offban
02/12/2008, 11:42
Bom, sei q estou demorando mto pra começar esse tópico, mas realmente não tenho tido mto tempo ultimamente.
Vou começar o tópico agora e depois tb posto umas fotos.
A princípio, quem já me conhece do fórum de Engesas, já viu como foi a novela pra encontrar o Engesa q eu queria.
Não vou repetir tudo aqui. Pra simplificar, foram mtos meses procurando uma viatura q estivesse em mto boas condições. Finalmente encontrei uma em minha cidade msm, através do amigo aqui do Fórum, o Anderson_locação.
A viatura é um Engesa Fase I, ano 1987, mto conservado e praticamente todo original ainda. Motor 4 cc a gasolina do Opala e com capota de fibra.
A princípio, mandei a viatura pro mecânico pra fazer uma revisão geral: motor, câmbio, diferenciais, parte elétrica, tdo foi revisado e o q estava gasto ou defeituoso, foi substituído por novas peças.
Aparentemente o carro está mto bom, com estrutura mto boa e funcionando bem. Mandei também pra um capoteiro q deu uma geral nos bancos, reforçando a fixação e instalação, trilhos. Tb mandei colocar cintos novos, sendo 3 ptos na frente e instalei um cobertura de espuma no santo antônio.
A princípio só fiz isso. Meu próximo passo agora é dar uma melhorada no motor q achei meio fraco, chocho. Tb quero por direção hidráulica, ar condicionado e preciso ver o q fazer pra melhorar estabilidade pq a partir de 60 KM/h a direção trepida mto dando shiming o q incomoda e passa insegurança.
Não sei se tem a ver com os pneus q são lameiros e roda original aro 16 e fina. Tb estou pensando pra ver se precisarei trocar rodas e pneus.
Estou procurando oficinas honestas e confiáveis aqui em BH pra tirar dúvidas e ver o q devo fazer primeiro. Definir prioridades e depois passar pra questões mais fúteis como pintar a viatura. O único defeito dela é a cor, um marronzinho meio feioso. Estou pensando (qdo tiver mais verba) em pintar naquele camuflado do deserto do Iraque q achei mto legal e já vi uma foto aqui no Fórum de um Engesa nessa cor. Achei mto bacana.
Bom, postei aqui minhas idéias e estou aberto a sugestões, críticas e orientações da turma mais experiente. Basicamente tenho idéias mas sem pressa. Só preciso de uma orientação mesmo.
Prometo q colocarei o mais rápido possível as fotos. E o nome q escolhi é uma homenagem ao Thor, Deus Nórdico do Trovão - Mjolnir é o seu poderoso e indestrutível martelo de batalha com o qual ele controla as tempestades.
Segundo a Wikipedia:
O Mjolnir é o martelo do deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor), da mitologia nórdica. Seu nome significa "aquilo que esmaga". Fora criado pelos Filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki).
A pronuncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. a ultima sigla pode se pronunciar ner ou nir, tem-se dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo dele ser chamado de deus do trovão).
Mjolnir é feito de um mineral, semelhante a pedra mas com aspecto metálico, chamado Uru. Este mineral, de tão pesado, permite que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard (http://pt.wikipedia.org/wiki/Megingjard) consiga levantá-lo.
Mjölnir também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte, era de costume atiradores de martelos levar um pingente em forma de Mjöllnir para as competições e batalhas, acreditando que o deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor) iria ajudá-los
Vou começar o tópico agora e depois tb posto umas fotos.
A princípio, quem já me conhece do fórum de Engesas, já viu como foi a novela pra encontrar o Engesa q eu queria.
Não vou repetir tudo aqui. Pra simplificar, foram mtos meses procurando uma viatura q estivesse em mto boas condições. Finalmente encontrei uma em minha cidade msm, através do amigo aqui do Fórum, o Anderson_locação.
A viatura é um Engesa Fase I, ano 1987, mto conservado e praticamente todo original ainda. Motor 4 cc a gasolina do Opala e com capota de fibra.
A princípio, mandei a viatura pro mecânico pra fazer uma revisão geral: motor, câmbio, diferenciais, parte elétrica, tdo foi revisado e o q estava gasto ou defeituoso, foi substituído por novas peças.
Aparentemente o carro está mto bom, com estrutura mto boa e funcionando bem. Mandei também pra um capoteiro q deu uma geral nos bancos, reforçando a fixação e instalação, trilhos. Tb mandei colocar cintos novos, sendo 3 ptos na frente e instalei um cobertura de espuma no santo antônio.
A princípio só fiz isso. Meu próximo passo agora é dar uma melhorada no motor q achei meio fraco, chocho. Tb quero por direção hidráulica, ar condicionado e preciso ver o q fazer pra melhorar estabilidade pq a partir de 60 KM/h a direção trepida mto dando shiming o q incomoda e passa insegurança.
Não sei se tem a ver com os pneus q são lameiros e roda original aro 16 e fina. Tb estou pensando pra ver se precisarei trocar rodas e pneus.
Estou procurando oficinas honestas e confiáveis aqui em BH pra tirar dúvidas e ver o q devo fazer primeiro. Definir prioridades e depois passar pra questões mais fúteis como pintar a viatura. O único defeito dela é a cor, um marronzinho meio feioso. Estou pensando (qdo tiver mais verba) em pintar naquele camuflado do deserto do Iraque q achei mto legal e já vi uma foto aqui no Fórum de um Engesa nessa cor. Achei mto bacana.
Bom, postei aqui minhas idéias e estou aberto a sugestões, críticas e orientações da turma mais experiente. Basicamente tenho idéias mas sem pressa. Só preciso de uma orientação mesmo.
Prometo q colocarei o mais rápido possível as fotos. E o nome q escolhi é uma homenagem ao Thor, Deus Nórdico do Trovão - Mjolnir é o seu poderoso e indestrutível martelo de batalha com o qual ele controla as tempestades.
Segundo a Wikipedia:
O Mjolnir é o martelo do deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor), da mitologia nórdica. Seu nome significa "aquilo que esmaga". Fora criado pelos Filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki).
A pronuncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. a ultima sigla pode se pronunciar ner ou nir, tem-se dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo dele ser chamado de deus do trovão).
Mjolnir é feito de um mineral, semelhante a pedra mas com aspecto metálico, chamado Uru. Este mineral, de tão pesado, permite que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard (http://pt.wikipedia.org/wiki/Megingjard) consiga levantá-lo.
Mjölnir também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte, era de costume atiradores de martelos levar um pingente em forma de Mjöllnir para as competições e batalhas, acreditando que o deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor) iria ajudá-los