PDA

Ver Versão Completa : Instalação da X-Crawler 2.65 no Jimny

alvaro.jrc
07/12/2008, 14:41
Pessoal acabo de instalar meu kit de redução X-Crawler no Suzuki Jimny por isso resolvi criar esse tópico para compartilhar informações e possíveis dúvidas que os amigos foristas possam ter quanto a instalação da redução.

É imprescindível ter em mãos o manual da T-Case para instalação, ele pode ser baixado aqui.
http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf (http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf)

Basicamamente são duas engrenagens que movimentam a corrente que precisam ser trocadas, pelas fotos abaixo fica fácil identificar.
http://www.suzukioffroad.com.br/images/xcrawlerjimny.jpg
http://img139.imageshack.us/img139/3286/xcrawlertc8.th.jpg (http://img139.imageshack.us/my.php?image=xcrawlertc8.jpg)

alvaro.jrc
07/12/2008, 14:50
Agora o Merchandising pra negociar um desconto com o X. :twisted:
http://img154.imageshack.us/img154/5192/05122008782co0.th.jpg (http://img154.imageshack.us/my.php?image=05122008782co0.jpg)
http://img156.imageshack.us/img156/3900/01122008781sc1.th.jpg (http://img156.imageshack.us/my.php?image=01122008781sc1.jpg)
http://www.suzukioffroad.com.br/images/Jimny_xcrawler.jpg
http://img156.imageshack.us/my.php?image=01122008781sc1.jpg

leodinossauro
07/12/2008, 22:02
Boa iniciativa Álvaro. As fotos ficaram boas. To curioso para saber o desempenho da reduzida do pequeno agora !

alvaro.jrc
07/12/2008, 23:25
Boa iniciativa Álvaro. As fotos ficaram boas. To curioso para saber o desempenho da reduzida do pequeno agora !

Rapaz, na cidade ficou uma beleza para dirigir, muito mais esperto. Na estrada só rodei 15km mas já deu pra perceber que a velocidade máxima será 110km/h esgoelando o motor, pois uso pneus 235, para manter a velocidade final original precisaria de pneus 33 e não cabe nem com reza braba.

Trilha ainda não fiz pois peguei o carro sábado pela manhã, mas amanhã se tudo correr bem vou testar em algumas dunas daqui do litoral. :twisted:

Em matéria de carro de passeio perdi em velocidade, mas ganhei em disposição para arrancar e economizar embreagem principalmente.

Na trilha, considerando que apesar da minha embreagem estar nova, ele estava fedendo um pouco pois precisava de mais força para os MUD 235, creio que agora não vai faltar força, vai é sobrar.

Troquei idéia com um Português que faz trilhas bem pesadas e me disse que está usando um kit de redução há 5 anos sem ter uma única dor de cabeça, inclusive ele ficou de me passar as referências dos amortecedores rancho para o Jimny com lift de suspensão. :dance:

No mais acho que o Fabil pode contribuir bastante com o tópico também pois ele mesmo instalou uma BH.

[ ]s!!!

Alexandre X
07/12/2008, 23:36
Estranho essa limitação de 110km/h, o Guillermo de Buenos Aires tá com pneus 235/75R15 e em 5a marcha tá batendo 147km/h a 6300rpm.

alvaro.jrc
07/12/2008, 23:44
Estranho essa limitação de 110km/h, o Guillermo de Buenos Aires tá com pneus 235/75R15 e em 5a marcha tá batendo 147km/h a 6300rpm.

Grande X, estou estimando, ainda não cheguei nem a 100km/h pois não peguei estrada, mas na 5ª em 4000rpm já estou em 80km/h estimei que chegaria em 6000rpm a 110km/h, mas assim que pegar uma estrada boa, sem carro, sem pedestres, sem buracos eu testo. :mrgreen:

Gostou do Merchandising???? Será que vale uns 10% de desconto não??.....:mrgreen:

[ ]s!

Alexandre X
07/12/2008, 23:47
Vai testar o Jimny na Alemanha? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Alexandre X
07/12/2008, 23:48
Mas pode ser que a coroa e pinhao dos Jimnys que vieram para o Brasil seja diferentes dos Argentinos...

Joao Baeta
08/12/2008, 00:25
:arrow:Eu ví a reduçao 2.65 do Alfredo ontem!
Pois vai colocar essa semana acho!
:concordo:

alvaro.jrc
08/12/2008, 00:29
Mas pode ser que a coroa e pinhao dos Jimnys que vieram para o Brasil seja diferentes dos Argentinos...

É uma possibilidade, mas sinceramente não ví problema algum em ficar com velocidade máxima de 110km/h não, pra mim quanto mais reduzido melhor. Se fosse pra correr teria continuado com o Golf GTI que tinha ao invés de comprar o Jimny. :mrgreen:

Alfredo Stavale
08/12/2008, 10:49

porra! então antes ele andava a quanto? 160km/h?

bem, se der 120km/h no velocimetro com mais 14% de diferença de pneu, já vai pra 136,8km/h. numero muito bom.

o ideal é ver no velocimetro e com um GPS pra saber a real.

meu carro, antes de chegar a 90km/h no velocímetro, já está a 100km/h no gps.

acho que vou instalar só ano que vem mesmo.

SergioTinoco
09/12/2008, 04:11
X, e a 4.16 pra Samurai? Quando terá disponível?

Fabil
09/12/2008, 08:50
jimnys a gasolina sairam com duas relacoes de C&P..
a mais comum ( e acho que todos que vieram p/ o Brasil) é 4.09:1 e outra que é a mesma do samurai heilicoidal ou seja, 3,909:1

dá uma diferenca de 4,6%...

Alvaro.. pode acelerar com os dois pés ae que a sua maxima vai com certesa der maior do que 110 km/h

mas em jipe , velocidade maxima é algo inutil.. seria mais interessante vc verificar qual vai ser a sua nova velocidade de CRUZEIRO, ou seja.. aquela onde em 5 marcha vc conseguie rodar com o seu motor com giro bem proximo a faixa de torque maximo.

alias.. qual a curva de torque do G13BB ? ou do M13A?

T+

Alfredo Stavale
09/12/2008, 09:38
jimnys a gasolina sairam com duas relacoes de C&P..
a mais comum ( e acho que todos que vieram p/ o Brasil) é 4.09:1 e outra que é a mesma do samurai heilicoidal ou seja, 3,909:1

dá uma diferenca de 4,6%...

Alvaro.. pode acelerar com os dois pés ae que a sua maxima vai com certesa der maior do que 110 km/h

mas em jipe , velocidade maxima é algo inutil.. seria mais interessante vc verificar qual vai ser a sua nova velocidade de CRUZEIRO, ou seja.. aquela onde em 5 marcha vc conseguie rodar com o seu motor com giro bem proximo a faixa de torque maximo.

alias.. qual a curva de torque do G13BB ? ou do M13A?

T+

Eu acho que é 4500rpm o torque máximo.

Fabil
09/12/2008, 09:59
putz!!! 4.500 rpm de torque maximo??? isso deve ser de potencia maxima nao?

faixa de torque deve ser algo proximo a 3mil rpm néh nao?? olha no manual ae..

T+

Alexandre X
09/12/2008, 10:31
X, e a 4.16 pra Samurai? Quando terá disponível?

Em fevereiro

ricardo sabóia
09/12/2008, 12:27
Jimny motor M13A : 81cv a 5.500 rpm/torque máx 11 kgfm a 4.500rpm !

Abs,Ricardo.

Fabil
09/12/2008, 12:32
kcta!! o torque maximo aparece em rotacao bem alta hein??? a jinmyaiada na trilha tem andar com giro alto ...heheheh

Joao Baeta
09/12/2008, 12:46
:arrow:Motor M13A é quase potencia máxima!!!!!!!!!!

ricardo sabóia
09/12/2008, 14:52
Pois é Fabil, acima de 3500 giros é que o motor começa a aparecer.Também quando passa dos 4000,ele fica abusado e é gostoso porquê o motor "grita" mesmo.Esse motor M13A é o chamado motor "super quadrado",no qual o diâmetro dos cilindros(mm) é maior que o curso do virabrequim(você já sabe né!).Esse tipo de motor, aguenta muito bem altas rotações com poucas vibrações e consequentemente dura bastante.Na linha VW AP, o motor 1.6 é da mesma forma e é com certeza o melhor deles.Eu quando era "garotão",tinha um golzinho quadrado 88 AP 1.6 a alcool com carburador 3E,comando 276º,coletor 4x1,etc,...e ele dava 7500 giros sem fazer barulho;agora quando pegava um AP 2000 e passava dos 5000 giros,você pensava que o motor ia estourar,inclusive às vezes esse motor "saía de giro" e a biela saía pela lateral do bloco,eu mesmo vi acontecer em uns três.

Abs,Ricardo.

Fabil
09/12/2008, 15:06
sei como é...hehehe meu carro de uso é uma saveiro 1.6T..hehehe quando quero pisar as trocas de marcha sao entre os 6 a 6.5mil giros ( limite de corte da injecao) sem o menor "hurro" do motor... eles sao giradores p/ kcte!!!

mas o problema é que motor girador p/ TRILHA nao é interessante, pois precisamos e de torque no menor RPM possivel..

T+

ricardo sabóia
09/12/2008, 15:38
Isso mesmo.....ele poderia ter o torque máximo a uma rpm um pouco menor.Mesmo assim Fabil o conjunto do jimny é bom, e no meu caso que rodo com pneus 205/75 e quando saio da estrada ando mais na areia frouxa,pra mim tá legal.Só pra você ter idéia,já rodei com pneus 215/75 e ele já fica um pouco xoxo,imagine com pneu 29",30",31"....só mesmo reduzindo a tcase pra ter paciência de andar !

Abs,Ricardo.

Joao Baeta
09/12/2008, 17:41
:arrow:Pois é Fabil...
Ideal seria um motor a diesel nas trilhas!
:concordo:
Qnd migrei para GVTD.... Sendo a reduzida mais fraca (1.816 contra 2.145)... Sinto + "seguro" para usar mau caminho.... Pois o torque já está em 2000rpm
Menos desgastes...... Etc...!

galindo
14/01/2009, 17:01
Rapaz, na cidade ficou uma beleza para dirigir, muito mais esperto. Na estrada só rodei 15km mas já deu pra perceber que a velocidade máxima será 110km/h esgoelando o motor, pois uso pneus 235, para manter a velocidade final original precisaria de pneus 33 e não cabe nem com reza braba.

Trilha ainda não fiz pois peguei o carro sábado pela manhã, mas amanhã se tudo correr bem vou testar em algumas dunas daqui do litoral. :twisted:

Em matéria de carro de passeio perdi em velocidade, mas ganhei em disposição para arrancar e economizar embreagem principalmente.

Na trilha, considerando que apesar da minha embreagem estar nova, ele estava fedendo um pouco pois precisava de mais força para os MUD 235, creio que agora não vai faltar força, vai é sobrar.

Troquei idéia com um Português que faz trilhas bem pesadas e me disse que está usando um kit de redução há 5 anos sem ter uma única dor de cabeça, inclusive ele ficou de me passar as referências dos amortecedores rancho para o Jimny com lift de suspensão. :dance:

No mais acho que o Fabil pode contribuir bastante com o tópico também pois ele mesmo instalou uma BH.

[ ]s!!!
Boa tarde pessoal eu tenho um jimny ano 2001 e ja troquei os parachoque na rc 4x4 e levantei o bicho, dai coloquei pneu 235 e ficou xoxo dai comprei o kit do x e o Daniel aqui em sp. trocou as engrenagens dai o carrinho ficou fera porem ficou um detalhe, existe agora um ruido na caixa de tranferencia dando uma ressonancia tipo um pequeno assobio preciso saber se tem algum jeito e se a troca das engrenagens causa esta ressonancia devido as engrenagens antigas. abrigado , abraços

Alexandre X
14/01/2009, 17:19
Galindo, blz?
Na caixa do jimny nao ha nenhum contato de engrenagem com engrenagem, uma corrente e responsavel por isso. Nao acredito que desgate na corrente iria causar essa ressonancia. Eu apostaria nos rolamentos. Li um relato semelhante em algum forum estrangeiro cujo problema de ruido (nao sei se de mesmo tipo) foi solucionado com a troca dos 4 rolamentos da caixa.

Dago Mano
15/01/2009, 22:12
Antigamente, eu era mais radical com meu Band e enchi ele de tralhas pra fazer trilhas. Ele era ótimo! Nunca atolou! Mas depois de ter comprado um Suzuki Swift, percebi que os carros de passeio são muito mais confortáveis que os 4x4! Mas que se :odedo:! Agora eu vendi o meu Swift e comprei um Jimny 1998!:dance::dance: Mas agora eu estou um pouco mais maduro e resolvi que o único up, por enquanto :twisted: :twisted: :twisted: vai ser o farol de milha do idea adventure! Nada de Crawer super mega hiper blaster e pneus de um metro de largura! Ah e boa sorte nas trilhas parceiro Suzukiamante!
:dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:: dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance::d ance::dance::dance::dance:

cacanakagi
30/01/2009, 11:28
Bom pessoal, minha redução chega hj, se já não chegou em casa.... 2.65 pra instalar em Samurai Helicoidal....
Então estive dando uma olhada nos procedimentos (deste tópico e manual do Jimny) e queria tirar algumas dúvidas...
1 - Como tiro o cabo do velocímetro??? O formato é de uma porca na saída da tcase mas se não me engano, aquilo parece ser plástico. É só por a chave e desrosquear???
1.1 - Tiro a caixa do Samuka e respectivos parafusos para abrí-la...
2 - No manual do Jimny fala sobre ferram/a especial para abrir a tampa. O que devo usar?
3 - Após a tampa aberta, é só o rolamento da entrada de força que devo sacar (saca rolamentos)???
3.1 - Depois disso é só puxar as engrenagens com as correntes ou tem alguma trava???
4 - Coloco o novo kit de engrenagens com as correntes e remonto tudo conforme desmontado....

Se alguém ajudar, agradeço...

Fabil
30/01/2009, 11:39
Bom pessoal, minha redução chega hj, se já não chegou em casa.... 2.65 pra instalar em Samurai Helicoidal....
Então estive dando uma olhada nos procedimentos (deste tópico e manual do Jimny) e queria tirar algumas dúvidas...
1 - Como tiro o cabo do velocímetro??? O formato é de uma porca na saída da tcase mas se não me engano, aquilo parece ser plástico. É só por a chave e desrosquear???
1.1 - Tiro a caixa do Samuka e respectivos parafusos para abrí-la...
2 - No manual do Jimny fala sobre ferram/a especial para abrir a tampa. O que devo usar?
3 - Após a tampa aberta, é só o rolamento da entrada de força que devo sacar (saca rolamentos)???
3.1 - Depois disso é só puxar as engrenagens com as correntes ou tem alguma trava???
4 - Coloco o novo kit de engrenagens com as correntes e remonto tudo conforme desmontado....

Se alguém ajudar, agradeço...

1- é um conector eletrico.. basta apertar a trava que ele sai.. o sensor que fica na carcaça basta tirar o parafuso que ele tb sai..

1.1 exato

2- eu mesmo fabriquei minha ferramenta, mandei cortar uma chapa de 5mm em fora de Y de modo que eu consiga travar as flanges e assim poder usar um soquete 27mm p/ afrouxar/apertar a porca... se vc nao tiver esse "garfo" p/ travar a flange numa morsa vai ser RRRAAAAABBBBOOOOOOO de foquete p/ tirar... e sao 3 flanges néh??? heheh

3- se vc nao tiver um saca rolamentos/saca polia/ prensa pode esquecer pq vc nao conseguira tirar o rolamento... mas se for o caso, nao é problema, compre um rolamento novo e coloque na engrenagem de entrada nova do kit do X... sai mais barato e facil do que perder seu tempo tentando sacar o rolamento velho

3.1- dai é bom vc baixar o manual de servico.. explicar sem desenho é impossivel, mas tome muito cuidado com a posicao das molas e travas da luva do sincronizado da saida dianteira.. se elas se soltarem é um pé no saco montar de novo..

4- sim.. se seguir o manual nao tem erro..

T+

cacanakagi
30/01/2009, 12:03
1- é um conector eletrico.. basta apertar a trava que ele sai.. o sensor que fica na carcaça basta tirar o parafuso que ele tb sai..

1.1 exato

2- eu mesmo fabriquei minha ferramenta, mandei cortar uma chapa de 5mm em fora de Y de modo que eu consiga travar as flanges e assim poder usar um soquete 27mm p/ afrouxar/apertar a porca... se vc nao tiver esse "garfo" p/ travar a flange numa morsa vai ser RRRAAAAABBBBOOOOOOO de foquete p/ tirar... e sao 3 flanges néh??? heheh

3- se vc nao tiver um saca rolamentos/saca polia/ prensa pode esquecer pq vc nao conseguira tirar o rolamento... mas se for o caso, nao é problema, compre um rolamento novo e coloque na engrenagem de entrada nova do kit do X... sai mais barato e facil do que perder seu tempo tentando sacar o rolamento velho

3.1- dai é bom vc baixar o manual de servico.. explicar sem desenho é impossivel, mas tome muito cuidado com a posicao das molas e travas da luva do sincronizado da saida dianteira.. se elas se soltarem é um pé no saco montar de novo..

T+
Certo Fabil... valeu pelas explicações mas sobraram pequenas dúvidas:
2 - vi a ferramenta, trabalha no mesmo sistema de chave pra tirar disco de Lixadeira... Dá pra fazer mesmo...
3 - Tenho saca Polias mas a força pra sair tem que ser exercida no elo interno do rolamento, caso contrário, posso danificá-lo... Ta aí a parte chata, posso oegar emprestado um saca rolamentos mas não sei a medida do rolamento.
3.1 - Cara, que cuidados devo tomar para que essas molas e travas não escapem???

Fabil
30/01/2009, 12:12
na verdade nem precisa desmontar todo o eixo que vai p/ tracao dianteira.. mas como foi a minha primeira tcase de corrente que intalaei o kit, eu sai puxando toda a caixa de reducao/planetarias p/ fora da caracaça, só depois que ví que era possivel instalar o kit sem precisar desmontar todo o eixo... entao se vc retirar a caixa de reducao sem puxar todo o eixo junto vc nao terá que se preocupar com as molas... o problema é que basta puxar uma mixaria que tudo desencaixa..hehehe

T+

cacanakagi
30/01/2009, 14:04
Qual o rolamento da caixa do Samurai Helicoidal??? especificação dele???

Alexandre X
30/01/2009, 15:27
Do Jimny a referencia e o 62/28C3, tem chance de ser o mesmo do samurai

cacanakagi
31/01/2009, 08:23

1.1 exato

T+
Fabil... Deu Zica aqui...
Desmontei minha tcase, tá tudo zerado lá dentro, funcionando perfeitamente bem, porém a minha flange (entrada) tem 26 estrias... E essa do Jimny 2.65 tem 27...
É só no meu que não funciona???
Pobre não pode ter as coisas mesmo............

Dá uma força ae...

MaGao
31/01/2009, 12:19
Fabil... Deu Zica aqui...
Desmontei minha tcase, tá tudo zerado lá dentro, funcionando perfeitamente bem, porém a minha flange (entrada) tem 26 estrias... E essa do Jimny 2.65 tem 27...
É só no meu que não funciona???
Pobre não pode ter as coisas mesmo............

Dá uma força ae...

fio as partes que vc comprou são diferentes das originais.. por isso da mais redução.. tira daqui poem ali =)

pode montar que ta correto..
so é substituir duas peças por essas duas.. encaixa certinho..

Abraços,

Alexandre X
31/01/2009, 12:19
Fui na Suzucar hoje pela manha, mas eles nao tem essa flange.

Fabil, ce nao tinha uma tcase sucateada ai? Tem as manha de dar uma examinada na flange?

cacanakagi
31/01/2009, 12:53
fio as partes que vc comprou são diferentes das originais.. por isso da mais redução.. tira daqui poem ali =)

Abraços,
??? vc leu o que eu escrevi???

MaGao
31/01/2009, 14:03
??? vc leu o que eu escrevi???

li.. so que pensseiq era o outro lado KEKEKE

=)

MaGao
31/01/2009, 14:42
Ou Caca.. posta fotos aki ..
flange de entrada e as partes..
to com 02 samurai originais instalado X.. sem problemas.. ja rodei quase 4mil km com ela

estranho isso.. ne alguma adaptação não ?

Abraços,

Alexandre X
31/01/2009, 16:37

Abraços,

Só para ver se estamos todos falando da mesma coisa anexei uma foto com a flange que conecta o cardan do cambio com a tcase, essa flange é fixada no eixo de entrada.

O eixo de entrada tem 27 estrias. Logo a flange tem que ter 27 estrias tambem.

Como curiosidade, a flange do Samurai feixe de molas (na foto) tem 26 estrias.

Isso ta me cheirando a gambi.

cacanakagi
31/01/2009, 17:05
Só para ver se estamos todos falando da mesma coisa anexei uma foto com a flange que conecta o cardan do cambio com a tcase, essa flange é fixada no eixo de entrada.

O eixo de entrada tem 27 estrias. Logo a flange tem que ter 27 estrias tambem.

Como curiosidade, a flange do Samurai feixe de molas (na foto) tem 26 estrias.

Isso ta me cheirando a gambi.
Que Gambi X??? Minha tcase tava lacradinha... Com aquela junta vermelha/rosa original, tinta amarela nos parafusos de um lado e branca do outro (suporte da tcase)... Qual vc diz ser a Gambi???

Alexandre X
31/01/2009, 17:49
Que Gambi X??? Minha tcase tava lacradinha... Com aquela junta vermelha/rosa original, tinta amarela nos parafusos de um lado e branca do outro (suporte da tcase)... Qual vc diz ser a Gambi???
Queria uma explicação lógica para tua tcase ter um numero de estrias diferente de outros samurais helicoidal. Pode ser Gambi da Suzuki e é muito bom esclarecer isso.
Qual o ano e modelo do teu Samurai?
Magao qual o ano e modelo dos 2 Samurai que rodam por ai?

Alberto.Oliveira
31/01/2009, 18:07
Queria uma explicação lógica para tua tcase ter um numero de estrias diferente de outros samurais helicoidal. Pode ser Gambi da Suzuki e é muito bom esclarecer isso.
Qual o ano e modelo do teu Samurai?
Magao qual o ano e modelo dos 2 Samurai que rodam por ai?

X,

O meu é um dos samucas.
Samurai ano 97, modelo 98.
O de Magao, se nao me engano, é 98/98.

[]'s
Alberto

cacanakagi
31/01/2009, 19:05
Bom vamos por os pingos nos i's.....
Lá vão as fotos

cacanakagi
31/01/2009, 19:07
O meu é 97/97....... Pode ser isso... já fiz essa pergunta ao Alberto... o dele é 98....
Coloquei as fotos dos parafusos só pra comprovar q ela nunca foi aberta... até ontem né...

cacanakagi
31/01/2009, 19:23
Abaixo o vídeo da flange que não encaixa...
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=256e2o_H3sY]YouTube - Engrenagem da flange da tcase samurai 97[/URL]

MaGao
31/01/2009, 21:23
Como o beto falou.. meu samurai é 1998/1998...
o do beto é 1997/1998 =)

o dele é 1997/1997.. agora a caixa que eu testei la no mecanico.. é 1997/1997.. então tem algo estranho d+ nisso.. e poem estranho nisso..

vo da uma procurada no manual da suzuki a respeito.. vo ver se os part numbers são diferentes..

caca me manda o numero do chassi do teu carro..

Abraços,

MaGao
31/01/2009, 21:29
Entrei em todos os topico de samurai no programa da suzuki automotive..
todos os samurai que usam correntes são esse part number:
29711-55C00
29111-55C00

primeiro é a flange
segundo é a engrenagem que é substituida pela do X

todos os partnumbers são iguais..

caca manda o numero do chassi do teu carro para ver isso

Abraços,

MaGao
31/01/2009, 21:29
Esqueci de dizer.. eu tenho uma flange dessa.. vo pegar ela..

me diz a outra parte encaixo certo? o problema foi so nessa?

acho que no domingo ja to com essa peça..

Abraços,

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 00:01
No meu kit o mecanico diz ter tido que " usinar " esta parte da engrenagem para conseguir colocar o flange, tive problemas pq o flange estáva solto. Agora, depois de apertar o flange, tem uma pequena vibração e uma pequena folga exatamene neste flange tambem, funciona mas vibra bem pouco. O que o mecanico fez eu não sei....... como andei 450km com o flange solto (vibrava muito, quando vi funcionado parecia que o flange era oval e a porca não caiu pq tem o flange do cardã) pode ser que esta folga tenha vindo de ter rodado com ele frouxo. O meu samurai é 96/97.

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 00:06
1- vc cruzou (se é que é possivel) os part numbers do samurai helicoidal e do jimny???
2- se for diferente.... é possivel (mesmo que remotamente) que os samurais 98 tenham vindo com a caixa, diferente, do jimny???

Entrei em todos os topico de samurai no programa da suzuki automotive..
todos os samurai que usam correntes são esse part number:
29711-55C00
29111-55C00

primeiro é a flange
segundo é a engrenagem que é substituida pela do X

todos os partnumbers são iguais..

caca manda o numero do chassi do teu carro para ver isso

Abraços,

alvaro.jrc
01/02/2009, 00:09
Magão será que o Gilson não tem essa flange lá daquela T-CASE que ele queria vender não??? Tá muito estranho isso Cacá manda o numero do teu chassi pro Magão que ele olha no programa da suzuki qual flange que consta lá no programa, mas eu estou achando isso com cara de gambiarra, não vou mentir, ou então alguma samurai importado diretamente de algum país com mecânica ligeiramente diferente.

cacanakagi
01/02/2009, 00:26
o do beto é 1997/1998 =)

o dele é 1997/1997.. agora a caixa que eu testei la no mecanico.. é 1997/1997.. então tem algo estranho d+ nisso.. e poem estranho nisso..

vo da uma procurada no manual da suzuki a respeito.. vo ver se os part numbers são diferentes..

Abraços,
mando sim.... amanhã cedo pego e mando pq ele não tá em casa...

cacanakagi
01/02/2009, 00:28
Esqueci de dizer.. eu tenho uma flange dessa.. vo pegar ela..

me diz a outra parte encaixo certo? o problema foi so nessa?

acho que no domingo ja to com essa peça..

Abraços,
Poxa magao... reverências Suzukianas pra vc se me conseguir isso...:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pa lmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Não tem outra parte... As Flanges debaixo não preciso mexer...
é só essa flange de entrada onde é conectada ao eixo da engrenagem menor da xcrawler 2.65.........
Acredito eu que essa flange é idêntica às demais pois não vi diferença nenhuma nelas.
Amanhã cedo messo os entrefuros da flange pra adicionar mais informações...

cacanakagi
01/02/2009, 00:32
No meu kit o mecanico diz ter tido que " usinar " esta parte da engrenagem para conseguir colocar o flange, tive problemas pq o flange estáva solto. Agora, depois de apertar o flange, tem uma pequena vibração e uma pequena folga exatamene neste flange tambem, funciona mas vibra bem pouco. O que o mecanico fez eu não sei....... como andei 450km com o flange solto (vibrava muito, quando vi funcionado parecia que o flange era oval e a porca não caiu pq tem o flange do cardã) pode ser que esta folga tenha vindo de ter rodado com ele frouxo. O meu samurai é 96/97.
cara... então essa vibração provavelmente deve ser por causa disso....

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 00:48
o do beto é 1997/1998 =)

Abraços,

MaGao

Tenho o programa da suzuki e não consegui entrar com o nº do chassis
da pra vc olhar o meu chassis tambem??

jsa0sj80vtv100089 não sei se é zero ou ó!!!! :P

valeu

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 00:55
cara... então essa vibração provavelmente deve ser por causa disso....

Cara passei o maior perrengue, andei 450 km com o samurai, chateado por culpa da vibração e até agora não sabia exatamente o que havia acontecido. Na minha cidade não achei quem instalasse o kit então levei a Porto Alegre, depois de instalado deu este problema e o mecanico falou que era isso mesmo pq não eram peças originais e a tcase tava fazendo mais esforço e tal....
Tentei procurar outra saida, levei no meu mecanico de costume e ele achou o flange solto.
Mas agora to achando que tem mais coisa ai, a "usinada" na engrenagem que o mecanico falou que precisou fazer pode ter sido para encaixar 27 estrias em 26...:parede:
Bom se for isso pelomenos achei a solução.

Alexandre X
01/02/2009, 00:59
Cara explica melhor essa "usinada" do mexânico, foi na engrenagem? Será que ele não destemperou nada?

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 01:13
X, realmente não faço idéia do que ocorreu, mas vou resolver pois gostei do kit 2.65 foi exatamente o que eu precisava.

Se eu tivesse um mecanico pra abrir a tcase e olhar isso eu faria, vou parar o samurai depois de minhas férias e, se for preciso, vou mandar minha tcase pra vc ou pro fabil olharem quero que alguem que realmente entenda de suzuki abra e verifique o que aconteceu.

Supondo que foi colocado uma engrenagem com o numero de dentes diferente e estragou algo vou trocar a engrenagem e o flange.

cacanakagi
01/02/2009, 01:17
Cara explica melhor essa "usinada" do mexânico, foi na engrenagem? Será que ele não destemperou nada?
Esse é um dos fatores que opto por mexer no meu carro e não deixar à "Deus dará" na mão de um meca... ás vezes o cara é até um bom mecânico mas desprovido de informações como estas que encontramos no fórum...
Mas voltando ao assunto, essa "usinada" aí tá meio esquisita... Não tem como usinar uma peça de diâmetro igual pronta com 26 estrias para 27 ou vice versa... tanto do eixo como da flange também... Se isso for feito dentro das regras da matemática(alinhamento correto), vai alisar muito as estrias perdendo muitos dentes(podendo fazer a peça rodar em falso com o uso)... E se for perder menos dentes nessa "Usinada" aí, teria q gastar mais um lado que o outro e mesmo assim não ficaria perfeito provocando a vibração...
Ou vc estragou a flange ou estragou o eixo...
Ou então, pode ter estragado os 2(Aí é bravo)......

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 01:17

Não respondi antes, hehehe, foi na engrenagem de entrada ( cambio -> tcase) exatamente pra que fosse acoplado o flange.

Alexandre X
01/02/2009, 01:25
Encontrei o part number dessa flange para Jimny como 29711-55C00, no Samurai voces encontraram como 29711-81A00. Bom até ai nada conclusivo pq ja encontrei 4 part numbers diferentes para a mesma peça no Vitara.

Vou ver se encontro essa flange no Chile com um contato que tenho.
LF se teu mexânico fez bosta na peça fica tranquilo que o eixo de entrada eu tenho para repor (eu não tenho a outra, chamada de sprocket output)

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 01:27
Ou então, pode ter estragado os 2(Aí é bravo)......[/quote]

Na verdade foi o mecanico mesmo, mas gostaria de ter acompanhado o serviço mas tive que voltar a minha cidade para trabalhar no dia seguinte.
Vendo seu video fica claro que não tem como encaixar, e se foi encaixado é claro que não foi dende por dente deve ter sido "prensado" (com marreta é claro). Mas estamos no campo das suposições pois ainda não abri minha tcase pra ver o que foi feito.

Estive tão chateado com isso que não me interessa mais quem tem culpa ou não o que foi feito ou não eu quero é resolver e pronto. Gosto realmente do samurai tenho mais 2 carros pra anadar (scenic 03, montana sport 06) mas gosto de andar nele todo dia e fazer meus passeios.

Alexandre X
01/02/2009, 01:27
Esse é um dos fatores que opto por mexer no meu carro e não deixar à "Deus dará" na mão de um meca... ás vezes o cara é até um bom mecânico mas desprovido de informações como estas que encontramos no fórum...
Mas voltando ao assunto, essa "usinada" aí tá meio esquisita... Não tem como usinar uma peça de diâmetro igual pronta com 26 estrias para 27 ou vice versa... tanto do eixo como da flange também... Se isso for feito dentro das regras da matemática(alinhamento correto), vai alisar muito as estrias perdendo muitos dentes(podendo fazer a peça rodar em falso com o uso)... E se for perder menos dentes nessa "Usinada" aí, teria q gastar mais um lado que o outro e mesmo assim não ficaria perfeito provocando a vibração...
Ou então, pode ter estragado os 2(Aí é bravo)......
Pois é caca, não consigo imaginar o que ele inventou para encaixar 26 estrias em 27. Espero que ele não tenha estuprado uma e preenchido com solda

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 01:34
Encontrei o part number dessa flange para Jimny como 29711-55C00, no Samurai voces encontraram como 29711-81A00. Bom até ai nada conclusivo pq ja encontrei 4 part numbers diferentes para a mesma peça no Vitara.

Vou ver se encontro essa flange no Chile com um contato que tenho.
LF se teu mexânico fez bosta na peça fica tranquilo que o eixo de entrada eu tenho para repor (eu não tenho a outra, chamada de sprocket output)

Meu problema agora é que estou saindo de férias pra Floripa dia 8 e vou de samurai pela estrada do inferno ( se ainda tem esse apelido pois está quase ou toda asfaltada) pretendo ir assim mesmo e resolvo isso na volta. Mas me interessa esta engrenagem e o flange e um mecanico pra instalar.... :parede:

Aproveitando

Meu sogro tem um apart hotel na praia do santinho em florianópolis se alguem se interessar é www.villagesantinho.com.br (http://www.villagesantinho.com.br)

Alberto.Oliveira
01/02/2009, 09:59
Meu problema agora é que estou saindo de férias pra Floripa dia 8 e vou de samurai pela estrada do inferno ( se ainda tem esse apelido pois está quase ou toda asfaltada) pretendo ir assim mesmo e resolvo isso na volta. Mas me interessa esta engrenagem e o flange e um mecanico pra instalar.... :parede:

Aproveitando

Meu sogro tem um apart hotel na praia do santinho em florianópolis se alguem se interessar é www.villagesantinho.com.br (http://www.villagesantinho.com.br)

Luiz,

Eu me preocuparia em resolver isso antes de qualquer coisa. É mais do que necessário que você veja a "cagada" que o mexanico fez. Imagina se ele empurrou solda ou blacksolda dentro da flange e das engrenagens pra "caber?! Eu diria que é um risco muito grande você rodar sem saber o que foi feito. Leve a um mecânico de verdade e acompanhe a desmontagem toda. Assim você vai poder ver o que fizeram com sua caixa e o que é necessário para corrigir. Não faça essa viagem no samuca antes de resolver os problemas.

[]'s
Alberto

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 10:14
Luiz,

Eu me preocuparia em resolver isso antes de qualquer coisa. É mais do que necessário que você veja a "cagada" que o mexanico fez. Imagina se ele empurrou solda ou blacksolda dentro da flange e das engrenagens pra "caber?! Eu diria que é um risco muito grande você rodar sem saber o que foi feito. Leve a um mecânico de verdade e acompanhe a desmontagem toda. Assim você vai poder ver o que fizeram com sua caixa e o que é necessário para corrigir. Não faça essa viagem no samuca antes de resolver os problemas.

[]'s
Alberto

Alberto

Até ontem a noite quando fui dar uma olhada no tópico achava que o meu problema tava resolvido mas agora as coisas mudaram.
To começando a mudar de idéia, sabe como é me encontrei com o travesserio e refleti, não tenho mais tempo para resolver isso antes das férias então acho que vou em outro carro
pela BR mesmo. E fica essa pra próxima. Até agora rodei 450km com o flange solto e mais ums 1.5mil km depois de apertar o flange e o samurai ta aguentando. Mas não vou forçar mais vou parar ele na garagem até resolver isso.
Quanto ao mecanico realmente não sei o que fazer, já não tinha achado nenhum em minha cidade, que eu confiasse e tivesse disposto a colocar o kit então rodei 330km até a capital somente para instalar o kit e deu nisso. To pensando em enviar a tcase para alguem que já tenha instalado um kit pra resolver isso mesmo que o samurai fique parado alguns dias ou semanas.

Alberto.Oliveira
01/02/2009, 10:29
Alberto

Até ontem a noite quando fui dar uma olhada no tópico achava que o meu problema tava resolvido mas agora as coisas mudaram.
To começando a mudar de idéia, sabe como é me encontrei com o travesserio e refleti, não tenho mais tempo para resolver isso antes das férias então acho que vou em outro carro
pela BR mesmo. E fica essa pra próxima. Até agora rodei 450km com o flange solto e mais ums 1.5mil km depois de apertar o flange e o samurai ta aguentando. Mas não vou forçar mais vou parar ele na garagem até resolver isso.
Quanto ao mecanico realmente não sei o que fazer, já não tinha achado nenhum em minha cidade, que eu confiasse e tivesse disposto a colocar o kit então rodei 330km até a capital somente para instalar o kit e deu nisso. To pensando em enviar a tcase para alguem que já tenha instalado um kit pra resolver isso mesmo que o samurai fique parado alguns dias ou semanas.

Luiz,

Se quiser mandar aqui pra Recife, conte comigo e com o Magao (acho que posso falar por ele tb, :P). Aqui tem algumas opções de mecânicos com especialização em Suzuki. Por conta do preço e transparência, eu prefiro trabalhar com o Gilson (O Magao e o Alvaro conhecem ele e podem atestar a qualidade). A gente costuma chamar ele de "vidente". Quando dá um problema na viatura, ligamos pra ele e descrevemos o que está acontecendo. 99% das vezes ele dá o diagnóstico sem ver, :P.
Deixe o samuca parado até descobrir o que foi feito. Até para não piorar o que já pode estar bem ruim.

[]'s
Alberto

MaGao
01/02/2009, 12:04
MaGao

Tenho o programa da suzuki e não consegui entrar com o nº do chassis
da pra vc olhar o meu chassis tambem??

jsa0sj80vtv100089 não sei se é zero ou ó!!!! :P

valeu

É tudo zeros =)
e os part numbers são identicos.. hehe mais como X falo.. existe varios part numbers para a mesma peça.. porem so to achando nos samurai o mesmo =)

Abraços,

cacanakagi
01/02/2009, 13:32
Pois é caca, não consigo imaginar o que ele inventou para encaixar 26 estrias em 27. Espero que ele não tenha estuprado uma e preenchido com solda
É... faz q nem eu e um amigo tirando sarro da situação: "leva num torneiro, come as estrias até encaixar na flange, fura e coloca um pino pra travar"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK K
Agora falando sério... Não to P... com a situação mas to angustiado... Quero resolver isso logo... Sábado nem almocei por causa disso... Geralmente fumo 1 maço de cigarros por dia, ontem foram 2... Ansiedade do Casseta... To ansioso demais..................

Pelo que fiquei sabendo o engenheiro Japonês responsável por isso foi Traído pela esposa com 2 "Motungos" e no dia seguinte no trabalho, ele todo revoltado olhando os projetos, olhou e disse: "hummmmm acho q vou por mais uma estria nessa flange aqui" rindo sarcasticamente...

Alexandre X
01/02/2009, 14:29
Eu nao duvidaria dessas coisas da Suzuki.
Ex o eixo dianteiro tem alguns com 22 e outros com 26 estrias, agora na da para dizer que ate ano tal e um ou outro.
Outra coisa bizarra sao alguns vitaras asiaticos que sairam com dana 30 no eixo traseiro.

Mas a solucao futura para questao eu ja tenho. Assim que chegar minha flange do chile vou fazer um lote delas. Assim por 1050 o caboclo tem a melhor solucao do mercado para jimny e samurai 2, e se por acaso tiver a flange bisonha com um fee a mais resolve a questao.

cacanakagi
01/02/2009, 15:40
Eu nao duvidaria dessas coisas da Suzuki.
Ex o eixo dianteiro tem alguns com 22 e outros com 26 estrias, agora na da para dizer que ate ano tal e um ou outro.
Outra coisa bizarra sao alguns vitaras asiaticos que sairam com dana 30 no eixo traseiro.

Mas a solucao futura para questao eu ja tenho. Assim que chegar minha flange do chile vou fazer um lote delas. Assim por 1050 o caboclo tem a melhor solucao do mercado para jimny e samurai 2, e se por acaso tiver a flange bisonha com um fee a mais resolve a questao.
Bom, lá vai mais algumas informações para complementar a investigação das peças:
Nº do Chassis: JSA0SJ800VV100202 (Não tem nenhuma letra "O" não)
Nº da Tcase: 7A0448 (O "0" é zero, tb não é letra)
Foto da numeração dela:

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 16:01
É... faz q nem eu e um amigo tirando sarro da situação: "leva num torneiro, come as estrias até encaixar na flange, fura e coloca um pino pra travar"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK K
Agora falando sério... Não to P... com a situação mas to angustiado... Quero resolver isso logo... Sábado nem almocei por causa disso... Geralmente fumo 1 maço de cigarros por dia, ontem foram 2... Ansiedade do Casseta... To ansioso demais..................

Pelo que fiquei sabendo o engenheiro Japonês responsável por isso foi Traído pela esposa com 2 "Motungos" e no dia seguinte no trabalho, ele todo revoltado olhando os projetos, olhou e disse: "hummmmm acho q vou por mais uma estria nessa flange aqui" rindo sarcasticamente...

Pra melhorar a tua ansiedade (ou frustração por não ter dado certo na primeira), com o kit o meu samurai parece outro, sobe de giro bem mais fácil com os mud 31 parece que mudei de suzuki. É f%&¨$a quando não dá certo eu não fiquei ansioso mas fiquei muito frustrado.

MaGao
entendi são zeros e mais zeros :mrgreen::parede:

Luiz Felipe Guerra Jr
01/02/2009, 16:04
Luiz,

Se quiser mandar aqui pra Recife, conte comigo e com o Magao (acho que posso falar por ele tb, :P). Aqui tem algumas opções de mecânicos com especialização em Suzuki. Por conta do preço e transparência, eu prefiro trabalhar com o Gilson (O Magao e o Alvaro conhecem ele e podem atestar a qualidade). A gente costuma chamar ele de "vidente". Quando dá um problema na viatura, ligamos pra ele e descrevemos o que está acontecendo. 99% das vezes ele dá o diagnóstico sem ver, :P.
Deixe o samuca parado até descobrir o que foi feito. Até para não piorar o que já pode estar bem ruim.

[]'s
Alberto

Alberto Obrigado, devo te encomodar em março então. Por acaso alguem sabe o peso da tcase??? Por correio deve ser inviavel e por transportadora deve ter que tirar nota avulsa e carimbar na receita. Mas acho que vai ser a saida.

Fabil
02/02/2009, 08:46
UFA!! acabei de ler...

seguinte... a tcase de corrente que tenho aqui tb é 26 estrias ( mas nao faço a minima ideia de qual ano de samurai ela veio).. portanto nao tem gambi na tcase do cacá..

a boa noticia é que tenho duas flanges de 26 estrias aqui p/ vender.. quem se interessar mail-me

T+

alvaro.jrc
02/02/2009, 10:34
Cacá, Fabil e X e demais, eu e Magao fomos num dos melhores mecanicos de Suzukis de Recife e ele falou que realmente existem T-CASES com 26 e 27 estrias e ele costuma guardar algumas de ambos os tipos justamente para caso precise de um ou da outra.

Agora o mais complicado foi o seguinte, ele falou que não tem ano específico que saiu com 27 até ano tal e 26 a partir de ano x, ele disse que já viu em anos diversos. O que significa que pode ser por questão de local de fabricaçao, ou algum outro fator.

O lado positivo é que significa que realmente não é gambiarra, é apenas um fator complicador para quando for substituir as engrenagens, mas nada impossível, pois só é caçar uma diferente.

Cacá, precisei voltar de madrugada pra Maceió, pois tinha esquecido que tinha um compromisso importante do trabalho, mas o João, vulgo Magão, vai passar lá no Mecânico de novo pra saber quanto ele cobra na flange e te manda um recado.

Abraços!!!

cacanakagi
02/02/2009, 10:52
Cacá, Fabil e X e demais, eu e Magao fomos num dos melhores mecanicos de Suzukis de Recife e ele falou que realmente existem T-CASES com 26 e 27 estrias e ele costuma guardar algumas de ambos os tipos justamente para caso precise de um ou da outra.

Agora o mais complicado foi o seguinte, ele falou que não tem ano específico que saiu com 27 até ano tal e 26 a partir de ano x, ele disse que já viu em anos diversos. O que significa que pode ser por questão de local de fabricaçao, ou algum outro fator.

O lado positivo é que significa que realmente não é gambiarra, é apenas um fator complicador para quando for substituir as engrenagens, mas nada impossível, pois só é caçar uma diferente.

Cacá, precisei voltar de madrugada pra Maceió, pois tinha esquecido que tinha um compromisso importante do trabalho, mas o João, vulgo Magão, vai passar lá no Mecânico de novo pra saber quanto ele cobra na flange e te manda um recado.

Abraços!!!

Valeu pela força Alvaro... Espero q ele tenha a de 27 estrias... Abs

cacanakagi
02/02/2009, 10:56
UFA!! acabei de ler...

seguinte... a tcase de corrente que tenho aqui tb é 26 estrias ( mas nao faço a minima ideia de qual ano de samurai ela veio).. portanto nao tem gambi na tcase do cacá..

a boa noticia é que tenho duas flanges de 26 estrias aqui p/ vender.. quem se interessar mail-me

T+
Não Fabil... A flange que estamos procurando é a de 27 estrias... A Bendita "Flange de Entrada" da Tcase 97... Pois a Redução 2.65 tem 27 estrias...

Luiz Felipe Guerra Jr
02/02/2009, 20:23
UFA!! acabei de ler...

T+

Me manda uma mensagem com o preço, vou comprar uma de 26 estrias pra repor a original.

Cheguei agora em casa e fui contar as estrias da engrenagem que saiu da tcase e tem 26 estrias então acho que não preciso nem abrir a tcase pra saber que foi feito merda. Se foi minha viagem de samurai.:parede:

Luiz Felipe Guerra Jr
02/02/2009, 20:29

Abraços!!!

Magao

Se não for pedir muito veja no seu mecanico se ele tem mais um flange de 27 estrias e um de 26 e me manda o preço.

Abraço

Fabil
03/02/2009, 08:00
R$150,00 flange de 26 estrias + frete

T+

VICTORP
04/02/2009, 13:46
pessoal.. to na merda.. minha caixa da reduzida ta pulando a corrente.. levei em um carra aqui que fez esse diagnostico. bom o que ta pegando ésaber se preciso trocar as engrenagens ou so a corrente.. e qual o valor dessa merda.. ou sera que ja vale apena compra um quit de redução ( avaliando o lado finaceiro) ? me ajudem ai galera.. vocês são bem mais experientes no jimny!!!

Fabil
04/02/2009, 13:55
compra uma corrente nova e compra o kit de reducao do X, vc nao vai se arrepender..heheh

VICTORP
04/02/2009, 14:01
compra uma corrente nova e compra o kit de reducao do X, vc nao vai se arrepender..heheh
fabil.. me de uma luz cara.. tens noção de preço?
o cara aqui da oficina que eu fui me disse algo acima de 2000( de peças né)
mas é necessario trocar a reduçao? ou pode ser so a corrente?
me ajuda!!

VICTORP
04/02/2009, 14:14
putz.. acabei de receber o orçamento da corrente da suzucar.. 1.100 so a corrente.. fora la, tem algum outro local que eu possa encontrar?

Fabil
04/02/2009, 14:49
acho que esse é o melhor preco que vai encontrar

sobre trocar as engrenagens, na maioria das vezes somente a corrente se desgasta, nao precisando troca-las

mas se vc faz trilhas com seu jimny, se pretende por pneus maiores, aproveita que vai abrir a tcase mesmo e instala o kit de reducao, a mao de obra será uma só

T+

cacanakagi
04/02/2009, 16:35
putz.. acabei de receber o orçamento da corrente da suzucar.. 1.100 so a corrente.. fora la, tem algum outro local que eu possa encontrar?
É Victor... o Fabil tá certo... Geralmente é só a corrente que fica ruim. Mas como já vai abrir e não tem certeza da conservação das engrenagens, coloca o kit 2.65 nele... Eu procurei corrente em outros países, mas não compensa mesmo, vai ficar no mesmo preço da Suzucar...
Será que esse desgaste na corrente não se deu por óleo antigo ou óleo errado??? Ou então por rolamento estragado??? Pq é difícil estragar corrente... Levei minha corrente no mecânico e ele disse que estava praticamente nova ainda....
Então lebre-se
*Prioritário:
- Corrente; +/- 1000 latas
- Rolamentos. +/- 100 latas(4 rolamentos)

*Secundário porém vc terá OUTRO carro e com engrenagens novas:
- Kit Xcrawler 2.65 1050 latas

E mão de obra, que deve dar pelo menos umas 300 latas

VICTORP
04/02/2009, 16:44
É Victor... o Fabil tá certo... Geralmente é só a corrente que fica ruim. Mas como já vai abrir e não tem certeza da conservação das engrenagens, coloca o kit 2.65 nele... Eu procurei corrente em outros países, mas não compensa mesmo, vai ficar no mesmo preço da Suzucar...
Será que esse desgaste na corrente não se deu por óleo antigo ou óleo errado??? Ou então por rolamento estragado??? Pq é difícil estragar corrente... Levei minha corrente no mecânico e ele disse que estava praticamente nova ainda....
Então lebre-se
*Prioritário:
- Corrente;
- Rolamentos.

- Kit Xcrawler 2.65

é cacanakagi você tem razão... ja vou verificar isso tudo, bom eu realmente estranhei dar pau na corrente. mas ainda não abri a caixa, vou madar pra oficina amanha. vamos ver quando ele desmontar oque realmente tem la dentro..
tomara que nao va mais muitas coisas.. você sabe o valor aproximado do quit do X, apesar de que eu não faço trilhas com o bichinho, apenas ando nas dunas as vezes, mas tudo coisa leve...
abraço

Luiz Felipe Guerra Jr
04/02/2009, 21:26
Caca

Estes rolamentos se acha em qualquer casa de rolamentos ou tenho que pedir na suzucar???

Então lebre-se
*Prioritário:
- Corrente; +/- 1000 latas
- Rolamentos. +/- 100 latas(4 rolamentos)

- Kit Xcrawler 2.65 1050 latas

E mão de obra, que deve dar pelo menos umas 300 latas

Alexandre X
04/02/2009, 22:13
Lá na Av Farrapos em POA tá cheio de casa de rolamento, é só buscar pelo da referencia que ja passei, só nao campre chineis, nem coreano. Prefira FAG, SKF, Koyo

Luiz Felipe Guerra Jr
04/02/2009, 23:22
Tem casas especializadas em rolamentos aqui em Rio Grande
vou procurar aqui primeiro. Se não achar pego em poa mesmo.

Lá na Av Farrapos em POA tá cheio de casa de rolamento, é só buscar pelo da referencia que ja passei, só nao campre chineis, nem coreano. Prefira FAG, SKF, Koyo

cacanakagi
06/02/2009, 01:17
Tá respondido pelo X, mas não se esqueça de pegar o 62/28 3c.
O 3C é a folga que ele tem pois dentro da caixa após o uso ele dilata e trabalha perfeitamente. Digo "folga" mas é coisa mínima. não vai pegar rolamento justinho que vai dar problema depois (emperrar/travar)...
A marca que eu encontrei foi Nachi (japonesa), fabrica pra linha de montagem Honda e Yamaha (Importadas)... paguei 22 latinhas cada...

Alfredo Stavale
06/02/2009, 09:26
só pra constar. peguei uma via expressa ontem e andei a 108Km/h( no gps) @ 5000rpm. 80km/h @ 3500rpm(gps).

show! o carro ficou um pouquinho reduzido pra cidade. acho que pra ficar perfeito, é um pneu 31".

detalhe. pneu 30" gnv e ar cond ligado... consumo 10km/m³

to rindo a toa. o carro ficou forte, o combustível é barato(já foi melhor) e ainda tá economico.

jimny é du caraio mesmo!:mrgreen:

Alexandre X
06/02/2009, 10:01
Essa empolgacao de voces que me mantem motivado a continuar "viajando na maionese"

Parabens!

só pra constar. peguei uma via expressa ontem e andei a 108Km/h( no gps) @ 5000rpm. 80km/h @ 3500rpm(gps).

show! o carro ficou um pouquinho reduzido pra cidade. acho que pra ficar perfeito, é um pneu 31".

to rindo a toa. o carro ficou forte, o combustível é barato(já foi melhor) e ainda tá economico.

Luiz Felipe Guerra Jr
08/02/2009, 00:40

Meu samurai bom BF 31 anda no gps(nokia n95) a 116km/h a aprox 5000rpm. Depois da redução consigo puxar no reboque minha moto e mais duas dos meus cunhados até a trilha a 100km/h a uns 4000rpm sem esforço antes da redução era muito dificil chegar a 80km/h forçando o samurai.

Luiz Felipe Guerra Jr
08/02/2009, 00:42
Essa empolgacao de voces que me mantem motivado a continuar "viajando na maionese"

Parabens!

X

Não acho viagem, vc conseguiu um kit de reução eficiente e pelo que vi mais barato que importar lá de fora.

Chegou hoje na casa do meu pai a engrenagem mas não tive tempo ainda pra comprar os rolamentos mas fica tranquilo que vão ser todos novos.

Abraço

alvaro.jrc
08/02/2009, 09:41
O meu está fazendo de 9km/l a 10km/l na estrada, na cidade 8, 8,5 mas sempre pisando mesmo. Com Ar ligado o tempo todo e o giro de 3000rpm pra cima sempre.

A embreagem que volta e meia sofria agora ganhou uma folga.

MaGao
08/02/2009, 12:16
O meu está fazendo de 9km/l a 10km/l na estrada, na cidade 8, 8,5 mas sempre pisando mesmo. Com Ar ligado o tempo todo e o giro de 3000rpm pra cima sempre.

A embreagem que volta e meia sofria agora ganhou uma folga.

fala alvaro,

viu la o carro?

=) que q deu?

ABraços,

galindo
11/02/2009, 16:50
Do Jimny a referencia e o 62/28C3, tem chance de ser o mesmo do samurai
boa tarde x então os 4 rolamentos da caixa sao identicos ou estou enganado.

Alexandre X
11/02/2009, 18:31
São identicos, mas confirme pq são 3

Maurício Fernandes
02/03/2009, 17:05

pessoal, moro em POA.
se alguém precisar, posso ir até a av. farrapos comprar algum rolamento. só manda a grana.

Pirilampo
03/03/2009, 00:01
Pessoal, sou o mais "novo futuro" proprietário de um samuca helic com o kit de redução do X. Estou muito ancioso para instala-la e poder desfrutrar dos benefícios ja constatados pelos demais colegas.

No entanto, infelizmente meu Samuca tem flange de 26 estrias. Assim, ainda vou ter que ralar um pouquinho para ser feliz. Então pegunto aos amigos: Alguem ja confeccionou a flange de 27 em algum torneiro ou achou alguma outra solução???

X, o kit chegou no sábado!! 1000%!!! Valeu e parabéns pela atenção e profissionalismo!!!

Abraços!

Pirilampo
03/03/2009, 02:28
Bom dia, Alvaro! Bom dia pessoal!
Voce teria o telefone deste mecanico de Recife? Será que ele tem uma flange 27 pra vender?
Percebam pela hora (02:33) que estou só um pouquinho pilhado pra resolver essa parada logo!!! 8)
Amanha logo cedo tiro a flange original e vou levar num torneiro conhecido aqui do DF.
Vamos ver no que dá!

Abraço

Alexandre X
03/03/2009, 07:49
Galera ajudem. Esse ta pilhado mesmo. Mesmo sabendo que sua flange era de 26, teimou em comprar o kit de 27.
Magao seus amigos da Globo nao conseguem achar a flange de 27 na India? Eles tao indo toda a semana gravar a novela. :mrgreen:

cacanakagi
03/03/2009, 09:54
Voce teria o telefone deste mecanico de Recife? Será que ele tem uma flange 27 pra vender?
Percebam pela hora (02:33) que estou só um pouquinho pilhado pra resolver essa parada logo!!! 8)
Amanha logo cedo tiro a flange original e vou levar num torneiro conhecido aqui do DF.
Vamos ver no que dá!

Abraço
O torneiro q vc deve procurar, é um q faça estriados...
Aqui segue outras dicas importantes:
- A peça pode ser feita em ferro fundido modular (mais resistente q ferro fundido comum)
- Se o torneiro disser que precisa de têmpera (ele tá querendo ganhar nas suas costas) pois o modular suporta a força exercida com folga.
- Mandei fazer a minha peça e ficou idêntica com furos roscas e tudo mais (só mudei a medida das roscas para uma mais fácil de encontrar)
- O pedaço do ferro modular custou 20 latinhas mais 130 latas de mão de obra. Saí cotando preços que começaram nos 450, 250 e até que cheguei nas 150 latinhas....
Boa sorte na sua busca... qualquer dúvida escreva aqui q to sempre olhando.........

MaGao
03/03/2009, 10:04
Vamos ver no que dá!

Abraço

Fala pirilampo..

a flange que o mecanico aki em recife tinha eu vendi pra o luiz..
ele não tem mais =/

Abraços,

Pirilampo
03/03/2009, 11:44
Valeu Galera!!!!
Essa turma aqui é do carvalho mesmo!!!

Caca, valeu pela dicas!!! Será que o torneiro que fez a flange pra você não pode fazer uma pra mim não? Pelo menos eu já tenho o indicativo que no seu caso funfou 100%. Melhor que arriscar, né!?

Acreditem! Tô tão doido com isso que sonhei que tinha tirado a t-case do samuca e instalado num jipinho de brinquedo. kkkkk.... Dai fui num torneiro que desmontou o jipinho, olho a flange e disse que cobraria R$30,00 pra fazer a peça!!! Pense num cara que saiu feliz no sonho. hahahaha....

Alfredo Stavale
03/03/2009, 13:40
Valeu Galera!!!!

Caca, valeu pela dicas!!! Será que o torneiro que fez a flange pra você não pode fazer uma pra mim não? Pelo menos eu já tenho o indicativo que no seu caso funfou 100%. Melhor que arriscar, né!?

Acreditem! Tô tão doido com isso que sonhei que tinha tirado a t-case do samuca e instalado num jipinho de brinquedo. kkkkk.... Dai fui num torneiro que desmontou o jipinho, olho a flange e disse que cobraria R$30,00 pra fazer a peça!!! Pense num cara que saiu feliz no sonho. hahahaha....

vai dormir um pouco!:mrgreen:

cacanakagi
03/03/2009, 23:11
Valeu Galera!!!!

Poxa cara... sem problemas pra mim. porém o único inconveniente pra vc, será me enviar a peça com o estriado pq não estou muito afim de desmontar a minha cara... Dá um trampinho desmontar aquilo... Aí vc sabe, 2 despesas de correio (qdo enviar pra mim e qdo eu enviar de volta... Mais o preço da flange... Isso se o cara fizer nas 150 latinhas ainda, mas provavelmente fará... vc q sabe...

Pirilampo
04/03/2009, 18:59
Realmente ai fica inviável. Imaginei que o torneiro guardasse um molde ou coisa parecida. Valeu!

cacanakagi
28/03/2009, 08:47
Realmente ai fica inviável. Imaginei que o torneiro guardasse um molde ou coisa parecida. Valeu!
Pessoal, o problema do Pirilampo tá resolvido. Mandei fazer a flange dele e e já aproveitei e fiz uma flange extra... Quem quiser, tá na mão... Flange 27 estrias para instalar Xcrawler 2.65 em Samurai Helicoidal. 200 latas...

abs...

Luiz Felipe Guerra Jr
30/03/2009, 22:23
Pessoal, o problema do Pirilampo tá resolvido. Mandei fazer a flange dele e e já aproveitei e fiz uma flange extra... Quem quiser, tá na mão... Flange 27 estrias para instalar Xcrawler 2.65 em Samurai Helicoidal. 200 latas...

abs...

Tá bom o preço paguei 150 "pilas" numa usada.

Luiz Felipe Guerra Jr
24/04/2009, 22:44
MaGao, X , Alvaro , Caca

Troquei ontem a engrenagem de entrada da tcase e o flange, o samurai melhorou mas ainda tem uma leve vibração acho que é normal pois está mais reduzido.

Troquei os 4 rolamentos, os da engrenagem de entrada da tcase são realmente 62/28 e o da engrenagem que prende o flange de saida do cardã traseiro tambem mas o da engrenagem que prende o flange de saida pro cardã do diferencial dianteiro é menor. Me esqueci de anotar mas acho que 60/28 ele é menor somente no diametro externo.
O estriado do flange estava destruido mas a engrenagem estava legal.

Obrigao a todos pela ajuda.

Alexandre X
24/04/2009, 22:54
Show!
O proximo lote da 2.65 que deve sair em junho vai sair com versao 26 e 27 estrias para evitar esse transtorno.

cacanakagi
25/04/2009, 20:26
MaGao, X , Alvaro , Caca

Troquei ontem a engrenagem de entrada da tcase e o flange, o samurai melhorou mas ainda tem uma leve vibração acho que é normal pois está mais reduzido.

Troquei os 4 rolamentos, os da engrenagem de entrada da tcase são realmente 62/28 e o da engrenagem que prende o flange de saida do cardã traseiro tambem mas o da engrenagem que prende o flange de saida pro cardã do diferencial dianteiro é menor. Me esqueci de anotar mas acho que 60/28 ele é menor somente no diametro externo.
O estriado do flange estava destruido mas a engrenagem estava legal.

Obrigao a todos pela ajuda.
Fala Luiz... Blz... Olha cara, que bom que melhorou, porém não é normal essa vibração não...
1 - Verifica se as estrias da redução não foram danificadas.
2 - Uma coisa besta, mas que muitos não prestam atenção, o Cardã. pode ser q na montagem a junta do cardã tenha se soltado e na hora de montar o meca tenha colocado de qualquer jeito. Ela tem dois pontos marcados que é o lugar onde foi balanceado de fábrica. Ou seja, na hora de encaixar o estriado esses dois pontos (um em cada peça do cardã) devem estar o mais próximo um do outro. Caso a vibração continue, desmonte uma das partes do cardã puxe até soltar e encaixe no próximo estriado até encontrar o ponto correto do balanceamento dele.

Luiz Felipe Guerra Jr
26/04/2009, 01:32
Valeu Caca

Nenhum dos cardãs foi desmontado na parte das estrias, eu retirei tcase e levei na minha pickup até Porto Alegre para nao rodar com o samurai.Para tirar e colocar eu ajudei o mecanico e na hora da troca de engrenagens e rolamentos acompanhei todo processo e foi feito tudo certo. Quanto a vibração é realmente muito pequena praticamente nao se percebe. Acho que sou chato mesmo. Mas de qualquer forma agora ando com o giro do motor muito mais alto do que andava antes, talvez sejam os cardãs desbalanceados desde que comprei o samurai mas so percebi depois que coloquei o kit. Os cardãs estão girando 24% a mais correto??

Fabil
27/04/2009, 11:43
errado... os cardãs ( exceto o do cambio) continua girando o mesmo que sempre giraram na mesma faixa de velocidade...

Luiz Felipe Guerra Jr
29/04/2009, 00:11
errado... os cardãs ( exceto o do cambio) continua girando o mesmo que sempre giraram na mesma faixa de velocidade...

Fabil
O que acontece é o seguinte, com a tcase em neutro se eu acelerar em 5ª marca a uns 3500rpm ele vibra parado. Mas andando praticamente não se percebe. O correto seria eu balancear esse cardã então. O que sai da caixa de marchas e entra na tcase?

Fabil
29/04/2009, 12:03
bom... sem ver ao vivo essa vibracao fica dificil.. pq no meu se eu acelerar em a tcase em neutro e o carro parado tb vibra o cardãzinho.. alias.. todo samurai que já fiz esse teste ele vibra tb.. mas é pouca coisa....

T+

cacanakagi
29/04/2009, 21:07
Uia rapaz... e é verdade memo... fiz no meu e vibrava bem pouco mesmo... Agora q to lembrando disso........

Luiz Felipe Guerra Jr
01/05/2009, 08:12
Agora fico mais tranquilo.... de resto o samurai está normal.

GARGAsc
15/07/2015, 10:57
galera comprei o Crawler para Samurai 97/98

Alguem tem um video de instalação deste kit?
Preciso deste video pois meu mecanico nunca fez este serviço antes, e onde moro não conheço ninguem que tenha este kit instalado.
tem algum macete, segredo ou alguma coisa?
ou é só abrir e trocar as engrenagens?

abraços

DanielSS
03/08/2015, 17:09
Carga, vc instalou a T-case? Descobriu como fazer??

Tambem preciso de informações para orientar o meca que se dispôs instalar o kit no Jimny.

Conversei com um outro mecânico e esse disse que a viatura precisa ficar na oficina por uma semana. Demora assim mesmo??

Outra coisa que peço ajuda aos colegas: o link para baixar o manual da T-case (página 1 deste topico) está com problema.

Tentei achar o manual pela net, mas só em site gringo mediante cadastro com cartão de crédito.... Punk

Algum colega tem esse manual ou um link para compartilhar conosco??

Desde já agradeço a colaboração.

[]'s reduzidos

Daniel
Jimny HR 2010

galera comprei o Crawler para Samurai 97/98

Alguem tem um video de instalação deste kit?
Preciso deste video pois meu mecanico nunca fez este serviço antes, e onde moro não conheço ninguem que tenha este kit instalado.
tem algum macete, segredo ou alguma coisa?
ou é só abrir e trocar as engrenagens?

abraços

DanielSS
03/08/2015, 17:16
Ops
Onde escrevi " vc instalou a T-case?", leia-se "vc instalou o x-crawler?"
[]'s
Daniel

cacanakagi
05/08/2015, 10:23
Olha pessoal, eu não sei quanto a vocês, mas quando troquei a minha, fui buscar minha engrenagem nos correios na hora do almoço e no final da tarde estava com ela montada no meu Samurai 97. E já que ainda é usada no Jimny, não deve ter diferença... Se lerem o tópico com certeza conseguirão trocar... Basta ter critérios, um saca rolamento e silicone.

DanielSS
05/08/2015, 11:43
Bom dia Cacanaki! Valeu pelo toque
Minha vontade é entrar embaixo do brinquedo e resolver a pendenga... mas sem ferramenta é difícil.
Tenho medo de desmontar e não conseguir concluir, aí ferrou de vez.
Até por isso estou atrás do manual da t-case.
Qdo o mecânico falou que precisa ficar com o carro por uma semana eu quase surtei. O outro meca que se dispôs a fazer o trabalho nunca mexeu com isso (e pra ajudar ficou doente agora), então fica aquela insegurança.
Bom, tiver o manual já será de grande valia.
Obrigado mais uma vez pelo incentivo!

cacanakagi
06/08/2015, 16:04
Bom dia Cacanaki! Valeu pelo toque
Minha vontade é entrar embaixo do brinquedo e resolver a pendenga... mas sem ferramenta é difícil.
Tenho medo de desmontar e não conseguir concluir, aí ferrou de vez.
Até por isso estou atrás do manual da t-case.
Qdo o mecânico falou que precisa ficar com o carro por uma semana eu quase surtei. O outro meca que se dispôs a fazer o trabalho nunca mexeu com isso (e pra ajudar ficou doente agora), então fica aquela insegurança.
Bom, tiver o manual já será de grande valia.
Obrigado mais uma vez pelo incentivo!
Boa tarde Daniel... Tava achando que você era de algum lugar mais remoto e sem opções... Você é de Americana... Aí mesmo ou na região (Campinas, Limeira, Louveira, Vinhedo) deve ter algum mecanico capacitado pro serviço... Não precisa ser nenhum especialista... No caso de ferramentas, algumas chaves, saca rolamento, trava rosca sem exagero e silicone pra vedar a caixa. Só isso e um mecânico criterioso que olhe tudo direitinho antes de desmontar... O manual é desnecessário porque você só vai abrir a tampa, sacar o rolamento, trocar as engrenagens e colocar a corrente de volta.... Você não mexe na parte mais complexa da tcase...
Procure o mecanico com algum amigo seu, ou mesmo o mecanico que deu uma semana de prazo, marque uma hora e acompanhe o serviço, com certeza ele não gastará mais que 2 ou 3h de serviço.

DanielSS
06/08/2015, 17:52
Cacanakagi, obrigado mais uma vez.
Essa informação de que as engrenagens do crawler estão ali próximas a tampa, sem a necessidade de mexer em outras peças, já responde muita coisa.
A única foto que ainda está disponível na primeira pagina deste post mais essa informação se completam. Meu medo era que para chegar ali nas engrenagens tivesse que desmontar muita coisa.
Vi sua conversa com o Fabil aqui neste post, que tb esclarece outras coisas.
Não querendo abusar, tenho uma outra dúvida: E a tal da ferramenta em "y"? Você lembra como resolveu isso? Teve que fazer a sua?
To tomando coragem pra pegar uns brothers, emprestar um saca rolamentos e meter a mão na graxa.
[]´s
Daniel

cacanakagi
07/08/2015, 01:49
Cacanakagi, obrigado mais uma vez.
Essa informação de que as engrenagens do crawler estão ali próximas a tampa, sem a necessidade de mexer em outras peças, já responde muita coisa.
A única foto que ainda está disponível na primeira pagina deste post mais essa informação se completam. Meu medo era que para chegar ali nas engrenagens tivesse que desmontar muita coisa.
Vi sua conversa com o Fabil aqui neste post, que tb esclarece outras coisas.
Não querendo abusar, tenho uma outra dúvida: E a tal da ferramenta em "y"? Você lembra como resolveu isso? Teve que fazer a sua?
To tomando coragem pra pegar uns brothers, emprestar um saca rolamentos e meter a mão na graxa.
[]´s
Daniel
Fala Daniel... Nem me lembro como fiz... Só sei que fiz em casa mesmo com poucas ferramentas... No sítio eu tenho bastante, mas a única coisa que busquei lá foi o "saca rolamentos". Não tinha as peças em "Y" como o Fabil, mas lembro que dei um jeito... Se você tiver alguma experiência, mete a cara... Senão, leva no mecânico...

.Lex.
07/08/2015, 14:44
Aproveitando o tópico...

O que vcs acham, redução de 19% (xcrawler 2.2) ou uma de 30% pra usar pneus no máximo 235 (talvez 225 recapados)?

DanielSS
07/08/2015, 22:38
Lex,
Se fossem os 235 75 15 sem recap, eles seriam cerca de 10% maiores que o original. Nessa medida, o crawler 2.2, 19%, parece dar conta do recado de maneira equilibrada. Esse que vou instalar na minha vtr.
Eu tb tenho uso considerável no asfalto, então optei por uma redução menos agressiva.
Qual diâmetro total do pneu q vc vai usar?
[]'s
Daniel
Jimny HR, Procomp 2", BF MUD 235 75 15, bloqueio Micromaq BM100 traseiro.

.Lex.
08/08/2015, 16:34
Vai ser 235 recap então devem ficar maiores que os da BF.
To pensando se os 19% vao ser pouco, ja que vai ser só pra trilha mesmo, se já não valeria a pena colocar um 30% de uma vez.

Na verdade, usando 215 já sinto o 4x4L dele "fraco" pra situações que vc exige da 1 marcha um controle maior, o carro não fica tão preso.

Pensando que sobre por volta de 9% de redução descontando os pneus, um de 30% seria mais negocio talvez..

Guilepam
20/12/2018, 11:06
Vai ser 235 recap então devem ficar maiores que os da BF.
To pensando se os 19% vao ser pouco, ja que vai ser só pra trilha mesmo, se já não valeria a pena colocar um 30% de uma vez.

Na verdade, usando 215 já sinto o 4x4L dele "fraco" pra situações que vc exige da 1 marcha um controle maior, o carro não fica tão preso.

Pensando que sobre por volta de 9% de redução descontando os pneus, um de 30% seria mais negocio talvez..

Bom dia!

Estou ressuscitando o tópico, como fica o Jimny com redução de 19%?
Vale a pena mesmo para quem não vai colocar o pneu muito grande no máximo um 235/75/r15.
A ideia é ter uma Low mais segura em descidas e não perder desempenho com aumento do pneu.

Abraço.

Jaguanharo
18/10/2023, 18:53
Bom noite. Onde encontro kit xcrawler pra samurai 97/98?