Ver Versão Completa : Faról de milha...
José Carlos
19/09/2004, 00:57
bom dia pessoal... tenho no meu cj 2 pares de milhas com lampadas h3 55w, intalada com rele auxiliar. testei trocar a lampada por uma mais forte 100w ( tb h3) e, nao mudou a potencia do facho (ops)... por que?
[] iluminados
jose carlos
cj5 77
... uma mais forte 100w ( tb h3) e, nao mudou a potencia do facho (ops)... por que?
Por três razões:
1º "W" (watt) indica consumo elétrico e não luminosidade, e nem sempre uma lâmpada de maior consumo elétrico gera maior luminosidade.
2º O refletor do farol é projetado levando em conta um determinado tipo de lâmpada e se a dita não for adequada pode até piorar a luminosidade emitida
pelo farol.
3º Se a lâmpada não for de marca renomada não acredite muito no que vem impresso na embalagem. Tem muita lâmpada importada da Ásia que não ilumina nada, ofusca muito, torra fiação e dura pouco.
To com dois milhas com H3 de 100W, te garanto q da pra fazer brozeamento artificial.
Vai ver a lampada q comprou não é das melhores, cuidado com o Relê, as lampadas são mais fortes agora.
[]'s
Pessoal,
Tenho 4 milhas no teto do Samuca com lâmpadas H3, acho que de 60W cada, instalei eles ligados direto na bateria e apenar com 1 fusível no Positivo...... não coloquei relê!!! Tem algum problema nisso?
[]'s sem entender muito de elétrica
Pessoal,
Tenho 4 milhas no teto do Samuca com lâmpadas H3, acho que de 60W cada, instalei eles ligados direto na bateria e apenar com 1 fusível no Positivo...... não coloquei relê!!! Tem algum problema nisso?
[]'s sem entender muito de elétrica
Bom, na verdade as lampadas devem ser de 55w.
Somando os 4 da 220w, pouco mais de 18 A.
O Fio q vc ta usando tem q ser bem grosso pra não torrar e a chave q liga ele precisa aguentar esses 19A.
Seja lá oq vc fez eu aconselho colocar um relê. O Barato quase sempre sai bem mais caro.
[]'s
Bom, na verdade as lampadas devem ser de 55w.
Somando os 4 da 220w, pouco mais de 18 A.
O Fio q vc ta usando tem q ser bem grosso pra não torrar e a chave q liga ele precisa aguentar esses 19A.
Seja lá oq vc fez eu aconselho colocar um relê. O Barato quase sempre sai bem mais caro.
Scacca,
Troquei todos os fios das Milhas por mais grossos, e a chave tic-tac é daquelas de metal, a mais resistente que encontrei.
Qual é exatamente a função do relê?
Por acaso ele funciona como um dijuntor?
Compro em Auto-elétricas?
Para esse conjunto de farois auxiliares tem algum relê específico para usar ou todos são iguais?
Relê e mini-relê são a mesma coisa?
Desculpa o grande número de perguntas.
[]'s querendo fazer a coisa certa
Scacca,
Troquei todos os fios das Milhas por mais grossos, e a chave tic-tac é daquelas de metal, a mais resistente que encontrei.
Qual é exatamente a função do relê?
Por acaso ele funciona como um dijuntor?
Compro em Auto-elétricas?
Para esse conjunto de farois auxiliares tem algum relê específico para usar ou todos são iguais?
Relê e mini-relê são a mesma coisa?
Desculpa o grande número de perguntas.
[]'s querendo fazer a coisa certa
:arrow: Na chave deve ter escrito a Amperagem dela, tem q ter pelo menos 19A (oq acho muito difícil).
:arrow: Na Verdade o Relê foi criado para q a fiação do carro não precisasse ser tão grossa. Evitando os chicotes enormes.
:arrow: Vc pode comprar esse relê em qq Auto-elétrico.
:arrow: O Sistema do Relê é simples, quando vc liga a chave no painel ela manda energia pra um eletroimã q tem dentro do relê, e esse que atraindo um contato faz o sistema funcionar, portanto o fio grosso passa pelo relê e depois pros milhas, e o fio da chave do painel não precisa ser tão grosso (afinal de contas ele só ta ligando um simples Eletroimã).
[]'s
Scacca,
Valeu pela aula de elétrica!!! 8) 8) 8)
Vou comprar um relê e instalar no sistema de milhas do Samuca.
[]'s agora sabendo fazer a coisa certa
Scacca,
Valeu pela aula de elétrica!!! 8) 8) 8)
Vou comprar um relê e instalar no sistema de milhas do Samuca.
[]'s agora sabendo fazer a coisa certa
Quem derá se fosse uma aula, foi bem resumido, não manjo tanto assim.
Aprendi esse pouco que sei perguntando como vc.
[]'s
danielgab
20/09/2004, 12:14
Mais algumas informações...
Capacidade nominal de condução de corrente:
Cabo de 1,5mm2 :arrow: 17,5 A
Cabo de 2,5mm2 :arrow: 24 A
Como os faróis vão consumir 19A no total, o circuito bateria/relé/faróis que o Scacca explicou, deveriam ser de no mínimo 2,5mm2.
O relé também tem que "aguentar" os 19 A e não substitui ou funciona como disjuntor/fusível. A função de um disjuntor ou fusível é protejer os cabos contra uma sobrecorrente, evitando que torrem, caso haja um problema como um curto-circuito. Eles devem ser de valor igual ou inferior aos dos cabos utilizados e irão "abrir" antes que os cabos sejam danificados. Seria bom prever um fusível também (20A).
[]s também tentando ajudar...
Daniel
T4d01
Mais algumas informações...
Capacidade nominal de condução de corrente:
Cabo de 1,5mm2 :arrow: 17,5 A
Cabo de 2,5mm2 :arrow: 24 A
Como os faróis vão consumir 19A no total, o circuito bateria/relé/faróis que o Scacca explicou, deveriam ser de no mínimo 2,5mm2.
O relé também tem que "aguentar" os 19 A e não substitui ou funciona como disjuntor/fusível. A função de um disjuntor ou fusível é protejer os cabos contra uma sobrecorrente, evitando que torrem, caso haja um problema como um curto-circuito. Eles devem ser de valor igual ou inferior aos dos cabos utilizados e irão "abrir" antes que os cabos sejam danificados. Seria bom prever um fusível também (20A).
[]s também tentando ajudar...
Daniel
T4d01
Muito bem complementado.
[]'s
Pô Valeu mesmo Daniel e Scacca!!! :D :D :D
Seria bom prever um fusível também (20A).
Acho que esqueci de falar, mas fusível de 20A eu já coloquei 8)
[]'s agradecendo a ajuda
Só tem um detalhe, o fusível é oq protege o sistema, mas se o fusível é de 20 A e o fio ou a chave não aguenta isso o fusível não queima e o resto q vai pro saco.
Procure tomar muito cuidado, seguindo oq falamos não haverá erro, a não ser q troque as lampadas por de maior potencia, nesse caso muda todo o esquema.
Podemos Calcular W sobre V é igual a A.
Cuidado tb com os milhas, com carcaça de plástico nao aconselhamos lampadas com mais de 55W.
No meu caso uso lampadas de 100W, mas a carcaça é de ferro, a lente e o espelho de vidro.
[]'s
danielgab
20/09/2004, 14:55
Muito bem complementado.
[]'s
Pô Valeu mesmo Daniel e Scacca!!! :D :D :D
[]'s agradecendo a ajuda
Valeu Scacca e Pinhal!
Espero que dê tudo certo...
Qquer coisa tamos aí.
[]s
Só tem um detalhe, o fusível é oq protege o sistema, mas se o fusível é de 20 A e o fio ou a chave não aguenta isso o fusível não queima e o resto q vai pro saco.
Cuidado tb com os milhas, com carcaça de plástico nao aconselhamos lampadas com mais de 55W.
Esse detalhe do fusível eu já tinha pensado, mas acho que o meu vai funcionar!!!
As minhas milhas tem carcaça de ferro e lente de vidro, mas acho que 55W em cada uma tá mais do que bom, além disso elas ligadas já fazem um pouco de reflexo no capô, imagine com lâmbadas de 100w :shock:
PS: a fórmula A=W/V foi extremamente útil, agora eu entendi como você calculou a Amperagem do sistema.
[]'s decorando a fórmula
Esse detalhe do fusível eu já tinha pensado, mas acho que o meu vai funcionar!!!
As minhas milhas tem carcaça de ferro e lente de vidro, mas acho que 55W em cada uma tá mais do que bom, além disso elas ligadas já fazem um pouco de reflexo no capô, imagine com lâmbadas de 100w :shock:
PS: a fórmula A=W/V foi extremamente útil, agora eu entendi como você calculou a Amperagem do sistema.
[]'s decorando a fórmula
Agora é mãos a obra
[]'s
José Carlos
20/09/2004, 20:38
Poxa... Obrigado galera pelas respostas...
meu sistema ja esta com rele e fusivel...
se usasse aquele rele de fusca... aquele para farol alto/baixo.
nos meus farois (os originais) ele melhorou a "eficiencia", sera que serve p/ os milhas c/ 100w?
jose carlos
cj5 77
Poxa... Obrigado galera pelas respostas...
meu sistema ja esta com rele e fusivel...
se usasse aquele rele de fusca... aquele para farol alto/baixo.
nos meus farois (os originais) ele melhorou a "eficiencia", sera que serve p/ os milhas c/ 100w?
jose carlos
cj5 77
Não sei não, pois esse relê deve ser duplo com Amperagem diferente, não os conheço.
E os milhas de 100W são mais fortes q o farol normal, não sei preciso ver o relê.
[]'s
[]'s