PDA

Ver Versão Completa : Duvida Gigle DFV 228 Motor Falcon

jdutra
02/12/2008, 19:32
Galera,

Estou com um motor falcon na minha Rural e descobri que o gigle da mesma estava em 24.....por isso estava amarrada que só vendo....mudei pra 29 e foi da água para o vinho.

Agora a pergunta....posso aumentar mais ainda o gigle do DFV 228 com esse motor Falcon Argentino 3.6 para lhe extrair mais potência ou seria burrice....qual o problema de aumentar o gigle...fora o aumento do consumo

Um 3E do Opala daria mais folego ainda pro motor ou noa....

Valeu

Jonas

Kim
02/12/2008, 19:46
Caro jdutra!

O motor BF 161 original do jeep usa o giclê #27!

Portanto, penso que o 29 ainda seria pequeno, mais, em contrapartida, observe o consumo.

Coloque um #30, e observe o gasto de combustível.

Observe também o escapamento, se sair uma fumaça levemente preta ao acelerar, é porque está com excesso de combustível!

Abraços.

Kim.

jijoe_78
03/12/2008, 16:52
Ôpa!

Blz JDutra?
Mas qual DFV228 está instalado no motor? Tem vários modelos para vários carros diferentes.
Comece medindo o diâmetro interno do Venturi (difusor), que é uma peça que fica encaixada entre a base e o corpo do carburador. Para esse motor deveria ter medida entre 32 e 35mm. O giclê principal talvez seja o #50 e #60 para a marcha lenta.
O DFV228 da Rural originalmente tem 27mm e se for este o DFV instalado no motor, abra o Venturi para 32mm (que se não me falha a memória, deve ser o máximo que ele aguenta) e coloque o giclê #30 ou #31. Na marcha lenta não precisa mexer. Uma outra possível regulagem seria um ajuste na altura da bóia (distância entre a tampa e a base da bóia, aldo que fica para o fundo da cuba) diminuindo em 1mm, ou seja, para 38,5mm de altura (medida com a tampa de lado e a bóia somente encostando na esfera da agulha).
Depois disso, é só acompanhar a coloração da vela nos próximos 100 km rodados.
Se estiver entre café com leite ou cor de tijolo, está normal. Escura um pouco fosca indica excesso e pode ser resolvido retornando a altura da bóia para o original (39,5mm) caso tenha sido alterada ou usar um giclê menor (muito pouco provável).
Se as velas estiverem com cor clara, cinza claro por exemplo, a mistura está pobre. Troque o giclê ou peça para uma casa de carburadores/oficina calibrarem o giclê para 2 números acima.
Boa sorte e paciência, pois é um trabalho que leva um certo tempo de observação e costume ao comportamento do motor!
[]´s!