Ver Versão Completa : Ajuda para identificar motores willys
Joao Blasi
01/12/2008, 09:08
amigos, como posso identificar externamente as diferenças entre o motor 2600 e o 3000? estou a procura de um 3000 e se tivesse algum detalhe externo ajudaria.
Lucas Nassif
01/12/2008, 18:39
Que eu tô lembrando agora:
Tem uma plaquetinha perto da vareta de óleo, que fica no bloco e tem lá a cilindrada do motor.Geralmente essa plaqueta tá pintada, mas é só dá uma raspada lá que dá pra ver.
Outra diferença e a altura do bloco. Para ficar mais fácil de entender, é a distância do coletor de escape para a face do bloco, onde vai a junta do cabeçote.
Acho que é isso aí. Depois posto uma foto pra ilustrar!
Rogério Barthy
02/12/2008, 10:14
tem tbm a vareta do nível do óleo que no 3.000 é bem maior e alta, com uma entrada para colocação de óleo se não me engano e ainda o filtro de óleo acoplado à bomba de óleo.
Rogério
Lucas Nassif
02/12/2008, 19:53
Lembrando que não se deve confundir o Willys 3000 com o 3000 do Maverick!!!!
No Willys, o coletor de admissão é integrado ao cabeçote, igual ao 2600, enquanto no do Maveco, o coletor é uma peça separada.
leopoldo
03/12/2008, 18:34
não é não !
no maveco, bloco azul, o coletor de admissão é igual ao do 2600.
Camarada, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2025
É meio antigo, mas acho q vai te ajudar, inclusive com algumas fotos.
Esse aqui fala um pouquinho também:
http://www.angelfire.com/wi/willysbr/motor.html
[ ]'s
Pra ajudar...esse é willys 3000!
Boa sorte!
Até hoje não descobri qual é o meu motor,..o mecanico disse que é do ford maveric, mais é bem parecido com o bf-3000, porém o filtro de oleo é igual ao do bf-2600 la em cima, e o 'ford' estampado no motor.
Até hoje não descobri qual é o meu motor,..o mecanico disse que é do ford maveric, mais é bem parecido com o bf-3000, porém o filtro de oleo é igual ao do bf-2600 la em cima, e o 'ford' estampado no motor.
Bota uma foto dele aí !
[ ]'s
Joao Blasi
04/12/2008, 23:54
amanha , o caçarola, o mecanico que mexe nas viaturas pra mim, vai retirar o cabeçote do 2600 e experimentar o cabeçote com admissao separada, se tudo casar perfeito é provavel que monte definitivo o cabeçote 3000 no 2600, mesmo assim , achei um 3000 maveko, o senao ta sendo a bomba de oleo , que talvez fique pegando na caixa de direçao. em tempo, minha viatura é um aerowillys, to fazendo estas alteraçoes pois vou colocar injeçao multi ponto e nao quero trocar o motor willys por outro mais moderno.
Caros colegas não vamos misturar ainda mais o cardo, veamos em partes.
1º Não vá confundir o BF161 com o 2600, pois muitos chamam o BF de 2600 porque eles possuem a mesma cilindrada 2638 centímetros cúbicos, mas um é bem diferente do outro.
2º Tanto o BF 161, 2600 e o 3000, são bem diferentes uns dos outros tanto externamente quanto interiormente.
Algumas particularidades deles:
BF 161: O coletor de admissão e fundido no bloco, a tampa de abastecimento do óleo fica em cima da tampa de válvulas na parte frontal, a vareta de óleo olhado de frente ao motor fica do lado esquerdo, o filtro de óleo tambem fica do mesmo lado mas na parte superior do motor.
2600: Este motor é inconfundível pelo fato de ter 2 carburadores, como já diziam os anúncios willys, o motor 2600 nada mais é que um BF 161 envenenado de fábrica, pois as dimensões são as mesmas, mas foram alterados ponto de ignição, coletor de escape dimensionado 3x2, e 2 carburadoes cada um alimentando 3 cilindros.
3000: É bem parecido com o BF 161, mas o que distingue um do outro é que o 3000 tem um cano bem comprido que sai do cárter e sobe até a altura da tampa de válvulas e é usado para abastecer o motor de óleo e também tem uma mangueira que sai da bomba de água e se liga no coletro de admissão. Na decada de 70 este motor foi adaptado pela Ford para equipar o novo carro de passeio modelo Maverick. Para equipar o Meverick o motor teve a refrigeração melhorada no cabeçote e o filtro de óleo passou a ser de fluxo total (tipo cartucho) onde toda a vazão de óleo é filtrado antes de lubrificar o motor.
Amanha postarei algumas fotos.
Aí está as fotos que prometi.
Este motor azul é o original do Maveco, é o mesmo 3000 mas algumas modificações.
3000: .... Na decada de 70 este motor foi adaptado pela Ford para equipar o novo carro de passeio modelo Maverick. Para equipar o Meverick o motor teve a refrigeração melhorada no cabeçote e o filtro de óleo passou a ser de fluxo total (tipo cartucho) onde toda a vazão de óleo é filtrado antes de lubrificar o motor.
Amanha postarei algumas fotos.
A ford também deixou ele mais fraquinho...e cabeçote com coletor integrado como o BF-161!
Abs
Joao Blasi
06/12/2008, 23:04
montamos hj o cabeçote do 3000 com admissao separada e carbura duplo simultaneo Solex no motor 2600, a superioridade do conjunto é muito maior que a dupla carburaçao original , meus carburas sao zeros, recem instalados, guardados na prateleira por muito tempo, revisados. os problemas com a lenta e exesso eram constantes, problemas totalmente resolvidos com o Solex corpo duplo simultaneo. agora é partir pra confeçao da tubagem em inox e fuel injection. como nao encontrei um bloco 3000, vou manter o 2600 mesmo ate qdo encontrar um .
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