Conectar

Ver Versão Completa : ferramentas hilux

marcio lellis de souza
30/11/2008, 14:34
Andei comprando algumas ferramentas básicas pra minha SR5. Não que eu vá saber usar, mas estar quebrado com alguma coisas que eu saberia consertar e estar sem ferramentas seria um tormento, portanto, decidi gastar algum dinheiro.

Comprei um jogo de chave de boca, 6 a 22 mm. Fui brincar e vi que hã uma certa folga, um jogo entre a chave e os parafusos que eu considerei grande demais podendo espanar, comprometer o parafuso. Aí via pergunta: será que é padrão inglês: polegadas?
fiquei com essa dívida martelando na cabeça, ou melhor, rosqueando na cabeça e decidi postar..,

Alguém sabe alguma coisa a respeito do padrão de medida dos parafusos? essa folga é normal?
Alguém aconselha alguma ferramenta específica para a hilux?
As chaves maiores de 22, as 27, 30, 32 são úteis em algum lugar?

Abrigado
Marcio

guilhermeabreu
30/11/2008, 15:15
MARCIO LELLIS DE SOUZA

Eu adoro mecanica e na maioria das vezes eu mesmo que faço , mas as chaves tem padrão mundial , não tem espcífico para HILUX não , vc comprou um jogo de chaves de boca em mm , é muito pouco .

Vc tem que comprar um jogo de chaves combinada BOCA/ESTRIA ,um em mm e outro em polegadas . pq as chaves de boca , tendem muito a espanar e as de estria tem uma pegada melhor , esta folga que vc cita se for muito grande , É PQ o parafuso deve ser em POLEGADAS , logo vc tendo os dois jogos , não tem problema .
Precisa tb e é muito fundamental vc ter um jogo de chaves " L " , pq tem lugares que só as chaves L alcançam , comprar tb um bom alicate de pressão , dizem que o cacchorro é o melhor amigo do homem , eu discordo , acho o "alicate de pressão " o melhor amigo do homem , comprar tb um jogo de chaves de fenda e phillips , um alicate comum universal e uma marreta de 2 kg .

Com ísto vc pode sair de qquer enrosco , ou alguem que conheça mecanica e utilizar estas ferramentas para poder te ajudar .

As medidas mais usadas são as 10 mm , 13 mm , 15 mm , 17 mm e 19 mm . Devendo ter pelo menos duas 10 mm e de 13 mm .

REALMENTE SEM FERRAMENTAS NINGUEM PODE FAZER NADA PARA PODER AJUDAR .

As melhores ferramentas são as da marca GEDORE , NUNCA COMPRE ESTES COMBO CHILING , NÃO AGUANTAM NEM UM APERTO . As TRAMONTINA , MAYLE , ROBUST ( é outra linha da GEDORE mais barata ) tb servem .

ABRAÇO

marcio lellis de souza
30/11/2008, 21:58
Guilherme

Sua resposta me ajudou muito. Vou ser mais específico:
Comprei um jogo 6-22 combinada (fixa e estrela) Corneta; um alicate universal Belzer, jogo além, Philips, fenda.

Fiquei na dúvida deste alicate de pressão e comprarei essa semana. A marreta que vc recomenda de 2 Kg é seria de borracha ou de aço?

Agora essa da chave de boca fiquei realmente na dúvida. Outro dia e acabou o diesel entrou ar e tive que soltar aqueles parafusos do bico. Os da admissão, pra tirar o ar do sistema. Aí usei a 17mm. Funcionou mas eu achei a folga grande e vi que os parafusos derão uma comida, ainda que pequena, na aresta do parafuso. Por isso minha preocupação.

As gedore e belzer são, realmente muito caras. Essas robust (2ª linha da gedore) vc acha que agüenta?

Obrigado
Marcio

BoaTrilha
01/12/2008, 01:56
a grande maioria dos veiculos japoneses antigos
vieram padronizados com parafusos em polegada,

alguns tem somente itens "bobos" em milimetros como por exemplo fixar o bujão de agua do parabrisas.

espero ter ajudado.

guilhermeabreu
01/12/2008, 02:04
AMIGO MARCIO

A mareta é a de aço mesmo , serve para vc desencravar numa emergencia alguma coisa que precise de mais impacto , já fiz uso dela algumas vezes , se não tivesse passaria por dificuldades , aqui em casa mesmo fui sair com o corsa da minha esposa , o pneu estava furado , a roda é de aço e tenho cachorro , já viu né , cade que consegui tirar a roda para colocar o estepe , a roda não saía , TIVE QUE USAR ESTA MARRETA para que a roda saísse do alojamento dela , ísto foi um exemplo .

Estas ferramentas ROBUST , tenho ha muitos anos e aguentam bem , e as suas que comprou como BELZER E CORNETA , são excelentes tb .

Qto a folga da chave de boca 17 mm nas porcas dos bicos , vc teria que esperimentar uma chave de boca em polegadas para observar se encaixou melhor com menos folga , pq realmente se vc usar várias vezes com uma folga grande , irá danificar o sextavado sim .

ABRAÇÃO

Leonardo Dic
01/12/2008, 08:21
Marcio, providencia uma 24 para verificar o nivel do oleo, do cambio/Tcase e diferenciais. Para esgotar tb é 24.
O diferencial tem que ser soquete, acho que nem boca nem estrela pega.

Abraço

DieselPower
01/12/2008, 15:02
Pessoal, vocês estão esquecendo uma peça fundamental para qualquer "gambiarra"! O arame!
Arame sempre é utilizado em algum lugar, é bom levar alguns metros junto!

DieselPower
01/12/2008, 15:51
Guilhermeabreu,
Peço ajuda a você que é um conhecedor das marcas de ferramentas. A marca norte-americana "Snap On" não é uma boa pedida?
Pergunto pois, já ouvi falar muito desta marca, porém nunca vi uma ferramenta deles ao vivo.

Allan Nielsen
01/12/2008, 18:30
Tem um topico aqui que trata sobre ferramentas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=478455#post478455

Diesel,
não conheço ferramenta americana (made in usa) que não seja boa. Lá vc tem ferramentas boas e excelentes, ruim nunca vi. As ferramentas brasileiras de 1° linha tambem são muito boas, o problema aqui é o preço.

abs

guilhermeabreu
01/12/2008, 20:33
AMIGO DÍESELPOWER

Fui comprar uma chave INGLESA , de boa qualidade , na loja que vende de tudo qto é tipo de ferramenta aqui em Campos-Rj , o cara da loja já me conhece e mostrou duas :
Uma é a GEDORE , Brasileira de ótima qualidade , preço = R$ 80,00 .
Outra , uma Americana que não me lembro da marca , do mesmo tamanho , preço = R$380,00 .
E outras CHILING por R$17,00 .

Comprei a GEDORE .

Esta marca que vc citou não conheço , o ALLAN deu esta observação e concordo com ele que as Brasileiras de 1ª linha dão conta do recado com louvor .

DieselPower
01/12/2008, 23:47
Das brasileiras sempre dou preferência a Corneta e depois tramontina... Pra ser sincero, nunva tinha ouvido falar desta Gedore...
Vivendo e aprendendo!
Abraço!

Allan Nielsen
02/12/2008, 00:22
Temos no Brasil ferramentas de excelente qualidade, sendo as mais famosas a Belzer e Gedore, ambas de origem alemã.
A Belzer pertence ao grupo norte americano Cooper Tools, fabricante de marcas famosas como Xlite, Crescent, Mayle, etc. A Gedore fabrica tambem a marca Robust. As brasileiras Tramontina e Corneta são mais populares, sendo que a Tramontina que tinha uma qualidade inferior, hoje esta com bons produtos.

Qualquer uma delas atende a este proposito.

abs

guilhermeabreu
02/12/2008, 01:22
DÍESELPOWER E ALLAN

Com a esplanação do ALLAN , lembrei da marca Americana que tinha a chave inglesa de R$380,00 , é a CRESCENT .

Tá vendo amigo DÍESELPOWER , o amigo ALLAN , comhece ferramentas melhor do que eu . E olha que gosto muito de ferramentas e tenho muitas delas .

Este fórum é magnífico por ísto , ninguem aqui fica enciumado de outros amigos daqui terem conhecimentos maior do que o da gente , AQUI é uma grande escola , SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER .

Acredito que vcs daí do Sul não tenha muito conhecimento destas outras marcas pq a CORNETA e a TRAMONTINA , é daí da região por ísto vendem mais por aí , agora a CORNETA já foi muito famosa e caríssima ha muitos anos atras . E ralmente a TRAMONTINA hoje tem ferramentas de 1ª linha .

A mesma coisa aconteceu com o início da FIAT , na época 80 % das vendas da FIAT era só para Minas Gerais , hoje , como ela se solidificou no mercado , o Brasil inteiro compra carros da FIAT .

ABRAÇÃO A TODOS .

Jorlex
05/08/2010, 13:41
Recentemente troquei a embreagem da minha Hilux (98/99 Argentina). O mecanico fez um festival de ferramentas tentava MM ficava largo ele procurava em pol. Fiquei preocupado com os meu parafusos, pois ia acabar arredondando tudo. Perguntei a ele: Qual o sistema metrico deste carro? é Pol ou MM? ele gagueijou e disse tem os dois tipos. Só que ele ficou bem mais cauteloso, pois eu estava de olho. Nesta semana fui trocar umas peças da suspensão, em outro mecanico. De novo a duvida pol/mm. Fiz a mesma pergunta. Ele retrucou e disse: "este modelo é tudo milimetro". algum amigo saberia me informar qual é o padrão de medidas da Hilux montada na Argentina? Observei que o cara que disse ser tudo mm. não tinha nenhuma chave em pol. É mole?! Abs. Jorge

Caio Rivetti
06/08/2010, 10:12
É tudo mm sim, o cara ta certo.

André Cajarana
06/08/2010, 23:23
Puxa! Dar-me uma dor tão grande no coração, quando vejo que um mecânico não dispõe da chave adequada para retirar ou recolocar um parafuso ou porca. E quando o cara não tem um sacador de buchas ou de outras peças para retirar, e logo pega a maldita marreta para arrebentar tudo. :discordo:PQP! Dar vontade de pegar a cabeça do “filho da egua” e usar como mancal, hehehe!
Por isso, quando fui ao Py compre quase todas as chaves da marca GEDORE VANADIUM em milímetro e polegada. São as melhores, não tenho dúvidas.

Inner
22/12/2011, 23:22
Resgatando o ótimo tópico. E se derrepente você dispõe de ótimas ferramentas para socorrer-se num enrroscada mais não possui as peças para a reposição? Pergunto aos viajantes mais experientes o que vocês sugerem para se ter na viatura em termos de peças para não ficar na estrada. estava lendo um tópico agora sobre regulador de voltagem já pensaram se pifa no meio de uma viagem, e daí me veio a idéia de resgatar esse tópico. Abraço a todos Inner :farted:

Puxa! Dar-me uma dor tão grande no coração, quando vejo que um mecânico não dispõe da chave adequada para retirar ou recolocar um parafuso ou porca. E quando o cara não tem um sacador de buchas ou de outras peças para retirar, e logo pega a maldita marreta para arrebentar tudo. :discordo:PQP! Dar vontade de pegar a cabeça do “filho da egua” e usar como mancal, hehehe!
Por isso, quando fui ao Py compre quase todas as chaves da marca GEDORE VANADIUM em milímetro e polegada. São as melhores, não tenho dúvidas.

jorge.duarte
23/12/2011, 22:31
Resgatando o ótimo tópico. E se derrepente você dispõe de ótimas ferramentas para socorrer-se num enrroscada mais não possui as peças para a reposição? Pergunto aos viajantes mais experientes o que vocês sugerem para se ter na viatura em termos de peças para não ficar na estrada. estava lendo um tópico agora sobre regulador de voltagem já pensaram se pifa no meio de uma viagem, e daí me veio a idéia de resgatar esse tópico. Abraço a todos Inner :farted:

Fala meu amigo!!!
O que penso! Se formos nos basear no "se", ferrou!! pois tudo pode acontecer...tinha até uma brincaderia de amigos com o "se", dizia assim..."SE minha avó usasse rodinha era lambreta!!":chorandoderir:. Brincadeiras a parte, acredito que seja impossivel de cobrir todas as possibilidades de falhas mecânicas. Podemos sim, fazer as revisões preventivas e ficarmos mais tranquilos. Imagine se pensarmos isso de um avião?!?!? se quebrar lá em cima, ferrou!! mas raramente acontece, quando é feita a manutenção correta(preventiva). De alguns anos para cá, tudo evoluiu muito rápido, inclusive carros e peças, aumentando a durabilidade e confiabilidade...ter algumas ferramentas para um eventual sufoco, legal!! Ter algum conhecimento mecânico, excelente! :cool:

Abs e desculpe a brincadeira no inicio!! kkkkkkkk

José Tito de Lima Neto
26/12/2011, 07:16
Fala meu amigo!!!
O que penso! Se formos nos basear no "se", ferrou!! pois tudo pode acontecer...tinha até uma brincaderia de amigos com o "se", dizia assim..."SE minha avó usasse rodinha era lambreta!!":chorandoderir:. Brincadeiras a parte, acredito que seja impossivel de cobrir todas as possibilidades de falhas mecânicas. Podemos sim, fazer as revisões preventivas e ficarmos mais tranquilos. Imagine se pensarmos isso de um avião?!?!? se quebrar lá em cima, ferrou!! mas raramente acontece, quando é feita a manutenção correta(preventiva). De alguns anos para cá, tudo evoluiu muito rápido, inclusive carros e peças, aumentando a durabilidade e confiabilidade...ter algumas ferramentas para um eventual sufoco, legal!! Ter algum conhecimento mecânico, excelente! :cool:

Abs e desculpe a brincadeira no inicio!! kkkkkkkk

É isso aí amigo jorge, temos de nos prevenir com ma manutenção preventiva, e com o tempo a propria japa me ensinou um bocado de coisas, afinal fora mais de 340.000 km rodando com ela por este Brasil afora.
Uma coisa importante de se fazer tb é acompanhar todos os serviços feitos em postos e mecânicos. Estes caras erram e qd acompanhamos a possibilidade de erro são menores. Na verificação de óleo nos postos (oleo do motor, hidraulico ( direção, freio e embreagem)). Na desmontagem e montagem de partes. Muito cuidado com a parte elétrica pois pela idade, nossos veículos tem muitos fios rececados e quebram perto dos conectores, aí é quase impossível encontrar estes bichinhos. Acabamos tendo de improvisar muita coisa.

Um forte abraço a tds