PDA

Ver Versão Completa : Problema no arranque delco - GM 6cc

André-4WD
06/12/2008, 21:49
Pessoal:
Faz umas duas semanas que estou "lutando" com o arranque. Desde o inicio, foram 4 eletricistas que levei o bicho, troquei induzido, escovas, automatico, bendix, buchas etc... só ficou o campo antigo e a carcaça. No teste de bancada, ele funciona 100%, mas instala no carro e voces vejam o que acontece:

- Qdo da partida, o bendix avança, empurra um pouco o volante mas para e trava naquela posição.
- Para destravar, só encostando uma chave de fenda e empurrando ele de volta.

O desespero tá tão grande em resolver esta M... que hoje fiz um video do momento da partida e o que tb acontece na segunda tentativa de fazer pegar.
Tá no youtube:

YouTube - MOV00117

Se alguem puder dar uma sugestão pelo o que esta acontecendo, eu agradeço e muito!!
abraços
Andre

Lucas Nassif
06/12/2008, 22:29
Veja como tá a fiação do comutador de ignição até o automático, em especial para os cabos 30 (+) e 50!

OBS1: vc tem relé de partida?
OBS2: como tá o aterramento do arranque?

Kim
06/12/2008, 23:07
O problema é sério!

Tem que trocar!

Tem um cara vendendo um aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48761

Está zerado!

Kim
06/12/2008, 23:14
:mrgreen::mrgreen:

Brincadeiras à parte, vamos ao problema.

O problema está no automático, aquela peça onde vão ligado os fios.

1ª - Procure uma segunda opinião sobre a parte elétrica, pois o problema demonstrado no vídeo, está relacionado com a regulagem do braço que faz ligação do automático com o benix;

2º - Revise o automático, nãop deixe de forma alguma passar graxa, mende colocar um pouco de óleo de motor, pois a graxa reterá areia/terra, que ocasionará desgaste (corrosão por atrito) e emperramento;

3º - Revise os cabos de bateria, pois também assemelha a cabo com pouco aperto (solto);

As buchas, pelo jeito não preciso nem falar, pois parecem que foram trocadas segundo seu relato.

Mais, se precisar trocar, estamos aí!!!!!:concordo:

Abraços.

Kim.

Treme Terra
07/12/2008, 18:13
André,

Macanica automativa é uma coisa ingrata, ja vi coisas bem complicadas , e depois de descoberto o defeito, ser bem simples de solucionar.

Vá por eliminações:

Arranque revisado,
Verifique se todas as peças trocadas são compativeis com o modelo do arranque,
Verifique a pressão da mola das escovas,
Verifique se o automatico esta atracando e acionando o contato que alimenta o arranque,
Confira toda a fiação,
Tente fazer uma outra ligação eletrica do arranque com uma fiação paralela só para teste,
E verifique, principalmente, se os dentes do bendix são compativeis com os da cremalheira.
Se vc não usa a capa seca da c-10, e sim a do opala, verifique que os parafusos de fixação do arranque tem que ser os originais, senão o arranque não fica alinhado com a cremalheira.
O suporte superior do arranque, aquele que vai parafusado proximo da vareta de oleo, esta bem fixado.
Tive um problema, certa vez, com um arranque de motor de popa e no fim descobri que o cabo de alimentação do arranque (bateria=>arranque) estava todo "azinabrado" por dentro, foi só substituir e ficou beleza.

O que da para notar no video é que a engrenagem do bendix não esta casando com a cremalheira (pode ser só impressão).

Abraços.

André-4WD
07/12/2008, 23:20
O problema é sério!

Tem que trocar!

Tem um cara vendendo um aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48761

Kim,
Tava de tão chateado que ia comprar o teu arranque meso e meter no lugar...
mas eu descobri o que aconteceu.
veja abaixo..
abraços
andre

André-4WD
07/12/2008, 23:25
D-E-S-C-O-B-R-I !!!!!!!!
Pessoal, obrigado por todas as dicas que me passaram. Fui verificar cada uma delas até chegar na solução pela dica enviada pelo FUGGER.
O problema era BATERIA... substitui a bateria para um teste e pegou na hora!!!
Agora, não sei o que tem a bateria, pois ela tem carga (luz verde de carga), chequei com o multimetro, inclusive estava adaptando um motor de limpador e estava funcionando bem. Só não dava carga para o arranque...
Obrigado pelas dicas..
andre

Kim
07/12/2008, 23:25
Kim,
Tava de tão chateado que ia comprar o teu arranque meso e meter no lugar...
mas eu descobri o que aconteceu.
veja abaixo..
abraços
andre

André-4WD!

Que bom que resolveu!