PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote Willys 3000 admissao separada x BF161

Joao Blasi
02/12/2008, 20:29
pessoal, consegui um cabeçote com coletor de admissao separado do cabeçote, o do Itamaraty 3000, os demais componentes do motor 3000 nao consegui encontrar. minha intençao com este cabeçote é mandar fazer uma tubagem com 6 canos unindo se em um bojo para colocar injeçao multi ponto com 6 bicos.bom, como nao consegui bloco do 3000, seria possivel montar este cabeçote no BF161?

Dodger
03/12/2008, 07:19
procurou motor 3000 do maverick? pq esse acha fácil e serve esse cbeçote tbém

Zepi
03/12/2008, 07:59
Se colocar no bloco do maverick, fica melhor que o maverick original!
140 cv!!!

Abs

Rogério Barthy
03/12/2008, 14:38
Minha viatura estava com um cabeçote desses (coletor de admissão separado) e na reforma agora, instalei um outro cabeçote (com coletor integrado), para ver se diminuia o consumo (4,5 Km/l gasolina).
O motor é o 2.600 BF-161.
Rogério

rubensx
03/12/2008, 15:28
serve sim, eu procuraria o motor do maveco 6 bocas que seria fantástico!

Mas lembre-se que se vc colocar uma injeçãod e fabrica remapeada vc terá de corrigir muita coisa, procure uma programável vai te dar mais controle de ajuste...

agora do dimensionado pode fazer sem dó fica bem legar, mas a sonda lambda caso opte por uam pandoo ou fueltech vc nào precisaria necessariamente (seria bom) mas não obrigatoriamente se vc souber "ler" as velas pra saber a queima etc...

no caosd a pandoo em janeiro sai um "plugin" dela pra correção por lambda então eu colocaria mesmo que num fosse pra usar de imediato... enfim...

Joao Blasi
03/12/2008, 18:44
encontrei um motor de maveco, ainda nao o comprei por estar pesquisando mais a respeito, to em duvida se os pistoes e aneis do 2600 e bronzinas montam neste motor, parecem que sao iguais, é meio dificil encontrar componentes especificos para o motor maverick.outro detalhe é a bomba de oleo destes motores, ja com o filtro junto, nao sei se vai haver espaço junto a direçao, qto a injeçao optei por colocar um fueltech , na ocasiao da compra do modulo nao conhecia a pandoo, a viatura ja esta com um dimensionado by Giba escapes e ronca forte, outra duvida seria quanto a potencia dos 2600 e dos 3000, falo da potencia real, antigamente a forma de medir era diferente, e preciso deste dado para calculo dos injetores.
antes que eu me esqueça, minha viatura é um AeroWillys

Rodrigo59
03/12/2008, 20:03
pegando carona no topico, ja li uma vez aqui no forum sobre comando de valvulas mais bravo para motores 3000 alguem sabe me dizer alguma coisa sobre??

bf 3000, coletor de admissao separado, df446,comandão e taxa!! ja não passava vergonha! haha

bruno_nomelini
04/03/2009, 12:39
pessoal, consegui um cabeçote com coletor de admissao separado do cabeçote, o do Itamaraty 3000, os demais componentes do motor 3000 nao consegui encontrar. minha intençao com este cabeçote é mandar fazer uma tubagem com 6 canos unindo se em um bojo para colocar injeçao multi ponto com 6 bicos.bom, como nao consegui bloco do 3000, seria possivel montar este cabeçote no BF161?

Isso é interessante,ja pensei nisso tb meu jipe ja ta com o numero do motor cadastrado no doc, então seria mais viavel algo deste tipo, alguem sabe quais componentes trocar? coloca-se apenas cabeçote e coletor? é só tirar um e por outro? parte de baixo continua 2600?

[]s

Joao Blasi
04/03/2009, 21:00
Isso é interessante,ja pensei nisso tb meu jipe ja ta com o numero do motor cadastrado no doc, então seria mais viavel algo deste tipo, alguem sabe quais componentes trocar? coloca-se apenas cabeçote e coletor? é só tirar um e por outro? parte de baixo continua 2600?

[]s

tira um e poe o outro, o meu ta assim, e em andamento a montagem da injeçao em breve 2600i

bruno_nomelini
07/03/2009, 08:48
tira um e poe o outro, o meu ta assim, e em andamento a montagem da injeçao em breve 2600i

É nada!!! gostei da brincadeira, ao invés de esperar uma monoponto usar este coletor, vou começar a correr atras (só falta coletor, cabeçote e a injeção)

[ ]S

RBM
07/03/2009, 13:50
Eu não entendo de motor, então pergunto para todo mundo, tbm queria fazer essa configuração bloco Bf 161 com o cabeçote do 3000 com coletor separado, mas o mecanico que eu falei, me fez arquivar a idéia:

1º não sei qual a potencia que o motor vai ficar (qual ganho real no motor?)
2º Para colocar uma injeção eletronica, ele falou que o motor é muito antigo e qualquer aumento real de potencia, vai estourar na camara de combustão
a opção dele é que ser quer realmente melhorar o jeep, troca logo o motor por um moderno com a configuração desejada.

bruno_nomelini
17/03/2009, 17:42
Eu não entendo de motor, então pergunto para todo mundo, tbm queria fazer essa configuração bloco Bf 161 com o cabeçote do 3000 com coletor separado, mas o mecanico que eu falei, me fez arquivar a idéia:

1º não sei qual a potencia que o motor vai ficar (qual ganho real no motor?)
2º Para colocar uma injeção eletronica, ele falou que o motor é muito antigo e qualquer aumento real de potencia, vai estourar na camara de combustão
a opção dele é que ser quer realmente melhorar o jeep, troca logo o motor por um moderno com a configuração desejada.

Não sei se estou falando besteira, mas acho que nao melhora muita coisa, seria mais uma otimização do motor e não alta performance.
Com uma injeção (principalmente a injeção) e o coletor do 3000 chegaria-se mais rapido na faixa adequada de torque, porem nao mudaria (aumentaria) a faixa de torque ou giro do motor, com até uma certa economia do combustivel utillizado.

E em materia de troca de motor vc nao gasta menos do que os R$2.000,00 (chutando) da injeção, a não ser que vc compre um motor tão "fraco" quanto o BF, ou sem procedencia, isso sem falar em alterar o numero do motor no documento que aqui em SP/SP demora uns bons 6 meses.

Os que estão mais avançados em materia de injeção como o Rubensx podem nos ajudar

[]s

rubensx
17/03/2009, 18:51
opa... chamou??

bom, dá rpa ganhar uns "pocotós" a mais sim, porque é +/- assim...

Pensa no BF-161 com um carburador pequenod e fusca, depois pensa nele com um 446... vc tem mais cavalaria... certo? pouca mas tem mais...

A injeção, programável no caso, dá pra vc modificar e usar um 446 em alta e um de fusca em baixa (eitcha comparação tosca) ou seja vc ganha uns 20cv por ai a mais se souber acertar bem sim...

o BF-161 tem o coletor preso no cabeçote é direto... já o 3000 tme coletor externo o que facilita e possibilita instalar 6 bicos injetores cada um na boca de cada pistão praticamente...

Porque vc tem de ter essa configuração e coretamente angulada?? Porque os bicos fazem um SPRAY de combustivel que tme de continuar em "nuvem" até a valvula de admissão jogar essa nuvem pra dentro, caso cotnrário o spray (se mau angulado) bate na parede do bloco e entra mais liquido causando perda de combustivel e desempenho... a monoponto é praticamente isso, imagina o combustivel em nuvem com ar fazendo todas as curvas até chegar dentro do pistão??

Por isso o sistema multiponto é mais economico e melhor aproveitado

O BF-161 ao contrário do que imaginam aguenta turbina sim e com certos upgrades fica muito bom, mas tem seu limite, por isso agente prefere nÀov ender kits de injeção pro bf-161, porque fazer monoponto a economia é quase nula e só vai ter melhor desempenho mais nada...

Já o GM-151, GM-250S, OHC, AP carburado entre outros ficam com muitas vantagens e bem mais espertos, mas esse do 3000 é uma pusta solução

RURAL WILLYS
03/09/2012, 21:23
opa Rubensx, cara tenho uma dúvida, eu possou o motor bf-161 e comprei o cabeçote do itamaraty 3000 com admissao separa, gostaria de colocar o sistema multiponto de injeção....tem algo ja pronto que eu possa utilizar ou teria de desenvolver um bojo com os canos ligando os bicos???? grato.