PDA

Ver Versão Completa : S-10 TD 2.5 maxion fervendo



Matiusso
04/12/2008, 16:30
Normalmente minha S10 trabalha com a temperatura de acordo, mas é só pegar um serrinha que a temperatura vai quase no vermelho. Se a serra for longa preciso até parar pois a temperatura não para de subir.
Já estourou umas 3 mangueiras (acredito que por trabalhar com temperatura elevada).
Gostaria de saber de quem conhece este motor, se ele é assim mesmo ou se é algum problema, já limpei radiador, valv. termostatica, tampas....
O que mais poderia ser? Sei que este motor é uma b....!

O que força menos o motor eu subir em 4x4hi em 2º ou de Lo em 4º ou 5º por ex.?

danielgleizer
04/12/2008, 16:37
Ricardo

Junta do cabecote queimada ou ate mesmo cabecote trincado.

Matiusso
04/12/2008, 16:50
Ricardo

Junta do cabecote queimada ou ate mesmo cabecote trincado.
Boa Tarde Daniel

Troquei a junta a pouco tempo, pois era uma das coisas que eu achava que podia ser, agora o cabecote trincado no que influenciaria a temperatura? Esqueci de dizer que a agua não abaixa o nivel

Walter L. L. Casitta
04/12/2008, 17:02
Normalmente minha S10 trabalha com a temperatura de acordo, mas é só pegar um serrinha que a temperatura vai quase no vermelho. Se a serra for longa preciso até parar pois a temperatura não para de subir.
Já estourou umas 3 mangueiras (acredito que por trabalhar com temperatura elevada).
Gostaria de saber de quem conhece este motor, se ele é assim mesmo ou se é algum problema, já limpei radiador, valv. termostatica, tampas....
O que mais poderia ser? Sei que este motor é uma b....!

O que força menos o motor eu subir em 4x4hi em 2º ou de Lo em 4º ou 5º por ex.?

Normal não é. Pode ser a junta ou cabeçote com ja foi dito, bomba d'agua, válvula termostática, radiador...

duardobruno
05/12/2008, 09:14
Amigo, normal não pode ser. Pq do contrário ela não estaria marcando a temperatura alta, simplesmente pra ela, estaria normal e não no vermelho. Verifica os ítens q já disseram aí, junta (pode ter queimado de novo), acoplamento viscoso do ventilador, bomba d'água, válvula termostática, etc. Um bom teste é vc colocar pra funcionar o motor e abrir a tampa do reservatório de água, se tiver borbulhando e jogando água pra cima, pode ter problema na junta do cabeçote. Apesar de vc estar dizendo que ela não baixa água, mas vai saber né. Se ela esquenta em subida de serra, pode ser bomba d'água.

Cara, esse motor não é uma bosta não. :stop: Os jipeiros se estapeiam pra comprar este motor. Só que eles intercoolam na hora de colocar no jeep. Pergunte aos motoristas de van, se eles acham a Sprinter uma bosta. Eles adoram a Sprinter. Pergunte aos donos de LandRover se eles acham o motor da Land uma bosta. Todos utilizam este mesmo motor. O problema é que a gente pega estas pkps geralmente usadas (não sei se foi seu caso) e o dono anterior, muitas vezes é um porco, que pensa que carro a diesel é só andar, que tem durabilidade e o motor vai durar pra sempre, que o carro acaba, mas o motor nãoooo.... e aí vai o folclore. :parede: Já vi muita gente fazendo este motor com menos de 100.000, a minha abriu o bico com 112.000, mas já vi com 300.000 e o motor ainda zerado. Estas, em sua maioria, pertenciam a pessoas que a compraram zero km e deram a devida manutenção. Bicho, se cuidar do seu motor, ele dura muito e é bom. Se vc intercoolar então, fica excelente.

Abraço:concordo:

lucasam
05/12/2008, 18:22
Eu tenho Ranger com esse motor e intercooler.
Pego constantemente uma serra curta ( 5Km ) mas forte que é o cão.
Pra você ter uma idéia quando o piso ta pior e não da pra subir embalado o carro pede primeira marcha.
A temperatura da uma subida, mas nem chega no meio.
Nunca vi o carro esquentar acima do meio

Anthoniusnikos
05/12/2008, 23:32
Matiusso, o que o pessoal disse acima, endoço. Talvez não tenham feito um bom serviço no seu motor. Pelo tempo que tenho o meu, acredito que não seja um motor para se socar por muitos quilometros (uns 100 Km) acima de 3500 ou 4500 rpm, ou aprox. uns 140 Km/h. No caso do meu, e nessas condições, com 100.000 Km rodados, a temperatura sobe mesmo, mas nada para estourar mangueira. Agora, é um motor para puchar peso. É uma mula, e não um corcel apache. Se quizer arranque e velocidade tem que escolher um outro modelo.
Quanto a sua pergunta: O que força menos o motor está relacionado com o peso que você tem na caçamba e a declividade a ser vencida. Nas serras em que passo freqüentemente, se ninguém pela frente, e vazia, subo em quinta marcha. Se carregada, aí será a que o motor pedir.
Abs
Antho

Edintruder
06/12/2008, 00:58
Faz uma limpeza no sistema de arrefecimento e completa com uma proporção de aditivo menor que 40% e completa com água mineral. Deverá melhorar pois a água tem melhor troca térmica que o álcool do aditivo. A água mineral não corrói o sistema como ocorre com água tratada e um garrafão de 20L não custa R$5,00.
Esse motor sem válvula termostática acontece isso que relatasses, então compensa fazer troca da válvula também e revisar a bomba de água pois existem casos de soltar o rotor do eixo da bomba e perder eficiência da circulação da água.
Entre bomba de água e válvula termostática não gastarás R$200,00 mais MO, coloca 3 litros de aditivo e completa com água mineral. Deverá voltar ao normal. Esse motor só aquece se estiver sem a válvula ou com a válvula termostática estragada, se der problema na bomba da água, entupir radiador ou o mais difícil e raro, rachar o cabeçote como ocorre nas L200, Dakota e Toyota 3.0.

Allan Nielsen
06/12/2008, 06:59
........... o mais difícil e raro, rachar o cabeçote como ocorre nas L200, Dakota e Toyota 3.0.

Xiiiiiiiiiiii, lá vem pedrada :)

Use o aditivo recomendado pela International, o HS032 que custa R$10 o litro, e é usado a 4% (eu uso 1 lt direto), e agua sem cloro.

abs

Pequeno jr
07/12/2008, 01:46
Ricardo,

O meu motor HSD 2.5 já passou dos seus 320.000 km/rodados completamente original sem ter problema algum. Olha q, não tenho dó alguma do bixo .. é so ver os relatos, fotos e videos aqui no forum viajando acima dos 120 e com alguns picos nós 150 a 160km/hora.

Se o seu está tendo problema .. de duas uma .. ou falta de manutenção .. ou manutenção incorreta. Já prpocurou a opinião de outro mecânico? Os fatores para este motor esquentar são:

- Junta do cabeçote queimada;
- Bomba d'agua sem a eficiencia ou com vazamentos;
- válvula termostática abrindo na hora errada ou com algum outro problema;
- Radiador precisando ser varetado;
- Intercooler precisando de limpeza;
- Regulagem de Bomba Injetora;
- Regulagens do motor.

A minha jamais esquentou nestes ultimos 4 anos de uso constante de viajens, trilhas, expedições, dia-a-dia e muitas outras coisas.

Vá eliminando as hipoteses e na medida do possível vá postando aqui o que anda acontecendo.

[ ] 's e boa sorte

Rodrigo Cisne Cid
25/12/2008, 22:54
Normalmente minha S10 trabalha com a temperatura de acordo, mas é só pegar um serrinha que a temperatura vai quase no vermelho. Se a serra for longa preciso até parar pois a temperatura não para de subir.
Já estourou umas 3 mangueiras (acredito que por trabalhar com temperatura elevada).
Gostaria de saber de quem conhece este motor, se ele é assim mesmo ou se é algum problema, já limpei radiador, valv. termostatica, tampas....
O que mais poderia ser? Sei que este motor é uma b....!

O que força menos o motor eu subir em 4x4hi em 2º ou de Lo em 4º ou 5º por ex.?
Matiusso, eu tenho uma Ranger com motor maxion, que quando comprei estava com o mesmo problema, verifiquei a valvula termostatica e para a minha surpresa não tinha, coloquei uma paralela e não adiantou (acho que tambem não estava 100%) então fui a uma revenda Ford no Rio e comprei uma original, +- R$ 70,00. Problema resolvido, aproveitei e mandei fazer uma limpeza no Radiador e troquei a agua e o aditivo.

Jorlex
25/12/2008, 23:23
Vc já verificou seu ventilador viscoso?

Matiusso
05/01/2009, 16:01
Fala pessoal

Já fiz tudo que recomendaram (menos verificar trinca no cabeçote), e problema continua, engraçado que fiz uma trilha este fds uns 15 km de subida forte, mas na reduzida ele não esquenta.

Se for trinca não teria que estar misturando agua no oleo?

Ela ta fumaçando pra caramba (fumaça clara)

Walter L. L. Casitta
05/01/2009, 18:46
Fala pessoal

Já fiz tudo que recomendaram (menos verificar trinca no cabeçote), e problema continua, engraçado que fiz uma trilha este fds uns 15 km de subida forte, mas na reduzida ele não esquenta.

Se for trinca não teria que estar misturando agua no oleo?

Ela ta fumaçando pra caramba (fumaça clara)

Com reduzida não esquenta mesmo. A minha Ranger tava começando a esquentar acima do normal. Era o radiado incrustado de sujeira. Troquei por um novo e o problema foi resolvido.

Allan Nielsen
13/01/2009, 11:04
Com reduzida não esquenta mesmo. A minha Ranger tava começando a esquentar acima do normal. Era o radiado incrustado de sujeira. Troquei por um novo e o problema foi resolvido.

Walter,

seu radiador estava incrustado de sugeira pela parte externa ou interna? se for pela parte interna, como vc chegou a esta conclusão?

Qual o radiador vc comprou e quanto pagou?

Abs

Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 11:43
Walter,

seu radiador estava incrustado de sugeira pela parte externa ou interna? se for pela parte interna, como vc chegou a esta conclusão?

Qual o radiador vc comprou e quanto pagou?

Abs

Tava incrustado por dentro.

O primeiro sintoma que percebi foi a perda de eficiência o aquecedor do ar do painel, depois o motor passou a aquecer quando era exigido. Se o radiador fica incrustado o radiado do ar quente também.

Depois que conversei com o chefe de uma oficina MWM e li um boletim da MWM sobre corrosão galvânica não tive mais dúvidas.

Paguei R$816,00 por um radiador novo na autorizada Ford.

Ja andei 4000Km com o radiador novo, com pé em baixo BH/Ponta Porã/BH. Antes de trocar o radiador tinha que andar a menos de 100Km/h se a temperatura ambiente estivesse acima de 27º, Nessa viagem andei a 140Km/h quase todo o tempo com temperatira ambiente em 35º e o ponteiro de temperatuta nem mexeu.

O radiador velho tá lá me casa, assim que der tempo, desmonto e tiro algumas fotos...

DiEgOsEiChIrLz
13/01/2009, 14:14
pode ser simplismente a helice do motor parada

Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 14:53
pode ser simplismente a helice do motor parada

A hélice é necessária se a picape estiver parada ou andando devagar. Acima de um certa velocidade não precisa de hélice.

Isso é o que tento fazer o pessoal das L200 compreender que ficam preocupados com o número de pás dos ventiladores... Como se isso fizesse alguma diferença na refrigeração...

Raposo
13/01/2009, 15:41
Ela ta fumaçando pra caramba (fumaça clara)
Essa é pra os mais entendidos (sou leigo), mas fumaça branca não seria queima de óleo lubrificante ou água no diesel?:pensativo:
Abs.

Allan Nielsen
19/01/2009, 17:35
Tava incrustado por dentro.

O primeiro sintoma que percebi foi a perda de eficiência o aquecedor do ar do painel, depois o motor passou a aquecer quando era exigido. Se o radiador fica incrustado o radiado do ar quente também.

Depois que conversei com o chefe de uma oficina MWM e li um boletim da MWM sobre corrosão galvânica não tive mais dúvidas.

Paguei R$816,00 por um radiador novo na autorizada Ford.

Ja andei 4000Km com o radiador novo, com pé em baixo BH/Ponta Porã/BH. Antes de trocar o radiador tinha que andar a menos de 100Km/h se a temperatura ambiente estivesse acima de 27º, Nessa viagem andei a 140Km/h quase todo o tempo com temperatira ambiente em 35º e o ponteiro de temperatuta nem mexeu.

O radiador velho tá lá me casa, assim que der tempo, desmonto e tiro algumas fotos...

Pois é Walter, semana passada usei a Ranger e se exigisse dela a temperatura subia (temp externa > 35°C e velocidade acima de 110 em aclive), como isto nunca tinha acontecido mandei tirar o radiador e enviar para um recuperador para uma limpeza geral. Não troquei a valvula termostatica porque ela não chegou a tempo.

Aqui no sul de Minas ela não aquece pois a temperatura externa e velocidade são mais baixas. Hoje pequei a Dutra no Vale do Paraiba e o problema persiste, melhorou com a limpeza mas não resolveu. Vou trocar a valvula termostatica e ver se altera alguma coisa, mas pelo visto vou morrer num radiador novo.

Abs

JORIS
26/01/2009, 19:16
A hélice é necessária se a picape estiver parada ou andando devagar. Acima de um certa velocidade não precisa de hélice.

Isso é o que tento fazer o pessoal das L200 compreender que ficam preocupados com o número de pás dos ventiladores... Como se isso fizesse alguma diferença na refrigeração...

Walter, segundo o Matiuso informou, ela apresenta ao subir alguma serra, no dia-dia é normal, lembro quem minha ex-ranger (2.8 PS), realmente era raro ver o ventilador em funcionamento, acho que só quando estava parada por um certo tempo, e quando era forçada em subidões com o pé em baixo, geralmente quando jogava uma 4ª marcha, ou seja quando o motor é MUITO solicitado, então não custava nada dá uma verificada se ele está entrando em funcionamento! inclusive cheguei até a apelar para o forum pois não sabia que barulho forte era aquele, o ventilador entrando em funcionamento!

[]´s.

Anthoniusnikos
26/01/2009, 19:35
Olá Allan. Se o radiador não está com vazamento, já é um bom sinal de que está bueno, e uma boa limpeza seria o suficiente. Então, restaria o teste de dilatação da vávula termostática, que pode estar, também, boa. Se o superaquecimento insisteir, então, verifique também todo o sistema de circulação do óleo lubrificante do motor.
Siga o conselho do Kid Picadinho: - Vá trinchando por partes.
Abração
Anthon

Allan Nielsen
27/01/2009, 11:48
Olá Allan. Se o radiador não está com vazamento, já é um bom sinal de que está bueno, e uma boa limpeza seria o suficiente. Então, restaria o teste de dilatação da vávula termostática, que pode estar, também, boa. Se o superaquecimento insisteir, então, verifique também todo o sistema de circulação do óleo lubrificante do motor.
Siga o conselho do Kid Picadinho: - Vá trinchando por partes.
Abração
Anthon

Fala Anthon, tdo bem?

Como disse, tenho usado a Ranger muito pouco, e ai reparei esta subida de temperatura quando exigido do motor + calor externo e ar condicionado. Mandei limpar o radiador num recondicionador, melhorou mas não resolveu; liguei pro cabra e ele disse que o radiador esta no fim da vida (eu não vi o radiador). Aqui no sul de Minas o problema não aparece, nem subindo 20km da Mantiqueira.

Esta semana vou trocar a valvula termostatica por desencargo.

Esta Ranger sempre teve o sistema de arrefecimento limpo e aditivado, portanto sendo mesmo radiador, parece que a Ford vai aumentar sua venda de radiadores, pois eles estão vencendo com 7 anos.

abs

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 11:58
Fala Anthon, tdo bem?

Como disse, tenho usado a Ranger muito pouco, e ai reparei esta subida de temperatura quando exigido do motor + calor externo e ar condicionado. Mandei limpar o radiador num recondicionador, melhorou mas não resolveu; liguei pro cabra e ele disse que o radiador esta no fim da vida (eu não vi o radiador). Aqui no sul de Minas o problema não aparece, nem subindo 20km da Mantiqueira.

Esta semana vou trocar a valvula termostatica por desencargo.

Esta Ranger sempre teve o sistema de arrefecimento limpo e aditivado, portanto sendo mesmo radiador, parece que a Ford vai aumentar sua venda de radiadores, pois eles estão vencendo com 7 anos.

abs

Eu também não faria nada antes de trocar a válvula, mas acho que vai dar radiador novo nessa parada...

Matiusso
27/01/2009, 13:45
Obrigado a todos pelo conselhos, mas aparentemente resolvi meu problema.

O que aconteceu foi que mandei fazer limpeza no sistema com RADIEX e pór lagum motivo ou falha do mecanico o carro ferveu (de chegar no vermelho e acender luz no painel), qdo parei o reservatorio estava seco, graça a deus não aconteceu nada no motor.
Mas a partir dai começou a romper varias mangueiras de agua (acredito que se deterioram devido a alta temperatura que chegou).
Uma dessas mangueiras de retorno para o reservatorio que tem uma especie de T em forma de bola.
Pela economia besta, coloquei um T de latão e uma mangueira de outro carro. Resolvi troca-la pela original e surpresa o problema sumiu...
tem coisa que não compensa.

abs

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 14:01
Obrigado a todos pelo conselhos, mas aparentemente resolvi meu problema.

O que aconteceu foi que mandei fazer limpeza no sistema com RADIEX e pór lagum motivo ou falha do mecanico o carro ferveu (de chegar no vermelho e acender luz no painel), qdo parei o reservatorio estava seco, graça a deus não aconteceu nada no motor.
Mas a partir dai começou a romper varias mangueiras de agua (acredito que se deterioram devido a alta temperatura que chegou).
Uma dessas mangueiras de retorno para o reservatorio que tem uma especie de T em forma de bola.
Pela economia besta, coloquei um T de latão e uma mangueira de outro carro. Resolvi troca-la pela original e surpresa o problema sumiu...
tem coisa que não compensa.


Esse Radiex deve ser muito bom, era indicado pela MWM a um tem atrás, mas tem que tomar cuidado. Esses fluchs de radiador só pode ficar dentro do motor o tempo especificado justamente por atacar as borrachas...