PDA

Ver Versão Completa : SW4 2002- Mistura de óleo e agua no radiador



cacaqueiroz
07/12/2008, 16:11
Caros amigos toyoteiros

Comprei uma SW4 ha 6 meses em revenda e nos ultimos 2 meses ela apresentou um problema de motor que venho sofrendo com a falta de explicação dos mecânicos . Abaixo relaciono a sequencia de fatos:

1.percebi que baixou óleo, completei até o nível indicado na vareta e fui para casa;
2.Durante o caminho percebi que algo estava errado, ela começõu a querer estancar, falhando;
3. A chegar em casa percebi fazamento de óleo, pingadeira e grande concentração no paralama do lado esquerdo (motorista), grande poça de óleo;
4. Guincho e levamos pra oficina especializada em 4x4, que constatou óleo no radiador e na tampa de óleo do motor. Conclusão: Já gastei aproximadamente R$15 mil com troca de cabeçote, bomba de óleo, radiador de óleo ( que o mecanico disse que tinha estourado devido um possível ferrugem externa), bomba dágua,pistão, passe no bloco do motor, troca de todas juntas, filtros, sensores de temperatura e aproveitei para trocas sistema de embreagem. Todo isso foi praticamente 20 dias de oficina .
5. Recebi o carro a uma semana e percebi um pequeno vazamento entre acoplamento da caixa de macha e motor. Fui ao mecânico e ele falou que poderia ser o retentor do volante que não foi trocado. Agendei a minha visita de correção (garantia do serviço);
6. Hoje tenho um novo problema. Ao verificar o nível do radiador percebi novamente a presença de óleo lubrificante e também no reservatório dágua, apesar do nível normal. Problema de mistura novamente!!!!!, muita dor de cabeça!!!

Amigos ando com a paranoia de vericar costantemente a temperatura e todos os dias verificar o nível de oleo e agua. :idea: Alguem pode me dar uma luz, já gastei dinheiro, tempo e hoje estou a pé, tudo devido achar que um carro Toyota, que se diz resistente e muiiiiiiiiiito bom.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

Cacá

ROMULO ANDRADE CORREA
07/12/2008, 16:20
Caros amigos toyoteiros

Comprei uma SW4 ha 6 meses em revenda e nos ultimos 2 meses ela apresentou um problema de motor que venho sofrendo com a falta de explicação dos mecânicos . Abaixo relaciono a sequencia de fatos:

1.percebi que baixou óleo, completei até o nível indicado na vareta e fui para casa;
2.Durante o caminho percebi que algo estava errado, ela começõu a querer estancar, falhando;
3. A chegar em casa percebi fazamento de óleo, pingadeira e grande concentração no paralama do lado esquerdo (motorista), grande poça de óleo;
4. Guincho e levamos pra oficina especializada em 4x4, que constatou óleo no radiador e na tampa de óleo do motor. Conclusão: Já gastei aproximadamente R$15 mil com troca de cabeçote, bomba de óleo, radiador de óleo ( que o mecanico disse que tinha estourado devido um possível ferrugem externa), bomba dágua,pistão, passe no bloco do motor, troca de todas juntas, filtros, sensores de temperatura e aproveitei para trocas sistema de embreagem. Todo isso foi praticamente 20 dias de oficina .
5. Recebi o carro a uma semana e percebi um pequeno vazamento entre acoplamento da caixa de macha e motor. Fui ao mecânico e ele falou que poderia ser o retentor do volante que não foi trocado. Agendei a minha visita de correção (garantia do serviço);
6. Hoje tenho um novo problema. Ao verificar o nível do radiador percebi novamente a presença de óleo lubrificante e também no reservatório dágua, apesar do nível normal. Problema de mistura novamente!!!!!, muita dor de cabeça!!!

Amigos ando com a paranoia de vericar costantemente a temperatura e todos os dias verificar o nível de oleo e agua. :idea: Alguem pode me dar uma luz, já gastei dinheiro, tempo e hoje estou a pé, tudo devido achar que um carro Toyota, que se diz resistente e muiiiiiiiiiito bom.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

Cacá
Amigo, ja que vc trocou todas a juntas, aplainou o cabecote, creio que deve ter uma pequena trinca no bloco do seu motor, que esta permitindo a passagem do oleo para a agua e vice e versa, ja notou se o oleo do motor nao esta esbranquicado? Peco desculpas, mas meu computador nao dispoe de acentos ou a letra cedilha.

cacaqueiroz
07/12/2008, 16:57
Romulo

Foi dado passe no motor e encamisado 0,50 (stand), acredito que o bloco foi revidado pela retifica. òleo do motor não estar esbrenquiçado.

JEFFCATUNDA
07/12/2008, 18:53
Vc trocou o cabeçote?

Trocou por um novo?

Qual a procedência do mesmo?

cacaqueiroz
07/12/2008, 23:33
Caro Jeffcatunda

O cabeçote é novo, porem foi comprado no paralelo nas lojas padre cicero, acho é do fabricante MCK, se não me falha a memória. Vou levar amanhão para o mecânico e estou duvidando do serviço. O que vc acha?

JEFFCATUNDA
07/12/2008, 23:57
Caro Jeffcatunda

O cabeçote é novo, porem foi comprado no paralelo nas lojas padre cicero, acho é do fabricante MCK, se não me falha a memória. Vou levar amanhão para o mecânico e estou duvidando do serviço. O que vc acha?
Queiroz.

Quem é o seu mecânico?

Já que o cabeçote já é novo, uma coisa muito importante é a qualidade da junta de cabeçote que vc usou...tem que ver tambem que existe mais de um tipo, se não me engano são 3 originais, cada uma para um tipo de desgaste...sem falar que o torque dos parafusos do cabeçote é também de extrema importancia...

Sinceramente te digo que quem mais entende de cabeçote destas 1-KZTE aqui em fortaleza, é o Silvio Barreto, da SB diesel. ele tem 3 viaturas com esta motorização,um jeep, uma rural e uma hilux... e somente ele conseguiu resolver o problema da minha SW4...

Teu problema pode estar exatamente no torque errado dos parafusos ou na junta de cabeçte errada...

SÉRGIO HOLANDA
08/12/2008, 00:25
Queiroz,

é importantissímo você seguir esse conselho do Jeff, uma vez que o que você gastou em seu motor era para estar zero km...é importante fazer serviço com alguem de confiânça, no seu caso vais ter de ficar com o mec que fez o serviço, mas pode estar orientado pelo meca de Jeff...

abrs e boa sorte,

Sérjão
Queiroz.

Quem é o seu mecânico?

Já que o cabeçote já é novo, uma coisa muito importante é a qualidade da junta de cabeçote que vc usou...tem que ver tambem que existe mais de um tipo, se não me engano são 3 originais, cada uma para um tipo de desgaste...sem falar que o torque dos parafusos do cabeçote é também de extrema importancia...

Sinceramente te digo que quem mais entende de cabeçote destas 1-KZTE aqui em fortaleza, é o Silvio Barreto, da SB diesel. ele tem 3 viaturas com esta motorização,um jeep, uma rural e uma hilux... e somente ele conseguiu resolver o problema da minha SW4...

Teu problema pode estar exatamente no torque errado dos parafusos ou na junta de cabeçte errada...

cacaqueiroz
08/12/2008, 01:04
Jeff
O oficina é OFF ROAD Center, troquei tudo que foi solicitado e de segunda, somente o radiador de óleo. A junta foi fornecida por ele que afirmou ser original
Amigos fico muito grato pela atenção

cacaqueiroz
08/12/2008, 01:10
Caro Holanda

Estou meio desesperado com essa coisa toda, estou pensando em devolver o viatura. Sabe como é, agente gasta uma grana e nada se resolve. Não curti o carro ainda e tenho que brigar com vendedor, póis já faz dois meses que saiu da garantia da revenda (3 meses). Porem descobri que caso o defeito seja oculto pode me dar o direito de desfazer o negócio.

cacaqueiroz
08/12/2008, 12:15
Holanda/Jeff

O mecânico falou que o óleo existente no radiador deve ser remanescente do problema anterior e que será rotina sua a limpeza até não surgir mais borra de óleo. Ele falou que o motor tem tubinhos que circulam água e não foi possível a limpeza,entretanto o óleo verificado e permanece normal o nível e viscisidade. Espero que esteja certo.
Abraço amigos

JEFFCATUNDA
08/12/2008, 14:06
Holanda/Jeff

O mecânico falou que o óleo existente no radiador deve ser remanescente do problema anterior e que será rotina sua a limpeza até não surgir mais borra de óleo. Ele falou que o motor tem tubinhos que circulam água e não foi possível a limpeza,entretanto o óleo verificado e permanece normal o nível e viscisidade. Espero que esteja certo.
Abraço amigos
Queiroz...

Mas dá sim para lavar o bloco, e o sistema todo.... basta vc pegar uma mangueira de agua e colocar no bocal do radiador...então vc retira a mangueira do ar quente do ar condicionado e deixa que a agua saia por lá ( esta mangueira fica presa do lado do passageiro, próximo ao filtro de ar)...liga o motor e aguarda até que a agua saia limpa...se o motor estiver frio vai demorar um pouco até a valvula termostática abrir e permitir a passagem de agua do bloco para o radiador e vice versa...

SÉRGIO HOLANDA
08/12/2008, 22:27
Queiroz...

não desanime, você pode brigar pelo menos por metade dos custos...a viatura é fantástica, você irá ficar muito satisfeito.


Caro Holanda

Estou meio desesperado com essa coisa toda, estou pensando em devolver o viatura. Sabe como é, agente gasta uma grana e nada se resolve. Não curti o carro ainda e tenho que brigar com vendedor, póis já faz dois meses que saiu da garantia da revenda (3 meses). Porem descobri que caso o defeito seja oculto pode me dar o direito de desfazer o negócio.

cRiPpLe_rOoStEr
08/12/2008, 22:46
vc vai precisar de um motor novo e um advogado...

cacaqueiroz
09/12/2008, 09:57
Queiroz...

não desanime, você pode brigar pelo menos por metade dos custos...a viatura é fantástica, você irá ficar muito satisfeito.



Holanda

Vc é um cara arretado e gosto em especial dos seus comentários, existe equilíbrio e responsabilidade na informação. Sobre o problema, acho que irei ao revendedos tentar no mínimo rachar o prejuízo e concordo quando vc vala que a viatura é fantastica. O fato é que estou um pouco inseguro quanto a sua durabilidade do motor, sempre possui 4x4, mas nunca carro diesel. Gostaria de saber do amigo o seguinte: Depois de toda essa manutençaõ, motor, cabeçote embreagem esse motor (2002) é confiável?

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2008, 10:20
Obrigado pelo comentário Queiroz...:concordo::concordo::concordo:

Queiroz,

alguns podem dizer que sou um apaixonado por Toyota e por isso sempre irei puxar para o lado dela, mas essa paixão tem um motivo e este motivo é a durabilidade e resistência desses veículos, principalmente os modelos anteriores...Já tive a Nova Hilux e em 1 ano e 100 mil km tive muitos problemas, já relatados aqui no fórum, ou seja, se dá problema eu falo sim...

Olha, vou falar de minha experiência com esses vaículos:

Hilux SW4 98, comprei com 20mil km e rodei 200mil km, vendendo com 220mil km, perfeita e essa inclusive tive um esquente, estava andando nas dunas e desci para a praia, tomando umas e outras o mar encheu, então tive de andar na parte mais pesada da areia até chegar a um local que conseguise subir nas dunas...resultado, poteiro no vermelho, na época a viatura tinha uns 160mil km rodados, mas eu parei o carro e esperi o motor esfriar, não trabalhou muito tempo no vermelho, pois tenho a mania de olhar sempre para o painel, aprendi isso com meu pai que pilota aviões.

Hilux SW4 2001 EFI, rodei 320mil km com esse carro, perfeito, não troquei nem amortecedor, e olha que eu dizia pro pessoal da Toyota trocar e os caras diziam que estava bom...meu Pai tem uma SW4 2001 e trocou os dele este ano, ou seja após 7 anos e com 210mil km...o cara que comprou minha SW4 2001 está com ela até hoje, vendi em 2005, quando comprei a Nova Hilux, atualmete a SW4 está com 410mil km rodados e perfeita, sei disso pois faz manutenção onde eu faço na minha SR5...

O motor é feito pra rodar pelo menos 500mil km sem precisar fazer nada, agora tudo depende do dono, trocas de óleo e filtro de óleo a cada 5mil km, troca do filtro de combustível a cada 10-15mil km, e toda a manutenção em dia...o carro é feito pra durar, não fazem mais carros como esses...

Com certeza e bem cuidado você terá uma vida pela frente, só troca se enjoar...

Abrs,

Sérjão


Holanda

Vc é um cara arretado e gosto em especial dos seus comentários, existe equilíbrio e responsabilidade na informação. Sobre o problema, acho que irei ao revendedos tentar no mínimo rachar o prejuízo e concordo quando vc vala que a viatura é fantastica. O fato é que estou um pouco inseguro quanto a sua durabilidade do motor, sempre possui 4x4, mas nunca carro diesel. Gostaria de saber do amigo o seguinte: Depois de toda essa manutençaõ, motor, cabeçote embreagem esse motor (2002) é confiável?

cRiPpLe_rOoStEr
09/12/2008, 18:55
será que fica bom um motor mercedes-benz om364la numa hilux??? se deu problema com o bloco do motor, vai ter que trocar mesmo...


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147691&d=1228778622

Mad Dog
09/12/2008, 19:44
Obrigado pelo comentário Queiroz...:concordo::concordo::concordo:

Queiroz,

alguns podem dizer que sou um apaixonado por Toyota e por isso sempre irei puxar para o lado dela, mas essa paixão tem um motivo e este motivo é a durabilidade e resistência desses veículos, principalmente os modelos anteriores...Já tive a Nova Hilux e em 1 ano e 100 mil km tive muitos problemas, já relatados aqui no fórum, ou seja, se dá problema eu falo sim...

Olha, vou falar de minha experiência com esses vaículos:

Hilux SW4 98, comprei com 20mil km e rodei 200mil km, vendendo com 220mil km, perfeita e essa inclusive tive um esquente, estava andando nas dunas e desci para a praia, tomando umas e outras o mar encheu, então tive de andar na parte mais pesada da areia até chegar a um local que conseguise subir nas dunas...resultado, poteiro no vermelho, na época a viatura tinha uns 160mil km rodados, mas eu parei o carro e esperi o motor esfriar, não trabalhou muito tempo no vermelho, pois tenho a mania de olhar sempre para o painel, aprendi isso com meu pai que pilota aviões.

Hilux SW4 2001 EFI, rodei 320mil km com esse carro, perfeito, não troquei nem amortecedor, e olha que eu dizia pro pessoal da Toyota trocar e os caras diziam que estava bom...meu Pai tem uma SW4 2001 e trocou os dele este ano, ou seja após 7 anos e com 210mil km...o cara que comprou minha SW4 2001 está com ela até hoje, vendi em 2005, quando comprei a Nova Hilux, atualmete a SW4 está com 410mil km rodados e perfeita, sei disso pois faz manutenção onde eu faço na minha SR5...

O motor é feito pra rodar pelo menos 500mil km sem precisar fazer nada, agora tudo depende do dono, trocas de óleo e filtro de óleo a cada 5mil km, troca do filtro de combustível a cada 10-15mil km, e toda a manutenção em dia...o carro é feito pra durar, não fazem mais carros como esses...

Com certeza e bem cuidado você terá uma vida pela frente, só troca se enjoar...

Abrs,

Sérjão

Sérgio,
em primeiro lugar quero que saiba q te respeito pra caramba, por ser pessoa sábia, equilibrada, aventureira.

Mas!!!!
Olha só amigo, sua Hillux é da época de OURO das toyotas 1994-2001, depois disso muita coisa mudou, infelismente para pior.

Posso falar porque tive Hillux, e alguns componentes da 2002 são mais frágeis do que suas irmàs mais antigas.

Esse Problema do nosso colega É CLÁSSICO!!!! nas SW, o motor trica e mistura óleo com agua do radiador, e de ves em quando esquenta!!!!

Aki no RJ, tá LOTADO de SW's 1997-2002 com esse problema, q segundo informações sigilosas da Toyota trata-se de uma falha no arrefecimento do motor que trabalha "frio demais" aliado a temperatura do líquido de arrefecimento que vai de encontro a partes muito quentes do motor.

Não deixe que sua paixão, tome conta da razão.:discordo:

Um Abraço

Mad Dog
09/12/2008, 19:51
Holanda

Vc é um cara arretado e gosto em especial dos seus comentários, existe equilíbrio e responsabilidade na informação. Sobre o problema, acho que irei ao revendedos tentar no mínimo rachar o prejuízo e concordo quando vc vala que a viatura é fantastica. O fato é que estou um pouco inseguro quanto a sua durabilidade do motor, sempre possui 4x4, mas nunca carro diesel. Gostaria de saber do amigo o seguinte: Depois de toda essa manutençaõ, motor, cabeçote embreagem esse motor (2002) é confiável?

Meu caro colega,
Sim, como o Sérgio disse, esse motor é extremamente confiavel, coloco a mão no fogo por ele, se eu tivess que ir no fim do mundo , iria nima toyota.....

....Porém,
alguns modelos apresentaram problemas, e vc infelizmente foi premiado, encare seu problema assim:

Seu motor está nas mesmas condições de uma pessoa em coma com morte cerebral, sobrevivendo graças a aparelhos!!!!

mesmo q vc de "um jeito" ele não passará dos 15.000km até começar tudo de novo, só que pior!!!!!

Fico triste em te dar essa notícia, mas procure um BOM ADVOGADO, e peça para ele entrar com uma ação alegando VÍCIO REDIBITÓRIO (defeito oculto que o consumidor fica incapaz de detectar).

Abraço e boa sorte.

Mad Dog
09/12/2008, 20:04
Caros amigos toyoteiros

Comprei uma SW4 ha 6 meses em revenda e nos ultimos 2 meses ela apresentou um problema de motor que venho sofrendo com a falta de explicação dos mecânicos . Abaixo relaciono a sequencia de fatos:

1.percebi que baixou óleo, completei até o nível indicado na vareta e fui para casa;
2.Durante o caminho percebi que algo estava errado, ela começõu a querer estancar, falhando;
3. A chegar em casa percebi fazamento de óleo, pingadeira e grande concentração no paralama do lado esquerdo (motorista), grande poça de óleo;
4. Guincho e levamos pra oficina especializada em 4x4, que constatou óleo no radiador e na tampa de óleo do motor. Conclusão: Já gastei aproximadamente R$15 mil com troca de cabeçote, bomba de óleo, radiador de óleo ( que o mecanico disse que tinha estourado devido um possível ferrugem externa), bomba dágua,pistão, passe no bloco do motor, troca de todas juntas, filtros, sensores de temperatura e aproveitei para trocas sistema de embreagem. Todo isso foi praticamente 20 dias de oficina .
5. Recebi o carro a uma semana e percebi um pequeno vazamento entre acoplamento da caixa de macha e motor. Fui ao mecânico e ele falou que poderia ser o retentor do volante que não foi trocado. Agendei a minha visita de correção (garantia do serviço);
6. Hoje tenho um novo problema. Ao verificar o nível do radiador percebi novamente a presença de óleo lubrificante e também no reservatório dágua, apesar do nível normal. Problema de mistura novamente!!!!!, muita dor de cabeça!!!

Amigos ando com a paranoia de vericar costantemente a temperatura e todos os dias verificar o nível de oleo e agua. :idea: Alguem pode me dar uma luz, já gastei dinheiro, tempo e hoje estou a pé, tudo devido achar que um carro Toyota, que se diz resistente e muiiiiiiiiiito bom.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

Cacá


Outra coisa,
quando o bixo pega "brabo" sabe? estilo Pitbull, vc deve se enfiar dentro de uma autorizada, pois por poior que seja a "dentada" é apenas uma!!!! e vc está calçado.

agora, mecânico de confiança, para mim só serve pra trocar pneu e óleo, é um carro muito caro e com mecânica avançada (mesmo q o veículo seja usado) logo, não é qualquer um que coloca a mão, apenas gente qualificada!!!!

em 2003 a Hillux do meu tio SW4 2000 , apresentou exatamente esse problema e a Toyota diagnosticou TROCA DO MOTOR = R$13.000,00 na época, ele insistiu em oficinas paralelas e gastou R$7.000,00 depois mais R$3.000,00 depois mais R$1500,00 e 4.000km depois começou tudo de novo, e ele vendeu o carro pela metade do preço!!!

O Novo dono "um vizinho" trocou o Motor na Inter Japan (autorizada) e tá com o carro até hj, com 119,000km rodados e 0 (zero) problema!!!

cRiPpLe_rOoStEr
09/12/2008, 20:07
e fazendo todas as manutenções em autorizadas fica mais fácil processar a toyota por vício redibitório... fica provado que as especificações da fábrica foram respeitadas...

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2008, 20:15
Eu compraria um bloco de um motor em desmanche...com certeza.

será que fica bom um motor mercedes-benz om364la numa hilux??? se deu problema com o bloco do motor, vai ter que trocar mesmo...


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147691&d=1228778622

Mad Dog
09/12/2008, 20:23
Eu compraria um bloco de um motor em desmanche...com certeza.


Amigo sérgio,
gostaria que refletisse melhor pela sua resposta, pois infelismente 90% do que se encontra em desmanches é produto de roubo e furto, e ao incentivar-mos esse tipo de comércio paralelo, um dia... o bloco do seu motor, ou de um colega poderá estar a venda em um desmanche!

Abraço:concordo:

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2008, 21:27
Mad Dog,

Tranquilo??? valeuz pelo comentário...

MD, veja só, eu mesmo já falei das Novas Hilux, que não aguentam e tal, rodei 1 ano com a minha SRV 1 rodei 100mil km nesses 365 dias, vendi, pois minha garantia era de 100mil km e não sabia se iri dar mais problemas, coisas que nuca tinham acontecido com minhas ex-SW4, então troquei em uma Land Cruiser Prado, um Toyota original...

Meu pai tem uma SW4 2001, e ano passado trincou o cabeçote, o motivo foi que a tampa da chaleira trincou, perdeu água e consequentemente aqueceu, com isso tricou...o plástico da chaleira estava resseco e por isso trincou...não acho que deveriam se de plástico.

Esses cabeçotes de alumínio não aguentam temperatura e pressão, por isso eles vão pro saco...estamos falando de uma frota entre de 12 anos pra cá, temo vários proprietários, os que cuidam e os que não cuidam, no caso de meu pai é tudo revisado, mas ele não lava motor e certamente os residuos no cofre foram enfraquecendo o plástico...repido, acho que não deveria ser de plástico.

Se você pegar qualquer motor diesel com cabeçote de alumínio e com a pressão (turbo) e temperatura de super aquecimento com certeza irão trincar...pode fazer o teste.


Aki no RJ, tá LOTADO de SW's 1997-2002 com esse problema, q segundo informações sigilosas da Toyota trata-se de uma falha no arrefecimento do motor que trabalha "frio demais" aliado a temperatura do líquido de arrefecimento que vai de encontro a partes muito quentes do motor.

MD, esse comentário que te fizeram é sem nenhum fundamento, se fosse assim os Troller estariam com os motores sendo tudo trocado, pois devido ao uso para o qual foram projetados, areia e dunas, o motor é superdimencionado em termos de resfriamento, e anda no dia-a-dia a menos de 75graus, ou seja, gelado!!! Continuando nessa linha de raciocinio eu já teria destruido os motores das minhas SW4 e da Prado, pois atravessei muitos rios, e após dar pau nas dunas e passar por lagoas frias, então o choque térmico iria destruir estes veículos...

Eu confirmo, tenho paixão sim, mas isso não me deixa cego, conheço os defeitos as limitações, o preço alto de veículos que oferecem bem menos que a concorrência, mas não conheço nenhuma outra marca tão resistente quando a Toyota, até mesmo as mais novas, não confiaria em outra marca pra rodar o mundo.

MD, este problema dos cabeçotes já discuto a muito tempo no fórum, isso veio principalmente nos modeos 96, cujo radiador era pequeno, e ai no pau aqueciam e trincavam, isso aconteceu com veículos novos, mas foi solucionado com a troca por de maior capacidade...mas vamos tocando a bola, tem muito assunto pela frente.

Grande abraço,

Sérjão

PS. sobre o desmanche, eu me refiro a desmanche correto, onde se compra veículos batidos em leilões, e inclusive esses veículos não são usualmente roubados para desmanche, no máximo para irem para o Paraguai. Tenho amigos da época de faculdade que são donos de desmanche, pessoas de bem que compram veículos em seguradoras, todos com documentos.



Sérgio,
em primeiro lugar quero que saiba q te respeito pra caramba, por ser pessoa sábia, equilibrada, aventureira.

Mas!!!!
Olha só amigo, sua Hillux é da época de OURO das toyotas 1994-2001, depois disso muita coisa mudou, infelismente para pior.

Posso falar porque tive Hillux, e alguns componentes da 2002 são mais frágeis do que suas irmàs mais antigas.

Esse Problema do nosso colega É CLÁSSICO!!!! nas SW, o motor trica e mistura óleo com agua do radiador, e de ves em quando esquenta!!!!

Aki no RJ, tá LOTADO de SW's 1997-2002 com esse problema, q segundo informações sigilosas da Toyota trata-se de uma falha no arrefecimento do motor que trabalha "frio demais" aliado a temperatura do líquido de arrefecimento que vai de encontro a partes muito quentes do motor.

Não deixe que sua paixão, tome conta da razão.:discordo:

Um Abraço

Mad Dog
09/12/2008, 21:41
Ok Serjão.
já q está se referindo a desmanches idoneos, tudo bem, me desculpe, axei q estava se referindo a aqueles.....


Realmente o q postei está sem fundamento, pois não me foi passado o Bê a Bâ, pelos mecânicos da Toyota (assunto bem técnico) e expliquei muito amparssand, mas o que quero dizer q tal problema é Térmico e interno no motor o que está provocando a trinca, nào a ver com fatores externos, lavagem , travessia de rio, etc.

Faço minha suas palavras, se eu fosse ao fim do mundo, iria de toyota, mas atento a esses problemas da série SW.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2008, 22:10
Beleza Mad Dog...

:concordo::concordo::concordo:

Abrs,

Sérjão

Ok Serjão.
já q está se referindo a desmanches idoneos, tudo bem, me desculpe, axei q estava se referindo a aqueles.....


Realmente o q postei está sem fundamento, pois não me foi passado o Bê a Bâ, pelos mecânicos da Toyota (assunto bem técnico) e expliquei muito amparssand, mas o que quero dizer q tal problema é Térmico e interno no motor o que está provocando a trinca, nào a ver com fatores externos, lavagem , travessia de rio, etc.

Faço minha suas palavras, se eu fosse ao fim do mundo, iria de toyota, mas atento a esses problemas da série SW.

Abraço

valeriano
09/12/2008, 22:52
Hilux SW4 98, comprei com 20mil km e rodei 200mil km, vendendo com 220mil km, perfeita e essa inclusive tive um esquente, estava andando nas dunas e desci para a praia, tomando umas e outras o mar encheu, então tive de andar na parte mais pesada da areia até chegar a um local que conseguise subir nas dunas...resultado, poteiro no vermelho, na época a viatura tinha uns 160mil km rodados, mas eu parei o carro e esperi o motor esfriar, não trabalhou muito tempo no vermelho, pois tenho a mania de olhar sempre para o painel, aprendi isso com meu pai que pilota aviões.

Hilux SW4 2001 EFI, rodei 320mil km com esse carro, perfeito, não troquei nem amortecedor, e olha que eu dizia pro pessoal da Toyota trocar e os caras diziam que estava bom...meu Pai tem uma SW4 2001 e trocou os dele este ano, ou seja após 7 anos e com 210mil km...o cara que comprou minha SW4 2001 está com ela até hoje, vendi em 2005, quando comprei a Nova Hilux, atualmete a SW4 está com 410mil km rodados e perfeita, sei disso pois faz manutenção onde eu faço na minha SR5...





MD, veja só, eu mesmo já falei das Novas Hilux, que não aguentam e tal, rodei 1 ano com a minha SRV 1 rodei 100mil km nesses 365 dias, vendi, pois minha garantia era de 100mil km e não sabia se iri dar mais problemas, coisas que nuca tinham acontecido com minhas ex-SW4, então troquei em uma Land Cruiser Prado, um Toyota original...




Caramba! Você mora dentro do carro? :shock::shock::shock:
É capaz de só nestes anos você ter rodado mais do que eu vou rodar minha vida toda. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vou rodar cerca de 10.000km agora em Janeiro e já acho que será muito!

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2008, 23:53
Valeriano, hoje estou rodando pouco, pois o mercado da empresa está em baixa...mas nos anos bons rodo em média 120mil km por ano, fora carro alugado e avião...

Eu passei 1 ano letivo da faculdade trabalhando a 300km de casa, ia e voltava todo dia, de segunda a quinta, menos na sexta, sábado e domingo...era uma tirada!!! Mas sabe como é, cara novo, cheio de energia...

Abrs,

Sérjão



Caramba! Você mora dentro do carro? :shock::shock::shock:
É capaz de só nestes anos você ter rodado mais do que eu vou rodar minha vida toda. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vou rodar cerca de 10.000km agora em Janeiro e já acho que será muito!

cacaqueiroz
10/12/2008, 00:22
Eu compraria um bloco de um motor em desmanche...com certeza.

Holanda

Na minha ida ao mecânico ficou constatado que o óleo existente era remanescente do problema anterior, o fato é que o bloco está ok!. É interessante destacar que o problela surgiu quando o radiador de óleo rompeu e jorrou óleo por todo motor, não lembro de ter visto a temperatura subir, pode até ter acontecido. A pergunta é ,o que causou o problema? Radiador de óleo, um possível intupimento do radiador de água, ou um possível defeito de VÍCIO REDIBITÓRIO? :parede:

Esse comentário de rodar somente15000km, que o amigo anterior citou é meio apavaronte!!!:shock: considerando que somente rodei até agora 600km depois do motor recondicionado.

SÉRGIO HOLANDA
10/12/2008, 00:40
Queiroz...

Que bom que é apenas sujeira...

radiador de óleo rompeu??? vc tem foto disso??? pode tirar a foto, mesmo agora e postar???

vício oculto nesse motor não acredito, nem tem histórico...

olha, o que o Mad Dog falou sobre os 15mil km, isso só pode acontecer se foi feito por um meca "cagaracheu", o motor tá zerado...motor zerado tem o período de amaciamento, fazendo isso da forma correta é motor pra mais 500 mil km, ainda mais o seu que trocou um monte de peças, não sei o porque...mas se o serviço foi feito por um profissional gabaritado e conhecedor dos motores Toyota não tem problema.

Abrs,

Sérjão

PS. Queiroz, vc sabe como amaciar esse motor???


Holanda

Na minha ida ao mecânico ficou constatado que o óleo existente era remanescente do problema anterior, o fato é que o bloco está ok!. É interessante destacar que o problela surgiu quando o radiador de óleo rompeu e jorrou óleo por todo motor, não lembro de ter visto a temperatura subir, pode até ter acontecido. A pergunta é ,o que causou o problema? Radiador de óleo, um possível intupimento do radiador de água, ou um possível defeito de VÍCIO REDIBITÓRIO? :parede:

Esse comentário de rodar somente15000km, que o amigo anterior citou é meio apavaronte!!!:shock: considerando que somente rodei até agora 600km depois do motor recondicionado.

valeriano
10/12/2008, 08:32
Valeriano, hoje estou rodando pouco, pois o mercado da empresa está em baixa...mas nos anos bons rodo em média 120mil km por ano, fora carro alugado e avião...

Eu passei 1 ano letivo da faculdade trabalhando a 300km de casa, ia e voltava todo dia, de segunda a quinta, menos na sexta, sábado e domingo...era uma tirada!!! Mas sabe como é, cara novo, cheio de energia...

Abrs,

Sérjão

Disposição de caminhoneiro. Fico me perguntando se valia a pena rodar 600km/dia para um trabalho conjunto com a faculdade. Deviam pagar MUITO bem ou bancar o custo do combustível.
Mesmo gostando muito de dirigir, acho que se eu rodasse tanto quanto você, eu já estaria de saco cheio de carros.
Eu fiz as contas ontem e rodo algo entre 30 e 40mil km por ano. E isso é pq minha namorada mora a cerca de 50km de mim. Senão essa conta caía bastante.

Mas deixa eu parar de mudar o assunto do tópico, senão vou enxer isso aqui e o Queiroz não vai conseguir resolver o problema dele.

Mad Dog
10/12/2008, 11:24
Holanda

Na minha ida ao mecânico ficou constatado que o óleo existente era remanescente do problema anterior, o fato é que o bloco está ok!. É interessante destacar que o problela surgiu quando o radiador de óleo rompeu e jorrou óleo por todo motor, não lembro de ter visto a temperatura subir, pode até ter acontecido. A pergunta é ,o que causou o problema? Radiador de óleo, um possível intupimento do radiador de água, ou um possível defeito de VÍCIO REDIBITÓRIO? :parede:

Esse comentário de rodar somente15000km, que o amigo anterior citou é meio apavaronte!!!:shock: considerando que somente rodei até agora 600km depois do motor recondicionado.

Caro colega,
minha intenção não foi te assustar (mas axo q te causei pânico) , porém axo tbm que o melhor nessa cituação, é saber o mais rápido possível, pois vá ví 3 (três) SW's exatamente com o seu problema e as mesmas só voltaram a funcionar corretamente depois q os motores foram trocados (inteiros).

Estou torcendo de coração q seu mecânico tenha axado a raiz do problema e solucionado, e q vc seja feliz com seu excelente carro.

Tenha tbm em mente que NENHUM CARRO É PERFEITO, hoje tenho uma L200 Sport que está com 80.000km e já vi muitos relatos que o motor não chega a 30.000!!!! (devido a defeito nas bronzinas de um fornecedor) quem fez o recall, se safou, que não fez se FUD.&%#$...EU!!!!

Tem muita Ranger, troller, com o famoso MWM (desmanchando do nada!!!) , então problema todo mundo tem!

Só fique atento na execução dos serviços, procure socorro sempre com gente qualificada, o que cura dor de cabeça é aspirina, bater com a cabeça na parede aumenta a dor!

Não desanime pois tens um excelente carro nas mãos.

Abraço.

JEFFCATUNDA
10/12/2008, 12:23
Caro colega,
minha intenção não foi te assustar (mas axo q te causei pânico) , porém axo tbm que o melhor nessa cituação, é saber o mais rápido possível, pois vá ví 3 (três) SW's exatamente com o seu problema e as mesmas só voltaram a funcionar corretamente depois q os motores foram trocados (inteiros).

Estou torcendo de coração q seu mecânico tenha axado a raiz do problema e solucionado, e q vc seja feliz com seu excelente carro.

Tenha tbm em mente que NENHUM CARRO É PERFEITO, hoje tenho uma L200 Sport que está com 80.000km e já vi muitos relatos que o motor não chega a 30.000!!!! (devido a defeito nas bronzinas de um fornecedor) quem fez o recall, se safou, que não fez se FUD.&%#$...EU!!!!

Tem muita Ranger, troller, com o famoso MWM (desmanchando do nada!!!) , então problema todo mundo tem!

Só fique atento na execução dos serviços, procure socorro sempre com gente qualificada, o que cura dor de cabeça é aspirina, bater com a cabeça na parede aumenta a dor!

Não desanime pois tens um excelente carro nas mãos.

Abraço.
Colega cachorro doido.

A coisa não é bem assim, realmente deve ser muito pé frio, vc conhecer 3 pessoas que tiveram de trocar todo o motor de SW4 para que voltassem a funcionar...mas realmente não sei, você trabalha com oficina?

É fato o problema dos radiadores e consequente comprometimento dos cabeçotes nas SW4 de modelo 97 até 2000...mas trocado o radiador a tempo, ou mesmo feito a troca do cabeçote pelo modelo do 2001, resolve-se o problema.

Agora; não existe solução para falta de manutenção, ou uso abusivo da viatura...
Apesar de vc pedir para o colega não desanimar, vc está sendo desanimador ao extremo...

Concordo quando vc diz que não existe motor perfeito, mas os motores que vc citou; o 2.8 da MWN e o 1-KZT da TOYOTA, são excelentes motores...desde que se dê a manutenção adequada...

Voltando ao problema do colega, nas 2002, sã ainda mais raros os problemas e acho que até já foi resolvido... e seria resolvido a um custo bem menos se tivessem feito uma manutenção preventiva do mesmo...como nunca sabemos do verdadeiro histórico das viaturas usadas que compramos, fica dificil de saber o que ocasionou tudo isso...

Passei por problemas com minha SW4, fui muito bem incentivado e orientado por diversos colegas deste forum, dentre eles, o grande SERJÃO HOLANDA... figura super legal e prestativa....

Resolvi o problema com pouquissima grana e com a experiência de um mecânico que realmente entende deste motor...pois trocar peças é muito fácil...achar o problema é que é dificil...e quando se sai trocando, trocando, trocando....haja grana...

Particularmente, eu só faria a lavagem do sistema para evitar as crostas deste óleo que ficou dentro do sistema...no mais é esperar e pedir amigavelmente (a pricicpio) o rateio das despesas do conserto com a revenda....

saudações e boa sorte para todos......

Mad Dog
10/12/2008, 13:47
Colega cachorro doido.

A coisa não é bem assim, realmente deve ser muito pé frio, vc conhecer 3 pessoas que tiveram de trocar todo o motor de SW4 para que voltassem a funcionar...mas realmente não sei, você trabalha com oficina?

Só aki nó forum tem mais de 20!!! inclusive o proprio pai do Serjão!!!

É fato o problema dos radiadores e consequente comprometimento dos cabeçotes nas SW4 de modelo 97 até 2000...mas trocado o radiador a tempo, ou mesmo feito a troca do cabeçote pelo modelo do 2001, resolve-se o problema.

A Tempo??? como assim??? existe uma "luz no painel" piscando que significa " tá na hora de Trocar seu Radiador!!!

Agora; não existe solução para falta de manutenção, ou uso abusivo da viatura...
Apesar de vc pedir para o colega não desanimar, vc está sendo desanimador ao extremo...

Não foi minha intenção, mas já presenciei gente gastando uma grana violenta e o problema voltando 3.000 km depois.

Concordo quando vc diz que não existe motor perfeito, mas os motores que vc citou; o 2.8 da MWN e o 1-KZT da TOYOTA, são excelentes motores...desde que se dê a manutenção adequada...

Sim

Voltando ao problema do colega, nas 2002, sã ainda mais raros os problemas e acho que até já foi resolvido... e seria resolvido a um custo bem menos se tivessem feito uma manutenção preventiva do mesmo...como nunca sabemos do verdadeiro histórico das viaturas usadas que compramos, fica dificil de saber o que ocasionou tudo isso...

Passei por problemas com minha SW4, fui muito bem incentivado e orientado por diversos colegas deste forum, dentre eles, o grande SERJÃO HOLANDA... figura super legal e prestativa....

Até tú Brutus???, então a gente ta vendo q isso não é tão raro assim né?

Resolvi o problema com pouquissima grana e com a experiência de um mecânico que realmente entende deste motor...pois trocar peças é muito fácil...achar o problema é que é dificil...e quando se sai trocando, trocando, trocando....haja grana...

Particularmente, eu só faria a lavagem do sistema para evitar as crostas deste óleo que ficou dentro do sistema...no mais é esperar e pedir amigavelmente (a pricicpio) o rateio das despesas do conserto com a revenda....

saudações e boa sorte para todos......

Abraço:concordo:

cacaqueiroz
10/12/2008, 16:22
Queiroz.

Quem é o seu mecânico?

Já que o cabeçote já é novo, uma coisa muito importante é a qualidade da junta de cabeçote que vc usou...tem que ver tambem que existe mais de um tipo, se não me engano são 3 originais, cada uma para um tipo de desgaste...sem falar que o torque dos parafusos do cabeçote é também de extrema importancia...

Sinceramente te digo que quem mais entende de cabeçote destas 1-KZTE aqui em fortaleza, é o Silvio Barreto, da SB diesel. ele tem 3 viaturas com esta motorização,um jeep, uma rural e uma hilux... e somente ele conseguiu resolver o problema da minha SW4...

Teu problema pode estar exatamente no torque errado dos parafusos ou na junta de cabeçte errada...


Caro Jeff

Segui o teu conselho também e estive com o Silvio da SB Diesel, um cara bastante cordial e mostrando-se conhecedor do moytor KZTE . Ele afirmou que o motor da viatura está funcionando legal e que o problema desse motor é só manutenção, conforme falado por vc e Sérjão.

Quero agradecer ajuda do conterrâneo que em muito contribuiu.

Abraço

cacaqueiroz
10/12/2008, 16:29
Queiroz...

Que bom que é apenas sujeira...

radiador de óleo rompeu??? vc tem foto disso??? pode tirar a foto, mesmo agora e postar???

vício oculto nesse motor não acredito, nem tem histórico...

olha, o que o Mad Dog falou sobre os 15mil km, isso só pode acontecer se foi feito por um meca "cagaracheu", o motor tá zerado...motor zerado tem o período de amaciamento, fazendo isso da forma correta é motor pra mais 500 mil km, ainda mais o seu que trocou um monte de peças, não sei o porque...mas se o serviço foi feito por um profissional gabaritado e conhecedor dos motores Toyota não tem problema.

Abrs,

Sérjão

PS. Queiroz, vc sabe como amaciar esse motor???


Sérjão

Não sei como amaciar o motor. O mecânico não me falou nada a respeito e somente pediu para retornar c/ 1000kv pra revisão.Amigo, como devo proceder?
Abraço
Queiroz

De Moura
10/12/2008, 18:47
mais ai esse motor e com todas elas esse motor não é o 1kzt-e o q não da problema ele nao bomba injetora eletronica ??

Mad Dog
10/12/2008, 20:01
mais ai esse motor e com todas elas esse motor não é o 1kzt-e o q não da problema ele nao bomba injetora eletronica ??

Caro amigo,
Lí e re-lí, e não entendi bulhufas q tu escreveu!!!!:pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
10/12/2008, 20:29
mais ai esse motor e com todas elas esse motor não é o 1kzt-e o q não da problema ele nao bomba injetora eletronica ??

bombas injetoras geralmente são mecânicas rotativas... mas a hilux 2002 não tinha injeção eletrônica common-rail...

SÉRGIO HOLANDA
10/12/2008, 20:48
Queiroz...

vamos lá:

- coloque um Imã bem forte no fundo do filtro de óleo, isso é importantissímo!!!!

- nunca passe dos 2.500rpms;

- após 1000km troque óleo do motor o filtro de óleo e a água do sistema de arrefecimento, mantenha o imã no filtro novo...mantenha pra sempre esse imã, troque o filtro e coloque sempre no novo filtro;

- evite traçar e reduzir, nada de forçar o motor em subidas, isso até fazer uns 5 mil kms...

Esses 5mil km iniciais é muito importante para a vida útil do motor...eu por exemplo, todo os meus carro zero kilomentros sempre rodei os primeiros 5mil km sem forçar o motor por nada, embora 5mil km pra mim quer dizer muitas vezes 20 dias....

Abrs,

Sérjão

PS. é muito importante usar o imã...ele irá coletar com mais eficiência as limalhas das peças novas.




Sérjão

Não sei como amaciar o motor. O mecânico não me falou nada a respeito e somente pediu para retornar c/ 1000kv pra revisão.Amigo, como devo proceder?
Abraço
Queiroz

JEFFCATUNDA
10/12/2008, 22:20
mais ai esse motor e com todas elas esse motor não é o 1kzt-e o q não da problema ele nao bomba injetora eletronica ??
Moura , é sim... os 2001/2002 já são eletronicos e bem mais avançados que os 97/2000...mas tudo depende da manutenção PREVENTIVA...

Não existe motor indestrutivel.

SÉRGIO HOLANDA
10/12/2008, 22:34
As modelos 2001/2002 possuem bomba injetora com gerenciamento eletrônico, acelerador eletrônico e uma ECU que monitora todo o motor e sistemas eletrônicos do veículo, mas o motor em si é o mesmo!!!

Aliás, os motores D4D, também são praticamente a mesma coisa, mudando o sistema CR e o cabeçote de 16V, mas no restante é a mesma coisa, você pode retirar o cabeçote do D4D e colocar o de 8V que vai funcionar...

Abrs,

Sérjão

Moura , é sim... os 2001/2002 já são eletronicos e bem mais avançados que os 97/2000...mas tudo depende da manutenção PREVENTIVA...

Não existe motor indestrutivel.

JEFFCATUNDA
10/12/2008, 22:44
Abraço:concordo:
Postado originalmente por JEFFCATUNDA http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=761853#post761853)
Colega cachorro doido.

A coisa não é bem assim, realmente deve ser muito pé frio, vc conhecer 3 pessoas que tiveram de trocar todo o motor de SW4 para que voltassem a funcionar...mas realmente não sei, você trabalha com oficina?

Só aki nó forum tem mais de 20!!! inclusive o proprio pai do Serjão!!!

MAIS DE 20 TROCARAM O MOTOR??????
Desculpe colega , mas isso é uma mentira!


É fato o problema dos radiadores e consequente comprometimento dos cabeçotes nas SW4 de modelo 97 até 2000...mas trocado o radiador a tempo, ou mesmo feito a troca do cabeçote pelo modelo do 2001, resolve-se o problema.

A Tempo??? como assim??? existe uma "luz no painel" piscando que significa " tá na hora de Trocar seu Radiador!!!



Realmente não é do conhecimento de todo mundo, só dos que lidam com este motor...É um defeito de fábrica, foi feito um recall branco (sem conhecimento dos proprietários), em que a montadora trocou radiadores das viaturas que foram vendidas diretamente pelas revendedoras...ficaram de fora as que não faziam manutenção preventiva, ou que abandonaram as revisôes após o final da garantia...Um recall oficial não foi feito por conta das muitas SW4 que entraram no Brasil por importação direta, isso é, sem garantia.


Agora; não existe solução para falta de manutenção, ou uso abusivo da viatura...
Apesar de vc pedir para o colega não desanimar, vc está sendo desanimador ao extremo...

Não foi minha intenção, mas já presenciei gente gastando uma grana violenta e o problema voltando 3.000 km depois.

Lido com pacientes em terapia intensiva diariamente...então já ví gente que deu um tiro na cabeça por conta de uma namorada que o deixou...ou baleado por uma dívida de 2 reais, isso é, a própria bala era mais cara que a dívida...esta relação de gente e dinheiro e gastos é meio complicada...

E isso não tem nada a ver com o motor...heheheh


Concordo quando vc diz que não existe motor perfeito, mas os motores que vc citou; o 2.8 da MWN e o 1-KZT da TOYOTA, são excelentes motores...desde que se dê a manutenção adequada...

Sim.

Que bom que vc concorda que o defeito está mais nos proprietários que nos motores. Quando compramos uma viatura usada, adquirimos tambem o histórico de uso e manutenção das viaturas.

Voltando ao problema do colega, nas 2002, sã ainda mais raros os problemas e acho que até já foi resolvido... e seria resolvido a um custo bem menos se tivessem feito uma manutenção preventiva do mesmo...como nunca sabemos do verdadeiro histórico das viaturas usadas que compramos, fica dificil de saber o que ocasionou tudo isso...

Passei por problemas com minha SW4, fui muito bem incentivado e orientado por diversos colegas deste forum, dentre eles, o grande SERJÃO HOLANDA... figura super legal e prestativa....

Até tú Brutus???, então a gente ta vendo q isso não é tão raro assim né?

Vou repetir bem devagar para você entender...no caso das 97/2000, é um problema do projeto que foi resolvido em parte pela montadora. acrescento; muitos tentaram entrar judicialmente contra a toyota...mas sem resultado... a minha viatura então não foge dele....É UMA REGRA, E NÃO UMA FATALIDADE...

o problema dos radiadores que não foram trocados se acentuam após alguns anos de uso...7 a 10 anos...por conta do ressecamento do plastico dos radiadores e má vedação da tampa do mesmo, provocando uma falha no sistema de saida e retorno dos liquidos para o vaso de expansão...

A TROCA PREVENTIVA DO RADIADOR EVITA O PROBLEMA.


Resolvi o problema com pouquissima grana e com a experiência de um mecânico que realmente entende deste motor...pois trocar peças é muito fácil...achar o problema é que é dificil...e quando se sai trocando, trocando, trocando....haja grana...

Particularmente, eu só faria a lavagem do sistema para evitar as crostas deste óleo que ficou dentro do sistema...no mais é esperar e pedir amigavelmente (a pricicpio) o rateio das despesas do conserto com a revenda....

saudações e boa sorte para todos......
Abraço:concordo:

Mad Dog
10/12/2008, 23:25
Postado originalmente por JEFFCATUNDA http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=761853#post761853)
Colega cachorro doido.

A coisa não é bem assim, realmente deve ser muito pé frio, vc conhecer 3 pessoas que tiveram de trocar todo o motor de SW4 para que voltassem a funcionar...mas realmente não sei, você trabalha com oficina?

Só aki nó forum tem mais de 20!!! inclusive o proprio pai do Serjão!!!

MAIS DE 20 TROCARAM O MOTOR??????
Desculpe colega , mas isso é uma mentira!

Aonde eu disse isso? Sabe ler?


É fato o problema dos radiadores e consequente comprometimento dos cabeçotes nas SW4 de modelo 97 até 2000...mas trocado o radiador a tempo, ou mesmo feito a troca do cabeçote pelo modelo do 2001, resolve-se o problema.

A Tempo??? como assim??? existe uma "luz no painel" piscando que significa " tá na hora de Trocar seu Radiador!!!



Realmente não é do conhecimento de todo mundo, só dos que lidam com este motor...É um defeito de fábrica, foi feito um recall branco (sem conhecimento dos proprietários), em que a montadora trocou radiadores das viaturas que foram vendidas diretamente pelas revendedoras...ficaram de fora as que não faziam manutenção preventiva, ou que abandonaram as revisôes após o final da garantia...Um recall oficial não foi feito por conta das muitas SW4 que entraram no Brasil por importação direta, isso é, sem garantia.

Amigo, se atualiza!!!! o Pai do Serjão tratava a Pão de ló (leia o relato dele...) e o problema ocorreu assim mesmo! a do meu tio deu problema com 42.000km e ele fazia revisão em dia (inter Japan - RJ) e ao apresentar o problema o pessoal diagnosticou USO INDEVIDO, ( é....levar as filhas pro cólegio é uso indevido!!!!) ele recebeu a indenização 4 anos depois, pois acionou a mesma judicialmente.

Agora; não existe solução para falta de manutenção, ou uso abusivo da viatura...
Apesar de vc pedir para o colega não desanimar, vc está sendo desanimador ao extremo...

Não foi minha intenção, mas já presenciei gente gastando uma grana violenta e o problema voltando 3.000 km depois.

Lido com pacientes em terapia intensiva diariamente...então já ví gente que deu um tiro na cabeça por conta de uma namorada que o deixou...ou baleado por uma dívida de 2 reais, isso é, a própria bala era mais cara que a dívida...esta relação de gente e dinheiro e gastos é meio complicada...

E isso não tem nada a ver com o motor...heheheh

Realmente essa "sua estoria" de namorada, tiro, 2 reais não tem nada a ver com motor mesmo!!!
...agora o criador do Tópico q está morrendo num dinheiro forte!!!
isso tem, e muito, a ver com o motor!!!

Concordo quando vc diz que não existe motor perfeito, mas os motores que vc citou; o 2.8 da MWN e o 1-KZT da TOYOTA, são excelentes motores...desde que se dê a manutenção adequada...

Sim.

Que bom que vc concorda que o defeito está mais nos proprietários que nos motores. Quando compramos uma viatura usada, adquirimos tambem o histórico de uso e manutenção das viaturas.

Não, o defeito é no motor!!!!, já está respondido acima!

Voltando ao problema do colega, nas 2002, sã ainda mais raros os problemas e acho que até já foi resolvido... e seria resolvido a um custo bem menos se tivessem feito uma manutenção preventiva do mesmo...como nunca sabemos do verdadeiro histórico das viaturas usadas que compramos, fica dificil de saber o que ocasionou tudo isso...

Passei por problemas com minha SW4, fui muito bem incentivado e orientado por diversos colegas deste forum, dentre eles, o grande SERJÃO HOLANDA... figura super legal e prestativa....

Úe??? pq vc passou por problemas, já que fez todas as manutenções em dia???

Até tú Brutus???, então a gente ta vendo q isso não é tão raro assim né?

Vou repetir bem devagar para você entender...no caso das 97/2000, é um problema do projeto que foi resolvido em parte pela montadora. acrescento; muitos tentaram entrar judicialmente contra a toyota...mas sem resultado... a minha viatura então não foge dele....É UMA REGRA, E NÃO UMA FATALIDADE...

Então? suas próprias palavras!

o problema dos radiadores que não foram trocados se acentuam após alguns anos de uso...7 a 10 anos...por conta do ressecamento do plastico dos radiadores e má vedação da tampa do mesmo, provocando uma falha no sistema de saida e retorno dos liquidos para o vaso de expansão...

A TROCA PREVENTIVA DO RADIADOR EVITA O PROBLEMA.

hahahah 7 - 10 anos, é piada só pode ser..... camarada, tem relatos no fórum de Sw ferradas com 6 meses de uso, acorda!


Resolvi o problema com pouquissima grana e com a experiência de um mecânico que realmente entende deste motor...pois trocar peças é muito fácil...achar o problema é que é dificil...e quando se sai trocando, trocando, trocando....haja grana...

Particularmente, eu só faria a lavagem do sistema para evitar as crostas deste óleo que ficou dentro do sistema...no mais é esperar e pedir amigavelmente (a pricicpio) o rateio das despesas do conserto com a revenda....

saudações e boa sorte para todos......
Abraço:concordo:

Agora, vamos dar um fim nessa conversa porque ela já está ficando inútil, e o fórum precisa de soluções e não de conversa fiada!

JEFFCATUNDA
11/12/2008, 00:03
agora, Vamos Dar Um Fim Nessa Conversa Porque Ela Já Está Ficando Inútil, E O Fórum Precisa De Soluções E Não De Conversa Fiada!
Deus é Pai!

mak (SP/ZN)
11/12/2008, 00:30
que disputa mais sem sentido essa de vcs, heim...

É fato que o 1KZT (sw4 até 2000) tem um problema com refrigeração... se o culpado é o radiador ou cabeçote ainda não é 100% comprovado a causa... se vai dar problema com 10000km, 100000km ou 200000km não dá pra saber... mas com toda certeza manutençào preventiva é necessario em qualquer caso e se ela não foi feita e vc comprou o carro a casa pode cair pro seu lado... nas mais novas e com o 1KZTE a toyota mudou o radiador e dizem que "tropicalizou" o cabeçote... mas alguns relatos de problema não confirmam que o problema foi 100% solucionado então durmam com isso...

Na minha mandei varetar o radiador assim que comprei ( esta com 194000km) e fiz bem porque estava quase todo entupido porque foi usada agua de torneira no sistema... limpei o sistema todo, troquei a valvula termostatica, tampa do radiador, bomba dágua e algumas mangueiras... agora estou usando agua destilada, aditivo bom, acompanhando de perto e cuidando da manutenção preventiva... é o maximo que dá pra fazer... não custa nada abrir o capô uma vez por semana e dar uma geral!

JEFFCATUNDA
11/12/2008, 00:43
que disputa mais sem sentido essa de vcs, heim...

É fato que o 1KZT (sw4 até 2000) tem um problema com refrigeração... se o culpado é o radiador ou cabeçote ainda não é 100% comprovado a causa... se vai dar problema com 10000km, 100000km ou 200000km não dá pra saber... mas com toda certeza manutençào preventiva é necessario em qualquer caso e se ela não foi feita e vc comprou o carro a casa pode cair pro seu lado... nas mais novas e com o 1KZTE a toyota mudou o radiador e dizem que "tropicalizou" o cabeçote... mas alguns relatos de problema não confirmam que o problema foi 100% solucionado então durmam com isso...

Na minha mandei varetar o radiador assim que comprei ( esta com 194000km) e fiz bem porque estava quase todo entupido porque foi usada agua de torneira no sistema... limpei o sistema todo, troquei a valvula termostatica, tampa do radiador, bomba dágua e algumas mangueiras... agora estou usando agua destilada, aditivo bom, acompanhando de perto e cuidando da manutenção preventiva... é o maximo que dá pra fazer... não custa nada abrir o capô uma vez por semana e dar uma geral!
Sinceramente peço desculpas colega.

Muito pertinente seu comentário...mas, realmente é muito dificil observar e não deixar de estender a mão para um colega que está certamente passando por uma grande aflição...eu sei porque já passei por isso.

SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 00:53
A grande questão é que todos acham que o motor é eterno!!!

Motor precisa de cuidados, se não tiver e tiver alguma fragilidade vai dar problema...pode ser qualquer um...digo que existem mais motores MIT sendo refeitos, isso motores com km baixo do que Toyota, mas não vou discutir isso aqui, quem quiser que faça uma pesquisa nas oficinas...

mak, a deu meu Pai é uma 1KZT-e, 2001 e deu problema, a tampa da chaleira trincou, perdeu água e o cabeçote foi pro saco, com o veículo marcando 196mil km, eu rodei 320mil km com a minha SW4 2001, 1KZT-e e nunca tive problemas...pior, se falarmos de 1KZT, minha ex - SW4 98 rodou 220mil km até vender e ainda dei um esquente de leve, chegou no vermelho parei esperei esfriar e depois fui embora, isso com 160 e pouco mil km e não tive problemas...ela esquentou em areial pesado na praia com maré cheia...e andava todo mês nas dunas, dando o maior pau...sem falar no meu trabalho, que exige muito dos carros, mesma coisa fiz com a minha SW4 2001...e com a Prado também, que é o mesmo motor e ainda mais potente...

Abrs,

Sérjão


que disputa mais sem sentido essa de vcs, heim...

É fato que o 1KZT (sw4 até 2000) tem um problema com refrigeração... se o culpado é o radiador ou cabeçote ainda não é 100% comprovado a causa... se vai dar problema com 10000km, 100000km ou 200000km não dá pra saber... mas com toda certeza manutençào preventiva é necessario em qualquer caso e se ela não foi feita e vc comprou o carro a casa pode cair pro seu lado... nas mais novas e com o 1KZTE a toyota mudou o radiador e dizem que "tropicalizou" o cabeçote... mas alguns relatos de problema não confirmam que o problema foi 100% solucionado então durmam com isso...

Na minha mandei varetar o radiador assim que comprei ( esta com 194000km) e fiz bem porque estava quase todo entupido porque foi usada agua de torneira no sistema... limpei o sistema todo, troquei a valvula termostatica, tampa do radiador, bomba dágua e algumas mangueiras... agora estou usando agua destilada, aditivo bom, acompanhando de perto e cuidando da manutenção preventiva... é o maximo que dá pra fazer... não custa nada abrir o capô uma vez por semana e dar uma geral!

SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 01:04
Amigo Jeff,

compreendo muito bem o que quer dizer, o colega forista Mad Dog está de fato assutando o Queiroz, que diante de um gasto tão grande ficou preocupado com o fato de ter jogado dinheiro fora, com certeza fazendo o trabalho em um meca experiente e que conhece o motor não terá nenhum problema, e se tiver é por culpa do meca e não do motor...

O pessoal fala muito em mudar motor, colocar esse ou aquele, digo que se abusar vai pro saco...

Vou repetri novamente uma coisa pros defensores dos MWMs, tanto a toyota como a mit compraram 10 motores MWM na época em que começaram a vender veículos Hilux e L200 aqui no Brasil, pois o custo desses motores MWM eram menor que os originais...resultado, todos foram reprovados nos testes de resistência em comparação aos originais...o grande problema é que a parte dos proprietários desses veículos a diesel eram provenientes de veículso a gasolina, pois até a entrada deste veículos em nosso mercado as pickups e SUVs era utilizadas por poucas pessoas e mais em trabalho....diferente dos consumidores normais acostumados com motor a gasolina, então pegaram essas carrões com motores mais elásticos que os utilizados nas D20s F1000 etc de nosso mercado e começaram a andar em cima de 4000-4500 rpms por longas distâncias, afinal o Brasil é um País de longas distâncias...só que motores diesel não foram feitos pra andar nesse giro por longas horas, eles, apesar de sua grande resistência, vão se deteriorando e quando não são feitas as devidas revisões e manutenções se tornam veículos fragilizados, ai os proprietarios futuros, os que serão os segundos, terceiros, quartos donos, compram um veículo que não possui mais aquela resistência que deveria ter...bem isso é base de uma grande quantidade dos problemas que os usuários de hoje enfrentam...outros como o meu Pai, por exemplo é o simples fato de que o cabeçote de alumínio não possui tanta resistência a temperatura e pressão como os de ferro.

Abrs,

Sérjão

Sinceramente peço desculpas colega.

Muito pertinente seu comentário...mas, realmente é muito dificil observar e não deixar de estender a mão para um colega que está certamente passando por uma grande aflição...eu sei porque já passei por isso.

cacaqueiroz
11/12/2008, 10:56
Queiroz...

vamos lá:

- coloque um Imã bem forte no fundo do filtro de óleo, isso é importantissímo!!!!

- nunca passe dos 2.500rpms;

- após 1000km troque óleo do motor o filtro de óleo e a água do sistema de arrefecimento, mantenha o imã no filtro novo...mantenha pra sempre esse imã, troque o filtro e coloque sempre no novo filtro;

- evite traçar e reduzir, nada de forçar o motor em subidas, isso até fazer uns 5 mil kms...

Esses 5mil km iniciais é muito importante para a vida útil do motor...eu por exemplo, todo os meus carro zero kilomentros sempre rodei os primeiros 5mil km sem forçar o motor por nada, embora 5mil km pra mim quer dizer muitas vezes 20 dias....

Abrs,

Sérjão

PS. é muito importante usar o imã...ele irá coletar com mais eficiência as limalhas das peças novas.



Sérjão

Beleza, entendi todas as dicas que vc falou :-D. Mas resta uma dúvida Tenho que me deslocar no final do ano de Fortaleza para Piripiri-pi, e conforme suas dicas devo evitar a serra, sendo que esse desvio aumentará a viagem em mais ou menos 500km. Na opinião do amigo é melhor evitar as subidas e bancar mais 500km??
Abraço

Allan Nielsen
11/12/2008, 11:17
Uma recomendação classica para amaciar um motor é não mante-lo por longos periodos com rotação constante, como uma estrada com velocidade constante. Uma boa forma é o transito urbano, onde a rotação do motor varia constantemente, com arrancadas suaves e nunca forçar o motor.

abs

Elmer_Jeep
11/12/2008, 12:28
Uma recomendação classica para amaciar um motor é não mante-lo por longos periodos com rotação constante, como uma estrada com velocidade constante. Uma boa forma é o transito urbano, onde a rotação do motor varia constantemente, com arrancadas suaves e nunca forçar o motor.

abs


Boa,

Outra clássica tb é a retomada.

Por exemplo, numa estrada engata a 5ª e vai até 100km/h, quando chegar em 100 tira o pé do acelerador e deixa a velocidade cair pra 60km/h (sem trocar de marcha) daí soca o pé novamente até os 100, e assim sucessivamente quantas vezes for possível numa viagem sem pressa. Isso trabalha a elasticidade do motor e contribui muito no amaciamento correto.

[]'s

Mad Dog
11/12/2008, 18:48
Uma recomendação classica para amaciar um motor é não mante-lo por longos periodos com rotação constante, como uma estrada com velocidade constante. Uma boa forma é o transito urbano, onde a rotação do motor varia constantemente, com arrancadas suaves e nunca forçar o motor.

abs

Opa! "resp. editada"

transito urbano é uso severo!!!! é pior q subir serra!
Amaciar motor, é usa-lo mormalmente em trajetos superiores a 10km

* Pequeno grande detalhe, a primeira troca de óleo deve ser feita c/ apenas 1000km (ideal) difícil quem respeita.
a toyota fazia a primeira com 500km, não sei se ainda é assim.

Abraço

Elmer_Jeep
11/12/2008, 18:54
Mad lê novamente o que o Allan escreveu.

Mad Dog
11/12/2008, 18:55
Amigo Jeff,

compreendo muito bem o que quer dizer, o colega forista Mad Dog está de fato assutando o Queiroz, que diante de um gasto tão grande ficou preocupado com o fato de ter jogado dinheiro fora, com certeza fazendo o trabalho em um meca experiente e que conhece o motor não terá nenhum problema, e se tiver é por culpa do meca e não do motor...



Abrs,

Sérjão

Ôxê,
na minha concepção, se vc desembolsa R$12.000 + 1kg de aspirina para recuperar um motor, e depois ter q gastar mais R$2.000,00 em calmantes de tarja preta....Porque não desembolsar logo R$16.000 em 6x s/ juros (motor novo, na embalagem, zerinho) ou R$10.000 á vista (motor usado, com garantia de 2 anos ou 30.000km ????

Tô errado?

Mad Dog
11/12/2008, 18:59
Mad lê novamente o que o Allan escreveu.

Tank's :lol:
editei, obrigado!

SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 22:10
Queiroz conheço a serra, não precisa evitar, é só não andar forçando o motor, use marcha menor, tipo está andando em uma quinta coloca a quarta, terceira e por ai vai, sem forçar o motor, mantendo o giro na faixa de 2500rpms...use marcha menor e pode chegar a 3000rpm uma vez ou outra nas ultrapassagens, sem problema...

Abrs,

Sérjão
Sérjão

Beleza, entendi todas as dicas que vc falou :-D. Mas resta uma dúvida Tenho que me deslocar no final do ano de Fortaleza para Piripiri-pi, e conforme suas dicas devo evitar a serra, sendo que esse desvio aumentará a viagem em mais ou menos 500km. Na opinião do amigo é melhor evitar as subidas e bancar mais 500km??
Abraço

SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 22:18
Mad Dog,

como já disse antes o motor refeito pro um profissional fica zerado...e até as vezes melhor que o original, mas depende do profissional, no caso do Queiroz acho que ele gastou muito, mas tá feito, o que deve é procurar o dono da loja e dividir as depesas e não pensar em comprar outro motor ou ficar assustado com os seus comentários. Apenas isso.

E tenha certeza que qualquer motor vai pro saco se mal utilizado, no caso desse motor tem algumas questões particulares que devem se vistas com o passar dos anos, como por exemplo o radiador e a troca da chaleira...no mais é manutenção...

Então para evitar gastos os donos de Troller devem trocar os primeiros 3.0 que deram muita dor de cabeça e darão mais ainda com o passar dos anos, tem um bocado desses abertos...

Entenda que o motor já foi feito e se vier a dar problemas foi por culpa do meca.

Sérjão

Ôxê,
na minha concepção, se vc desembolsa R$12.000 + 1kg de aspirina para recuperar um motor, e depois ter q gastar mais R$2.000,00 em calmantes de tarja preta....Porque não desembolsar logo R$16.000 em 6x s/ juros (motor novo, na embalagem, zerinho) ou R$10.000 á vista (motor usado, com garantia de 2 anos ou 30.000km ????

Tô errado?

Mad Dog
11/12/2008, 23:29
Amigo Serjão,
seu Pai rodou mais quanto tempo depois q o motor da SW dele deu problema? :pensativo:

SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 23:47
Mad Dog,

fez 1 ano em Novembro e atualmente está com 250mil km, ou seja, já rodou 60 mil km...


Sérjão

Amigo Serjão,
seu Pai rodou mais quanto tempo depois q o motor da SW dele deu problema? :pensativo:

Mad Dog
11/12/2008, 23:56
Mad Dog,

fez 1 ano em Novembro e atualmente está com 250mil km, ou seja, já rodou 60 mil km...


Sérjão

Interessante,
e quanto foi gasto no total???

SÉRGIO HOLANDA
12/12/2008, 00:08
Na Autorizada Toyota gastaria em torno de R$ 8.900,00, fora faria por uns R$ 5.500,00, mas não gastei nada...a Toyota me deu extensão de garantia pelo nosso historico como cliente, desde 98 sempre tivemos duas Toyotas, meu pai um e eu outra, sempre fizemos todas as revisões na autorizada, já comprados na Autorizada Toyotas Hiluxs, SW4s, Nova Hilux e Land Cruiser Prado...com todo o meu histórico, até porque é meu nome que aparece na Toyota, inclusive o carro do meu pai...aleguei que a culpa foi do plástico da tampa da chaleira e pedi garantia, tudo resolvido em 20 dias, ficando destes 20 dias epenas 5 sem o carro...

Mad Dog, uma das razões porque sou fã da Toyota é seu atendimento pós venda aos clientes...eu já troquei conjunto de acionamento do freio da minha SW4 98 fora de garantia de ano e KM (na época R$ 5.000,00, isso foi em 2000)...a minha SW4 2001 só tive um problema, que não é um problema, pois todos os veículos após determinado KM precisam tirar as folgas da caixa de direção, as SW4 dão essa folga e tendem a vazar na faixa de 200mil km, a minha deu esse problema com 200mil km exatos, mas foi trocada por uma zero...a do meu pai ainda não deu, quando der certamente irei em busca de uma, embora o custo de arrumar fica em torno de R$ 750,00...na autorizada só nova, eles não reparam, uma nova custa em média R$ 6.000,00.

Sérjão


Interessante,
e quanto foi gasto no total???

Mad Dog
12/12/2008, 00:30
Na Autorizada Toyota gastaria em torno de R$ 8.900,00, fora faria por uns R$ 5.500,00, mas não gastei nada...a Toyota me deu extensão de garantia pelo nosso historico como cliente, desde 98 sempre tivemos duas Toyotas, meu pai um e eu outra, sempre fizemos todas as revisões na autorizada, já comprados na Autorizada Toyotas Hiluxs, SW4s, Nova Hilux e Land Cruiser Prado...com todo o meu histórico, até porque é meu nome que aparece na Toyota, inclusive o carro do meu pai...aleguei que a culpa foi do plástico da tampa da chaleira e pedi garantia, tudo resolvido em 20 dias, ficando destes 20 dias epenas 5 sem o carro...

Mad Dog, uma das razões porque sou fã da Toyota é seu atendimento pós venda aos clientes...eu já troquei conjunto de acionamento do freio da minha SW4 98 fora de garantia de ano e KM (na época R$ 5.000,00, isso foi em 2000)...a minha SW4 2001 só tive um problema, que não é um problema, pois todos os veículos após determinado KM precisam tirar as folgas da caixa de direção, as SW4 dão essa folga e tendem a vazar na faixa de 200mil km, a minha deu esse problema com 200mil km exatos, mas foi trocada por uma zero...a do meu pai ainda não deu, quando der certamente irei em busca de uma, embora o custo de arrumar fica em torno de R$ 750,00...na autorizada só nova, eles não reparam, uma nova custa em média R$ 6.000,00.

Sérjão

Você respondeu exatamente o que eu queria ouvir!!!
desde o começo do tópico, venho insistindo em motor novo, porque?

1º - O Preço do Serviço por fora, é muito próximo ao serviço de uma autorizada.

2º - Sem dúvida alguma o serviço de Pós Venda da Toyota é MUITO superior a de outras marcas, hoje tenho uma L200, o serviço da Mitsubishi é Muito, Muito bom (pelomenos aki no RJ) , mas o Pós Venda é bem fraco!

3º - Digo e repito, melhor gastar um pouco mais, e ainda parcelar em 6x iguais (serviços acima de R$500,00 toyota/RJ), e ainda ter garantia de 2 anos ou 50.000km (motor, turbina, câmbio, Diferenciais)

é isso,
Além da barriga, vejo q temos algo em comum, qualidade acima de tudo.
Abraço.

Allan Nielsen
12/12/2008, 08:06
Mad Dog,

O amaciamento de um motor segue algumas regras básicas (queque visam acomodar as partes sem desgaste excessivo e geração de calor pontual. Alem das trocas de óleo, regulagem de válvulas, inspeções etc que normalmente é de responsabilidade de quem fez o serviço, o motorista deve seguir um padrão para de dar longevidade a este motor. Basicamente consiste em:
- estabilizar a temperatura de trabalho
- não extrair toda a potencia do motor
- não trabalhar com giros altos
- não manter rotações constantes por longo tempo

Se respeitar as condições acima, vc pode andar com seu veiculo até no globo da morte.

Abs

Mad Dog
12/12/2008, 21:17
Mad Dog,

O amaciamento de um motor segue algumas regras básicas (queque visam acomodar as partes sem desgaste excessivo e geração de calor pontual. Alem das trocas de óleo, regulagem de válvulas, inspeções etc que normalmente é de responsabilidade de quem fez o serviço, o motorista deve seguir um padrão para de dar longevidade a este motor. Basicamente consiste em:
- estabilizar a temperatura de trabalho
- não extrair toda a potencia do motor
- não trabalhar com giros altos
- não manter rotações constantes por longo tempo

Se respeitar as condições acima, vc pode andar com seu veiculo até no globo da morte.

Abs

Agora sim....:concordo:

Allan Nielsen
13/12/2008, 09:16
Agora sim....:concordo:

Apenas repeti um pouco mais detalhado o que havia escrito no post anterior , que não foi comprendido. No post anterior apenas foquei em um item (rotações constantes por longos periodos), pois os demais itens já haviam sido alertados pelo Sergio Holanda, portanto meu post anterior foi apenas um complemento ao que o Serjão havia dito.

Abs