://www.sarah.br/paginas/prevencao/po/03_02_cinto_de_seguranca.pdf

http://www.sarah.br/paginas/prevencao/po/02_04_o_cinto_de_seguranca.pdf

O cara mata a cobra e mostra o pau (ops!)!!! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas:

[Fred]
05/01/2009, 22:12
Olá amigos foristas... Primeiro, FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!!

Desculpem estar retornando a um assunto um pouco batido.... Mas como estou querendo adquirir um niva, esse é o melhor lugar. Vamos dizer que agora estou com algumas dúvidas "práticas". As indagações são:

1. A vibração "normal" do NIVA atinge apenas a área central, isto é, entre os bancos dianteiros ou seria todo o carro?

2. As marchas do NIVA são de engate preciso e curto de 1ª a 5ª e a ré é mais "longa" (o câmbio desce mais)? Isso é normal? A dificuldade de engate da segunda marcha é normal ou isso é defeito entre o volante e o banco dianteiro esquerdo?

3. O freio do NIVA é realmente fraquinho? Todos falavam, mas não acreditava. Me pareceu pior do que o freio do fusca. E olha que o fusca é o fusca.

4. Existe alguma folga "original de fábrica" ou isso é síndrome de carro velho? (Desculpe por tamanha ignorância)

5. Os limpadores do parabrisa são "estranhos" mesmo? Tipo assim, não desliga no lugar certo e seu funcionamento numa determinada velocidade não é regular (vai devagar, acelera e volta "normal").

6. A parte de suspensão do NIVA é muito macia mesmo ou isso é sinal de necessidade de troca? Li muitos comentários afirmando que o NIVA seria um carro duro e tal. No entanto, até agora achei um carro muito macio. Se tivesse DH e AR eu diria que é um carro de passeio.

Bom, essas foram as minhas impressões e dúvidas sobre o carro pré-compra. Elas não me fizeram desistir ainda.

Antes minhas dúvidas eram teoricas e foram tiradas com satisfação. Até mesmo aqueles que não quiseram avalisar a compra de um.. hehehehe

Espero a ajuda de vocês...

Abs
Altino

Girti
05/01/2009, 23:41
;778455']Olá amigos foristas... Primeiro, FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!!

Desculpem estar retornando a um assunto um pouco batido.... Mas como estou querendo adquirir um niva, esse é o melhor lugar. Vamos dizer que agora estou com algumas dúvidas "práticas". As indagações são:

1. A vibração "normal" do NIVA atinge apenas a área central, isto é, entre os bancos dianteiros ou seria todo o carro?

OLá, Fred, feliz 2009 (ou 2000 e Niva! :mrgreen:) para você também!

O Niva PODE (não precisa!) vibrar um pouco, mas vibrações excessivas não são normais!

;778455']2. As marchas do NIVA são de engate preciso e curto de 1ª a 5ª e a ré é mais "longa" (o câmbio desce mais)? Isso é normal? A dificuldade de engate da segunda marcha é normal ou isso é defeito entre o volante e o banco dianteiro esquerdo?

Não entendi muito bem a explicação para a ré... Mas o câmbio do Niva apresenta engates fáceis, sendo que o curso da quinta marcha é meio longo, o que obriga os motoristas de braço curto a se "esticarem" um pouco, afastando-se do encosto do assento. A difuculdade no engate da segunda marcha não é normal, mas o defeito não precisa ser, necessariamente, da interface volante-banco dianteiro :mrgreen:.

;778455']3. O freio do NIVA é realmente fraquinho? Todos falavam, mas não acreditava. Me pareceu pior do que o freio do fusca. E olha que o fusca é o fusca.

O freio do Niva não é uma maravilha, mas, estando bem regulado e com tudo em ordem, funciona direitinho. Talvez o Niva testado esteja com problemas no sistema de freios...

;778455']4. Existe alguma folga "original de fábrica" ou isso é síndrome de carro velho? (Desculpe por tamanha ignorância)

Possivelmente seja um caso de SCV. Não há do que se desculpar, ninguém nasce sabendo!

;778455']5. Os limpadores do parabrisa são "estranhos" mesmo? Tipo assim, não desliga no lugar certo e seu funcionamento numa determinada velocidade não é regular (vai devagar, acelera e volta "normal").

Algo está errado com os limpadores, isto não é normal.

;778455']6. A parte de suspensão do NIVA é muito macia mesmo ou isso é sinal de necessidade de troca? Li muitos comentários afirmando que o NIVA seria um carro duro e tal. No entanto, até agora achei um carro muito macio. Se tivesse DH e AR eu diria que é um carro de passeio.

Realmente, a suspensão é um dos pontos fortes do russinho, e surpreende muita gente.

;778455']Bom, essas foram as minhas impressões e dúvidas sobre o carro pré-compra. Elas não me fizeram desistir ainda. Entretanto, pode ser que os amortecedores do Niva testado estejam fracos, o que aumenta a maciez da suspensão.

Antes minhas dúvidas eram teoricas e foram tiradas com satisfação. Até mesmo aqueles que não quiseram avalisar a compra de um.. hehehehe

Espero a ajuda de vocês...

Abs
Altino

Recomendo que você experimente muitos Nivas, antes de decidir pela compra. Quanto mais você dirigí-los, melhor irá ser o seu julgamento a respeito do que é um bom Niva e do que é um abacaxi!

Musquitinho
06/01/2009, 00:16
Bacalhau Falando Sério!!!

Show De Bola !!!!

Valeu Pela Conduta Ilibadamente Responsável A Favor Do Cinto.

Niveiros São O Que São Por Isso.

Parabéns Camaradas!

[Fred]
06/01/2009, 10:47
Gil, obrigado pela pronta resposta.

Só esclarecendo alguns pontos que ficaram obscuros. A questão da marcha é exatamente isso. O curso da ré achei um pouco mais longo do que o das demais marchas. A minha dificuldade no engate das marchas (especialmente da 2ª) foi exatamente por serem de curso muito curto. Parece que não engatou...heheheeh

A questão da vibração, pelo que notei, é apenas em baixa rotação e só é sentida na parte central. O restante do carro não vibra ou se vibra eu não senti nada.

Há uma lenda que existe um NIVA 98 aqui na minha região. Tentarei dar uma volta nele. Acho que através dele saberei com certeza o que seria normal para o carro.

Noticiarei os próximos acontecimentos e apresentarei as novas dúvidas.

Os demais sábios do NIVA podem se manifestar que opinião nunca é demais e é "de grátis"...

Sds
Altino

Girti
06/01/2009, 19:37
;778813']Gil, obrigado pela pronta resposta.

Só esclarecendo alguns pontos que ficaram obscuros. A questão da marcha é exatamente isso. O curso da ré achei um pouco mais longo do que o das demais marchas. A minha dificuldade no engate das marchas (especialmente da 2ª) foi exatamente por serem de curso muito curto. Parece que não engatou...heheheeh

A questão da vibração, pelo que notei, é apenas em baixa rotação e só é sentida na parte central. O restante do carro não vibra ou se vibra eu não senti nada.

Há uma lenda que existe um NIVA 98 aqui na minha região. Tentarei dar uma volta nele. Acho que através dele saberei com certeza o que seria normal para o carro.

Noticiarei os próximos acontecimentos e apresentarei as novas dúvidas.

Os demais sábios do NIVA podem se manifestar que opinião nunca é demais e é "de grátis"...

Sds
Altino

O fato de ser "novo" ("apenas" 10 anos de uso :mrgreen:) não faz com que ele seja necessariamente melhor do que um modelo mais antigo. Meu Niva anterior, um 90/91, vendido com 240.000 Km, estava muuuuuito melhor do que muitos Nivas bem mais novos. Já vi Nivas 95 caindo aos pedaços, já vi até um 99 em mau estado. Mesmo assim, é válido experimentar o carro, desde que você tenha em mente que ele, mesmo sendo mais novo, não precisa, necessariamente, estar em bom estado. Enfim, como escrevi antes, quanto mais Nivas você exminar e experimentar, melhor, pois você poderá ter uma melhor percepção do que é normal no Niva e do que não é.