PDA

Ver Versão Completa : Brincando de fazer SPOA no final de semana

Amauri Marques Farias
01/12/2008, 09:01
Fala Galerinha

......Então resolvi neste sábado( 29/11) começar a brincar . depois de ler muito e ter a noção de como fazer resolvi colocar a mão na massa
Levantei o carro(de forma equilibristica e suicida, eu sei ) com um macaco de um celta e outro do meu isuzu, mas não tinha outro jeito.
Fiz as novas “cama” para o feixe de mola (original) com cano em ‘U’ de 4 mm soldei de forma a ficar 1 cm inclinado, para levantar a bola do diferencial pouca coisa para não precisar mexer no cardam, tirei o feixe de mola , que alias é pesado para chuchu ,soldei apertei e fiz isso de 10 da manha ate 19 hrs. SOMENTE UM LADO .. afinal fiz sozinho esqueci de tirar a foto final . amanha eu coloco .
Agora final de semana que vem eu faço o outro lado e nos próximos eu faço a frente . que com certeza é parte mais F.o.da por causa da direção .

É isso fica ai meu “diário”
amanha eu coloco mais fotos dos detalhes.
Abraços
Amauri

Júnior_NF
01/12/2008, 09:14
Chique demais.... vamos ver o resultado final...

Abs

Fala Galerinha

......Então resolvi neste sábado( 29/11) começar a brincar . depois de ler muito e ter a noção de como fazer resolvi colocar a mão na massa
Levantei o carro(de forma equilibristica e suicida, eu sei ) com um macaco de um celta e outro do meu isuzu, mas não tinha outro jeito.
Fiz as novas “cama” para o feixe de mola (original) com cano em ‘U’ de 4 mm soldei de forma a ficar 1 cm inclinado, para levantar a bola do diferencial pouca coisa para não precisar mexer no cardam, tirei o feixe de mola , que alias é pesado para chuchu ,soldei apertei e fiz isso de 10 da manha ate 19 hrs. SOMENTE UM LADO .. afinal fiz sozinho esqueci de tirar a foto final . amanha eu coloco .
Agora final de semana que vem eu faço o outro lado e nos próximos eu faço a frente . que com certeza é parte mais F.o.da por causa da direção .

É isso fica ai meu “diário”
amanha eu coloco mais fotos dos detalhes.
Abraços
Amauri

akio nishikawa
01/12/2008, 09:44
Amauri, parabens pela viatura!
Agora só uma coisa..... Arruma um jeito de fazer esse spoa com segurança, pede uns cavaletes emprestado e se possível arruma um ajudante. Os parafusos do feixe de mola geralmente estão emperrados, oxidados, etc... o Tranco ao se soltarem é forte e pode fazer com que essa viatura caia dessa armadilha que vc. fez...Se essa viatura cair em cima de vc, já era!!A vida raramente dá 2 oportunidades.Conheçi um cara que morreu dessa forma, achou que nunca ia acontecer nada.Mesmo que não haja morte, mas inevitavelmente, o sofrimento é grande, perna, mão, etc... Se cuida aí cara!!!!
Abraços e boa sorte na empreitada!

Elmer_Jeep
01/12/2008, 11:27
Agora só uma coisa..... Arruma um jeito de fazer esse spoa com segurança, pede uns cavaletes emprestado e se possível arruma um ajudante. Os parafusos do feixe de mola geralmente estão emperrados, oxidados, etc... o Tranco ao se soltarem é forte e pode fazer com que essa viatura caia dessa armadilha que vc. fez...Se essa viatura cair em cima de vc, já era!!A vida raramente dá 2 oportunidades.Conheçi um cara que morreu dessa forma, achou que nunca ia acontecer nada.Mesmo que não haja morte, mas inevitavelmente, o sofrimento é grande, perna, mão, etc... Se cuida aí cara!!!!

Por favor meu amigo, veja se quando for fazer o outro lado esse carro esteja apoiado em cavaletes e consiga pelo menos um macaco hidráulico ou um jacaré pequeno que vende em supermercado e não custa nem 100 reais, sua segurança e integridade física vale muito mais do que ser encontrado por algum parente seu esmagado aí na garagem da propria casa. :parede:

Se precisar de dicas sobre esse tipo de serviço terei prazer em ajudar, mas por favor, antes de começar consiga as ferramentas básicas. Não brinque com coisa séria, seguraça não tem preço.

Amauri Marques Farias
01/12/2008, 11:45
Com certeza galera vou me cuidar. vou providenciar uns cavaletes e o macaco . para os proximos lados. eu realmente nao estava nem ai. pois estava na empolgação de fazer de qualquer jeito. mas somente agora quando tirei as fotos do celular para jogar pro forum , principalmente a foto 2, fiquei assustado com o que fiz.
Pois agora nao sou sozinho tenho filho de 3 meses para cuidar . e faz agente mudar a cabeça.
fiquei arrependido e nao farei os outros lados deste modo.

obrigado pela preocupaçao

Amauri Marques Farias
02/12/2008, 12:56
Fotos Do Suporte Qu Eeu To Usando , Fotos Gerais

Amauri Marques Farias
02/12/2008, 12:57
Mais Algumas

Amauri Marques Farias
02/12/2008, 12:58
AGORA SO FALTA 3 LADOS ..
:p

Kim
02/12/2008, 13:10
Caro Amauri Marques Farias!

Tome cuidado, pois acidentes acontecem....(sei bem disso, olhe o Brancão na minha assinatura)

Bem, olhei seu celvisso, dentro de suas possibilidades, está ficando bom!

Vou te passar uma dica.

Fizemos esse serviço em uma F75 do padeirotouche daqui do fórum, e para recolocar os amortecedores sem dor de cabeça (no momento), use a mesa da direita no lado esquerdo, ela sai de baixo do feixe, e vai para cima, fica jóia!

No momento é a melhor solução, depois, se quiser mais curso, ou melhorar o desempenho, terá muitas ótimas receitas.

Abraços.

Kim.

Amauri Marques Farias
02/12/2008, 13:12
Eu Ja To Sabendo Este Lance Das Mesas tanto é que os parafusos da mesa do lado que esta pronto so estao enrrroscados com a mão assim que fizer o outro lado eu arrumo. mas obrigado pela dica.
os meu amortecedores ao sair e dar lugar aos gl 12344 das ranger esse carro ta parado a umpouco mais de 2 anos. to fazendo desfazendo e testando refazendo e refazendo ate ficar 100%

Elmer_Jeep
02/12/2008, 16:15
os da ranger são GL12343

[]'s

akio nishikawa
02/12/2008, 16:16
:pipoca:Amauri, blza?
To olhando teus feixes de molas e a sua esta igual estava a minha, - Acontece que a minha ficou um ´´pau ´´de tão dura, tive que reduzir a quantidade de laminas na mola, agora ela ficou legal, mais macia porém não tão macia, pois as vezes tb. utilizo a F-75 em serviço, vou colocar a foto...Abração e bom trampo!
P.S: Nas fotos ela está um pouco abaixada devido ao peso que está na carroceria, tambor cheio de terra molhada e entulho de construção.

mrcrema
02/12/2008, 16:42
No meu jeep alem de spoa tive que mecher nas molas, mas ficou bom de andar, e tb coloquei amortecedor de mb608. Mas o mais importante em relação a Spoa é a direção, tem que tomar muito cuidado com a posição que vão ficar as barras, no meu caso estavam todas desalinhadas, o jeep ia para o lado que queria, colocar o pé no freio com ele muito rapido nem pensar, ela barranco mesmo. Resolvi com o Kit da ensimec Hig Steer, as duras barras alinhadas por cima. Boa sorte.

Amauri Marques Farias
03/12/2008, 09:07
*******opa Elmer isto mesmo. eu sempre fiquei na duvida como eu estava na sequencia 1.. 2.. 3.. 4.. resolvi repetir o 4 ahha obrigado..

*********Akio eu "pulei" na carroceria depois depois de fazer este lado e achei mais "mole" do que antes mas tenho que ver dirigindo e com os 4 lados levantandos.. e voce colocou um pedaço de ferro ai debaixo das molas para manter a altura ???

*********mrcrema meu jipe está com direção hidraulica feito pelo antigo dono.. e ele nao tem as barras,igual ao original a DH dele e uma que sai dos dois lados, acho que deve ser do gol ou outro carro da vw , pq de sananta eu eu vi sai apenas por um lado ne.
, vou providenciar fotos..
não parei pra ficar olhando o que fazer. vou fazer isso depois que o carro tiver alto pq vou ter que ver o cardan no eixo da frente tb.. mas obrigado pelas dicas

abraços a todos

akio nishikawa
03/12/2008, 10:03
Isso, coloquei um tarugo quadrado, com um furo passante no meio, pra manter a altura, compensando a retirada das laminas e contra-molas.

Amauri Marques Farias
12/01/2009, 13:26
opa galera

ai esta o 2º lado agora a traseira esta "pronta", a parte bruta né;
o meu cardan ficou prendendo naquela pedaço de borracha que tem para impedir que o cardan caia em caso de quebra.

seria bom eu substituir ou tira aquilo de vez ???

No meu feixo de mola da frente eu vi que tem um calço no formato de "v" que acaba girando um pouco a bola do diferencial . tem quase 1cm de espessura de um lado e 1 mm de outro
aquilo é origal ou foi adaptado quando colocaram a DH

tb tirei uma fota da DH que já veio nela.

Amauri Marques Farias
12/01/2009, 13:29
essa e abarra da Dh que vai ate a roda cheio de solda..

vou ter que estudar como ela vai ficar depois do spoa

akio nishikawa
12/01/2009, 22:35
Oi Amauri, tua F ta bonitona, imagino quando ela já estiver acabada, vai ser show!
Quanto a cinta que segura o cardan, eu manteria ela, tanto nas trilhas como no asfalto, ela será muito útil no caso de uma quebra de cruzeta, ou qq. outro problema que cause a soltura do cardan.
Não entendi direito sua DH, mas aconselho vc mecher nela, parece que ela está meia gambiarrada.Aqui no forum tem varias sujestoes sobre DH. Pretendo colocar na minha tb.
Qual pneu vc tá usando, depois que sua viatura ficar pronta, eu acho que esses pneus ficarao desproporcionais...foi só um palpite, não me leve a mal, ok?!
Grande abraço e boa sorte aí!

Amauri Marques Farias
13/01/2009, 11:07
Opa obrigado pelas dicas e elogios
em relação aos pneus eu ja sabia que iam ficar feios.

eles são 31.sobra um vão enorme entre penu e lataria . ja estou a a procura de uns 33, estive pensando em 35 mais ai teria que reforçar o diferencial..
aqui em brasilia e complicado achar uns usados. e os novos estao muito caros.
vamo ver no que da.

Kakiko
17/02/2009, 09:30
Pessoal
Estou estudando sobre spoa para ver se me aventuro a fazer ou nao na minha F75 e tenho algumas duvidas... Precisa cortar o eixo para girar o diferencial e soldar para compensar o angulo de caster ou basta jogar o apoio das molas para cima do eixo e adaptar a fixação?

Elmer_Jeep
17/02/2009, 10:30
A correção do caster é algo necessário, já li vários tópicos de pessoas que apenas mudaram o apoio das molas e depois não sabiam porque o carro perde a dirigibilidade.

Tem um topico aqui explicando como fazer a correção do Caster:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263

Obs: se não tiver ferramentas e experiencia no ramo não da pra fazer na garagem de casa.

[]'s

Kakiko
17/02/2009, 12:38
Elmer, obrigado pela dica...voce é o cara...
O que voce acha de colocar jumelos mais altos para dar uma levantada na viatura...sei que para isso tem que colocar umas cunhas para compensar o angulo de caster porem é bem mais facil e barato do que spoa.

Elmer_Jeep
17/02/2009, 12:48
Elmer, obrigado pela dica...voce é o cara...
O que voce acha de colocar jumelos mais altos para dar uma levantada na viatura...sei que para isso tem que colocar umas cunhas para compensar o angulo de caster porem é bem mais facil e barato do que spoa.

Jumelo alto é ilusão, sinceramente, dinheiro jogado fora. Pode usar a pesquisa com o termo Jumelão que vai encontrar muito conteúdo sobre isso, eu já usei e vi que não vale a pena, inclusive ja vi muitos relatos de quem instalou e depois retirou, portanto não recomendo.

O uso de cunhas compensa o caster mas prejudica o alinhamento do pinhão com o cardan.

[]'s

Duda Lopes
17/02/2009, 17:11
Amauri,

Numa boa, nao sei se o pessoal foi muito sincero, mas, eu vou ser:

"ISSO ESTA FICANDO UMA GAMBIARRERA DA PORRA".

Começa pela forma que voce calcou a F para fazer isso, puta falta de responsabilidade (ainda mais pra quem tem filho pequeno) e outra, voce pesquisou antes de fazer esse çilvissu?

[].

Pavão
25/02/2009, 15:31
:mrgreen: rsss.

Abraços

Amauri Marques Farias
09/03/2009, 11:28
logico duda.
pode não parecer mas está tudo medido e calculado
diferencial lixado desengurdurado so depois que veio a solda , sendo que peguei uma chapa no formato em |_| sem soldas que encaixa no eixo deixando o suporte em termos de resistencia melhor que o original que tem varias soldas.
ainda falta lixar a solda e pintar,
na frente aonde rerquer mais cuidados por causa da Direçao hidraulica ainda está esperando um feriado e coragem para fazer ,
e no final chego na conlcusao que o mais foda disto tudo e tirar os parafusos emperrados..

a unica coisa feia ate agora e complicada era levantar o jipe mesmo
que agora não faço mais
agora tenho cavaletes e até ficou mais facil
mas o resto ta ok

Zuriel
12/03/2009, 08:46
Amigo, quando fiz SPOA na minah f-75, alongvuei o carda traseiro 6 Cm....
Fizeste isso? Acho que se não fizer o dia que a susp esticar o carda cai e dá no chão, podendo moer o diferencial ou os grampos de mola.

Eu e eu amigo fizemos no jeep dele e o dianteiro vivia caindo, mas o dianteiro só raspa no chão.

Espero ter ajudado meus 2 centavos.:concordo:

Alan
12/03/2009, 11:19
Caro Amauri...

Apenas dois conselhos que dou:

PRIMEIRO: jamais lixe ou passe esmerilhadeira em soldas!! elas devem ficar sempre do jeito que vieram ao mundo... caso contrário elas não terão a resistência que deveriam ter, além de alterar diversas outras características das mesmas...

SEGUNDO: alguns irão dizer que até pode, mas na minha opinião, SEMPRE deve ser usado solda MIG em casos como esse.

esses são meus 2 centavos...

1 abraço.

Alan

Amauri Marques Farias
27/05/2009, 23:24
entao galera dando continuidade

olha como esta a direçao
foi uma ideia e
ta funcionando esta em fase de teste mas ate agora está ok
e la em baixo aonde ta cortado a porca vai ser colocada outra barra de direçao ligando as rodas tambem,
no final o carro vai ter 2 barras
segue foto
depois coloco mais
essa barra tem 5,5cm de espessura. ela nao enverga..

abraços

Amauri Marques Farias
27/05/2009, 23:29
segue anexo a foto

esta circula aonde vai a 2ª barra de direçao..
vai ficar mais alta que o diferencial

Lucas Nassif
27/05/2009, 23:48
segue anexo a foto

esta circula aonde vai a 2ª barra de direçao..
vai ficar mais alta que o diferencial

Na boa, muda isso aí, veio!!! :shock:

Ao invés de usar o furo original do munhão e usar essa "ligação" entre o furo e a barra da direção , poe um HIGH STEER!!!!

:rolleyes:

FernandoRisso
28/05/2009, 09:15
ASSUSTADOR!!! Vai para a sessão oficial de gambiarras!

[]'s felizes por estar longe de Brasília!

Elmer_Jeep
28/05/2009, 09:30
Estão tentando reinventar a roda... mas em um formato totalmente diferente

Amauri Marques Farias
29/05/2009, 21:28
calma calma esta em fase de teste ..
ja adianto que vai mudar
pois a direçao um lado fixo e outro movel, nao deu certo..
eu vou postando fotos pra abrindo nova ideias criticas
ja bolei algo em cima deste que acho que vai ficar show..
quando tiver pronto a versao 0.2 alfa eu coloco mais fotos..
obs; ocarro esta na oficina sem tinta , sem farol, sem placa, sem freio, sem eletrica não ha necessidade de esvaziar as ruas galera de brasilia ..

"das dificuldade e que se acha a soluçao e há evoluçao"

Amauri Marques Farias
29/05/2009, 21:32
SÃO FOTOS DO QUE ESTAVA , SO PRA CONSTAR, JA VOU MUDAR.!!!
cOLOCO ESSAS FOTOS PRA CASO ALGUEM TIVER ESTÁ IDEIA TAMBEM QUE NAO DA CERTO.
LOGO QUANDO TIVER PRONTO COLOCO FOTOS DA V. 0.2 ALFA :D

Pedro Bachir
29/05/2009, 22:52
SÃO FOTOS DO QUE ESTAVA , SO PRA CONSTAR, JA VOU MUDAR.!!!
cOLOCO ESSAS FOTOS PRA CASO ALGUEM TIVER ESTÁ IDEIA TAMBEM QUE NAO DA CERTO.
LOGO QUANDO TIVER PRONTO COLOCO FOTOS DA V. 0.2 ALFA :D

Jesuis toma conta!!!! :shock: oce tinha esperança q isso desse certo? :shock:

Duda Lopes
29/05/2009, 23:24
Caraio, a Gambiarrera que eu falei lá atrás esta se alastrando pela Viatura toda, imagina quando ficar pronta como é que não vai ficar?:putz:

akio nishikawa
29/05/2009, 23:42
Na boa, muda isso aí, veio!!! :shock:

Ao invés de usar o furo original do munhão e usar essa "ligação" entre o furo e a barra da direção , poe um HIGH STEER!!!!

:rolleyes:

Só prá reforçar, de uma olhada no meu higth steer, mandei fabricar, instalei e nunca mais tive problemas com os parafusos roçados do munhão...:concordo:

Amauri Marques Farias
31/05/2009, 18:58
Poxa Akio muito legal.. vou ver se aproveito a ideia..

Denilsom
03/06/2009, 14:01
Da ate tristeza ler esse topico Brincando de fazer Spoa, quanta gambiarra cuidado colega isso quando tiver rodando pode te matar ainda bem que to longe de Brasilia Abraço.

Amauri Marques Farias
04/06/2009, 10:53
Fique triste não..
Mas o que eu fiz ate agora de gambiarra tão ruim assim???
A pintura foi toda retirada até a lata passei wash primer e primer PU e esperando pra fazer tina Pu,
A maioria dos parafusos estão sendo trocados por novos com porcas com trava,
Todos os fios foram arrancados e coloquei tudo novo anti chamas Pirelli
todo o painel foi revisado até a lampada interna do teto é nova
Todas as lâmpadas de freio ré seta vão vão ser trocadas por led
Foi instalada ignição eletrônica

na suspensão

1ºsoldei os suporte e passei as molas par cima tudo medido com transferidor (peguei a ideia do pessoal aqui do forum).
o que pra mim não teve gambiarra nem segredo algum ( gambiarra foi somente como eu levantei carro com tocos de madeira).

2º o carda da frente ainda não foi feito nada , então não tem gambiarra

4º não tem amortecedores ainda então não tem gambiarra

3º a direção o que eu fiz, vo que não dava, ja desmontei, e to fazendo denovo, então nao tem gambiarra

A unica gambiarra que eu fiz foi colocar hidrovacuo de Corsa, cilindro mestre de VW, e pedaleira de Opala mas acredito que essa minha gambiarra ficou melhor do que original.

lembrando que o carro não está andando esta sem placa sem tinta sem um monte de coisa
então não matei niguem ainda e como podem ver té hoje 04/06/2009 estou vivo anando no meu isuzu Amigo todo original e nao colocando em risto a vida de niguem.

Sergio Rocha
10/06/2009, 22:14
Amauri

Eu te dou parabéns pela iniciativa de fazer, e de colocar a cara aki no forum pra tomar tapa.:palmas::palmas::palmas:

Vai fazendo, mostrando e corrigindo as cagadas.

[]':concordo:

akio nishikawa
11/06/2009, 09:27
Amauri, vai em frente, se vc quer fazer, faça,não se deixe abater pelos comentários, e é errando que se aprende.O Sergio tem toda razão, parabéns e siga em frente, mas toma cuidado prá não se machucar, segurança em primeiro lugar.
Gambate kudassai! (vamos lá,siga em frente, não desanime...)

Duda Lopes
12/06/2009, 14:35
Parabéns aos incentivadores de Gambiarra.:palmas:

[].

akio nishikawa
12/06/2009, 16:36
Perfeição somente Deus.
Vivendo, fazendo e aprendendo....
Fazer é uma coisa, mandar fazer, pagar prá fazer é outra coisa completamente diferente.

José Augusto
12/06/2009, 17:21
Amauri, ainda bem que vc está mostrando o que está fazendo, assim o pessoal pode ir ajudando a corrigir. Fazer as coisas sozinho e querendo gastar pouco é complicado e até agora vc tem tido sorte de não ter acontecido nada, mas acho que já ultrapassou o limite do razoável quando apoiou o macaco em cima do toco.

Só fazer gambi, em alguma adaptação, quando a segurança não for afetada, longe do sistema de direção e freios e tendo em mente que se trata de algo provisório enquanto não tiver condição de fazer algo melhor.

"Aquilo que vc fez" no sistema de direção não tem comentário:discordo:, tem coisa que dá para economizar, as vezes até por que não existe disponível, mas o que já tem pronto, não compensa é economia porca.

Sergio Rocha
12/06/2009, 19:09
Parabéns aos incentivadores de Gambiarra.:palmas:

[].

Não estou incentivando gambiarra.Estou apoiando a iniciativa de FAZER e colocar aki, para tirar as dúvidas e CORRIGIR as cagadas.Essa é uma das muitas funções do forum.
Sou contra sim, a quem critica mas não ajuda em nada, não ensinando como fazer da maneira correta.Só criticar pelo prazer de criticar não acho legal.:parede:

Até agora ele tem sido totalmente aberto as críticas e demonstra claramente o desejo de aprender.:palmas:

[]'

Amauri Marques Farias
12/06/2009, 23:09
obrigado a todos
eu to aqui pra fazer e aprender refazer e servir de modelo tanto se der certo como se der errado.
amanha eu tiro mais fotos
mas eu ja comprei 2 terminais de direçao da d20 (novos ) da nakata
desenhei na foto de como vai ficar..
e logo eu posto fotos de como ta ficando
acho que vai ficar bom..
se nao ficar faz denovo heaahe

como voces podem ver akela barra de direçao em rosa e apenas um reforço pois minha DH e de um modelo que vira as duras rodas e nao somete uma haste igual se ver mais em adaptaçoes (obs: ja comprei o carro com esta DH, mas ja tem mais de 6 anos e ta la sem problemas) aonde ta de amarelo vai ser aonde entra os terminais de direçao da d20 ai vai ficar legal, pois as barras ficam praticamente retas(180°)

lembrando que e so mais um teste

Ronaldo B.
13/06/2009, 17:33
Amauri,

Não sei se vc deixou o eixo traseiro como aparece nas primerias fotos, mas se deixou tem algumas coisas erradas ali que seria bom vc corrigir, começando pelos berços que vc fez. Observe os berços das molas originais, veja o formato e a posição deles e depois observe os que vc fez e como foram soldados. Espero que os grampos dos feixes não estejam na posição que aparecem nas fotos e que estejam alinhados. Tudo que eu estou citando está bem claro nessa foto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146923&d=1228229828

Se ainda não fez, corrija esses erros no eixo traseiro para depois começar a mexer no eixo dianteiro.

Quanto ao eixo dianteiro, a forma como está instalada essa caixa de direção prá falar a verdade é medonha !!!! Na boa, arranca isso tudo fora e nem perde seu tempo insistindo nessa idéia de manter essa caixa assim por que não vai funcionar, só pela forma como ela está fixada e da forma como os braços vçao trabalhar, ou vai limitar o curso da suspensão ou vai quebrar a caixa.

Eu acho muito legal a sua iniciativa em fazer isso, mas não acho legal quando vejo um resultado desses. Tem vários tópicos aqui no Fórum com receitas e dicas testadas e aprovadas de como fazer SPOA, instalar direção hidráulica, High Steer, barra de direção, amortecedores, etc. Vai por mim, dá mais uma pesquisada, corrige os erros e bola prá frente, mas de forma consciente.:concordo:

[]´s

Amauri Marques Farias
13/06/2009, 18:36
nãoooooo essa foto ai os parafusos não estão nem apertados está , eo o outro eixo ainda estava por baixo , por isto está tudo torto..
essa foto é somente para mostrar os berços

eu ja penso na possibiliade de arrancar tudo..e refazer
so vou terminar de fazer pois falta pouco e não vai gerar mais custos finaceiros
so mao de obra mesmo..

agradeço a atenção abraços

Duda Lopes
15/06/2009, 07:14
Não estou incentivando gambiarra.Estou apoiando a iniciativa de FAZER e colocar aki, para tirar as dúvidas e CORRIGIR as cagadas.Essa é uma das muitas funções do forum.
Sou contra sim, a quem critica mas não ajuda em nada, não ensinando como fazer da maneira correta.Só criticar pelo prazer de criticar não acho legal.:parede:

Até agora ele tem sido totalmente aberto as críticas e demonstra claramente o desejo de aprender.:palmas:

[]'

Legal Sérgião,:concordo:

O que tenho a dizer é o seguinte, pelas fotos que o nosso Amigo tem colocado, nota-se a total falta de conhecimento:parede: (que eu também não tenho:oops:) em fazer uma adaptação desse tipo, as fotos falam por si.:pensativo:

Quanto as criticas, acho que o melhor incentivo que se pode dar é: "Pode parar com tudo, isso esta ficando perigoso."

Não adianta nada ficar falando pro cara, Legal, é isso mesmo, você tem força de vontade e ficar adubando uma idéia que esta muito clara que vai dar merda.

Sou a favor sim da iniciativa de "Faça você mesmo", desde que seja feita com critério e segurança.

Eu sugiro que o nosso Amigo estude um pouco sobre o assunto e também sobre segurança, pois a foto da "Super, Hiper, Ultra, MegaGambiarra que escora a Viatura" dá até medo, agora imaginem se a Viatura cai em cima dele, ele sozinho e ninguém escuta nada, quando alguém da Família chegar e ver, "Já Era", "Inês é morta" e vai ser tarde demais.

Só por isso as minhas criticas.

[].

Amauri Marques Farias
16/06/2009, 15:54
falta de conhecimento Não .
apenas deixei de usar.

JeepDennis
16/06/2009, 16:22
falta de conhecimento Não .
apenas deixei de usar.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

continua o trampo q ta ficando da hora.. rs poe mais fotos ai..

Amauri Marques Farias
16/06/2009, 21:26
hehehe
fotos so fds pois ta igual denis
eu so mexo no fds ,mas
valeu abraços

junior braga
16/06/2009, 22:02
Amauri,

Não sei se vc deixou o eixo traseiro como aparece nas primerias fotos, mas se deixou tem algumas coisas erradas ali que seria bom vc corrigir, começando pelos berços que vc fez. Observe os berços das molas originais, veja o formato e a posição deles e depois observe os que vc fez e como foram soldados. Espero que os grampos dos feixes não estejam na posição que aparecem nas fotos e que estejam alinhados. Tudo que eu estou citando está bem claro nessa foto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146923&d=1228229828

Se ainda não fez, corrija esses erros no eixo traseiro para depois começar a mexer no eixo dianteiro.

Quanto ao eixo dianteiro, a forma como está instalada essa caixa de direção prá falar a verdade é medonha !!!! Na boa, arranca isso tudo fora e nem perde seu tempo insistindo nessa idéia de manter essa caixa assim por que não vai funcionar, só pela forma como ela está fixada e da forma como os braços vçao trabalhar, ou vai limitar o curso da suspensão ou vai quebrar a caixa.

Eu acho muito legal a sua iniciativa em fazer isso, mas não acho legal quando vejo um resultado desses. Tem vários tópicos aqui no Fórum com receitas e dicas testadas e aprovadas de como fazer SPOA, instalar direção hidráulica, High Steer, barra de direção, amortecedores, etc. Vai por mim, dá mais uma pesquisada, corrige os erros e bola prá frente, mas de forma consciente.:concordo:

[]´s

:stop: Amauri, é o seguinte o Ronaldo te alertou sobre a posição dos grampos.

Nesta sua foto da pra observar que o berço que vc instalou, ficou mais largo do que o feixe de molas, veja bem o original e compare.
O grampo tem que ficar alinhado ao feixe>
veja um desenho bem simples:

|__| essa é a forma correta

/___\ na sua foto está assim, digamos com as pernas abertas, por causa da largura.

:concordo::concordo:

Amauri Marques Farias
17/06/2009, 10:53
Opa junior isso ja foi arrumado

ta alinhadinho
realmente tinha ficado assim /___\
mas analisando depois notei que ficaria tensionando somente uma parte da porca dos parafusos ai
peguei o micro retifica e umas 10 laminas de corte e aparei o excedente
agora ele está |__| ! igual vc fala.. no final o berço ficou um pocom mais largo que o original , mas ficou da largura do feixe
troquei aquele parafuso de centro dos feixe pois o meu tava meio enferrujado.
eu ia trocar os grampos mas depois que o cara me cobrou 15,00 conto em cada 15 x2 x4= 120,00 achei bobage e utilizei os mesmos. acho que nao vai ter problema

Amauri Marques Farias
17/06/2009, 18:21
eixo traseiro
ja com os apoios no tamanho certo
segue foto

Amauri Marques Farias
23/07/2009, 12:52
pra quem apoia e ta acompanhando

olha com ta ficando
abraços

Elmer_Jeep
23/07/2009, 14:58

olha com ta ficando
abraços

Tá de parabéns :palmas:

Pela funilaria e pintura :mrgreen:

[]'s

Júnior_NF
23/07/2009, 16:34
Parabéns... :palmas: :palmas: :palmas: Show de bola sua F75...:concordo:

olha com ta ficando
abraços

Duda Lopes
23/07/2009, 16:52
Tá de parabéns :palmas:

Pela funilaria e pintura :mrgreen:

[]'s

x2.:mrgreen:

Amauri Marques Farias
24/07/2009, 11:18
depois de trancos e barrancos erros erros e acertos ate que ta saindo uma coisinha legal né:D
valew galera

FernandoRisso
24/07/2009, 12:51
A casca tá bonita, já a suspensão e direção! :parede::parede:

[]'s

Atentado
24/07/2009, 17:38

ta certo essa ganbiarra ai hehe se isso cai ia fase um estrago no teu piso... hhee se fosse na mha casa minha mãe ia briga tanto comigo por causa de uma ganbiarra desas... hehe toma cuidado vai que cai em cima do teu saco

Amauri Marques Farias
03/08/2009, 13:56
final de semana da eletrica.

todos fios e lampadas novas..

eu pensei que ia ser mais facil fazer esta parte...
me enganei...

mas ta indo..

daltonvgrande
03/08/2009, 23:14
Amauri, Estou analizando a foto do eixo dianteiro spoa da sua pick-up e notei que vc não mexeu no angulo da bola do diferencial, assim poderá ter problemas com cuzetas de cardã quebrada... para corrigir vc vai ter que cortar as mangas de eixo para manter a cambagem e o caster na posiçao original e girar a bola mais ou menos 7 graus para cima, deixado o cardan mais inclinado e as cruzetas mais retas!!!! abraço!!! Dalton
PS:vc pecisara da ajuda de um bom torneiro!!

Amauri Marques Farias
04/08/2009, 14:23
Oi dalton
vc esta muito certo
inclusive está sem o cardan dianteiro no momento justamente por causa deste angulo..
eu ainda estou vendo o torneiro que vou fazer..

eu tambem estou com a ideia de comprar cruzeta CV . que são praticamente 2 cruzetas juntas e que daria maior flexibilidade. mas eu nao sei com seria na pratica mesmo..

mas acredito que devo girar o diferencial .
obrigado por fornecer a angulção.

José Flávio
20/08/2009, 15:42
estou montando uma f75 e qria saber a melhor opção...
andei vendo muitos CJ's com spoa e amortecedores pro comp q dao um grande curso a suspensão.mas gostaria de saber se nao fica muito dura com molejos na frente e atras ou se a melhor oopção eh fazer molas na frente e molejo natraseira???? oq me dizem???