PDA

Ver Versão Completa : encurtando eixo F-75

Casa da transmissão4x4
07/12/2008, 11:25
Pessoal eu abri esse tópico por que estou querendo colocar o eixo da rural no meu jipe, mas o problema que está dificil de arrumar eixo da rural, e comprei um par da F-75 mas as rodas traseiras vão ficar muito para fora da lataria. Minha vontade e de cortar o tubo maior do eixo, e eu gostaria de saber se alguem ja fez isso?
Caso alguem tenha feito como que retira o tubo da bola do diferencial?
Sei que tenho algumas opções como mudar off set da roda mas não e algo que eu quero.

edgar
10/12/2008, 16:59
Danilo, nuca fiz algo semelhante, mas não seria mais simples cortar as pontas e resolda-las ?
Sim, eu sei, vai ficar uma emenda, mas creio que é mais garantido uma solda entre dois tubos de aço carbono, coisa simples de fazer, mesmo fazendo com todos os requintes da tecnica.
Ja sacar o tudo de aço de dentro da bolota me parece algo maléfico, nem imagino se é prensado e se leva alguma solda ali. Mas com certeza, se sair não vai entrar assim tão facil, muito menos manter a mesma confiabilidade.

E como vai fazer com os semi eixos ? Ja pensou neles ?

rubensx
10/12/2008, 17:18
é possivel, mas sai um pouco caro, precisa de um torneiro que saiba mexer com eixos e pedir pra encurtar a centimetragem correta para nào ser obrigado a fabricar semi eixos especificos e poder usar os da rural...

no caso se puder opte por alguém que já tenha feito algum tipod e adaptação aqui em sampa eu tenho um torneiro que faz, inclusive está trocando de lado a bola de diferencial dianteiro para usar a t-case da ranger!

Casa da transmissão4x4
10/12/2008, 19:36
é possivel, mas sai um pouco caro, precisa de um torneiro que saiba mexer com eixos e pedir pra encurtar a centimetragem correta para nào ser obrigado a fabricar semi eixos especificos e poder usar os da rural...

no caso se puder opte por alguém que já tenha feito algum tipod e adaptação aqui em sampa eu tenho um torneiro que faz, inclusive está trocando de lado a bola de diferencial dianteiro para usar a t-case da ranger!

Vou fazer isso mesmo, cortar um lado do tubo, pois do outro lado e o mesmo tamanho do eixo da rural, e sobre a ponta eu ja tenho ela.
Agora apareceu algo mais interessante eu vi um eixo de F-75 com flutuante que parecia ser sistema original alguem ja viu isto?

Obrigado pela ajuda.

dinhorlf
10/12/2008, 22:08
caro amigo, eu tenho uma carcaça de eixo de rural perfeita, so tirei o miolo pra por na minha pikup (47/11), se te interessar me mande mp

t+

Elmer_Jeep
11/12/2008, 13:28
pronto, olha ai em cima, deve sair mais barato que fazer toda essa adaptação.

[]'s

Casa da transmissão4x4
11/12/2008, 14:17
caro amigo, eu tenho uma carcaça de eixo de rural perfeita, so tirei o miolo pra por na minha pikup (47/11), se te interessar me mande mp

t+

oi companheiro vc quer trocar ela no da f-75 ou vc quer vende-la ? Qual o valor?
Como esta aí em sabará, sempre tive uma vontade de passear por aí.

Abraço.

dinhorlf
12/12/2008, 10:38
ok amigo esta convidado, venha conhecer sabara sera um prazer, principalmente se vier de 4x4 ehehehehe:-D
oia to cheio de eixo de f75, preciso e do eixo do jota (nuuu vou encher mais minha garagem)
ah se oce num vier de 4x4 vem de caminhão ki assim ce leva ele cheio:lol:

t+

Marcos ET
12/12/2008, 12:26
Amigo Danilo, bem vindo!
Cara, eu uso eixos de F.75 no meu jeep e posso falar que realmente fica muuuuuito pra fora mesmo... mas para resolver isso tou pensando em usar rodas com off-set diferente atrás... assim nao troca nada no eixo.

Romualdo, pra q vc quer eixos do JPX? já vi mtos donos de JPX trocando eixo (dianteiro) pelo da Rural ou da F.75 por conta daquela zica de nao poder usar roda-livre (tá, existe um eixo de JPX que é feito pra usar, mas este eu só ouvi falar, nunca vi)... cê tem um monte aih? cara, "soca" eles nos JPX! hjehehehe

Gde abraço!

Casa da transmissão4x4
12/12/2008, 13:45
[quote=Marcos ET;763801]Amigo Danilo, bem vindo!
Cara, eu uso eixos de F.75 no meu jeep e posso falar que realmente fica muuuuuito pra fora mesmo... mas para resolver isso tou pensando em usar rodas com off-set diferente atrás... assim nao troca nada no eixo.

Blz companheiro? Realmente são eixos muuuuuiiiiiiiito largos mesmos, e ainda no meu rocsta a lataria tem 1,47 de largura, enguanto a dos jcs tem 1,50 de largura, realmete tem que ser os da rural mesmo.
Vc tem foto do seu?

Valeu.

Casa da transmissão4x4
12/12/2008, 13:49
ok amigo esta convidado, venha conhecer sabara sera um prazer, principalmente se vier de 4x4 ehehehehe:-D
oia to cheio de eixo de f75, preciso e do eixo do jota (nuuu vou encher mais minha garagem)
ah se oce num vier de 4x4 vem de caminhão ki assim ce leva ele cheio:lol:

t+

Olha que eu vou, se não fosse as tal revisão de ferias eu iria sim, minha esposa esta aki me enchendo para da uma passadinha ai em sabará.
Quanto vc vai me fazer o eixo ??? Pode me mandar uma mensagem privada.

Abraço.

Marcos ET
12/12/2008, 17:44
Blz companheiro? Realmente são eixos muuuuuiiiiiiiito largos mesmos, e ainda no meu rocsta a lataria tem 1,47 de largura, enguanto a dos jcs tem 1,50 de largura, realmete tem que ser os da rural mesmo.

Poize Danilo, depois que instalei e SPOei vi que ficou muuuuito bom pra andar na trilha, ficou mesmo excepcional, muito além do que eu previa, bom bom mesmo... MASS pra andar com ele na cidade nao tem como nao chamar a atenção os pneus 3/4 da banda de rodagem para fora da lata....

Vc tem foto do seu?
Valeu.

Tenho sim.... mas depois de procurar bastante aqui no fórum, nao encontrei o link hehehe eu até que tinha um álbum aqui mas depois que o fórum foi reformulado eu perdi todas as fotos. Vou dar uma procurada no computador de casa (agora tou no trabalho) pra depois postar aqui...

Casa da transmissão4x4
14/12/2008, 18:21
Mercos como vc fez na dianteira, vc arrumou alargadores de rodas para igualar com a traseira ou vc deixou com a bitola diferente?
Mais uma pergunta quais os freios que vc esta usando na dianteira?
Eu ja tenho disco de F-1000 e pinca da S-10 e vou ter que providenciar os suportes e to achando esses suportes muito caros.

Valeu.

Casa da transmissão4x4
11/01/2010, 22:28
Estou postando depois de muito tempo o serviço feito no eixo do meu jipe, como estava dificil encontrar eixo traseiro da rural por aqui, eu decidi encurtar um de F-75 que eu tinha, eu cortei o tubo maior, proximo ao suporte das molas e coloquei um reforço interno e juntei as duas partes e fiz solda, cortei exatos 10 cm e estou rodando a quase um ano e nunca deu nenhuma trinca.
Quando fui realizar o serviço o torneiro tinha me dito que os caminhoes mercedes dão uma folga bem na divisa da carcaça, e ai e necessario fazer um enchimento para reparar o defeito, e então e cortado a solda que trava o tubo do eixo na carcaça(cortada com maçarico) e depois e levado para uma prensa e retirado o tubo, e no caso de nossos jipes fazendo essa retirada do tubo poderá cortar os 10 cm na ponta.

tuna
12/01/2010, 10:12
Danilo,

Fotos dos eixos de f-75, no meu cj5, lembrando que os dianteiros são iguais aos de rural.
Nas duas últimas um comparativo com um cj-5 "nornal", ou seja, civilizado.:mrgreen:

Abraço.

Marcos ET
12/01/2010, 12:32
Pow Danilo... foi mal cara, só agora vi aquela mensagem que você postou a DOIS ANOS atrás... :putz::putz::putz: puxa vida... :parede::parede::parede: MAS, antes tarde doq nunca! vamos às respostas...

Marcos como vc fez na dianteira, vc arrumou alargadores de rodas para igualar com a traseira ou vc deixou com a bitola diferente?

Rapaz, eu simplesmente não fiz, estou andando sem alargadores (de paralamas) até hoje! e olha que é um tal de lama voando para tudo que é lugar!! (principalmente para dentro do jeep!). Eu até comprei uma "folha" grossa de borracha para prender nos paralamas, mas ainda nao tive coragem de furar ainda mais a lata do meu velho jeep...

Agora, se você está está falando em alargadores de roda, bom, eu optei por não usar... e estou sim, com bitolas diferentes, tal qual a F.75. Já pensei em usar, mas hoje começo a pensar em usar rodas do Lada Niva, que tem um off-set beeeemmmmm mais para dentro (agora confundi positivo com negativo), compensando o exagero das bitolas e, quem sabe, poupando um pouco as pontas de eixo...

Mais uma pergunta quais os freios que vc esta usando na dianteira?
Eu ja tenho disco de F-1000 e pinca da S-10 e vou ter que providenciar os suportes e to achando esses suportes muito caros.
Valeu.

Cara, eu uso (desde os eixos antigos) o kit Super Break Disk e não tenho do que reclamar... está bem compatível com o peso do CJ3A e pneus 265x75R16. Como já estavam nos eixos originais, foi só tirar de um e "transplantar" para o outro. A unica coisa que mudei foram os cilindros de roda traseiro, que agora são os dianteiros (os traseiros são de 1", e os dianteiros são de 1 1/4"). Ficou bom, mas é meio estranho ver "flexíveis de freio" no eixo de trás... rs

Casa da transmissão4x4
12/01/2010, 18:44
Danilo,

Fotos dos eixos de f-75, no meu cj5, lembrando que os dianteiros são iguais aos de rural.
Nas duas últimas um comparativo com um cj-5 "nornal", ou seja, civilizado.:mrgreen:

Abraço.

Tuna ficou bom seu jipe com o eixo da F-75, nem parace que o traseiro e mais largo do que o dianteiro. No meu jipe ficaria muito feio se caso eu não igualasse as bitolas.

Casa da transmissão4x4
12/01/2010, 18:49
Pow Danilo... foi mal cara, só agora vi aquela mensagem que você postou a DOIS ANOS atrás... :putz::putz::putz: puxa vida... :parede::parede::parede: MAS, antes tarde doq nunca! vamos às respostas...

Rapaz, eu simplesmente não fiz, estou andando sem alargadores (de paralamas) até hoje! e olha que é um tal de lama voando para tudo que é lugar!! (principalmente para dentro do jeep!). Eu até comprei uma "folha" grossa de borracha para prender nos paralamas, mas ainda nao tive coragem de furar ainda mais a lata do meu velho jeep...

Agora, se você está está falando em alargadores de roda, bom, eu optei por não usar... e estou sim, com bitolas diferentes, tal qual a F.75. Já pensei em usar, mas hoje começo a pensar em usar rodas do Lada Niva, que tem um off-set beeeemmmmm mais para dentro (agora confundi positivo com negativo), compensando o exagero das bitolas e, quem sabe, poupando um pouco as pontas de eixo...

Cara, eu uso (desde os eixos antigos) o kit Super Break Disk e não tenho do que reclamar... está bem compatível com o peso do CJ3A e pneus 265x75R16. Como já estavam nos eixos originais, foi só tirar de um e "transplantar" para o outro. A unica coisa que mudei foram os cilindros de roda traseiro, que agora são os dianteiros (os traseiros são de 1", e os dianteiros são de 1 1/4"). Ficou bom, mas é meio estranho ver "flexíveis de freio" no eixo de trás... rs

Fala Marcos sobre o tempo eu tambem fiquei sem entrar neste topico ha muito tempo.
Sobre seu problema com largura eu acho que vc poderia fazer o mesmo que eu fiz no eixo, nunca tive problemas nenhum, o torneiro que fez esse serviço cobrou R$ 100,00 ficou otimo, a medida ficou original da rural e ainda comprei duas pontas de eixo(flutuante da enfer) da rural e serviu direitinho.

tuna
13/01/2010, 09:59
Tuna ficou bom seu jipe com o eixo da F-75, nem parace que o traseiro e mais largo do que o dianteiro. No meu jipe ficaria muito feio se caso eu não igualasse as bitolas.

Danilo,

Valeu, talvez seja culpa das fotos, mas "in loco"
dá pra perceber a maior largura do traseiro sim, isso às vezes até me incomoda um pouco, mas o desempenho é duca.

abraço.

Marcos ET
13/01/2010, 11:24
Bom, depois de tantos anos (rsrsrs), vamos às fotos...

A primeira, com o jeep Bege, é de vários anos atras, antes das modificações... olhando as fotos eu até sinto saudades daquela época....

As demais são da configuração atual, com molas da Band e eixos da F.75 e o preto é por conta de tinta Spray... rs

Marcos ET
13/01/2010, 11:29
Mais algumas.... (pena que não tem foto visto "por trás":shock::shock:), vou ver se consigo alguma pra postar aqui...

Casa da transmissão4x4
14/01/2010, 22:24
Mais algumas.... (pena que não tem foto visto "por trás":shock::shock:), vou ver se consigo alguma pra postar aqui...

Marcos vc está pensando em encurtar o eixo?

Marcos ET
15/01/2010, 16:27
já pensei em encurtar... desisti, depois voltei a pensar... ainda não estou bem certo disso com relação ao custo/benefício, pois seriam somente 5 cm de cada lado, e isso, para mim, é muito pouco para justificar tanta mão de obra... a diferença de bitola é tão "relativamente pequena" que não vejo muita vantagem... Claro, pode ser que eu esteja errado, e que o "encurtamento" do eixo dê uma grande diferença (ainda nao vi nenhum jeep visto "detrás" para comparar).

A diferença maior entre a minha idéia e a sua, é que você disse ter cortado 10cm do lado maior... e eu cortaria 10cm do lado menor, deslocando a "bola" mais para direita...

gde abraço!

Casa da transmissão4x4
17/01/2010, 16:47
cortaria 10cm do lado menor, deslocando a "bola" mais para direita

Marcos passou isso pela minha cabeça tambem, ate olhei as pontas de eixo para fazer o serviço, e a ponta do lado direito com eixo flutuante mede 75 cm e (se eu não estiver errado) existe uma do jeep willis que tem prox. dos 67 cm então poderia encurtar 8 cm que já e algo muito bom.

Marcos ET
18/01/2010, 11:12
Marcos passou isso pela minha cabeça tambem, ate olhei as pontas de eixo para fazer o serviço, e a ponta do lado direito com eixo flutuante mede 75 cm e (se eu não estiver errado) existe uma do jeep willis que tem prox. dos 67 cm então poderia encurtar 8 cm que já e algo muito bom.

Dúvida que não quer calar... se passou pela sua cabeça, e se tem semi-eixo já praticamente pronto... porque você cortou o outro lado?

Casa da transmissão4x4
18/01/2010, 12:12
Dúvida que não quer calar... se passou pela sua cabeça, e se tem semi-eixo já praticamente pronto... porque você cortou o outro lado?

Foi uma serie de fatores, um deles foi a troca completa do conjunto motor, caixa e t-case, que hoje se eu tivesse feito isso eu teria problemas
com o novo conjunto que eu vou colocar.

Marcos ET
04/05/2016, 10:58
Ainda esto pensando se mudo ou não os eixos! rsrsrs

Depois de muita trilha, de muitas felicidades na lama, nas erosões, morros e outras quebradeiras, decidi que vou aposentar o jeep de trabalhos mais pesados, e dar a ele o merecido descanso que uma viatura de 65 anos merece! vou reforma-lo e transforma-lo em um pacato jeep o mais "parecido" com o original (sem contar o motor GM, sistema de direção do Maveco, freios SBD e suspensão da Band - rsrsrs).

Mas como vou continuar SPOA, e usando pneus grandes (agora só para estética...rsrsrs) estou encima do muro se coloco eixos canela grossa do Jeep, com eixo flutuante atrás, e alargadores de roda nas quatro, com rodas de tala alargada no torneiro, ou se mantenho os eixos que ali estão, encurto o traseiro, e uso as rodas tala alargada com pneuzão (33", quem sabe?)

Não tenho mais medo de que chamem meu jeep de "Jeep-Shopping"! hoje ele merece! Vou pegar o motor sobressalente, os eixos sobressalentes, o cambio sobressalente, a carroceria sobressalente e montar um "jeep sobressalente" para botar na quebradeira! rs

Grande abraço!