Ver Versão Completa : Problemas com Polícia na estrada
jeferson
21/09/2004, 11:25
Galera alguém pode me ajudar????
Fui parado na Dutra KM 217 pela policia rodoviária federal, e não teve jeito meu carro foi apreendido por estar com a suspensão elevada e com os pneus de diâmetros maiores que os originais, fora a multa meu carro ficou detido na base da policia rodoviária, talvez hoje meu despachante consiga um protocolo pra retirada do veiculo da base da policia. :evil: :evil: :evil:
Alguém sabe um forma de legalizar o carro para trafegar normalmente sem esses tipos de problemas??? fora isso vou mandar ampliar as minhas polainas pra que cubra 100% os pneus, agora a suspensão ferou!!!!! :cry:
Ai fica a minha indignação pois lá fora os caras andam com os carros muitos mais altos e não tem esse tipo de problemas!!!! ao invés desses Guardas prenderem os carros velhos sem documentos e sem faróis caindo aos pedaços e etc... :evil: :evil: :evil:
Abraços
Grato por qualquer dica... :?
Jeferson,
Acredito que você tenha que requerer um laudo do INMETRO, atestando a segurança do seu veículo, assim como todos que alteram o motor deveriam solicitar.
[]'s
Jeferson,
A primeira coisa a fazer é pedir uma autorização para o detran...
Seu despachante deve ter como cuidar disso.....
No pedido vc tem que colocar tudo o que vc quer alterar, só que o documento do seu carro não pode estar como Automóvel.... ele tem que estar como utilitario .... por causa da alteração na suspensão (pede pro despachante que ele altera também)..
Depois de autorizado, vc vai ter que juntar notas fiscais (inclusive de instalação) e fazer uma vistoria em uma oficina autorizada do INMETRO....
Se passar por essa vistoria, vc poderá mudar o documento do carro para veículo modificado e esfrega o laudo na cara do guarda que te parar.
é um processo longo, tortuoso e caro... mas se vc quiser andar com o carro sem problemas é só assim mesmo :(
O procedimento vai abaixo:
Alteração da Característica do Veículo
Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
1. Quando a Alteração envolver a substituição de componentes de segurança ou modificação da estrutura do veículo, não especificados pelo fabricante, exigir-se-á comprovante de segurança veicular, expedido por instituto técnico credenciado pelo INMETRO, conforme normas e procedimentos aprovados para seu registro e licenciamento.
2. Não serão permitidas modificações de suspensão e do chassi do veículo, classificado como misto ou automóvel.
3. Também é proibido a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos, para aumentar a capacidade de carga ou de sua lotação, visando obter benefício para modificar o combustível para “ óleo diesel” (Res. 25/98 – Artigo 5º e parágrafo único).
Procedimento:
· Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
· Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
· Vistoria do veículo.
· Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).
Obs.: É importante que, efetuada a modificação da característica do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Montar processo de transferência (ver transferência).
Atenção, endereços para vistoria:
· Para todos os tipos de veículos - Av. Queiroz Filho – Parque Villa Lobos.
· Para todos os tipos de veículos, exceto ônibus e caminhões – Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste.
· Somente para automóveis com placa cinza – Pátio do DETRAN-SP
HORÁRIO:
Seção CRV - 8:00 às 17:00
jeferson
21/09/2004, 13:50
Muito Obrigado Regis vou dar entrada nesses documentos...
Abraços
Dennis Figueiredo
21/09/2004, 13:57
É o caralho mesmo heim..... isso é coisa de profissional frustrado, e pode ter certeza que pela sua idade isso influênciou ainda mais os policias a te ferrarem, bando de invejosos e na maioria sem capacidade.
É foda, não é seu carro q ta alto, não é pneu, não é nada.
Isso é policial folgado q morre de vontade de ter um veículo assim e ve um cara novo como vc montado no sonho de consumo dele.
Se fosse uma brasilia velha de vender pamonha ele nao te pararia.
Fico puto, pq não ser humilde como todo mundo? O cara fica procurando algo no seu veículo pra te foder.
Aposto q o carro do mesmo polícial ta lacrado de insulfilme G5, pq do carro dele ninguém vai falar nada.
[]'s revoltados com esses FDPs q defamam a polícia brasileira.
Ps. Infelizmente por policias assim acabamos pegando raiva dos outros q são ótimos profissionais.
jeferson
21/09/2004, 14:10
É o caralho mesmo heim..... isso é coisa de profissional frustrado, e pode ter certeza que pela sua idade isso influênciou ainda mais os policias a te ferrarem, bando de invejosos e na maioria sem capacidade.
exatamente isso o cara fica o dia inteiro tostando embaixo do sol lambendo o asfalto quente e cheirando a fumaça de caminhão... quando vê um cara com um carro bacana quer fuder na hora o pior de tudo que os caras querem que eu abaixe o carro pra liberar a saida do patio...
jeferson
21/09/2004, 14:12
tô começando a achar que nenhum presta....
de total acordo...
Jeferson,
Para fazer a Inspeção Veicular vc deverá levar o seu carro num OIC-SV (Organismo de Inpesão Credendiciado - Segurança Veicular) do Inmetro !!!
Através do site do Inmetro vc pode identificar qual o OIC que mais lhe convém :wink: :wink: http://www.inmetro.gov.br/organismos/lista_organismos.asp?siglaOC=OIC-SV&escopo=&ordem=enderecos_oc.cidade&titulo=&uf=&estado=&pais=&pagina=8&paginaIni=1&paginaFim=10
É importante que você saiba qual o Escopo de abrangência das inspecões para cada OIC, pois o Escopo de cada OIC determina que tipo de certificado o mesmo pode emitir .......
Exemplo: O SENAI é um OIC credenciado pelo INMETRO (já fiz curso de Inspetor Veicular no SENAI :wink: ) e o Escopo dele é
:arrow: NIE-DINQP-097 do Inmetro - Inspeção de Veículos Recuperados de Sinistros (veículos leves até 35.000 N)
:arrow: RTQ 24 - Inspeção das alterações das características veiculares (veículos leves até 35.000 N)
:arrow: RTQ 25 - Inspeção de Segurança Veicular de Reboque/Semi-Reboque Leve
:arrow: RTQ 28 - Avalição das empresas transformadoras de veículos
:arrow: RTQ 37 - Inspeção de veículo convertido ao uso de gás natural veicular (veículos leves até 35.000 N)
A vistoria é tranquila... se houver algum item de reprovação vc poderá retornar em até 30 dias com as devidas regularizações, pois se passar deste prazo vc deverá pagar outra taxa de vistoria (deve estar em aproximadamente R$60...acho :roll: :roll: ).
.... :idea: outro detalhe que lembrei .... todo OIC tem um prazo de validade para emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular), o qual é estabelecido pelo Inmetro, portanto fique esperto não ir a um OIC que esteja com o credenciamento vencido 8) .... no link que te passei acima vc poderá verificar o prazo de validade de cada OIC :wink:
:evil: :evil: Enquanto o Prefeitura, Governo Estadual e Federal ficarem na briga de foice pra ver quem é que vai ficar com a arrecadação da Inspeção Veicular Anual obrigatória para veículos com mais de 05 anos...... nós continuaremos vendo um monte de "pau véio" circulando na rua sem o mínimo de segurança....... e aí acontece o que aconteceu contigo te pegaram porque o seu carro chama a aten$ão, pois Kombi véia passa pelo posto policial na boa :evil: :evil: :evil:
[]'s
...nós continuaremos vendo um monte de "pau véio" circulando na rua sem o mínimo de segurança....... e aí acontece o que aconteceu contigo te pegaram porque o seu carro chama a aten$ão, pois Kombi véia passa pelo posto policial na boa :evil: :evil: :evil:
[]'s
claro, pois esses paus velhos com certeza nao vao render nenhuma propina, pois pelo carro imagina-se que o dono alem de relaxado eh um durango.
agora o cara ve um jeep equipado e pensa: "opa! esse tem dinheiro. vou me dar bem..."
[ ] 's
Marcos Ojeda
21/09/2004, 18:23
Alguém sabe um forma de legalizar o carro para trafegar normalmente sem esses tipos de problemas??? fora isso vou mandar ampliar as minhas polainas pra que cubra 100% os pneus, agora a suspensão ferou!!!!! :cry:
Abraços
Liguei no cava /inmetro de são paulo o fone é 61980317, e me falaram o seguinte:
Altura se estiver nos documentos jipe ou caminhonete não tem problemas.
Largura do pneus não pode passar dos paralamas, solução alargar os paralamas, isso eles me falaram, mas tambem mandaram falar com despachante para ver se consegue uma altorização igual a que o Regis falou.
puxa
hj tive minha primeira decepção no fórum
mas q coisa
Sandro Tannuri
21/09/2004, 22:47
Existe uma solução mais barata e menos chata.
Abraços,
Dennis Figueiredo
21/09/2004, 23:10
Existe uma solução mais barata e menos chata.
Abraços,
Sim Sandro seria o ideal, mas li em outro tópico que o Jeferson faz questão ir pra trilha, fazê-la e voltar rodando com a cheroka, mesmo que seja bem longe :wink:
Existe uma solução mais barata e menos chata. Pode ser, mas um pedaço da graça de pilotar o brinquedo foi-se embora.
[]´s
Marcos Ojeda
22/09/2004, 08:57
puxa
mas q coisa
:roll: Qual o motivo :?: :?: :?:
Dennis Figueiredo
22/09/2004, 09:06
puxa
mas q coisa
:roll: Qual o motivo :?: :?: :?:
Dados retirados do perfil do Proença.....
Tudo sobre proença
Ocupação: policial militar
Interesses: jipe, jipe + jipe
Anivsersário: Seg, 22 Julho 1968 00:00h
puxa
mas q coisa
Proença,
Desencane! Acho que o pessoal está meio puto com o que aconteceu e está descarregando na corporação.
Pessoal, é certo que existem maus policiais, assim como existem maus médicos, dentistas ou motoristas, mas não devemos generalizar, pois podemos magoar os inocentes, que são maioria.
Solicito a todos que colocaram mensagens denegrindo à classe policial, que editem as mensagens.
[]'s
Fala Jefferson,
Ha duas semanas tb fui parado na entarda da Dutra la na estrada que vai pra Cunha e Paraty. Me falaram que deveria ter o certificado do Detran e tudo mais... dessa vez fiz uma de bobo, que não sabia e que providenciaria assim que chegasse em SP. O cara acabou liberando sem cervejinha... Mas isso é estranho, tenho a Hilux com pneus 33 ha mais de 2 anos, viajei literalmento do Chui até a Bahia, e ainda pra Goiás, tomei mais geral no Rio do que traficante e nunca me encheram o saco. Mas uma coisa acho que te prejudicou muito, os pneus pra fora, isso todo guarda sabe que não pode e pega mesmo, arruma logo uns Fender Flares de fibra de vidro custom made e anda tranquilo. Se vc realmente quiser legalizar o carro... arruma alguem la dentro do detran e faz algum negocio, pois acho que vai ser bem difícil ajeitar o documento pelas vias "legais".
Abraços
Elmer_Jeep
22/09/2004, 12:42
Ae, como o Marcos falou, já vi isso expresso em várias revistas automotivas: Utilitários não tem restrições quanto à suspensão. Já li até um trecho do código de transito onde fala sobre isso.
:D Logo se não há restrições pode andar alto, baixo, original... :D
O maior problema aí foi nas rodas que estão pra fora(vi nas fotos do tópico das bead-locks) e isso chama muito a atenção de qualquer um, principalmente dos homi. :x
Lembrando que na mensagem inicial o Jeferson falou em "polícia rodoviária federal". :wink:
São os policiais mais inflexíveis quando o assunto é código de trânsito. :evil:
8)
puxa
mas q coisa
[]'s revoltados com esses FDPs q defamam a polícia brasileira.
Ps. Infelizmente por policias assim acabamos pegando raiva dos outros q são ótimos profissionais.
Tenho certeza q todos pensam como eu.
Sou designer e não gostaria de ser julgado pela falta de profissionalismo de algum outro designer
[]'s
Desculpe mas sou obrigado a discordar.
O Policial fez tudo corretamente... ele agiu exatamente de acordo com a lei, e não aceitou propina.... esse cara foi um policial exemplar!
O Problema todo tá nos FDP do CONTRAN que determinam que não se pode alterar as características originais do veículo..... isso sim é um ABSURDO....
O Policial não tem autoridade para decidir ou não se vc está certo ou errado em alterar o seu carro.... a função dele é de cumprir com a lei, seja ela justa ou não.
Infelizmente nós brasileiros temos uma visão meio que deturpada do que é certo e o que é errado..... e para ajudar, quem decide as coisas nesse país sempre é quem faz um monte de ca%#$%da
Como disse acima, o policial está certo em fazer se cumprir a lei.
O Errado é o CONTRAN!... não adianta culpar um policial por causa de uma lei torta....
O que nós como GRUPO deveríamos fazer era de lutar para que o código nacional de transito mude para permitir alterações na suspensão de veículos de passeio, e não apenas nos utilitários.
Abraços
Dennis Figueiredo
22/09/2004, 14:01
...
O que nós como GRUPO deveríamos fazer era de lutar para que o código nacional de transito mude para permitir alterações na suspensão de veículos de passeio, e não apenas nos utilitários.
Abraços
Ok, mas a cheroka não é classificado como SUV? Então poderia sem problemas andar com suspensão alterada.
E se for para lutarmos para mudar as leis que proibem até nossos brinquedões de serem modificados, como podemos fazer? Digo começar a mexer os pauzinhos????
Moro preticamente do lado de uma delegacia, 80% dos carros deles são socados no chão e filmados com G5.
Mas pergunta se o carro não fosse deles, era pátio na hora.
Ou eles deveriam fechar os olhos para determinadas coisas ou andar dentro da lei.
Isso é abuso de autoridade.
[]'s
Ps. Não estou generalizando.
andretomasi
22/09/2004, 14:39
..80% dos carros deles são socados no chão e filmados com G5...
Só pra constar minha experiência ontem, não estou generalizando também, mas..
Nesse final de semana fui pra Três de Maio (tinha feriadão aqui no RS).. ontem (terça-feira) estava na BR-386 voltando para Porto Alegre.. estava a 130km/h quando um Vectra cinza todo tunado, socado no chão e com vidro bem escuro inclusive na frente, colou na traseira dando sinal pra passar.. quando dei passagem ele passou, levantando vôo, devia estar no mímino a uns 190.. bom, continuei indo até que alguns km adiante tinha um posto policial fazendo batida.. fui parado, e imaginem minha surpresa quando eu vejo o mesmo Vectra estacionando no posto, e um policial descendo.. :roll:
[ ]´s
Ok, mas a cheroka não é classificado como SUV? Então poderia sem problemas andar com suspensão alterada.
Não adianta a classificação de boca... o que vale é o que tá escrito no documento... e só tem 3 categorias:
Passeio
Utilitário
Misto
Só pode alterar a suspensão de Utilitário... os outros não, graças ao nosso Código de Transito
E se for para lutarmos para mudar as leis que proibem até nossos brinquedões de serem modificados, como podemos fazer? Digo começar a mexer os pauzinhos????
Aí é que está o problema.... eu também não sei....
Talvez compense conversar com o pessoal da Lista de GPS (gpsbrasil) pois eles estão tentando alterar a resolução do contran a respeito do uso de GPS... eles devem saber um caminho.
Abraços
Moro preticamente do lado de uma delegacia, 80% dos carros deles são socados no chão e filmados com G5.
Mas pergunta se o carro não fosse deles, era pátio na hora.
Ou eles deveriam fechar os olhos para determinadas coisas ou andar dentro da lei.
Isso é abuso de autoridade.
[]'s
Ps. Não estou generalizando.
Nesse final de semana fui pra Três de Maio (tinha feriadão aqui no RS).. ontem (terça-feira) estava na BR-386 voltando para Porto Alegre.. estava a 130km/h quando um Vectra cinza todo tunado, socado no chão e com vidro bem escuro inclusive na frente, colou na traseira dando sinal pra passar.. quando dei passagem ele passou, levantando vôo, devia estar no mímino a uns 190.. bom, continuei indo até que alguns km adiante tinha um posto policial fazendo batida.. fui parado, e imaginem minha surpresa quando eu vejo o mesmo Vectra estacionando no posto, e um policial descendo..
[ ]´s
Como eu disse antes... o policial que parou o Jeferson fez tudo direitinho.. ele foi exemplar na atitude de parar o Jeferson e exigir dele o cumprimento da lei....
Se ele tem carro filmado ou não eu não sei....
Concordo que se ele tiver, ele também tem que ser parado da mesma maneira....
mas discordo da porcaria do CONTRAN que fica soltando essas resoluções absurdas....
Abraços tentando ser justo
..80% dos carros deles são socados no chão e filmados com G5...
Nesse final de semana fui pra Três de Maio (tinha feriadão aqui no RS).. ontem (terça-feira) estava na BR-386 voltando para Porto Alegre.. estava a 130km/h quando um Vectra cinza todo tunado, socado no chão e com vidro bem escuro inclusive na frente, colou na traseira dando sinal pra passar.. quando dei passagem ele passou, levantando vôo, devia estar no mímino a uns 190.. bom, continuei indo até que alguns km adiante tinha um posto policial fazendo batida.. fui parado, e imaginem minha surpresa quando eu vejo o mesmo Vectra estacionando no posto, e um policial descendo.. :roll:
130 Km/h de Ford Ku?
Não mente q é feio.
Não é q ele tava rápido, é q vc tava amarrando o transito mesmo. :twisted: :twisted:
[]'s
Ps. É brincadeira, oq o Keko falou eu vejo quase todos os dias.
o que vale é o que tá escrito no documento... e só tem 3 categorias:
Passeio
Utilitário
Misto
Regis
No documento do meu CJ e da Camper, está escrito:"PAS/AUTOMOVEL/JIPE". O PAS não seria de passageiro, ao invés de passeio ? Creio que seja p/ distinguir de transporte de cargas, onde provavelmente deve ter algo como CARGA/CAMINHÃO (OU UTILITÁRIO)
Se o que disseram anteriormente é verdade (JIPE pode ter modificação), estou "liberado" ... Só precisa encontrar isso direitinho no código e andar com ele no bolso ...
Outra coisa: minha Camper foi trocada a côr pelo ex-dono. Então está escrito VEÍCULO MODIFICADO RES 25/98. Será que só isto não basta p/ "passar batido" ? Ou esta RES 25/98 só se aplica a mudança de cores ? :roll:
Abraços
Flavio, ...
Eu me confundi no caso do Passeio. O certo é que não pode alterar o que está em AUTOMOVEL ou MISTO
No meu entender se estiver PAS/AUTOMOVEL/JIPE não pode alterar a suspensão
Provavelmente o caso do Veículo MOdificado no documento ja seja uma maneira de ter algo para o policial reclamar menos... mas o certo é que vc ande com o processo (cópia dele) no porta luvas para provar quais são as modificações autorizadas.
Segue abaixo a Resolução 25/98 do detran que rege as normas sobre isso
RESOLUÇÃO Nº 25, DE 21 DE MAIO DE 1998
Dispõe sobre modificações de veículos e dá outras providências, previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n° 2.327, de 23 de setembro de1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 1º Nos veículos e motores novos ou usados, mediante prévia autorização da autoridade competente, poderão ser realizadas as seguintes modificações:
I - Espécie;
II - Tipo;
III - Carroçaria ou Monobloco;
IV - Combustível;
V - Modelo/versão;
VI - Cor;
VII - Capacidade/Potência/cilindrada;
VIII -Eixo suplementar;
IX - Estrutura;
X - Sistemas de segurança.
Art. 2º Quando a alteração envolver quaisquer dos itens do artigo anterior, exigir-se-á Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica.
Parágrafo único. A alteração da cor predominante do veículo, dependerá somente da autorização do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.
Art. 3º Em caso de modificações do veículo, os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, deverão fazer constar no campo de observações do Certificado de Registro de Veículos - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV a expressão "VEÍCULO MODIFICADO", bem como os itens modificados e sua nova configuração.
Art. 4º O número do Certificado de Segurança Veicular-CSV deverá ser inserido nos dados cadastrais dos veículos automotores cadastrados no sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores -RENAVAM, da Base de Índice Nacional - BIN, em campo próprio.
Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis–DNC, do Ministério de Minas e Energia.
Parágrafo único. Fica proibida a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de carga ou lotação, visando obter o benefício que trata o caput deste artigo.
Art. 6º A destinação e a capacidade de carga ou passageiros dos veículos fabricados ou montados originalmente com motor do ciclo diesel, serão especificadas por órgão competente do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, cujos modelos e características constarão em documento de certificação de fabricação veicular.
Art. 7º Não serão permitidas modificações da suspensão e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.
Art. 8º Fica autorizada, para fins automotivos, a utilização do Gás Metano Veicular - GMV como combustível.
§ 1º Os componentes do sistema deverão estar certificados no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação - SBC.
§ 2º Para assegurar o cumprimento da certificação compulsória, deverão ser estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação - INMETRO, mecanismos adequados para a verificação, acompanhamento e fiscalização do mercado.
§ 3º Por ocasião do registro dos veículos automotores que utilizarem como combustível o gás metano veicular - GMV será exigido:
I - Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO, conforme regulamentação específica;
II - Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor-LCVM expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, conforme o disposto na Lei 8.723, de 23 de outubro de 1993.
Art. 9º Por ocasião do acidente de trânsito, os órgãos fiscalizadores deverão especificar no Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito - BOAT a situação do veículo envolvido em uma das seguintes categorias:
I - dano de pequena monta, quando o veículo sofrer danos que não afetem a sua estrutura ou sistemas de segurança;
II - danos de média monta, quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos, possa voltar a circular;
III - danos de grande monta ou perda total, quando o veículo for enquadrado no inciso III, artigo 1º da Resolução 11/98 do CONTRAN, isto é, sinistrado com laudo de perda total.
Art. 10 Em caso de danos de média e grande monta, o órgão fiscalizador responsável pela ocorrência, deverá comunicar o fato ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal, onde o veículo for licenciado para que seja providenciado o bloqueio no cadastro do veículo.
Parágrafo único. Em caso de danos de média monta, o veículo só poderá retornar a circulação, após a emissão do Certificado de Segurança Veicular - CSV, emitido por entidade credenciada pelo INMETRO.
Art. 11 O proprietário do veículo automotor, de posse do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito - BOAT de grande monta, poderá no prazo de até 60 (sessenta) dias confirmar esta condição ou não através de um laudo pericial.
Parágrafo único. Quando não houver a confirmação do dano de grande monta através de um laudo pericial, o proprietário do veículo automotor levará este laudo ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal onde o veículo estiver licenciado, para que seja providenciado o desbloqueio no cadastro do veículo, após cumprido o procedimento previsto no parágrafo único do artigo 10 desta Resolução.
Art. 12 Fica revogada a Resolução 775/93 do CONTRAN.
Art. 13 Esta Resolução entra em vigor 120 (cento e vinte) dias após a data de sua publicação.
RENAN CALHEIROS
Ministério da Justiça
ELISEU PADILHA
Ministério dos Transportes
LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
Ministério da Ciência e Tecnologia
ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
Ministério do Exército
LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
Ministério da Educação e do Desporto
GUSTAVO KRAUSE
Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal
BARJAS NEGRI - Suplente
Ministério da Saúde
Abraços
Sergio Rocha
22/09/2004, 17:46
Proença
Entendo sua posição.Mas infelizmente em todas as profissões temos bons e maus profissionais.
Com certeza vc conhece profissionais de sua area e de outras que não honram a profissão.Nem por isso quer dizer que todos os profissionais de todas as areas são FDP.Se assim fosse todos nós estaríamos simplesmente fud#%@#. :wink:
Bom já que essa é sua praia, que tal nos esclarecer se Jeep pode ter a suspensão modificada ou não ?
[]'
jeferson
22/09/2004, 18:17
Galera gostaria de agradecer a ajuda de todos... nunca achei que o pessoal ia dar essa força tão grande pra mim... OBRIGADO TURMA...
Hoje passei o dia correndo pra lá e pra cá :( :( :( pois uma hora o policial mandava eu ir para um lugar chegava lá mandava eu voltar e assim foi... :evil: :evil: :evil:
estava eu e o mecânico pra derrubar toda suspensão para original ou tentar socar no chão a cheroka não importava como pois não conseguia mais ficar longe do carro... :cry: :cry: :cry: ate que falei com um Policial muito calmo e muito gente fina que me explicou tudo que estava acontecendo mesmo assim ele falou que era impossível eu regularizar o carro pra andar na rua normalmente ( acho que pelos relatos ele esta enganado pois aqui mesmo no fórum temos todo o procedimento) chegamos em um bom senso de retirar o carro da base da Policia em um guincho e apreender o documento, com um prazo de 5 dias para a regulamentação do Carro...
Por isso vou baixar o carro para liberação do Doc. e depois sim dar entrada em um despachante junto ao Detran para a alterações na documentação... do carro alto novamente...
Abraços
Tentando Regulamentar a Cheroka... Pra ir ate a Bahia e voltar sem Problemas... :? :? :?
jeferson
22/09/2004, 18:20
Pelo que vi o maior problema que meu carro esta como passageiro no Doc.
Provavelmente o caso do Veículo MOdificado no documento ja seja uma maneira de ter algo para o policial reclamar menos... mas o certo é que vc ande com o processo (cópia dele) no porta luvas para provar quais são as modificações autorizadas.
Beleza Regis, muito bom ter colocado a resolução aqui p/ nós ... :D Quanto a andar com o processo no carro, como não fui eu quem fiz a mudança e sim o ex-dono, não tenho nada de nada de cópias. P/ "ajudar", a Camper era de outra cidade (Mauá-SP) e transferi ela p/ cá ... :roll:
Se bem que na Camper, a única coisa que tem modificada são os pneus, que no momento está com 35". De resto é tudo original. O problema maior mesmo é o CJ: motor de opala álcool (no documento está gasolina), pneus 33", kit FESS na suspensão ... :roll: Não sei se é sorte, mas já rodei muito mesmo por estradas com ele e nunca tive problemas. Algumas vezes já me pararam, pedem o documento e depois começam a perguntar que ano que é o Jeep, qual motor, qual câmbio, se faço trilhas, .... :roll: :wink:
Por falar em pneus, parece-me que pelo CBT nem isso pode mudar, estou certo ?
Abraços
Tentando Regulamentar a Cheroka... Pra ir ate a Bahia e voltar sem Problemas... :? :? :?
Quando for fazer a trip me da um toque que tenho algumas boas dicas... como ja dizia o baiano "....ahhhhhh que saudades tenho da Bahiaaa..." heheheheh To planejando me mandar pra la denovo nesse proximo carnaval, tirar umas férias, duas semanas On the Road e uma por la, que maravilha!
( )s Sem documento... do Detran! :twisted:
Ricki Graeff
22/09/2004, 22:14
Não adianta a classificação de boca... o que vale é o que tá escrito no documento... e só tem 3 categorias:
Passeio
Utilitário
Misto
Só pode alterar a suspensão de Utilitário... os outros não, graças ao nosso Código de Transito
Aí é que está o problema.... eu também não sei....
Talvez compense conversar com o pessoal da Lista de GPS (gpsbrasil) pois eles estão tentando alterar a resolução do contran a respeito do uso de GPS... eles devem saber um caminho.
Abraços
vamos corrigir as categorias de veiculos
-----Passeio
-----Utilitário
-----Misto
-----e carro de policial...
abraços
-----Passeio
-----Utilitário
-----Misto
abraços
Ricki,
Acho que você está generalizando novamente, e isso é extremamente errado. Conheço muitos policiais que não tem o carro filmado, socado no chão ou com qualquer outra coisa fora da lei. Aliás trabalho com um coronel que já prendeu um capitão que utilizava placas frias.
Quanto a andar com G5, se for carro da frota, acho correto, pois dá um pouco mais de segurança a nossos policiais no combate ao crime.
Volto a dizer que bandidos existem em todas as profissões, inclusive representantes comerciais, como saberemos que você também não é um mau profissional?
[]'s
puxa
mas q coisa
Proença, desencana desses comentários!!!!
Você sabe que em todos os segmentos temos bons e maus profissionais, infelizmente os maus acabam queimando os bons algumas vezes.
No meu ramo de equipamentos de segurança para agricultura, por exemplo, tem um FDP que vive arruinando o nosso mercado. O Cara é o maior ignorante e no intuito de roubar nossos clientes prejudica a todos........ resultado: nossa empresa perde o cliente e o cara também não o ganha!!!! Isso é muito triste, o cara ao invés de se preocupar em fazer um bom produto e vendê-lo, ele está mais preocupado em nos ferar!!!! E sabe o que é pior nessa história toda, o tal do "cara" é meu tio, e já foi sócio do meu pai na nossa empresa!!!!!!!!!
Tenho 2 amigos que são PM, no interior, e sei que às vezes vocês acabam pagando o pato por alguma atitude de colegas.........
Desculpe a todos pelo OFF-Topic, mas eu fiquei um pouco chateado quando li a resposta do Proença, me coloquei no lugar dele e imaginei o quão puto eu ficaria se falassem que todo Empresário que fabrica EPI é desonesto!!!
[]'s
Quanto a andar com G5, se for carro da frota, acho correto, pois dá um pouco mais de segurança a nossos policiais no combate ao crime.
O Problema é que não é carro de frota.
Um dia voltando de Sorocaba pararam eu e uma amiga minha, perguntei pq ele nos parou e ele disse q é pq estavamos com insulfilm.
Disse ele q o insulfilme impedia ele de saber quantas pessoas estavam no carro e essa pessoa poderia estar sento sequestrada ou algo do genero. Disse tb q no carro dele não tinha, q ele não colocou pela segurança dele.
Ai vem a pergunta:
Pq eles colocam G5 no carro deles se é proibido e não traz segurança?
[]’s
Ps. Já disse q não estou generalizando, existem ótimos profissionais na área.
Que discussãozinha chata....
Ricki Graeff
24/09/2004, 11:23
-----Passeio
-----Utilitário
-----Misto
abraços
Ricki,
Acho que você está generalizando novamente, e isso é extremamente errado. Conheço muitos policiais que não tem o carro filmado, socado no chão ou com qualquer outra coisa fora da lei. Aliás trabalho com um coronel que já prendeu um capitão que utilizava placas frias.
Volto a dizer que bandidos existem em todas as profissões, inclusive representantes comerciais, como saberemos que você também não é um mau profissional?
[]'s
:roll: :roll: :roll: Pelo amor de deus, vamos ficar até o ano que vem discutindo isso??????????????????????????
Todo mundo sabe que tem policial muito bom!!!!!!!!!!
E todo mundo sabe que estamos falando dos policiais malandros, corrupitos e que aproveitão da codição de policia pra se dar BEM...SOMENTE ISSO....
Agora que tal darmos importancia a terra, ar, água e 4X4......
F..I..M..
Melhor mesmo pessoal, ja foi bem explicado como regularizar tudo.
Fecha a conta e passa a regua :wink:
[]'s a todos
jeferson
24/09/2004, 12:32
Isso ai galera, muito obrigado pelas dicas já estou providenciando as mudanças e hoje talves eu consiga a liberação do Doc. do veiculo
depois eu posto os acontecidos... :wink: :wink: :wink:
Abraços
Sergio Rocha
24/09/2004, 19:58
Proença
Entendo sua posição.Mas infelizmente em todas as profissões temos bons e maus profissionais.
Com certeza vc conhece profissionais de sua area e de outras que não honram a profissão.Nem por isso quer dizer que todos os profissionais de todas as areas são FDP.Se assim fosse todos nós estaríamos simplesmente fud#%@#. :wink:
Bom já que essa é sua praia, que tal nos esclarecer se Jeep pode ter a suspensão modificada ou não ?
[]'
E aí Proença, não nos ajudou ?
Tive a minha primeira decepção com vc.
:roll: :roll: :roll: Pelo amor de deus, vamos ficar até o ano que vem discutindo isso??????????????????????????
Todo mundo sabe que tem policial muito bom!!!!!!!!!!
E todo mundo sabe que estamos falando dos policiais malandros, corrupitos e que aproveitão da codição de policia pra se dar BEM...SOMENTE ISSO....
Agora que tal darmos importancia a terra, ar, água e 4X4......
F..I..M..
Não, MANÉ! Podemos parar de discutir isso aqui mesmo. Só te dei uma comida de toco por que, mesmo tendo discutido no início do tópico sobre a generalização de opiniões sobre policiais, você posta aquela piadinha IDIOTA.
Quando você generaliza ofende a todos.
[]'s a todos
Sergio, vai com calma cara, aqui todos ajudamos como podemos e quando queremos.
Pelo q entendi ele não é da CET ou da PF, não tem obrigação de saber nada sobre isso.
Sempre achei q nossa união fosse pelo fato de sermos jipeiros e não pela nossa profissão.
[]'s calmantes
Eduardo Velo
24/09/2004, 21:24
Vendo o caminho que esse tópico tá tomando logo vai ser trancado ...
Não sei sa vcs acompanharam , mas há um mes vi na TV que os Deputados de SP (tudo gente finíssima) trocavam as placas pra poder rodar com o carro sem levar multas e como se fosse a coisa mais normal do mundo .
Muitos policiais da grande Sampa usam placas falsas em seus carros e se forem pegos apelam pro "coleguismo" .
Essa é a melhor de todas - OS FDP que votaram para só os bandidos e policiais andarem armados , fizeram um adendo na lei que eles poderão andar armados pra se defender , a gente tem que abaixar a cabeça e fazer tudo o que o bandido pedir .
Talvez , se eu fosse Polícia ou Político faria o mesmo , aproveitaria a "imunidade" . Não é como ser carpinteiro , mecânico , comerciante , etc ...
Obs. - Um colega meu discutiu com um cara e não sabia que ele era marronzinho , levou multa pra caramba , teve o maior trabalhão pra cancelar algumas , mas outras se ferrou . Não aconteceu nada com o Marronzinho , ele faz parte dos que tem um pouco de poder e imunidade ...
[]s
Sergio Rocha
24/09/2004, 21:29
Sergio, vai com calma cara, aqui todos ajudamos como podemos e quando queremos.
Pelo q entendi ele não é da CET ou da PF, não tem obrigação de saber nada sobre isso.
Sempre achei q nossa união fosse pelo fato de sermos jipeiros e não pela nossa profissão.
[]'s calmantes
Eu to calmo.Ele ficou triste e se sentiu ofendido.Todas as mensagens foram de apoio e quase de desculpas, inclusive a minha.
Sei que todos aki ajudam quando podem e quando querem.Mas pelo menos dizem quando não podem.Já quando calam é sinal de que não querem.
Tenho certeza que todos aki já encontraram bons e maus profissionais em muitas atividades.Então qual a novidade ?
Por que se ofender ?
Por que reclamar e depois se calar ?
Pra mim é no minimo pouco caso conosco que saimos em sua defesa.
É a mesma coisa quando respondemos alguma dúvida e o cara nem agradece, demonstrando falta de educação, e por achar que pode tudo. :wink:
Nossa união é por sermos jipeiros e nos respeitarmos.
Profissão não tem nada a ver, carater sim tem tudo a ver.
[]'calmissimos e respeitosos
apesar de ser policial não trabalho especificamente na área de trânsito
eu trab na detecção e apuração de casos que envolvam irregularidades praticadas por policiais
explica-se assim minha "decepção"
não respondi antes ou não me manifestei simplesmente pq não pude e quis trazer a resposta adequada já que não é minha praia valer-me de argumentos precários ou sem subsídios, pq isso já enfrento diariamente
mas em consulta com um amigo que é policial rodoviário federal, o mesmo me explicou que a coisa funciona assim:
toda é qualquer modificação de caracaterísticas originais do veículo deve ser alvo de atestação técnica e constar necessariamente no seu documento
caso contrário, pode ser autuado e/ou recolhido, dependendo do caso
[ ]´s sem querer aumentar polêmica
Sergio Rocha
25/09/2004, 10:43
Falou Proença
Obrigado pela resposta
[]'
Jeferson,
A primeira coisa a fazer é pedir uma autorização para o detran...
Seu despachante deve ter como cuidar disso.....
No pedido vc tem que colocar tudo o que vc quer alterar, só que o documento do seu carro não pode estar como Automóvel.... ele tem que estar como utilitario .... por causa da alteração na suspensão (pede pro despachante que ele altera também)..
Depois de autorizado, vc vai ter que juntar notas fiscais (inclusive de instalação) e fazer uma vistoria em uma oficina autorizada do INMETRO....
Se passar por essa vistoria, vc poderá mudar o documento do carro para veículo modificado e esfrega o laudo na cara do guarda que te parar.
é um processo longo, tortuoso e caro... mas se vc quiser andar com o carro sem problemas é só assim mesmo :(
O procedimento vai abaixo:
Alteração da Característica do Veículo
Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
1. Quando a Alteração envolver a substituição de componentes de segurança ou modificação da estrutura do veículo, não especificados pelo fabricante, exigir-se-á comprovante de segurança veicular, expedido por instituto técnico credenciado pelo INMETRO, conforme normas e procedimentos aprovados para seu registro e licenciamento.
2. Não serão permitidas modificações de suspensão e do chassi do veículo, classificado como misto ou automóvel.
3. Também é proibido a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos, para aumentar a capacidade de carga ou de sua lotação, visando obter benefício para modificar o combustível para “ óleo diesel” (Res. 25/98 – Artigo 5º e parágrafo único).
Procedimento:
· Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
· Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
· Vistoria do veículo.
· Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).
Obs.: É importante que, efetuada a modificação da característica do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Montar processo de transferência (ver transferência).
Atenção, endereços para vistoria:
· Para todos os tipos de veículos - Av. Queiroz Filho – Parque Villa Lobos.
· Para todos os tipos de veículos, exceto ônibus e caminhões – Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste.
· Somente para automóveis com placa cinza – Pátio do DETRAN-SP
HORÁRIO:
Seção CRV - 8:00 às 17:00
Alguém de vocês já regularizou as adaptações (modificações) nos veículos, como as descritas acima, depois das mesmas terem sido feitas ? O pessoal do DETRAN costuma complicar muito com isto ?
No aguardo das respostas...
RAFAEL TOSTES
26/09/2004, 22:06
Epiro...
Peguei o documento do brinquedinho sexta feira.
Troquei o motor a alcool por diesel (MWM TDI)
foram quase quatro meses de luta, gastei quase 1.000,00
com taxas, transferencias, vistorias, despachantes, etc...
fiz tudo o que Jeferson listou
No documento saiu
"OBSERVAÇÕES"
SEM RESERVA: MODIF: COMB
Um abraço
Epiro...
Peguei o documento do brinquedinho sexta feira.
Troquei o motor a alcool por diesel (MWM TDI)
foram quase quatro meses de luta, gastei quase 1.000,00
com taxas, transferencias, vistorias, despachantes, etc...
fiz tudo o que Jeferson listou
No documento saiu
"OBSERVAÇÕES"
SEM RESERVA: MODIF: COMB
Um abraço
Ok Rafael, agradeço a resposta, mas só para confirmar: as adaptações/modificações foram feitas antes ou depois de toda esta via crucis? :wink:
RAFAEL TOSTES
27/09/2004, 07:15
Jéferson
Antes, na vistoria o jeep já tem que estar rodando.
Na vistoria o Jeep já estava com a suspensão alterada
ninguém falou nada.
[]s
Alguém de vocês já regularizou as adaptações (modificações) nos veículos, como as descritas acima, depois das mesmas terem sido feitas ? O pessoal do DETRAN costuma complicar muito com isto ?
No aguardo das respostas...
geralmente o "pessoal" do Detran nao enche o saco desde que o carro tenha passado pela inspeçao tecnica do Inmetro, Tecpar (PR) ou algo que o valha.
se vc passou pela vistoria tecnica o Detran nao tem que encher o saco, apenas atestar e emitir a documentaçao e pronto.
qquer coisa alem disso cheira a "tem um cafezinho ai pra nois?"
[]´s espertos com funcionario publico.
Dennis Figueiredo
27/09/2004, 10:53
Tem um colega meu que documentou gaiola com motor roubado, isso mesmo roubado, com um cafezinho de 50 pilas. :shock:
jeferson
27/09/2004, 14:04
Jéferson
Antes, na vistoria o jeep já tem que estar rodando.
Na vistoria o Jeep já estava com a suspensão alterada
ninguém falou nada.
[]s
Rafael meu Jeep está rodando normalmente já levantado, mas nunca tinha me preocupado com a legalização das alterações do carro... estou fazendo uma polainas mais largas para que cubra 100% os pneus quando estiver pronto vou direto para vistoria do Inmetro para começar a legalizar o veiculo...
Ah já estou com o carro e com os documentos liberados... agora é só partir para o despachante e agilizar as vistorias e etc...
Abraços
Jeferson,
Mantenha a gente informado sobre a "epopéia" pois eu não conheço ninguém que tenha documentado alteração de suspensão aqui em SP, e sua experiência é muito válida para todos
Abraços
Tem um colega meu que documentou gaiola com motor roubado, isso mesmo roubado, com um cafezinho de 50 pilas. :shock:
Jeferson,
O que o Dennis comentou realmente acontece, pois acredite...tem OIC - Organismo Inspetor Credenciado INNETRO - que é picaretagem e o caras dão CSV (Certificado de Segurança Veicular) sem se quer olhar o carro.... apenas com o tal cafezinho :twisted: :twisted: , ou seja, este negócio falta de ética profissional existe até no INMETRO :? :? apesar de ser um Instituto renomado e sério.
[]'s
pra encerrar minha participação neste tópico:
Rodas cujas dimensões ultrapassam os limites dos pára-lamas.
Infração prevista no Art. 230, inciso VII, do CTB (côr ou característica alterada), combinado com o art. 1º e 2º da Resolução do Contran nº 533/78.
veículo com roda cujo raio seja diferente do original.
Art. 230 do CTB c.c. o Art. 2º da Resolução do Contram 533/98.
Se o diâmetro total do conjunto (pneu+roda) for mantido não haverá infração (Ofício Circular nº 69/98 do Denatran)
the end
Não, ainda não. Veja bem. Existe o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, o Contran e suas resoluções, e o Denatran e seus ofícios. Acabou por ai, ou tem mais XXtran? Além do código tem os ofícios e as resoluções. O código foi amplamente divulgado em toda mídia, mas convenhamos como os cidadãos podem ficar sabendo dos ofícios e das resoluções? E quando houver novas edições e novas alterações? Nenhum jipe nacional sai com pneu 33. Então toda jipeirada poderá ter a viatura retida? :shock: Ô Proença, sem querer te aporrinhar, vejo que vc entende do assunto. Dá uma ajuda prá nóis, simples pagadores de impostos.
[]´s
Não, ainda não. Veja bem. Existe o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, o Contran e suas resoluções, e o Denatran e seus ofícios. Acabou por ai, ou tem mais XXtran? Além do código tem os ofícios e as resoluções. O código foi amplamente divulgado em toda mídia, mas convenhamos como os cidadãos podem ficar sabendo dos ofícios e das resoluções? E quando houver novas edições e novas alterações? Nenhum jipe nacional sai com pneu 33. Então toda jipeirada poderá ter a viatura retida? :shock: Ô Proença, sem querer te aporrinhar, vejo que vc entende do assunto. Dá uma ajuda prá nóis, simples pagadores de impostos.
[]´s
ok
concordo que grande parte desse emaranhado de leis, resoluções, pareceres e outros trecos confusos, nem todos tem acesso
mas dentro das possibilidades, basta questionar
e não precisa "pagar cervejinha" pq não é meu esquema
[ ]´s querendo pular fora deste tópico
andretomasi
30/09/2004, 00:39
e não precisa "pagar cervejinha" pq não é meu esquema
[ ]´s querendo pular fora deste tópico
Não entendi onde foi que o Luca sugeriu isto.. :roll:
[ ]´s
Não entendi onde foi que o Luca sugeriu isto.. Talvez ele tenha pensado que "pagadores de impostos" tivesse outro sentido. Não é o caso, e nunca faria qualquer sugestão à sua pessoa, Proença.
... desse emaranhado de leis, resoluções, pareceres e outros trecos confusos, nem todos tem acesso
Proença, veja como é injusto. Eu tenho que cumprir uma norma, à qual somente os que a fazem tem acesso. Amanhã sai uma norma que diz que um veículo tem que ter dois retrovisores. Ninguém sabe, e tem o carro retido. Ou pior, vc é parado na estrada, por um guarda em dia que ele tomou uma bronca da mulher :D . Ele alega um monte de coisa da Resolução do Denatran, ou do Contran, etc, etc, da qual eu nunca tive acesso. Eu vou dizer o quê pro agente? Sorry o desabafo, mas é um pesadelo que acho que perturba mais gente. Não seria legal um site com todas as resoluções, etc? Ou um livrinho?
[]´s
Rodas cujas dimensões ultrapassam os limites dos pára-lamas.
Infração prevista no Art. 230, inciso VII, do CTB (côr ou característica alterada), combinado com o art. 1º e 2º da Resolução do Contran nº 533/78.
veículo com roda cujo raio seja diferente do original.
Art. 230 do CTB c.c. o Art. 2º da Resolução do Contram 533/98.
Se o diâmetro total do conjunto (pneu+roda) for mantido não haverá infração (Ofício Circular nº 69/98 do Denatran)
the end
Proença,
A resolução 533/78 é baseada na lei 5.108, a qual foi revogada pelo novo CBT.
Como fica nesse caso, .... as resoluções ainda são válidas?
Obrigado
Ja achei a resposta
Art. 314. O CONTRAN tem o prazo de duzentos e quarenta dias a partir da publicação deste Código para expedir as resoluções necessárias à sua melhor execução, bem como revisar todas as resoluções anteriores à sua publicação, dando prioridade àquelas que visam a diminuir o número de acidentes e a assegurar a proteção de pedestres.
Parágrafo único. As resoluções do CONTRAN, existentes até a data de publicação deste Código, continuam em vigor naquilo em que não conflitem com ele.
Agora outra Proença....
entendo que a maneira que temos de resolver pendencias é de solicitar algo para as camaras temáticas do denatran.
Mas como podemos fazer uma solicitação formal?
Obrigado
Não entendi onde foi que o Luca sugeriu isto.. Talvez ele tenha pensado que "pagadores de impostos" tivesse outro sentido. Não é o caso, e nunca faria qualquer sugestão à sua pessoa, Proença.
... desse emaranhado de leis, resoluções, pareceres e outros trecos confusos, nem todos tem acesso
Proença, veja como é injusto. Eu tenho que cumprir uma norma, à qual somente os que a fazem tem acesso. Amanhã sai uma norma que diz que um veículo tem que ter dois retrovisores. Ninguém sabe, e tem o carro retido. Ou pior, vc é parado na estrada, por um guarda em dia que ele tomou uma bronca da mulher :D . Ele alega um monte de coisa da Resolução do Denatran, ou do Contran, etc, etc, da qual eu nunca tive acesso. Eu vou dizer o quê pro agente? Sorry o desabafo, mas é um pesadelo que acho que perturba mais gente. Não seria legal um site com todas as resoluções, etc? Ou um livrinho?
[]´s
não disse que ele sugeriu, apenas quis deixar bem claro que, diante de alguns comentários existentes neste tópico, eu procuro ajudar a todos sem visar nenhum interesse
ah! por último: tb pago imposto
sobre a legislação: uma vez que é publicada em diário oficial, existe o entendimento legal que foi dada a necessária publicidade à toda população
entendo a dificuldade da maioria, mas infelizmente não há muito o que fazer
quanto às câmaras temáticas:
em consulta ao site do denatran www.denatran.gov.br, verifiquei que existe o regimento interno, regulamentado por meio da resolução do contran nº 144/03
não vou me alongar muito mas acho que é perfeitamente viável a participação de algum colega jipeiro, buscando atender as nossas necessidades.
quesitos pra composição da câmara:
três especialistas representantes de segmentos da sociedade relacionados com trânsito e a temática da respectiva Câmara e quatro especialistas reconhecidos de notório saber na temática da respectiva Câmara.
quesito interessante, das atribuições:
encaminhar as solicitações das Câmaras Temáticas às demais unidades do órgão máximo executivo de trânsito da União e a órgãos e entidades a ele externas
encaminhar ao Contran os pareceres analisados, acompanhados ou não de minutas, textos, sugestões ou estudos das Câmaras Temáticas
única ressalva que verifiquei: acho que essas câmaras funcionam em brasília.
tem algum jipeiro de lá pra se manifestar?
[ ]´s querendo cair fora deste tópico
Apesar do amigo Proença estar doido para cair fora do tópico, gostaria, se possivel que ele me solucionasse uma dúvida:
Os policiais rodoviarios federais e outros agentes da lei podem/devem fiscalizar o lacre da bomba injetora em carros a diesel, e é possivel ter o veiculo multado/apreendido caso ele nao esteja la?
Pergunto isso pq é comum darem umas voltinhas no parafuso da bomba, afim de injetar mais diesel, e com isso o lacre vai embora.
[]s confusos!
Osvaldo
ok. percebi que a demanda sobre trânsito está elevada
n gosto de ficar metendo o bedelho em área de outra Corporação,
por princípios éticos
mas por sorte, no grupo de jipeiros de registro tem 2 colegas que são prfs
anotei sua dúvida e vou questioná-los e assim q tiver a resposta, eu posto aqui
[ ]´s conformados com a situação e ficando neste tópico
Resumindo se entendi.
Tenho uma GM-Tracker, documento mis/utilitário/jipe, portanto elevar não tem problema.
É isto?
jeferson
05/12/2004, 19:44
Resumindo se entendi.
Tenho uma GM-Tracker, documento mis/utilitário/jipe, portanto elevar não tem problema.
É isto?
Exato a grande briga agora está em conseguir uma autorização do delegado do Detran em conseguir uma autorização p/ tal mudança de Automovel / Passeio para Utilitario / jeep ai é só pegar o laudo do inmetro que já está pronto... No meu caso tive que fazer a vistoria no inmetro consegui meu carro passou numa boa no seu caso nem precisa fazer...
Abraços
Jeferson,
Como ficou o caso dos pneus para fora da carroceria, e dos pneus maiores que o original.
Pergunto isso pois tem uma resolução do contran que não permite alteração do diÂmetro do conjunto Roda/Pneu.....
é Possível legalizar mesmo assim?
Abraços
Régis
jeferson
06/12/2004, 14:03
Jeferson,
Como ficou o caso dos pneus para fora da carroceria, e dos pneus maiores que o original.
Pergunto isso pois tem uma resolução do contran que não permite alteração do diÂmetro do conjunto Roda/Pneu.....
é Possível legalizar mesmo assim?
Abraços
Régis
Regis para passar no inmetro tive que fazer uns paralamas maiores para cobrir os pneus mas ficou muito feio andei nem um dia com os alargadores ficou muito feio mesmo o que vou fazer agora e colocar uma borracha igual a do Samuca que estava no Trial uma borracha grossa de EVA só pra dar uma disfarçada, o diametro dos pneus com o documento utilitario já não pega nada ainda mais com o laudo do inmetro...
Abraços
Afonso Carlos
10/12/2004, 14:39
Ok, no carnaval deste ano, estava voltando do Guaruja com meu Jipe, e fui parado na imigrantes, o guarda disse que ia prender meu jipe, porque a suspensão estava modificada.
Quando me disse isso logo perguntei, ``Minha suspensão está modificada em que?´´ Então ele ficou enrrolando e disse que o jipe estava muito alto, e novamente eu perguntei `` Mas qual é a altura certa ?´´ novamente ele não soube responder e muito a contra gosto acabou me liberando.
Desta vez funcionou não sei as próximas.
Um abraço a todos Afonso Carlos.
Marcos Ojeda
10/12/2004, 17:37
Resumindo se entendi.
É isto?
Exato a grande briga agora está em conseguir uma autorização do delegado do Detran em conseguir uma autorização p/ tal mudança de Automovel / Passeio para Utilitario / jeep ai é só pegar o laudo do inmetro que já está pronto... No meu caso tive que fazer a vistoria no inmetro consegui meu carro passou numa boa no seu caso nem precisa fazer...
Abraços
Jeferson, eu sei que em Atibaia o delegado do detran é mais acessivel (cidade pequena)caso queira regularizar a Cheroka lá eu tenho endereço depois se quiser e só tranferir para Sampa de novo.
jeferson
10/12/2004, 20:23
Boa ideia se não rolar aqui em São Paulo vou fazer isso, e ainda melhor tenho um sitio em Itatiba posso colocar o endereço de lá :wink: :wink: :wink:
Obrigado
As vezes me pergunto pra q esse emaranhado de leis, se os maiores interessados na nossa segurança/vida/patrimonio somos nos mesmos.
O Estado daqui a pouco vai querer legislar ate sobre a nossa posiçao de fazer C*c* e ainda vai tentar nos convencer q isso é pro nosso bem, e o pior ainda esta por vir: um monte de gente convencido disso vai aparecer e dizer q o Estado ta certo. Cada povo tem o Estado q merece.
E vê se aprendam a votar por favor !!!!! :mrgreen: e parem de mandar o lixo de seus estados aki pra Brasília. :|
valeu
O que mata o código de transito é a subjetividade.
Já nasceu tao subjetivo q foi preciso um anexo, igual dicionario, pra definir zilhoes de termos usados, ou talvez ja contasse com a "parcialidade" de alguns aplicadores das normas.
Soma-se a isso as regulamentações do Contran q demonstram total desconhecimento dos assuntos tratados, preconceito com tudo o q é novo e ainda a contradição das diferentes resoluções.
Finalmente temos o sério problema de falta de decisoes judiciais sobre esse orgia de aplicações/entendimentos das leis de transito e contra os desmandos do poder de fiscalizaçao/policia. Como questoes de transito ocasionam despesas de pequena monta (no maximo uns 600 paus pra multas gravissimas) entao o cidadao q se ve numa situação de desmando acaba pagando a multa do q levando a questao a justiça.
Com isso nao se geram jurisprudencias, decisoes num determinado sentido, q protegeriam todos os demais cidadaos tb e obrigariam os Contrans/Detrans/Policiamento a se tornarem mais tecnicos e menos subjetivos.
Se enchessemos os tribunais especiais com questoes de transito, num pequeno espaço de tempo, devido às juriprudencias e agora ao efeito vinculante, obrigariamos os orgaos de fiscalização/policia a ter uma postura mais técnica.
Mas nao permitam q os orgaos fiscalizadores tentem terminar a audiencia(1ª) com um simples acordo de cancelamento de multa (o q eles sempre fazem) pq isso NAO GERA JURISPRUDENCIA, nao aceitem o acordo, e na audiencia seguinte (2ª) o juiz com certeza decidira a seu favor (pq senao eles nao teriam proposto acordo) e o julgado vai pesar a favor de outros casos iguais (jurisprudencia).
PROCESSAR, PROCESSAR, PROCESSAR, juizados especiais nao cobram nada pelo processo, corre rápido(+-90dias) e a decisao pode tb incluir nao so o cancelamento das multas, como tb exigir indenizaçao por dano moral pelo estresse sofrido pelo cidadao pagador de IPVA/Seguro/Taxa de Licenciamento/Taxas de Vistoria... ou vc acha q os Detrans/Policias iriam ficar pagando danos morais o resto da vida sem tomar uma postura mais tecnica nas barreias? Qdo a coisa aperta no bolso muda tudo.
Antes q algum pessimista critique os tribunais pela demora, notem q estou falando de juizados especiais, nao da justiça comum.
Vamos virar a mesa, PROCESSEM e nao aceitem acordo (transaçao).
Pra entrar no Juizado Especial nao precisa de advogado nao (nas causas ate 20 salarios, de 21 a 40 precisa).
Vcs podem redigir algo em casa, pra qdo for la entrar com a açao lembrar dos argumentos/motivos, pq chegando la o proprio serventuario da justiça redige a petiçao, anexe as provas (justiça adora provas materiais tipo fotos sao incontestaveis).
Espera em casa q no prazo de ate 90dias ja é a primeira audiencia (conciliaçao/transaçao) nessa audiencia, qdo os Detrans/fiscalizaçao/PM veem q vao perder eles oferecem cancelar o Auto de Infraçao, nessa hora NAO aceite, espere pela segunda audiencia e o juiz vai julgar e assim é q se faz a jurisprudencia (série de julgados).
Qdo forem entrar com o processo de cancelamento nao se esqueçam de pedir dano moral, argumentem q vcs tiveram o nome constante em lista publica de devedores do estado (secretaria de fazenda), q por isso nao puderam emitir CRLV (se for o caso), q tiveram q perder dia de serviço indo e vindo no Detran pra resolver, se a preocupaçao envolver problema de saúde, peçam pro médico um relatório medico do atendimento e anexem ao processo, como o valor sem advogado é baixo (ate 20 Sal.) vcs com certeza vao ganhar e o juiz vai dar o valor pedido (peçam valor total=20 Sal.), se tiverem um advogado conhecido, q vai trabalhar baratinho pra vcs, peçam os 40 salarios permitidos pela lei dos Juizados Especiais.
QQuer dica sobre recurso de multas é so pedir, mandem email com a copia da multa e se tiver algum motivo é so explicar q dou uma olhada e vejo se cabe recurso.
Valeu
Dero, e a todos no tópico.
Fui multado na Régis com mais 5 jipes (Nero, Beto,…) logo depois que adentramos nela.
O Policial passou pela gente e lá na frente mandou todos pararem, foi muuito sem educação, mandou todos lavarem as placas dianteiras e traseiras até que estivessem limpinhas e após isso aplicou multa de placa adulterada (R$200,00) para todos!!! Detalhe, fizemos algumas trilhas no fim de semana e os jipes estavam cheios de barro.
Tentamos argumentar e ele não deu a mínima chance de conversa, além de ter nos feito esperar por 1h30!!!!
Pergunto-
É direito dele multar, mesmo depois de nos obrigar a lavar as placas em plena estrada?
Temos argumentos suficientes para processá-lo (principalmente pelo fato de sermos em 5)?
Obrigado,
()’s querendo f... aquele guarda.
Ronaldo B.
14/12/2004, 15:54
após isso aplicou multa de placa adulterada (R$200,00) para todos!!!
Nepomuk,
Não é so com você que isso acontece.... há dois anos recebi uma multa em casa, motivo: "trafegar com o veículo sem placas " ..... não fui parado por nenhum guarda, niguém pediu os documentos do meu carro, nem o guarda que me multou eu vi ...... agora me explica.... se eu estivesse mesmo sem as placas no carro como ele poderia ter me multado ????? Só se ele fosse vidente ..... e o que me deixou mais PUT&%$#@ da vida é que eu tava com as placas... as duas ... dianteira e traseira.... entrei com recurso alegando tudo isso e ainda anexando fotos da frente e da traseira do veículo, devidamente emplacado, e olha que nem era um jeep e nem tava sujo de barro e sabe qual foi o resultado ????
PERDI !!!! ACREDITE SE QUISER ... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Existe alguma explicação para isso?????
[]´s emplacados e multados!!!!!!
Ronaldo,
Este seu relato é uma pérola. Coisa pra publicar em jornal mesmo.
Minha família tem umá chácara na região de Jarinú e vou quase todo fds. Passo por uma estrada que leva da Anhanguera até a cidade (SP354) onde já levei 5 multas por excesso de velocidade (radar) no mesmo local (km 40,7).
Ora, depois das primeiras duas, eu já sabia da coisa e só passava bem devagarzinho no local. Como fui levar as outra três não sei. Só sei que estou tão PUT&%$#@ quanto os colegas aí.
Vai falar "quem manda correr"? O limite é 80 km/h e estava, segundo o radar, a 89 km/h. Mas vai tentar manter 80! Detalhe: o radar fica num retão, na descida, e bem escondido. Já que criaram a indústria da multa, vamos ser ISO 9000.
Dero, e a todos no tópico.
Fui multado na Régis com mais 5 jipes (Nero, Beto,…) logo depois que adentramos nela.
O Policial passou pela gente e lá na frente mandou todos pararem, foi muuito sem educação, mandou todos lavarem as placas dianteiras e traseiras até que estivessem limpinhas e após isso aplicou multa de placa adulterada (R$200,00) para todos!!! Detalhe, fizemos algumas trilhas no fim de semana e os jipes estavam cheios de barro.
Tentamos argumentar e ele não deu a mínima chance de conversa, além de ter nos feito esperar por 1h30!!!!
Pergunto-
É direito dele multar, mesmo depois de nos obrigar a lavar as placas em plena estrada?
Temos argumentos suficientes para processá-lo (principalmente pelo fato de sermos em 5)?
Obrigado,
()’s querendo f... aquele guarda.
Cara melhor vc me passar a copia da multa pra eu olhar tudo o q da recurso, vcs assinaram alguma coisa la na hora?
A dica da copia por email vale para todos, pq ai posso ver nao so as questoes de direito, como as de fato tb (tipo alguma falha material no formulario da multa)
valeu
após isso aplicou multa de placa adulterada (R$200,00) para todos!!!
Nepomuk,
Não é so com você que isso acontece.... há dois anos recebi uma multa em casa, motivo: "trafegar com o veículo sem placas " ..... não fui parado por nenhum guarda, niguém pediu os documentos do meu carro, nem o guarda que me multou eu vi ...... agora me explica.... se eu estivesse mesmo sem as placas no carro como ele poderia ter me multado ????? Só se ele fosse vidente ..... e o que me deixou mais PUT&%$#@ da vida é que eu tava com as placas... as duas ... dianteira e traseira.... entrei com recurso alegando tudo isso e ainda anexando fotos da frente e da traseira do veículo, devidamente emplacado, e olha que nem era um jeep e nem tava sujo de barro e sabe qual foi o resultado ????
PERDI !!!! ACREDITE SE QUISER ... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Existe alguma explicação para isso?????
[]´s emplacados e multados!!!!!!
Ja tem muito tempo q recorreu? existe recurso do recurso tb.
Caso tenha ainda as fotos vc pode entrar no juizado especial, é facil, nao precisa de advogado e ganha facil.
Um boa dica pra todos é tirar fotos como prova do contrario, se estiverem no local da infraçao tirem fotos/filmagem q mostrem as condiões em q se encontra o carro/placa/falta de sinalizaçao de radares (200/300 mts do aparelho), caso so possam tirar as fotos no dia seguinte do local (pra provar falta de sinalizaçao adequada/placas pixadas/placas e pinturas de pista apagadas) levem um jornal da sua cidade e fotografe o local mostrando a capa do jornal de longe e de perto e guardem o jornal (pra provar a data em q a foto foi tirada), fotos sao otimas provas em tribunal, desde q seja possivel prever a data aproximada.
Como na maioria dos passeios levamos cameras fotograficas e filmadoras elas podem ajudar muito nisso.
valeu
Elmer_Jeep
14/12/2004, 19:29
já peguei uma multa de 90 reais por ter no jeep a placa dianteira feita em acrílico. Era uma plaquinha linda, muito bem feita e visível. Alegaram que o material da placa estava fora das especificações do contran/denatran/roubartran sei lá. E só liberaram o carro depois q fui em casa buscar a placa velha de alumínio e montei de volta.
[]'s revoltados com a intolerância :evil:
Bom... quanto a multa aplicada a mim, ao Beto, ao (Fábio) Nepomuk, ao pai do Beto e ao Med.
Recorra quem quiser, eu vou pagar porquê estávamos realmente errados. Simplesmente não há desculpa e argumentação pra isso. Eu fico muitíssimo feliz de ter levado a multa e não ouvido um pedido de propina. A gente reclama quando o oficial faz o trabalho dele e quando não faz também? Qual o parâmetro?
Todo mundo quer um desconto, como liberar após a limpeza da placa. Da próxima vez todo mundo vai lembrar e lavar as placas. :D E espero que quem leia isso também lembre. Tá aí a famosa função punitiva da multa:
Putz! Lembrei do coxinha do NeRo, deixa eu lavar a placa...
[], esperando as pedradas :P
já peguei uma multa de 90 reais por ter no jeep a placa dianteira feita em acrílico.
Fala Elmer! :D
Até onde eu sei... não pode mesmo, também tenho dúvidas quanto as placas adesivas que colocam na frente dos tunados :?
A minha dianteira tenho que trocar, já tava ruim, depois da última trilha (leia-se quebra :D), não tem desculpa, tenho que trocar mesmo.
:mrgreen:
Madei fazer a minha dianteira no despachante por R$ 20,00, nem precisei ir no detran, sai mais barato do que se eu fosse lá, só o tempo que perde não compensa.
Agora Sr. Nero se vc. gostou de tomar a multa e que tudo mundo vai lembrar de vc., paga a minha, assim todos pensaram em vc., principalmente eu.... :P
Agora Sr. Nero se vc. gostou de tomar a multa e que tudo mundo vai lembrar de vc., paga a minha, assim todos pensaram em vc., principalmente eu.... :P
hehehehe. boa :D
Mas vamos esclarecer para q ninguem mais seja multado erroneamente:
1) q uma coisa é o guarda te multar:
"CTB Art. 237. Transitar com o veículo em desacordo com as especificações, e com falta de inscrição e simbologia necessárias à sua identificação, quando exigidas pela legislação:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização"
NOTE Q AKI NAO SE FALA EM PLACA SUJA E SIM E FALTA DE IDENTIFICAÇÃO, q sao situações diametralmente opostas.
2) Se aceitam o enquadramento no artigo 114 q é ADULTERAÇAO DE PLACA NUMERADA E SINAL IDENTIFICADOR aceitam erroneamente, pq esse artigo preve AÇÃO do agente, ma fé, nao preve o caso fortuito nem a boa fé, entao de carona levam junto, totalmente grátis e como premio por nao recorer, o enquadramento no art. 311 do CÓDIGO PENAL q pode render ate prisao :shock:
Se nao vejamos as jurisprudencias nesse sentido:
"Crime de adulteração
HABEAS CORPUS Nº 79.780-6
RELATOR: MIN.OCTAVIO GALLOTTI
EMENTA: Crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311 do Código Penal, com o conteúdo introduzido pela Lei nº 9.426-96).
Tipifica, em tese, a sua prática, a adulteração de placa numerada dianteira ou traseira do veículo, não apenas da numeração do chassi ou monobloco.
DJU nº 160-E, Seção 1, pág. 82, de 18.08.00"
fonte: http://www.mpdft.gov.br/Orgaos/Camaras/BINF2700.htm
outra:
"HC Nº. 79.780?6 - STF: ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO - PLACAS DIANTEIRAS E TRASERIAS - ART.114 DO CTB – CONFIGURAÇÃO DE CRIME. ART.311 DO CP."
para esclarecimento segue o art 114:
"CTB Art. 114. O veículo será identificado obrigatoriamente por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, reproduzidos em outras partes, conforme dispuser o CONTRAN.
§ 1º A gravação será realizada pelo fabricante ou montador, de modo a identificar o veículo, seu fabricante e as suas características, além do ano de fabricação, que não poderá ser alterado"
Se ainda em duvida, segue o art. 256, veja o ultimo paragrafo:
"Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:
I - advertência por escrito;
II - multa;
III - suspensão do direito de dirigir;
IV - apreensão do veículo;
V - cassação da Carteira Nacional de Habilitação;
VI - cassação da Permissão para Dirigir;
VII - freqüência obrigatória em curso de reciclagem.
§ 1º A aplicação das penalidades previstas neste Código não elide as punições originárias de ilícitos penais decorrentes de crimes de trânsito, conforme disposições de lei. "
Se ainda em duvida q a adulteraçao depende de açao do agente, de ma fé e nao do caso fortuido e da boa fé, vejam o negrito da integra do acórdao:
HABEAS CORPUS N. 79.780?6 SÃO PAULO
RELATOR MIN. OCTAVIO GALLOTTI
PACIENTE ARNALDO DO NORTE OU ARNALDO NORTE
PACIENTE MAPA SUSAN MAURÍCIO TELES NORTE
IMPETRANTES: JASON BARBOSA DE FARIA E OUTRO
COATOR SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
(...)
R E L A T Ó R I O
PRIMEIRA TURMA
O SENHOR MINISTRO OCTAVIO GALLOTTI: Acha se a bem resumida pelo ilustre Subprocurador Geral da República EDINALDO DE HOLANDA BORGES no parecer de fls. 517/520 cujo inteiro teor é o seguinte:
(...)
Consta dos autos que o foram denuciados, exclusivamente, pelo delito de "adulteração de sinal identificador de veiculo automotor, uma vez que, em tese, modificaram uma das letra da placa de seu veículo, de sorte que na placa onde deveria conter as letras “CGP”, com o simples apagar de parte da letra "C", tomou?se "CCP", fato este descoberto por policiais rodoviários apenas no mês de setembro de 1997, conforme narra a denúncia de fls. 12/14. 1º vol.
(...)
"Para nós no dizer de Mirabeti caracteriza o crime em estudo a alteração da placa ou plaqueta de veículos automotores, pois autoridade pública para comprovar pois esse sinal é usado pela cumprimento de formalidade legal. Assinala percuscientemente Geraldo de Faria Lemos que 'esses artefatos, colocados no veículo, comprovam o registro, licenciamento e vistoria, justamente as formalidades legais para que possam os veículos transitar nas vias terrestres'."
De todo improcedente, portanto, a alegada atipicidade por falsificação grosseira, máxime diante da necessidade de perícia para a constatação do ilícito (fls. 371/372).Insta mencionar, por outro prisma, que a Lei 9.426, foi publicada em 24 de dezembro de 1996, ao passo que o ilícito objeto da presente impetração fora "desvendado" em setembro do ano de 1997, guardando, assim, total procedência intertemporal entre a denúncia ofertada e a nova
Lei editada.
Impende ressaltar, ademais, que a que se referiu o e. Superior Tribunal de Justiça em nada altera a responsabilidade que a tipificação insculpida toda evidência independe a sua vigência. Assim, mencionarem que o artigo depende de outra norma para a sua aplicação. A comprovar, leia?se o teor:
"Art. 311 ? Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento."
Assim, como se vê, a norma inserta da maneira com que fora editada, noutra legislação para a sua complementação, posto que possui em si mesma, preceito e sanção integrais, máxime quando menciona, globalizadamente, que para caracterização do ilícito basta a alteração ou mesmo remarcação de "qualquer sinal identificador do veiculo" seja interno ou externo, como é o caso das placas dianteira e traseira.
Por esse motivo, e diante da acertada decisão do e. Superior Tribunal de Justiça, opina o Ministério Público Federal pelo indeferimento do writ.
É o relatório.
V O T O
O SENHOR MINISTRO OCTAVIO GALLOTTI ? (Relator): Eis o inteiro teor do voto do eminente Ministro FERNANDO GONÇALVES, acompanhado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça:
(...)
De conseqüência, a alteração, adulteração ou remarcação de referido objeto, implica na incidência do artigo 311 do Código a redação dada pela Lei nº 9.426/96, 461/462.
Não há, pois, atipicidade na adulteração, contrafacção, falsificação, deformação, deturpação ou remarcação de novo número ou sinal de identificador do veiculo de seu componente ou equipamento, pouco importando, como adverte MIRABETE, o processo utilizado.
(...)
De uma forma ou de outra, em nenhum instante se afirma que os pacientes são os autores da remarcação e que pelo fato devem ser responsabilizados. Apenas se atesta a configuração do delito do art. 311 na conduta de remarcação das placas do veiculo, elementos de sua identificação externa, ex vi do art. 115 do CTB. A denúncia, sob este aspecto, descreve um crime, sendo, portanto, adequada.
Nego a ordem.
"Art. 230. Conduzir o veículo:
I ? com o lacre, a inscrição do chassi, o selo a placa ou qualquer outro elemento de identificação
veiculo violado ou falsificado;"
Trata?se, no entanto, de fato que só aparentemente identifica com o do crime inscrito no art. 311 do Código Penal pela lei anterior. Aqui, basta que o agente conduza o veículo com a placa adulterada, ainda que não tenha participado da sua adulteração.Entre a infração administrativa mais leve e a gravíssima é a mesma de:
==========================
CUIDADO portanto em aceitar essa multa, pois podem tb ter q responder a PROCESSO CRIMIAL.
Note q tudo o q se refere essa multa é evidentemente coisas referentes a FALSIFICAÇAO e nao uma placa suja pelo uso.
Fica a dica pros membros do forum, a decisao é de cada um.
valeu
Ronaldo B.
15/12/2004, 11:32
Ja tem muito tempo q recorreu? existe recurso do recurso tb.
Caso tenha ainda as fotos vc pode entrar no juizado especial, é facil, nao precisa de advogado e ganha facil.
Dero,
Isso ocorreu fazem uns dois anos e não tenho mais nem a multa nem a papelada do recurso, até o carro eu já vendi.
Mesmo assim, obrigado.
[]´s
Fala Dero!
Na descrição da nossa multa consta o artigo 230 VI:
Art. 230–VI Conduzir veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade;
Que foi exatamente o que fizemos. :D
Quanto ao Sr Betinho Coxinha, releve! Ele é apenas uma criança e não aprendeu ainda a responder por seus erros. :D
Valeu irmão!
NeRo,
haaa sim art 230VI. :wink:
Tava lendo de novo os posts do nepomuk e vi q ele falou q "aplicou multa de placa adulterada (R$200,00) para todos!!!" ai pensei q era outro artigo, por isso gosto de ver as copias das multas. :D
Mas q o guarda foi duro ele foi, pq na maioria das vezes eles so manda limpar as placas e lanternas e liberam, em outras aplicam a advertencia (art 256 I.) , mas multar foi pena maxima hehe. foda. Ate parece q ele queria outra coisa, como nao rolou entao foi multa mesmo 8) .
valeu
Ressuscitando o tópico vou contar o hilariante caso q aconteceu comigo:
Vinha eu tranquilamente pela via, a velocidade de 60km/h, ligo a seta entro no acostamento para diminuir a velocidade e ato seguido entro em uma agência de veículos para ver um carro q tinha visto de passagem no dia anterior.
La na frente vejo q tem 2 PMs de moto anotando um monte de coisa nos bloquinhos, me chamou atençao o fato de um deles olhar insistentemente para o meu carro.
Após ver o q fui ver na agência, parei perto dos guardas e perguntei se por acaso estavam me autuando qdo um dos PMs disse q sim pq eu estava trafegando pelo acostamento (multa de 520,00 L$) :!: :!: :!:
Expliquei a situação de fato e ele riu dizendo q além de estar trafegando pelo acostamento ainda estava confessando o crime de trânsito, ao contrário das outras pessoas q negam.
Para ele deve ter sido engraçado, entao perguntei como poderia adentrar na agência de veículos q fica a direita, vindo eu na via, sem passar SOBRE o acostamento :?: :?: :?:
Ele enrola daqui, engasga dali, mas não responde, me pediu para esperar enquanto aplicava a mesma multa num monte de gente antes de mim e q os dados estavam anotados em suas maos e braços por falta de lugar onde mais anotar tamanha a "demanda" (haja vista q o local é área comercial e tinha zilhoes de carros entrando nas lojas).
Diante da iminência da multa voltei andando uns 100 metros do local, vi q a via não tem faixa divisória de faixa visível, não tem faixa q separa a via do acostamento visível entao fotografei a via inclusive com os 2 guardas ao fundo (como operador do direito sempre carrego uma câmera digital no porta malas pq fotos sao melhores q palavras), já pensando no recurso q faria para a JARI e a denuncia q faria a Corregedoria da PM (dado ao gritante abuso de autoridade uma vez q a área de comércio escolhida para aplicar as multas além de nao ter faixas do que se poderia caracterizar aconstamento era impossivel adentrar no comércio sem passar pelo acostamento).
Na volta o guarda acabou me liberando meio sem jeito com a sua ética-profissinal-mal-orientada (pra não dizer pior), esta foi minha vez de sair achando engraçado.
valeu
DanOnTuba
03/09/2005, 17:39
Este tópico foi fascinante do ponto de vista cultural-institucional brasileiro. A questão central a ser considerada é a filosofia de um Estado que tudo pode e de quem todos dependem para autorização prévia para qualquer ação. Economistas, com certeza, classificariam o estado brasileiro como "rent-seeking", ou seja, aquele que tenta extrair o máximo de recursos possível e ao mesmo tempo retorna pouquíssimo para a sociedade. Para mim, vindo de fora, é absolutamente fascinante o grau de submissão do brasileiro em relação as "autoridades" - alguns indivíduos ficam felizes de só pagarem a multa! :putz:
Eduardo Velo
03/09/2005, 17:51
Daniel , ou vc tem um distintivo pra poder discutir de igual pra igual , ou vc torce pra não ser escolhido .
Se vc for discutir qqer coisa e não tiver como " carteirar " vai levar borrachada , vão jogar droga no seu carro e vc vai em cana ... não duvide disso ...
[]s...
Eriksom Teixeira Lima
03/09/2005, 22:09
Eu concordo integralmente com o Daniel. Não sou idiota de discutir com um integrante de quadrilha fardada sem testemunhas, estando absolutamente à merce dessa corja. Mas sempre denuncio, recorro de multas etc. Se todo mundo se calar, essa corja continua a sobreviver. Leiam sobre a velhinha do Rio que denunciou o tráfico e co conluio dos quadrilheiros uniformizados.
Não dou um tostão para esses vagabundos, pois quem dá ajuda eles a continuarem o que são.
Fotografem, identifiquem, peguem o telefone celular e liguem para alguém na hora, como se estivesse ligando para algum figurão, descrevama situação, digam o nome ods vagabundos, o número da viatura, o local, peçam para que a pessoa ligue para a central 190 e denunciem que um amigo está sendo extorquido, tudo lá é gravado. Assim dá para se garantir.
Eriksom
PS: nós economistas não diriamos que o estado é rent-seeking, pois não é, simplesmente é um estado que pratica extorsão face a docilidade dos cidadãos. Em tempo, também voto NÃO, pois não pretendo me desfazer dos meus dois "amigos" de persuasão :wink:
li todo o topico hoje, e me sinto quase assustado com a situação em q nos encontramos
mesmo sabendo que os policiais tão fazendo a sua obrigação(sem quere generaliza)
em alguns policiais falta uma grande dose de bom senso
logo que puder vo ta passando meu jipe pra utilitario(se ja nao for) pra nao te problemas com isso
tenho uma pergunta
se o jipe tiver com 2 lugares no documento, por que precisamos faze um laudo no inmetro, se originalmente o jipe tem 4 lugares?
abraço!!
Eu recomendo que vcs leiam o livro Rota 66 do Caco Barcellos.... nota 10!
Obs: Não tem muito a ver diretamente com assunto desse topico, mas vale a pena para vc saber o que é a PM de SP. :wink:
Eriksom Teixeira Lima
05/09/2005, 21:57
Rogerio
Quando eu fazia faculdade, trabalhava como fotógrafo da polícia técnica (1977/79). A equipe em que fui alocado tratava dentre outros dos casos de confronto policial. Fotografei dezenas deles, creio que 2 ou 3 eram bandidos mesmo, digo, bandidos mortos em confronto com aqueles outros, os de farda da Rota. Aquilo era (deve ser ainda) uma fábrica de homicidas.
Por isso que digo, precaveja-se quando for abordado por eles, mas nunca de $$$$, isso só alimenta esse tumor. E se alterar seu veículo, passe no Inmetro, obtenha um laudo, registre o dito no Detran, e livre-se dessa canalha
Eriksom
Mauro B.
05/09/2005, 22:48
:evil: :evil: Enquanto o Prefeitura, Governo Estadual e Federal ficarem na briga de foice pra ver quem é que vai ficar com a arrecadação da Inspeção Veicular Anual obrigatória para veículos com mais de 05 anos...... nós continuaremos vendo um monte de "pau véio" circulando na rua sem o mínimo de segurança....... e aí acontece o que aconteceu contigo te pegaram porque o seu carro chama a aten$ão, pois Kombi véia passa pelo posto policial na boa :evil: :evil: :evil:
:stop: Só não entendi tua citação ao monte de "pau véio" ... já que não são os "paus véios" as causas dos acidentes de trânsito ... :wink:
[]'s
Eduardo Velo
06/09/2005, 00:13
Mauro , aqui na grande SP a maioria dos acidentes são causados pos carros em mas condições ...
Agora essa maldita inspeção veicular não vai pegar esses carros , pq isso é fiscalização , nós que andamos com os docas em dia é que vamos dançar em mais uma $$$$$$$ qdo essa porcaria começar ...
Canso de ver a policia parando os carros pra pedir documentos , e os carros velhos , todo ferrados passam sem ser molestados , isso vai continuar , eles param quem tem $$$ pra suborno ...
[]s...
Deixa eu dar meu piteco.
Antes de mais nada temos que dividir nossas frustrações em partes:
As leis mal redigidas e confusas
A indústria da multa
As infrações cometidas por nós.
Pra ser breve:
As leis são realmente confusas e mal redigidas, mas são leis...proibiçao de GPS, alteração do veículo, etc etc etc mas acima de tudo são leis e devemos respeitá-las e caso não concordemos com as mesmas, tomas as medidas populares cabíveis (nem sei como, mas certamente é possível)
A indústria da multa:
Os policiais que multam sem sentido (como aquele da falta de placa ou trafegar no acostamento) onde visam única e exclusivamente "inventar"multa para pagarmos.
Estes devem ser punidos com denúncias etc.
E por fim nossas infrações...
Faço o trajeto de SP a Pinda (150km de estrada) em 1h. logo, acima de qualquer média permitida...se um policial me parar e me multar, não posso ter o direito de pensar na caixinha, no jeitinho etc etc etc pelo simples fato de estar errado !!!!! Quem anda mais rápido que o permitido, fala ao celular, usa GPS, atividades muitas vezes inocentes e que não agridem ninguém tem que estar ciente que está fora da lei e sofrerá as sanções aplicáveis por ela. cabe a nós, descontentes com isso tentar mudá-las, mas não tentar contar com a boa vontade dos agentes de trânsito....
Uma vez na Alemanha, entrei numa rua na contramão e fiquei cara a cara com uma carro de polícia. O sujeito desceu do carro e depois de me explicvar dizendo que não era dali etc etc etc me liberou sem multa...porque? Pelo simples fato de no entender dele, eu não estava fazendo o errado, apenas estava perdido..apesar de que tal fato ser infração gravíssima na Alemanha. cabe ao agente interpretar o delito nà apenas levá-lo ao pé da letra.
Foi por isso que hoje em dia não trafego mais com meu jipe pelas ruas..o levo de carreta (dentro da lei) e somente ando com ele em propriedades onde os códigos de trânsito não tem validade.
Saibam que o simples fato de trocar uma roda por outra (mais larga por exemplo) já caracteriza alteração do veículo e está passível a lei. Logo, creio que fora os jipes placas pretas NENHUM do fórum está dentro da lei..afinal quantos o alteram e fazem toda a documentação exigida???
Eu não.
A assim não adianta reclamar e mimimimimi dos policiais. Não pagem suborno, e sim pagem suas multas que, em 90% (chute meu) dos casos estão de acordop com a lei.
Não gostaram?
Ótimo! se mobilizem (eu ajudo) e vamos tentar mudar a situação.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Mauro B.
06/09/2005, 14:03
Oi Eduardo! :D
Mauro , aqui na grande SP a maioria dos acidentes são causados pos carros em mas condições ...
Para dar embasamento ao que falo, pesquizei em algumas fontes e nenhuma delas citou os defeitos mecânicos dos veículos como boas causas de acidentes de transito. Uma delas cito abaixo e uma segunda, no link abaixo da citação, do Ministério dos Transportes, mostra as estatísticas. Fiz os cálculos baseados nesses números e a falha mecânica foi responsável por apenas 3.6% dos acidentes ... ou seja, 96.4% dos acidentes NÃO SÃO CAUSADOS POR FALHAS MECÂNICAS! :putz: É por esses motivos que eu não entendo a preucupação de muitas pessoas com os carros velhos!!! :pensativo: Se eu fosse um policial e tivesse que optar entre abordar um carro mais novo ou um mais velho, usaria minha sensibilidade e bom sendo e optaria pelo mais novo por dois motivos: 1° pq carros mais novos são mais propícios a altas velocidades, e é essa a maior causa de acidentes; 2° pq se houver alguma irregularidade, os gastos serão de maior significância para o bolso do dono do carro velho do que para o dono do carro novo, pois julga-se a princípio que se o sujeito tem um carro velho não é porque ele gosta, mas sim pq seu poder aquisitivo é menor.
http://celepar7.pr.gov.br/bptran/eparana.asp?url=http://www.pr.gov.br/bptran/opiniao.html]Mas[/url] quais são as causas dos acidentes de trânsito?
Em primeira análise, as principais causas dos acidentes de trânsito são: excesso de velocidade (velocidade incompatível com a via, devido ao tráfego de veículos); desrespeito à sinalização e às normas de trânsito; não manter a distância de segurança entre veículos; avançar o sinal; não sinalizar ao fazer uma manobra; uso de bebidas alcoólicas, etc. Essas causas são caracterizadas como: imprudência, imperícia e negligência de alguns condutores, demonstrando que a causa básica de todos os acidentes de trânsito está diretamente relacionada à falha humana, embora essas conclusões possam ser questionadas pelos envolvidos, através dos mecanismos de defesa: negação, racionalização e justificação dos fatos, bem como uma projeção da culpa em outros condutores, na engenharia de tráfego ou órgãos de trânsito.
http://www.transportes.gov.br/Pare/D_Estat2003.htm
Agora essa maldita inspeção veicular não vai pegar esses carros , pq isso é fiscalização , nós que andamos com os docas em dia é que vamos dançar em mais uma $$$$$$$ qdo essa porcaria começar ...
Realmente essa inspeção veícular tem pura e simplismente o objetivo arrecadatório, visto que não há razão de tê-la, pois falhas mecânicas ocupa uma parcela muito pequena na responsabilidade por acidentes!!! :evil:
Canso de ver a policia parando os carros pra pedir documentos , e os carros velhos , todo ferrados passam sem ser molestados , isso vai continuar , eles param quem tem $$$ pra suborno ...
Bom, minha experiência de vida e do meu pai mostra o contrário: param carros velhos pois há mais chances de encontrar defeitos. Digo isso pela experiência que sofremos diariamente com o jipe 1949 e o corcel 1975 que possuímos: os caras sempre nos param!!! É impressionante, eles veêm o Corcel amarelinho vindo e fazem sinalização para parar ... é isso quase toda a semanda! :evil: Mas não posso generalizar ... talvez essa cultura dos policiais de parar carros velhos seja na minha região, e aí seja diferente ... sei lah! :concordo:
[]'s
vo repiti minha pergunta, acho q passo despercebida
se o jipe tiver com 2 lugares no documento, por que precisamos faze um laudo no inmetro, se originalmente o jipe tem 4 lugares?
eu to querendo regulariza os documentos do meu jipe o mais rapido possivel, pra anda dentro da lei
espero que nao saia muito caro
a unica irregularidade no meu jipe é os pneus mais largos(10") e creio que o setor de direção que foi trocado e nao fiz inspeção no inmetro
alias, eu ando sem um macaco no jipe, preciso arranja um
e acho que é so isso
abraço!!
e por favor, respondam minha pergunta sobre o banco traseiro
Eriksom Teixeira Lima
08/09/2005, 11:41
Não há problema nenhum de você andar sem o banco traseiro. O que haveria seria você andar com o banco traseiro se o jeep estivesse homologado para 2 pessoas. Se o guarda resolver fazer gracinha (sempre há esse possibilidade), você argumenta que levou uma televisão grande e tirouo banco para isso. Peça pro guarda anotar a multa, e que você irá recorrer. Seja simpático e diga a ele,
" - se você tem ordem para fazer errado, você deve obedecer ordens dos seus superiores, e eu recorrerei delas"
99% dos casos, os agentes da lei (oops) desistem de multar.
Agora, lembre-se que um "de-menor" como você não pode dirigir :twisted:
Eriksom
Eriksom
ramiro_eli
08/09/2005, 12:37
Galera,
Exeto o Jeferson com a sua XJ, alguem mais aqui teve problemas com a polícia por ter pneus p/ fora da carroceria? :pensativo:
O Devasso tá me preocupando um pouco... :roll:
Eduardo Velo
08/09/2005, 13:29
Mauro , na Grande SP é um problema diferente da estrada ...
Na estrada , os carros velhos são parados , e como são e em qqer esrtada que sai da Grande SP ... mas na nas cidades da Grande SP os comandos liberam os carros velhos , que a gente ve que se parar vai pro pátio , e param os carros semi-novos , pra mim o intuito é acharcar . Só isso ...
Só aqui na minha rua tem 8 carros velhos totalmente irregulares , péssimo estado de conservação , dono sem CNH ...
As batidas mais frequentes que conheço são - falta de freio - pneus carecas - dirigir bebado - motos em péssimo estado que causam acidentes tb - carro que quebra e não coloca sinalização acaba causando acidente com 3º ...
Por aqui vc pode rodar sem documento e com carro caindo aos pedaços que nenhuma vtr te para ... vc acha que esses caras vão ligar pra insp. veicular ??? é ruim heim ...
[]s...
Sandro Tannuri
08/09/2005, 19:56
Galera,
Exeto o Jeferson com a sua XJ, alguem mais aqui teve problemas com a polícia por ter pneus p/ fora da carroceria? :pensativo:
O Devasso tá me preocupando um pouco... :roll:
Ramiro,
Quando ainda tinha cara de pau de andar com o Hulk na rua sempre era parado. Na cidade eles pediam documentos, faziam perguntas do tipo "tem tração nas 4 rodas" e me liberavam.
Na estrada eles criticavam os pneus para fora, nunca me cobraram nada sobre outro assunto na estrada que não fossem os malditos pneus para fora.
Passa pela minha cabeça que se os pneus ficarem cobertos posso viajar com o Hulk numa boa.
Já pensei ate em seguir os passos do Jeferson e legalizar mas não tenho paciencia nem paralamas que cubram os pneus e não fiquem horriveis.
Abraços,
... ter pneus p/ fora da carroceria? O Devasso tá me preocupando um pouco... Pô, Ramiro! Um pouco? Não é prá menos, teu jipe tá com meio metro de pneu prá fora! Se neguinho te vê na rodovia, com certeza vai parar e te aborrecer. Eles adoram este tipo de detalhe :D . Já usei roda com offset negativo na Hilux, que dava 01 polegada prá fora. Nunca me encheram. Mas sempre tive receio. Hoje tô com tudo original, só prá não ter que pagar uma prá eles. Siga o conselho do Sandro, e adapte alguma cobertura. Nem que seja com paralama meramente encaixado, que você arranca na hora da trilha.
[]´s
Eriksom Teixeira Lima
09/09/2005, 08:36
A norma diz que o pneu não pode jogar lama/água para cima, e que o paralamas não pode ser flexível (ou seja, em de ser incorporado à carroceria, tipo o das lands).
E o parachoques traseiro não pode ser inferior a largura do carro, mas creio que o dianteiro pode ser até 5 cm menor de cada lado (pelo menos me disseram que por isso o troller é legalizado)
Eriksom
ramiro_eli
09/09/2005, 12:42
Antes de trocar os eixos o Devasso já tinha os pneus p/ fora da carroceria em uns 20cm. Na cidade nunca fui incomodado, inclusive ao passar por Blitz policiais. Na estrada tb nunca fui parado, exeto uma vez que por distração entrei na contra mão em um acesso a Anchieta e para completar o pacote, havia um posto da policia rodoviária nesta rua... :palmas: :dance:
Obviamente fui parado, fui chamado de louco entre outra coisas e pediram os documentos. Olharam o Cj, conferiram os documentos no terminal da polícia, anotaram a placa e disseram que depois fariam a multa, que nunca chegou. Não abriram a boca a respeito de nenhuma das inúmeras irregularidades do jipe. Foi muita sorte! :D
Mas agora a coisa está mais descarada por causa dos novos eixos.
Estou pensando em alguma forma de tornar o Devasso legalizado p/ andar na rua.
Mas:
Ele não tem parachoque traseiro
o parachoque dianteiro é uns 40cm mais curto(p/ cada lado :mrgreen: ) que a largura máx.
Os pneus estão TOTALMENTE p/ fora da carroceria.
de caracterísaticas originais só ficou a grade...que teóricamente deveriam estar intocadas :mrgreen:
Será que um simples alargador de paralamas removível feito em algum material flexível ajuda?
O mesmo poderia ser feito no parachoque dianteiro?
Estes alargadores seriam utilizados somente nos deslocamento em estradas e seriam retirados ao entrar na trilha.
Isto não faria o meu carro 100% legalizado, mas ao menos evitaria alguns problemas? :pensativo:
Dennis Figueiredo
09/09/2005, 14:28
O homem girafa........ vou te falar denovo..... compra uma carretinha e seja feliz. :concordo:
ramiro_eli
09/09/2005, 16:42
Cara Amareleide;
Eu não tenho onde guardar uma carretinha!
...Estou pensando em alguma forma de tornar o Devasso legalizado p/ andar na rua.
Mas:.....Os pneus estão TOTALMENTE p/ fora da carroceria......
.........Será que um simples alargador de paralamas removível feito em algum material flexível ajuda?.........
.......Isto não faria o meu carro 100% legalizado, mas ao menos evitaria alguns problemas? :pensativo:
:roll: Coloca os paralamas traseiros do fusca :mrgreen:
Brincadeirinha, também estou com o mesmo problema, não tão quanto o seu, no meu caso está com 10 cm para fora da carroceria, mas como está com SPOA dá a impressão de estar bem mais.
Eriksom Teixeira Lima
09/09/2005, 20:12
IMHO
O que você pode fazer é copiar o paralamas do M-715 para colocar na sua.
Quanto aos parachoques, pense em algo parafusado e facilmente removível.
Agora, essas modificações exigem um parecer do Inmetro para serem reconhecidas pelo Detran.
Eriksom
Edintruder
09/09/2005, 21:18
SMOOTH
vo repiti minha pergunta, acho q passo despercebida
eu to querendo regulariza os documentos do meu jipe o mais rapido possivel, pra anda dentro da lei
espero que nao saia muito caro
a unica irregularidade no meu jipe é os pneus mais largos(10") e creio que o setor de direção que foi trocado e nao fiz inspeção no inmetro
alias, eu ando sem um macaco no jipe, preciso arranja um
e acho que é so isso
abraço!!
e por favor, respondam minha pergunta sobre o banco traseiro
Bem, com certeza os bancos de Vectra vicaram show no jeep, mas con certeza, se eu fosse um guarda e pegasse o teu Jeep com 8 pessoas dentro e banco só para duas, eu reasgava a CNH do motorista, mesmo sendo meu cunhado!!! :lol: Mas tenta te informar no detran aí de pelotas pois acredito que é colocar o assento traseiro, passar no Inmetro e fazer nova vistoria no CRVA (na esquina da Mal Floriano com a Marcílio Dias)
sim, mas eu digo assim
por que se torno ilegal anda com 4 pessoas no jipe, se originalmente o jipe é pra 4 passageiros??
eu nao intendi isso, nao pode modifica, e se modifica nao pode volta ao normal??
pura sacanagem :roll:
se o jipe originalmente é pra 4 pessoas por que eu tenho q faze toda essa bost@ de regularizações no jipe e gasta quase 400 reais??
fico bem de cara com isso
Eriksom Teixeira Lima
10/09/2005, 09:05
sim, mas eu digo assim
por que se torno ilegal anda com 4 pessoas no jipe, se originalmente o jipe é pra 4 passageiros??
eu nao intendi isso, nao pode modifica, e se modifica nao pode volta ao normal??
pura sacanagem :roll:
se o jipe originalmente é pra 4 pessoas por que eu tenho q faze toda essa bost@ de regularizações no jipe e gasta quase 400 reais??
fico bem de cara com isso
Sua resposta está na msg de 8 de setembro de 2005, às 11h41.
eles nao conhecem as leis.
mesmo na duvida ele t prejudica, eh autoridade e pto.
Agora sim q eles vao ter q conhecer + se nao acho q logo logo vao parar as estradas :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35543
abs
Barao de Castro
07/02/2008, 06:50
Galera alguém pode me ajudar????
Fui parado na Dutra KM 217 pela policia rodoviária federal, e não teve jeito meu carro foi apreendido por estar com a suspensão elevada e com os pneus de diâmetros maiores que os originais, fora a multa meu carro ficou detido na base da policia rodoviária, talvez hoje meu despachante consiga um protocolo pra retirada do veiculo da base da policia. :evil: :evil: :evil:
Ai fica a minha indignação pois lá fora os caras andam com os carros muitos mais altos e não tem esse tipo de problemas!!!! ao invés desses Guardas prenderem os carros velhos sem documentos e sem faróis caindo aos pedaços e etc... :evil: :evil: :evil:
Abraços
Não sei como é seu carro, mas já tem uma norma do contran rodando na internet sobrer isso, e esta autorizaando, o problema é quando vc est rodando na rua, estrada, etc... a OTORIDADE policial vai interpretar de forma muito SUBJETIVA, vai ser do jeito que eles quiserem. Tenta conseguir esta resolução e anda com ela no carro.
sds
Breno
rogeriomotors
07/02/2008, 14:10
claro, pois esses paus velhos com certeza nao vao render nenhuma propina, pois pelo carro imagina-se que o dono alem de relaxado eh um durango.
agora o cara ve um jeep equipado e pensa: "opa! esse tem dinheiro. vou me dar bem..."
[ ] 's
Observem que além do problema que o colega está sendo obrigado a passar, estamos todos tb sujeitos a outro constrangimento, visto que quase todos os nossos veículos estão equipados com os queridos quebra-mato e que agora foram colocados na lista negra do denatran, por homens sérios e profundamente interessados no bem estar do cidadão. Estes cavalheiros sem ter o que fazer, criaram a resolução 215, onde regulamenta o uso dos nossos quebra-mato, criando condições favoráveis a poucos fabricantes de os produzirem, desde que coloquem uma plaquetinha de identificação, que com certeza´só ela garante a integridade fisica de envolvidos em acidentes. Deveriam sim era criar resoluções que obrigassem aos gov. minicipais, estaduais e federal a manterem as estradas decentes e fiscalizações efetivas para tirar do transito os criminosos reais que são a maioria envolvidos em acidentes, como bebados e veículos em péssima conservação. As nossas carangas são em grande maioria as mais conservadas do paiz, visto que como profissional especializado na área posso afirmar que nenhum e digo nenhum veículo que faz parte da nossa agenda de clientes circulam sem as devidas revisões em dia. Portanto estamos enfretando mais esta arbitrariedade dos nossos legisladores. Vá ao site denatran e vejam a resolução na íntegra.
Observem que além do problema que o colega está sendo obrigado a passar, estamos todos tb sujeitos a outro constrangimento, visto que quase todos os nossos veículos estão equipados com os queridos quebra-mato e que agora foram colocados na lista negra do denatran, por homens sérios e profundamente interessados no bem estar do cidadão. Estes cavalheiros sem ter o que fazer, criaram a resolução 215, onde regulamenta o uso dos nossos quebra-mato, criando condições favoráveis a poucos fabricantes de os produzirem, desde que coloquem uma plaquetinha de identificação, que com certeza´só ela garante a integridade fisica de envolvidos em acidentes. Deveriam sim era criar resoluções que obrigassem aos gov. minicipais, estaduais e federal a manterem as estradas decentes e fiscalizações efetivas para tirar do transito os criminosos reais que são a maioria envolvidos em acidentes, como bebados e veículos em péssima conservação. As nossas carangas são em grande maioria as mais conservadas do paiz, visto que como profissional especializado na área posso afirmar que nenhum e digo nenhum veículo que faz parte da nossa agenda de clientes circulam sem as devidas revisões em dia. Portanto estamos enfretando mais esta arbitrariedade dos nossos legisladores. Vá ao site denatran e vejam a resolução na íntegra.
Em relação ao quebra mato, hoje visitando um sitio inglês, atras do manual para minha land, e percebi em uma foto que o quebra mato que estava instalado em um defender era tubular, no mais, igual aos usados por nós. Acredito que ao final todos deveremos nos adaptar às novas regras e, melhor, procurar-mos uma solução já que encontrei ainda a saida para instalar um guincho sem o quebra mato.
As vezes me pergunto pra q esse emaranhado de leis, se os maiores interessados na nossa segurança/vida/patrimonio somos nos mesmos.
O Estado daqui a pouco vai querer legislar ate sobre a nossa posiçao de fazer C*c* e ainda vai tentar nos convencer q isso é pro nosso bem, e o pior ainda esta por vir: um monte de gente convencido disso vai aparecer e dizer q o Estado ta certo. Cada povo tem o Estado q merece.
E vê se aprendam a votar por favor !!!!! :mrgreen: e parem de mandar o lixo de seus estados aki pra Brasília. :|
valeu
Uma das melhores mensagens que já vi postadas neste forum, isso é a pura realidade, o estado cria leis para regulamentar absurdos e boa parte da população aplaude!! e só na hora que essa lei recai sobre sobre as pessoas que hora aplaudiam que as mesmas então se rebelam.
Assim foi quando criaram os tais mecanismos de inspeção veicular, que é o que estamos discutindo hoje, a quantidade de problemas é muito maior que de solucoes, isso que em são Paulo a inspeção anual ainda não está em vigor, pois na hoha que cair no bolso do povo os mesmo jornais que apoiaram a lei, todos os globais, com o argumento de retirar veiculos sem condiçoes das ruas, irão se encostar do lado do povo como sempre muito solidários.
De fato " cada povo tem o estado que merece"