Ver Versão Completa : Cardan dianteiro - muito inclinado
Mauricio Mei
20/09/2004, 11:18
Amigos
faz tempo que nao escrevo, pois nunca mais tive problemas serioa com meu CJ, mas recentemente tenho tido problemas com o meu cardan dianteiro por causa das seguinte situacao:
Quando troquei meu motor original pelo do Opala 4c, o meu cambio foi deslocado para frente. Alem disso minha molas estao arqueadas e uso jumelos alto, fazendo o cardan trabalhar muito inclinado, quase no limite das cruzetas fazendo com que as mesmas tenham que ser trocadas com muita frequencia.
Sei que uma das opcoes seria "girar"a bola do diferencial, mas da um trabalho do KCT fora o custo.
Alguem poderia me dar alguma outra opcao ??
[]'s
Mei
Eduardo Velo
20/09/2004, 12:53
Acho que voltar pro Jumelo original já ajuda ...
[]s...
Caro Maurício, experimente colocar pequenas cunhas entre o eixo e a mola. Não é o mais correto, mas dá ótimos resultados. Talvêz seja a solução mais fácil, barata e segura, mas certamente o mais correto seria descolar os munhões e reposicioná-los no ângulo correto.
Fiz SPOA na minha e não pude fazer o serviço como deveria, pois alterei muitas outras coisas, inclusive motor. A solução foi colocar estas cunhas de aço, que ficaram muito boas. Não tenho problemas.
Verifique também a possibilidade de substituir as cruzetas por juntas universais tipo omocinéticas. Não sei se daria certo, mas sem dúvida elas aguêntam mais torções do que as nossas velhas cruzetas.
Pessoal se alguém já esperimentou e possa dar uma luz, por favor...
O correto seria usar juntas tipo CV.
Elmer_Jeep
20/09/2004, 15:54
Aproveitando pra tirar uma dúvida, no meu CJ girei a bola do diferencial dianteiro pra diminuir a inclinação da cruzeta, girei de volta os munhões pra uma posição aproximada(feita no olhômetro) e foi soldado e montado.
Quando mandei alinhar o cara me falou que o lado direito ficou legal "no zero" e o outro tava fora. Daí ele fez o q podia pra alinhar a direção só que o bixo puxa um pouco pra esquerda, aí eu pergunto: se eu usar cunhas pela frente do eixo diferencial poderia resolver?
Ou terei que desmontar tudo novamente pra reposicionar os munhões no ponto correto :?:
[]'s torcendo por uma solução mais simples :roll:
RR, a utilização de cunhas não irá levantar um munhão independente do outro, p/ que essa diferença fosse compensada, pois seria incapáz de fazer essa torção no eixo (que trabalha como uma peça única).
Lamento, mas não conheço paleativo p/ isso. Talvêz algum companheiro possa dar uma saida.
Boa sorte.
leopoldo
20/09/2004, 20:41
Caro colega..........você entrou pelo cano.
Não dá para ter as comodidades dos 2 mundos ao mesmo tempo.
No eixo dianteiro, não há muita opção fora desmontar tudo e fazer de novo e bem feito.....mais ou menos bem feito é isso aí......de volta à prancheta.
Esqueçe essa de cunha pois a cunha foi feita para ser usada ao contrário do que costumam colocar na dianteira. Se você colocar as cunhas em nº ou ângulo necessário para compensar a nova altura, com certeza vai virar a roda olhando para o chão e nunca mais você conseguirá dirigir em linha reta.
No jeep, essa sempre foi a limitação dos kits de suspensão. Atrás tudo bem, mas na frente, com o problema de geometria do sistema de direção, não tem jeito.
E o outro problema é o processo envolvido no sacar e emendar de novo o eixo.....isso exige um ferramental que a maior parte (talvez TODAS) das oficinas nem sabe do que se trata. Fazem tudo no chutômetro. Isso custa muito $$$$ e algumas boas horas numa oficina de usinagem.
Não é coisa do outro mundo mas, o pessoal simplesmente não sabe fazer.
Meu conselho é: se voce não for engenheiro ou técnico mecânico, sai dessa, volta o jeep ao original. É mais barato e saudável, para o seu bolso e principalmente seu pescoço.
E para de alimentar oficinas aventureiras.......bando de chupa-cabras.
Sergio Rocha
20/09/2004, 20:48
Esqueçe essa de cunha pois a cunha foi feita para ser usada ao contrário do que costumam colocar na dianteira. Se você colocar as cunhas em nº ou ângulo necessário para compensar a nova altura, com certeza vai virar a roda olhando para o chão e nunca mais você conseguirá dirigir em linha reta.
Grande LEOPOLDO,
podia explicar melhor
[]'
leopoldo
20/09/2004, 22:05
Boa noite Sergio,
As cunhas foram originalmente feitas para corrigir as vibrações que assombram as suspensões trazeiras de pick-ups levantadas a mais que o original. Nesse caso, após o arqueamento, se o veículo apresenta vibração no eixo trazeiro, isso pode ser devido ao excesso de altura entre as luvas do diferencial e do câmbio. Nesse caso, com uma pequena correção do ângulo da luva do cardã no diferencial, pode-se diminuir ou anular a vibração. Coloca-se a cunha com a parte maior para frente, assim "apontando" a luva do diferencial para a luva do câmbio.
Mas de repente alguém descobriu que poderia se usar na frente, como no caso do jeep. Que sorte.
No caso da suspensão dianteira do jeep brasileiro, em que o jumelo é na parte de trás, quando se arqueia a mola ou quando se colocam jumelos "monstro", o pinhão se afasta verticalmente e ângularmente da luva da caixa de transferência.
Isso põe fora da especificação tanto o ângulo do king-pin quanto o comprimento do eixo cardã, fora o ângulo de trabalho da cruzeta.
Para corrigir o ângulo da luva com jumelo monstro, pode-se colocar a cunha de forma a voltar o ângulo de trabalho para perto do original, assim colocando-se a cunha com o lado maior atrás, corrige-se em parte o ângulo do conjunto cardã-cruzeta.
MAS
A distância vertical das luvas é outra história se coloca-se jumelo+ arqueamento. Dependendo do arqueamento também.
O ângulo fica tão fora que para corrigir precisa-se colocar uma cunha com rampa muito inclinada o que faz com que para corrigir o ângulo da cruzeta-cardã, compromete-se o do king-pin.
Se o king-pin ficasse um pouco mais "apontado" para frente na sua projeção ao solo, poderia-se ganhar um pouco em estabilidade direcional já que para esterçar esquerda-direita teria-se que vencer a força "peso" do jeep, levantando o bichinho. Assim o jeep teria uma estabilidade direcional natural de projeto e + um pouco. O ruim é o gasto do pneu.
No caso do nosso colega....e de tantos outros, se o king pin fica ao contrário para corrigir o ângulo do cardã, o cáster está ao contrário e o eixo de esterçamento fica tentando "SENTAR" para a esquerda e para a direita indefinidamente e com isso o jeep fica tremendamente instável.
A solução para isso é sacar os tubos e refazer a geometria do eixo, que é um pepino como eu já disse. Acho que muita gente nem tem idéia do ferramental necessário para essa tarefa, que é o ferramental tipo DANA para desmontar e montar o eixo, fora o ferramental de modificação do eixo, para não destruir a carcaça.
Capiche?
Elmer_Jeep
20/09/2004, 22:35
Mestre Leopoldo, obrigado pelo esclarecimento.
Desculpe o comentário mas acho um exagero quando vc fala em "ferramental tipo DANA"... :shock:
Eu tenho o ferramental adequado pra fazer o serviço, mas falhei na execução.
1[].
leopoldo
20/09/2004, 23:16
Para fazer isso:
Jogo de ferramentas básico +
torquímetros Lb-in e Lb-Ft +
expansor de carcaça +
relógio comparador com capacidade de leitura de milésimos de polegada +
pinhão falso +
medidor de profundidade de pinhão +
suporte para trabalho no eixo dana 44 +
dispositivo para evitar o esmagamento da caixa na prensagem dos tubos +
dispositivo de alinhamento da carcaça e dos munhões.
e eventualmente o dispositivo para a remoção dos rolamentos cônicos de pinhão e coroa.
Coloca-se a cunha com a parte maior para frente, assim "apontando" a luva do diferencial para a luva do câmbio.
Cuidado... você está falando de SPUA certo.
No SPOA é o inverso.
Ou não?
leopoldo
21/09/2004, 00:57
Sim, estou falando precisamente do caso do colega que abriu o tópico.
Caso seja SOA, a cunha deve ser colocada ao contrário.
A regra é quase sempre colocar a cunha de forma que o pinhão "aponte" mais para a luva do cambio.
Sergio Rocha
21/09/2004, 20:11
Grande Leopoldo
Muito obrigado pela explicação.Tudo isso eu já imaginava, o que eu não entendi foi o termo " virar a roda olhando para o chão ". :wink:
De qualquer forma fico extremamente grato, por ter corroborado o que eu achava que sabia.Agora, depois de vc dizer, fico confiante no que sei a respeito do assunto.
[]'de quem tá aki pra aprender
leopoldo
21/09/2004, 21:05
, o que eu não entendi foi o termo " virar a roda olhando para o chão ". :wink:
Me desculpe o termo grosseiro que eu usei para tenta descrever o movimento do eixo.
Deixe eu tentar explicar melhor:
O eixo de caster - o king pin, que é o eixo imaginário que cruza o centro dos pivos da direção, que são os suportes dos rolamentos do munhão....tem um ângulo que não é reto, ou seja, não é perpendicular ao solo. Esse eixo tem uma inclinação; assim, a projeção deste eixo imaginário no solo normalmente toca um ponto à frente de um eixo que fosse perpendicular ; quando se esterça a roda é como se o pneu olhasse um pouco para cima, em vez de olhar em linha reta......ou seja, o plano de giro não é paralelo com o solo.
Até ai acho que não é novidade. Vide o garfo de uma bicicleta.
A função deste ângulo é "forçar" o sistema a ser estabilizado para que o carro possa ser controlável e não sair por ai "caçando frango".....acho que esse termo é bem apropriado e bem conhecido. E como faz isso? inserindo um momento no sistema onde a roda dianteira esquerda força a direita e vice-versa. A inclinação do eixo faz com que o carro não tenha tanta tendência a esterçar sózinho......só um pouco menos que se o ângulo fosse reto. Mas já é uma grande ajuda. temos então uma relativa
estabilidade natural.
Agora, se você fizer uma inclinação ao contrário, verá que esse plano perpendicular ao king-pin não esta olhando um pouco para cima e sim começa a "olhar para baixo". Cada vez que se esterça, a roda também tomba um pouco. Então o jeep fica instável,
Se ainda não ficou claro......só fazendo uns desenhos......
Sergio Rocha
21/09/2004, 21:24
Grande Leopoldo
Daí a necessidade de um angulo de caster de 3 a 7 graus.Se não a roda fica olhando pro chão.Quanto maior o angulo de caster, menos caça frango, mas aumenta o consumo e o desgaste dos pneus.Por isso deve-se procurar manter o caster sempre o mais próximo do especificado.
Aproveitando, qual seria o caster mais indicado para um cj3 com pneus 33
montados em rodas 8 (de pick up f-1000) e suspensão levantada em aproximadamente 3 polegadas ?Seria mais próximo de 3 ou de 7 graus ?
'
[]'
leopoldo
21/09/2004, 21:49
Eu não sei ao certo....se diminuir, alivia a carga mas pode dar shimmy. se aumentar, a direção fica mais "dura" e o desgaste do pneu aumenta
Eu faria um teste com as cunhas primeiro aumentando, depois diminuindo, depois sem.....tiraria minhas conclusões.
Mauro B.
22/09/2004, 00:32
Oi Leopoldo !!! :D
Para fazer isso:
Jogo de ferramentas básico +
torquímetros Lb-in e Lb-Ft +
expansor de carcaça +
relógio comparador com capacidade de leitura de milésimos de polegada +
pinhão falso +
medidor de profundidade de pinhão +
suporte para trabalho no eixo dana 44 +
dispositivo para evitar o esmagamento da caixa na prensagem dos tubos +
dispositivo de alinhamento da carcaça e dos munhões.
e eventualmente o dispositivo para a remoção dos rolamentos cônicos de pinhão e coroa.
Leopoldo, acho que tu estás falando de um serviço muito mais complicado de se fazer. Se eu entendi bem, tu estás falando em sacar os tubos de eixos da carcaça do diferencial e remontá-los no angulo correto.... :shock: Não tem comparação esse serviço com o serviço que geralmente se faz aqui.... 8) O que fazemos é apenas remover a solda que prende o bojo ao tubo, rotacioná-lo um pouco até o ângulo desejado e refazer a solda....serviço que um torneiro faz tranquilamente, coisa de pouco mais de 1 hora do começo ao fim....e fica muito bom, tem jipes "as pencas" por aqui rodando e fazendo trilhas e viajens assim....serviço tranquilo e garantido....tem gente que até fez isso em casa (o Tannuri por exemplo) usando basicamente uma esmerilhadeira com disco de corte e um goniômetro.... :wink: !
***************
Sobre o ângulo do caster, eu já escreví a um tempo atrás num tópico um pouco a respeito do assunto. O tópico é "Volante não retorna." (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=984) :D
[]'s
leopoldo
22/09/2004, 08:30
É mesmo Mauro!
tinha imaginado que o colega tinha sacado os tubos, mas lendo de novo ví que aparentemente girou só o munhão........
Realmente não precisa de tudo aquilo, e eu faria só um dispositivo bem mais simples para poder angular por igual os 2 munhões.
Sergio Rocha
22/09/2004, 09:19
Salve Mauro
Muito bom o desenho.
O Sergio lá não sou eu. :lol:
[]'
Desfazer a solda não é recomendado.
O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno.
É mais complicado, dá mais trabalho, mas não deixa ainda mais frágil o metal junto à solda original.
Camaradas,
A respeito deste tópico, alguém pode me informar:
1-Qual a altura máxima que podemos levantar o CJ5 com os cardãs originais sem que nenhuma outra modificação deva ser feita para garantir que não haverá o tão alardeado estrangulamento do ângulo?
2-É possível "spoar" o CJ5, colocar eixos de rural, e reposicionar as molas originais para um suporte fixado lateralmente ao chassis (tipo vemos nos caminhões)? Desta forma, contrabalançamos o ganho de altura do spoa para não mexer no sistema de transferência.
PS: preciso de apenas duas polegadas a mais de altura para que o alternador não seja danificado pela bola do diferencial. O Maracatu está com motor da L200, calços do motor da F1000, jumelos intermediários, molas com curvaturas originais, mas em situações extremas a bola do diferencial atinge o alternador (já tive que soldá-lo uma vez, já tentei reposicioná-lo para cima, não deu certo, muita vibração)
Grato,
leopoldo
26/09/2004, 13:03
O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno...........
Wallace, não dispensa a construção de um "RIG" dispositivo de alinhamento para os munhões.
Isso é um saco fazer mas tem de ser feito.
Principalmente devido ao fato de 11 entre 10 eixos estarem tortos quando se inspeciona o alinhamento.
leopoldo
26/09/2004, 13:18
1-Qual a altura máxima que podemos levantar o CJ5 com os cardãs originais sem que nenhuma outra modificação deva ser feita para garantir que não haverá o tão alardeado estrangulamento do ângulo?
Os americanos recomendam 2" como máximo sem maiores modificações, a não ser ........... amortecedores.
2-É possível "spoar" o CJ5, colocar eixos de rural, e reposicionar as molas originais para um suporte fixado lateralmente ao chassis (tipo vemos nos caminhões)? Desta forma, contrabalançamos o ganho de altura do spoa para não mexer no sistema de transferência.
1-Positivo.
2-Inclusive isso permite ao esterçameto não ficar prejudicado, pois o pneu não vai "PEGAR" na mola .
3-Só é necessário pensar em:
a-cinta de nylon para limitar o curso "para baixo"
b-batentes de suspensão para limitar o curso "para cima"
c-verificar se podem ser usados os mesmos amortecedores.
d-verificar a geometria e os angulos limites de trabalho dos pivôs
de direção.
e-verificar a necessidade de inclinar o pinhão traseiro para não haver vibração.
f-o mesmo com o dianteiro para não causar encavalamento de cruzeta no fim do curso, que dependendo do caso pode ser resolvido com uma junta "CV" ou, baixando a travessa do cambio ou, em casos extremos, sacando os tubos ou, como falado ai em cima...... sacar as bolas "munhões internos" e soldar em outra posição.
David Augusto
27/09/2004, 10:38
E para de alimentar oficinas aventureiras.......bando de chupa-cabras.[/quote]
Ah, Ah Ah. Essa foi boa. Falou tudo agora, gostei...
Marcos ET
27/09/2004, 11:27
3-Só é necessário pensar em:
a-cinta de nylon para limitar o curso "para baixo"
Leopoldo, neste caso, será que nao dá pra colocar molas limitadoras como no caso das suspensoes "conta-ativas"? colocando uma mola mais resistente e mais reta sobre o feixe para avitar um arqueamento exagerado (quando a mola vai pra curso muito para baixo), assim a mola vai oferecendo resistencia gradual ao alongamento de curso quando a suspensao for "para baixo", ficando sem atuação quando for solicitada "para cima", tipo no desenho que fiz:
Observe que entre a "contra mola" e o feixe, tem um "calço" para distanciar uma da outra ok?
sei lá, era só uma idéia velha que tenho preparada para "um dia" colocar no meu véi...
Obrigado Leopoldo.
Precisando de alguma coisa aqui do Recife é só mandar as ordens.
Leopoldo,
Desculpa voltar ao assunto, mas de repente....
Desculpe a ignorância, mas o que são juntas CV e como posso vê-las (fotos, lojas especializada, etc.)?
Agradeço
leopoldo
27/09/2004, 22:32
Já viu uma montagem de cruzeta dupla?
Elmer_Jeep
28/09/2004, 09:25
Cardâ CV. 8)
Vi hoje no mecânico. Ele chama de Junta Universal.
Beleza. Tens idéia de média de preço para o cardan do jeito que tá aí?
Obrigado
A título de sugestão para os demais jepeiros, vou optar, recomendação do mecânico, por trocar os eixos, fazer SPOA, com a mudança da molas para cima da mola guia. Acho que ficou claro, mas..., enfim, as molas menores são colocadas por cima da mola guia de tal forma que o feixe acenta em cima do eixo mas com uma altura menor, reduzindo, calculo que, pela metade o arqueamento do CJ. Se mesmo assim ficar muito angulado o cardan, então troco por estas juntas CV. Dependendo do preço delas, fica mais barato do que resoldar os suportes na lateral do chassis, ver curso de amortecedor, terminais de direção, etc. E parece que menos trabalhoso$$$$$$ para o mecânico.
Qual a opinião dos camaradas?
leopoldo
28/09/2004, 22:52
Só converse com seu mecanico depois de passado o efeito dos alucinógenos.
Se é sugestão que quer, tenho uma.......
Troque de mecânico, esse aí não sabe de nada que presta...........
Abraços,
Vocês estão sendo irônicos. HA! HA! HA! :shock:
Mas, como sou novo aqui no forum, confesso que não entendi. :oops:
Dá para me dizer o que tem de errado nesta sugestão?
:?:
Vocês estão sendo irônicos. HA! HA! HA! :shock:
Mas, como sou novo aqui no forum, confesso que não entendi. :oops:
Dá para me dizer o que tem de errado nesta sugestão?
:?:
Na boa, se você não consegue perceber o porque desta idéia não funcionar, você está mexando onde não deve. Mas o que mais preocupa é que existe um "mecânico" por aí que também não entende como funciona um feixe de mola........
Faz o seguinte então. Monta os seus feixes do jeito que o meca fala. Mas para economizar espaço e peso, monta apenas o feixe mestre (mola guia). As demais lâminas não serão necessárias, já que não farão bosta nenhuma mesmo......... :roll:
E quanto o nome que o meca chamar uma junta CV de uma "junta universal", ele se equivicou aí tembém. Uma "junta universal" é nada mais, nada menos que uma simples cruzeta..........
Abraços,
leopoldo
29/09/2004, 13:31
.........neste caso, será que nao dá pra colocar molas limitadoras como no caso das suspensoes "conta-ativas"? colocando uma mola mais resistente e mais reta sobre o feixe para avitar um arqueamento exagerado (quando a mola vai pra curso muito para baixo), assim a mola vai oferecendo resistencia gradual ao alongamento de curso quando a suspensao for "para baixo", ficando sem atuação quando for solicitada "para cima", tipo no desenho que fiz:
Observe que entre a "contra mola" e o feixe, tem um "calço" para distanciar uma da outra ok?
Caro ET........... nada a ver.................
Esse sistema que você desenhou é justamente para outra coisa:
É para reforçar a mola.
Veja nessa página da rancho :
http://www.gorancho.com/products/loadcontrol.stm#Lev
E
Suspensão ativa é outra coisa......um tanto mais complicada que uma simples montagem de molas.
Agora....... contra-ativa?????? :roll:
Não estou familiarizado com este conceito.
Explique!
equipeminas4x4
29/09/2004, 14:14
Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????
Não entendi??
[]´s
Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????
Não entendi??
[]´s
Talvez não seja o caso, mas tal para não tombar...
É por isso que usamos guinchos para fechar as suspensões em inclinações...
leopoldo
29/09/2004, 16:13
Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????Não entendi??[]´s
Caramba ! voces não lêem direito?
eu escreví : pensar = avaliar a necessidade.
Pois pode ser que mesmo com o amortecedor no comprimento correto, pode-se extrapolar o angulo de trabalho do cardan ou o angulo de trabalho dos pivos de direção na condição limite. Além do mais, quem disse que nessa montagem o amortecedor estará certo ou com curso correto ?
É por isso que tem que ser pensado todos os itens que estão "amarrados" juntos
INCLUSIVE FLEXÍVEIS DE FREIO,
senão voce arruma um treco e estoura outro !
Mauro B.
29/09/2004, 16:38
Oi pessoal, desculpem a demora! :D
Desfazer a solda não é recomendado.
O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno.
É mais complicado, dá mais trabalho, mas não deixa ainda mais frágil o metal junto à solda original.
É verdade, refazer uma solda acaba deixando mais frágil... :? Porém eu nunca soube de um cj que teve algum problema desses por causa dessa solda aí, mas... :) Wallace, vc já viu algum cj que deu problema por causa desse trabalho de refazer a solda nessa região???
Ah, na realidade, para ficar mais fácil, acho que o pessoal costuma fazer o corte apartir da lateral interna da solda original, como mostra o desenho que fiz abaixo. :D
Realmente não precisa de tudo aquilo, e eu faria só um dispositivo bem mais simples para poder angular por igual os 2 munhões.
Bah leopoldo, tu falou isso numa hora oportuna! :D Quero ver se nesse verão eu giro os munhões do meu cj5! Fala mais detalhes desse dispositivo aí!!! Não sei se esse assunto interessa pro pessoal daqui desse tópico, já que ninguém disse nada (até agora), então, se preferir, pode ser em pvt mesmo...! :wink:
[]'s
Elmer_Jeep
29/09/2004, 16:41
claro que interessa :D
Leopoldo se for postar o coment por favor que seja aqui mesmo. 8)
leopoldo
29/09/2004, 16:56
Mauro,
Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!
Não gostaria de fazer emenda em cima de outro cordão.
Sobre o RIG, eu usaria um dispositivo feito de ferro quadrado estrutural 50x50x5mm.
Dependendo do caso,
poderia ser um dispositivo preso ao suporte dos grampos das molas dianteiras, que fosse um pouco mais largo que a largura correspondente à externa dos munhões externos.
Ai poderia fazer um suporte soldado numa base, presa a este barramento preso à suspensão.
Nesse suporte, faria uma base rotativa e ajustável com um transferidor(poderia ser de plástico mesmo), para cada lado e faria um acoplados ao munhão externo.
Pode ser pelos parafusos do spinner (manga de eixo)
Algo assim. O segredo é fazer algo que permita girar angularmente as esferas. O chato é o angulo de trabalho da superfície de encaixe do spinner não é 90º em relação ao suporte.
Quando fiz os meus eixos, o torneiro fez um RIG mas para o eixo ser trabalhado numa mesa. Preciso ir à sampa pegar esse dispositivo.
MARCOS NASCIMENTO CJ5
01/10/2004, 18:26
Ja que foi colocado em questão, quanto ao inclinamento do cardã dianteiro gostaria de esclarecer outra duvida, :idea: se por exemplo vc invertece a posição do suporte das molas colocando assim os jumelos na frente como no jeep bandeirante nao resolveria o problema da inclinação tanto do cardã quanto do munhão???? :wink:
leopoldo
01/10/2004, 19:03
Caro colega,
O projeto original do jeep (USA) é assim mesmo. Jumelo na frente. Mesmo nos antigos CJ's americanos CJ5 e 7. Isso prolonga a vida da luva do cardan. O nosso é que é invertido.
Só no novo jeep americano, que vem com molas helicoidais a coisa mudou. Mas interessante, lá nos USA eles mudam para o nosso padrão - o invertido- para deixar a suspensão mais macia.
Mas respondendo diretamente a sua pergunta, não....não faz diferença no ângulo do cardan.
MAS......contudo.....entretanto:
veja bem.......
Mantendo os centros dos parafusos em relação ao chassis, ou seja, a mesma cota.
O que quero dizer é que para fazer isso você não pode colocar o suporte fixo da mola - esse original do jeep que fica junto ao parachoque dianteiro- na parte do jumelo, pois ficaria muito alto e consequentemente pioraria o ângulo.
Teria que usar o suporte da mola traseira.
Portanto, preste atenção......
quanto mais se distancia do chassis o olhal traseiro da mola, pior para o cardan.
Mauro B.
03/10/2004, 00:07
Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!
Acho que se cortar bem no cordão corre-se o risco de não soltar o bojo, porque a solda sempre "come" o material pra todos os lados.... Talvez seja por isso que haja alguma preferencia por cortar um pouquinho mais pra dentro, para garantir a soltura(!)...sei lah! :lol: Mas concordo contigo que seria melhor não fazer outra emenda em cima de outro cordão.... :wink:
[]'s
Marcio Vargas
28/06/2005, 13:28
Este foi ressucitado lá do fundo do baú.
Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!
Não gostaria de fazer emenda em cima de outro cordão.
Sobre o RIG, eu usaria um dispositivo feito de ferro quadrado estrutural 50x50x5mm.
Dependendo do caso,
poderia ser um dispositivo preso ao suporte dos grampos das molas dianteiras, que fosse um pouco mais largo que a largura correspondente à externa dos munhões externos.
Ai poderia fazer um suporte soldado numa base, presa a este barramento preso à suspensão.
Nesse suporte, faria uma base rotativa e ajustável com um transferidor(poderia ser de plástico mesmo), para cada lado e faria um acoplados ao munhão externo.
Pode ser pelos parafusos do spinner (manga de eixo)
Algo assim. O segredo é fazer algo que permita girar angularmente as esferas. O chato é o angulo de trabalho da superfície de encaixe do spinner não é 90º em relação ao suporte.
Quando fiz os meus eixos, o torneiro fez um RIG mas para o eixo ser trabalhado numa mesa. Preciso ir à sampa pegar esse dispositivo.
Vc tem fotos deste dispositivo?
Poderia dar mais detalhes da fabricação deste gabarito?
Estou pensando em fazer um destes...
[ ]'s ressucitadores de topico...
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