Ver Versão Completa : Adaptação Ap No Vitarinha
luca2007gyn
01/12/2008, 01:14
O mecanico onde meu Vitarinha 1.6 8v, foi internado me aconselhou adaptar um motor AP 1.8 ou 2.0, porem estou com um pé na frente e outro atraz, alguem sabe se exige muitas adaptações pra funcionar bem? Por exemplo: Da para o cambio continuar o mesmo? A direção hidráulica continuará funcionando normalmente? O ar condicionado como ficará? como os amigos podem notar minha cabeça não sabe o que pensar, pois um leigo como eu, tem um potencial muito grande para o sofrimento na mão de um mecanico com má intensões. Alguém poderia me dar uma luz pelo amor de Deus? Meu email de urgência é luca2007gyn@hotmail.com
andre veiga
02/12/2008, 11:28
Luca,
Tenho um vitara com ap.
Acredito que como toda adaptação tem suas dificuldades, mas depois é só alegria.
Uso a flange da deep tec, o que elimina o pior da situação que é fazer a conexão da caixa de marchas com o motor.
No meu caso tive problemas com refirgeração, mas depois de colocar um radiador imenso do Marea acabou, acredito que um radiador do Santana também resolva.
Há incompatibilidade das correias e isso dificultou um pouco usar a mesma bomba de dir. hidráulica, e também o compressor de ar.
Mas vc pode conseguir tudo no motor ap que comprar, ou pelo menos é facil por ser VW. A dir. do meu com a bomba do ap. ficou mais leve e até na estrada pode ficar perigoso mas depois que acostuma é ótima. se usar um compressor de ar (o meu ta sem ar) da linha vw também pode melhorar o ar do vitara que acho meio fraquinho.
De resto é usar calços de F1000 se não me engano para o motor e a dor de cabeça de fazer um escapamento, o ap sai pelo lado do motorista que é o oposto ao do vitara, mas acho que uma boa oficina de escapa faz isso.
Mas por favor não use carburador - como o meu - essas pecinhas so servem para dar dor de cabeça, o que já gastei entre compra e retifica nele daria para colocar uma injeção MI...
Boa sorte na empreitada, acredito que so tem a ganhar depois de pronto.
PS. O motor original não tem jeito mesmo?
Olá amigo estou pensando tb em montar um Vitarinha com motor AP TURBO só pra dale pau nas trilhas brabas, tem fotos da nave? Pode mandar detalhes por e-mail pra mim, estou vendo que queres vender um por acaso não é esse com ap?
Outra pergunta esse verde da foto meio gaiola é um Vitara? mande umas fotos dele pra eu ver, ficou muito legal é bem isso que quero.
adamoffroad@yahoo.com.br
andre veiga
04/12/2008, 12:29
Oi Adam,
Acho que ap 1.8 com turbo no vitara pode ficar bom, mas tem que saber como e onde acelerar, pois as homocinéticas e principalmente o dif. dianteiro certamente vão abrir o bico rápido.
Mas vc pretende fazer isso para trilhas? turbo em gasolina é mais usado em alta rotação acho que poderia ficar muito dificil de guia-lo.a não ser que usasse uma turbina pequena para manter o motor cheio desde baixas rotações.
Mas acredito que um ap 1.8 MI seria mais que suficiente para raids e raly e um 2.0 MI para trilhas pelo torque.
E vem ai um kit de redução de cx do Alexandre X, para o vitara que promete ser MUITO bom...
A foto do meu avatar é tirada do site Zukiworld.com, tenho ainda a ideia de fazer um proximo do este é... Lá tem muitas fotos e tbem de outros modelos, não tenho fotos aqui (trabalho) só em casa.
cRiPpLe_rOoStEr
06/12/2008, 05:14
estou pensando em montar um Vitarinha com motor AP TURBO
usa um turbo desses que equipam motores a diesel, que costumam ser menos volumosos... preferencialmente um de geometria variável... e um intercooler seria bem-vindo...
Pessoal,
tb estou pensando em por um AP no Viatara. Minha ideia e colocar tudo do AP, motor, radiador, bomba hidraulica, alternador, compressor etc. Quero tirar de um VW completo inclusive com a injeção. Estou procurando o AP e vou preparar tudo fora e depois troco completo. Meu motor ja fiz o bloco e agora o cabeçote, por enquanto esta bom mas quando abrir alguma coisa de novo vou trocar. O Turbo acho que vai ficar apertado para colocar devido a posição que o AP vai ficar no cocho do motor, para colocar talvez tenha que relocar a bateria. quem tiver dicas e fotos poderia colocar no topico.
Estou com duvidas sobre o 1.8 ou 2.0, o 1.8 aguenta um pouco mais mas o 2.0 tem torque com menos rotação. Se alguem tiver opiniao sobre estes sera bem aceita.
AlemãoRS
07/12/2008, 19:22
Resolveu entrar no fórum finalmente..hehe
Neste outro tópico tem mais informações:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2667&page=8
cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 20:05
será que cabe o motor do passat 2.8 vr6 num vitarinha???
luca2007gyn
11/02/2009, 08:32
Olá, estou com o meu Vitarinha já adaptado o motor AP. Realmente estava pensando em vender, só que agora depois de duas oficinas diferentes e uma canseira imensa, peguei amor no bixinho e não me desfaço dele nem a pau. Mau posso esperar para as aguas no Estado do Mato Grosso abaixarem. VOU FAZER UMA PESCADA NUM LUGAR QUE É O PARAISO, vou eu e o Catinga é como chamo o danadinho.
luca2007gyn
11/02/2009, 08:37
será que cabe o motor do passat 2.8 vr6 num vitarinha??? Amigo não sei, mais se couber vai ficar até perigoso.
O mecanico onde meu Vitarinha 1.6 8v, foi internado me aconselhou adaptar um motor AP 1.8 ou 2.0, porem estou com um pé na frente e outro atraz, alguem sabe se exige muitas adaptações pra funcionar bem? Por exemplo: Da para o cambio continuar o mesmo? A direção hidráulica continuará funcionando normalmente? O ar condicionado como ficará? como os amigos podem notar minha cabeça não sabe o que pensar, pois um leigo como eu, tem um potencial muito grande para o sofrimento na mão de um mecanico com má intensões. Alguém poderia me dar uma luz pelo amor de Deus? Meu email de urgência é luca2007gyn@hotmail.com
Amigo tenho um vitara modelo v6 e adaptei um ap 2.0 alcool carburado, O motor é original com injeção + optei carburado por ser + simples. tive 1 ano de raiva com ele por esta em fase de adaptaçao, ai já sabe, quebra uma coisa conserta outra tira uma coisa de um lugar bota em outro. hj nao penso em vender pq ficou muito bom faz 180 km na estrada com gnv e 100 km na cidade, no alcool não testei, até pq não está econômico, coloquei o maior giclê e botei pra abrir as 2 bocas juntas. FICOU BOM.
PEÇAS: radiador hilux antiga, ventoinha da doblo, compressor santana, alternador santana, motor de partida santana, hidraulico santana.
CUSTO: Uns R$ 5.000,00
Se vc for corre pra cima, estou aqui pra tira sua duvidas!!
Abracos.
rogeriomasih
29/03/2009, 19:52
Senhores,
aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida:
a diferença em termos de potência e torque do AP 1.6 para o AP 1.8 é muito grande?
para manter uma configuração mais parecida com a original não compensa adaptar o 1.6 ao invés do 1.8?
Ou a lógica é: já que vai mexer (e muito!), vamos aproveitar e botar para fder...
cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 19:56
o ap 1.8 é mais equilibrado... fica entre a elasticidade do 1.6 e o torque "de diesel" do 2.0...